Assisti a vários e vários vídeos pró e contra Paulo Freire. Esse foi o melhor. Parabéns! Muito equilíbrio nas ponderações, sem desprezar o trabalho de Freire, mas também sem colocá-lo numa redoma de vidro. Gostei muito, mesmo. Obrigada!
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Fico feliz que tenha gostado do vídeo Micheline!
@gersonroj4 ай бұрын
Freire ? É uma Fraude do início ao fim ! Todos estamos cansados de saber ! Um Criminoso que cometeu Plagio ! Bem pago por LulesLadraum, pegou fragmentos de teses de outros, manipulou e juntou tudo, adicionou a Doutrinação de Gransc, Adestrou os pseudos intelectuais pra defender sua tese ! Resultado, um Brasil destruído, com nível escolar em último lugar mais um Baixo QI dos jovens pra serem usados como idiotas úteis !!! Jovens que ouve som de latas batendo com letras degradantes que chamam de funk que come o cérebro feito a cocaina !!!
@mathmens14272 жыл бұрын
Há pouco tempo me tornei professor em uma turma de reforço, e quis fazer uma coisa especial. No começo era bem mais legal, os alunos estavam motivados. Mas bastou que eu aparecesse um pouco mal pra que os aluno ficassem totalmente descontrolados. Fiz umas gincanas e me dobrei á vontade deles algumas vezes. Então comecei a ficar mais rígido, eles reclamaram, depois começaram a reclamar do conteúdo, jogando piadinhas. Uma coisa é fato: NÃO dá pra ficar sendo um professor bonzinho o tempo todo, assim como dizia Piaget "Sem liberdade, o ser humano não se educa. Sem autoridade, não se educa para a liberdade."
@iedamariamonteiro72 жыл бұрын
É exatamente isso... os alunos têm ido às escolas para fazer diversas coisas, menos estudar.
@joseyrikes96862 жыл бұрын
O problema tá em fingir ser bom , quando vc se importa de verdade ganha o respeito dos alunos
@natan-n4k2 жыл бұрын
É melhor se apresentar como sendo rígido e depois ter misericórdia do que se apresentar como um professor misericordioso e ser feito de besta.
@leticialima16432 жыл бұрын
Mas Paulo Freire também fala muito sobre a autoridade do professor em sala de aula…
@SINIBRIJE2 жыл бұрын
Amigo, tem uma diferença muito grande em autoridade e autoritarismo. Você pode ser um professor inovador, criativo e proporcionar aulas estimulantes e ter o respeito dos alunos....as duas coisas podem e devem caminhar juntas. Você poderia compartilhar a referência sobre Piaget por gentileza? Nunca ouvi nada sobre esta afirmação... fiquei bastante curiosa.
@RonaldoNovaesUSP2 жыл бұрын
Parabéns! Enfim a melhor das melhores falas acerca de Paulo Freire. Sem viés ideológico, sem polarização e sem maniqueísmo e fanatismo que "sataniza" ou "sacraliza" esse pensador brasileiro. Esse vídeo deveria ser reproduzido infinitas vezes nos cursos de pedagogia das faculdades e universidades brasileiras.
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Que bom que gostou Ronaldo!
@pedrovinicius79532 жыл бұрын
Acho que precisamos citar o momento da pedagogia que foi apresentada essa metodologia, ele tinha como base a desconstrução do antigo ensino, onde não havia uma relação direta do professor com o aluno, e sim uma visão totalmente hierárquica dentro de uma sala de aula, mas como Paulo viveu naquela época, até mesmo o seu método, tem alguns semblantes dos métodos usados na época, como o fato de ser muito mecânico e específico, é algo que havia na sua perspectiva de mundo, e que hoje já existem muitos outros métodos mais flexíveis, isso acaba dando a nós que vivemos hoje, uma visão mais crítica sobre sua metodologia. Porém precisamos ter a leveza de entender que, em sua época, não existia muita liberdade no âmbito educacional.
@brunaaureliodocarmo67272 жыл бұрын
Verdade Ele é da época da palmatória...
@mauriliosantos67612 жыл бұрын
Nunca vi ninguém falando tão profundamente e sem preconceito sobre Paulo Freire
@leom21812 жыл бұрын
Não faz sentido culpar nosso fracasso educacional no Paulo Freire. Depois que você entende oq ele propõe percebemos q não usamos ele nem na base escolar e muito pouco nos cursos de Licenciatura. O professor, no Brasil, é um sobrevivente medíocre em uma sociedade medíocre.... Ademais, parabéns pelo vídeo!
@cassialucelima2 жыл бұрын
Perfeita sua colocação 👏🏼👏🏼👏🏼
@wesleyholanda51712 жыл бұрын
Não é usado em lugar nenhum no nosso aprendizado e realmente agora me cai a ficha que Paulo tinha total fucking razão, ao invés de aprendermos o modo convencional começando pelo alfabeto, sílabas e depois palavras, é 10x mais vantagem cair pra Frases e palavras completas primeiro pra assim você aprender o 'sonoro' da palavra, gravar a própria palavra e o significado e só assim ir pra caneta e caligrafia pra só fixar e reforçar aquilo que você já escutou e já leu, o mesmo tenho feito pra aprender inglês e tem caído tanto como uma luva q fiquei surpreso da forma burra que aprendi meu próprio idioma, it's very easy!!! paulo é foda.
@cleitonmazucomonteiro8007 Жыл бұрын
Exatamente, mas então pq dizem que ele é o Patrono da Educação Brasileira?? É muita desonestidade!!
@ropmrn5 ай бұрын
@@wesleyholanda5171realmente PF é um agente de transformação social, o real objetivo é destruir essa sociedade patriarcal, opressora e capitalista para em seu lugar criar uma sociedade igualitária, sem opressão, socialista, onde todos viverão de forma rilex, sem preocupação, regado a um bom baseado, em fim, o paraíso na terra, a exemplo da Coreia do Norte, China, Cuba, etc... Viva Paulo Freire...
@timoteoscherer2794 ай бұрын
O pessoal da esquerda acha que ele é o Patrono da Educação, se ele fosse bom então não haveria fracasso.
@doragalhardo83552 жыл бұрын
Partindo do pressuposto que toda unanimidade é burra, concordo que nem tudo que Paulo Freire deixou como legado, seja totalmente preciso nos dias atuais, pois tudo se transforma, e sempre.ha algo de novo, na pedagogia.
@AntonioOliveira-cj4vk2 жыл бұрын
Não sou da área de pedagogia, nem da neurociência e/ou psicologia, mas sou um estudante e tenho a opinião que duas matérias que deveriam ter sido bem ensinadas na infância seria intepretação de texto e raciocínio logico-matemático, entendo que elas seriam a base para os demais tipo de conhecimento e apuraria o senso critico do aluno
@rodrigoappendino2 жыл бұрын
Eu concordo mais ou menos. O mais importante para mim é filosofia, com ela já vem a interpretação de texto e o senso crítico, se for bem ensinada. Não adianta ensinar apenas depositando as ideias dos grandes filósofos na cabeça das pessoas, e é justamente isso que crítica o Freire, que ele chama de educação bancária. A educação tem que ser emancipadora. Então é preciso um ensino de filosofia que permita ao aluno refletir sobre essas ideias filosóficas. Sobre raciocínio lógico-matemática, depende. Eu sou de exatas e tinha um raciocínio excessivamente matemático, de forma que não entendia bem os problemas sociais do mundo atual. O raciocínio matemático é útil principalmente para atividades como programação e cálculos, mas não devemos nos limitar ao ensino disso. Sociologia também é bem importante, para tirar as pessoas da bolha, para que as pessoas entendam que nem todo mundo vive como você e que as pessoas têm problemas na sociedade e também falar dessas causas. É importante entender como funciona a metodologia científica também, e porque podemos confiar na ciência e na filosofia. Até para entendermos que tem gente que se aprofunda muito mais em certos assuntos e que não precisamos ter opinião sobre tudo. É bom para criarmos humildade sobre nosso conhecimento e evitar esse povo que vai em podcast falar besteira, prejudicando a sociedade. Biologia é importante focar em reprodução, doenças, ecologia, para não cairmos também em negacuonismo. Enfim. Não acho que só essas duas coisas sejam os pilares para o resto.
@AntonioOliveira-cj4vk2 жыл бұрын
@@rodrigoappendino Eu mantenho a minha opinião. Rs Eu sou de humanas e achei muito legal a materia de raciocinio logico matematico e sinto que muita coisa deixa de ser aprendida quando o individuo não tem um senso interpretativo textual bem apurado. Concordo com tudo o que diz sobre as demais materias, sou contra tirar geografia, historia, quimica, fisica da grade curricular. Mas tenho a impressão que investindo bem na interpretação de texto e no raciocinio logico, o entendimento das outras matérias e capacidade critica, tais como filosofia e sociologia seria mais apurado.
@antoniosilvajr.15132 жыл бұрын
Todo currículo do ensino fundamental trabalha essas habilidades.
@rodrigoappendino2 жыл бұрын
@@antoniosilvajr.1513 Na teoria, né? Porque na prática a parte da matemática fica só na decoreba.
@AntonioOliveira-cj4vk2 жыл бұрын
@@antoniosilvajr.1513 "tenho a opinião que duas matérias que deveriam ter sido bem ensinadas na infância seria intepretação de texto e raciocínio logico-matemático" não falei que nao ensina no ensino fundamental e alias, raciocinio logico matematico nao ensina na escola
@nicolascagebrasil2 жыл бұрын
Todo método de ensino tem vantagens e desvantagens, mas já vi o método do Paulo Freire sendo aplicado em sala de aula. É impressionante como adultos aprendem a ler muito mais rápido com ele.
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
Aprendem a ler não a entender colega. É o que chamamos do Analfabetismo funcional.
@nicolascagebrasil2 жыл бұрын
@@PauloHenrique-wi2es Na verdade você está enganado. Nas atividades em grupo os alunos são incentivados a ler, interpretar e até mesmo produzir pequenos contos. Tudo isso para garantir que realmente estão aprendendo.
@isabelaoliver33872 жыл бұрын
Realmente, o metodo do Paulo Freire é muito mais eficiente.
@claragrica2 жыл бұрын
Nossa, obrigada pelo comentário!
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
@@nicolascagebrasil São "incentivados", mas de fato aprendem? O método Freiriano de aprendizagem é de longe o recomendado e cientificamente não provado, como o que trás resultados em larga escala nas escolas e Universidades. Piaget e Feymam sim!
@tiagojanuario5383 жыл бұрын
Excelente Alberto! Importante isso e vermos que é possível pegar as melhores práticas de vários métodos e evoluir ainda mais! Parabéns!!
@jaquelinepatriciajesus54112 жыл бұрын
Que ótimo vídeo, fiz faculdade de pedagogia, e o curso quase todo foi embasado no método Paulo Freire, concordo que tem pontos positivos e negativos, e que deve ser atualizado. Parabéns
@cristianomartinsdesouza81933 жыл бұрын
Obrigado por fazer um video ponderado, sério e com honestidade intelectual.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Em geral, a forma como as pessoas tratam o trabalho de Paulo Freire é baseada apenas em emoções. Complicado isso.
@gilmarsouza38327 ай бұрын
@@ComoaMenteFuncionacomplicado mesmo nota-se nos comentários, da até pra sente a carga emocional tanto dos que defendem o método quanto dos que condenam e abordar um assunto desses nos dias de hoje não é fácil parabéns pelo vídeo.
@izamariacampos44972 жыл бұрын
Paulo Freire teve uma contribuição mto importante para a educação , suas obras sempre exalta o povo oprimido pelo sistema.
@genidesousa37202 жыл бұрын
Eu fiz história em uma universidade federal e nas aulas de licenciatura, pouco se falava do Paulo Freire, quando falavam era a parte de não nos sentirmos superiores aos alunos, tentar aprender a ser professor na troca com os alunos. Eu sozinha fui ler Paulo Freire e acho q quem o critica faz mais pelo posicionamento político dele. Ele falava de educação emancipatória. Explicar pq aqueles alunos adultos da roça eram explorados e tentar lutar por uma vida melhor. Foi acusado de comunista e teve q se exilar. O fracasso da educação pública é resultado de falta de investimentos. Escola sem computador, sem comida, sala superlotada, professores sobrecarregados com mais de 10 turmas pq querem complementar a renda. Município q não faz concurso mesmo tendo déficit de Professores... Antes de acusarem ", método' paulo freire temos q ver a estrutura de nossas escolas.
@deboraoliveira6332 жыл бұрын
Disse tudo. Tbm fiz História e as pessoas têm essa visão que a gente fica 4 anos só lendo Paulo Freire. Quando não estudamos quase nada desse pensador.
@cassialucelima2 жыл бұрын
Exatamente, estou fazendo História, estou indo para o terceiro período e pouco lemos Paulo Freire.
@dcsilvacify2 жыл бұрын
Faça uma pesquisa dos países que investe na educação e compare se o Brasil não investe na educação, problema maior está na educação básica, pois o professor universitário não tem baixo salário e sim o da educação básica. Pesquise e tire suas conclusões...
@profetadoobvio84552 жыл бұрын
Na minha visão é uma educação dialética onde o professor traz o conhecimento formal e convida o aluno a o relacionar a sua realidade já que oque não usamos logo é esquecido
@cassialucelima2 жыл бұрын
É justamente o que Paulo Freire fala em seu livro Pedagogia da Autonomia.
@ruanvaldez52852 жыл бұрын
Amigo, a proposta de Freire é construir o conhecimento a partir do que o aluno traz para as aulas. Ou seja, as dúvidas, inquietações, os problemas que a realidade do próprio aluno forma na mente deste indivíduo. Isso não quer dizer que nenhum conteúdo teórico será colocado, mas que os conteúdos vão ao encontro do que busca o aluno. Por exemplo: O aluno entende que tudo que sobe cai, mas não consegue explicar o motivo disso, a partir dessa constatação que o professor demonstra, a aula sobre gravidade inicia. Nisso, é essencial entender que a faixa etária, no modelo de Freire é essencial, pois adultos trazem consigo toda uma carga de vivência que entrará em contato com o conhecimento “formal” da escola. Claro que outro fator importante a ser destacado é que cada ciência tem suas especificidades e isso vai se refletir nas aulas, inclusive na metodologia que pode ter como base o modelo de Freire, então, uma aula de matemática terá sua especificidade com relação a uma de história, por exemplo. Em uma aula de História que inspirado em Freire, o professor apresenta as fontes aos alunos daquilo que gera desejo de aprendizado no próprio aluno e o leva a entender como se dá o processo de construção da História, dessa forma, o aluno adquirirá o senso crítico independente do tema da aula. Portanto amigo, a pedagogia de Freire apresenta sim conteúdos teóricos, mas não de forma positivista e isolada da realidade do aluno. Ela ensina a como aprender, com dois iguais em sala de aula trocando informações, deste modo, o indivíduo é ativo no próprio processo de aprendizado e se torna apto a aprender para todo o resto da vida, por isso, a pedagogia de Freire é DO OPRIMIDO e não PARA O OPRIMIDO.
@carmensampaio63262 жыл бұрын
Exelentes apontamentos
@spg042 жыл бұрын
Por isso os alunos saem mais burros do que entraram
@FernandoTEvangelista2 жыл бұрын
Execlente! Não se trata de um método a ser rebatido, mas sim encorporado, de forma a acrescentar e potencializar a aprendizagem do aluno. Tratar como uma metodologia política que deve ser rebatida é dar força aos que genuinamente se beneficiam de uma sociedade com menos conhecimento e mais operacional. Vale lembrar que ele estabelece essa metodologia em meio a uma sociedade extremamente analfabeta, e sim, o método funciona com muita eficiencia principalmente no cenário de analfabetização crônica.
@spg042 жыл бұрын
@@FernandoTEvangelista formando idiotas com orgulho kkk
@feijao57942 жыл бұрын
A sua escrita mostra que você internalizou o método do menterecapto.
@Juliobsb2 жыл бұрын
Explicação sem ideologia e bastante explicativo. Adorei!!! 👏👏
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Valeu Júlio!!
@lucasjosesoares2 жыл бұрын
nao existe ser humano nenhum no mundo q n tenha ideologia inclusive esse seu elogio à falta de ideologia ja é recheado de ideologia
@dalefazcriticadosfilmesdeb96932 жыл бұрын
@@lucasjosesoares kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@MegaKaran442 жыл бұрын
Ideologia todos têm, inclusive você, o autor do vídeo e eu... Tudo contém ideologia, a questão é se você está sendo tendencioso/desonesto intelectualmente ou não...
@PedroIcaro.profbiohistoria2 жыл бұрын
@@MegaKaran44 amigo, a ideologia é um filtro de percepção e interação com a realidade, algo semelhante ao que Laraia coloca no conceito de cultura. Então até tua interpretação da suposta neutralidade dele, é feita através da tua ideologia, e por ser em pontos essenciais compativeis com o que tu acredita.
@JulioCesar-bb7nf2 жыл бұрын
Tá cheio de gente que odeia demais, outras adoram demais. Paulo Freire foi mais um que passou pela educação e deixou alguma coisa. Simples assim!
@diegopinheiro8860 Жыл бұрын
O ódio alimenta o amor e o amor alimenta o ódio.
@joadsonmatias26103 ай бұрын
@@JulioCesar-bb7nf Concordo. O ponto é que aqueles que têm muita aversão a ele e a seu método surgiram no momento em que tornaram dele um mártir e que todos no meio educacional deveriam passar a aceitá-lo e até cultuá-lo de forma unânime e inconteste, como se tudo (absolutamente tudo) que ele dizia fosse as mais absolutas e inquestionáveis verdades. E isso passou a partir do governo, passando pelas instituições de ensino federal, até chegar nas escolas públicas e finalmente nas famílias, e sempre sendo colocado como o arauto da educação. Ou seja, foi imposto e vem sendo imposto e, por ter sido colocado num pedestal, cujas justificativas para isso não parecem se sustentar (e só se sustentam por tanto tempo porque há esses que idolatram a figura dele) é que muitos passaram a "odiá-lo". Se fosse como você propõe, certamente não haveria tanto alarde sobre isso. Mas, como é categórico em tudo, toda ação gera uma reação. Provavelmente por isso que ele (Paulo Freire) e todos que o seguem taxam de "reacionário" todo aquele que discorda de uma vírgula do que ele dizia.
@hipnostange93472 жыл бұрын
Sou estudante de pedagogia e acredito que o Paulo fala a respeito da importância do conhecimento. Não dá mesma forma que os outros pontos. A crítica da educação “bancária” é uma educação dialética. Sendo assim deveria se considerar o que o professor poderia aprender com o aluno, mas tbm o que o aluno deve aprender com o professor. Aí entrariam as matérias em geral!
@leilafaria91652 жыл бұрын
A educação clássica católica não crítica a educação bancária, mas nem se quer imaginou e incluir… o que chamamos hj de Educação não é! Eu saí da faculdade de Pedagogia, pq meu estômago não aguentou, mais sugiro conhecer um Professor, formado pela USP chamado Rafael Falcon, ele da os dados do INAF e mostra o que é nossa realidade… a partir daí, teremos visão de como atuar para salvar o país, pq hj , não existe educação no Brasil.
@ptramalho2 жыл бұрын
@@leilafaria9165 ??? Achei meio confusa sua explanação.
@ApenasUmCritico2 жыл бұрын
@@leilafaria9165 Não é nada dialético acreditar cegamente no que um outro fala. Que realidade seria essa? Baseada em quê? Não entendi seu comentário, ficou confuso.
@cassialucelima2 жыл бұрын
Exatamente, Paulo Freire faz uma crítica a educação "bancária".👏🏼👏🏼👏🏼
@joadsonmatias26103 ай бұрын
Excelente explicação! 👏👏👏
@felipe.al19812 жыл бұрын
Amém um vídeo com conteúdo direto e descentralizado
@dias294332 жыл бұрын
Tem que tirar provas parciais e bimestrais das escolas. Dessa maneira evitaria frustrações desnecessárias e mais engajamento dos alunos, focando no que realmente importa, o aprendizado e não uma provinha qualquer.
@tarcisiomiranda67842 жыл бұрын
Cara, mal te conheço mas já te considero pacas! Você claramente é o cara mais inteligente do YT. Sua abordagem e forma de expressão e simples e direta, consegue chegar a todos, sempre com cuidado e paixão. Cara, você é incrível e eu sou seu fã, seu maravilhoso! Tenha certeza que você é muito importante e claramente faz a diferença na vida de muitos que assistem os seus vídeos! ❤️
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Muito obrigado pelo comentário Tarcísio! Estamos juntos nessa jornada! 👊🏼👊🏼👊🏼
@tarcisiomiranda67842 жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona ainda é humilde e me responde, além de fã sou membro do canal agora 🙃
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
@@tarcisiomiranda6784 A gente se vê lá no grupo secreto do Telegram!
@mirisgalvao96232 жыл бұрын
Obrigada, conheci um pouco mais sobre o método de Paulo Freire, e sei o qto o método fônico é importante, inclusive o utilizo no meu filho autista
@analucialopesdasilva41312 жыл бұрын
O que não foi debatido aqui. Como em outros países ao qual Paulo Freire aplicou esse mesmo método foi aceito? Só não daria certo no Brasil?
@gabrielsilva-pl3dx2 жыл бұрын
Sim como na Suiça por exemplo onde ele trabalhou por um tempo
@joadsonmatias26103 ай бұрын
@@gabrielsilva-pl3dxNa Suíça eles usam algo parecido com isso porque o ideal é o mesmo, o sócio construtivismo, cujo um dos pioneiros foi Jean Piaget que, veja só, era suíço. A diferença é que o sócio construtivismo de Paulo Freire vem carregado de ideologia marxista, o que a de Piaget não tinha. Talvez por isso que essa forma de ensinar tenha dado certo por lá, se é que deu... Já que estou tomando como base só este comentário e não uma fonte devidamente referenciada e confiável.
@joadsonmatias26103 ай бұрын
Diga outro país onde isso que chamam "metodologia" foi implementou é efetivamente deu certo. Mas tem que trazer alguma referência que não seja repetir o que ouve por aí como o dogma freiriano do absolutismo das ideias.
@andersonraasch47192 жыл бұрын
Paulo Freire NÃO É sobre educação INFANTIL, logo a maior parte do que foi dito no vídeo é baseado numa FALSA COMPARAÇÃO entre estudos sobre aprendizado INFANTIL e o método para ADULTOS. Triste ver esse DESSERVIÇO, mas todos erram, a diferença é o que cada um faz quando erra... Corrige, ou deixa quieto.
@cassialucelima2 жыл бұрын
Exatamente, Paulo Freire é para a EJA ( Educação de Jovens e Adultos )
@cleitonmazucomonteiro8007 Жыл бұрын
@@cassialucelima então pq chamam Paulo Freire de Patrono da Educação??? Só pq ele ensinou um grupo de adultos a ler e escrever??
@cassialucelima Жыл бұрын
@@cleitonmazucomonteiro8007 Não só por isso, mas pela grande contribuição dele para educação.
@cassialucelima Жыл бұрын
@@cleitonmazucomonteiro8007 Paulo Freire ficou reconhecido pelo seu trabalho na área educacional, Paulo Freire foi reconhecido mundialmente. Ele é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades. Ao todo são 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. Paulo Freire foi o responsável por elaborar o projeto de alfabetização e treinar professores para aplicá-lo.
@cleitonmazucomonteiro8007 Жыл бұрын
@@cassialucelima já vi várias celebridades ganhando esse título de honoris causa,não quero desmerece-lo,mas é muita forçassão de Barra ser chamado de Patrono da Educação somente por alfabetizar um grupo de adultos... Qualquer professor com boas intenções conseguiria pegar um grupo de adultos e ensina-los a ler e escrever. Todas as pessoas que defendem o Paulo Freire que eu conversei não sabem explicar seu Método, mas mesmo assim defendem com unhas e dentes rs isso pra mim é desonestidade. Então fui pesquisar sobre seu Método,primeira coisa é que não existe método, o que existe são sugestões de como o professor deveria tratar os alunos e vice versa... Método é uma sequência de comandos que demonstram passo a passo como resolver um determinado problema, é algo que tem um rigor científico... E mesmo as principais sugestões que ele dá, na prática não funcionam. Por exemplo, ele diz que os alunos devem debater com o professor, pq o aluno possui saberes diferentes,ou seja,ele fala muito de aulas expositivas,ou seja,troca de ideias ou debates... Isso não funciona com crianças de 5 ou 6 anos,imagina um professor de português ou matemática sentar com essas crianças para debater sobre gramática ou métodos de divisão e multiplicação,primeiro q essas crianças nem sabem ler e escrever direito,não possuem raciocínio lógico-matemático ainda, pq essas coisas só se desenvolvem com tempo (anos e anos)e muita dedicação... Dá para começar uns debates lá pelo Ensino Médio, e ainda para iniciar os alunos nos debates,pq para se debater tem que ter o mínimo de conhecimentos sobre aquele assunto para poder defender seus pontos de vista... A diferença de conhecimentos acadêmicos e de vida de um professor e de alunos é gigantesca,um professor estudou 10 anos nos Ensinos fundamental e médio e depois fez mais 4 ou 5 anos de graduação na sua área específica, então o professor tem que ensinar e o aluno aprender,e não um debate ou uma conversa de amigos,claro que o professor pode interagir com o aluno em alguns momentos,mas em casos pontuais... Física,Química, Biologia,Matemática e etc são matérias que lá no começo do aprendizado vc não compreende muitas coisas,mas é assim mesmo,vc precisa ir compreendendo as partes para só depois entender o todo,se vc querer entender o todo antes das partes,pode ter certeza que vc não entenderá ou irá entender porcamente... E pra finalizar, todas as matérias tem um pq de vc estudar,o Paulo Freire critica a EDUCAÇÃO BANCÁRIA (que é como ele chama o ensino escolar),mas tem que entender que a escola não forma só o aluno individual, ela forma o aluno também para viver numa sociedade moderna onde se tem máquinas, computadores,automóveis, tecnologias e etc,as pessoas precisam entender um pouquinho de cada matéria, por exemplo, se vc entender um pouco de Biologia e Química,vc conseguirá se prevenir de várias doenças e até mesmo escolher tratamentos mais efetivos... Vc pode ser um Filósofo, mas vc precisa ter noções de matemática e Física para dirigir seu carro,se localizar na Cidade,fazer um planejamento mais eficiente das suas finanças e etc... Pelo "método" do Paulo Freire ,ele queria uma sociedade de Filósofos rs pessoas que só ficariam questionando e debatendo, mas na prática não resolveriam nada...
@danielrenanmoser63552 жыл бұрын
A memorização da tabuada não é pré-requisito par demais conhecimento da matemática, recomendo discutir isto com outros professores de matemática.
@Zicolinaceo2 жыл бұрын
Não é pré-requisito mas ajuda no aprendizado de outros conteúdos, e foi isso que ele disse, que é mais fácil e tals
@wellesmorgado47972 жыл бұрын
A memorização da tabuada permite você armazenar na memoria de longo prazo uma quantidade de resultados que não vão ter que ser derivados com o uso da memoria de curto prazo. Na minha experiência pessoal a memorização da tabuada na 3a serie (escola publica) foi fundamental para a avaliação mental de quantidades muito rapidamente, fundamental na minha área de trabalho.
@claudiasoria43926 ай бұрын
Até na arte do Soroban japonês é essencial a premissa de saber a tabuada. Não digo decorar, mas se não souber não vai longe na matemática. Mas decorar palavras pode? É estranho.
@nicolamarianipereira97672 жыл бұрын
Gostei do video, muito bom, apesar do Paulo Freire não ser o maior influenciador da minha prática docente, não tem como negar a sua importancia. O problema do Paulo Freire e que o Brasil deveria ter produzido mais "Paulos Freires", teriamos um cenário bem mais rico e atualizado. Só um adendo que faço no final do vídeo, sobre a eficácia do método e a relação com os alunos: o melhor método em sala nem sempre garante o melhor resultado, na verdade o resultado tá muito mais associado ao engajamenento dos alunos. Todo professor sabe que precisa ter um bom repertorio de didáticas e métodos, além de seu estilo pessoal, que ele vai adaptando para cada turma conforme vai dando certo. Alunos engajados no segundo melhor método teriam mais resultados que o uso do melhor método sem o engajamento dos alunos.
@raquelfaria97402 жыл бұрын
Discordo. O melhor método é o que obtém o melhor engajamento
@czrcprn2 жыл бұрын
Paulo Freire o grande mestre dos alunos que não sabem nada e espancam os professores!
@genidesousa37202 жыл бұрын
@@czrcprn acho q é o contrário. Se os alunos soubessem quem ele é n seriam brigões e mal educados.
@cleitonmazucomonteiro8007 Жыл бұрын
@@genidesousa3720 o Democrata Paulo Freire elogiava o Che Guevara, Mao Tsé-Tung, apoiava Ditaduras Comunistas e etc... Não se deixe enganar por pessoas que falam frases bonitinhas.
@susanagc27282 жыл бұрын
Vejo pessoas criticando Paulo Freire.Mas sem conhcer de fato p q dizem.assim como todos, ele tem coisas boas e coisas descartaveis.nao podemos descartar.
@integraldefluxo3 жыл бұрын
Método fónico é bom para alunos de soja. Aquele aluno padrão que todo mundo imagina. Um aluno nerd que gosta de estudar. Para alunos reais, com vidas reais, aqui no Brasil, ele não faz o aluno ligar a palavra ao significado e não entender a validade e necessidade de se alfabetizar. É como apresentar seu filho a um gato, mas apenas um membro por dia, e esperar que ele junte todos os pedaços em um gato vivo de estimação. As palavras não são aprendidas nem lembradas aos pedaços ou aos fonemas. Elas são como gatos na cabeça da pessoa analfabeta, morrem se você partir em pedaços.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Mas no vídeo eu sou contra os extremos. Se a educação não tiver conectada com a vida do estudante, nao funciona mesmo
@integraldefluxo3 жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona Penso que diferentes métodos funcionam para diferentes alunos. O "bom" aluno aprende até sozinho, na verdade.
@Zicolinaceo2 жыл бұрын
"as palavras não são aprendidas por pedaços" errado, para ler direito precisa aprender os pedaços de sílabas, para então que você consiga usar esses pedaços para ler palavras inteiras, as palavras possuem uma subdivisão clara em sílabas, caso contrário, o aluno memorizará as palavras apenas pelo som do todo, e isso da problemas
@integraldefluxo2 жыл бұрын
@@Zicolinaceo tenta explicar isso pra quem fala mandarim, cantonês, japonês. Como é que todo mundo aprende a falar vários idiomas sem jamais ter lido uma letra, nem jamais ter sabido o que é uma sílaba? Fora o fato de que as sílabas em outros idiomas tem um funcionamento muito diferente, como no alemão ou no inglês. Sua "opinião" vem do fato de que você só conhece a fundo uma única língua e muito pouco do desenvolvimento e do funcionamento do cérebro. Tem ainda os surdos, com suas linguagens gestuais. Eu sei um pouco de Libras, e não tem sílaba. Como você imagina que o surdo aprende a escrever se não usa sílaba alguma? Você completa com um "isso da problemas". Certo, qual problema? Eu sou Educador faz 25 anos e não encontrei esses seus problemas.
@Zicolinaceo2 жыл бұрын
@@integraldefluxo claro, Paulo freire é patrono da educação Brasileira, o método de alfabetização é feito para aprender idioma X, se idioma X muda é claro que o método tem que mudar, a crítica for baseada no nosso idioma, ou você acha que eu estava falando sobre o tailandês?
@alaxmorais64772 жыл бұрын
Obrigado pela aula Alberto. É bom ouvir uma explicação a respeito das técnicas utilizadas e acabar percebendo que a atenção, o respeito e a valorização do indivíduo foram mais efetivos que as técnicas que ele usou. É uma discussão bem mais interessante que atribuir a Paulo Freire a criação da Ideologia de Gênero. Valeu.
@JoseJunior689-qr2er2 ай бұрын
Tenho muito orgulho do Paulo freire
@zabulonno1115 Жыл бұрын
Perfeito. Concordo plenamente👏👏👏👏👏
@laileila1387 Жыл бұрын
n conhecia o canal, já gostei muito .
@eduardodepaulapinto2 жыл бұрын
Acredito que o método era bem específico para uma população específica dentro de um contexto temporal. Lógico que o ensino-aprendizagem evoluíram, óbvio.
@vicentebraz41033 жыл бұрын
Batendo ponto do meu like aqui, que o assunto é brabo para qualquer educador.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Acho importante termos uma conversa mais racional e menos emocional sobre esse tema. Isso vale tanto pro pessoal da esquerda quanto pro pessoal da direita. Valeu por assistir e comentar
@vicentebraz41033 жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona Devido a falta de tempo que temos na nossa sociedade, tem ficado mais difícil de abrir um debate sobre diversos assuntos no nosso dia dia, mas não é argumento para todos os assuntos ou legitimidade para deixar como estar, principalmente no meio acadêmico que deveria ser um campo centrado em teste e analises de maneira epistemica. Fico muito feliz ver esse assunto apresentado dessa forma, pois é muito discutido mas muito fundamentado em espécies de crenças capciosas.
@carloseduardovicente6209 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, tudo bem claro e inteligente e sem atacar ninguém. Ah pra deixar mais claro ainda paulo freire é exemplo a nao ser seguido .
@wesleydamazio43172 жыл бұрын
Um dos maiores erros que identifiquei, e que vemos claramente refletir a pifia educação publica que temos, é que o objetivo da escola é formar "AGENTES da transformação social", que na pratica é, a escola não ensina mas forma militantes com pensamento critico, pensamento socialista, ja que esse "critico" não tem a ver com nossa noção de criticidade, mas de interpretrar o mundo atravez do método socio histórico dialético.
@cristianoc8394 Жыл бұрын
Me veio à cabeça e diferença entre os bárbaros e os grandes impérios construídos. Os bárbaros chegam e destroem o que foi construído. As grandes nações evoluem com o conhecimento gerado e acumulado ao longo de gerações. Escolham jovens!!
@biancasantanabidu Жыл бұрын
Parabéns amigo. Que aula incrível.
@amarcos Жыл бұрын
Só fez-me lembrar das minhas primeiras séries, aprendendo.. maravilhoso Alfabeto Sílabas
@PatoPreparado2 жыл бұрын
Caraca, que vídeo! Estou na graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas e eu cheguei a pensar que eu tinha uma implicância particular com Paulo Freire. Mas com esse vídeo ficou mais claro pra mim o que me incomoda nele.
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Que bom que gostou Gabriel!
@kadupacheco798911 ай бұрын
Genial o vídeo! Parabéns
@ronsilva95632 жыл бұрын
Conclusão: Um homem que não tinha o melhor método mas, tinha a melhor das intenções.
@TheDannabrito2 жыл бұрын
Tinha justamente o que lota o inferno.
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
Sim, a intenção do emburrecimento programado.
@ronsilva95632 жыл бұрын
@@PauloHenrique-wi2es E deu certo, Bolsonaro Presidente, prova que o povo é burro
@Mike1GD Жыл бұрын
E que método era esse?
@sergionsj Жыл бұрын
É o contrário, tinha o melhor método, mas as piores intenções. 😂😂😂
@profdanielramos10 ай бұрын
...e ponto final! Parabéns pela exposição contundente!
@eduardoribeiro29182 жыл бұрын
esse canal é muito bom! merece mais reconhecimento
@prof.emersonlacerda81522 жыл бұрын
Sendo sincero, o problema realmente foi misturar a ideologia política com Paulo freire, geralmente pessoas de direita criticam ele sem nem ler, e esquerdas defendem ele sem aplicar! Aiii fica esse atraso contínuo, ao invés de se adaptar as partes boas e corrigir as ruims
@zuelinhobds2 жыл бұрын
Certo. Mas o próprio Paulo freire não faz essa separação. Por exemplo, ele praticamente diz que as vezes é necessário acabar com vidas de pessoas "não biofilas ". Oq vc acha disso ? Acha de bom tom ? É ou não é política misturada com a pseldoeducação que o bacharel em direito chamado Paulo freire chamou de "método educacional " ?
@PedroIcaro.profbiohistoria2 жыл бұрын
@@zuelinhobds teu comentário não tem qualquer conexão com a realidade, to avisando pq tu parece não saber disso
@zuelinhobds2 жыл бұрын
@@PedroIcaro.profbiohistoria Tá escrito no livro do cara. Como não tem "conexão com a realidade " ?
@zuelinhobds2 жыл бұрын
@@PedroIcaro.profbiohistoria " A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proíbem a vida." Oq seria isso se não uma propaganda barata da violência permitida ? Bom, marxista do jeito q era não podia ser diferente. Todo mundo sabe que não há como implantar a revolução socialista sem uso obrigatória de violência.
@PedroIcaro.profbiohistoria2 жыл бұрын
@@zuelinhobds tu compreende que isso é popperiano e não marxista ou não?
@gibibomm5 ай бұрын
Amei sua abordagem. Parabéns!
@NorbertoBernardes-yx1bt10 ай бұрын
Muito bom o seu vídeo🎉🎉👏👏👏👏👏👏👏
@vitor-wg4st2 жыл бұрын
Excelente vídeo!!!!! E eu só aprendi tabuada na faculdade, depois de tanto fazer as contas eu acabei decorando Até o ensino médio eu só sabia a tabuada do 5 de cabeça, e lembro muito bem de diversas questões que errei pq tinha feito uma multiplicação simples errada 🤣
@MatheusFerreira-iv4ku3 жыл бұрын
Sou adepto do modelo Pierluigiano ;D
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Eu era muito amigo do professor Pier, ele certamente faz muita falta
@rayansaldanha95853 жыл бұрын
Eu também meu amigo
@Yucatán23 жыл бұрын
Poderia explicar pra gente no que consentia o método dele?
@rayansaldanha95853 жыл бұрын
@@Yucatán2 tem varia palestras no youtube e só procurar “professor pierluigi piazzi “
@MatheusFerreira-iv4ku3 жыл бұрын
@@Yucatán2 Os livros dele também são incríveis, eu gosto muito do Inteligência para Concursos
@joaodecarvalho70122 жыл бұрын
Isso é o primeiro Paulo Freire, que teve que alfabetizar adultos. Depois, quando escreveu _A pedagogia do oprimido_ , o objetivo dele é formar alunos conscientizados, que percebem sua condição de oprimidos e se mobilizam para fazer a Revolução.
@Azul5472 ай бұрын
Mais um comunista....
@Hr.M5 ай бұрын
Esse vídeo é muito bom👍
@danilodecastro78002 жыл бұрын
O vídeo todo caiu por terra quando ele baseou toda a sua base de argumentação na variedade das faixas etárias. Paulo Freire usou seu método para a alfabetização de pessoas adultas ou idosas, então sim, eles já tinham uma vivência, então o método sim se aplicava aos alunos de Freire.
@rodrigoappendino2 жыл бұрын
Mas ele não disse que não se aplicava. Ele deixou claro que é eficaz. Só disse que pesquisas mostram que há métodos mais eficazes. Sobre a variedade de faixas etárias, ele disse que outras pessoas tentam adaptar para outras, mas acho um erro ele falar num vídeo sobre o Paulo Freire sobre isso, porque as pessoas vão associar a ele, como se fosse sobre ele, e não sobre as tentativas de aplicar a outras faixas etárias. O maior problema que vejo é combater apenas com ciência sem falar da questão filosófica da obra dele.
@danilodecastro78002 жыл бұрын
@@rodrigoappendino então meu amigo, é o que estou dizendo, o raciocínio começou inválido.
@claudeteferreiradasilvaalv92082 жыл бұрын
Ótima explanação! Paulo Freire deixou seu legado e o método que ele usava foi muito importante porém na atualidade cabe algumas ressalvas.
@diegosousa13582 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, muito organizado e didático. Acredito que a importância principal do Paulo Freire está na proposta do debate em um período que o analfabetismo era comum nas regiões mais afastadas das capitais, não que tenha desaparecido nos dias de hoje, mas a busca por uma metodologia capaz de ajudar essas pessoas, o desenvolvimento do discurso em que a realidade sócio econômica do aluno faz parte do processo de aprendizagem são importantes até hoje. Claro como boa ciência não é uma vdd absoluta, e é bom que o método tenda a se atualizar e incorporar outras variáveis da nossa sociedade. A herança que ele deixou está presente em quem busca o método e em quem busca alternativas diferentes dele, isso faz parte do processo de ensino. Obrigado novamente pela excelente explicação.
@jessicabellajardim89202 жыл бұрын
Acredito que possa ter havido uma interpretação equivocada quanto à abordagem de Freire em relação à Ciência. Ao contrário do que foi mencionado no vídeo, o autor orienta que o professor ou a professora deve ser detentor de rigoroso método de ensino e conhecimento científico (Pedagogia da Autonomia). O que diferencia sua abordagem das mais tradicionais é o fato de que o estudante trará uma questão, inicialmente ingênua, e o professor irá enriquecer a bagagem cultural dessa pessoa ao articulá-la ao conhecimento científico, o qual o professor domina. O novo conhecimento, alicerçado ao que o estudante já sabia, proporciona aprendizagem significativa. Concordo que as universidades atuais, - ao menos, posso falar de ambas as que frequentei como estudante - apresentam discussões vazias de conteúdo científico, beirando, mesmo, o senso comum. Isso acontece, inclusive, nos momentos de estudo de professores já formados e concursados. Porém, não devemos colocar isso na conta da abordagem freiriana, mas, sim, repensarmos a formação dos professores brasileiros, em todos os níveis (do infantil ao universitário).
@lucasguio62512 жыл бұрын
Comentário perfeito!! A ciência não é mecânica, mas sim dialética!! E Paulo Freire foi altamente científico.
@cassialucelima2 жыл бұрын
Perfeita sua colocação 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@cleitonmazucomonteiro8007 Жыл бұрын
@@lucasguio6251 uma pergunta, se o Método do Paulo Freire não é o ensinado nas escolas,então pq chamam ele de Patrono da Educação?? Só pq ele ensinou um grupo de adultos a ler e escrever ??
@Alexander-dh3uk3 жыл бұрын
Eu não gosto muito das ideias do freire no que diz respeito a falta de autoridade do professor em sala de aula , e a aprovação automática. A parte de inclusão eu admiro pois foi o primeiro a falar sobre. Entretanto quem mudou minha vida na forma de aprender foi o Pierluigi Piazzi. Agora quem me ajuda é o Alberto 😌👊🏻😆📚📚📚
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
O professor Pier faz muita falta nos dias de hoje
@lucasguio62512 жыл бұрын
Paulo Freire nada diz a respeito da "falta de autoridade" do professor em sala de aula, e muito menos em aprovação automática. Erro de interpretação.
@Sciencecutbr2 жыл бұрын
Pra saber se funciona ou nao é so analisar a educaçao das intituiçoes de educacoes basicas, e ai nao sua cidade a escola publica ensina ou enrrola?
@Ruan_vasconcelos2 жыл бұрын
E sempre com esse excelente trabalho. Parabéns professor.
@simiaovitormarques965210 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Muito elucidativo. Faça um vídeo igual a esse sobre a psicanálise lacaniana. Please!
@danifb51672 жыл бұрын
Bom dia! Ótima aula Professor.
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Bom dia Dani! Que bom que gostou!
@arielportugal44732 жыл бұрын
Parabéns por esse canal, esta prestando um bom serviço aos falantes da língua portuguesa.
@MariaOliveira-fe9qx2 жыл бұрын
Parabéns
@amigo99182 ай бұрын
o contexto de hoje não se compara a realidade não. foi um grande professor.
@luciarodrigues52282 ай бұрын
O método até não importa tanto, desde que haja o entendimento. Que o senso crítico seja desenvolvido.
@yrmin2 жыл бұрын
Estes foram argumentos, mas se quiserem prática, recomendo lerem sobre "O Caso Rosa".
@TheDaniela31122 ай бұрын
Excelente vídeo, parabéns pela imparcialidade. Sou professora de inglês, me formo ano que vem e posso atestar que, assim como outros já comentaram aqui, o método Freire é seguido a ferro e fogo na universidade e eles martelam isso na nossa cabeça. Eu e meus colegas estamos estagiando e nossos planos de aula são revisados pela professora antes. Os professores realmente estão em uma onda de evitar aulas expositivas a todo custo. Somos ensinados que todas as aulas têm que ter um eixo temático para ser discutido, um vídeo, uma leitura, uma dinâmica ou um jogo para gerar discussão e através dessa discussão ir construindo e puxando dos alunos as regras gramaticais ou leis da física ou seja lá o que for que seria exposto na aula expositiva tradicional. Existem diversos desafios com essa abordagem, ela leva bastante tempo, às vezes os alunos não possuem nenhum conhecimento básico do tema para poder contribuir, e no dia a dia do professor é muito complicado fazer um planejamento assim toda semana. Não vejo motivos para demonizar as aulas expositivas. Sou uma professora muito dinâmica, jovem, atualizada, moderna, gosto de levar materiais interessantes pra aula, mas aulas expositivas pelo menos algumas vezes ao mês são simplesmente indispensáveis. Pessoalmente meu método é começar um novo assunto com uma aula expositiva tradicional e revisar ele pelo restante das semanas com aulas seguindo o método Freire, com dinâmicas, discussões e atividades mais engajantes. Mas o que eu mais valorizo do método Freire é a relação de respeito, cuidado e apreciação pelos alunos que é uma das minhas partes favoritas de ser professora. É incrível como os alunos respondem bem às aulas quando percebem que o professor se importa com eles
@MsPedrobueno19 күн бұрын
É preciso haver ao menos um primeiro momento de aula expositiva, a menos que os alunos já tenham conhecimento prévio do eixo temático a ser discutido, o que em geral não é o caso. Não é possível discutir algo sobre o qual você não sabe nada; o que acontece é os alunos serem guiados como cegos à conclusão que o professor quer produzir, tendo a ilusão de que estão caminhando por seu próprio raciocínio.
@TheDaniela311219 күн бұрын
@MsPedrobueno eu também vejo dessa forma, e acho hipócrita. Pois o objetivo da discussão já está marcado e logo não é uma discussão livre. Não tem graça ser convidado a conversar, sabendo que a pessoa com quem vc tá conversando está esperando vc falar exatamente o que ela quer ouvir. Não é espontâneo
@CiroNogueiraJr2 жыл бұрын
Excelente!
@sergiogimenezcoelho8702 жыл бұрын
Nada contra a sua didática ou retórica, nada a criticar de seu cabedal de conhecimento e vivência. Quanto a isso, parabéns ao saudoso Paulo Freire - meus respeitos. Ser humano de valor incontestável. Em contrapartida, lamenta-se seu posicionamento socialista e seu enorme apoio a um partido sindicalista que escancararia caminhos para as abjetas atuações comunistas em nossa Pátria amada, Brasil, como hoje se vê.
@mateuspantarhei2 жыл бұрын
Amigo, por favor aponte qual a fala de Freire que indica que não deve haver a TRANSMISSÃO DE SABER ES JÁ CONSTRUÍDOS. É uma pergunta sincera. Gostaria de ir no texto do Freire, pq realmente nunca li isso direto do autor.
@gurodrigues932 жыл бұрын
Gostei do vídeo de um modo geral, mas discordo da inferência que fez ao final (14:54). Será que o engajamento, motivação e aumento da autoestima dos alunos não se deu justamente por causa do método desenvolvido por Paulo Freire e não apenas por uma "atenção especial" dada pelos professores? Acredito que o método tenha papel muito importante nesses resultados, pois ao aprender à partir do todo é muito mais fácil enxergar sentido no estudo (ainda mais quando se parte de uma palavra geradora ou tema gerador familiar à sua realidade) e, posteriormente, se aprofundar nas partes com interesse genuíno. Isso porque "o todo não se resume a soma de suas partes", é muito mais complexo que isso (as partes que compõe o todo interagem de formas diversas). Muitas vezes o aprendizado fragmentado é desmotivante, uma vez que o aluno não compreende o por quê da realização de algum exercício ou atividade (no caso a decodificação de sílabas aleatórias), e só vai compreender lá na frente, quando lhe for apresentado o todo. Penso que esses resultados obtidos pelo método de Paulo Freire, como a motivação em obter o aprendizado por toda a vida e resgate da autoestima são muito valiosos, pois proporcionam novas formas de viver e de se relacionar em comunidade, se enxergando como ser ativo na sociedade e não apenas como alguém que se adapta às "situações limite" que lhes são impostas. Esse, para mim, deveria ser o grande objetivo educação, sem isso não adianta muito saber decodificar sílabas e ler que "Eva viu a uva." Mas de qualquer forma, parabéns pela análise que fez no vídeo!
@lucasguio62512 жыл бұрын
Muito interessante abordar Paulo Freire, e acho que este vídeo cumpre um papel muito importante dentro do KZbin. Contudo, vejo que a análise do Alberto sobre o tema exposto é um tanto quanto mecanicista. É nítido que "seguir cegamente" o que alguém diz é até mesmo anti-científico, porém existem erros crassos de interpretação dialética do autor do vídeo com relação às práticas que Paulo Freire propôs. A ciência não se faz por analisar de forma mecânica, mas sim dialética. Paulo Freire estava inserido dentro de um contexto, e fazia um determinado debate dentro deste contexto histórico e temporal da educação. Paulo Freire nunca trouxe sua teoria para dentro de um método, mas sim para dentro de um campo filosófico. Aliás, assim como Karl Marx não gostava dos então chamados filósofos da sua época, Paulo Freire também não gostava dos então chamados "métodos" à sua época. Para além disso, sobre a questão de ser totalmente contra aulas expositivas e o professor não cumprir o papel de expor o que já se tem entendido dentro dos mais variados campos científicos, tal questão se torna equivocada. Paulo Freire nunca disse ser totalmente contra, mas, levando em consideração seu contexto histórico e o debate que se fazia sobre a educação à época, ele se opôs a tal método, propondo, então, que SE LEVE EM CONSIDERAÇÃO O QUE O APRENDIZ JÁ CONHECE, somado ao que se tem de estudos científicos, formando assim o pensamento crítico. Alberto, te admiro muito por promover a ciência dentro de uma plataforma que permite a disseminação de informações falsas, mas é preciso ter cuidado para não se cair em uma visão mecânica da história. A ciência é, por natureza, dialética.
@marciabyrd50022 жыл бұрын
Excelente como sempre.
@hemlybarsch86072 жыл бұрын
muito lúcido
@gabrielmelo58852 жыл бұрын
Interessante as críticas, mas elas estão embasadas em perspectivas de educação distintas. O propósito de Paulo Freire não era apenas alfabetizar, mas formar para vida. Me parece que o foco dele não era o melhor método de alfabetização, mas aquele que possibilitasse questionar a realidade, para enfrentar os modos de opressão, e transforma-la.
@antonioamaral38962 жыл бұрын
E quase uma ideia marxistas
@lbtol1372 жыл бұрын
No exemplo mais simples citado, no caso a palavra "ovo", uma criança pode não assumir que é letra "o" é uma sílaba e "vo" outra. Ela pode compreender que a sílaba se forma com a união das duas primeiras letras, o que daria em "ov - o", o que prejudicaria a compreensão da criança e dá uma boa esfacelada na explicação dada no vídeo.
@cowboyforadalei4415 Жыл бұрын
sobre o "exemplo" tava muito tempo pensando sobre esse o problema de poucos aprender matematica e fisica por exemplo, eu vi muitos professores ensinando um assunto com pouco repertorio para gente com o intuito de nós descobrirmos sozinho como faz o exercício e o conceito pensando como se fossemos gênios, e se tu pede uma ajuda, eles falam, não da para "retomar" sendo que nunca explicou, ridiculo isso que eu passei. ai quando eu terminei o colegial fui estudar sozinho, fiz cursinho um ano, e estudei para concurso no you tube, digo que estou aprendendo bem mais e todos se aprofundaram muito mais, diferente do colegial que aprofundava em nadica de nada, a explicação era sempre estavam muito aquém do que exigia demasiado as materias
@ClanDosCanalhas3 жыл бұрын
Percebo q meu professor de estudos socio-histórico-filosófico da educação, um fã de Paulo Freire, não dava aulas assim e sequer dava aulas na vdd. Obrigado Albertinho
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Perceba que o convite do vídeo é justamente elevar o nível do debate. Muitas das críticas feitas ao Paulo Freire são anacrônicas (ele foi um homem de décadas atrás). No entanto, não faz sentido simplesmente continuarmos o admirando de forma cega
@ClanDosCanalhas3 жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona entendo. Justamente por isso falo desse professor. Mesmo sendo assumidamente um fã do Paulo Freire, as aulas que ele nos dava eram pouco baseadas nos conceitos do próprio Paulo Freire, por isso talvez, fiz confusão sobre o conteúdo na época e por isso também, gostei muito do vídeo
@feijao57942 жыл бұрын
Lógico...assim ele fez jus ao método.
@odeposito91222 жыл бұрын
Esse é o problema da maioria dos profissionais da Pedagogia no Brasil. Se dizem fãs de Paulo Freire, mas sequer passaram do primeiro capítulo de "A Pedagogia do Oprimido". Adoram reproduzir frases prontas e fazer citações no dia do aniversário do autor, mas sequer entendem qual seu propósito ou como aplicá-lo.
@andersonraasch47192 жыл бұрын
15min você chama de aula?
@pedroalexandregomes12602 жыл бұрын
Já decorei a tabuada quando era novo mas foi tão ruim que desenvolvi um método dedutivo para chegar no resultado e assim entendi melhor multiplicação
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
O problema de não se saber a tabuada é a perda de velocidade para fazermos cálculos mais complexos. Por precisar fazer os cálculos da tabuada, surge uma sobrecarga na memória de trabalho.
@pedroalexandregomes12602 жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona mas depois que cheguei no método não tive mais problemas e sinceramente temos calculadoras
@gabrielsventura772 жыл бұрын
Se você souber a tabuada vai conseguir usar seu método dedutivo com números maiores que você não saiba de cabeça.
@PauloAndtade2 жыл бұрын
Excelente vídeo. No geral, não gosto da forma dogmática como que Paulo Freire é apresentado por seus seguidores, nem do culto à personalidade que se estabeleceu em torno da sua figura. Embasar o ensino/aprendizado no conhecimento e nas estruturas de pensamento pré existentes nos alunos é uma prática poderosa, mas isso sequer é original de Freire e outros autores tratam isso com mais propriedade. Isso não é demérito do nosso educador, mas atribuem a ele méritos de outrem. Pelo que entendi, o que lhe deu destaque no cenário mundial, foi dizer que "ensinar é um ato político que não deve ser dissociado das práticas pedagógicas". Isso naturalmente remete ao marxismo e à luta de classes. É uma observação importante, mas muitos educadores levaram isso ao extremo. Vi coisas como "Sa-lá-rio" que é baixo e ....etc. Obrigado por apresentar uma forma ponderada de se obter um bom aproveitamento do trabalho de Paulo Freire.
@antonioamaral38962 жыл бұрын
Cara tá bom de nerfa um pouco Karl Marx no meio acadêmico kkkk
@mundolokodafe91912 жыл бұрын
Eu tinha um professor que ensinava colocando no quadro, vendo quem descobria, e depois pedia pro aluno explicar oq ele descobriu e então ensinava
@demariajr20092 жыл бұрын
O culto (ou ódio) ao Paulo Freire é regido basicamente pela inclinação política de quem o julga. Sou engenheiro, e apenas na faculdade percebi o quanto o nosso ensino de Matemática é falho... Culpa do Paulo Freire? Não necessariamente.
@luciarodrigues52282 ай бұрын
Paulo Freire não disse que o aluno não pode decorar a tabuada. O aluno deve primeiro entender para depois decorar e não, apenas, decorar sem entendê-la.
@LC-iv4dh2 жыл бұрын
Vê aí o qi do pessoal educado no método sócio construtivista e no método tradicional... Aí compara, vê o qi do chinês e do brasileiro
@joaomarcosoliveira20332 жыл бұрын
Na verdade pelo menos ele não xingou, aliás ; não faz críticas baseadas em chavões. Ele discordou baseado na crítica dele à realidade. Embora, eu discorde de alguns pontos que ele levantou. Na verdade o método nem é utilizado na maioria das escolas.
@leandrolimaius Жыл бұрын
Muito bom.
@laismeriscardosodeandrade39722 жыл бұрын
Eu admiro o pensador Paulo Freire não vejo a técnica, eu vejo a filosofia.
@linuxp002 жыл бұрын
A tecnologia alimenta a técnica, a técnica atualiza a filosofia. No tempo em que se fazia filosofia sem ciência, o povo acreditava que a terra era o centro do universo. E não digo isso somente sobre as ciências naturais, outras ciências humanas se beneficiam muito de estatísticas e outras medições quantitativas/qualitativas.
@JoseAdler2 жыл бұрын
Laismeris, Exato, aliás, o Alberto questiona erradamente justamente a questão central da educação de Paulo Freire, a educação como uma ferramenta emancipadora. E como ferramenta emancipadora, obviamente que não tem como ser um modelo prescrito e dogmático de uma receita de como fazer, porque a educação tem-se que se fazer em respeito a como cada realidade se manifesta em cada esquina em cada segundo!
@GabrielDorcino3 жыл бұрын
Muito bom!! Show!!
@TheFernandomaximus2 жыл бұрын
E foi assim que o Brasil desenvolveu um país com um dos piores sistemas educacionais do mundo, figurando por vezes o último lugar, vezes penúltimo, mas sempre entre os piores no ranking mundial. Viva Paulo Freire!!
@marcospr51972 жыл бұрын
Eu não sei como você aprendeu a ler, mas estudei a vida inteira em escola pública e não aprendi pelo método Paulo freire
@genidesousa37202 жыл бұрын
Não tem método paulo freire na escola. Tem o método q ele criticava, o bancário kkkk aluno sentado, professor falando. Prova, trabalho, testes recuperação... A falta de qualidade da educação está atrelado a falta de investimentos para escolas melhor equipadas. Como dar aulas boas sem material com sala com 40 alunos sem ar-condicionado com um ventilador...
@henriquevilletti2 жыл бұрын
Paulo Freire é muito mais do que um método de alfabetização... resumir ele a isso é ser leviano. Sei que o foco do vídeo foi sobre o método, porém faltou associar com outros pensamentos dele.
@lucasguio62512 жыл бұрын
Siim! E, na verdade, Paulo Freire em si não desenvolveu "métodos", mas sim propôs debates filosóficos na educação. Entender a realidade do aprendiz e aplicar o melhor "método" a partir daquilo que o aprendiz já tem como conhecimento. Isso não é um "método" em si, mas sim uma abordagem, um debate filosófico para dentro da educação. Concordo com você!
@flifoxoficial66702 жыл бұрын
Amo seu canal
@schrodinho46112 жыл бұрын
Muito bom. Fala sobre o homeschooling. Sei que vc certamente não é favor, mas não acredito que seja totalmente contra. O homeschooling seria uma boa alternativa as escolas principalmente para aqueles que aprendem mais sozinhos
@damiresfranca57443 жыл бұрын
Gostei bastante!! Trabalho sério!
@ladyprado50142 жыл бұрын
Análise interessante 🤔
@raquelfaria97402 жыл бұрын
Vídeo excelente! O nosso sistema é alfabético e não silábico. É muito óbvio o caminho a ser seguido.
@ComoaMenteFunciona2 жыл бұрын
Valeu Raquel!!!
@Frodrix12 жыл бұрын
Não sei se tem como responder, mas vamos lá: 1- O método Paulo Freire é usado nas escolas públicas brasileiras? Se negativo, qual é usado? 2- Qual seria o método que poderíamos dizer que é o contraponto ao método PF? 3- O método PF prega a ausência de autoridade dentro da sala de aula, como muitos dizem? Não conheço o método Paulo Freire, mas sempre fico com o pé atrás ao ver uma horda criticando, mas sem saber explicar o porquê. Gostei muito do seu vídeo e sobre minhas perguntas, está aberta a qualquer um responder também (se puder e souber).
@sliywa40512 жыл бұрын
1 - Não é usado em sua maioria, cada professor utiliza seu próprio método de ensino, mas pelo o que eu observo no ambiente escolar e que ainda a maioria se utiliza de um método positivista, decorar conteúdo e o professor como detentor de todo o conhecimento
@sliywa40512 жыл бұрын
2. Vão haver contrapontos e complementações a Paulo Freire, mas o método que distoa grandemente é a educação positivista, um método que complementa por exemplo, é a pedagogia histórico - crítica
@sliywa40512 жыл бұрын
3. Não, na verdade essa questão de autoridade é alvo de vários debates pedagógicos, o que é um professor com autoridade? Um professor que impõe medo aos alunos, que não admite ser questionado? Geralmente essa palavra de autoridade do professor vem atrelada ao método positivista e hoje muito se questiona sobre as diferenças de autoridade X autoritarismo. Por exemplo, sou professora, adepta à Pedagogia Histórico Crítica, parto dos conhecimentos dos alunos, conversamos, trocamos informações, eu ouço eles e eles me ouvem, mantemos uma relação de igualdade, deixo espaço para eles questionarem, se alguém da coordenação entra na sala, não vera a organização em fileiras ou os alunos quietos, sem poder falar ou se mexer, mesmo assim eu tenho autoridade sob a sala, mas não exerço o autoritarismo
@sliywa40512 жыл бұрын
O Método do Freire é muito criticado (diga-se de passagem que grande parte da crítica não o leu) por ser pensado durante uma situação específica para uma classe social específica e ir de encontro com o método positivista que foi implementado durante a ditadura militar, geralmente são críticas feitas com o intuito de se manter o ensino nos moldes ditatoriais, dentro das universidades há amplo espaço para a crítica a Paulo Freire, Saviani (PHC) mesmo, é alguém que o faz, mas são muito diferentes das críticas de internet que vemos por aí, pois entende-se a importância de Freire (não a toa ele é estudado em Grandes Universidades pelo mundo), parte-se do que ele construiu para construir algo além. Pelo que eu vejo esse movimento na internet de crucificar freire fez com que se defendesse 100% freire do outro lado. Afinal é preciso reconhecer sua importância para após se debater as críticas, principalmente pq essa crítica é feita na maioria das vezes por pessoas que não tem formação pedagógica alguma e nem o leram
@Frodrix12 жыл бұрын
@@sliywa4051 li tudo o que me respondeu e agradeço, pois tinha essas dúvidas e não sabia quem podia responder. Vejo que usam muito o "método Paulo Freire " para usar de bengala para justificar situações ruins do nosso sistema educacional, mas quando questionados um pouco mais, quase nunca sabem responder. Obrigado.
@ZakatNTHN3 жыл бұрын
Discordo sobre a necessidade extrema de decorar a tabuada, eu recalculo sempre por método aditivo e subtrativo, não investi disposição algum para decorar, ainda assim, tenho facilidade com matemática, uma vez que o objetivo é estabelecer uma lógica funcional, e não decorar resultados. Um exemplo é: x.5, onde considero 10x/2, ou x.7, 10x/2 + x.2. Realizo essa operações mentais quase sempre que realizo um cálculo.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Na verdade, pensando em neurociência, ao memorizarmos a tabuada, aliviamos a sobrecarga cognitiva que existe em nossa memória operacional, estando mais espaço para o raciocínio lógico.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
No entanto, claro que existem diferenças individuais e talvez você não precise de tabuada mesmo.
@ComoaMenteFunciona3 жыл бұрын
Exatamente isso, saber a tabuada alivia a carga cognitiva
@eric189933 жыл бұрын
Não só a tabuada que é bom decorar, mas as potências mais simples tb.
@OPiorCanaldoYoutube2 жыл бұрын
Não é porque você não precisa que não seja uma necessidade da maioria
@erlitonlucas6982 жыл бұрын
Eu só senti falta de comentar sobre o livro a pedagogia do oprimido
@isabelaoliver33872 жыл бұрын
Quem critica Paulo Freire, não conhece Paulo Freire.