Paulo Rezzutti Estarei dia 23 de junho em Belém, às 19h autografando na Livraria Leitura do Shopping Pátio Belém e no sábado, dia 25, às 15h na Livraria da Travessa do Casa Park Shopping, em Brasília
@neidinhasilva51062 жыл бұрын
Pena eu não morar lá 😞
@jullianavleao2 жыл бұрын
Lá vai eu correndo te ver aqui em Belém kk
@valsampaio3461 Жыл бұрын
É EM 2023???? QUERO DE MAIS CONHECÊ-LO. SERÁ UMA HONRA!!
@mariamartinslomf0msc3382 жыл бұрын
INDEPENDÊNCIA DA NOSSA AMAZÔNIA JÁ.
@danielsardes17702 жыл бұрын
Nossa bandeira é vermelha e não é atoa, muita luta e sangue do povo paraense!
@proftrindadejr2 жыл бұрын
Sou paraense, já no aguardo do video. Obs: descobri hoje este canal, assisti vídeo sobre a dinastia Romanov, e fiquei muito grato por tanta sabedoria transmitida.
@manoelbaia33462 жыл бұрын
Sou apaixonado por historia, apaixonado pela minha cidade, Belém do Pará, obrigado, professor Paulo Rezzutti. Imensamente feliz em ver nossa história sendo contada para todo Brasil.
@josemacedo41672 жыл бұрын
Também gosto muito de história sou de sao luis do Maranhão
@Ari0971 Жыл бұрын
Morei em Marabá-PA por 4 meses e já visitei algumas vezes Belém-PA. tenho lembranças interessantes deste maravilhoso estado. Gosto muito da cultura paraense (Carimbó e culinária).
@carloscastro80952 жыл бұрын
Moro no Pará e desde o começo que cheguei a terra do açaí procurei conhecer a sua história. A sua independência é um dos marcos triste da nossa independência. Contudo o mais triste é saber que a maioria dos Paraenses a desconhece.....
@edsonpaiva62332 жыл бұрын
Sou paraense e confesso que nunca tinha ouvido falar nessa história. Ouvindo o relato , identifiquei os nomes mencionados, que hoje são identificados por praças e avenidas da nossa amada Belém.
@maizat88292 жыл бұрын
Sério? Eu estudei isso na escola, na disciplina de Estudos Paraenses, depois Estudos Amazônicos.
@t.almeida6812 жыл бұрын
É feriado amigo.
@General_da_Uniao Жыл бұрын
@@maizat8829Essa disciplina não e mais dada nas escolas, bom nas privadas não tem
@LuizRanieri.2 жыл бұрын
Vídeo impressionante, sou do Pará e pude finalmente entender o nome de certas ruas e praças de Belém como Felipe Patroni e Batista Campos! Que grande trabalho para nossa história e orgulho nacional! Fico impressionado com certas coisas do passado, sendo do Norte do Brasil e já tendo viajado pelo país posso dizer: O norte ainda é isolado, nós ainda somos muito distantes de outras regiões, viajei para um congresso em Campinas certa vez e percebi como pessoas do RJ, Paraná e Minas, simplesmente pegaram seus carros no final de semana e foram ao congresso, enquanto nós de Belém tivemos que pagar caro pela passagem de avião.
@prof.cassioandredasilva62822 жыл бұрын
Eu estudei o brig palhaço na escola. Ainda hoje muitos paraenses gostariam de ser atrelado a Portugal. Eu sinto um orgulho enorme de ser paraense papa chibé. Um abraço e pena que estou em Santarém e não estarei em junho em Belém.
@Donarfloydr2 жыл бұрын
Uma parte que voltar a ser atrelada a Portugal e outra parte quer o retorno do Grão-Pará como território independente.
@mayanelivia325811 ай бұрын
Me sinto incomodada do estado do Pará fazer parte do Brasil. Os portugueses estavam certos em não quererem independência porque perderiam os privilégios políticos e econômicos (e no caso perdeu). O Pará foi o último a aderir a independência do Brasil ( data: 15/08/1823). Quem colocou o Pará no Brasil foi o governo. A população era contra, fazia manifestação e consideravam crime. O governo prendia quem fazia manifestação. Ah se o estado fosse português! Creio que o estado não seria pobre e ainda, atrairia os sulistas. Agora me sinto tão incomodada de pertencer à esse Brasil. Se o estado fosse português desde 1823 eu creio que seria superior ao Sul. Seríamos superiores ou igual ao sul se não pertencêssemos ao Brasil. Viria sulistas para a região. Me dá tanta raiva de lembrar dessa história e pertencer ao Brasil hoje. Quando era dependente de Portugal o estado crescia rápido, investiam para construir (o teatro da paz foi construído com o dinheiro do ciclo da borracha)... O que o sul e sudeste são considerados no Brasil, Grão-Pará era. A região se regrediu após fazerem pertencer ao Brasil. Adesão do Pará, que é feriado no estado, considero falso feriado porque foi o governo quem aderiu. Só se fosse independente desde quando era Grão-Pará e não pertencia ao Brasil que seria mais desenvolvido, e não teria esses governos e os políticos de hoje que tem aqui. Comparo os políticos e esse governo daqui com antigamente, quando era província portuguesa que não queriam ser independente. Antigamente que era melhor que hoje porque Investiam para criar cidade, fazer crescer
@ormindarodrigues35232 жыл бұрын
Misericórdia ☹. Que essas pobres almas descansem em paz. 💔💔💔😔😔😔☹☹☹🥺🥺🥺🥺🙌🙏🙏🙏🙏🙏🙏💎💎💎💎💎💎💎💎💎💎💎💎💎💎🤍🌻💛
@VerdadeiroDuolingo.8 ай бұрын
😒
@mariamartinslomf0msc3382 жыл бұрын
A INDEPENDÊNCIA DO NOSSO GRÃO PARÁ JÁ E CLARO AGORA DE TODA A NOSSA AMAZÔNIA.
@mayanelivia3258 Жыл бұрын
Colocaram o estado no Brasil e regrediu. Éramos mais importantes e superiores ao Sul do Brasil. O governo quem colocou o estado no Brasil sem apoio popular e regredimos, ficamos fracos e pobres. Não seríamos assim se pertencêssemos a Portugal
@henriquemachado84102 жыл бұрын
O Grão Pará era separando do Brasil, que em Portugal e em outros países, a região era chamada de América Portuguesa, o próprio Marques de Pombal, nomeou seu próprio irmão para ser Governador Geral do Grão Pará.
@ivoneseixas9565 Жыл бұрын
Muito obrigada professor, belíssima aula sobre a nossa história. Detalhes que os paraenses desconheciam. Muito obrigada. Belíssimo trabalho de pesquisa. Parabéns. Os paraenses agradecem.
@PauloRezzuttiEscritor Жыл бұрын
Eu que agradeço
@Sacacasmeajudem2 жыл бұрын
A Tentativa de tornar o Grão-Pará independente já foi um horror,quando chega a Cabanagem, é um banho de sangue 😔. Sangue Paraense, espírito Cabano.(Sou do PA)
@General_da_Uniao Жыл бұрын
A cabanajem queria livrar o Grão-Pará do colonialismo do imperio do Brasil
@mayanelivia3258 Жыл бұрын
Esse horror eu acho é pertencendo ao Brasil agora. Se não pertencesse não seria como é agora e não estaria como está
@Sacacasmeajudem Жыл бұрын
@@mayanelivia3258 há múltiplos sentidos de entendimento nesta fala
@julienloes2 жыл бұрын
Valeu! Excelente vídeo. Parabéns! Se me permite uma observação, no momento 17:00 do vídeo, a foto mostrada é na verdade do Barão (1887) e Visconde (1889) de Jari, também de nome “João Batista Gonçalves Campos”, ou seja, homônimo do “Cônego”. Ele nasceu na Província do Pará, em 10 de maio de 1814 e faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1890, tendo sido um magistrado brasileiro, que chegou a ser Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, hoje Supremo Tribunal Federal. Já o “Cônego Batista Campos”, cujo nome completo é também “João Batista Gonçalves Campos”, nasceu em Barcarena, 1782 e faleceu também Barcarena, em 31 de dezembro de 1834, tendo sido, além de clérigo, jornalista e advogado. Logo que vi a foto achei estranho, pois ela retrata o Barão e Visconde de Jari em traje maçônico, portando o colar característico da época na forma em que era retratado o Grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, cargo que ele exerceu em 1889-1890, sendo sucedido por Manuel Deodoro da Fonseca. A minha estranheza deveu-se ao fato de que o “Cônego Batista Campos” foi ferrenho opositor e pregador crítico da maçonaria, tendo contribuído para a queima da primeira Loja Maçônica do Pará, “Tolerância”, quando da revolta inicial da Cabanagem. Segundo consta (RAIOL, Domingos Antônio. Motins Políticos ou a história dos principais acontecimentos políticos da província do Pará desde o ano de 1821 até o ano de 1835 - 2º volume - Belém: Ed. da UFPa., 1970, p. 421.) o “Cônego Batista Campos” nunca perdoou a Loja por ter rejeitado a proposta do seu ingresso na maçonaria.
@valsampaio3461 Жыл бұрын
SOU DE belém Pa. Adorei seu vídeo! É muito importante conhecermos nossa história, de forma verdadeira, e com riqueza de detalhes! Obrigada! Hj em dia, a melhor praça de Belém chama-se Batista Campos.
@jorgexavier32472 жыл бұрын
Sou de Santa Maria de Belém do Grão Pará e lhe parabenizo por tornar acessível um capítulo da história não explorado em sala de aula e desconhecido dos habitantes deste país.
@lucicarvalho91592 жыл бұрын
Que história terrível, Paulo! Triste saber desse acontecimento. Só posso agradecer a você, por nos trazer essas histórias do nosso país que os livros e professores não nos contavam nas escolas, e é claro que nem todas as histórias são bonitas e enaltecedoras, mas mesmo assim é muito importante conhecê-las. Obrigada por tanto ensinamento!
@thealexprime2 жыл бұрын
Ue aprendi essa história na escola pública
@saulocaram68572 жыл бұрын
Que aula!! Nunca soube que o Grão-Pará era um estado independente do Brasil. O ensino de história nas escolas é ridículo.
@robsoncarvalho972 жыл бұрын
Eu também, o que nos é ensinado que o grão Pará não fazia parte do Brasil e que os brasileiros não viam o pessoal do norte como brasileiros, mas sim como índios, mas sempre achei que tinha algo errado.
@josemacedo41672 жыл бұрын
Por que o povo não se interessa por história por isso não sabem nada
@carloscastro80952 жыл бұрын
Eu aprendi isto na sala de aula. Como a maioria dos alunos estão dormindo, creio que simplesmente não lembra ...
@andrefelipeambrosio26552 жыл бұрын
@@robsoncarvalho97 o problema não ser índio e sim que fomos invadidos pelos brasileiros e forçados a ser brasileiro
@mariamartinslomf0msc3382 жыл бұрын
@@robsoncarvalho97 NÃO ERAMOS BRASILEIROS MESMO, ERAMOS PORTUGUÊSES DA AMÉRICA.
@andreasanerip40922 жыл бұрын
O Cochrane também foi importante na independência do Chile. Seu nome foi dado a ruas em varias cidades e até a uma cidade inteira.
@robertochavescastro29152 ай бұрын
Sou do Pará. O Pará até hoje possui uma influência portuguesa muito forte. Estas histórias são conhecidas por aqui, sim.
@AlexandreSantos-wx9th Жыл бұрын
Sou de Santarém do Grão Pará...o "País" que aderiu por ultimo ao Brasil..éramos uma província autônoma...a gente queria continuar sendo uma província autônoma
@mayanelivia3258 Жыл бұрын
Quem aderiu foi o governo. O povo era contra porque perderiam os privilégios políticos e econômico, desenvolvimento, crescimento. E tiveram razão. O povo fazia manifestação pra voltar a ser de Portugal, e o governo considerava crime e prendia os manifestantes. No vídeo percebi que nós crescíamos muito e seríamos superiores ao sul se não fizesse parte desse Brasil. Fico triste de ver e saber a nossa história porque percebo que a gente crescia muito e éramos melhor que hoje (região pobre). Não éramos pra pertencer a esse Brasil!
@joseaugustosantos42175 ай бұрын
@@AlexandreSantos-wx9th A mudança da Capital de Salvador para o Rio, só fez atrasar o desenvolvimento do Norte e Nordeste, além do aumento da corrupção e violência desdes daquela época.
@brunaferreira63592 жыл бұрын
sou paraense e aqui e feriado estadual no dia 15 de agosto de 1823,que foi o dia que o grão para foi a última província a aderir a independência.que bom você falar um pouco do meu estado.
@rabelosurvival2 жыл бұрын
Sou de Belém Pará, vamo vê isso aí 🤔☺
@sgconsultconsult2 жыл бұрын
Impressionante a crueldade. Esse episódio da nossa história é muito triste.
@ThalesGMota2 жыл бұрын
Esse General inglês eu Já li Sobre Ele Ele Participou Das Guerras Napoleônicas e Da Batalha de Trafalgar.
@luisagonzaga63392 жыл бұрын
Interessante, bom saber da nossa história.
@Wolfgames_Oficial6 ай бұрын
Se o Pará tivesse condições seria uma libertação pra nois😢😢😢
@elildelimamagny772 жыл бұрын
Moro no interior do Pará, sou paraense com orgulho, estou nesse canal desde o início, obrigado por seus vídeos maravilhosos!
@PauloRezzuttiEscritor2 жыл бұрын
Muito obrigado!
@juliasa1210 Жыл бұрын
Realmente são ótimos
@franciscoaragao-wg5zh5 ай бұрын
Eu gosto muito de ouvir estes comentários
@pauloguimaraes74222 жыл бұрын
Muito obrigado. Sou paraense e aprendi muito sobre a historia da minha querida terra.
@andrefelipeambrosio26552 жыл бұрын
Nem tudo que ele fala é verdade
@rosamaksoud50872 жыл бұрын
Like ok. Cadeira reservada tbem ok. Pronta para o vídeo.
@michelebrito86832 жыл бұрын
Obrigada pelos ensinamentos Paulo. Sou Paraense com orgulho .🥰🥰🥰🥰
@ivetepinheiro52042 жыл бұрын
Que bom que você Paulo trouxe esse episódio para nós, contudo gostaria de vê-lo explicar porque na bandeira brasileira a estrela Spica, representado o Estado do Pará, está sozinha acima da faixa "Ordem e Progresso". Desde já agradeço pela atenção. Um abraço bem paraense.
@julienloes2 жыл бұрын
Passando na frente do Paulo, se servir, posso explicar... Quando da criação da bandeira em 1889, havia 21 estrelas, sendo 20 representando os estados da época, mais um Distrito Federal. Depois, outras seis estrelas foram incorporadas, referentes aos estados criados: Acre em 1962, Mato Grosso do Sul em 1979, Rondônia em 1981 e Tocantins, Amapá e Roraima em 1988. Assim, antes do Amapá e de Roraima tornarem-se unidades federativas, o Pará era o estado que contava com a capital mais ao norte, sendo esse o motivo pelo qual a Spica da Constelação de Virgem está acima da faixa. Contudo, a posição das estrelas é apenas uma inspiração no céu do dia 15 de novembro de 1889 visto por um observador hipotético além da esfera celeste. As estrelas e as constelações não estão nos lugares exatos. Além disso, não se pode considerar que a faixa seja o equador celeste, pois na realidade a Estrela Spica da Constelação de Virgem está abaixo do equador e a estrela Procyon da constelação de Cão Menor está acima. A propósito, o DF é retratado pela Polaris Australis (sigma da constelação do Octante), sendo ela a menor das estrelas da bandeira e estando abaixo de todas, ao sul, bem ao centro, representando o tamanho do DF em relação aos demais estados, bem como, por ser a "estrela austral" (próximo ao polo sul celeste) em volta dela todas as demais estrelas parecem circundá-la no movimento aparente do céu causado pela rotação da Terra, assim como os estados circundam e dependem do Distrito Federal, simbolizando o federalismo.
@henriquemachado84102 жыл бұрын
Por ser o Grão Pará na época da independência, a unica província com terras no hemisfério Norte, ou seja acima da linha do Equador, que na bandeira do Brasil é representada na faixa branca.
@ivetepinheiro52042 жыл бұрын
@@julienloes Muito obrigada pelas suas excelentes explicações.
@ivetepinheiro52042 жыл бұрын
@@julienloes Olá, muito agradecida por suas elucidativas explicações.
@ivetepinheiro52042 жыл бұрын
@@julienloes Muito agradecida pelas didáticas explicações
@farp1304 Жыл бұрын
Excelente aula! Por favor, faça um sobre a cabanagem.
@Lobatosfernando2 жыл бұрын
Papai contava, eu moleque, que o cônego João Batista G. Campos foi amarrado na boca de um canhão.
@ivanbastosdasilva56222 жыл бұрын
Aguardo o vídeo sobre a Cabanagem
@brunotimon102 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo para os livros de história do Brasil só existe história do sudeste sul, pouco sabemos do norte nordeste "com exceções",daqueles tempos.
@elainecristina48142 жыл бұрын
SUAS INFORMAÇÕES SÃO PRIORDIAIS AO POVO BRASILEIRO, QUE PENA MUITOS NÃO SE INTERESSAM PELA RIQUEZA QUE NOS PROPORCIONAR COM SEU CONHECIMENTO MAS CONHECIMENTOS PARA TODOS, OBRIGADA
@02Marques2 жыл бұрын
Muito obrigado Paulo! Por contar um pouco da história do meu estado 🤝🏻.
@cristinacherodia47342 жыл бұрын
Professor obrigada por este vídeo. Eu estou surpresa de ouvir está tragédia que houve dentro do nosso país, e tanta luta pela liberdade.
@f.gds_2 жыл бұрын
Aaaa que incrível vc falando meu pára💗💗💗 muito orgulho de ser dessa terra!
@CachosPistache2 жыл бұрын
Sou do Pará....
@valdemirperezcorrea23282 жыл бұрын
Boa aula sobre esse momento que, infelizmente, teve sua parte trágica e é pouco conhecido na história do Brasil. Parabéns pelo canal.
@erilanfreres48092 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre a cabanagem
@Amirfarma2 жыл бұрын
Acompanhando aqui de Belém posso afirmar que a desgraçada sorte desses homens lhes proporcionou uma morte horrenda, fico imaginando um dia como o de hoje com esse calor, meu Deus que crueldade!
@emiliamello48402 жыл бұрын
Que horror essa passagem negra da nossa história. Obrigada pelo esclarecimento. 😣😣
@soyflaviag2 жыл бұрын
Faz um video sobre a Cabanagem ppr favor!
@mayanelivia3258 Жыл бұрын
Éramos pra ser um país até hoje. Como o estado, a região é se comparado com o sul, é ou se tornou assim graças a essa adesão
@lucasoliveirarufino62448 ай бұрын
Por isso que até hj chamamos nosso Pará e de "país" 😎😅❤️
@beatrizgomes58812 жыл бұрын
Obg, Paulo! De uma paraense que és tua fã
@marcellecarolinamia11 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo, parabéns pela dicção, sou de Boa Vista - Roraima e achei seu conteúdo buscando material para o concurso do TRT/RR. Grata pelo conteúdo. Amei.
@PauloRezzuttiEscritor11 ай бұрын
Sucesso!
@therealdanigration02042 жыл бұрын
Adorei
@gerisabella9462 жыл бұрын
admirada com a certeza de minha ignorancia! obrigada Paulo por mais esse relato/pesquisa/conhecimento/sabedoria/Historia!
@juliasa1210 Жыл бұрын
Poxa! Não sabia dessa história com tantos detalhes, gosto demais desse canal,muito bom!
@PauloRezzuttiEscritor Жыл бұрын
Que bom que gostou!
@Donarfloydr2 жыл бұрын
INDEPENDÊNCIA DO GRÃO-PARÁ JÁ!
@carlosoliveiraoalfacinha2 жыл бұрын
🇵🇹Impecável. Bem estudado e comunicado, isto é, ensinado.
@andrefelipeambrosio26552 жыл бұрын
Esse cara com viés ideologico e occultas muitas partes
@isabellacristinadesousa37522 жыл бұрын
Fantástico relato!
@josefilho94342 жыл бұрын
Muito bom como sempre. Parabéns. Abraços de BH . . . . !!!!!!!!!!!!
@LuizRanieri.2 жыл бұрын
Já veio a Belém Rezzutti? Deveria vir! Seria muito bem recebido!
@PauloRezzuttiEscritor2 жыл бұрын
Estarei aí na quinta que vem, dia 23 de junho, às 19h na Livraria Leitura do Shopping Pátio Belém autografando os meus livros.
@martinhalobato72802 жыл бұрын
Professor,quanto conhecimento! O sr é maravilhoso.
@ormindarodrigues35232 жыл бұрын
Amo o conteúdo desse maravilhoso canal. Sempre um conteúdo relevante. Parabéns. 💛🌻🤍😍🤗🤗🤝👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚
@darllygeo2 жыл бұрын
Meu Pará🌹❤️
@nediropke68162 жыл бұрын
Impressionada com essa história não contada nas minha vida escolar.
@christianetelles33572 жыл бұрын
No final, chorei !!! Que atrocidade !!!
@rosanaoliveira95712 жыл бұрын
Obrigada por mais esse vídeo. Conhecer nossa história nunca foi tão prazeroso. Os brasileiros precisam disso, conhecer pra valorizar.
@Milamajora2 жыл бұрын
Paulo Rezzutti, obrigada por nos ensinar toda essa história interessante principalmente do Brasil, para mim vc é o melhor sem dúvida!!!
@mariamartinslomf0msc3382 жыл бұрын
A INDEPENDÊNCIA DO NOSSO NORTE , NORTE ÉS MAIS FORTE COMO ,O CEDRO, ANDIROBA, ANGELIN PEDRA, MASSARANDUBA, ACAPU E ETC.
@elzasiqueira82712 жыл бұрын
Obrigada Paulo Rezutte, são tantas histórias do meu País, que estou descobrindo devido a sua bondade, seu amor a nossa história, Gratidão, Deus te abençoe sempre e te der saúde, para continuar fazendo esses vídeos maravilhosos.
@denisefreitas67272 жыл бұрын
Também já dei like e já estou na espera. 😍
@luciasouza12732 жыл бұрын
Paulo boa noite!! Amo a história contada com tanta lisura
@patriciazilinskas45902 жыл бұрын
Obrigada pela informações!!!! 🌹
@viviancarolinejetelinaguil75052 жыл бұрын
Amei como sempre 👏👏👏
2 жыл бұрын
Divulgado em todas as minhas redes sociais. Grato por compartilhar teus conhecimentos.
@isidro13172 жыл бұрын
Excelente vídeo
@irenebarbosademoura41262 жыл бұрын
Excelente
@irenebarbosademoura41262 жыл бұрын
Excelente pesquisa
@martinhalobato72802 жыл бұрын
Parabéns!
@mariaceciliaferro35442 жыл бұрын
Aprendi muito. Aliás o seu canal transborda o conhecimento. Obrigada.
@skyluke77722 жыл бұрын
Esse canal é uma terapia!
@djariancarneiro2 жыл бұрын
Show esse professor
@PatriciaMoura852 жыл бұрын
Uhuuuuuu Sou de Belém-PA, amo essa cidade! Que canal espetacular, Ricardo! Na ansiedade pelo lançamento do video ❤️
@MauricioSantos-xw9pz2 жыл бұрын
Por favor, professor, cite um momento histórico admirável, decente, digno ou minimamente civilizado do Brasil. Eu gostaria de saber.
@apf2832 жыл бұрын
Nosso país nunca foi descente nem digno, portanto impossível pinçar acontecimentos com estas características, até os dias atuais.
@keilaaraujo15772 жыл бұрын
Nossa até que enfim,já estou ansiosa sei que vai ser maravilhoso.
@silviadeabreugomes5172 жыл бұрын
Paulo Rezzutti, você é demaisss 👏🏼👏🏼👏🏼💐
@estelarasera95742 жыл бұрын
Bastante trágico 😮😮😮, mas a história nunca deve ser esquecida ou apagada da memória pois corremos o risco de repetir as tragédias.
@thaissimaopereira36942 жыл бұрын
Paulo rezutti você poderia falar sobre a inconfidência mineira
@PauloRezzuttiEscritor2 жыл бұрын
Aqui; kzbin.info/www/bejne/eIfCZJuEos2VjdE
@thaissimaopereira36942 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor obrigada
@rosanagarcia56622 жыл бұрын
Impressionante...como nunca soube disso antes sendo brasileira ? O-bri-ga-da !
@ronaldosouza86992 жыл бұрын
Mais um show do espetacular professor Paulo risuti. Maravilha obrigado Paulo.
@Kleber-r8k8 ай бұрын
maravilha, grato.
@beatrizreu45632 жыл бұрын
Desconhecia essa parte da história brasileira!! Excelente!!
@Mr2803602 жыл бұрын
Obrigado pela excelente aula de História.
@dorapaivainacio99352 жыл бұрын
Cada dia mais feliz pelo conhecimento,obrigada prof.Paulo ,não cheguei em tempo,mas assisti agora. Vou conhece- lo na Bienal..SP
@SérgioAlexandre-v2l4 ай бұрын
Aula sensacional, professor!Já tô seguindo sua pagina aqui.Parabens pelo conteúdo.
@mariceliapaz99372 жыл бұрын
Amo
@helianelima13782 ай бұрын
Sou do Grão Pará
@marcosmendes84352 жыл бұрын
Até que enfim aiguém de fora fala sobre.... So se fala na revolução farrupikha e na sabinada.
@ronaldosouza86992 жыл бұрын
Rezzutti, desculpe escrevi errado.
@anarosaleal29362 жыл бұрын
Boa Noite!
@republiquetadebanana58612 жыл бұрын
Boa noite
@daianelrc2 жыл бұрын
Que história triste! Eu não conhecia. Obrigada por partilhar o seu conhecimento conosco, Paulo.