Parabéns Rodrigo Gurgel, seu canal tanto no KZbin quanto o do Telegram são escelentes, suas indicações estão iluminando minha vida literária. Abraço e sucesso.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Que bom! O objetivo é exatamente esse! Abração!
@lagomarsino34684 жыл бұрын
Excelentes
@danielbessa32054 жыл бұрын
@@lagomarsino3468 obrigado! O que me intriga é que apesar do corretor corrigir corretamente, por vezes ele não funciona, seja para deixar a palavra incorreta, ou para corrigir errado! Mas muito obrigado pela correção!
@DaviRenania4 жыл бұрын
O Velho e o Mar é uma das melhores novelas que já li. A simplicidade daquela história, o estilo, a narrativa, os personagens; tudo tão simples, duma capacidade tão grande de te comover diante da vida e motivações simples de um senhor pescador.
@amandabonacio Жыл бұрын
Acabei de ler esse livro, um excelente clássico. Hemingway me despertou a curiosidade por Paris ❤
@cidasilva86612 жыл бұрын
Acabei de ler este livro excelente.,retrata.um pouco de sua "acelerada" vida.
@pedrobrandt75134 жыл бұрын
Gosto muito do Hemingway. Já li diversos livros dele, além deste citado no vídeo, Por Quem os Sinos Dobram, O Velho e o Mar, As Ilhas da Corrente, etc. Realmente é um escritor que nos disponibilza as suas palavras como passaporte para uma época e locais maravilhosos.
@linsqueiroga7866 Жыл бұрын
Excelente sinopse 👏🏻👏🏻👏🏻
@andressabufulin4969 ай бұрын
🌻li e no fim senti saudade e melancolia, adorei.
@renana73344 жыл бұрын
Ernest Hemingway é gênio. Obrigado pela aula professor
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Gênio. Nos contos, então, incrível!
@leitorwaltercraveiro7 ай бұрын
O prazer é todo meu... despertou em mim a forte vontade de ler o livro... Te indico o livro Café Criminal, do autor W. Figueirôa... abraço e sucesso... devo adquiri o livro em breve!
@lucasmagalhaesbrasil9984 жыл бұрын
O velho e o mar foi o primeiro livro que li na minha vida.
@danielbessa32054 жыл бұрын
Olha professor, eu fico hipnotizado com suas estórias sobre os grandes autores! Se um dia eu desejei escrever, e acho que sou melhor do que muita gente nas minhas humildes crônicas, eu também tenho medo! Medo de não ser bom o bastante, de não ser necessário o suficiente, de nunca escrever nada que já não esteja escrito, e melhor escrito. Leio, com o intuito de aprender, de conseguir perceber os estilos, de saber o que é relevante, mas me sinto um completo iniciante quando me deparo com o mundo que é a literatura. Parece que duas coisas são inevitáveis, eu nunca conseguirei ler o suficiente para ser um bom escritor, e assim também nunca terei inspiração suficiente para escrever sobre algo novo ou melhor do que o que já foi escrito. Uma preocupação que sempre gera medo é a da falência financeira, ou a dependência de outros para me sustentar, e isso também é motivo para que eu perca mais tempo buscando estudar do que escrever. É como se escrever fosse um lazer, apesar da dor. Grande abraço!
@elainedaguana30684 жыл бұрын
Concordo com o Enerst ! Os autores russos são especiais mesmo.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
É verdade, Elaine!
@beatrizwagner26224 жыл бұрын
Professor, já sinto que posso te chamar assim, o seu canal no Telegram é sensacional! Cada dia mais apaixonada por suas lições que vão desde a escrita até a vida real, cotidiana e complexa de todos nós. Eu ouvi todos os áudios, e se não ouço todos os dias eu faço uma "maratona" deles 😁. Você é iluminado!!!!! Que Deus sempre te proteja e continue te dando saúde e essa sabedoria maravilhosa e genial. Grande abraço.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Beatriz! Obrigado por confiar no meu trabalho e me acompanhar lá no Telegram e aqui! Tudo de bom pra vc!
@ReginaTeca4 жыл бұрын
Excelente ouvir sobre o método de escrita de Hemingway ! Tive a felicidade de poder visitar sua casa em Key West na Flórida, com muitas lembranças suas...o que inclui a famosa piscina e as histórias de seus gatos com patinhas de 6 dedos...e...claro, sua máquina de escrever quando lá morou.
@gilmarbernardo_4 жыл бұрын
Hemingway e Graciliano estão no topo da minha preferência literária. E mais, amo o título desse livro.
@rodrigobandeira-geoamapa3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@LeonTolstoiBrazuka4 жыл бұрын
"O homem não foi feito para a derrota", digo essa frase para mim mesmo sempre que passo por uma grande dificuldade. Hemingway foi um dos primeiros autores que li na vida e um dos mais importantes. Em meus 11 ou 12 anos de idade tive contato com o velho e o mar. Parecia só mais um dentre os vários livros empoeiradas na biblioteca de minha velha escola, mal sabia eu que a historia daquele pescador ficaria gravada para sempre dentro de mim. Muito obrigado por essa recomendação, Professor. Não posso deixar de ler um livro sequer do Hemingway. Só lamento que no fim ele tenha abandonado a força e persistência que sempre regera sua vida. Abraços, Prof!!!!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Não devemos julgar seu último gesto. Nunca. Essa dor é só dele.
@LeonTolstoiBrazuka4 жыл бұрын
@@RodrigoGurgel É, tem razão, professor. Tenho ainda mais carinho e admiração por ele a parti de agora.
@felipevagli78304 жыл бұрын
Caro Leon, fui marcado por esse livro do mesmo modo que você! Tive contato com ele na mesma idade, por acaso, na biblioteca da velha escola (a mesma coisa! Rs). O velho pescador Santiago ainda sussura para mim, para não desistir.
@LeonTolstoiBrazuka4 жыл бұрын
@@felipevagli7830 Que alegria sabe disso! Creio que o velho e o mar era um dos poucos clássicos disponíveis nas bibliotecas de nossas velhas escolas. Não vamos desistir nunca, amigo! Obrigado por dividi sua historia comigo.
@SanctusPelicanus4 жыл бұрын
Olá professor! Recentemente o senhor falou sobre Thomas Mann no seu canal do telegram. Coincidentemente eu comprei um volume que reunia duas obras dele: Tônio Kroeger e A Morte em Veneza. Estou lendo e gostando bastante. Obrigado pelo vídeo e um abraço professor! Que Deus abençoe nossa jornada!
@loiraddireita64394 жыл бұрын
Só agradeço. ✍🏻
@mariosantana47254 жыл бұрын
Já tinha pegado a dica desse livro no grupo do Telegram. Excelente.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Maravilha, Mário!
@mrthiagohenrique_6 ай бұрын
Grato pelo video !
@rotadomundo97824 жыл бұрын
O mundo quebra todo mundo, e depois, alguns ficam fortes nas partes quebradas. Ernest Hemingway
@kawandossantospereira54433 жыл бұрын
Gosto de ouvir sobre a história dos autores, porque nos traz muito daquilo que o professor sempre fala sobre a mistificação que acabamos fazendo dos autores, iluminando-os divinamente como homens inatingíveis ou algo semelhante. Mas quando ele, ou autores, contam a sua história pessoal, vemos que a realidade deles é mui próxima a nossa com as dificuldades da vida, dificuldades pessoas de superação e etc. Muito bom saber e reconfortante também, é tê-los próximos a nós e isso nos vivifica e faze-nos querer participar cada vez mais das nossas vidas, com mais animo e autenticidade!
@lucianoandrenovakowski7964 жыл бұрын
SUAS INDICAÇÕES SÃO EXCELENTES!!! A LITERATURA FRANCESA PRINCIPALMENTE DO SÉCULO 19 É ESPETACULARES.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Luciano!
@felipevagli78304 жыл бұрын
Sim, também tenho essa opinião. Já leu Stendhal? É sensacional! "A Cartuxa de Parma" é um dos romances que mais gostei, até hoje. Escrito há quase 200 anos e com um pano de fundo específico (era Napoleônica), ainda assim diz muito sobre o ser humano.
@vivianecristinavicentimach57894 жыл бұрын
Vocês também se sentem assim: vontade enorme de ler, mas falta de dinheiro e tempo?
@klausehrhardt44814 жыл бұрын
Um dos contos mais estoicos que li de Chekov que foi 'O Beijo'. Essa capacidade de transformar a tristeza e a alegria mais humilde e cândida em uma elegia literária é algo que poucos dos que li alcançaram. Muito obrigado pela aula, professor, e sobretudo, pela oportunidade de evocar estas almas das quais já li algo faz mais de década.
@sidneiferreira36504 жыл бұрын
Teus vídeos é como uma espécie de fluxo de oxigênio à abastecer-me espiritualmente; em minhas peregrinações quixotescas pelas ruas da querida Bahia rs...Grande abraço, querido professor!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Sidnei! Forte abraço!
@daniv13864 жыл бұрын
Meu livro preferido :)
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Que bom, Dani!
@klausehrhardt44814 жыл бұрын
Isso de não cultivar emoções de maneira superficial e chapada é um marca de Hemingway. Somente um estoico por inclinação como ele para escrever uma grande tragédia enxuta como "O velho e o Mar". Pouco se fala e pouco se diz, enquanto as entrelinhas transbordam.
4 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo, professor. Do Ernest só gosto mesmo do Velho e o mar, mas tenho um grande carinho pela pessoa que ele foi e por sua jornada de final tão trágico.
@onatanmilesi3 жыл бұрын
Rodrigo, primeira vez vendo um vídeo seu, que maneira excelente de falar sobre o livro, ums história.
@elainemartins32264 жыл бұрын
Impossível não se afeiçoar a cada livro indicado pelo Gurgel.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Elaine! Tudo fica mais fácil quando a conversa é entre pessoas que amam os livros.
@elainemartins32264 жыл бұрын
@@RodrigoGurgel❤❤
@felipevagli78304 жыл бұрын
Olá Professor! O livro é mesmo sensacional! Memórias de uma época única, através da experiência e estilo desse incontornável escritor. Vida muito difícil (miserável) em Paris, poucos anos após a 1ª Grande Guerra. Relato das caminhadas e cafés (“botecos”) pelo Quartier Latin e Montparnasse. Passado 1 século, algo físico ainda subsiste lá na capital francesa, mas não mais as pessoas e suas relações, o ponto mais interesante do livro; e não apenas entre Hemingway e as grandes figuras, como Gertrude Stein, Ford Madox Ford, Picasso, Ezra Pound, Scott Fitzgerald, mas pessoas comuns, nos bares, nos parques. O frio e a fome eram terríveis (o mau cheiro também, rs). Ainda assim, o amor sobrevivia a todas essas dificuldades. O estilo direto do autor se faz presente mas, no caso específico dessa obra, percebi um tipo de ternura e nostalgia que talvez não encontremos em outros livros do autor (perdoe-me se digo bobagem; foi a impressão que tive). Li umas 3 vezes mas ainda assim preciso reler. Grato por mais essa aula. Forte abraço!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Ternura e nostalgia: acho que você definiu muito bem.
@carlosletti1174 жыл бұрын
Que preciosidade! Muito obrigado Professor. Tenho esta obra aqui em casa, fechada... Até ontem permaneceu assim...
@victorav6294 жыл бұрын
Que alegria poder começar o dia ouvindo tão lindo comentário sobre um dos autores da minha vida. Hemingway foi mesmo um homem digno de se conhecer e sua obra é capaz de transformar mentes. Obrigado, prof. Gurgel!
@francisleinebossardi48834 жыл бұрын
Parece que Ernest H foi um grande otimista!! Muito obrigada por mais essa postagem!!! ❤ Prof, adoraria ouví-lo falar sobre talento, o que seria um escritor talentoso e como identificá-lo. Eu sempre imaginei que os escritores se tornassem ou fossem grandiosos por força de seu talento, mas ao acompanhar os seus ensinamentos, percebo que minha ideia pode estar equivocada (e bem equivocada). Abraços, querido Professor!! 😘 Edição Prof, cheguei ao áudio do dia 13 de fev, onde o tema sobre talento é abordado no Telegram. Sensacional!!!! Abraços 😘
@flavianovaes62484 жыл бұрын
Li umas 5 vezes esse livro, a primeira leitura com apenas 16 anos, na época muito complexo, ao longo dos anos ainda fiz mais 3 leituras e hoje com 30 anos com a quinta leitura, o livro me pareceu claro. Com suas palavras consegui me localizar, sem nenhum esforço, hoje posso dizer que a leitura foi bem aproveitada para uma leiga! Obrigada pelos comentários da obra de Hem!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Que bom! Hemingway merece os nossos esforços!
@rafasbueno043 жыл бұрын
Parabens pelo trabalho! Ótimas colocações sobre o livro. Gostaria que comentasse sobre o ultimo capítulo. Bateu a curiosidade para saber quem foi o “peixe-piloto” e os ricos de quem ele tanto fala… obrigada!
@thiagonolasco53744 жыл бұрын
Professor, agradeço enormemente pelo o serviço que o senhor tem feito gratuitamente, aqui, na internet! Sou um aluno eternamente grato! E, como todo aluno, queria te fazer um pedido: O senhor pode nos mostrar, em um futuro vídeo, quais foram os livros teóricos de crítica, ou análise, literária que o ajudaram na sua formação? Tenho essa curiosidade pois tenho lido o livro "Análise Literária" do Massaud Moisés, e gostaria de conhecer as suas influências. Um afetuoso abraço!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Sugestão anotada, Thiago!
@dalia32564 жыл бұрын
Obrigada Professor!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Valeu, Rosmarina!
@raulalbertoiacaruso96064 жыл бұрын
Excelente aula, Hemingway uma vida sem desperdício...
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Raul!
@o.Pedro.Zacharias4 жыл бұрын
É um prazer assistir aos seus vídeos.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Muito obrigado, Pedro!
@WagnerHertzog1234 жыл бұрын
Esse livro é simplesmente excepcional. Um dos melhores que li na vida. Deu até vontade de reler.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
👍🏻👍🏻👍🏻
@sandraferreirabelmonte32914 жыл бұрын
Obrigada professor Rodrigo Gurgel ! Sempre motivador, terno , um amigo dos livros.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Sandra!
@mariacristinamota22104 жыл бұрын
Que belo, Professor!!!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Obrigado, Maria Cristina!
@lizli42594 жыл бұрын
Parabéns, professor. Tive aulas de literaturas inglesa. Só li um livro dele ,old man and the sea, porque a parte do livro foi uma unidade. A minha professora preferiu nos explicar a era dele e influências aos outros escritores depois; estilo de escrita. Embora compra com ele, prefiro ler o livros do Jack London. Me desculpa, meu português está não fluente.😅😅😅
@gustavoaffonso63974 жыл бұрын
Eu tenho " Por quem os sinos dobram" do mesmo autor.
@kassianoduarte66024 жыл бұрын
Estou lendo o livro do A. Albalat, muito bom 👏👏! Eu quero algum livro em língua estrangeira, Inglês ou Francês, mas que seja, digamos mais básico, de fácil compreensão, porque estou iniciando... qual o Professor inica? 🤓
@mabbous32474 жыл бұрын
👏🏻
@mannuvilanova9 ай бұрын
Paris é uma festa (Ernest Hemingway); Por quem os sinos dobram (Ernest Hemingway)-Comentário; O velho e o mar (Ernest Hemingway)-Comentário; As ilhas da corrente (Ernest Hemingway)-Comentário; Análise literária (Massaud Moisés)-Comentário; As neves do Kilimanjaro (Ernest Hemingway)-Comentário;
@overboeacarne77854 жыл бұрын
Pois é, professor, comprei há algum tempo um box com quatro livros do Hemingway e tinha um pouco de receio de admitir, mas, simplesmente, não me desce. Para falar a verdade, gostei muito mais da sua descrição do que do próprio Hemingway. Abraço.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Que pena, Carlos! Abração! Já tentou os contos? "As neves do Kilimanjaro", por exemplo.
@andrealbuquerque47524 жыл бұрын
Passar fome em meio á festa móvel, a Paris arruinada e repleta de gênios.A Universidade de Hemingway,
@maragabrielameireles96554 жыл бұрын
Tenho esse livro no Kindle,pretendo ler esse livro esse ano, quero conhecer o autor e a complexidade das suas obras: Obs:Quero ler "Eterno marido" do Fiodor Dostoiévski,o senhor acha que é um bom começo pra quem não tem contato com a literatura russa??]
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Mara: pesquise um pouquinho a respeito dos livros do Dostoiévski e escolha aquele que mais chamar sua atenção. Mas esse é, sim, um bom começo.
@maragabrielameireles96554 жыл бұрын
@@RodrigoGurgelObrigada professor por me responder,irei pesquisar mais sobre Dostoiévski
@rogersantos844 жыл бұрын
Nunca li esta obra. Já tive contato com o livro "O velho e o mar" e "Por quem os sinos dobram". O primeiro me pareceu melhor apesar do tema da finitude
@eduloures31274 жыл бұрын
Olá, Rodrigo. Qual o primeiro escritor que vc citou quando elencava os amigos que Ernest fez em Paris? "Palm"?
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Ezra Pound.
@eduloures31274 жыл бұрын
@@RodrigoGurgel Muito obrigado, Mestre.
@paulobrito18314 жыл бұрын
Boa noite, professor! O senhor conhece o site Clube dos autores? Acabei de ver numa rede social que há novos escritores publicando nesse site.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Não conheço, não.
@paulobrito18314 жыл бұрын
Boa noite, professor! Ler no Kindle é bom? Tenho essa edição que o senhor tem de Paris é uma festa. Professor, qual a melhor tradução que nós temos de Madame Bovary? Um abraço.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Leio sem problemas. E fiz um vídeo sobre o Kindle: kzbin.info/www/bejne/rqfIgKmugpVjfLs
@paulobrito18314 жыл бұрын
Desculpe, professor, insisto nessa pergunta: o senhor poderia me dizer qual a melhor tradução, no Brasil, de Madame Bovary. Mais uma vez, desculpe, pela insistência.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Nunca comparei as traduções com o original francês. Mas gosto da tradução publicada pela Penguin/Cia. das Letras.
@paulobrito18314 жыл бұрын
@@RodrigoGurgel Muito obrigado, professor! Um abraço.
@popobol104 жыл бұрын
O grande José Monir Nasser numa de suas aulas disse que Hemingway é um escritor bem mais estridente que talentoso, que sua obra foi superestimada por causa da vida frenética e das posições políticas que tomou. Por conta disso e do pouco dinheiro que tenho disponível para compra de livros, nunca comprei seus livros nem o li.
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Pois dessa vez o Monir errou feio.
@popobol104 жыл бұрын
@@RodrigoGurgel Darei uma chance ao Hemingway, professor. Até porque eu, escritor amador, estou cada vez mais adotando um estilo enxuto nos meus textos, algo pelo qual Hemingway sempre foi conhecido. Grande abraço!
@RodrigoGurgel4 жыл бұрын
Vai ser útil pra vc. E depois leia os contos dele. Um abraço!
@culturaanimi23764 жыл бұрын
Rodrigo Gurgel Lembro do Monir referir-se a falta de maior profundidade no conteúdo da obra de Hemingway, mas não recordo nenhuma crítica quanto a forma, ou seja, com relação a sua qualidade no manejo das palavras e construção do texto. E que este autor era tão famoso por conta da sua biografia quanto por seus livros, tal qual como Jack London.
@pauloeduardo98084 жыл бұрын
Rodrigo,uma dúvida ou curiosidade minha.Pelo que o senhor saiba,Hemingway tinha alguma simpatia pelo socialismo ou comunismo?