Aulas extraordinárias....todos deveriam ver essas aulas e ler o livro..parabéns professor Dowbor
@maradanuziarosariosilveira96636 жыл бұрын
Muito bom...grata pela disponibilidade deste aprendizado gratuito
@mariafarinha38734 жыл бұрын
Precisamos mudar esse mundo...
@victorwestmann4 жыл бұрын
Urgente!
@gerusaamaral34716 жыл бұрын
Uma boa aula sobre economia. E de fato o poder está nas mãos de quem tem o capital.
@suelijustino16716 жыл бұрын
Boa reflexão, quem produz é aquele que menos ganha e tem pouco reconhecido.
@victorwestmann4 жыл бұрын
11:10 Isso é exatamente o que a Maria Lúcia Fattorelli diz que o Brasil deve fazer: auditar a dívida pública para revermos o quanto da nossa dívida é legal. Segundo ela boa parte de nossa dívida é ilegal. Se o Estado Brasileiro reconhecer isso muito do dinheiro público vai poder voltar a circular na economia do país e não mais ser desviada para estas instituições.
@mccaldeira19683 жыл бұрын
Excelente aula professor. Obrigado por compartilhar conosco. Só não consigo me divertir, esse assunto me deixa seriamente deprimido.
@carlosa.zanetti25484 жыл бұрын
Professor boa noite estou fazendo o curso estou aprendendo bastante e a minha pergunta é O estado se torna um acionista também?
@victorwestmann4 жыл бұрын
Como assim? Acionista de qual empresa? Em qual cenário? Poderia por favor nos dar um exemplo?
@veraaraujo82235 жыл бұрын
A maneira do neoliberalismo predador lidar com as economias no mundo não tem como dar minimamente certo. Até agora é benéfico para um restrito grupinho mas a médio prazo, por estar esmagando a imensa maioria, será varrido pelos povos oprimidos.
@anacristinamoreira54884 жыл бұрын
Professor quanto mais estudo com o senhor mais fico angustiada! Como mudar esse sistema?!!!
@victorwestmann4 жыл бұрын
Dá uma tristeza perceber este poder paralelo não eleito que nos governa né? Também estou angustiado...
@prof.mauraotao29355 жыл бұрын
as transnacionais dão as cartas e se o país não aceitar elas simplesmente vão embora e levam investimento. tecnologia e trabalho para quem aceitar as suas cartas. Ubatuba 16019
@victorwestmann4 жыл бұрын
Lobby no Brasil é ilegal. Nos Estados Unidos não é. Bizarro não?
@edeniscesar6 жыл бұрын
Como se forma o sistema de corrupção? "Corruptado + Corruptor" = Corrupção. A premissa é de que as empresas são as grandes vilãs. Não que não haja erros, os quais devem ser severamente punidos. A corrupção perpassa os três setores da economia: Governo (setor público), Empresas (setor privado) e ONGs (terceiro setor). A corrupção é como uma metástase que coopta atores de todos esses setores!
@edeniscesar6 жыл бұрын
O senhor tem plena razão ao afirmar que nenhum político vai falar mal ou contrariará alguma (s) empresa (s) que financiou sua campanha. A Lava-Jato é a maior prova disso! Não dá pra tergiversar!
@edeniscesar6 жыл бұрын
O senhor chegou a reparar nos "patrocinadores" no rodapé do bunner que está ao seu lado? Pois é, isso é um tipo de marketing! A pergunta é: que tipo de produto e/ou serviço uma instituição como a CUT comercializa?
@riccardomarini46366 жыл бұрын
Edenis Cesar de Oliveira Parece que você restringiu sobremaneira o apoio financeiro a qualquer ação humana. Nem sempre o objetivo é o lucro, como quer pensar a mentalidade liberal do "viver". O brilhante curso do professor Ladislaw Dowbor quer justamente mostrar que a economia é muito mais que negócio, mas um acessório para um saudável viver humano. Por que uma organização de trabalhadores, tão relevante para o equilíbrio de forças nas relações de trabalho, não poderia apoiar um curso que busca trazer à reflexão pontos que farão a realidade social mais justa, solidária e humana? Como alguém disse certa vez, "a economia é muito importante para estar nas mãos dos homens de negócio".
@edeniscesar6 жыл бұрын
Estimado Riccardo, bom dia! Primeiramente agradeço pelo esforço envidado em responder ao meu comentário! Essa observação que fiz encontra-se umbilicalmente associada a outros comentários que realizei ao longo das vídeo-aulas do Prof. Dowbor! Atenho-me ao fato mais geral: dada a capacidade crítica, intelectual do caro professor, julgo seu proceder por demasiado tendencioso, sobretudo nos que diz respeito à suas convicções ideológicas. Acredito que, se vc tem capacidade técnica, visão de mundo, para escrever livros, propor um curso com 14 vídeo-aulas, e isso é muito bom, deveria abster-se da parcialidade, descarada e politicamente enviesada, sem apresentar contrapontos de outros pensadores muito importantes para entender o cenário econômico! Até aqui, perdoável! O que não se pode admitir é que, nas entrelinhas, o digno mestre inocule sua apologia em defesa de criminoso devidamente julgado e condenado! E, veja você, Riccardo, que não me refiro a nenhum partido político em especial; aliás, espero e continuo a acreditar na justiça, na esperança de que TODOS esses corruptos e corruptores sejam devidamente julgados, condenados, retirados da vida pública e cumpram suas penas em reclusão! Fraterno abraço!
@sobreviventemalungo29496 жыл бұрын
Estranho seu comentário, Edenis. Todo o curso do professor Ladislau Dowbor traz uma crítica a nosso sistema econômico liberal, notadamente em sua versão mais recente do neoliberalismo. Como um grande estudioso que é, pode e deve sim trazer sua posição pessoal. E você quem está levando para uma questão meramente eleitoreira. A essência do curso vai muito além disso, traz conexão à vida, uma economia para a vida, não apenas para acumulação, exploração de pessoas e do meio ambiente, por benefício pífios meramente materiais (economia transcende ao material, se ninguém nunca lhe ensinou). Sou formado em economia na FEA-USP e digo que nunca tivemos, durante a graduação, pontos tão relevantes com esses tratados pelo professor aqui no curso. Ah se soubesse o que havia na PUC-SP... Economicismo apenas interessa a poucos. Aqui o professor trata de economia em uma perspectiva existencial, psicológica e espiritual, aspectos que ainda não conseguiram ser bem compreendidos pela massa liberal da atualidade. Quem sabe daqui a algumas décadas retomemos nossa conversa.
@edeniscesar6 жыл бұрын
Muita gentileza sua em fazer explanação crítica ao meu comentário! Quiçá pudéssemos dispor de mais espaços e tempo para trocarmos ideias e experiências! Com meus melhores cumprimentos!