146 - A Resposta Católica - Quem nos protege: Jesus ou os anjos?

  Рет қаралды 18,818

Patrística Brasil

Patrística Brasil

Күн бұрын

padrepauloricar...
Os anjos existem, essa é uma realidade inegável. O próprio Jesus assim o atestou nos Evangelhos. Trata-se de uma verdade de fé. Diz o Catecismo da Igreja Católica, em seu número 328 que: "a existência dos seres espirituais, não-corporais, que Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição."
Além da Sagrada Escritura, é possível citar o Concílio de Latrão, na definição contra os cátaros e os albigenses (DH 800) que fala claramente sobre a existência dos anjos, do mundo espiritual e do mundo material, do angelical e do mundano, e que o ser humano está no meio dessas duas realidades. Porém, para o católico não é necessário citar textos e mais textos para provar a existência dos anjos, a Revelação é o bastante.
Os anjos são seres pessoais, ou seja, não são forças cósmicas ou uma realidade alegórica, metafórica. A Encíclica Humanis generis, do Papa Pio XII, refuta a heresia modernista, simbolizada pela dificuldade que os teólogos liberais têm de aceitar a existência dos anjos: "alguns também põe em discussão se os anjos são criaturas pessoais e se a matéria difere essencialmente do espírito." (DH 3891). Os anjos são realmente criaturas pessoais. Assim, a pergunta que resta é: eles ajudam o homem ou não, o protegem ou não?
A Tradição da Igreja e o dado da Sagrada Escritura são claros ao afirmar que cada homem possui o seu anjo da guarda. O anjo não está somente com o homem, mas também com Deus: "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10). Os anjos cuidam dos pequeninos, mas também dos grandes:
"De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me.
Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando.
Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu.
Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus." (At 12, 7-11)
Diante dessa verdade de fé, por que algumas pessoas ainda têm dificuldades em aceitar a existência e a proteção dos anjos? Porque não conhecem a si mesmas. Existe uma grande barreira que impede o homem moderno de distinguir a imaginação da compreensão racional. Para elas, o que não se pode imaginar não existe e não pode ser compreendido, mas são duas realidades bem diferentes.
Os anjos são espíritos puros, assim eles nunca foram experimentados pelo homem, o que não quer dizer que eles não possam ser conhecidos, compreendidos e cridos. Para se entender a realidade angélica é preciso um conhecimento pessoal antes.
Eles são também guardiões dos homens. O que não desmerece nem diminui a proteção do Senhor Jesus. Ele aumenta a sua glória quando coloca ao lado dos homens criaturas que os guardam. Os anjos guardiões não são uma realidade reconfortante nem criaturas fofas com asas e auréola. Não, são criaturas terríveis, segundo as Sagradas Escrituras, tanto é que a primeira coisa que eles dizem ao se aproximar do homem é "não tenhas medo" porque, embora eles sejam um auxílio de Deus, fazem parte da realidade divina, muito maior que o homem. Os anjos são maiores que qualquer realidade visível experimentada pelo homem, são tremendos, fascinantes, sábios, inteligentes e presentes.
Eles são uma presença divina ao lado de cada homem, inspirando-o a conhecê-lo, a temê-lo por ser uma presença sagrada, a confiar nele por sua proteção. São Pio de Pietralcina diz que os anjos da guarda são imensamente humildes e só ajudarão o homem após receber o consentimento para tal, no que diferem completamente dos demônios que entram sem serem convidados. É por isso que todos os dias é preciso rezar e pedir que eles venham desempenhar sua proteção. Deus na sua glória manifesta também seu cuidado para com os homens através dos anjos.

Пікірлер: 29
145 - A Resposta Católica - Qual é a origem do celibato sacerdotal?
12:58
Patrística Brasil
Рет қаралды 17 М.
Como me relacionar com o meu anjo da guarda?
8:20
Padre Paulo Ricardo
Рет қаралды 1,3 МЛН
Увеличили моцареллу для @Lorenzo.bagnati
00:48
Кушать Хочу
Рет қаралды 8 МЛН
The IMPOSSIBLE Puzzle..
00:55
Stokes Twins
Рет қаралды 151 МЛН
Os Dez Mandamentos são Plágio do Livro dos Mortos? Um Debate Profundo!
15:18
As PROVAS da EXISTÊNCIA de DEUS - Carlos Nougué - Caravelas Podcast #63
2:11:37
Por que sou católico?
25:51
Padre Paulo Ricardo
Рет қаралды 832 М.
132 - A Resposta Católica - A presença real de Jesus na Eucaristia
17:22
Patrística Brasil
Рет қаралды 11 М.
Sinal da Cruz com a mão esquerda é permitido?
3:44
Catequese Relâmpago 🌩por um leigo
Рет қаралды 3,1 М.
Por que muitos católicos estão adoecendo?
1:10:21
Padre Paulo Ricardo
Рет қаралды 212 М.
Por que a Igreja condena o espiritismo?
12:55
Padre Paulo Ricardo
Рет қаралды 826 М.
A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os santos?
10:45
Padre Paulo Ricardo
Рет қаралды 267 М.
144 - A Resposta Católica - Como devemos fazer o sinal da cruz?
12:11
Patrística Brasil
Рет қаралды 35 М.
152 - A Resposta Católica - O Céu é um lugar?
11:48
Patrística Brasil
Рет қаралды 8 М.
Увеличили моцареллу для @Lorenzo.bagnati
00:48
Кушать Хочу
Рет қаралды 8 МЛН