Parabéns !!! Finalmente um historiador brasileiro renomado tem a coragem de destacar o trabalho historiográfico e monumental de Manuel da Silva Rosa , mesmo quando este trabalho foge à regra do pensamento científico majoritário até então. A leitura do livro Portugal e o Segredo de Colombo é simplesmente estarrecedora ! Há centenas de evidências que Colombo era português (não estou exagerando) ! Há cartas , documentos oficiais, certidões de casamentos, estatutos de associações de nobres, brasões oficiais de família, provas grafotecnicas e até mesmo provas de DNA sobre familiares de Colombo! Todos deveriam ler e tirar as próprias conclusões! Os livros de História também deveriam começar a retratar essa versão .
@Leo-en3uh2 ай бұрын
Adorei o seu texto.
@lxportugal93432 ай бұрын
Um documentário espanhol transmitido há pouco tempo confirma pelos testes de adn que ele de facto tinha dna sefardita. Agora dizem é que ele era de Valência. Vai ser engraçado ver as cambalhotas que os espanhóis vão dar só para afastar a hipótese de ele ser Português
@alvorecerdourado64902 ай бұрын
Deveriam reescreverem a história da origem dele contrapondo a história oficial de que era um genovês. Tá na hora de reescreverem isso. Colombo era nada mais do que mais um dos tantos portugueses descobridores dos sete-mares.
@PedroXavier-l4d25 күн бұрын
Sou seguidor também da Dra Cláudia B S Pacheco, autora do besta seller História Secreta do Brasil, já na sua 8a edição
@26vangelis2 ай бұрын
Comprei em Lisboa o livro Portugal e o Segredo de Colombo de Manuel da Silva Rosa a partir de um vídeo no qual o escritor defendia a sua tese de que Colombo era um agente secreto do Reino de Portugal infiltrado no Reino da Espanha. Foram muitos anos de pesquisa desse escritor português sobre a vida de Colombo...
@rosanadiogo2693 ай бұрын
Boa noite a todos! Estive no Palácio de Mafra ano passado. Vi as Pinturas. Agora vou saber mais com o Paulo Rezutti. 👏👏👏
@guilhermecastro36153 ай бұрын
O que eu acho, é que você é um perfeito contador de histórias. Hipnotiza
@pauloa31722 ай бұрын
A voz e entonações dele me irritaram, mas como o assunto é interessante acabei assistindo.
@rosaleite91432 ай бұрын
Interessante! Eu adoro a voz dele. Quando estou muito agitada logo procuro o canal dele, me relaxa, me acalma, rsrs @@pauloa3172
@antoniopaivapaivinha27 күн бұрын
Parabéns
@NotYourBusiness_bye22 күн бұрын
@@pauloa3172 A entonação faz pausas não-fluidas. É realmente difícil de seguir o video.
@denisefreitas67273 ай бұрын
Arrasou no vídeo de hoje, Paulo! Mantenha a gente informada sobre o teste de DNA do Colombo.
@deboracas12 ай бұрын
Fico tão feliz quando vejo Paulo Rezzutti falando... E seus livros também são bem acessíveis! Semana passada comprei um livro dele na Amazon com 82% de desconto!! Fui olhar agora a pouco e parece que ainda está com desconto. Até mandei aos meus amigos e à minha irmã, que também é apaixonada por este historiador (especialmente em relação às fofocas históricas, como ela diz). 😅😊❤
@annariso12043 ай бұрын
ótima história do colombo, que nunca foi contada na escola.
@Petro_miguel3 ай бұрын
Salve salve rapaziada. Abraço de Portugal
@cleusa95552 ай бұрын
Impressionante essa história do Colombo! Você é excelente contador da história professor Rezzutti!
@veraarmando52123 ай бұрын
Para mim Colombo era Português, espião ao serviço da coroa Portuguesa. E os Espanhóis caíram na história dele. 🙂 Ótimo vídeo. Obrigada.
@jardessonbarroso60532 ай бұрын
É possível
@alvorecerdourado64902 ай бұрын
Muitos espanhois já desconfiavam dele naquela época, porém os reis castelhanos mesmo sabendo que ela era um portugues queria manter em seu encalço para aproveitarem das descobertas dele e depois tomarem para si. Porém ele foi em experto, pois antes de passar as notícias para os reis espanhóis ele foi direto para o rei portugues passar as informações pra depois ir até a Espanha passar as notícias. Grande Colombo, já tem o seu nome dos anais dos grandes heróis portugueses!
@jardessonbarroso60532 ай бұрын
@@alvorecerdourado6490 verdade
@quebrando_mitos2 ай бұрын
@@alvorecerdourado6490herói? Nem os portugueses trataram os escravos da forma que ele tratou! Um bandido da pior espécie, é o que ele era!
@julietamarques42952 ай бұрын
Com uma explicação assim da BIOGRAFIA DE COLOM NÃO PRECISARÍAMOS TER INVESTIGADO DURANTE ANOS,LIVROS E LIVROS,DOCUMENTOS E MAIS DOCUMENTOS E TANTAS OUTRAS OUTRAS ASSIMETRIAS DE OPINIÃO. PARABENS PELO SEU DOCUMENTARIO E POR MAFRA. VALEU.
@vitorsilva22742 ай бұрын
Em Portugal existe um livro de Mascarenhas Barreto chamado: O português Cristóvão Colombo agente secreto do Rei Dom João Il.
@luciagoncalves45073 ай бұрын
Não me canso de aprender História com você.... Vc é excepcional!!
@sidneibatista77552 ай бұрын
Deduzimos, ou melhor, descobrimos que a História real, a dos fatos ocorridos quase sempre se distancia da história oficial, a dos fatos imaginados como temos aprendido na escola. É aquela confirmação metafísica, nada que esteja encoberto que não venha à luz. Paulo Rezzutti é um excelente historiador.
@rosaleite91432 ай бұрын
Se nas escolas ensinassem História com o seu entusiasmo o meu caminho teria sido outro. Obrigada, professor Paulo Rezzutti!!
@tiburciusvanderleeuwen66972 ай бұрын
No entanto, as professorinhas marxistas ensinam aos jovens ideologia de genero, guerra de classes, marxismo cultural, funk....
@josemanoeloliveira16632 ай бұрын
@@tiburciusvanderleeuwen6697 Vc conhece todas as professoras de História do Brasil?
@cezargaviolli2 ай бұрын
@@tiburciusvanderleeuwen6697 Bastavam tocar Iron Maiden que saberíamos muito mais kkkk \m/
@tiburciusvanderleeuwen66972 ай бұрын
@@josemanoeloliveira1663 Não preciso conhecer, basta ver a consequencia do brasil ser um dos ultimos colocados no ranking internacional Pisa de ensino. Se tem alguma que ensine historia de verdade está diluída em um mar de ignorantes e ignóbeis.
@rosamaksoud50873 ай бұрын
Curiosa e na expectativa para descobrir os mistérios de Colombo.
@martaportes5093 ай бұрын
Nossa, isso é MUITO interessante!!!!! Nossa, se eu tivesse aprendido isso na escola teria me divertido muito mais nas aulas. Muito interessante!
@fsjuarez80312 ай бұрын
Sempre gostei das histórias das grandes navegações. Recentemente descobri que descendo do navegador Afonso Goncalves de Antona Baldaia, que junto com Gil Eanes cruzou pela primeira vez o cabo Bojador.
@anapedrofonseca18812 ай бұрын
Espetacular 😀 acho que ele era um espião português 👌
@alvorecerdourado64902 ай бұрын
Colombo sabia que aonde ele ia não era a Índia e sim as terras do oeste já conhecidas pelos portugueses porém queria despistar a coroa espanhola das inscrições portuguesas no leste até às Índias e China. Ou seja, ele era um despistava para Portugal manter o seu monopólio nas índias como ao mesmo tempo fazia jogadas de manter o seu nome nas terras do oeste como representante da coroa lusa mesmo sendo a serviço da coroa espanhola. Ou seja, Portugal é quem saiu ganhando em tudo.
@marciogea2 ай бұрын
Eu já havia lido parte das histórias que estão no vídeo, porém nada tão bem resumido e organizado. Parabéns Paulo adorei o seu trabalho!
@cildasegadasdearaujo80663 ай бұрын
Só agradecer a vc, vídeos q podemos saber de história verdadeira, já q estamos na internet com assuntos mentirosos, fraudadores e q levam as pessoas a acreditar . Quem venham mais seus vídeos,estamos com vc👏👏👏👏👏💖💖💖😊
@robertoschmidlin73182 ай бұрын
História mirabolante! Nunca ouvi ou li antes sobre essa versão. Fantástico. Se novas evidências confirmarem que ele era português, será uma das revisões históricas mais fantásticas.
@ZilmarCirilo2 ай бұрын
Segundo pesquisa mais recente através de DNA....q se arrastou por 22 anos...no último dia 12 do mês corrente...pasmem...Colombo é judeu sefardita
@ZilmarCirilo2 ай бұрын
*era
@paulofilho12113 ай бұрын
Fascinante como a história se desenvolve. Mais um excelente vídeo do Prof. Paulo Rezzutti.👏👏👏👏👏
@Reggymendes2 ай бұрын
Sensacional!!! Pra mim Colombo era um espertalhão
@giantoni34643 ай бұрын
Gratidão querido irmão. Muita saúde e paz.
@doraedecioinacio23842 ай бұрын
Olha que historia!! Melhor do que nas escolas....❤❤❤
@fernandomelo49423 ай бұрын
Muito interessante, nem de longe sabia desta possibilidade de ser Colombo um português.
@ameliamonteiro15912 ай бұрын
Olá meu amigo. Sou portuguesa e também me interesso por Colombo. A nossa historiadora Fina de Armada tem um estudo fabuloso sobre Colombo. Ele era um nobre português filho de mae judia e viajou com os portugueses muito cedo. Tambem um livro Codex 642 de José Rodrigues dos Santos é muito bom também...E...no ano passado visitei a Córsega e a cidade de Calvi e Colombo nasceu neste castelo de Calvi. À data a Corsega era Genovesa. Ainda de tenra idade terá voltado com sua mãe p Portugal. ...
@PauloRezzuttiEscritor2 ай бұрын
Com a revelação do DNA e a origem sefardita do Colombo, parece que Fina está mais próxima da história dele!
@MariaBasilio-d4k3 ай бұрын
As coisas que você sabe! Eu realmente o conhecimento que até agora tinha das aventuras de Colombo, era muito vago.Apenas o que é ensinado na escola e também não me despertava curiosidade saber mais mas é até muito interessante a sua vida e rica de aventuras. Também é um bom exemplo de persistência e determinação! Mais uma vez o meu obrigado!👍👍👍👍👍
@mmguerreiradaluz2 ай бұрын
Por tudo que já li e li sobre ele e depois do seu relato baseado nessa obra, Cristóvão Colombo me deu a perceber, ser um "suposto" aproveitador ganancioso. Um mercenário. Um abraço Paulo Rezzutti.
@goretesantana83653 ай бұрын
Adoro suas palestras, sua apresentação é simplesmente cativante. Você sempre traz dados interessantes.
@marileadecastro34543 ай бұрын
CURIOSÍSSIMO, extraordinariamente instigante. Valeu, professor, por trazer esse tema!!!! Garanto que ninguém por estas terras já ouvira falar disso.... (quem diria, o Colombo, hein?) Este canal é muito bom!!!!
@PauloRezzuttiEscritor3 ай бұрын
Eu que agradeço
@giovaninery3462 ай бұрын
Muito boa história, ainda mais tão bem contada por você!
@beatrizfmota2 ай бұрын
Adoro suas histórias, obrigada. Paulo excelente historiador 👏👏👏👏
@reginasilveira3908Ай бұрын
Como sempre seus vídeos são ótimos!!! Muito obrigada pela maravilhosa aula de História.
@manc2266Ай бұрын
Que estoria surpreendente!!! Obrigado por mais esta!
@isaiasvitorino64032 ай бұрын
eu sou fascínado por história , ameiiiii , simplesmente maravilhoso ,eu amo ouvir e aprender a cada dia
@rodrigocostadesousamitriwa78573 ай бұрын
Excelente como sempre
@gustavocastilho85022 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho
@FernandoCFC3 ай бұрын
Fascinante
@lourdesmendes27202 ай бұрын
Mto ótimo esse vídeo.🤗🤗🤗🤗👍👏👏👏👏👍👍👍👍👍
@suelidoliva8 күн бұрын
Excelente vídeo! Maravilha!!!!!!!
@elisabethschrott6773Ай бұрын
Muito obrigada pela excelente aula!
@celiacidade84113 ай бұрын
Sempre adoro essas histórias e o jeito " leve" de serem contadas por vc!!! 👏👏👏👏👏👏❤
@normascaldaferri81483 ай бұрын
Qué maravilhoso video! Parabéns professor!
@emidiofelix16123 ай бұрын
Magnífico momento🌟👏👏👏👏
@caronte34002 ай бұрын
Parabéns Professor!!!
@Sol_Ines3 ай бұрын
Assistindo.
@mauropires78833 ай бұрын
Realmente pode até não ser, mas as indicações são muito forte. Grande abraço professor. Maravilhoso trabalho.
@whrichter3 ай бұрын
Concordo plenamente com o Manuel Rosa
@wanderfernandes43392 ай бұрын
Parabéns! História e sensatez... muito além do que aprendi no antigo Primeiro e Segundo Grau! rsrs
@anacaldas83163 ай бұрын
Muito interessante! No período pré covid foi divulgado aqui em Portugal que uma equipa em Espanha estava a analisar o ADN de Colombo para finalmente chegar a alguma conclusão sobre a sua nacionalidade. Havia, inclusivamente, uma data marcada para divulgação do resultado, coincidindo com o dia da sua morte (se bem me recordo). Entretanto, o período Covid atrasou o processo e, de acordo com o que li a respeito, este estudo está agora e ser usado por uma empresa de produção audiovisual, tipo Netflix ou Amazon, para fazer um grande documentário sobre este resultado. O que pode ser "o tiro pela culatra", e não passar de um grande espectáculo, pois o ADN pode não ter qualidade suficiente para a obtenção dos resultados esperados...
@williamhaddad462 ай бұрын
a narrativa, me encantou...grato por nos trazer a história que não nos foi contada
@benilzadossantos29153 ай бұрын
Eu acho essa história maravilhosa...😁😁😁👏👏👏
@marciaguedes6092 ай бұрын
Fiquei mt feliz em saber.gratidao
@mod196470130132 ай бұрын
Incrível! Aqueles portugueses estavam mesmo à frente do seu tempo!
@marinaborner53882 ай бұрын
Quando falam da crueldade como os nativos foram tratados bate uma tristeza em saber que até hoje(2024)estamos massacrando os povos nativos. Parabéns pelo vídeo, Paulo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@pedrofilipe62 ай бұрын
Quem matou mais nativos: Primeiro foram as doenças . Segundo foram os próprios nativios que se guerreavam. Terceiro foram os europeus. Os nativos além de se guerrearem constantemente eram escravocratas, faziam rituais humanos e ainda eram canibais.
@elizabetebranco27762 ай бұрын
@@marinaborner5388 É bem assim mesmo. 😔😥
@jbjb26402 ай бұрын
Há tá, até parece que desse mal só padecem (ou padeceram) os índios (os quais vc. chama de “povos nativos”). Pois sim, pois sim...
@Sebasimionatto3 ай бұрын
Acho, FANTÁSTICO!
@luizantoniocosta14692 ай бұрын
Bela história revelações
@doratrassi25723 ай бұрын
Maravilhoso professor Paulo Rezutti.❤
@prof.nilson38062 ай бұрын
Excelente relato.
@Paula-fx1lk3 ай бұрын
Sensacional! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
@marcusmenezes7088Ай бұрын
Terceira vez que assisto esse vídeo...O Paulo é ótimo!!!!
@contarpararirouchorar54002 ай бұрын
Ele foi um desbravador! E as pinturas das ilustrações no video estão belíssimas !
@jarbasneto19302 ай бұрын
Com certeza daria um bom filme.
@xinocos3 ай бұрын
Que história. Muito bom
@carlosfilho34023 ай бұрын
Um Vídeo Maravilhoso.
@PauloRezzuttiEscritor3 ай бұрын
Gratidão
@paulochrusciel2 ай бұрын
1:19 Cristóvão Colombo tinha o olhar do Everson Zoio
@dinartefranciscopereiranun96502 ай бұрын
É eu pensava que sabia um pouquinho de História. Obrigado, professor Paulo Rezzutti.
@lhypm3 ай бұрын
Muito boa história . Adorei referência 🖖
@amiltojosedebairrosdebairr1992Ай бұрын
Muito, muito bom!
@marilicebt2 ай бұрын
Muito interessante, gostei demais!
@magdalaartes40572 ай бұрын
Video excelente, professor Rezzutti! Gostei de conhecer esses fatos sobre Colombo e tb dos mapas e pinturas que ilustram sua narrativa. Acho irrelevante se Colombo nasceu ou não nasceu em Gênova. O que importa é que ele lidou entre Espanha e Portugal para obter financiamentos, equipes e navios para as viagens.
@suelirodriguessantana6272 ай бұрын
VOCÊ E O MÁXIMO ❤
@la2217122 ай бұрын
Excelente pesquisa, aprendi muito e realmente fica esta dúvida! Pra mim ele era mais um aventureiro, talvez português mesmo! 👍👏😀
@marialuciacalazans65642 ай бұрын
O trabalho do professor é sempre primoroso e digno de aplauso! Uma reflexão - acontecimentos importantes ocorridos a meros 500 anos no passado são duvidosos e especulativos. Imagino quão são críveis fatos velhos de milênios... Pegaram a referência? Rs 😊😊
@SunLight74m2 ай бұрын
Hoje, dia 12 de outubro, faz 532 anos que Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo. Tive a oportunidade de visitar Palos de la Frontera, na Andaluzia, local de onde Cristóvão Colombo partiu. Visitei também o Monasterio de La Rábida. Ele se hospedou com os monges lá antes de zarpar. Foi emocionante ter visitado tais locais.
@marie35872 ай бұрын
@SunLight74m quando ainda não se falava na América do Norte também Américo Vespucio viajava nas caravelas portuguesas escrevia aos seus patrões de Florença e da Alemanha e terá ele mencionado um novo mundo quando percorrendo as costas maritimas do futuro Brasil em 1502 e 1503 verificaram que não se tratava de uma ilha, mas sim de um continente sobre o que Américo Vespúcio escrevia Mundus Novus (1503) Américo Vespúcio "Ha dias lhe escrevi extensamente acerca do meu regresso das terras novas, que, na frota a expensas deste Sereníssimo rei de Portugal, corremos e descobrimos, as quais terras nos deve ser permitido chamar Novo Mundo, porque, entre os nossos maiores não houve o menor conhecimento de que fossem habitadas, e para todos que ouvirem será uma novidade. E, entretanto, esta opinião vai além da dos antigos, pois deles a maior parte dizem que, além da equinocial, para a banda do meio-dia, não existia terra continental, mas somente o mar Atlântico, e os que afirmaram haver ai terra negaram que fosse habitada de racionais. Mas o ser esta opinião falsa, e a verdade o contrário, se provou nesta minha última viagem, pois naqueles meridianos encontrei terra continental habitada de mais povos e animais que a nossa Europa e a Ásia ou África, e os ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida conforme direi, tratando do que vi ou ouvi digno de notar neste Novo Mundo, segundo se verá mais abaixo [...] ...
@SunLight74m2 ай бұрын
@@marie3587 Ele navegou pela costa do que seria o Brasil entre 1502 e 1503? Mas o Brasil foi achado em 1500... Pedro Álvares Cabral e companhia chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500. Portanto, antes desses registros de AV.
@SunLight74m2 ай бұрын
@@marie3587 Os portugueses chegaram ao território que hoje se conhece como Brasil em 22 de abril de 1500. Se Américo Vespúcio fez esses registros entre 1502 e 1503, ele o fez DEPOIS da chegada de Cabral e companhia.
@marie35872 ай бұрын
@@SunLight74misso mesmo, o rei de Portugal continuou a enviar navios às costas da América do sul outros dirão que já antes de 1500 essas paragens eram conhecidas quando os navegadores portugueses faziam a grande volta para aproveitarem as correntes maritimas, antes de serem empurrados para o cabo da Boa Esperança segundo outra carta de Américo Vespúcio, quando terá viajado numa frota do rei de Portugal nas costas da América do sul (futura costa brasileira) escrevendo ao rei de Portugal em 1501, ele mencionou "O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil. ele narra: «(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.» ainda segundo várias publicações, inclusive espanholas, Américo Vespúcio enviou noticias dessas viagens ás costas da América do Sul e nem indicou o comandante português, nem o comandante espanhol quando acompanhou a frota espanhola, assim seus patrões e cartógrafos passaram a dizer que Américo tinha descoberto um novo continente/novo mundo e daí começaram a fazer mapas com o nome de América no novo território em sua homenagem daí que o nome de América vem das costas do Brasil que era a nova colónia portuguesa Lemos que os espanhóis criticam muito o AV por ele omitir o comandante da frota e se atribuir os louros da descoberta:)
@DehColorado2 ай бұрын
Conta mais sobre essa história do Eclipse!!!!
@josianethomazini31482 ай бұрын
Paulo do céu que resumo maravilhoso!!!! A cada vídeo seu, eu sonho com um Brasil 🇧🇷 que tenha professores que contém a TODOS (AS) tudo isso com detalhes, porque saber a origem verdadeira e é só saber o nosso começo por esse vídeo, já começamos a entender um monte de picaretas!!! A M E I 💡Parabéns professor
@EscritoraValdecidosSantos3 ай бұрын
Amo seu entusiasmado...
@engadmster2 ай бұрын
Parabéns pela história não contada de Colombo
@teresabea3 ай бұрын
Quando entrei para a Universidade esse assunto era muito debatido, existindo as tais duas escolas:a de que ele era e a de que Colombo era genovês. Existia lá um professor de Latim já idoso, que era conhecido pela sua luta em demonstrar que era português. Já faleceu claro, mas nas aulas (ele não foi meu professor) segundo os meus colegas, quando não lhes apetecia ouvir a a materia começavam a falar de Colombo e pronto , ele embarcava e as duas horas de aulas eram passadas a navegar com Colombo. Mas o senhor era um especialista, fazia parte de um clube ou grupo, não sei , que tinha reuniões no estrangeiro.. Enfim...
@arieli_acdc3 ай бұрын
Cada tempo tem seu professor pérola! Q bom...
@Leo-en3uh2 ай бұрын
Vce quis dizer que o professor era da época de Colombo??interessante!!!puxa!! Calculo a sua idade!!
@teresabea2 ай бұрын
@@Leo-en3uh está a querer chamar-me de velha. Só🧐 tenho 66 anos?
@Leo-en3uh2 ай бұрын
@@teresabea Desculpe-me senhora Teresa ,não tive intenção de ofende-lá.bom dia!!
@Amazonnense3 ай бұрын
Esses navegadores foram verdadeiros heróis
@emersondasilva66342 ай бұрын
Heróis pra quem?
@jbjb26402 ай бұрын
@@emersondasilva6634 Meus heróis...pois sim...
@falecomminhamao57162 ай бұрын
Os verdadeiros heróis estavam acorrentados nos porões
@eu9335Ай бұрын
@@Amazonnense sendo europeu, pode fazer todas as atrocidades do mundo, será sempre um herói não é?
@geovanemedeiros32412 ай бұрын
Muito obrigado. Legal demais 😊
@lucianemiranda81712 ай бұрын
Quando estive em Barcelona fiquei chocada em saber que eles consideram Colombo como catalão, inclusive há várias referências dele por toda cidade, inclusive uma grande estátua no alto de um obelisco no porto, apontando para América. Mistérios...
@SunLight74m2 ай бұрын
Em Huelva, na Andaluzia, também há muitas referências a ele. Visitei Palos de la Frontera e o Monasterio de La Rábida, no qual ele se hospedou com os monges antes de zarpar rumo ao Novo Mundo.
@SunLight74m2 ай бұрын
Há uma estátua assim também na cidade de Huelva.
@whrichter3 ай бұрын
Eu tenho o livro do Manoel Rosa, chequei a trocar e mail com ele, e melhorei muito o relacionamento familiar entre os navegadores, Colombo era um espião português
@herculesquintanilha2 ай бұрын
Não era, os testes de ADN ficaram prontos, era judeu sefardita.
@carlalupita72203 ай бұрын
Eu acho que Colombo foi um pouco de tudo!! Adorei este vídeo
@bernardetepesca2602 ай бұрын
Aguardando maiores detalhes sobre a História fascinante de Cristóvão Colombo.
@ritapalladino5093 ай бұрын
Muito boa a história mestre Paulo. Sininho ativado, mas ainda não recebo notificações!
@raquelsantanna50452 ай бұрын
Adorei... não sabia da metade!
@TheEduRoger2 ай бұрын
Que história maravilhosa ❤
@vitoriacastro40602 ай бұрын
Tem um museu na cidade do Porto, em Portugal que conta a história dos descobrimentos e das grandes navegações: world of discoveries
@soniasantossoares2 ай бұрын
Obrigada por mais um ótimo vídeo!
@cleversoncarneiro57903 ай бұрын
Muito bom!
@alcaidesousa2 ай бұрын
Espero sempre por seus programas, encantadores. Li quando criança o livro de Cristóvão Colombo escrito creio que pelo Agostinho da Silva, e já tinha ficado com essa ideia de que ele era português. Também parece que Sancho Brandão em 1340 já havia escrito para o Papa sobre a vinda ao Brasil, de modo que deve ter realmente muita história de espionagem, e planos secretos referentes a essas terras que "dariam muito trabalho" .... por isso creio que O Rezzutti conseguiu neste programa explorar essa questão, muito bem. Histórias de espionagem com esse pano de fundo dariam filmes incríveis.
@MrCaducasa3 ай бұрын
ÁMuito bom. Gosto muito dos materiais produzidos neste canal. Parabéns. Quem sabe, um dia , a Historia de Garcia D´ Ávila renda um bom material para um estudo assim.
@fernandomouradevasconcelos7482 ай бұрын
Muito bom ...
@oneidamartinsdasilva14212 ай бұрын
Querido Paulo, obrigada pelo vídeo... Muito bom 🙏👏👏👏😍