Confira o nosso vídeo sobre o Monitor Zinnia no Diolinux Labs: kzbin.info/www/bejne/bJbCoaapa7-Afdk ✅Monitor Ultrawide 29'' Zinnia Pegasi na Pichau: bit.ly/3YieVYr
@Diolinux Жыл бұрын
@Jeiel Miranda Não é spam, são 20 vídeos novos, de fato. Sair ou ficar é escolha sua brother, você que sabe o que ganha ou perde com isso, a gente só está compartilhando conteúdo :)
@Diolinux Жыл бұрын
@Jeiel Miranda não é não brother, ainda vai ter mais algumas, mas esses "floods" são bem raros, é que estamos upando um novo curso para membros :)
@voguh__ Жыл бұрын
Carai mané, NVidia patrocinando, essa não esperava memso
@tclahr Жыл бұрын
Uma outra forma de verificar se um comando existe e está no PATH, é utilizando o comando "command -v [binário]". O comando "command" é built-in do shell, ou seja, não precisa do programa "which" que, inclusive, não vem instalado em alguns linux embarcados.
@Lucs-ku5cb Жыл бұрын
Um vídeo sobre diferentes interpretadores de Shell seria interessante fish, zsh, nsh, etc
@gavitk3479 Жыл бұрын
boa
@eritonjunior1721 Жыл бұрын
Sim, eu já usei o zsh(no celular mesmo utilizando o termux) mas não sei a diferença entre eles
@Lucs-ku5cb Жыл бұрын
@@eritonjunior1721 o zsh brilha com extensões como a famosa ho-my-zsh Recentemente descobri que o fish tbm tem uma coisa assim kk
@eritonjunior1721 Жыл бұрын
@@Lucs-ku5cb sei nem oq cê tá falando mas concordo
@guilhermemachado5731 Жыл бұрын
Ja existe esse vídeo aqui no canal e é antigo
@galatiano Жыл бұрын
Pedi um video sobre o $PATH há algum tempo atrás e o dio produziu
@miguellopes9177 Жыл бұрын
Tô começando no mundo de Linux Com arch e to gostando (Embora as entradas frontais de áudio não funcionem kkk) E um dos assuntos mais Interresantes é sobre o sistema em si tipo como ele funciona sua estutura de dados como ele carrega as coisas porque ele e tão diferente do Windows do Mac e outros sistemas o que é um gnome o que é um binario Linux existe ring de acesso Quem é mais poderoso o avast ou o terminal Linux Essas grandes questões estou tentando aprender.
@gatochato4349 Жыл бұрын
tú tá começando com Arch man? Que isso brother
@johnnydog9287 Жыл бұрын
Cara que esclarecedor! Agr posso ver Linux até de uma forma diferente, mais clara!
@martoniom Жыл бұрын
Eu gosto muito do jeito Diolinux de explicar as coisas
@Diolinux Жыл бұрын
Obrigado
@felippeserpa Жыл бұрын
Eu tb!
@arozendojr Жыл бұрын
o asdf faz isso, para sdk, bem legal, pode ter várias versões de sdk e usar qualquer um quando quiser , pois ele muda o PATH, legal que é em nível de usuário, não de sistema
@MauricioRicardoPinheiro Жыл бұрын
Detalhe, ainda existe no Windows também e pode ser acessado via terminal ou por uma das funções do Painel de Controle.
@hericsilva1737 Жыл бұрын
Tô adorando esses vídeos sobre certos assuntos como permissões no linux e esse.
@mauriciodelima21 Жыл бұрын
Esses vídeos são atemporais. Parabéns!
@henriquedelben Жыл бұрын
Coincidentemente acabei de terminar o Linux Essentials da cisco, que fala exatamente sobre isso ! Bacana p uma revisão haha ! Ótimo vídeo como sempre
@gleitonfranco1260 Жыл бұрын
Já criei um script "desligar" e mandei para o /bin mesmo, foi o jeito que encontrei de executar o shutdown -h now sem ser como root.
@lucascunha4252 Жыл бұрын
Que video maravilhoso! fiz questão de curtir e deixar um comentário para fortalecer kk
@LuanSs-l3v Жыл бұрын
Obg cara tirou minhas dúvidas sobre variável
@MauricioRicardoPinheiro Жыл бұрын
Nossa! que legal, momento saudade. Esse comando existe desde o falecido CP/M, depois MS-DOS 3 e sobrevive no Linux. Indica onde estão os arquivos executáveis do sistema.
@IgorSantana Жыл бұрын
Conteúdo maravilhoso, obrigado por me ajudar tanto com esses vídeos incríveis.
@MaxmillaBarroso Жыл бұрын
Nunca stop! Muito Thank you por mais one video awesome!
@radiehl Жыл бұрын
Quando fala de certificacao.. sempre me lembro da LPI I e II que fiz... nem sei se existe ainda.
@leibnitzfermat369 Жыл бұрын
Ainda existem sim.
@tmagrit Жыл бұрын
Curti as transições
@OldRetroBase8 ай бұрын
Bom, se não fosse as variáveis de ambiente tu ia ter que digitar o caminho das pastas todo, ou estar na pasta... isso também existe no Windows, e eu jurava que era algo intrínseco do sistema operacional, não um "hack" é interessante isso porque mesmo o linux tem diversas variáveis de ambiente, não só $PATH agora só não lembro se isso surgiu no Windows (acho que até o MSDOS já tinha na época se não me engano) ou se isso surgiu no Linux primeiramente, creio que a ideia de variáveis e ambiente já vinha desde o UNIX e MSDOS mesmo
@eniltonvaz5807 Жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@Aragubas Жыл бұрын
Ooo tirou todas as minhas duvidas sobre o path x3
@diegocarlosreisdavitoria5674 Жыл бұрын
Parabéns pelo materail
@PauloRoberto-qb5wm Жыл бұрын
Powww Essa serie de videos está quase virando um minicurso!
@Diolinux Жыл бұрын
Essa é a ideia, todos eles estão entrando para a playlist de "Linux para iniciantes" do canal, que na realidade, já passou um pouco do iniciante se for ver haha
@Marcos-nd8mb Жыл бұрын
Boa noite poderia falar em IA para o Linux como um programa tipo GPT 3 ou Dall-e para desenho programa nativo
@Diolinux Жыл бұрын
Temos um material legal sobre o Stable Diffusion no site do Diolinux: diolinux.com.br/softwares/instalar-o-stable-diffusion.html
@grandesclassicospes7337 Жыл бұрын
Como sempre ótimo conteúdo, parabéns! Mas tá com bastante merchan hein!
@Diolinux Жыл бұрын
Obrigado! :) São esses merchans que permitem que a gente faça esse conteúdo que você curte, é uma relação ganha-ganha :)
@benny2194 Жыл бұрын
Faz video do pearl9 tem tema do windows 11.
@jonasnunes35 Жыл бұрын
Aos poucos o canal esta fazendo um preparatório para a LPI 😎
@bieuunrelease8738 Жыл бұрын
dio, fale sobre darling para executar macos apps no linux
@Diolinux Жыл бұрын
Esse tá em pauta há muito tempo, mas como ele praticamente não roda nada realmente interessante, ele sempre acaba ficando para trás. Quem sabe um dia :)
@emiit3 Жыл бұрын
Sugestão de vídeo, Como configurar a area de trabalho remota linux usando xrdp a partir de uma maquina windows. Eu só encontro o contrário. Eu quero acessar meu pc linux através do meu pc windows.
@alanh.ribeiro1011 Жыл бұрын
instala anydesk em ambos e já era. acessa qualquer um de qualquer um
@davidsalleyezonme1283 Жыл бұрын
Onde está o vídeo do ALIAS?
@Pedro-fd9tv Жыл бұрын
Sempre me esqueço desse comandinho source pra recarregar o .bashrc. Seria massa algum vídeo ensinando sobre o dmesg e detectar erros na inicialização do sistema.
@Diolinux Жыл бұрын
Acredito que eu tenha mencionado o dmesg no vídeo sobre logs, onde falo sobre os logs do Kernel
@Pedro-fd9tv Жыл бұрын
@@Diolinux Top, vou ver!
@leonr0 Жыл бұрын
Como o bash sabe qual as pastas "originais" que sempre deverão fazer parte do PATH?
@alanh.ribeiro1011 Жыл бұрын
Boa pergunta, eu já procurei respostas semelhantes e ninguém até hoje sabe me responder em qual arquivo se encontra a configuração padrão de montagem automática de armazenamento removível, pois eu queria alterar a configuração padrão de diretório mas não encontro resposta em lugar algum.
@gabrielmoreira-htmlcssjsph656 Жыл бұрын
@@alanh.ribeiro1011 mano faz a pergunta pro GPT, eu mesmo uso montagem automatica: uso o / no ssd e o /var e /developer no hd. sua resposta está a q abaixo: (ignore o $ no inicio dos comandos) Para montar um disco automaticamente na inicialização em um diretório específico, como "/var", você precisará editar o arquivo /etc/fstab. O /etc/fstab é o arquivo de configuração que contém informações sobre os sistemas de arquivos e os pontos de montagem no Linux. Aqui estão os passos para montar um disco automaticamente no diretório "/var": Determine o identificador único do disco: Primeiro, você precisa descobrir o identificador único (UUID) do disco que deseja montar. Execute o comando a seguir para listar as partições e suas respectivas UUIDs: $ lsblk -f Anote o UUID do disco que você deseja montar no diretório "/var". Edite o arquivo /etc/fstab: Abra o arquivo /etc/fstab em um editor de texto com privilégios de superusuário (por exemplo, utilizando o comando sudo e um editor de texto como nano ou vi): $ sudo nano /etc/fstab Adicione uma entrada para o disco: No final do arquivo /etc/fstab, adicione uma nova linha com as informações do disco a ser montado. A sintaxe é a seguinte: $ UUID= /var defaults 0 2 Substitua pelo UUID do disco que você anotou no passo anterior e pelo tipo de sistema de arquivos da partição, como "ext4" ou "ntfs". Por exemplo, se o UUID do disco for "12345678-90ab-cdef-ghij-klmnopqrstuv" e o tipo de sistema de arquivos for "ext4", a linha seria: $ UUID=12345678-90ab-cdef-ghij-klmnopqrstuv /var ext4 defaults 0 2 Salve e feche o arquivo: Após adicionar a linha ao arquivo /etc/fstab, salve as alterações e feche o editor de texto. Teste a montagem: Agora você pode testar a montagem executando o seguinte comando: $ sudo mount -a Se não houver erros, o disco será montado no diretório "/var". Verifique se o disco foi montado corretamente verificando a saída do comando df -h ou acessando o diretório "/var" e verificando seu conteúdo. Após reiniciar o sistema, o disco será montado automaticamente no diretório "/var" durante a inicialização. Certifique-se de fornecer o UUID correto do disco e o tipo de sistema de arquivos para garantir que a montagem seja feita corretamente.
@thevirtua1771 Жыл бұрын
Sempre usei o comando *whereis* no lugar do *which* . Qual a diferença dos dois ?
@Diolinux Жыл бұрын
Eles são uma variação da mesma coisa. Enquanto o which encontra apenas o local do comando, o whereis consegue encontrar outras coisas também além do binário, como as páginas de manual, código fonte (se tiver baixado) etc. Testa os dois em um comando que você conhece para ver a diferença na saída :)
@L0RD.X Жыл бұрын
Kakakakak aprendi isso "brincando", tanto q no meu github criei um script com instalador q faz todo esse processo de permissão e mover o arquivo pra pasta bin/, foi intuitivo, só num sabia pra q servia exatamente a variavel, mas sabia q qualquer script dentro de bin rodaria sem caminho ou sem ./ kakak faço script cli quando to "Reinventando a Roda"
@AntonioNildodeLimaJunior Жыл бұрын
Olá DioLinux, sugestão de vídeo , como configura teclas de atalho multimídia no Linux xfce, eu uso o OpenSuse e por nao consegui configurar essa questão acabo usando o kde ou gnome onde e fácil configura teclas para volume , play e etc... Poderia ajudar ? E que eu já pesquisei na internet e não encontrei ou entendi.🙏🏾
@fss1704 Жыл бұрын
Pergunta pro chatgpt que ele responde
@alanh.ribeiro1011 Жыл бұрын
@@fss1704 responde mesmo, mas quando não tem a informação correta ele "inventa" qualquer coisa, já me deu tantas informações que não chegam a lugar algum, estou ficando cada vez mais esperto com isso.
@roodart_ Жыл бұрын
qual distro do linux é essa do video?
@cayocosta6361 Жыл бұрын
Qual distro é essa?
@programarmobile1525 Жыл бұрын
fui comprar um pc pra o curso, e não dizia qual sistema tinha , veio linux mint mate 20.1, to apanhando ate agora kkkk
@debugtheworld5249 Жыл бұрын
top, meu bacano!
@MauricioRicardoPinheiro Жыл бұрын
Quem já teve problemas com Java e outros da Oracle, sabe muito bem o que digo...
@adrianobonifacio.9 ай бұрын
kkk esse bil gates essa foi boa rsss...
@Flora-ng8gt Жыл бұрын
Juntos kkk
@YannMetalhead Жыл бұрын
Good video.
@bianca_rerre Жыл бұрын
Aff, nao gostei, eu botei o meu path la no .bashrc, porem não funciona no zsh, e tambem não funciona em lançadores como o gmrun por exemplo ... simplesmente não consigo acessar meu path em local nenhum , apenas no terminal com bash
@sdesenora Жыл бұрын
Peraí, Nvidia patrocinando um canal sobre linux, o qual ela odeia abertamente? Que diabos tá acontecendo aqui?
@Diolinux Жыл бұрын
Eu nunca vi a NVIDIA dizer que "odeia" algo abertamente, sobretudo Linux e Open Source, que eles usam em data centers constantemente. Se o driver é fechado, não é porque ela odeia o Linux, são apenas formas de fazer negócios, o driver PRO da AMD também é proprietário, por exemplo. O pessoal da NVIDIA tem um portal só para fomentar open source em seus projetos, olha que bacana: developer.nvidia.com/open-source :)
@guilhermemachado5731 Жыл бұрын
Tudo isso se aplica ao MacOS.
@mauriciomagnani1 Жыл бұрын
2min30s pra começar o assunto do vídeo. Chato isso.