Vamos celebrar Camões e a língua portuguesa! É ótimo saber que no Brasil se celebra o grande poeta e a sua obra!
@albertojorgedasilvasouza37439 ай бұрын
Quando vi a Expo perguntei como seria a comemoração de Camões (se chegasse até lá).... Cheguei, mas há alguma comissão? ( não é um governo com meses que é só responsável ... Há até um organismo chamado CPLP..
@tenjlucas67518 ай бұрын
Viva Camões e a língua portuguesa!
@honethcornejo94629 ай бұрын
Obrigada pela excelente aula sobre Camões, professor. Ele teve uma vida agitada e interessante . 🇵🇹
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Nós que agradecemos!
@frapiment62399 ай бұрын
Luiz Vaz de Camões é patrimônio de todos os povos que falam português.
@pliniojr959 ай бұрын
Os Lusíadas é um patrimônio da língua portuguesa. Todo luso falante deveria ser obrigado a lê-la.
@humsagazz9 ай бұрын
ser obrigado eu n concordo, mas que sim ser bastante incentivado.
@pliniojr959 ай бұрын
@@humsagazz Bem, a leitura nas escolas deveria ser obrigatório pelo menos, em conjunto com outras grandes obras como Vidas Secas, Os Sertões, O cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Iracema. No Brasil as pessoas lêem muito pouco, começar a adotar esse hábito já na infância seria muito bom.
@luizfelipemartins6309 ай бұрын
@@pliniojr95 cara, eu amo ler, e inclusive escrevo, mas a obrigatoriedade é mais complexa na minha opinião. Iracema por exemplo, tive que ler para um trabalho de escola, e foi uma experiência muito chata e cansativa, mais pela escrita do autor, então acho que há maneira mais eficazes como clubes e feiras de livros, onde alunos podem dissecar sobre obras de seu interesse, e com base nisso desenvolver o gosto pela leitura além de ser usado em aulas
@pliniojr959 ай бұрын
@@luizfelipemartins630 Concordo, a leitura de algumas obras é maçante. Qualquer iniciativa a incentivo da leitura é válido.
@DraccoMC9 ай бұрын
boas ideias não tem que ser obrigadas
@elisetefernandesdafonseca65689 ай бұрын
Camões é um herói luso!Viva
@julianacastro96559 ай бұрын
Eu não fazia ideia de que Camões era brigão, vida louca e aventureiro!! Conhecia apenas os versos e o imaginava apenas no mundo acadêmico sonhando e escrevendo sobre aventuras que jamais viveu. Mas ele até fez o mesmo caminho que Vasco da Gama e sofreu naufrágio! Que incrível!!! Sou ainda mais fã agora.
@augustotorres1137Ай бұрын
Camões , não era para brincadeiras .
@CarmoPolvora-po8lw26 күн бұрын
Ha Seres Humanos que so de Quando em Quanlhe caraterizamos como Genios Camões e um Deles
@CarmoPolvora-po8lw26 күн бұрын
Gosto de seguir sempre suas conversas nao contadas sao sempre sabedoras. QUAMTLO A CAMOES TIVE O PREVILEGIO PREVILEGIO de o Celebrar em PARIS 2019 com expos de Pintura data de 100 Anos da Fundação do Instituto Camões Paris Sou Portuguesa Artista. Plástica e vivo em Lisboa Sou amante de Poesia. Ja fui ao Brasil e tambem Tive um AVOque foi Consulo em Manaus. E obg
@zezepanichi44109 ай бұрын
Nem fazia ideia dessa vida romantica e rocambolesca de Camões! Merecia uma série!
@vanalbabarbosa97959 ай бұрын
Eu amei a sua ideia de fazer Camões ser conhecido nas redes sociais.
@DivaBuss9 ай бұрын
GENIAL, ADOREI APRENDI A RECITAR OS LUZIADAS NO COLEGIO , HOJE So ME LEMBRO DAS ARMas e os baroes assinalados que da ocidental praia Luziatana ,por mares nunca dantes navegados, chegaram inda alem da Taprobana que e o atual Sri Lanka
@MarceloCosta99 ай бұрын
Camões é uma grande inspiração para pessoas que, como eu, amam a Língua Portuguesa como se fosse sua própria mãe.
@ricardo504anos7 ай бұрын
Muito obrigado Paulo Rezzutti, por escrever sobre Camões. Ele é um dos maiores escritores do mundo. Com sua epopéia. Está com Dante e Shakespeare, na contribuição da língua e literatura de seus países e do mundo.
@aparecidaferradeira9 ай бұрын
Amei que D.Pedro II tinha o livro autografado. Que joia rara😊
@augustotorres1137Ай бұрын
Nesta época de festas , para si um delicioso beijo grego , Aparecida .
@ericapainho9 ай бұрын
Eu sou apaixonada por Camões. Desde o primeiro ano do ensino médio. Graças ao meu professor de literatura, Ulisses ❤🥹
@augustotorres1137Ай бұрын
Receba um delicioso beijo grego da minha parte , Érica .
@lucianopires41488 ай бұрын
Obrigado, professor, pela bela aula sobre Camões! Uma história linda!
@gabrielabraga45489 ай бұрын
Estou impressionada com a vida cheia de reviravoltas e aventuras de Camões. Muito obrigada 😘
@cristinamrp9489 ай бұрын
Muito bom esse vídeo. Sou portuguesa, gosto da lírica de Camões desde o 9º ano, O poema Cativa é um dos meus preferidos, que ele dedica à sua escrava por quem se apaixonou, muito mais tarde outro poeta dedicaria um poema a uma mulata, Charles Baudelaire a Jeanne Duval. No século XIX Sir Richard Burton, outro explorador, escritor e grande aventureiro traduziu para inglês a obra de Camões. Os Lusíadas são uma obra-prima. Coitado, tão desprezado em vida. Graças a Deus está no Mosteiro dos Jerónimos, mal sabe ele que todos os chefes de estado e altos dignitários lhe prestam homenagem, que é o símbolo da língua portuguesa no Mundo e que o dia 10 de Junho lhe é dedicado.
@theresasantos50546 ай бұрын
Amoooo❤Camões 🎉
@leduarsilva3049 ай бұрын
Ouvir sobre Os Lusíadas me faz recordar das aulas de Literatura no colégio com professor Paulo Frigerio no final dos anos 1970. Obrigado Mestre Rezutti. Mais um magnífico vídeo nos foi brindado.
@mariapedradasilva95469 ай бұрын
Como é bom ouvir a história contada pelo professor Paulo. Eu viajo na história. Obrigada
@rosemeridossantos43639 ай бұрын
Paulo, gracias por compartilhar essa história sobre Camões. História que eu nem tinha ideia que o escritor de Os Lusíadas havia participado de batalhas, além das suas próprias.
@luispedro16683 ай бұрын
Gracias?
@luispedro16683 ай бұрын
Gracias?
@alexandrerezendegrillo44429 ай бұрын
Excelente o vídeo. Um brinde à inteligência dos seguidores do canal. Num tempo em que a completa estupidez reina no Brasil, a vida e a obra de Camões talvez sejam o nosso melhor bálsamo. Por este vídeo é de se pedir um sobre o não menos genial Pe. Vieira. Gratíssimo, Professor Paulo, gratíssimo.
@joycebarros80436 ай бұрын
Uma coisa é certa, Camões era muito boa praça, muito querido, afinal, sempre tinha um ou mais amigos para socorrer nos momentos difíceis
@adelinamontilla73779 ай бұрын
Saudade das aulas de literatura,Camões. ❤
@valterleao27989 ай бұрын
Muito obrigado pelo compartilhamento desta história tão fascinante, tive a honra de visitar o Mosteiro dos Gerônimo em Lisboa e ver de perto onde desçam os restos mortais de Camões…, adoramos.
@gilbertogarbi44799 ай бұрын
Os bons professores de Português encontram nesse vídeo uma rica fonte informações para transmitir a seus alunos.
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Que assim seja, obrigado!
@mariateresatavaresdasilva26689 ай бұрын
Camões tinha múltiplos e variadíssimos conhecimentos em história universal, geografia, astronomia, mitologia clássica, literaturas antigas e modernas, poesia culta e popular, tanto de Itália como de Espanha. eu estudei "Os Lusíadas" quando andava no liceu e tínhamos de decorar as três primeiras estrofes.
@3limac9 ай бұрын
Nossa! Até hoje, eu ainda não vi nenhum poeta que não tivesse morrido pobre. Logo Camões com seu grande legado literário. Rezzutti, se eu fosse trilhardária, traduzir de um belo longa-metragem sobre Camões 😊
@carlalupita72209 ай бұрын
A vida de Camões foi cheia de aventura e contada por você ficou muito interessante!! 😊
@mariahelenafaria95829 ай бұрын
Olá, Paulo, de volta aos comentários. Creio que já comentei que, minha família de sextavós, ainda para mais, é portuguesa. Morei um tempo com os avós em temporadas em Portugal. E, claro, ao invés da Invasão Holandesa, adentrei numa biografia adequada para uma criança de nove anos. Fã há alguns anos desde o início do teu canal, não poderia me furtar a comentar esse vídeo! A beleza e destreza com que ele juntou todas as dificuldades passadas pelos grandes navegadores portugueses, a partir de um espectro que o relato que oferece, e cruza com os vários heróis da Mitologia Grega, faz dessa obra de arte, algo monumental! Teres nos presenteado com esse vídeo, Paulo, nos faz, até um pouco devedores ao Poema através de ti. Há que se introduzi-lo a partir do primeiro ano do segundo grau, como matéria obrigatória e subdividida. UMA EPOPÉIA de um poeta com uma obra que abrange a religião, a política portuguesa e a geopolítica do seu mundo à época, de um modo único! Portanto, há que estudarem a história do pai Portugal! Muito, muito obrigada. Maria Helena Carvalho/ Recife. 👏🏻👏🏻🇵🇹👏🏻👏🏻🇵🇹
@VeraDonna6 ай бұрын
Desconhecia essa ligação de Camões ao Estadão e à ditadura militar. Muito interessante!
@augustotorres1137Ай бұрын
Ditadura militar ?
@filomenasilveira57988 ай бұрын
Eu também não me conformo por não terem feito, ainda, (espero), um filme épico, da vida de Luíz Vaz de Camões. Como referiu, (e eu já vi há muitos anos), existe o tal filme sobre Camões, mas não faz jus ao Principe dos Poetas! Gostaria muito que esse filme fosse feito e que tivesse distribuição pelos países lusófonos, afinal de contas, falamos a mesma língua, com as singularidades próprias mas, a mesma, e da qual temos que nos orgulhar bastante, e ainda, por termos a extrema honra de estar representada na Suprema Obra, "Os Lusíadas".
@alex_quinto8 ай бұрын
Que aula!
@fernandocosta77847 ай бұрын
Excelente aula! Obrigado Professor, um subscritor de Lisboa.
@PauloRezzuttiEscritor7 ай бұрын
Que honra!
@monicamonteiro66898 ай бұрын
Adorei, realmente deveria haver um filme sobre Camões!
@lucienealves9 ай бұрын
Fico impressionada com a história de vida do escritor e poeta Luiz de Camões, pouca falada, obrigada professor Paulo Rezzutti! ❤❤👏👏👏
@claraassis93589 ай бұрын
Esse canal é espetacular! Altíssimo nível! Parabéns, professor Paulo pelo canal, conteúdo e pela forma como você expõe as histórias. É a História que sempre me fascinou. Obrigada! ❤🎉
@robertosacramento71809 ай бұрын
Paulo, muito bom o vídeo sobre Camões. Que vida interessante, atribulada. Apesar de tudo que passou, foi capaz de produzir essa obra ímpar, Os Lusíadas. Parabéns!
@catoelder46966 ай бұрын
Maravilhoso.
@normapeisig21649 ай бұрын
Nos jardins da Praça Dom José Gaspar defronte à Biblioteca Municipal Mario de Andrade há um monumento dedicado a Camões em tamanho natural. Por ocasião do dia 10 de junho todos os anos há comemoração pela comunidade portuguesa em volta do monumento. Muito bonito e inesquecível tudo isso. 27:53 27:54
@janiomota53849 ай бұрын
Obrigado, Paulo! Louvar o que deve ser louvado.
@gilbertogarbi44799 ай бұрын
Excelente vídeo. Concordo com sua opinião: a vida desse gênio merece um filme de abrangência mundial. Ele foi um dos maiores poetas da história da Humanidade. Lamentavelmente, nenhuma TV brasileira se importou em fazer uma minissérie sobre ele. Parabéns ao canal.
@sofia_ines7 ай бұрын
Obrigada! Abraço de Portugal!!
@fernandacardoso9965Ай бұрын
🌹 Fantástico… seu conhecimento! Muito obrigada !!!
@lucicarvalho91599 ай бұрын
Quanta coisa interessante sobre o grande e inesquecível Camões que a gente nem tinha ideia, por isso seus vídeos são tão importantes para nós. Ainda mais que a sua forma de narração é tão cativante que a gente se sente participando dos acontecimentos. Obrigada Paulo por mais esse vídeo importantíssimo!
@katiamariadallanhol6999 ай бұрын
Sou muito grata por desfrutar de suas pesquisas .
@igorrocha18459 ай бұрын
Camões, ó Camões, tu és grande, tu és o maior!
@MsAdelice9 ай бұрын
Muito bom 👏👏👏. Tenho Os Lusíadas. Confesso que é uma leitura um pouco difícil, dada a época em que a obra foi escrita.
@Paula-fx1lk9 ай бұрын
Seria muito legal ter um filme mesmo sobre Camões, Paulo!
@zuleikateixeira94069 ай бұрын
Boa Noite Senhor Paulo Rezzutti! A História lhe agradece!!!🎉
@Fernando-em7tl7 ай бұрын
Bravo!!
@franciscamariadesouza20079 ай бұрын
Pena mesmo que não tem um filme épico sobre Camões.
@MariaBasilio-d4k9 ай бұрын
Amei a sua palestra sobre Camões! Confesso que muitos pormenores desconhecia como por exemplo o facto de D.PedroII ter um exemplar de OS LUSÍADAS autografado pelo próprio Camões e ter ate financiado a expansão da sua obra.Tambem desconnhcia a influência política que veo a ter e apesar de Camões ser mais conhecido pelo seu poema epico, nao são de menos importancia os seus poemas liricos. Boa palestra! Obrigado Paulo!❤
@ishiacatan9 ай бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho, como é habitual. Acho que os Lusíadas e toda a poética de Camões é património de Portugal e Brasil ou, melhor, da nossa Língua comum onde quer que ela seja falada, escrita ou celebrada. Feliz coincidência, este seu trabalho sobre os 500 de Camões, é publicado no dia dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, quando os militares portugueses dão um golpe de estado para implantar a democracia e entregar o poder aos civis. É uma singularidade feliz que muito honra Portugal
@B.Martins-s6f8 ай бұрын
500 ANOS DE CAMOES 🇵🇹🌄🌠👉❤️
@michelefit33049 ай бұрын
Ótimo vídeo Paulo ! Os Lusíadas foi o primeiro livro que li na faculdade . 📖
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Que ótimo!
@carlosfilho34029 ай бұрын
O Saudoso Luis de Camões.
@sonianaves83389 ай бұрын
Magnífico, excelente! Continue fazendo essas pesquisas, que considero verídicas e confiáveis! Parabéns!...
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Gratidão
@rosamaksoud50879 ай бұрын
Maravilha! Sobre Camões: só sei q nada sei. (Por enquanto).
@Palmira-b5y9 ай бұрын
A sua narração é muito boa, porém a sua animação é contagiante.
@voliabrandaolaveneremachad78499 ай бұрын
Muito obrigada! 👏🏼👏🏼👏🏼
@JoséCarlos-q7j25 күн бұрын
Morei 12 anos em Portugal,em Lisboa eu estive na " cadeia do tronco" onde ele ficou preso depois de uma briga no terreiro do paço. Alias eu bebia uns vinhos e ia sentar na porta a noite da cela 😂😂😂😂😂😂😂😂 e ficava ouvindo poemas dele no KZbin
@ivanleite60189 ай бұрын
Boa noite! Fortaleza-Ce
@carlosfilho34029 ай бұрын
Que Vídeo Maravilhoso !
@MarciaSiufi9 ай бұрын
Sensacional. Gostei demais deste video sobre Camoes Parabens !!!!!!
@ronivonpereira15019 ай бұрын
Parabéns pela ótima iniciativa de vermos a vida de Camões
@reginapinheiro029 ай бұрын
Como os filmes se distanciam sempre da realidade, melhor que não existam , mesmo. Ótimo vídeo, pra variar.
@ednaleopoldino87199 ай бұрын
❤❤, não poderia ser melhor, Paulo Rezzutti...sem palavras.
@rafaelsasada30539 ай бұрын
Excelente
@ebersonvargas34739 ай бұрын
Muito bom! Parabéns pelo vídeo!❤
@oneideoliveiracacho32639 ай бұрын
Excelente! Admirável e culto D.Pedro II e Camões. Li os Lusíadas e também acho que a historia de Camões merece um filme .
@mariasuzanamenin28279 ай бұрын
Boa noite Paulo! Que aula ótima sobre Camões!! Adorei saber da vida tumultuada que rke teve. Realmente, mereceria um super filme!! Obrigada!!
@SantosBarata9 ай бұрын
Daria sem dúvida um livro ou um filme interessante “As aventuras de Camões “
@marineigabardodossantos72839 ай бұрын
Amei!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@marcelofajardo25308 ай бұрын
Muito bom! Obrigado pela aula, Paulo.
@andersonamorim14518 ай бұрын
Parabéns.
@lourdesmendes27209 ай бұрын
Ótimo vídeo.🤗🤗🤗🤗👏👏👏👍👍👍👍
@lenitadeoliveira28129 ай бұрын
Adorei. Com vontade de mais....rs..Obrigada!🙏🏼
@veracruz79349 ай бұрын
Que cultura tem o professor Paulo Resusultt. Amo suas aulas de História
@fgvinte9 ай бұрын
Parabéns,Professor Paulo. Todos os seus vídeos tem sido essenciais ao desenvolvimento da cultura e conhecimento. Esse sobre Camões está sensacional !!!
@angelaferreiragomes27629 ай бұрын
Esplêndido relato. Muito obrigada ❤
@eltomcordeiro19419 ай бұрын
Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.
@isabelamatheus22989 ай бұрын
Se existe algum filme sobre a vida de Camões, eu não sei, mas seria uma pena que ninguem tivesse escrevido um roteiro. A vida de Miguel de Cervantes também é repleta de aventuras. Adorei o video!
@lauraumbelinadecamposdoril7019 ай бұрын
Maravilhoso
@manoelgranja9 ай бұрын
Excelente relato!
@silviosponchiado87419 ай бұрын
Que história sensacional Paulo!
@josecarlossantos26908 ай бұрын
Muito bom.uma aula sem precedente pra mim.obrigado
@dformaggia9 ай бұрын
Maravilha de live professor. A vida de Camões é bem desconhecida! Mais ainda o subterfúgio do Estadão para substituir as matérias censuradas e como meio de expor a censura a que era objeto. Muito legal!!!
@carlosmoioli7 ай бұрын
Parabéns!
@aliceoliveira62289 ай бұрын
Boa noite.
@reginagilson42659 ай бұрын
Ótimo!
@bernardobaethgen9 ай бұрын
Muito obrigado!!!! Parabéns 🎈🎈🎈🎈
@Petro_miguel9 ай бұрын
Melhor canal de história. Abraço de Portugal
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Que honra!
@EdeSouza-k6f9 ай бұрын
Bom saber de personagens que a gente pouco sabe,pelo menos eu.
@pedrovicente979 ай бұрын
Muito legal o vídeo! Estive em Macau esse ano e não sabia de toda essa história. Visitei a Praça Luís de Camões que é muito linda!
@yurivs9 ай бұрын
Ótimo vídeo, Paulo. Agora aguardarei por um vídeo sobre Fernão Mendes Pinto, cuja "Peregrinação" recomendo a todos, e outro sobre Sir Richard Francis Burton, que além de traduzir Camões ainda fez questão de visitar certos lugares na Índia apenas porque o poeta passou por lá. Abraço! P.S.: Li em algum lugar, talvez na própria biografia de Burton, que Camões aceitou de bom grado ir à China porque era onde a grana estava correndo solta. Ao retornar, finalmente rico, perdeu tudo no naufrágio, incluindo a amante (como você citou), salvando apenas Os Lusíadas (como você também citou).
@PauloRezzuttiEscritor9 ай бұрын
Ah, vc assistiu! Coloquei o Fernão Mendes Pinto nessa história me lembrando de vc!
Eu tb não me conformo que não tenha um filme sobre Camões. O poeta é uma figura tão fantástica quanto a sua obra...!
@w1zxrd995 ай бұрын
Tem, é bastante antigo. É Camões, de 1946, com a Eunice Muñoz.
@Sheilafilosofiamusic5 ай бұрын
@@w1zxrd99 onde a gente encontra?
@gabrielaliatoscano43979 ай бұрын
Muito bom
@marcusmenezes70889 ай бұрын
Simplesmente incrível!
@socorrobarroso46249 ай бұрын
Sugestão: Pe. Antônio Vieira aqui no Brasil.
@albertojorgedasilvasouza37439 ай бұрын
Socorro Barroso, O Círculo de Leitores editou, em 2013, as Obras Completas com o bonito poema "Mensagem" de Fernando Pessoa a que se associou, entre outros,a Academia Brasileira é património literário e histórico de Portugal, Brasil... E obra de consulta mas também de "recreio" de tal maneira o homem expressa as ideias. Obrigado, fui levantar um bocado de pó.
@albertojorgedasilvasouza37438 ай бұрын
Mesmo "A Peregrinação" o Fernão Mendes Pinto é um "bom" malandro que no arrependimento cristão se confessa nesta obra!