Рет қаралды 581
Península de Setúbal - Vinhos e gastronomia
A península de Setúbal localiza-se no litoral Oeste de Portugal. A sul de Lisboa, encaixada entre os rios Tejo e Sado, tem o Oceano Atlântico a Oeste e o Alentejo a este. O clima é mediterrânico subtropical com verões quentes e secos invernos amenos e chuvosos.
Em relação às características do terreno, verificam-se 2 zonas completamente distintas: uma zona montanhosa, com altitudes entre os 100 e 500 m. e outra zona, plana, que se estende em planície junto ao Rio Sado, com terrenos arenosos, pobres, mas perfeitamente adaptados à produção de uvas de grande qualidade.
Em 1907 foi demarcada a região do moscatel de Setúbal, sendo a segunda mais antiga de Portugal para a produção de vinhos generosos.
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com a sigla CVRPS foi oficialmente designada como entidade certificadora para exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas com direito às denominações de origem (DO) Palmela e Setúbal e à indicação geográfica (IG) Península de Setúbal.
Então, o vinho com indicação geográfica “Península de Setúbal” produz-se em todo o distrito de Setúbal. No entanto, a qualidade dos vinhos desta região justificou o reconhecimento das denominações de origem controladas “Setúbal” para a produção de vinho generoso e “Palmela”, onde são produzidos excelentes vinhos brancos e tintos, frisantes, espumantes, rosados e licorosos.
Vamos começar por analisar os vinhos designados “D. O. Palmela”. São produzidos nos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e ainda a freguesia de Castelo do concelho de Sesimbra. Em termos de localização, cobre a mesma área que a “D. O. Setúbal”, mas exclui a produção de moscatel de Setúbal.
A casta dominante é a Castelão, conhecida por Periquita. Mesmo os vinhos loteados, devem conter pelo menos 70% desta casta. Produz vinhos bastante aromáticos, com boa capacidade de envelhecimento e bem estruturados. Os vinhos jovens apresentam aromas a cereja, groselha e framboesa enquanto os velhos apresentam aromas mais secos como bolota e pinhão.
As castas brancas predominantes são Fernão Pires, moscatel de Setúbal e Arinto. Esta última produz vinhos mais frescos enquanto as 2 primeiras produzem vinhos com aroma mais floral e de frutos tropicais.
Nesta região também são certificados os vinhos tranquilos rosados, vinhos espumantes, frisantes e licorosos.
A designação “D. O. Setúbal” abrange a mesma área geográfica que eu já falei para Palmela. Porém, a grande diferença é em relação ao tipo de vinho produzido.
Na “D. O. Setúbal” são produzidos exclusivamente vinhos generosos, conhecidos como o Moscatel de Setúbal e Moscatel roxo de Setúbal. Um nome advém do facto destes vinhos terem pelo menos 85% da casta moscatel de Setúbal ou moscatel roxo na sua produção.
O moscatel de Setúbal é um vinho generoso branco de aroma e sabores peculiares e inconfundíveis, que resultam da casta tem o mesmo nome que é considerada a mais aromática do mundo. Estes vinhos apresentam-se de cor dourada de uma variando entre o topázio clara ao Âmbar. Os aromas são florais exóticos com alguma flor de Laranjeira e tília e por vezes rosas. Quanto ao paladar, os vinhos novos têm toques de mel, citrinos, lichias, peras e tâmaras, enquanto os mais velhos apresentam aromas mais complexos e não tão pronunciados, com notas de frutos secos como avelãs amêndoas e nozes.
O moscatel roxo de Setúbal possui um aroma mais seco e complexo que o anterior. Embora seja possível lotear com outras castas, desde que a presença da casta moscatel roxo seja de pelo menos 85% velho la alguns vitivinicultores optam pela produção de vinho monocasta. São então vinhos muito aromáticos, com um paladar onde se destacam as especiarias e as compotas de ginja e figo.
Falando agora da “I. G. Península de Setúbal”, em termos de área, abrange todo o distrito de Setúbal. Os vinhos ganham a designação de “vinho regional da península de Setúbal”. Com esta indicação, é possível produzir vinhos tintos e brancos com uma enorme variedade de castas.
Gastronomia:
Peixe assado
choco frito
feijoada de chocos
caldeiradas de peixe
ostras do Sado
feijoada de frango frito
arroz de pato
cabidela de galinha
bolacha piedade
tortas de Azeitão
amores de Azeitão
Esses de Azeitão
Queijadinhas de Leite de Ovelha
Arroz doce com leite de ovelha
Queijo de Azeitão
Se gostares do vídeo, não te esqueças de:
• Subscrever o canal e ativar o sininho das notificações.
• Dar like e partilhar nas tuas redes sociais
• Comentar
Visita o meu Site
sites.google.c...
Segue o meu Facebook
www.facebook.c...
Segue o meu Instagram
/ anaraquelcaldas21
LINK DO MEU CANAL
/ @anaraquelcaldas
LINK DESTE VÍDEO
• Península de Setúbal -...