Pirataria Vale a Pena? Bora chegar nos 120k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart
@kamen60092 жыл бұрын
@@ÓDragãoQueTemeOCorvo-hx3wh "O console que salvou a Nintendo" kkkkkk como se a Nintendo já não fosse bilionária vendendo 3ds a rodo
@arthursfeijo2 жыл бұрын
Faz um vídeo falando da franquia Midnight Club, por favor.
@mauriciomauriciobahiadossantos2 жыл бұрын
Fale muito por lançaram um jogo pro celular por 125 reias dragon quest kkkkk
@santinf312 жыл бұрын
Não é só belo e moral, é fundamental para preservar a dignidade da promoção do conhecimento. E arte e conhecimento não são produtos escassos para serem monopólisados por normas éticas da justiça tradicional ora bolas. E esse tipo de recurso deveria ser insentos de impostos pra é fundamental para sofisticar e promover a pedagogia😏😍🙄🤨🤓😘
@alexfialho50752 жыл бұрын
sim, vale. 300 pila da pra comprar muita CARNE
@samuelsouza48672 жыл бұрын
o que mais prejudica a indústria de games são as pessoas pagando caro em jogos ruins e mal feitos
@Ultimate200082 жыл бұрын
Impossível não concordar heheheh
@alcione19772 жыл бұрын
Excelente comentário! Lembrem do 'crash' de 1983: muito games ruins, sem capricho, todos muito parecidos, muitos consoles parecidos e com sistemas iguais (Atari e clones)!
@dinhoshadow29302 жыл бұрын
*E incompletos, cheio de patch de correção (Cyberpunk 2077) e DLC (Street Fighter, MK) para arrancar nosso dinheiro!!!*
@gepetovovo25092 жыл бұрын
@@dinhoshadow2930 eh o que mais está acontecendo.. jogo feito nas coxas.. e agora NFT.. trouxa cai nessa
@jonathanlinharesdecarvalho88872 жыл бұрын
Mano, não pago 250 pila num jogo, pra essa indústria mercenária, ganho 1 conto e meio por mês, eu baixo piratão mesmo, não estou nem aí. Kkkkk
@murilohenrique20892 жыл бұрын
Tem uma famosa frase que resume tudo isso lindamente: “O jeito mais fácil de parar a pirataria não é colocar tecnologia antipirataria pra trabalhar. É dando às pessoas um serviço que é melhor do que elas recebem dos piratas”. Gabe Newell, fundador da Valve
@lucasismael0072 жыл бұрын
bom dms! no pc a pirataria é fortissima, mas a steam na epoca veio e mostrou que havia vida fora da pirataria pros gamers de pc kkkk, hj em dia temos epic dando jogos de graça e tals, e muitas promocoes boas dms pra turma do pc, com a nuuvem e tals. nao ha como negar, hj eh muito mais acessivel jogar original.
@guilhermediniz60842 жыл бұрын
Fato. 90% das pessoas que jogam hoje no Brasil só recorrem à pirataria por dois motivos: falta de acesso ou preço fora de base. Imagina se a gente conseguisse comprar um lançamento por 60 reais? E olha que para os americanos 60 dólares é bem menos que isso. Por isso que eu digo que a Nintendo merece ser pirateada, vende um jogo de cinco anos atrás por 300 reais, não se esfoerça para introduzir o Switch aqui de forma legal e nem traduz os jogos.
@wilsona7x182 жыл бұрын
citação excelente, vou colocá-la num trabalho do Mestrado
@yujinragnarokmobile2854 Жыл бұрын
@@lucasismael007 Eu conheci a Steam esse ano, e tô amando! Virei fã kkk
@lucasmiranda62582 жыл бұрын
em alguns cenarios a pirataria é maravilhosa pois a comunidade pega esses games mais antigos e conseguem legendar ou ate dublar tornando assim uma experiencia muito melhor
@JF_40__50.2 жыл бұрын
@@opalacrank9657 torrent no pc é pirataria? mesmo essa sendo a única forma de jogar devido a condição financeira.
@gepetovovo25092 жыл бұрын
@@opalacrank9657 nao pode usar jogos nos emuladores.. é PIRATARIA... pq vc tá consumindo sem pagar.. kkkk e os proprios desenvolvedores dos emuladores já avisam.. "Tenha o jogo original".. e o rapaz ai que falou de traduções tb é pirataria, vc está mudando propriedade intelectual sem o consentimento do dono da marca.
@HadrixSan2 жыл бұрын
Pirataria só existe para os consoles que são vendidos atualmente. Para todos aqueles jogos das plataformas antigas que não possuem mais suporte oficial não se pode falar que é pirataria.
@robertodds2 жыл бұрын
Não necessariamente, o PS4 ainda é vendido e tem formas de piratear com o sistema de contas, e o switch tem mods e bugs que proporcionam a mesma, já no Pc não tem oque ser feito quem quer piratear piratea, eu atualmente sou Pc gamer e retrô, não consumo jogos piratas no pc, mas nos retrôs consumo bastante, não encontramos mais jogos originais muito menos, novos então os flashcards, mídias gravadas e emuladores são necessários, ainda mais aqui no Brasil onde algumas gerações praticamente não existiu produtos originais.
@RafaelSilva-tn7op2 жыл бұрын
@@robertodds Imagino que ele quis dizer no "significado" de pirataria. Para coisas antiga, que na maioria das vezes nem relançamento possui e quando possui é um porte muito mau feito e sem suporto para nosso idioma, para nossos casos, não dá para chamar de pirataria. Exemplo, mangas ou animes que nem possui versão oficial, ou foram lançados a muito tempo. "Piratear" jogos antigos não interferi diretamente na renda de quem criou, então é algo, ok. A questão seria mais para jogos atuais. Sem contar a acessibilidade, que aí é outra discussão.
@robertodds2 жыл бұрын
@@RafaelSilva-tn7op sim eu entendi por isso citei, o PS4, switch e Pc, porque ele disse que não existe pra consoles ou plataformas atuais oque não é 100% verdade e concordei em relação a plataformas passadas.
@lucasismael0072 жыл бұрын
tem muita loja que vende jogo antigo original, a grana nao vai diretamente pra empresa que produziu, mas vai pra economia, fazendo ela girar ne.. mas nao vou pagar de moralista, pirateio jogo antigo sim, ainda mais aqueles cujo valor considero absurdo (tem jogo de 2k sendo vendido por ai...)
@guilhermediniz60842 жыл бұрын
O jogo deixa de ser um produto caso não seja de um console atual? Não entendi o que você quis dizer. Esse raciocínio é furado, se fosse assim, carros antigos, discos de vinil, livros, filmes, seria tudo free se não fosse lançamento. discutir a moralidade da pirataria é um ótimo assunto, mas o que É pirataria é bem claro e se aplica a qualquer coisa, de qualquer época: se você está consumindo um produto sem pagar por ele, você está pirateando.
@fernandocesarteles93682 жыл бұрын
A real é que : O bom, o certo, o moral e o ético nem sempre são a mesma coisa. É possível concluir isso, com esses diversos pontos de vistas comentados
@andreps52 жыл бұрын
Top o Vídeo !!! Imagina anos 80 e anos 90 sem pirataria nenhuma ? Será que haveriam tantas lembranças e histórias de nossa infância / juventude ? A locomotiva do grande Boom foram os piratões, e foi muito massa viver aquela época!
@nisoyl2 жыл бұрын
exatamente,já que a tendência é das empresas cagarem pros games quando eles ficam velhos...
@gepetovovo25092 жыл бұрын
rs.. mas é na epoca do PS2 que estourou... eu mesmo fiz a festa.. 10 jogos piratas pelo preço de 1 original.. kkkk
@rogerio1983k2 жыл бұрын
@@gepetovovo2509 vc ainda pagou caro 🤣🤣🤣
@gepetovovo25092 жыл бұрын
@@rogerio1983k nao amigo era midia dourada.. kkkk.. era mais caro.. uahahahaha.
@rogerio1983k2 жыл бұрын
@@gepetovovo2509 entendo, tive várias dessas, sim tinha impressão igual das originais, até as capas das caixas vinha com mais qualidade.
@DrPepperFields2 жыл бұрын
O vídeo tocou num assunto tão importante qnto espinhoso, Ed, mas acho q algumas de suas considerações ficaram aquém do seu potencial nos quesitos profundidade e embasamento. A começar pela associação entre a moral e o "certo" q está conceitualmente invertida. Moral não é fazer o q é certo, pois a acepção de "certo" em si é definida pela própria moral. Ao dizer isso, é preciso ter em mente q a moral consiste apenas num código de valores q norteiam padrões de conduta compartilhados por uma comunidade, e q cada comunidade possui seu próprio código -até mesmo os piratas têm o deles-, além de q parte desses valores são idiossincráticos, ou seja, diferem de um indivíduo pro outro. Tudo isso complica bastante essa análise taxativa de q a pirataria é "bela e imoral". Imoral pra quem? Talvez para um empreendedor da indústria, como destaca o comentário do Adriano Barros, q enfatiza os custos de produção e parece glorificar o direito à propriedade privada, inclusive a intelectual. Mas para alguém como eu q prioriza a igualdade social e q, assim como vc, reconhece q o acesso à cultura e ao lazer é importante para se ter uma vida digna, o apelo à pirataria se mostra tão moralmente legítimo qnto o furto famélico, por exemplo. Afinal, como já dizia a música dos Titãs, "a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte". Nesse sentido, a pirataria pode ser entendida como um "mal necessário", não pq seja ela por si só imoral, mas pq opera como uma espécie de gambiarra q preenche as lacunas deixadas pela ação do livre mercado -cerne da verdadeira imoralidade- na sociedade, possibilitando q pessoas menos afortunadas não sejam ainda mais marginalizadas com a restrição de acesso ao entretenimento. Imoral, segundo o MEU código, é deixar de pagar o q se deve mesmo tendo recursos para isso (vide ricos sonegadores de impostos). O segundo ponto a ser comentado diz respeito ao risco q a pirataria representa para a indústria. Isso é pura demagogia, Ed! Obviamente, todo mundo merece ser pago pelo seu trabalho, mas é falso afirmar q em algum momento da história um setor da indústria do entretenimento qqr q seja tenha sido ameaçado com o compartilhamento não autorizado de produtos digitais. E não sou eu quem está dizendo! Um estudo encomendado pela Comissão Europeia em 2013 concluiu q a pirataria de conteúdo digital não afeta de forma significativa a venda legalizada de músicas, livros, games e outros. No caso dos jogos, a distribuição ilegal de cópias pode inclusive beneficiar os títulos, servindo como forma de convencimento para jogadores comprarem os títulos q baixaram ilegalmente. Note q a pirataria sempre esteve presente nesse setor do mercado e q ele só cresceu desde sua origem. O motivo pelo qual empresas como a Sony investem tão pesado no desenvolvimentos de dispositivos anti-pirataria pode ser resumido numa só palavra: ganância! Não é q a pirataria esteja trazendo prejuízos ou sequer comprometendo os lucros, mas q essas empresas apostam na restrição de acesso como meio de potencializar a lucratividade AINDA MAIS. É o _modus operandi_ do mundo corporativo no capitalismo selvagem... otimização de crescimento _ad æternum_ com redução de gastos e aumento de receita. Num mundo em q exista condições de acesso à cultura mais justas para toda a comunidade, a pirataria poderá ser legitimamente desencorajada, mas enquanto esse for o único recurso disponível para pessoas esmagadas pelo sistema, o ato de piratear é mais q um mal necessário, para essas pessoas chega a ser belo e moral. Os pobres têm o direito de se divertir, mais do q os ricos têm de lucrar. A sociedade está em débito com quem realmente produz, e se a Lei não os ampara, q eles tomem o q lhes é de direito por fora.
@RafaelSilva-tn7op2 жыл бұрын
Bom comentário, mesmo aparentemente que nós tenhamos pontos de vista diferente sobre a sociedade. E Se tiver tempo, queria enteder melhor essa frase: " Lacunas deixada pelo livre mercado - cerne da verdadeira imoralidade".
@foxdequintal2 жыл бұрын
Essa questão de sonegar imposto é complicada também, pois e se a empresa tá falindo? Vai continuar pagando os altíssimos impostos do Brasil? E esses impostos são tudo roubados pelos políticos É claro que se a empresa tá com dificuldade, então que sonegue imposto sim
@foxdequintal2 жыл бұрын
Dá vontade de comprar tudo original e pagar todos os impostos Porém fazer isso na prática é muito difícil Uma hora ou outra a pessoa ou vai usar algo pirata ou vai tentar sonegar imposto
@franklinaraujosilva2 жыл бұрын
É por não querer que conteúdos interessantes acabem que faço parte dos membros do canal.
@LCHNSQ2 жыл бұрын
Grandes produtoras como EA e Ubisoft não merecem nossa misericórdia (meros gamers de terceiro mundo kk), pirataria nesse caso é só mais uma forma de justiça social, na minha opinião. O tanto que essas empresas lucram com produto ruim pode ser chamado de roubo também. Já é diferente com pequenos estúdios de jogos indie onde o trampo dos artistas e desenvolvedores merece cada centavo. Por outro lado, talvez termos cada vez mais jogos free-to-play cheio de microtransaões sejam o contra golpe da indústria contra a pirataria :( e nesse caso é um mal que não pode fugir do controle. Já piratiei muito na adolescência (e jogava bem mais também kk) mas hoje, se tenho condições prefiro comprar original pela estabilidade do serviço, suporte e até por admirar muito a obra mesmo.
@silvarobson5922 жыл бұрын
As empresas fazem isso por que o consumidor sustenta. É fácil apontar os erros das empresas, mas esquecem que fazem isso porque tem gente que paga R$ 400 na pré-venda de um jogo qualquer só pra se achar exclusivo, tal qual aqueles que compram NFT. Sempre será lançado um CoD, FiFa, PeS, GranTur, ou qualquer outro jogo anual porque uma massa grande reserva mesmo sendo muito caro, feio e cheio de bug, ou seja, o consumidor cria o problema, a empresa capitaliza.
@nisoyl2 жыл бұрын
quem concorda só respira kkkkkkkkk
@RafaelSilva-tn7op2 жыл бұрын
Eu sigo o raciocínio, se o jogo não vale nem a espera por uma promoção, então não vale a pena eu gastar o que se possue de mais precioso, o tempo. Se o jogo está te divertindo, mesmo sendo da Ubisoft, quer dizer que vale algum preço. Jogos eu não pirateio, pois jogo pelo console, PC(notebook) só para emulação e jogos indies. Não vou ser hipócrita, uso pirataria para quase tudo, estou com vontade de assistir algo específico mais não estou com vontade de pagar um mês de assinatura, vou lá e uso o famoso torrent. Apesar que quando um catálogo me agrada eu costumo assinar o serviço, por exemplo, gosto muito de animes dublados, então faço questão de manter a assinatura. Gosto de ler quadrinhos, mas são inviável para mim, então pirateio, livro sempre que posso compro, geralmente estão em um preço acessível, os clássicos, pois os de estudo... As vezes é mais pela comodidade, como música, onde é mais fácil escutar pelo KZbin ou baixar.
@viniciustche2 жыл бұрын
Com muito custo meus pais compraram um Super Nintendo. Na época só tive 3 fitas. A saída era alugar. Depois que chegaram as fitas piratas foi um sonho. Mesma coisa quando pude comprar um PS2 já desbloqueado quando comecei a trabalhar com 17 anos. Sem a pirataria, nunca teria tido acesso aos jogos e a diversão que eles me proporcionaram. Na indústria da música o baque foi grande pois sabemos hoje que o artista pra sobreviver tem que se virar com shows, haja vista o desaparecimento dos CDs, DVDs etc. Na indústria dos games atual vejo ganância com uma certa justificativa dos preços por causa da economia local e justamente por causa da própria pirataria, pois é foda investir bastante num jogo e não ter o retorno esperado, aí é chuva de DLCs e conteúdos adicionais para entregar o jogo de fato rs. Belo vídeo como sempre Ed 👏🏻👏🏻👏🏻
@tkbettas18902 жыл бұрын
Fazia anos que eu não via um canal tão bom. Vc tem carisma, fala muito bem, pena que não tem alcance ainda!
@rogerioallves272 жыл бұрын
Basta ver os cenários. Na época do PS2, a maioria das pessoas que jogavam, não tinham poder aquisitivo para os jogos originais, visto que só tinha como importar. Quando chegou o PS3, haviam poucas pessoas jogando pirata (pela dificuldade inicial do destrave e valor inicial do console). Mas ai vieram os jogos digitais, onde haviam muitas promoções, além da possibilidade de dividir as contas. Pirataria diminui (nunca vai acabar), com serviços bons e baratos, só ver a GamePass, Steam. A Nintendo sim é mercenária (EA tb) e quem pirateia essas empresas eu não julgo, pois nunca se preocuparam com o consumidor e sim com dinheiro. Basta ver que a Nintendo nem se dá ao trabalho de tradução de jogos aqui no BR e a EA com as suas infinitas microtransações em quase todos os jogos. (A Square está indo para o mesmo caminho). Claro, pirataria é uma questão ética, envolve muitas coisas como condições financeiras, moral, etc… Mas acho fácil quem julga, sem saber as condições dos outros e é isso que odeio em alguns canais Nintendistas, onde falam “A empresa tem que nos notar”. Isso está errado, é a empresa que tem que ser atrativa para nós e não o inverso.
@rodrigocostardg2 жыл бұрын
Já joguei muitos jogos piratas mas depois que conheci o game pess me salvei, agora assino e ficou bem melhor não ter que piratiar nada obrigado Xbox
@lu1zsm22 жыл бұрын
Eu sempre acreditei e continuo acreditando que a melhor arma contra a pirataria são a facilidade de acesso e os preços mais baixos. Digo por experiência própria pois enquanto não existia a loja Steam no Brasil eu só jogava jogos piratas. Nunca tinha comprado nenhum jogo original. A partir do momento em que a Steam chegou no Brasil com suas promoções maravilhosas e começou a vender jogos na nossa moeda e a aceitar boleto bancário eu parei de usar jogos piratas. Acho que hoje só consome pirataria quem gosta de pirataria. Com jogos originais sendo dados de graça toda semana na Epic Games e com as promoções da Steam que as vezes chegam a 90% de desconto com jogos custando as vezes 10, 5 e até 1 real. Só não joga jogo original quem não quer...
@brunocampao20432 жыл бұрын
cada vez mais a pirataria tem sido mais uma opção do que necessidade,olha pro exemplo o gamepass
@GHOST237782 жыл бұрын
steam tb ta cara jogos a 300 ou 200 baixo pirata kk
@MTSouza832 жыл бұрын
Eu reduzi a pirataria por causa da steam, mas não parei de consumir. Ainda existe jogos na steam (principalmente nos últimos 2 anos) com preços de R$250, R$300, R$350 ou mais a venda. Ah mas é só esperar... Aham Cláudia senta lá! Tem muito jogo que não está tendo seus preços regionalizados. A SEGA aumentou em quase 400% o preço de alguns de seus jogos na steam. Isso sem falar de um pessoal que usa esquema de contas da argentina, russia ou turquia pra comprar jogos mais baratos. Mesmo legalizado, os caras buscam burlar.
@gepetovovo25092 жыл бұрын
verdade, eu tenho steam tb e compro original, graças a eles a pirataria deu uma diminuida bem ai.. e fora negócio de jogar online, conquistas.. etc.
@GHOST237782 жыл бұрын
kkkk steam outra merda jogos a 300 reais promoçao e so de jogo velho kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Renreverso2 жыл бұрын
Depende. No caso da Nintendo é belo e moral, em relação as outras empresas é mal necessário
@rafaelneto27672 жыл бұрын
Olha, lembrei da grande CD Project Red uma empresa que nasceu de uma pirataria necessária, hoje ela entende que pessoas não compram os seus jogos por não terem condições, seus jogos são livres de DRM no pc, o fã compra porque pode e porque quer ajudar.
@rahanlion91232 жыл бұрын
A engine do primeiro the witcher não foi paga? kkkkk
@messiasmartins69902 жыл бұрын
Cara que vídeo pertinente! Quando ganhei meu primeiro vídeo game o Atari, me lembro de pegar emprestado aqueles cartuchos dactar, que continham 4 jogos, acho que a maioria era pirata, depois tive um Master system, nesse não existia pirata, depois veio o dynavison com duas entradas , Japão e América, quase todos os jogos que tive eram Hacks piratas ou sei lá. Depois de muito tempo em 97 eu ganhei o ps1, aí foi pirataria em 99 porcento dos jogos que tive, depois o PS 2 100 %de pirataria. Foi um mal necessário infelizmente, porém hoje eu trabalho com arte e ilustração e conheço um pouco de como funciona o mercado, e toda a estrutura que existe pra fazer uma jogo ... logo eu não gostaria de ver meu trabalho sendo vendido por alguém que não produziu e simplesmente pegou e vendeu, então hoje sou contra , porém entendo que foi um mal necessário, a Sony nunca teria vendido tanto ps1 e ps2 se não fosse por ajuda da pirataria.
@jairorodrigues79642 жыл бұрын
Fala Ed! Muito bacana esse vídeo com sua reação às opiniões dos inscritos no seu canal. Vários pontos de vista, colocados de forma educada e respeitosa é uma atitude pedagógica, e que está fazendo bastante falta nos dias de hoje, eu acho. Bem, acho que tenho mais ou menos a sua idade. Logo, vimos a relação do público com essa tecnologia nos momentos em que ela mais se consagrou. Hoje eu não saberia dizer como as pessoas mais jovens se relacionam com o vídeo game nos dias de hoje. Mas, quando era criança e adolescente, você praticamente ficava excluído de certos ambientes, não por preconceito, muitas vezes, mas por que as pessoas passavam muito tempo jogando e aquilo passava a fazer parte do universo delas. Assim, basicamente a troca de informações se dava a respeito de vídeo game e jogos. Como gostava de música, de conversar com pessoas mais velhas, e ter começado a me interessar por relacionamento com as meninas, o vídeo game foi ficando mais distante daquilo que queria na adolescência. E quando conseguia um vídeo game, a rapaziada já estava jogando consoles de outra geração. Com isso, vejo que é complicado dar pouco acesso aos vídeo games pois estes cumprem uma função de sociabilizar pessoas e inseri-las no contexto de novas tecnologias. Com isso, acho que seria importante chegar a um equilíbrio (uma faixa de jogos mais acessíveis para uma faixa com menor poder aquisitivo, com o aumento do valor de acordo com os recursos entregues pelos jogos). De outra forma, a pirataria acaba ganhando proporções muito altas que realmente podem desestimular desenvolvedores, por exemplo. Enfim... Acho que se os custos não comprometerem tanto a renda de uma pessoa, é possível que ela compre o original. Inclusive porque ela pode trocar por outra coisa de igual valor. Parabéns pelo papo. Valeu Ed. 👋
@slip13inc2 жыл бұрын
Uma coisa simples que vale discutir. Na época que os jogos se popularizaram, grande parte do mercado era composto por jovens e crianças. Ou seja, quem era economicamente ativo não consumia esse tipo de produto. Ou seja, não dava valor. Dito isso, dificilmente o mercado iria florecer nesse contexto, onde o público interessado não tinha grana pra comprar. A pirataria atendeu a uma demanda que as empresas não atenderam. Entendam isso, sempre que houver uma demanda, de uma forma ou de outra, o mercado irá atender. Hoje em dia a coisa mudou. Aqueles jovens e crianças hoje são adultos economicamente ativos e que veem valor nos jogos a ponto de comprarem para somou para os jovens da atualidade. Dito isso, nos anos 70/80/90/00 a pirataria era apenas uma resposta do mercado a uma demanda reprimida. Um paralelo que podemos fazer é por exemplo filmes. Depois que chegaram as plataformas como Netflix, a pirataria caiu muito. Porém como hoje estão lançando diferentes plataformas, uma nova demanda está surgindo: “Quero apenas algumas coisas de cada plataforma, não tudo”. Adivinha quem está atendendo a essa demanda?
@hugoangelo78012 жыл бұрын
Pirataria é vida principalmente nesse tempo de qualquer porcaria ser chamado de raridade
@cybermestre2 жыл бұрын
Jogos online de certa forma dão uma quebrada na pirataria, principalmente os fps(que hoje a maioria é free mesmo com micro transação). Se puder ter um jogo numa dessas plataformas, tipo a Steam, Epic (dá jogo de graça toda a semana!!), etc é melhor... e de vez em quando compra algum item lá. Se você por exemplo joga um CSGO na steam, volta e meia o jogo te dá um item. O CSGO na época que eu comprei era R$ 12,00, e se contar a quantidade de item que o jogo já dropou pra mim, já ganhei bem mais... inclusive, vivo comprando expansão ou até jogos inteiros com venda de itens dropados (o mais valioso que dropou pra mim foi uma caixa preta, a nº 1 do jogo que na época valia R$ 50 e hoje vale mais de R$ 200). Pirataria pra mim é o último recurso para jogos atuais. Pra antiguidade, tipo o MAME da vida, é a única alternativa, pois não tem como comprar jogos arcades antigos ORIGINAIS, simplesmente porque a maioria já se foi, só na mão de colecionador mesmo. Top o vídeo. TMJ!!.
@hulkbugado87412 жыл бұрын
Mais um vídeo top ED! Obrigado por compartilhar minha humilde opinião! Só uma observação, é que hj quando eu chamo o Barba Negra É para resgatar algo nostálgico e que não se encontra Mais a venda! Vídeo game é uma das melhores coisas da vida e seu canal um dos melhores do KZbin! Like monstro ED!
@LongnPlay2 жыл бұрын
Pago por aquilo que considero ser um preço justo, mas não dou nenhum centavo pra patifarias como a coletânea do Sonic Origins. E deixar de jogar pra passar uma imagem falsa de santo pra outras pessoas é algo que eu também não vou fazer.
@LongnPlay2 жыл бұрын
Na minha opinião cada um faz o que a consciência mandar. Foda é a pessoa que chama o outro de trouxa por comprar jogo original ou o outro que quer falar mau de quem pirateia, mas tá sempre fazendo outras coisas erradas por aí as escondidas.
@fillipearaujo58812 жыл бұрын
7:37 - A parte mais importante do vídeo, a meu ver. Concordo 100%. Entretenimento é importantíssimo na vida das pessoas, é como o próprio Ed falou: viver é diferente de sobreviver.
@GGBGameplays2 жыл бұрын
Eu pirateava alguns jogos quando era mais novo, depois que cresci e montei meu PC comecei a comprar jogos originais e agora não tenho tempo pra jogar, tem varios que comprei e nunca joguei. Mas eu sempre espero promoções para comprar jogos, raramente compro pelo preço cheio. Os únicos que ainda baixo pirata são ROMs de consoles mais antigos, pois são menos acessíveis ou nenhum pouco acessíveis.
@PauloHerberth2 жыл бұрын
Eu poderia estourar o limite de linhas dessa caixa de comentários contando como o acesso "facilitado" a videogames me trouxe momentos, histórias e amigos incriveis dos anos 90 até a presente data e que nada disso teria sido possível sem pirataria, mas tô atrasado pro trabalho. Haha! Em resumo, atualmente meu lema é: Respeite os pequenos desenvolvedores/artistas/produtores e, no mais, seja feliz. Muito obrigado pelo conteúdo, Ed. Vc é um cara positivamente diferenciado! Fica bem! 🤘😉
2 жыл бұрын
Pirataria faz parte, muitas empresas deviam agradecer os pirateiros, muita gente que não teve grana se virou no piratinha, mas quando ficou mais velho esse mesmo publico hoje que tem um maior poder aquisitivo compra original, ou consume um produto relacionado.
@cristianS_m2 жыл бұрын
Vdd eu na infância jogava ps1 e ps2 no piratão kkkkkk hoje em dia consigo comprar original
@Aaa-u2h5z2 жыл бұрын
@@LuanHenrique-jl4jg Cara isso pode salvar muita gente por causa de questões econômicas etc... Mais um dev (solo) isso pode até prejudicar demais ao contrário de empresas multi bilionárias
@mauriciomauriciobahiadossantos2 жыл бұрын
Cara acha todo mundo tem ps5 ou Xbox séries X em casa muito usa retroac pra joga como eu
@mauriciomauriciobahiadossantos2 жыл бұрын
@@Aaa-u2h5z fala isso povo da Ucrânia tá sendo masacrada games salva em que riquiu
@IvonaldoLima2 жыл бұрын
pirataria também ajudou indiretamente a popularizar MUITOS personagens. Eu posso afirmar de boca cheia que se Mario, Sonic, Street fighter, MK são super populares hoje aqui no Brasil, foi graças a pirataria,.
@robertolopes59232 жыл бұрын
A pirataria tbm é um meio de sobrevivência dos jogos retro pois muitos não se encontram mais no mercado, se algo me interessa dou uma "testada" e compro quando chaga uma boa promoção.
@willyamrodriguesesilvarodr71762 жыл бұрын
Pirataria é errado sim, mas em um país onde é um absurdo os preços das coisas, então é um mal necessário, quem nunca usou o word pirata
@marcuscoliseu2 жыл бұрын
seu canal realmente foi pra uma vertente incrivel, o debate com o seu publico! Adorando o seu canal cada vez mais! Parabens! Vc e o Cosmic Effect são meus canais favoritos de games
@renantsilva902 жыл бұрын
Entretenimento é essencial sim! Eu evitei ao máximo assinar uns streamings aí, mas peguei promoção e fiquei bem feliz ao finalmente poder assistir uns filmes e séries. Jogo eu já acho que não vale o preço que custa, jamais vou pagar mais de 4 mil em um videogame!
@lucianomoreira96442 жыл бұрын
Para mim, esse é o conteúdo definitivo sobre pirataria 🏴☠️. Nunca vi tamanha informação sendo explicada de maneira concisa, clara, inteligente e didática. Excelentíssimo trabalho, Ed.
@KareXplay2 жыл бұрын
Parei o trabalho só pra ver esse vídeo... "Espero que o paciente não morra" Kkkk
@paulosergioribeiro72002 жыл бұрын
O que define a necessidade da pirataria é a qualidade de vida: quanto pior a qualidade de vida, maior será a pirataria. isso não vale só para videogames, música, ou outro entretenimento. Imagina ter que "piratear" comida, roupas, água?
@renantsilva902 жыл бұрын
Quando eu era criança eu comprava pirata e não tinha o que fazer, mas já no PS3 - que eu só consegui comprar em 2011 - eu já comprava os originais porque eu trabalhava e poderia comprar os jogos. Lançamento era difícil, mas não é só de lançamento que vive o homem! Como você disse, se tem como pagar e acha que vale, compra! Se não vale, não compra! Quem joga jogos mais antigos no emulador também não vejo problema
@samueloliveira37812 жыл бұрын
A questão da pirataria vem muito da desigualdade social, como você disse no vídeo Ed: entretenimento é necessário, tanto que no auge da Pandemia a Sony liberou alguns jogos no play at home para ajudar as pessoas já que não podiam sair para trabalhar e viver só para trabalhar, cumprir as obrigações e pagar contas não dá, a pessoa surta, o que acontece é que de um modo geral sempre tentamos economizar o máximo possível e nessa brecha e tbm pela questão da desigualdade social e má distribuição de renda no nosso país fica complicado a pessoa quer comprar um jogo, assistir um filme ou mais antigamente comprar um cd original lá por 98, 99 um cd original era coisa de 20 com salário mínimo pelo que me lembro 100, 150 reais então ficava puxado, já que a pessoa não vai querer só um cd de um artista, banda ou grupo ou ela vai querer todos os álbuns do artista ou então de vários artistas, precisamos de coisas para relaxar, tirar o stress: músicas, jogos, filmes podem nos ajudar e muito a tirar o foco dos problemas pelo menos naquelas horas que estamos nos entretendo, uma coisa boa é a Steam e outras lojas digitais que oferecem jogos a preços mais justos eu mesmo cheguei a comprar em torno de 1 ano atrás o Resident 6 por uns 18 reais claro que sei que já tem tempo que o jogo foi lançado, mas é uma alternativa para se ter os jogos originais.
@neycandido55402 жыл бұрын
Rapaz, graças à pirataria hoje temos alternativas como o Steam. Hoje é muito raro eu piratear porque a qualidade do original é maior. Comprar um game pela Steam é garantia de qualidade e satisfação e ainda ajudo o desenvolvedor. Acho que no futuro vai ser igual a filme: quem quer antes paga o rim, quem tem paciência espera sair na loja.
@TheRafaelzero2 жыл бұрын
Acredito que os serviços de assinatura/streaming são uma ótima alternativa. É um meio termo, dependendo do jogo você paga 6 meses de game pass ultimate, por exemplo.
@GaBRieLLisboa83 Жыл бұрын
Na minha epoca do Atari, eu era muito novo, só jogava o que tinha e não fazia ideia q existia outros jogos! Ja na epoca do Mega Drive eu tava crescido, eu conhecia uma locadora e alugava cartuchos, era acessivel.. depois veio meu 3 console, PS2, o primeiro q peguei com meu dinheiro, ganhava pouco e pirataria era unica opção... dai veio junto PC que td se baixava.. era um mal necessario, eu amava games e queria jogar, mas só tinha essa opção! Ja no PS3, tudo mudou, não quis saber de pirataria nem se existisse, nunca tive e ate hoje tenho meu PS3 bloqueado aqui, eu msm coloquei HD de 1Tb na epoca e ta lotado de jogos pegos naquela epoca, sim PSN tinha MUITA promoção,, ficava toda semana ligado e comprando 1 a 1... e de la pra ca, tomei a consciencial, ja amadurecido, entendo os problemas que antes n entendia, o amadurecimento as vezes demora mas vem qdo não vem, tem canalhice que é da pessoa mesmo, quem se bota no lugar do dev, e sente as dores, sabe q é errado!!! E vamos fazer o bem, pq de mal o mundo já tem de sobra!! Sim, um MAL necessário.!!!
@gastondanusty532 жыл бұрын
Experiência própria vivendo entre Brasil e Europa nas décadas anteriores... Brasil, se você é rico e pode pagar por jogos originais, se torna quase missão impossível encontrar uma grande biblioteca de jogos à venda. Na Europa se você é pobre assalariado, seu dinheiro tem valor e os jogos custam pouco, inviabilizando lucros para pirataria, que, caso você ainda procure pirata, se torna uma missão quase impossível encontrar. Este é o grande paradoxo dos games em países subdesenvolvidos.
@miguelmattos89552 жыл бұрын
Execelente vídeo!!! Faça mais vídeos como esse. Eles ajudam muito à refletir sobre essas questões do dia a dia e o quanto nosso comportamento pode influenciar em toda uma indústria. Grande abraço!
@lionsking37492 жыл бұрын
Quando ele disse "Supérfluo", acho que tem a ver mais com a sobrevivência fisiológica do corpo. E realmente, com água e comida você vive, já com entretenimento não kk
@eduardogregorin81222 жыл бұрын
Sem entretenimento, temos sérios problemas, como exemplo, alguém preso em uma solitária, a pessoa tem comida e água, mas ainda sim a pessoa tem os problemas do isolamento.
@blackops20012 жыл бұрын
@@eduardogregorin8122 Existem varios meios de entrerimento de graça. Não é desculpa para piratear.
@Jeffex0902 жыл бұрын
Também tive essa sua visão... "Apenas" sobreviver é uma triste realidade de muitos brasileiros (morando em grandes capitais, inclusive). E um bom entretenimento é fundamental para a saúde, para o desenvolvimento mental e social, mas entre alimentação e cinema/vídeo game, para quem está na situação de escolha, nem é necessário pensar.
@eduardogregorin81222 жыл бұрын
@@blackops2001 não falei sobre piratear, apenas que entretenimento É algo essencial na vida de uma pessoa. Até animais sugerem sofrem com isso, pq os humanos não?
@geekmediabr2 жыл бұрын
A pirataria pode ser prejudicial por minar a possibilidade de algumas vendas de jogos. Porém, existe uma ideia muito errada de que cada cópia pirata = 1 venda a menos. Na verdade, muitas dessas cópias piratas acabam despertando o interesse do jogador em comprar a versão original do game posteriormente. E também, destas cópias piratas, grande parte do público que baixou ela, simplesmente queria ter acesso ao game e que se não houvesse essa possibilidade, apenas não iria jogar tal jogo, sem sequer considerar comprar o original e pronto. Sendo assim, no final acredito que a pirataria tem sim um impacto negativo nas vendas de jogos, mas ele é muito menor do que o alardeado pela indústria. Pois como já citei, a matemática de "1 copia pirata = 1 venda a menos" é muito equivocada. O que disse acima foi para o contexto de pirataria de jogos atuais no tempo presente. Agora vamos mudar um pouco o foco para o ecossistema como um todo. Já vou chegar lá na explicação de meu ponto de vista. Mas já digo que ao longo do tempo, acredito que a pirataria foi, pasme, positiva para a indústria! Como assim? Vou citar meu exemplo pessoal e que acredito que boa parte de vcs viveram o mesmo que eu: Comecei nos games na era Mega Drive, SNES, por volta de 1993. Segui para o Playstation, PS2... Também joguei mais tarde NES, Atari e outros consoles. Mas o fator principal: 100% dos games que joguei nessa época eram piratas! A exceção foi o Mario 64, que joguei original em locadora. E foi assim que passei a amar o mundo dos games. Através dos games piratas. Até a época do PS2, 100% pirata. Na era PS3, alguns originais e a maioria pirata. X360, 100% pirata. Digo que praticamente não dei dinheiro algum para as produtoras até esta época. MAS! Hoje consumo jogos originais no XBox One, PS4, Steam, Epic, Origin... E isso só aconteceu porque lá atrás, na base da minha infância, eu conheci os games atraves dos piratas! Se eles não existissem, como os originais eram caros demais, provavelmente eu nunca teria me tornado um gamer e nunca teria passado a ser um cliente pagante desta mídia que tanto amamos. Vc se identifica com esse sentimento também? Isso que quis dizer quando falei que a pirataria acaba ajudando esse ecossistema como um todo a crescer.
@snes16b152 жыл бұрын
Video game no Brasil sempre foi algo caro e fora da nossa realidade Pagar 3 mil em um console e 300 em um jogo é uma coisa completamente surreal pra maioria das pessoas que vive com 1 ou 2 salarios por mês e como você falou no video o entretenimento é algo necessario nas nossas vidas e a pessoa que não tem condições de ter vai tentar dar um jeito de conseguir de qualquer forma. Todo mundo quer o produto original isso é obvio,até porque tem todos os beneficios e não tem dor de cabeça igual o pirata mas o governo corrupto com toneladas de impostos e as empresas não ajudam ou não se importam tanto mais porque sabem que é quase impossivel isso acabar e já lucram muito com o original no resto do mundo.
@cortesdolocao2 жыл бұрын
E que o assunto " pirataria " e só aqui neste Brasil maravilhoso ! Fora daqui nem existe isso pelo menos para games ! Comparação em salário e dólar , chega aqui arrancando o couro
@vespasianocarvalho11472 жыл бұрын
O seu canal definitivamente é o melhor de todos quando o assunto é games! Ed topzero dms!
@GGWingert2 жыл бұрын
Ed, que vídeo topzera! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Culhões e miolhos para falar de um assunto delicado. Muito bom mesmo! Não comentei na enquete, mas quando eu era moleque, consumi muitos games piratas sem saber. Quando comecei a trabalhar e valorizar meu dinheiro, aí sim que comprava games piratas (época do Dreamcast em diante). 🤣 Na região em que moro o acesso a games originais era praticamente nulo. Quando comecei a ter acesso à Internet e ganhar uma graninha a mais trabalhando pesado, decidi honrar as desenvolvedoras e demais empresas só comprando games e produtos oficiais. E sigo assim desde então. Mas durante minha juventude, se não fosse a pirataria, teria babado mais ainda nas revistas de games... 😂 Grande abraço! Paz! ✌️🏻
@pedrobannitz38972 жыл бұрын
O preço dos jogos é imoral ou é um mal necessário? Dura a realidade de nós brasileiros.
@wibson19822 жыл бұрын
Alguns comentários me fizeram lembrar uma entrevista que eu assisti a alguns anos atrás, como uma "especialista" em comportamento e em crimes. Ela disse algo parecido com: "O ladrão rouba pq ele teve uma infância pobre e sem dinheiro para comprar um tênis caro ou um celular, então ele rouba p suprir esse desejo. Não temos que ficar c raiva,mas c pena..."
@wescklley2 жыл бұрын
Dependendo do caso sim , pois os preços absurdos não favoreciam , então não tinha outra forma se não fosse pirataria , pra nos trazer alegria e oportunidade de vivenciar os momentos de jogatinas !
@Brasilgamin2 жыл бұрын
Nas antigas era 100% pirataria. Hj em dia qnd tenho acessibilidade financeira compro o game. Se não, nem jogo até comprar. Salvo jogos antigos através de emuladores.
@marcosleandro17722 жыл бұрын
Parabéns pelo canal amigo, tá cada vez melhor. E vc tirou as palavras da minha boca com o que vc falou aos 7:38 do vídeo 🤜🤛
@renangeek472 жыл бұрын
Adorei o aviso final, hj sigo a risca. Só baixo pirata pra teste pra ver se vai rodar no meu PC. Se rodar e eu gostar eu compro, The Witcher 3, Doom (2016), Red Dead 2, Yakuza 0 e Kiwami, Rise of the Tomb Raider, etc já tá lá tudo na minha Steam. Outra regra pessoal minha é nunca piratear jogos indie, ainda mais os que são bons e que sei que vão rodar de boas como Hollow Knight, um dos melhores e mais lindos metroidvanias que eu já vi e pagaria preço de AAA nele sem pestanejar e mais recentemente Forgive Me Father que é um "Doom like" brutal em cel shading maravilhoso.
@rafaelb0152 жыл бұрын
Quando criança, não tinha acesso a jogos originais por falta de dinheiro e por isso não comprava jogos originais (ps1 e ps2 principalmente), na geração ps3 comecei a ter dinheiro, comprei tudo original do ps3 e tbm do ps4, mas atualmente ando sem tempo, então não comprei o ps5 e mantenho a psplus no ps4 para baixar e jogar quando realmente da.! Não julgo quem não tem condição para comprar, mas se tem, faça um esforço e compre ou aguarda o preço baixar, pois nada é "de graca". Pra mim é um "mal necessário", pois sem a pirataria não teria a chance de conhecer os vídeo-games. ED gosto muito do seu canal, já deixei o meu like e tamo junto.! 👊
@lucasdasilvaporto90752 жыл бұрын
Ed ! Usei e ainda uso alguns conteúdos pirateados . Mais hj está cada vez menos interessante usar a pirataria , estão criando meios de facilitar o uso do conteúdo oficial , temos streaming de vídeo ,áudio e games . Com preços acessíveis. Uma coisa que aprendi com a pirataria de games e que : A sensação de ver o jogo rodando ( depois de alguns minutos instalando , hackeado ) chega a ser mais prazerosa que jogar o game em si . Acabo enchendo a biblioteca de games e jogando 1 ou 2 no máximo, quando vejo tô com 30 jogos e não terminei nenhum . E essa situação eu vejo com a maioria dos caras que usam a pirataria . Antigamente vc comprava ou alugava um game , isso fazia vc jogar até cansar ele ,primeiro pra valer sua grana e segundo porque vc passava a gostar dele . Hj tirando os fanboys não há identificação com as obras.
@leonardoalcantara15092 жыл бұрын
Eddie, me sinto muito lisonjeado em ter meu comentário lido no seu vídeo, eu estava ouvindo seu vídeo no trânsito e quase rolou uma solução salina de H2O dos meus globos oculares, mas acho que meu comentário ficou meio que incompleto: eu não quis dizer que entretenimento é desnecessário e sim que é supérfluo, existem várias formas de entretenimento, por isso eu disse que prefiro comprar comida do que pagar 300 conto num game. Passear na pracinha e comprar um picolé também é entretenimento e é bem mais barato que pagar um cinema ou comprar um game, não? Gosto bastante de games, ainda tenho meu Atari 2600 que ganhei em 1986, do meu querido pai, e posos te dizer que eu nunca estive num momento tão ruim física, psicológica e financeiramente falando, por sorte tenho uma bela coleção de games no meu PS4 e tenho jogado bastante os games mais antigos que eu não terminei, vez ou outra pego algum game em promoção... É aí que entra meu comentário anterior: as desenvolvedoras tem seus custos, mas elas querem faturar alto no lançamento do game, daí te cobram 300 contos no game, sendo que esse mesmo game poderia ser vendido por um preço melhor e o lucro viria ao longo do tempo. Outra prova do que falo é a queda do valor da Netflix, com a divisão dos serviços de streaming em varios canais, ficou caro pra todo mundo assinar a vários serviços, a Netflix matou a pirataria de filmes por ser barata e a divisão do setor em varias plataformas está matando o serviço e reativando a pirataria...
@aperte2 жыл бұрын
Eu que agradeço por vc participar e continuar participando 👊❤
@RaoniJoseph2 жыл бұрын
Pirataria só é belo e moral quando é pirateando algum produto de alguma empresa gigante com produtos a preços exorbitantes (cof cof Nintendo). Pirataria com pequenos empreendedores e produções independentes, seja lá qual vertente, é crime e sabotagem. Toda moeda tem dois lados. Tema interessantíssimo. Acertou em cheio no tema, ED!
@Jeffex0902 жыл бұрын
Ed, sobre a pirataria versus vendas de console, tenho uma visão, baseada em alguém leigo sem detalhes da indústria dos games, mas com visão de arquiteto de soluções de Tecnologia (redes, servidores e segurança) por causa da profissão: Vamos ser sinceros: o Play 2 fez um grande sucesso e popularizou, similar ao Xbox 360, que "usou" a mesma estratégia. Foram consoles muito pirateados, contudo, fizeram muito sucesso. Será (somente será) que a popularização dos consoles, por causa da pirataria, não compensou as vendas de jogos nas suas versões originais? Digo isto pois não é raro conhecer pessoas que tinham a versão "bloqueada" e a desbloqueada. E tem outro ponto no preço dos jogos, sei o quanto uma equipe de desenvolvimento pode ser custosa, ainda sim, acho as práticas de valores - inclusive global - muito superfaturada. Um jogo demanda tempo, pesquisa, tentativa-e-erro, e outros refinamentos para ficar pronto. Levam-se 2 anos (por exemplo) para ficar pronto e sendo que, ultimamente, nem ficar prontos estão. Do outro lado, tenho acesso ao ambiente de desenvolvedoras de módulos de ERP (para quem não sabe, um resumo rápido: são sistemas empresariais que apoiam uma administração). Nestes desenvolvimentos também são gastos quase os mesmos recursos e tempo. Nisto, eu não entendo como uma empresa de jogos lucra 100 mi com jogo tal e nunca mais dá suporte no jogo (e as vezes até considera flop), e a empresa de sistemas, lucra isto em 3, 4 anos e continua apoiando o sistema, inclusive com profissionais multidisciplinares para apoio. Claro que fui simplista e as proporções de valores são apenas de ilustração. Nisto concluo minha opinião: jogos são caros e praticamente incentivam a pirataria. Um caminho? Acho que são os serviços de assinatura. eMule, uTorrent, e outros eram instalações obrigatórias no PC, para baixar músicas e filmes. Daí, veio Netflix, Spotify. A assinatura é maior que o "não gasto nada pirateando", mas a comodidade e segurança compensam. Fiquei 2 anos sem comprar nenhum jogo, depois, assinei o Game Pass. Faz quase 1 ano que só meu sobrinho usa o vídeo game poucas horas por mês, mas a assinatura tá up. Em resumo: eu não gasto R$ 350,00 em um jogo lançamento, mas não me importo de gastar mais de R$ 500,00 anuais. Mais de R$ 300 em um único produto, acho caro, R$ 45 mensais em um serviço, acho justo, e neste cenário, eu zerei o consumo de pirataria.
@brueletrica2 жыл бұрын
O melhor exemplo sobre empresa foi a TEC TOY, com o zeebo, no momento que anunciou que deixaria de dá suporte ao seu console, ela mesma ensinou a fazer o desbloqueio, pra não deixar os clientes no escuro.
@StenioCS172 жыл бұрын
Eu tive ps1, só com jogos piratas. Ps2 só jogos piratas. Ps3 só jogos originais. Ps1 e ps2 praticamente não existia jogos originais, eu não sabia onde encontrá-los, então nunca nem foi uma opção. No ps3, nunca quis desbloqueá-lo e sempre comprei os discos originais dos jogos que eu queria jogar, pq era mais fácil de achar, e eu já tinha um poder aquisitivo maior. Hoje em dia, só jogo jogos casuais, para passar o tempo, no celular. Assisto os anúncios, não reclamo deles, pois acho que é uma forma de pagar por aquilo que você está consumindo. Acho a pirataria um mal necessário, porém totalmente imoral, pois você desvaloriza o trabalho de quem criou aquilo que está sendo pirateado.
@geanmoreira91392 жыл бұрын
No período dos anos 90 quando eu ganhei meu Mega Drive eu alugava os cartuchos. Com o tempo surgiu os cartuchos piratas, hoje por motivo lógico, compro jogos originais. Eu sempre valorizo o trabalho dos outros, quanto tá caro eu espero baixar o preço.
@dautimlino70242 жыл бұрын
Sobre os preços, acho válido fazer uma alusão a outra forma de entretenimento: filmes e séries. Quando o straming da Netflix era novidade e a plataforma agregrava uma porrada de filmes e séries boas (antes de surgirem os demais serviços de streaming e as exclusividades), muita gente deixou de piratear filmes, eu inclusive. Era um preço bom e vc tinha acesso. Agora a Netflix está o olho da cara, além de q surgiram vários outros concorrentes e pra ver as séries q vc curte tem q pagar múltiplos streamings (a não ser q vc faça um rodízio mensal).
@EduardoMLPereira2 жыл бұрын
Eu vejo da seguinte forma: se morasse nos EUA ou nos países mais ricos da Europa, teria condições de bancar qualquer videogame, então nem recorreria ao pirata/desbloqueio. Tive um PS4 bloqueado com vários jogos pois era tranquilo a antiga Plus anual e só comprava mesmo alguns jogos que queria MUITO jogar. O restante era por conta do serviço pago da Sony. Da mesma maneira, até compro alguns jogos na Steam quando estão na promoção. Já por parte da Nintendo, tenho um Switch desbloqueado pois o preço dos jogos da Nintendo são absurdos de caros em relação aos outros. Não acho correto, mas a Big N paga por ser a menos razoável em relação aos valores de seus jogos.
@KeepTheFaithBTB2 жыл бұрын
a vontade de ter passa por cima da moral. pergunta pra quem pensa assim se "piratear" o trabalho deles seria legal também. não tem como pirataria ser moral. quem não tem condição de ter acesso não rouba, faz o corre pra ter. pirataria é mal necessário uma vez que serve pra preservação do antigo muitas vezes inclusive negligenciada pelas produtoras ou extinta com fim de muitas produtoras. palmas para o lucido que falou que trabalho de alguém não pode valer zero.
@dinhoshadow29302 жыл бұрын
*Eu tenho um PS4, estava na atualização 9.00 (aceitava desbloqueio) coloquei um HD de 2TB e enchi de jogos, mas bateu um vazio imenso pois tinha tudo e não queria jogar nada, atualizei o sistema e hoje compro os jogos que mais me interessam (em promoção é claro), me aproveitei da pirataria por muitos anos (Mega Drive, Super Nintendo, PS1, PS2, PS3 e Xbox 360), hoje tento no mínimo ser honesto e de alguma forma moral!*
@MrAcciolyjr2 жыл бұрын
Com meu primeiro salário comprei um Turbo game CCE nas lojas Arapuã com nota fiscal e garantia. Eu não fazia idéia que era pirataria. Quantos outros como eu ignoravam isso...?
@thyagomoreiraleal88082 жыл бұрын
Quando eu era mais novo, comprava jogos e acessórios piratas. Hoje eu trabalho e posso comprar os games que gosto e em todos os meu consoles só tem jogos originais. Ainda bem que não sou fã de muitas franquias. Kkkkkkkkkkkkkk Minha coleção física é pequena, já a digital é grandinha.
@rodrigomatos27272 жыл бұрын
Pirataria não é apenas imoral como é crime. Mas o fato é que existe muita hipocrisia nesse assunto, pessoas que se dizem contra a pirataria e consomem produtos piratas. Eu acho que a maioria que tem dinheiro prefere o original, até quem não têm, se é um jogo mais ou menos pega pirata, mas se gosta muito do jogo quer o original. Claro que a pirataria dá prejuízo para os desenvolvedores, por isso que deveria se tomar atitudes contra quem produz a pirataria. Por outro lado quem consome pirataria, não dá para prender todo mundo, seria loucura. O que é preciso fazer é regulamentar a pirataria de alguma forma. Por exemplo: Um filme que já passou no cinema, já vendeu os DVD, streaming, já passou na TV, pronto fica liberado, a industria cinematográfica já teve lucro. Passou 1 ano que o filme saiu na televisão, ou passou 1 ano que o game foi descontinuado, pronto não é mais pirataria e qualquer 1 pode baixar. Os próprios produtores são burros, pq se coloca um filme ou jogo original para baixar na internet por 10 reais, ninguém mais consome pirata. E o filme/jogo já deu lucro, já tá pronto, só disponibilizar e ganha dinheiro na quantidade. Quem têm grana, compra a mídia física, bastam fazer algo mais elaborado. Em vez da caixa ridicula ting-ling ou de papel. Faz uma caixa bacana de um plástico duro, com mais espessura, relevo, holograma, uma caixa de metal, madeira, um box, um kit, um action figure exclusivo, coloca um poster, um uma figura adesiva colecionável, tanta coisa dá para fazer.
@teodicasgamessat70432 жыл бұрын
parabéns pelo conteúdo meu amigo, muito top!!!
@ismaelreis26392 жыл бұрын
Boa dia,pirataria é um mau necessário e por mais incrível que pareça pode até indiretamente ajudar a indústria do game,ex na minha infância comprei o pirata de god of war,me apaixonei pelo game,fiquei adulto e comprei o mais recente original,eu acho que a grande base dos apaixonados por games começou a sua jornada por causa de um jogo pirata.
@lucasescobar66662 жыл бұрын
Pensar apenas na pirataria como algo benéfico para algo novo é o mesmo que dizer que trabalhar e não receber no final do mês é certo.
@Robert-Kuhn2 жыл бұрын
Conteúdo ficou top mestre. Parabéns!
@3v4ng3li0N2 жыл бұрын
De fato a pirataria é um mau necessário. Sem a pirataria nas décadas de 80", 90", "inicio anos 2000", não teria condições de comprar os jogos, que eram cerca de 70% a 90% do valor de um salário mínimo da época. Até certo momento as locadoras ajudavam a balancear esta dificuldade de acesso aos jogos, pagando um preço para jogar por minutos e horas ou alugar um game em um final de semana. Eu posso afirmar a graças a pirataria eu conheci os Vídeo Games. Meu primeiro Vídeo Game foi um TURBO GAME, clone do famoso Nintendinho 8bits, seguido de vários cartuchos falsificados. Graças a ele tomei amor pelos vídeo games e por várias franquias da Nintendo entre outras, o mesmo foi para os consoles da Sega, Sony etc. Hoje com condições compro jogos Originais, mas posso afirmar que só curto estes jogos, franquias e consoles HOJE graças ao acesso que a pirataria me deu naquela época, que por meio legais seria impossível e inviável pelas condições econômicas da minha família naquela época. Jamais vou condenar a pirataria, ela foi e sempre será um mau necessário dependendo de um momento econômico ou politico de um pais, fora que ela ajuda a manter a historia dos vídeo games, que basicamente 100% das empresas não se preocupa nem um pouco (Viva a emulação !!!).
@Argonauta1002 жыл бұрын
Olha, pra mim só vale usar coisa pirata, se o preço for alto, e não diminuírem, ou não tiver dinheiro para comprar, ou se não tiver o produto na versão original. E para mim, é um mau necessário, principalmente aqui no Brasil.
@tigerplanck2 жыл бұрын
Outra, pelo que li para um rom de um jogo cair em domínio público, seria uns 70 anos. Ou seja, a exemplo SMB do NES cairá em domínio público deram em 18/09/2055, já que e este nos EUA foi publicado em 18/09/1985.
@HemersonocacadordePlatina2 жыл бұрын
acho q todo mundo quer comprar os games mas a condição tanto de preço quanto de poder de compra atrapalham isso, tem empresas q abusam dos preços, o brasil so piora tudo, mas tem gente q so quer levar vantagem tb, mas estes acho q são a extrema minoria, quem ama jogos gosta de ter eles de verdade, mas a pirataria precisa existir para preservação dos jogos, sem ela muitos seriam perdidos, hoje em dia vemos jogos novos sendo retirados da loja online por motivos de licença ficando inacessíveis, e além disso até onde se justifica pagar por um jogo muito velho? acho q um jogo q saiu no snes deveria ser gratuito para jogar, mas se o mesmo jogo estiver disponivel numa plataforma atual, acho q deve ser pago por ele (mas apenas na plataforma atual) esse negocio do jogo q e vendido atualmente impedir o consumo da sua versão antiga eu discordo, e lembrando tambem q um jogo usado mesmo de ps5 não tras dinheiro para as empresas, então não faz diferença compra usado ou usa pirata, eu compro mais jogos do q qualquer um possa consumir, mas tenho alguns jogos piratas q na real jogo muito pouco deles, o q costumo jogar mesmo são os q paguei de ps4
@LeonardoOliveira-mf8hf2 жыл бұрын
o problema é que o mercado brasileiro vai contra tudo oq é praticado no restante do mundo. no brasil se o produto não vende bem, o preço sobe. se um produto vende muito bem, o preço sobe mais ainda. como a economia brasileira nunca foi das melhores, então o que sobra pro povo é usufruir ao máximo daquilo que não tem como deixar de pagar, a internet.
@danilo_36892 жыл бұрын
Ed, jogou a demo do novo tartarugas ninja? Você pode falar sobre? O que achou?
@aperte2 жыл бұрын
Eu vi a galera jogando no evento., tava a coisa mais linda do mundo, vai arrebentar tenho certeza.
@hugoabreu52 жыл бұрын
Joguei lá na feira. Tá lindo e bem divertido o "Shredder's Revenge"
@jaimenostalgico2 жыл бұрын
Eu fazia do tio Jack uma prática comum com todos os tipos de games! Nos retro games ainda não vejo problema algum, visto que as empresas e seus desenvolvedores já tiveram seus lucros! Porém com jogos indies minha consciência começou a pesar! Hoje procuro colocar esses jogos na minha lista de desejos da STEAM e quando tem uma promoção legal no precinho eu adquiro esses games. Dessa forma estou tentando valorizar o excelente trabalho desses desenvolvedores! Fazendo com que a roda continue a girar! "Porque videogame é uma das melhores coisas da vida!" E não pode acabar! Valeu Ed.😉
@evolutionjhou2 жыл бұрын
Na nossa realidade brasileira em 2022, a média de um jogo é de 20% do salário mínimo atual. Nos EUA, a média de um jogo é de 4% do salário mínimo atual.
@ricka49582 жыл бұрын
Conheço pessoas que hoje em dia compram jogos, mas só são consumidores hoje porque a pirataria deu acesso e despertou o interesse numa época que eles não tinham condições para comprar.
@luizw56732 жыл бұрын
Força aí! Um dos melhores canais de video game!! 👏👏👏
@miguelmatsumoto1772 жыл бұрын
Acho que é um mal necessário. Na minha adolescência, fiquei três anos pedindo um PS1 pros meus pais. Se não fosse os jogos do camelô, iria estar na caixa até hoje. Meus pais tiveram que escolher entre comprar um jogo CD original de PS1 ou comprar alimentos, felizmente eles optaram pelos alimentos, rsrs.... Hoje só compro jogo original. Se a pessoa não pode comprar, não vejo problema.
@mayconoliveira73882 жыл бұрын
Eu tenho MUITO trampo pra reproduzir mais de 1000 titulos com bastante fidelidade visual aos jogos originais de ps1, ps2, e muitas pessoas amam meu trabalho, isso me deixa muito feliz, infelizmente não é legal, mas me da um trabalhão e faço por que é bem massa ver todo mundo feliz por ter algo bonito na prateleira por um valor real pros padrões do nosso Brasil;
@rizzaum2 жыл бұрын
e um outro dilema: 99% das novidades de desbloqueio/pirataria chegam dos EUA, país que ganham bem e jogos são baratos.
@juliocjmolina2 жыл бұрын
Hoje eu não pirateio quase nada, raramente um filme. Mas antigamente quando era adolescente eu precisava da pirataria sim
@leandro0011sp2 жыл бұрын
Na minha opinião é uma questão delicada. Alguns jogos não são possíveis de se encontrar cópias novas. Tanto que tem pessoas que acham até o mercado de usados algo prejudicial as empresas. Usado não dá lucro a fabricante e sim a pessoa que o está vendendo. Fora que tem jogos que são impossíveis achar . E mesmo que a pirataria acabe não será todos os que a usava que vão comprar originais. Se 10% desses começarem a usar originais, já seria muito. O fim da pirataria só tiraria o acesso de pessoas que não tem condições de usar os originais.
@AdrianoSilva-vt8ej2 жыл бұрын
É um mal necessário, mas, ao mesmo tempo, não é de todo mal, se analisar a coisa de uma forma mais ampla (não pensando somente naquele jogo que foi pirateado naquele momento). Por exemplo, eu já consumi muita pirataria na era do nes, super nes e playstation 1 e 2 e xbox 360. Hoje, praticamente não consumo mais (quando consumo é por meio de roms/isos e emuladores, foco quase que total em gerações antigas). Mas aqui, um ponto interessante. Muitas franquias de jogos que compro hoje, eu conheci e despertei interesse para ter o interesse em comprar e jogar por meio de jogos das mesmas, antigos (dessas eras, que citei). Alguns inclusive eu comprei pra PC mesmo já tendo consumido de forma pirata no passado em alguns dos consoles (ou emuladores de consoles), alguns comprei quase de graça em promoção pela Steam. Quanto a preço de lançamento, que é caro (de 200 a 300 em média, isso sem pensar em alguns títulos que quase duplicam o valor em edições deluxe, ultimate e cia), acho que vale colocar em lista de desejos, esperar uma promo e tal (se não for um jogo que o cara queira tanto jogar, vale a pena esperar, jogo é o que não falta pra ir consumindo até que uma eventual promoção surja). Até porque, muito jogo que tem campanha solo, a gente joga por X horas, acaba e meio que encosta o game, pra que pagar preço cheio por algo assim? (ao menos quando o preço de lançamento não é tão "convidativo"?). Dá pra fazer uma fila de consumo mais consciente e inteligente, neste sentido. Eu mesmo só compro no lançamento hoje se for uma franquia que sou meio que "fã" ao ponto (e dependendo do preço de lançamento também) ou por jogos que sei que vou levar horas e horas e não vou enjoar de jogar (normalmente aqueles jogos multiplayer, que, mesmo depois de zerar tudo, acabam por oferecer diversão posterior em modo online).
@AugustoIFRJ2 жыл бұрын
Ótimo vídeo Ed., como sempre, rsrsrsr. Pra quem viveu as décadas de 70 pra cá, não tinha como não fazer algum uso de pirataria de qualquer coisa, quem viveu no Brasil nessa época não tinha como escapar, contudo foi um mal necessário durante esse período, atualmente ela já não faz mais sentido visto a melhora do acesso a esses produtos, contudo o preço de certos produtos tornam proibitivo, e não há como fazer o mesmo produto mais barato, pelo menos no início ou no lançamento. Enfim graças a pirataria foi possível estudar por exemplo durante esse período, e educação não acredito que seja imoral. Abraço meu caro!
@Heliolopes172 жыл бұрын
Na minha opinião, são muitos os fatores envolvidos. Primeiro que o poder aquisitivo do brasileiro sempre foi ridículo, mas é um país que aprendeu rápido a gostar de videogame. Segundo. Segundo que não há punição pra quem adere à pirataria. Terceiro, temos uma moeda altamente desvalorizada em relação àquelas usadas nos países onde os games são desenvolvidos (dólar, euro e iene), o que torna qualquer produto importado caro. Tudo isso sem contar que o brasileiro tem uma cultura ancestral de gostar de levar vantagem em tudo, tanto que uma imensa parcela dos consumidores de produtos piratas tem condições de pagar por produtos originais, mas optam por não fazer isso pra não ser taxado de trouxa. Outro fator é que infelizmente somos um povo carente de entretenimento acessível, num Brasil onde sobreviver já é difícil por natureza. Logo, os games pirata são uma válvula de escape importante. Por fim - e mais importante -, a tributação dos games aqui é obscena, e nós sabemos pra onde vai o dinheiro dos tributos que pagamos. Por isso, aprendemos desde cedo a buscar formas de jogar menos dinheiro fora com impostos que não se convertem em benefício pra população. Bom, sempre respeitando sempre quem pensa diferente, é essa a minha avaliação, como gamer, advogado tributarista e principalmente como brasileiro que não nasceu em berço de ouro.
@barao412 жыл бұрын
Comecei nós games na década de 90. Inflação galopante e salários defasados. Um cartucho de snes era mais de um salário mínimo. Muitos games tinham que ser importados. Não era fácil como hoje ter games. As pessoas vivem no paraíso atualmente. Eu entendo a questão das empresas e produtoras, todo o esforço técnico e empenho, mas se levarmos em consideração, essas empresas se criassem um jogo bom, tinham lucro. Não acho bonito a pirataria, mas era como as pessoas se viravam para ter um game.
@AndreZoiaum2 жыл бұрын
eu acho que a solução seria um fomento aos games de maneira artística, pra ter uma alternativa de baixar os preços e deixar os caras trabalhar do jeito que querem e fazer o jogo do coração e não com chefe no cangote e pra comércio
@fernandohenrique86652 жыл бұрын
Olá, ed ! Vinalmente voltei a ser um inscrito assíduo do seu canal e, ótimo video s2
@aperte2 жыл бұрын
Que honra! ❤👊
@MTSouza832 жыл бұрын
Hoje em dia sou um consumidor da Steam e GOG. Pirataria acredito ser um mal necessário perante a preços exorbitantes, ah mas é só esperar os preços baixar... Aham Cláudia, senta lá. Agora sobre emulação, eu sou 120% favorável, principalmente de sistemas já descontinuados. Ah mas é pirataria... Foda-se! A quantidade de jogos que só fui conhecer via emulação principalmente de jogos de arcade ou aqueles jogos mais difíceis e raros de consoles. Não tem preço! Emulação hoje, emulação amanhã, emulação sempre!
@seif76392 жыл бұрын
Creio que é um mal necessário já que muita gente não tem condições, eu mesmo já fui assim... Nasci numa época que eu nem sabia que era errado piratear hahahahah, entretanto hoje eu tenho um pensamento diferente, já que eu compro jogos assim que possível, quando dá... Obviamente que eu continuo pirateando não é fácil fica sem jogar o que você quer, mas diminuir muito isso e sei como é errado.
@rpvgames2 жыл бұрын
Há alguns casos difíceis de determinar quem tá errado. Por exemplo, aquele "Super Console X" vendido na China (Aliexpress e afins) foi acusado de "pirataria de uma imagem Emuelec brasileira". Mas ora bolas, a imagem já era pirata na sua essência, com muitos e muitos mil jogos de diversas produtoras incluídos nesta imagem de maneira totalmente ilegal, então tivemos a "pirataria da pirataria". Tem algumas zonas tão cinzentas do que é pirataria que é difícil saber quem está certo e quem está errado.
@gilbertoportojr2 жыл бұрын
Vou colar aqui a mesma resposta que coloquei na comunidade pois acho esse debate muito importante: "Vou responder da mesma forma que já trouxe em sala de aula ou em debates com outros amigos também da área. Como desenvolvedor, professor e consumidor de jogos pirataria não é uma opção. Mas calma que eu explico são três questionamentos: há a possibilidade por meios legais/oficiais de consumir esse conteúdo? (seja ele qual for, independente da mídia, não somente a mídias interativas como jogos) O acesso a esse conteúdo é fácil/descomplicado/desburocratizado? O custo por esse acesso tem um preço justo pra VOCÊ, tendo em vista a SUA realidade? (perdão pelos capslock, não achei a opção de negrito no youtube pra enfatizar). Caso quaisquer uma dessas respostas seja não, a pirataria continua não sendo uma opção, o porquê? Pois se é o único meio de acesso, não é uma opção, simples. Sem a pirataria o mercado consumidor e desenvolvedor do país não existiria, tendo em vista a nossa realidade e histórico, isso não significa seja menos antiética quando se torna uma opção de fato, quando há a capacidade financeira e meios de consumir esse conteúdo de maneira legal. É uma resposta complexa, mas o tema também é. Eu pessoalmente me oponho veementemente contra a pirataria desenfreada, principalmente contra conteúdo de produtores independentes, onde o custo de acesso geralmente é mais baixo, ou seja o acesso mais "acessível" nos termos que citei anteriormente, perdão pelo pleonasmo. Porém não podemos descartar o fato de que esse tipo de prática prejudica a imagem da região e receio no cenário internacional. Então eu tendo a desencorajar e incentivar práticas que fazem mais sentido pra o contexto socioeconômico brasileiro, tais quais promoções em plataformas digitais e serviços de assinatura como o próprio GamePass. Isso porque nem estamos falando sobre preservação digital da história dos games que é uma outra conversa."
@leonardoSouza092 жыл бұрын
Um ótimo vídeo ED! No momento eu consigo pagar pelos jogos e não utilizo pirataria. Não julgo quem pirateia, as coisas no Brasil são caras demais, a melhor opção seria um Xbox por causa do Gamepass, mas mesmo assim, nem todos tem condição de pagar mais de 2 mil reais em um console. O Problema que vejo é quando a pessoa pirateia e tira sarro de quem compra o original. Como você disse, se todos ficarem pirateando...a indústria acaba. Vamos curtir os jogos pirateando ou não, dependendo de sua condição, e para de criticar o colega ao lado.
@fernandocostafilho2 жыл бұрын
Excelente ponto de vista, a maioria dos comentários foram muito sensatos.