Fiquei casada por 20 anos. Em um determinado momento, me senti vazia, eu simplesmente não existia mais. Me divorciei aos 40, hoje tenho 45, e a cada dia me encontro mais. Cheguei ao ponto de não saber quais as músicas que gostava ou qual a minha posição política. O processo é lento, mas enxergar isso já é um grande passo. ❤
@silvanatorrescampos88364 жыл бұрын
Estou assim, mas com atraso de 18 anos no tenho 38 anos de casada e com esse vazio sem me reconhecer . parabéns pela sua atitude!
@basthianetosoni79623 жыл бұрын
Nossa..que lindo..a sua dor já é você...obrigada
@suellen06025 жыл бұрын
Como é louco esse negócio de se transferir pro outro. Você perde sua identidade e quando a relação chega ao fim, retomar quem você é termina sendo um processo doloroso e muito longo. Precisa querer muito sair dessa situação, uma vez que em muitos momentos o fantasma daquele outro ressurge várias formas: seja num filme, numa comida que se come, numa música que se ouve... Mas o que se deve tirar de mais importante disso é acreditar que você pode se refazer e resgatar quem é... que pode viver uma nova história. Ruim é quando você não consegue sair daquele passado.
@silviatonon76285 жыл бұрын
fiquei pensando parafraseando alice - "se eu não sei quem eu sou, posso ser qualquer pessoa"
@shideki405 жыл бұрын
Bom dia! É estranho. Não me percebo no meu companheiro, somos diferentes e assumimos nossas diferenças. Por isso, quando nos separamos, temporariamente (🤗), sofremos, os dois. Nos completamos por nossas diferenças e não pelas igualdades. Sempre procurei alguém por ser diferente de mim, isso é bom. Para relacionar-me com alguém igual, ficaria só. Acredito que temos que, primeiro, devemos nos conhecer para depois conhecer outros. Digo pela experiência de vida de 51 anos.
@jaunenb15 жыл бұрын
me identifiquei tanto com essa pessoa que podia ser muito bem minha pergunta, passei pela mesma coisa e temos a mesma idade (estranhíssimo) e o que eu fiz pra conseguir me encontrar e descobrir quem eu realmente era fora dos meus relacionamentos, quem eu realmente era, foi ficar só... então a dica que eu dou é simplesmente fique só por um tempo, se encontre na sua solitude e ai você verá as coisas que são suas.
@izabella22562 жыл бұрын
Fiz a mesma coisa. O bom de se saber o que é seu é ter a ctz de saber pra onde voltar quando vc se afasta de si.
@alineaumondi5 жыл бұрын
Fiz uma cama retrátil de madeira e gravei um vídeo, pq quando eu queria fazer não encontrei ninguém que tivesse feito pra eu pegar dicas. Resolvi q era justo gravar caso alguém queira fazer, para ajudar. Obviamente não postei e o vídeo segue lá no compartimento dos “quem sabe um dia”. Mas o que eu vi quando olhei meu próprio vídeo foi um misto de Emanuel Aragão e Jout Jout falando pra câmera.
@mahamaya3695 жыл бұрын
Meeeu preciso desse vídeo da cama retrátil!
@marifranzese4 жыл бұрын
Ja postou amada??? Fiquei curiosa!!! Força força força! O que de pior pode vir disso? Realmente importa? O que de melhor pode vir disso? Vale apena arriscar!
@Ve42414 ай бұрын
Cadê?
@brunnomkpfg5 жыл бұрын
Cara, ficaria horas ouvindo vc falar. Me identifiquei demais com esse vídeo.
@Alemaotattoo135 жыл бұрын
Nossa, eu também "absorvo" muitas coisas dos outros, principalmente quando eu tenho uma grande identificação. . Eu me percebo até bem fácil nessas situações, usando expressões de pessoas que eu vejo/ouço sempre (inclusive suas! hahahha) e é isso que eu faço quando eu percebo, dou risada e paro pra analisar se há um problema nisso. Acho que nunca cheguei a "me transformar" na outra pessoa. Em parceiros, nunca, que eu tenha percebido. Mas é realmente uma questão muito interessante para pensar a respeito.
@martinialini2 жыл бұрын
Talvez o problema maior não seja o espelhamento, mas pensar em ter de abandonar estas coisas do parceiro que ela escolheu pra si, portanto é dela por causa da separação. Separei então o outro já não é meu herói e tenho que abandonar o que peguei dele. Talvês entender que nem ele é herói, nem vilão e fazer as pazes com essa relação que foi boa e assim poder seguir com as coisas que ela pegou dele como suas (posto que ela as escolheu) e saber que vai continuar fazendo um mosaico de coisas q se pega dos outros e que se tornam o que a gente é, um mosaico único. Tbm aconteceu comigo, dói muito perder um "herói", entender que o outro não é herói, nem sei como foi que deixei de precisar de um herói, se eu introjetei o herói e agora o "herói" sou em de certa forma. Mas não renego a importância que esta pessoa teve para mim, porque o perdoei por não ser herói e porque eu não vou devolver o que peguei dele, gosto destas coisas em mim e tudo bem, eu as escolhi e as costurei a outras tantas e o mosaico resultante sou eu e é único.
@brennabraga53905 жыл бұрын
Esse é o principal motivo de sofrimento e questionamento que eu vivo comigo no momento (ou que pelo menos me dei conta agora). Eu não aceito ser assim, e não aceitar me faz sofrer muito. Não aceito porque eu me considero uma pessoa muito desinteressante por ser assim, como se ninguém que gostasse de mim gostasse de fato de mim e sim de um personagem, e aí eu tenho a impressão que se descobrissem que eu sou um nada vou ficar sozinha (sem namorado, amigos, qualquer tipo de relacionamento). Atribuo o distanciamento das pessoas a essa descoberta que mais cedo ou mais tarde todos fazem, que eu não tenho gostos, não falo sobre nada interessante, não emito opiniões, não tenho música preferida, evito escolher coisas por não saber do que eu gosto. Mas vim agradecer por esse vídeo porque me senti um pouco mais confortável com suas palavras.
@gabrielam95085 жыл бұрын
Parece que esse vídeo foi feito para mim! Terminei um relacionamento de 7 anos, recentemente...sinto me quebrada e sem identidade. Há um vazio que ainda não consigo preencher só comigo mesma. Na relação eu não conhecia mais os limites dos meus gostos e personalidades... Espero não repetir esse padrão
@IrisLopesArt5 жыл бұрын
Eu acredito que não existe nada que seja identidade, tudo é relacional. Nossa psique se constrói no contato com o mundo. Eu percebo esta necessidade de ser "eu", indivíduo separado "diferente" é toda capitalista individualista. Bem... é como eu vi da minha experiência: não preciso provar nada pra ninguém. Posso mudar a todo momento. Ser constante ou procurar a própria essência é um problemão. Soltar essa ideia é um alívio. Apenas ser, do jeito que for, mudar quando quiser. Foca na própria respiração. Se vc abrir mão do que os outros vão pensar e só sentir o próprio corpo, a respiração... ufa! Tá tudo certo. :) O encontro com o outro sempre uma surpresa. Não sei o que esperar do outro mas tb não dou garantia nenhuma que serei a mesma. :D Com votos que este comentário ajude alguma coisa. Abraço!
@evelyndecordova30684 жыл бұрын
E embora eu não tenha uma identificação específica com este vídeo, permaneço nos vídeos para compreender os outros olhares, afinal, é como tu mesmo disseste: "realmente deveríamos fazer cursos, porque nós não somos ensinados de fato a nos relacionar" e isso importa muito. Parabéns por essa conexão tão forte que gera com esse público que como eu, busca horas e horas a tua agradável companhia.
@helenaribemboim88534 жыл бұрын
Super, Manu! Boa referência ao filme de Woody Allen, que sempre fala em se sentir um expectador da própria vida (e neste contexto vem o Zelig, vem aquele personagem em outro filme, em que ele vai ficando fora de foco, se perdendo de si, à medida em que o filme avança ...). Pensei tbem na obra de Pirandello (Um, Nenhum e Cem Mil) em que, diante de um espelho, o personagem começa a duvidar de sua própria imagem, da imagem que a esposa tem dele e da consciência equivocada que ele sempre teve de si mesmo, dúvida geralll....obrigada por abordar o tema!
@polecanal3 жыл бұрын
É um privilégio poder acompanhar os seus raciocínios e perceber a doçura com que socializa os seus conhecimentos, ajudando a todos. Obrigada!
@kamilladias564 жыл бұрын
Na literatura chamamos esse processo de despersonalização, é como um animal que se camufla para se adaptar ao ambiente que se encontra. Somos seres humanos que nos modificamos e adaptamos em cada grupo social que estamos inseridos, o importante é saber exatamente o que vc pensa, como vc pensa e como vc pode utilizar os outros como processo de aprendizagem.
@VanessaMarceniuk Жыл бұрын
Td que eu precisava ouvir hj Manu! Tava aqui retomando o poder q dei a outra pessoa de me agredir e sua fala foi um alento pro meu coraçãozinho machucado’ Agradecida sempre!
@izabella22562 жыл бұрын
Pessoas narcisista costumam fazer espelhamento justamente por não terem noção da própria personalidade.
@juliatheotonio10025 жыл бұрын
Mimetismo é o modo como o ser humano aprende a se relacionar. O natural é descobrir algo novo, testar e manter o que você está seguro e interessado (desde gestual até gosto musical por ex.). Nesse caso em específico, quem tem sofrimento mental tende à uma busca maior por identificação via espelhamento por não se "entender bem consigo mesmo". Terapia e descobrir sozinho (solteiro, solitário) o que te faz bem é o único meio de desenvolver uma relação saudável com o outro. (Sou depressiva bipolar e tenho TDAH por hipersensibilidade. Descobri essa tendência com muita terapia, olhar pra dentro etc...)
@isadorateixeira31395 жыл бұрын
Uauuu! Obrigada por esse vídeo! Pra quem tá no meio de uma crise existencial e importante refletir de forma sincera e aberta sobre esse assunto
@adrianasilvadecastrocardos37575 жыл бұрын
Mergulhe em si mesma... silencie a mente com meditação e ouça o seu EU mais profundo... ele sim é vc. O externo é muito moldado pela sociedade. Comece uma jornada de amor próprio se posicione ... abra suas caixinhas, confronte suas sombras... às vezes é muito mais fácil nos identificarmos no outro pq não precisamos olhar pra nós mesmos e perceber q temos q reajustar é a nos mesmos e não o outro. Aceite seus defeitos e qualidades, se abrace, se permita... viva... não existe certo ou errado o q existe é aprendizado. Olhe tudo por varios ângulos e se pergunte o pq de estar sentindo cada sentimento. A vida é linda!!! É um presente estarmos aki aprendendo, mesmo q com erros. Namastê 🙏🏻
@karinamata5 жыл бұрын
Bom dia, Manu. Esse entendimento do nosso comportamento é genial. Negócio é... E agora? O que eu faço com esse entendimento sobre o porquê desse comportamento? A gente precisa de um tempo. Cada um tem seu tempo de "descoberta" . Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e percepções sobre "nossos comportamentos ". Muitíssimo obrigada!
@marisaazevedo37682 жыл бұрын
Bdia!!! Ótimo vídeo! É confortável qdo nos reconhecemos em algo q já foi conflitante e agora com essa explicação torna-se leve e compreensível. Grata.
@mone22192 жыл бұрын
"Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim." Mário de Sá Carneiro Sinto que é um sentimento meio que comum, mas que incomoda.
@lorenasantosdutra37125 жыл бұрын
Como diz um astrólogo argentino: é preciso encontrar a tua teoria sobre o todo pra que possas seguir trilhando teu caminho, ainda que a tua teoria se perca pelo percurso. Encontremos novas teorias sempre (ou velhas, relembrar passados pode ajudar a se reconstruir).
@lumapardelinha40655 жыл бұрын
Incrível esse vídeo. Me identifiquei muito. Há uns anos atrás realizava esse espelhamento com quase todas as minhas relações, mas de uns tempos para cá tenho feito um exercício de me descobrir, do que eu gosto, quem eu sou. Ainda absorvo algo do outro, mas agora me sinto capaz de distinguir. É louco porque me descobrir é libertador, mas também incômodo porque por diversas vezes me sinto inadequada. Percebe? Faz sentido?
@basthianetosoni79623 жыл бұрын
Continue...está maravilhoso seu trabalho
@wendellopes45105 жыл бұрын
Adorei esse vídeo, MANU. Praticamente uma sessão de análise !!!! Fico feliz por vc ter se identificado com o seu filho!!! Vcs j tem um amigo do coração.
@joaolucastavares98755 жыл бұрын
Acho que vivemos várias vidas em uma. isso é uma riqueza.. Mas sempre me dizem pra eu não perder minha essência. O que é essa essência se tudo que eu aderi ao longo dos anos já faz parte de mim ? Como separar?
@chrisduarte.t5 жыл бұрын
Talvez não precise separar. Usufrua do que aderiu. Agradeça que aderiu e à pessoa que te passou a característica, mas agora é seu. Um exercício legal é escolher algumas coisas que aconteceram durante o dia pra você se sentir grato a elas no final do dia. São pistas do que você gosta e o que te faz feliz. São pistas da gente pra gente.
@chrisduarte.t5 жыл бұрын
Talvez não precise separar. Usufrua do que aderiu. Agradeça que aderiu e à pessoa que te passou a característica, mas agora é seu. Um exercício legal é escolher algumas coisas que aconteceram durante o dia pra você se sentir grato a elas no final do dia. São pistas do que você gosta e o que te faz feliz. São pistas da gente pra gente.
@chrisduarte.t5 жыл бұрын
Talvez não precise separar. Usufrua do que aderiu. Agradeça que aderiu e à pessoa que te passou a característica, mas agora é seu. Um exercício legal é escolher algumas coisas que aconteceram durante o dia pra você se sentir grato a elas no final do dia. São pistas do que você gosta e o que te faz feliz. São pistas da gente pra gente.
@fabianacostasousa84025 жыл бұрын
Devir relacional antropofágico hahahaha ... ai, peitinho da mamãe rs Entendo q as identificações ocorrem em vários processos, mas em grande parte já dizem sobre nós na medida em q aquilo q nos chama já ecoa, já está em nós de algum modo Porra, altas sacadas com esse video Valeu manu!
@cristianedossantos8314 жыл бұрын
Com vcs tbm acontece de olhar as próprias fotos, de um anos atrás mas até de meses atrás, e ñ se identificar mais? Se reconhecer? Parece q queremos ser aceitamos, se encaixar pra ñ sermos rejeitados, mas ser essa metamorfose, essas possibilidades de eus. Deve ser uma forma materializada de nos enchergarmos tbm. Gostei dessa outra perspectiva, de ser uma especificidade nossa, mas nos fazem acreditar que é falta de personalidade ou algo do tipo... Grata por mais uma reflexão, e os depoimentos, ñ estamos só haha
@analuciavalencaferreira81654 жыл бұрын
Nossa... Me identifiquei muito com essas narrativas... Ajudou muito a entender, Manu. Muito obrigada!
@MariaEduarda-fs6gn3 жыл бұрын
o vídeo mais importante do canal. ❤️
@mushywoozy5 жыл бұрын
Tu sempre ajuda, parece que todos os vídeos foram feitos com analises que fizeram da minha cabeça hahahh
@jansilva6744 жыл бұрын
o que eu acho mais incrível é que podemos reconhecer essa "maluquice" que temos dentro de nós sem necessariamente sofrer com isso. a gente se constrói a partir de tanta influência que é quase impossível resolvermos tudo o que a gente acha que é um "problema" em nós
@gabrielam95085 жыл бұрын
Suas reflexões acalentam a alma, Manu!
@robsonlima61955 жыл бұрын
Consigo perceber esse processo mimético em minha mulher. Ela "rouba" minhas idiossincrasias. Isso me incomoda um pouco porque, através dela, vejo o quanto sou esquisito! Ela tem complexo de camaleão; eu, de medusa! Fico petrificado com minha própria imagem! Descobri que não sou um só, mas uma legião de eus! Há um eu que deseja. Há também um eu que luta pela sobrivência. Há, ainda, um que busca um "propósito de vida"... Enfim, muitos "eus" e outros contos...! rs
@nubiavilela24025 жыл бұрын
Bom ao meu ver nem amor era, é um caso de dependência emocional, carência..... Eu já passei por.isso tbm, mas a partir do momento q se detecta isso já fica mais fácil, q bom q vc percebeu moça :D e fazer terapia ajuda sim!!!!
@nubiavilela24025 жыл бұрын
Amor só eh possível quando se ama a si mesmo e se sabe quem eh, exatamente para não se perde no outro... Eh muito importante estar bem consigo mesmo para ter relacionamentos, no geral, mas como os sexuais e tudo mais são mais íntimos eles são um ponto crucial, e eh onde se pode descobrir várias coisas sobre si mesmo
@taisrodrigues21125 жыл бұрын
Já me perdi em um relacionamento que eu estava sendo o que eu não era e falei isso para minha parceira, tive que mudar para me reconhecer, e é uma mudança que nos sofremos
@katyandressa5 жыл бұрын
Excelente Vídeo. Super compartilhando com umas pessoas que estão precisando vê esse video.
@fabianeteixeira92625 жыл бұрын
Manu, você é sensacional! Adoro te ouvir! Gratidão!!!
@JulianaSouza-lv7vr5 жыл бұрын
era o vídeo q eu estava precisando!!
@taisrodrigues21125 жыл бұрын
Acho que viramos várias pessoas até nós nos encontramos, e estamos nessa constante busca.
@fgmunhoz5 жыл бұрын
Eita! Quase 50000! Legal 😆
@indaleciaaparecidapaimdeso6425 жыл бұрын
Ñ vejo a hora de chegar 100 mil inscritos
@matheusmonte24295 жыл бұрын
Seria correto afirmar então, que, a cada dia o conceito de identidade, autenticidade e/ou uma "personalidade genuína" estão caindo por terra? Certa vez ouvi uma expressão, de que, determinada pessoa era um retalho de personalidades alheias, e o minha primeira reação foi julgar, pensando que aquilo seria o que chamamos de "mente fraca" ou influenciável, mas com o tempo, pensei, não somos todos assim?? o que de fato é nosso? e o que é apenas um reflexo de outra pessoa, algo que aderimos, consciente ou inconscientemente, por admirar ou pelo simples convívio? triste gratidão Manu e Flor
@floremanu5 жыл бұрын
Matheus Monte por que triste?
@matheusmonte12355 жыл бұрын
@@floremanu Aparentemente, "boas pessoas" estão escassas, então se tudo for realmente espelhamento, o mundo tende a multiplicar pessoas que não ligam muito uma para as outras, daí vem aquele clichê que para mim, faz muito sentido, de quê no mundo falta amor ao próximo, às próximas gerações, a natureza e etc.. e isso me parte o coração
@herikacury2185 жыл бұрын
Manu vc me inspira!
@mariacarolina33005 жыл бұрын
Essa questão do espelhamento me fez lembrar algo que já penso a um tempo. Seu jeitinho de falar lembra um pouco o Christian Dunker! Rs
@cristianerosacampos98575 жыл бұрын
É tão difícil este processo todo e tão comum em muitos que raramente encontramos os nós que ecoam entre as linhas. QUe possamos cada vez mais quebrar espelhos, quebrar essa imagem nossa que buscamos no outro, porque só assim existirá relação. O relacionar-se é lidar com um outro além de nós. Caso contrário viveremos no mundo da ilusão de uma imagem que criamos de nós mesmos... o apaixonamento de si. (NArciso acha feio tudo aquilo que não é espelho - Caetaninho). Que os fios de nossas repetições nos revelem (em terapia) cada vez mais para que o espelho seja quebrado, o outro enxergado e os nós (vc e o outro) vivenciado.
@chrisduarte.t5 жыл бұрын
cristiane rosa campos amei. Lindo isso. Deixar o espelho embaçar, Rachar, Por vezes quebrar, para achar bonito o outro.
@VanessaOliveira-by5hs5 жыл бұрын
Isso são sintomas de um transtorno de personalidade, que causa dependência emocional e é muito destrutivo para as relações, é bom buscar terapia, autoconhecimento é a chave para o equilíbrio.
@fabio90825 жыл бұрын
Olá. Apenas para acrescentar mais uma coisa, eu acho válido um exercício legal para aumentar a autopercepção sobre o que vem de mim e o que vem do outro que é pegar algo que foi feito ou colocado verbalmente como posição e reavaliar aquilo dando uma de advogado do diabo. Se foi uma posição no campo das idéias tentar fazer a defesa de outra posição, diferente daquela, para si mesma(o) e ver como você se sente defendendo esse outro olhar para a coisa. Dá pra tentar descobrir qual delas mexe mais com você, o que te dá mais prazer e assim por diante. Quando é uma forma de fazer as coisas, uma ação, você pode se imaginar fazendo diferente ou de fato ir lá e fazer diferente algumas vezes para ver se te toca mais. Se como casal sempre sentou mais na frente no cinema, tenta junto ou sozinha(o) sentar mais atrás, e por aí vai. Acho que isso pode ser trabalhado individualmente e, em outros casos, ir propondo para a parceira(o) tentar junto. Só uma idéia que às vezes funciona comigo.
@jeamroberth35073 жыл бұрын
Interessante🤔
@TheKinderkulla5 жыл бұрын
Mas o que somos nós se não o outro?
@floremanu5 жыл бұрын
kinder kulla sim... muitos outros. Não aquele outro. Né?
@gisl95755 жыл бұрын
Amo suas reflexões ❤
@VMS-20254 жыл бұрын
Joia !!!!
@chrisduarte.t5 жыл бұрын
O espelho embaça. 😅💜
@floremanu5 жыл бұрын
chris duarte hahahaha
@teacherfernandaluiza5 жыл бұрын
Indico que procurem Vedanta, professor Jonas Masetti.😘
Esta refrega entre o "Eu" e o "Outro" pode ser muito doloroso mesmo. Será por isso que Sartre cunhou a célebre frase"O inferno são os outros"? Comenta aí, Mano, Manu?! kkkkkk
@TheGabiroca5 жыл бұрын
Ele chama Manuel ou Emanuel. Manu então.
@silviatonon76285 жыл бұрын
mas manu, vc é de peixes?
@michelesieben5 жыл бұрын
Qual seu e-mail, aliás, no caso do canal?
@josuejr66182 жыл бұрын
Borderline.
@ameliepoulain55235 жыл бұрын
Esse aí deve ter peixes no mapa. Kkkkk
@rafaelareis43165 жыл бұрын
❤️
@davidsantossilvadavid67065 жыл бұрын
Talvez ela goste das aventuras que esses espelhos trazem Ela gosta de receber a proposta e degustar Vc criando as propostas ou o outro vc vai saborear em seguida Evc certamente cria em cima da proposta do outro O incômodo talvez te traga outro experimento agora ou um pouco Tá tudo legal