Pirulla, saudades do tempo em que vc e o Yuri Crecco falavam sobre esses temas gerais. Embora não seja da sua área de formação, o viés científico sempre engrandece o debate. O método científico e a consequente diminuição do viés de confirmação são de extrema importância no contexto em que vivemos. Acompanho teu fodástico trabalho desde as antigas e hj possuo uma visão de mundo completamente diferente do qur há 10 anos, sem paixões cegas e idolatrias. Me influenciaste positivamente nesse quesito. Continua assim fazendo esse excelente papel à sociedade! #pirullaéfoda
@lisanabarra2 жыл бұрын
Oi, Pirulla, achei q você citaria no vídeo mas não vi. No começo, pelo menos pelo q eu vi, a revolta deles estarem ali era pq o tal do Militão não concorda em pagar pensão pra a filha estipulada em R$6 mil, enquanto comia carne mais cara que isso. Não sei se foi daí que começou, mas esses foram os comentários que li primeiro no Instagram.
@RoyMatzem2 жыл бұрын
Só discordo de uma coisa, luxo gera muito emprego sim, seria muito fácil produzir um celular que dura uns 10 anos por exemplo, mas se a atual cultura de comprar a versão mais recente por puro luxo acabasse, quantas fábricas não iriam fechar?
@julianofs60412 жыл бұрын
Ta ostentando comentário fixado agora? XD
@gabrielmonteiro75492 жыл бұрын
14:45 Pirula encarna espírito do Eduardo Suplicy e começa rimar Racionais
@GameOfficeCanal2 жыл бұрын
Gostava quando o Pirulla Ostentava aquela belíssima TV de TUBO.
@haroldomiyaura9122 жыл бұрын
o croma key antigo do pirula era bom 😃
@srsaito92622 жыл бұрын
E o celular Nokia
@renato71842 жыл бұрын
Só faltava um videogame antigo
@fabianoasfilho2 жыл бұрын
Eu adorava o antigo cenário
@djent77032 жыл бұрын
@@renato7184 Combo perfeito haha, tenho uma tv de 29 polegadas só pra jogar video games antigos
@rocksttergett Жыл бұрын
"Eu não preciso disso." É a frase mais libertadora que existe.
@buenopolis2 жыл бұрын
"Compramos coisas que não precisamos, para impresionar pessoas que não gostamos, com o dinheiro que não temos" já dizia o ditado.
@wagner95272 жыл бұрын
Fight Club
@marilisestival89382 жыл бұрын
eu não... só almejo o meu conforto. não gasto o dinheiro que não tenho pra comprar o que não preciso.
@dagobertosantosdeoliveira95462 жыл бұрын
@@marilisestival8938 sem mais mano. Esse é o pensamento que todos nós deveríamos ter. O planeta agradeceria
@gabriella57952 жыл бұрын
@@wagner9527 yes 🖤
@victormamede24432 жыл бұрын
Realmente
@brunopiccinin Жыл бұрын
É muito interessante. Tenho uma amiga que fiz amizade com ela no penúltimo ano da faculdade em 2012. Fazíamos estágios juntos e ficávamos conversando. Ele era (é) muito legal, uma ótima companhia, muito divertida. Com o tempo de trabalho juntos, fui vendo que ela tinha objetos de alto valor e "hábitos de classe alta". O ápice foi quando estávamos conversando sobre a emenda de feriado e perguntei o que ela iria fazer e ela me disse que iria passar o feriado e final de semana na Itália. Ela falou de uma forma tão natural que parecia que ela ia ir para a praia hahaha Ela sempre tem carro do ano, faz aniversários em lugares chiques, mora numa cobertura em SP, mas é muito simpática, empática, educada, divertida, bonita e eu percebia que ela não ostentava de forma alguma, pois era algo muito natural para ela, tanto é que ela nem usa redes sociais direito e não nunca se exibiu. Aliás, eu fui percebendo a vida de classe alta dela aos poucos ao longo do tempo, pois ela não fazia questão de ficar falando.
@felipeassis3779 Жыл бұрын
Sim, quem gosta de ostentat é funkeiro em sua maioria...engraçado que a maioria das pessoas qdo ouvem a palavra "ostentação", logo pensam em pessoas brancas que já vêm de famílias ricas, mas não, essas fazem naturalmente sem ostentar, a maioria que ostenta vem da pobreza.
@feliperodrigues6555 Жыл бұрын
a maior parte das pessoas que ostentam são pobres que ganharam um dinheiro eventualmente, seja por um sorteio ou rescisão kkk. Pobre metido a rico é o pior tipo de gente que existe!!!
@kimjongun2337 Жыл бұрын
@@felipeassis3779 comentario racista, elitista e nojento vc é podre
@emersongomes80004 ай бұрын
Isso costuma acontecer quando a pessoa já nasce em uma família que tem dinheiro...
@viniciusg.c.lakselv13322 жыл бұрын
Sou da época que o Pirulla ostentava um belo quarto bagunçado.
@Lima_Lima_Lima2 жыл бұрын
Somos índies do Pirulla25 🧐
@weapon7772 жыл бұрын
aquele quarto era épico...
@gabrielbitencourt13542 жыл бұрын
Casou né...
@viniciovp4ever2 жыл бұрын
Nada mudou hahahaha só não temos mais o monitos de tubão xD
@matheusnardy90762 жыл бұрын
ostentava uma TV de tubo de 24 polegadas
@gabi012000 Жыл бұрын
Isso da percepção da desigualdade gerar infelicidade é muito real. Eu só fui perceber o quanto era pobre quando comecei a conviver com gente rica kkkkk
@desertofloresta Жыл бұрын
Kkkkkk gatinha
@saitamablz1512 Жыл бұрын
eu tambem kkk
@zanatv8543 Жыл бұрын
Só de voce conviver com pessoas rica significa que voce nao é tao pobre assim... Ou voce é uma mulher jovem e bonita, ai é outra coisa.
@chisterblon1 Жыл бұрын
@@zanatv8543entra em qualquer sala de faculdade pública e pronto kk vai ter a pessoa q mora na pior favela da cidade e vai ter o cara q com 18 anos ganhou um porsche do pai
@Ricardo_Moreno6 ай бұрын
@@zanatv8543Ela é uma mulher jovem e bonita, ai é outra coisa...
@j.c.rodrigues94982 жыл бұрын
Engraçado que não somente os assuntos desses vídeos são atemporais, como também a aparência do pirulla é a mesma há uns 10 anos.
@Pirulla252 жыл бұрын
em compensação, eu apodreci por dentro.
@j.c.rodrigues94982 жыл бұрын
@@Pirulla25 hauahauahua...cara, quem ainda não apodreceu só pode estar LOUCO. Vai ver é até positivo isso aí, denota boa índole, contraste com o mundo kkkk
@mara_cordeiro Жыл бұрын
@@Pirulla25 Sei que não serve de consolo, mas você não está sozinho... Acho que da nossa geração só não apodreceu quem já era podre, Poliana ou possui DNA alienígena. Acho que a gente até que está bem, considerando todas as circunstâncias...
@debradance Жыл бұрын
@@Pirulla25 kkkkkkkkkkkk
@gilsuperdesenhista Жыл бұрын
@@Pirulla25 comentário realista e pensado em maninho
@Ericaleela Жыл бұрын
Eu saí hoje do Instagram, estava acabando com minha saúde mental e me fazendo perder tempo, e o tempo é um recurso muito precioso para mim. Você está certo, devíamos parar de consumir essas porcarias. Seguir, curtir ou simplesmente ver é uma forma de consumo.
@Alan-vh9ww Жыл бұрын
Acredito que isso seja uma questão de maturidade, quando paramos de nos preocupar com a opinião dos outros, a necessidade de ostentar acaba. Tenho 48 anos, não tenho nenhuma rede social, e para as pessoas que me conhecem eu procuro passar a imagem de que estou na merd@ mesmo. Quanto mais gente achar que eu estou na merd@, menos inveja olho gordo e comentários depreciativos eu vou receber. O que realmente importa para mim é o bem estar da minha família (considero família, as pessoas que moram junto comigo).
@WesCW7 Жыл бұрын
Assim como também requer maturidade compreender que no mundo existe desigualdade e sempre vai existir.
@MatematicaRio2 жыл бұрын
Vc fica ostentando muito conhecimento aí e nem por isso eu reclamo…
@helenailibiodacruz66442 жыл бұрын
19:10 reforçando o viés de sobrevivência: focamos nos que sobreviveram e foram bem sucedidos, enquanto ignoramos a quantidade de pessoas que, muitas vezes sendo maioria, não chegaram nem perto por condições desfavoráveis. eles fazem parecer fácil e estamos propensos a acreditar.
@DielsonSales Жыл бұрын
O livro O Andar do Bêbado fala muito disso. Foi um dos livros que mudou minha percepção sobre o mundo baseado em estatísticas.
@hudsonferreira71772 жыл бұрын
Ostentando esse cabelo ai, terror dos calvos
@Muller_Alencar2 жыл бұрын
Me senti oprimido pela cabeleira ostentação do pirulla. Pirulla ostenta cabelo até na sobrancelha
@marcosmarcostavares12792 жыл бұрын
Kkk
@NatanStarke2 жыл бұрын
Hauahauahaha
@evocesatanas58222 жыл бұрын
Vejo que em breve ele será o famoso careca cabeludo 😆
@MarcosLeal3602 жыл бұрын
Se for pra ter um cabelo igual ao do Pirula, eu prefiro a minha calvície kkkkkkkkkk
@andrezaluko2 жыл бұрын
Saudades desses vídeos do Pirulla! Aumenta muito nosso senso crítico. Parabéns! Por mais vídeos assim
@carloseduardomoura332 жыл бұрын
O Pirula tem que fazer um vídeo debatendo a questão dos influenciadores. O povo tá reclamando que você faz uma dancinha ou inventa um bordão e fica milionário, enquanto pessoas que passaram 10 anos pra ter doutorado e ganha menos que um influencer de 10 mil seguidores.
@dagobertosantosdeoliveira95462 жыл бұрын
Bom, não vejo nada demais nisso. As pessoas são livres pra consumirem o que quiserem, e se elas querem consumir mais esses vídeos razos de tiktok do que pessoas que têm conhecimento, vai fazer o que? É direitos delas. Eu tbm não entendo como o luva de pedreiro conseguir ganhar patrocínio é mídia, mas se as pessoas querem dar mídia pra ele, as empresas querem patrocinar ele, fazer o que? Direito delas.
@randomavenger30482 жыл бұрын
Tem que comparar quantas pessoas tentam virar influencers com quantas fazem doutorado. Se vc acha que influencer de 10 mil seguidores ganha algo, tá enganado. Tive uma ex que tinha uns 10 mil seguidores e nem mimo ganhava kkkkkkkkkkkkkk Nem os influencers nem os doutores são os vilões dessa história.
@kiara62372 жыл бұрын
10 mil seguidores? vc quis dizer 100 mil né?
@wagner95272 жыл бұрын
E o que tem a ver uma coisa com a outra? você pode ter um doutorado em um assunto que não é de interesse de ninguém, que ninguém enxerga valor, que ninguém está disposto a pagar, e portanto ninguém te deve nada pelo seu esforço
@graziflor60512 жыл бұрын
Nem tudo é por dinheiro
@JorgeSilva-oq4ii Жыл бұрын
Esse final maravilhoso... "A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim" Tu é foda, quero ser igual a você quando eu crescer!!
@hey_dan2 жыл бұрын
Também tenho uma aversão enorme com ostentação. Quando eu era adolescente com meus primeiros salários comprei muitas roupas de marca, como se fosse realmente melhorar a minha identidade. Na real depois de poucos anos vi que era um objetivo totalmente vazio. Isso influência muita gente numas coisa sem valor nenhum. É como inspirar outras pessoas, porém de forma negativa.
@leonardobauer63122 жыл бұрын
O que eu acho complicado é definir a linha entre o que é ostentação e o que não é. Postar um pedido no Ifood num país com gente passando fome já é ostentar? Eu tenho noção de que sou privilegiado em relação ao resto da minha família, tive acesso a mais educação, hoje moro no exterior e às vezes me faço esse tipo de pergunta. Se eu fizer um simples post em inglês algum primo meu pode se sentir inferiorizado? Uma foto minha numa rua aqui em Toronto inferioriza algum parente meu que nunca viajou pro exterior? Qual é a linha que traça esse limite? Pra mim são coisas banais da minha rotina, mas não sei pros outros.
@buieco Жыл бұрын
hahaha comentário foda viu?! nunca parei pra pensar assim
@thomazcosta840 Жыл бұрын
Pra que posta foto de comida? 😅 (já fiz isso tbm, mas na real é meio fútil, a não ser que você tenha preparado)
@thomazcosta840 Жыл бұрын
Mas no fundo a pessoa sabe se está postando algo para ostentar
@HelicopterinhoTika2 жыл бұрын
Pirula sempre ostenta muito conhecimento!
@Cicero_Rafael2 жыл бұрын
E cabelo
@leandro_S2 жыл бұрын
Essa OSTENTAÇÃO eu tenho orgulho de ver.
@ocarayoutube2 жыл бұрын
Ele me inspira a buscar conhecimento, mas sei que sou burro e provavelmente vou me frustar 😭😭😭
@PapoLunático2 жыл бұрын
@@ocarayoutube boa haha
@davisdf30642 жыл бұрын
@@ocarayoutube Apenas, busque comer cimento
@rogeriovicente9964 Жыл бұрын
Eu prefiro o "poder" de poder usufruir do luxo, mesmo que seja anonimamente, do que o desperdício vazio ( da mente) de tolamente querer ostenta-lo. A real riqueza consiste em você se sentir bem com algo independente de ser notado ou não, meu sonho de consumo por exemplo é ter muito dinheiro, mas viver afastado em uma área rural, amo animais e gostaria de te -los próximos a mim. Sou louco por peixes ornamentais e um aquário gigante também faz parte do meu sonho de consumo e pouco importa se tudo isso vai ser apreciados por outras pessoas ou não. Minha riqueza habita no meu íntimo e não precisa de elogios externos para massagear o meu ego, pois ela é autêntica e só depende apenas do meu bem estar para Valer pena existir na minha vida.
@elisreisn Жыл бұрын
Eu amo esses tipos de vídeos que é basicamente para conversar e refletirmos sobre algo. Pirula você é sensacional, concordo demais com o vídeo!
@ramonzancanaro73202 жыл бұрын
Fala Perulers.. Eu sou designer, trabalho com móveis produzidos em série para atender mercados de médio e alto padrão. Uma coisa que eu percebo é que o custo de produzir uma peça (mão de obra + material) representa muito pouco no valor final do produto. Um dos principais (se não o principal) fator é a localização da loja que vai revender o produto. é Comum que um produto meu, que sai da fabrica X, seja vendido em lojas por valores 4X.
@ocarayoutube2 жыл бұрын
2,250.00R$ em um prato. Eh, não deixa de ser meio paia
@libniteles2 жыл бұрын
Camarada de profissão, essa é a essência do nosso ofício haha
@claudemarzel94552 жыл бұрын
Tem coisa que vale pagar muito, por exemplo, eu gastei uma fortuna em janelas anti ruído, portas e toda tecnologia relacionada para não ouvir sons externos, principalmente funk, sertanejo etc E vou confessar, se a empresa tivesse me cobrado o triplo eu pagaria. Já estava em.planos seguir para o interior, construir uma casa com andares subterrâneos. Agora móveis, carros, motos, utensílios etc etc não ligo, priorizo paz Meu notebook ainda é um dualcore,.mas se fosse necessário, compraria o macMonstroApple, se fosse necessário.
@heitorsantoslima92892 жыл бұрын
Famoso "Valor Agregado".
@LeandroRocha2 жыл бұрын
@@claudemarzel9455 mas tudo o que vc citou tem uma utilidade REAL pra vc, nada disso é ostentação, vc não está fazendo nada disso só pra mostrar que é fodão porque tem dinheiro. É normal as pessoas terem vontade de gastar dinheiro com coisas que elas sempre gostaram, o que se critica são as pessoas que gastam só por gastar enquanto podiam pegar um pouco desse valor e dividir. Tipo, existem pessoas que são apreciadoras de vinho, gostam de beber e pagar bem por vinhos caros, eu não critico, é o hobby da pessoa. Não é o meu hobby, não é o meu gosto, não é o meu desejo. Se me chamarem pra tomar um vinho caro ou um Cantina da Serra, pra mim da no mesmo, eu não sei diferenciar a qualidade de um pro outro. Então pra que eu vou gastar o meu dinheiro comprando um vinho caro quando posso chamar 50 amigos duros pra beber um cantina da serra comigo? Pro cara que ama vinhos, beleza... A questão é que muita gente que gosta de ostentar compra coisas que não realmente são seu desejo, compram só pra ostentar mesmo... O cara não entende nada de vinho mas quer comprar os mais caros pra esnobar, não é fanático por carros mas quer ter uma coleção... Mansões, cordões, coleção de armas, roupas caras, etc tudo o que seja possível ostentar o cara compra só pra se amostrar, ao invés de ajudar as pessoas. Isso é que é nojento mesmo.
@marcelatrentini4180 Жыл бұрын
Adoro gente lúcida na internet 😌✨ Falou tudo Pirula!! Concordo totalmente!! Eu ODEIO tanto isso de ficar compartilhando pedaços da vida que eu nem tenho redes sociais, só uso KZbin e whatsapp e olhe lá... Eu acho que nasci com um gene que me dá aversão ao supérfluo e a ostentação, não existe nada mais brocha pra mim do que um marmanjo ostentando, eu tenho literalmente repulsa, é bizarro de tão específico rs deve ser trauma de outra vida, num é possível kkkkkk
@ObsidiamOficial2 жыл бұрын
Pouca gente discute sobre o fenômeno da ostentação, e é extremamente importante entrarmos nesse assunto, em seus diferentes aspectos. O lado bom dos vídeos Pirula é justamente trazer para o KZbin temas essenciais e que muitas vezes são evitados.
@wilsonrfernandes2 жыл бұрын
E aqui estamos discutindo sobre o "Fenômeno" e sobre a ostentação 😂
@lisanabarra2 жыл бұрын
Mas logo quando a discussão começou, os comentários que eu vi, pelo menos EU, foram sobre o o jogador Militão que se recusa a pagar uma pensão de 6 mil pra a filha mas come nesse restaurante (tendo pagado ou não, o salário dele é beeeeem alto).
@PauloLimadaSilva2 жыл бұрын
@@lisanabarra Diferente do que você disse, ele não se recusou a pagar este valor, ele entrou na justiça para pagar "apenas" esse valor, ou seja, ele não quer pagar mais do que isso. Pelo o que lembro de ler no momento dessa discussão, o Militão se propôs a pagar tudo referente a Saúde e Educação (não lembro se tinha algo mais), mais 6 mil por mês. Pensando pelo lado de ostentação, 6 mil reais por mês é muito mais do que uma criança recém nascida precisa, logo essa criança está ostentando uma condição financeira que a maioria das famílias brasileiras não possuem. Eu entendo que o Militão ganha muito, que poderia sim pagar uma pensão maior, mas a criança precisa mesmo de uma pensão maior, considerando que não terá custo com saúde e educação? Se considerarmos o "significado" da pensão alimentícia, ela serve para suprir necessidades básicas e não para "enriquecer" a criança. Qualquer valor a mais, ele poderia fazer uma "poupança" para o filho quando atingisse a idade e apenas ele poderia retirar. Apenas para registrar, acho que ele deveria pagar uma pensão melhor sim.
@JulioCesar-rw1tk Жыл бұрын
E SOBRE A INVEJA VAMOS FAZER VIDEOZINHOS TAMBÉM KKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKK
@eduardoolivetto5379 Жыл бұрын
@@PauloLimadaSilva 6 mil é muito mais do que uma criança precisa? Vc não deve ter filhos. Sequer deve pagar as próprias contas.
@dcm3652 жыл бұрын
Outro problema da ostentação é que distorce a nossa percepção sobre o que é necessidade e o que é luxo. Isso nos leva a buscar sempre uma acumulação eterna de capital - até mesmo porque, no topo da pirâmide a desigualdade é gigantesca, SEMPRE tem alguém mais rico que você. Isso mata nossa disposição pra caridades, trabalhos sociais, nos torna mesquinhos, vazios...
@WesCW7 Жыл бұрын
A questão é que necessidade e luxo se torna subjetivo se tratando de liberdade individual.
@WesCW7 Жыл бұрын
@live free Aí você tem que perguntar pra quem consome e acha necessário. É necessário pra ele, não pra mim. Necessidade individual não deve ser ditada por nenhum poder coercitivo.
@gowber Жыл бұрын
@live free necessidade de se aparecer. o indivíduo que comeu essa carne c ouro e postou não tem nenhum atributo atrativo além de bens materiais.
@Matheus-dj9sq5 ай бұрын
@@WesCW7 Chega a um ponto que não tem muita subjetividade não. Comer carne com ouro não pode ser encaixado em nenhum conceito razoável de necessidade. É inquestionavelmente luxo.
@viniciusdomingosbras1102 жыл бұрын
Por isso que eu te admiro tanto Pirulla. Essa sua maneira de levar essas questões e as reflexões que você agrega são feitas de uma maneira suave mas justa. Obrigado por ser assim.
@matheuscosendey52092 жыл бұрын
"A percepção de estar vivendo em uma sociedade desigual causa mal estar e revolta". Isso explica muito o esforço herculeo de alguns políticos em negar, e as vezes até colocar como ponto positivo a desigualdade social.
@rafaelklem25432 жыл бұрын
Deve ter algo biológico também, porque a rapaziada gosta muito de ostentar coisas para se aparecer para as mulheres. Me lembra até os pavões e muitas outras aves com penas muito loucas. Por exemplo, moro em favela e a mulecada pede mãe, pai p financiar moto p desfilar e chamar atenção e a "vocalização deles" é o som do boca 8, fortuna (canos da moto) kkkkkk.
@pepsithebunny24042 жыл бұрын
No curso "Human Behavioral Biology" de Stanfford (tem de graça aqui no youtube), o professor Robert Sapolsky comenta sobre isso. Infelizmente não sei em qual aula foi. Alguns animais tem um "gasto de energia" para produzir características sem valor competitivo real. Um exemplo disso é o pavão que você mesmo citou. O macho, normalmente, manda uma mensagem do tipo "veja como minhas penas são lindas, sou tão bem sucedido neste ambiente que me dou o luxo de gastar muita energia para manter estas penas". Esse fenômeno acontece normalmente no macho porque as fêmeas, em geral, são quem tem um custo maior para produzir a prole, e por isso são sexualmente mais seletivas. Claro, somos animais racionais, mas nosso comportamento não é exclusivamente racional!
@rafaelklem25432 жыл бұрын
@@pepsithebunny2404 É, vc deu uma embasada boa. O exemplo que eu dei é uma forma de "ostentaçãozinha", no caso dos jogadores eu acho desnecessário também. Eu acho que ostentar em níveis normais é aceitável, vc vai acabar fazendo com alguma coisa, pq acredito que seja algo biológico mesmo.
@costadev89702 жыл бұрын
@@pepsithebunny2404 eu tô ligado que curso é esse de Stanford, mas eu li isso foi no livro do gene egoísta do Richard Dawkins.
@marcelogervasio Жыл бұрын
Tenho um pensamento ideológico diferente do Pirula, mas gosto de ouvir ele, aproveito muito a coisa e me dá a sensação de está ouvindo um amigo, alguém próximo.
@emanuelcastro55362 жыл бұрын
Pirulla sempre em voga!! Pqp! Esses temas são muito importantes serem discutidos! Me recordam 2011, 2012... Continua, Pirulla!
@jcarolinemuniz Жыл бұрын
Mano, são pessoas como você, que fazem alguns de nós se sentirem menos alienígenas. Tá foda essa sociedade..
@andrediego11422 жыл бұрын
"Mas comer carne folheada a ouro pode até inspirar outras pessoas", Ronaldo Fenômeno.
@robertogoncalvesjunior78142 жыл бұрын
´´não se fazz copa com hospitais....`` Fenômeno. Meu ídolo da adolescência matando a imagem a cada vez que fala.
@claudemarzel94552 жыл бұрын
Vcs são muito chatos CARALEO, PQP!
@graziflor60512 жыл бұрын
Lkkkk
@daanteh25612 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o cara é o bolsonaro do futebol
@daanteh25612 жыл бұрын
Mistura de bolsonaro com dilma, só sai as pérolas
@ElTomatoEAFan Жыл бұрын
Achei um pouco incompleta a análise, temos que pensar em alguns pontos: 1-O que se define exatamente por ostentação? Seria puramente ter e mostrar itens que a maioria das pessoas não tem condições de pagar? 2-Essas pessoas devem parar de consumir itens de alto padrão por que existem outras que não podem? 3-É errada mostrar conquistas suas as quais você ficou feliz de realizar e ter por que são caras? 4-Qual a linha entre ser babaca ou simplesmente viver numa condição melhor do que a maioria? Acho que são coisas a se pensar também.
@leonorsantos93552 жыл бұрын
Gostei sim. Ostentação faz mal. Uma das coisas boas dos seus vídeos é nos ajudar a organizar os argumentos pra pensar sobre o assunto e conversar com outras pessoas.
@kauepereira6 Жыл бұрын
18:35 vc tocou no ponto exato Pirulla. As pessoas ostentam principalmente pra provar a outras pessoas que obteve sucesso, sejam elas pessoas antigas, relacionamentos antigos, pessoas que duvidaram de vc de alguma forma.
@sa18an362 жыл бұрын
Um doz meus canais favorito do KZbin BR, cara. Amo assistir/ouvir o Pirula, a humildade e o noção de humildade sobre sua própria opinião é maravilhosa. Amo-te Pirula♥️♥️🤙
@Acajopo2 жыл бұрын
Eu tenho uma condição excepcional de nascença, vejo os vídeos desda época da Tropa, e o Pirulla, como todos os outros, foram excenciais na minha formação. Obrigado meu amigo 🤝🏻
@dagobertosantosdeoliveira95462 жыл бұрын
Por isso o minimalismo é uma filosofia libertadora. Vc ter somente o que vc precisa pra viver bem, sem excessos. Tu vê aqueles sheiks lá desses países árabes, trocentos veículos, 10 palácios e no final usam um ou o outro, o resto serve só pra ostentação mesmo.
@pietr10362 жыл бұрын
Gosto de minimalismo como filosofia, mas como estética, é sufocante
@matheustome4052 жыл бұрын
@@pietr1036 porque sufocante?
@matheustome4052 жыл бұрын
@@pietr1036 porque sufocante?
@dagobertosantosdeoliveira95462 жыл бұрын
@@pietr1036 bom eu discordo. Pra min a estética minimalismo é perfeito. Ter só o que vc precisa, nada de estética exagerada ou poluída.
@robertogoncalvesjunior78142 жыл бұрын
sou arquiteto e até na arquitetura eu adoto o minimalismo.
@tedescofarias28782 жыл бұрын
quando era guri, li em algum lugar, escrito não lembro por quem, o seguinte pensamento tratando desta questão: " o que é inchado parece grande, mas é doente por dentro." nunca esqueci.
@robertl12962 жыл бұрын
Eu vejo ostentação e elitismo como tentativas de compensar a falta de outras coisas na vida, como afeto, centímetros de p.., etc...
@Moreno_Zürich2 жыл бұрын
Concordo ☝🏾
@mafereir Жыл бұрын
E falta de autoestima também
@iasnegociosdigitais84173 ай бұрын
É justamente isso!
@IzidioAlex2 жыл бұрын
Tem um vídeo do Paul Cabannes falando das diferenças que ele viu entre os ricos no Brasil e na França, e a principal era essa: ostentação. Lá tão mais preocupados em assegurar um padrão de vida por toda a vida, geralmente vivendo até um pouco mais abaixo do que poderiam, pra poupar e conseguir indecência financeira. E aqui o importante é mostrar que tão acima dos outros.
@aalitica2 жыл бұрын
Oi Pirula, adoro as suas reflexões, tbm sou a favor de menos ostentação, acho que não faz sentido. Percebi que você pode estar passando por um momento difícil, desejo melhoras e força pra que você consiga lidar com essa situação. 😉
@Pirulla252 жыл бұрын
Pois é, sim, tá bem difícil. Mas agradeço a força.
@PhelippePaz Жыл бұрын
Pirulla falando que não lembra a letra do Racionais de cabeça e eu já estava completando, "Um lugar onde só tinham como atração, o bar, e o candomblé pra se tomar a benção. Esse é o palco da história que por mim será contada, um Homem na Estrada.
@DystopiaWithoutNeons2 жыл бұрын
Eu acho que a maior parte da ostentação é quando o prazer das compras se esvai rapidamente, e antes de ir pra próxima compra eles tentam tirar mais uma casquinha em mostrar o quão bem de vida estão
@jorgefrbelo254 Жыл бұрын
Gostei muito e concordei com tudo. Deixo aqui mais umas achegas: 1 - Não são só os ricos, quase toda a gente é assim. Como disse o Paulo Freire, sem educação a ambição do oprimido é oprimir. 2 - A ostentação dos ricos não é só uma ofensa a quem pouco ou nada tem, gera também inveja, frustração e ambição tola a todos os que não são ricos. 3 - Os ricos de família são mais discretos, os mais ostentatórios são os ricos que vieram de baixo. 4 - O ter e o ser são incompatíveis. 5 - É verdade que numa sociedade pobre e igualitária não há sentimento de revolta, a essa percepção de desigualdade dá-se o nome de: injustiça. .
@alexzanini212 жыл бұрын
E eu odeio também ostentação. Sempre com bom senso gratidão Pirulla
@gabrielnassimbeni56222 жыл бұрын
Eu odeio mais a indignação seletiva, fui pesquisar quanto custa o "bife com ouro", fica em torno de 9 mil Lula aparece com relógio avaliado em 80 mil reais, sem escândalo Parlamentares que recebem mais de 33 mil por mês cada articulando para aumentar o próprio salário durante a copa, nehnum escândalo aqui também. Manter o orçamento secreto? Ninguém liga Eu não consigo ficar nem um pouco bravo com o Ronaldo, não porque não existe ostentação no que ele fez, mas simplesmente porque as pessoas estão mais bravas com "a imagem dele comendo ouro" do que quanto foi gasto.
@cesarcerveira2875 Жыл бұрын
Resumo tudo na sua fala: "Pobreza de Espírito". Também sou de origem mais humilde e hoje teria condições de pagar essa "golden food", mas NÃO faria isso. É questão de princípios. Há alguns anos ocorreu um caso emblemático na minha família. O noivo de uma prima iria participar da primeira festa de réveillon conosco e achou que seria uma boa idéia levar uma garrafa de champanhe que custava algo em torno de 5 salários mínimos. Ah, ele FEZ questão de citar o preço do item. Eu tinha uns 20 anos, na época, e vi nas expressões de meu pai e alguns tios que a tal bebida era uma ostentação desnecessária. Ainda hoje o, agora primo, é ZOADO nas festas. Virou referência de futilidade. Kkkkk Nada contra quem achar que é mérito ter e que deve mesmo ostentar, mas eu NÃO faço e ensinei meu filho que isso é inadequado. Ninguém perde NADA por ser humilde. A felicidade pode estar em muitas outras coisas que, na maioria são simples. Boas festas!!!
@marta_2022 Жыл бұрын
Pelos comentários, a maioria não entendeu o vídeo. Ele não condenou a riqueza ou o fato de alguém gastar dinheiro com o que deseja, mas a ostentação, o exibicionismo e ainda por cima ganhando mais dinheiro com isso. Para piorar, a liçãozinha de moral insinuando que quem não tem é porque não corre atrás. Tá faltando interpretação.
@guilhermepereirahenchs2909 Жыл бұрын
Realmente, seus vídeos sao atemporais, vejo videos de anos atrás é a única coisa q entrega a data é a qualidade dos vídeos q os atuais sao muito superiores
@soturnoava2 жыл бұрын
Nunca pensei que veria um vídeo do Pirula citando Racionais, eu tenho um grupo com dois amigos e é incrível como as músicas se encaixam em muitas situações cotidianas, tanto que vira e mexe citamos qdo algum de nós fala sobre algo, é legal, mas tbm é triste pq se uma música de décadas atrás ainda é atual transparece que não evoluímos como sociedade
@Jovitrevisan2 жыл бұрын
Pirula ta tudo bem? reparei você um pouco abatido no vídeo, cansaço? Te acompanho há muitos anos , desde que eu tinha uns 13 anos e meu tio me apresentou o seu canal e disse "Vê algo útil fora esses vídeo de minecraft porcaria" desde então tenho acompanhado sua trajetória no youtube há algum tempo, hoje tenho 20 anos e estudo paléoarte graças a sua influência. oque eu quis dizer com isso é que você é uma fonte de inspiração pra muitas pessoas eu acredito, não deixe que as mazelas da vida te abalem tanto! Seja um tanto estoico amigo.
@robertoboehler-blumenau-sc8818 Жыл бұрын
crise da meia idade, vc vai chegar lá tb.
@beyondbirthday4399 Жыл бұрын
@@robertoboehler-blumenau-sc8818 deve ser. Misturada com crises existenciais kk
@wilsonrfernandes Жыл бұрын
É só o peso da idade. Sei que dizem que o Pirula parece não envelhecer, mas essa aparência de cansaço é o que mostra o peso da idade dele. Ela tem que aparecer de algum jeito, mesmo de modo sutil...
@mauricio6614 Жыл бұрын
É a gordura. Ele tá gordaão!
@kritzkrieg14 Жыл бұрын
como seu tio ousa falar assim de Minecraft?? >:((
@MrFaustofernandes12 жыл бұрын
Esse sistema que incentiva as pessoas a ostentarem e até incentiva as pessoas a serem competitivas sendo que a maioria nunca vai mudar de "casta" tem um nome: Capitalismo. Nele você a meritocracia, o individualismo e os grandes males que você citou no vídeo
@vivianemaia49592 жыл бұрын
A ostentação é algo bem vazio mesmo. E muitas vezes é tão sem sentido... É muito importante essa reflexão, obrigada por compartilhar!
@julianofs60412 жыл бұрын
Pirula ostentou só 24 minutos de vídeo, ta bem humilde!
@inaldor Жыл бұрын
Exatamente Pirulla, sua opiniao é bem realista. Compartilho desse sentimento, e me parece ate que todo mundo quer ser igual e fazer/ter as mesmas coisas, mas ao mesmo tempo essas mesmas querem exclusividade, é bem bizarro. Parece até que há uma divisão, do tipo, um padrão(minimo) a ser alcançado na vida para ser bem sucedido e dai partindo disto você ter/alcançar/fazer algo extraordinario e super exclusivo que te diferencie dos outros, no final das contas o objetivo final é: provar pra todo mundo o quão especial você é. Prefiro a citação daquela banda de Brasilia: "Quando o que eu mais queria, Era provar pra todo o mundo Que eu não precisava provar nada pra ninguém". Otimo video Pirulla. Valeu abs
@leo_ni_das_fer_nan_des1772 жыл бұрын
Nos países onde esses caras jogam, a ostentação é vista com maus olhos. A herdeira da Peugeot já foi criticada por fazer uso desse tipo de artifício. Isso não quer dizer que os franceses sejam pobres e invejosos
@yagorferreira881 Жыл бұрын
Grande vídeo! Meu exemplo de vida é igual ao seu, trajetória e momento atual e é incrível como o meio molda o seu caráter pois sou exatamente igual, inclusive tenho condições financeiras de viver com mais ostentação mas confesso que ainda estou pouco evoluído nesse sentido e sinto muita revolta de qualquer tipo de luxo em um mundo cercado de tantas mazelas.
@tedeskinhaindecisa2 жыл бұрын
Pirula, sou sua fã demais!! Se não fosse você eu estaria até hoje (e muito provavelmente até o fim da vida) na escravidão da religião... E não só por isso, mas por ter me instruído tanto e me ter "aberto a mente" para tantos outros assuntos, sem ao menos saber da minha existência... Gênios estruturam até desconhecidos! Muito obrigada por tanto! ❤️
@FABRY2312 жыл бұрын
Pirula deve gastar uma boa grana em produtos para o seu cabelo. Ótimo canal! A primeira vez que descobri esse canal foi após eu fazer uma busca sobre carbono 14 e o seu uso na datação de fósseis de dinossauros. Até hoje eu me lembro de cada detalhe da explicação do pirula sobre o assunto em um vídeo. Obrigado!
@leonardos3452 жыл бұрын
Você é bom nesses assuntos, fala de uma forma muito sincera. FAÇA MAIS VÍDEOS SOBRE ESSES TEMAS!!! É MUITO BOM, MANO!
@ingridoliveira3770 Жыл бұрын
Estou lendo aquele livro com o Safatle: Neoliberalismo e o sofrimento psíquico , como lá o livro atravessa tanto as origens do neoliberalismo, mas também dos fundamentos morais e psicológicos por trás disso até chegar nos transtornoa mentais modernos, ele está me abrindo um universo de percepções, ou pelo menos aprofundando e esclarecndo drasticamente todas essas questões da ordem psicossocial que nos atingem. Fica a recomendaçao.
@luizmell0RJ Жыл бұрын
O insensato não é dos jogadores é quem está na necessidade idolatrando as celebridades..
@luanaraujo5408 Жыл бұрын
Conheci seu conteúdo há pouco tempo, e admiro tanto a seu conhecimento quanto a sua forma de enxergar o mundo, parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade!
@elimontoia47772 жыл бұрын
Só pra falar eu amei esse vídeo que vc trouxe sobre desigualdade, me deixou extremamente pensativa e vira argumento pra lutar contra o liberalismo. Obrigada hahaha
@andrelucena7463 Жыл бұрын
Você fez referência às ostentações ligadas a riqueza material e aparência física, que são as principais mesmo. Mas na minha opinião as redes sociais tipo Instagram e a crescente solidão coletiva pela qual passamos torna demonstrações muito efusivas de afeto a dois ou até entre amigos ostentativas para muita gente.
@nelsonlima69712 жыл бұрын
Odiar ostentação, minha principal característica!!😤
@ricardogomes31292 жыл бұрын
e esse bigodinho de carroceiro que tu a ostentando na tua foto?
@jeremias88892 жыл бұрын
Eu também, não posso
@markospaulo62832 жыл бұрын
Em terra q só valoriza futebol, jogador é rei 🤣🤣🤣🤡🤡
@giovannameres545 Жыл бұрын
Odiar hipocrisia , minha principal característica!! 😤
@ainzbelmont5510 Жыл бұрын
@@giovannameres545O problema é esse mesmo, hipocrisia. Todos que podem vão ostentar.
@iasnegociosdigitais84173 ай бұрын
O final foi a melhor parte, kkkk...mas sobre o tema do vídeo, compartilho da msm opinião: ostentação é coisa pra pessoas de mente fraca, egocêntricas, superficiais, burras e medíocres, com baixa autoestima e que precisam, a todo custo, provarem pros outros que o seu valor está no ter e não no ser, ainda mais numa sociedade, em geral, bastante acéfala e adoradora do dinheiro e do que ele é capaz de proporcionar. Enfim, é uma completa inversão de valores, deprimente!!!
@felipedouglassilvamendes38572 жыл бұрын
Admiro muito esse Pirula. Extrapola o conhecimento da Biologia. Merece meus parabéns.
@caipiraminimalista Жыл бұрын
Eu também odeio ostentação! Sou minimalista e odeio ostentação. O mundo do funk e do futebol são assim. Também o mundo dos famosos, etc.. O ser humano se tornou uma espécie de frescura, muitos se acham por ter carros, sendo que isso só é metal retorcido que se move. Eu tinha essa mentalidade de querer ter tudo luxuoso, carros, casa com piscina, roupas de marca, mas a vida me ensinou muitas coisas. Descobri o minimalismo. Hoje adotei um estilo de vida caipira, minha casa vai ser bem simples e pequena, as roupas eu gosto de usar shorts de futebol, aqueles antigos de nylon. Camisa eu uso aquelas xadrez de botão, uso chapeu de palha, no inverno uma jaqueta e calça jeans e um sapato work. Não tenho caro, uso bicicleta é meu automóvel kkk. Etc...
@elienaitamara2978 Жыл бұрын
E se você ganhar na loteria, o que faria?
@caipiraminimalista Жыл бұрын
@@elienaitamara2978 construiria minha casa minimalista, compraria um terreno pra fazer horta comunitária, doações pra ONGs animais e pessoas que passam fome. E abriria meu próprio negócio, barraca de batata frita.
@damnpete2 жыл бұрын
Eu nunca quis ser rico, sempre achei desnecessário e por isso nunca me esforcei, mas agora que vi os caras comendo carne folheada a ouro eu vi razão pra me esforçar e ser rico. Faz super sentido a lógica do Ronaldo. Calado é um gênio, dentro de campo era um ídolo, mas abriu a boca só sai tristeza...
@enoee2 жыл бұрын
o mesmo que ja disse numa copa passada aqui no Brasil que não se faz copa com hospitais.
@viniciussilva9314 Жыл бұрын
@Deusébomotempotodo Imoral por que? O dinheiro é deles e eles gastam com o que quiser. Boa parte, acho que até a maioria desses jogadores vieram da pobreza mesmo e tudo que eles tem hoje é por mérito.
@saritapaa Жыл бұрын
@UC7sUep0Zr-90InsT5nymhpQ Eles nao podem mas o bananinha pode com o nosso dinheiro tirado sim de onde mais se precisa e nao so ele. O dinheiro foi ele q ganhou faz o q quiser o pior é quando o dinheiro nao é seu mas ta la a familicia desfrutando. Ai a obrigacao é do cara ajudar? E a gnt tem essa galera no governo pra que ? So pra roubar?
@KAKOROCHACANALNOSSOSDIAS Жыл бұрын
😂😂😂😂😂
@walasjoao5065 Жыл бұрын
@Deusébomotempotodo foda pensar assim, pensa em outras esporte que as pessoas não são reconhecidas, ou mesmo no futebol feminino em quem ganha quase nada. E ainda falam de mérito e de ferra mesmo kkkkkkk.
@eskoteiro102 жыл бұрын
O problema é que isso também é relativo né, o que ostentação para uns para outros é normal. Pra mim a pior ostentação é da pessoa que entra em dívidas para ostentar.
@Matheus-dj9sq5 ай бұрын
Não. Existem casos que não são relativos. Comer carne com folha de ouro é objetivamente uma ostentação, porque não tem nenhuma utilidade além da exibição e porque é algo que nunca vai ser feito por 99% ou mais da população.
@jefersonmedeiros2438 Жыл бұрын
“Pobre é o diabo, eu odeio ostentação. Pode rir, ri, mas não desacredita, não” - BROWN, Mano
@AqueleRod2 жыл бұрын
Eu tb detesto ostentação e a interminável necessidade que as pessoas têm de comprar coisas. É triste essa noção de comprar como solução para os problemas...
@Anderson0005 Жыл бұрын
Pirulla nunca decepciona !!! O mundo precisa de mais pessoas como você Pirulla, nunca deixe ser essa pessoa que você é !!!
@alessandrosilva82272 жыл бұрын
Todos os grandes ricos aqui da minha cidade somente subiram de vida devido a crimes tipo roubo e homicidio .
@sirkauanangelotti3423 Жыл бұрын
Na economia, se não estou enganado, existe um fenômeno chamado Princípio do Bem Posicional, que diz que o valor de algo só aumenta, se aquele que o possui pode mostrar àqueles que não possuem. Foi um cara chamado Hirsh que o desenvolveu.
@mariasoares24102 жыл бұрын
Adorei esse tema ! Não gosto muito de postar minha vida nas redes sociais...minhas conquistas, minhas viagens ( baratinhas tá... tipo litoral norte de SP haha) mas posto para depois de um ano e mais vir a lembrança dessa data e é tão bom ... tipo : "puxa , que viagem legal foi essa..." nossa, como o tempo passa..." enfim ... é um sentimento muito bom reviver essas lembranças boas.
@くんヴィッツ Жыл бұрын
Não precisa postar para ter lembranças. É somente abrir a galeria do seu celular.
@marianaa6285 Жыл бұрын
A ostentação é só um sintoma do real problema: na nossa sociedade relacionamos valor pessoal com o quanto a pessoa tem de dinheiro, não por coisas como o quanto de bem ela gera na sociedade etc
@luisemior6525 Жыл бұрын
Ótima análise Pirulla. De fato, a ostentação é um dos males da sociedade atual. Desejo de impressionar outras pessoas é babaquice. E ter produto mais caro disponível é estupidez. Abraços
@jonathandavid1219 Жыл бұрын
moro sozinho, antes da pandemia tava vivendo razoavelmente bem, e ai veio o caos e meu negocio quebrou, até hoje to me recuperando, vivendo com uma miséria assustadora que baixa a auto estima de qualquer um, teve até uma semana que eu fiquei 4 dias só na agua. Nasci de uma família muito pobre e trabalhei a vida inteira, tive muitos altos e baixos ao longo da vida, nesses tempos de crise e fome, eu me deparei com muita ostentação na internet e me deixou ainda mais depressivo, mas se tem uma coisa que me pegou mesmo era ver as pessoas comendo do bom e melhor na internet enquanto eu mal tinha o que comer, é uma dor que não sei nem como explicar. Aos poucos tudo vai melhorando, eu tenho fé no meu esforço e se um dia eu ter uma vida boa jamais irei ostentar.
@valeriarenatasouza96652 жыл бұрын
Você é coerente com o que diz suas aulas são excelentes.
@jovanessouza99382 жыл бұрын
Fala, Pirula!!! Cara, você foi o primeiro a chamar minha atenção na Internet, e já se vão muitos anos, pela coerência e lucidez. Foi uma pena não poder te conhecer pessoalmente quando esteve em Goiânia... um abraço e continue sempre assim, irmão.
@libniteles2 жыл бұрын
Tem que ter cuidado pra esse negócio de "você nunca vai conseguir" pra não gerar um apelo ao conformismo ou a mediocridade (muito comuns nos Institutos de humanas) De fato, ganhar 1 milhão por mês é pouco provável, mas ter um emprego que paga bem é plenamente possível. No final vale aquela máxima: "Tentar não é garantia de sucesso, mas não tentar é garantia do fracasso."
@bluester71772 жыл бұрын
É pensar no contexto do que ele falou, ele está falando de coach, e coach nunca te vende um emprego aceitável que te paga um valor que não te deixa rico porém você vive confortavelmente, ele te vende ficar rico com dinheiro passivo.
@guilhermehx71592 жыл бұрын
Exatamente. Boa...
@walasjoao5065 Жыл бұрын
@@guilhermehx7159 boa? "ter um emprego que paga bem é plenamente possível" - talvez as pessoas que estudam humanidades se baseiam em estudos estatisticos e sabem que mais de 70 % da população brasileira ganha menos de 2000 reais por mês, e vc no seu senso comum, reduz essa isso a sua experiência pessoal.
@walasjoao5065 Жыл бұрын
"ter um emprego que paga bem é plenamente possível" - talvez as pessoas que estudam humanidades se baseiam em estudos estatisticos e sabem que mais de 70 % da população brasileira ganha menos de 2000 reais por mês, e vc no seu senso comum, reduz essa isso a sua experiência pessoal.
@libniteles Жыл бұрын
@@walasjoao5065 Eu não disse que não existe dificuldade estrutural em ascender socialmente. Apenas disse que culpar essa dificuldade, como grande parte dos coletivos e militâncias que predominam nos institutos de humanas gostam de fazer, na maioria das vezes não leva a lugar algum.
@DiegoXPlayGamer2 жыл бұрын
Me inspira sim ver a vida de pessoas ricas, mas eu não quero ter essas coisas para ostentar, muito pelo contrário, quero para meu próprio bem estar. Eu comprei um videogame novo para poder jogar, poucas pessoas sabem q eu tenho. Eu quero no futuro uma casa grande e confortável em um lugar seguro, talvez em outro país para poder viver bem com minha futura família, ter um bom carro, dinheiro pra poder viajar e proporcionar coisas que nos façam felizes, e conseguindo ajudar bastante pessoas necessitadas também. Mas para isso eu preciso tentar ficar rico, estudando, trabalhando, muito provavelmente é empreendendo que nos faz alcançar tal riqueza, porém eu preciso no mínimo tentar, se eu for "99% das pessoas que não conseguem" como vc disse, pelos menos 1% de chance vou ter, porque eu estou tentando. Agora esse papinho de mostrar que está comendo carne de $9.000 vai motivar pessoas é só conversa do Ronaldo, já que é algo totalmente fútil e desnecessário gastar tanto com pouca comida, porém, acho que as pessoas deveriam parar de se preocupar com o que as outras estão postando na internet, e começar a tentar melhorar suas vidas, assim elas vão ser mais felizes e ocupadas, e o melhor de tudo é que vão ter condições de ajudar muitas outras. Parem de se preocupar tanto com o Twitter, o mundo real é aqui fora.
@jujeijis12682 жыл бұрын
pirulla fala q odeia ostentação mas ostenta o sorriso e o conteúdo mais zika do youtube brasileiro, enfim a hipocrisia
@luisfelipeeleoterio7222 Жыл бұрын
Dando uma pitada de contribuição para o assunto com a minha opinião, não acredito que vai fazer alguma diferença a gente se importar com quem consome o que, e/ou falar que essas pessoas deveriam parar de consumir o que elas consomem, pq esses atos em si não tem interferência e correlação nenhuma, se todas as pessoas do mundo subitamente deixassem de consumir coisas (até entretenimento) consideradas supérfluas automaticamente surgiriam novas coisas supérfluas para tomar o lugar daquilo que deixou de existir porque isso é uma questão que é natural do ser humano. No lugar de nos importarmos com quem faz/compra A ou B poderíamos (mas não vamos ou poucos irão) tomar ações que sejam realmente efetivas pra mudar a situação de quem "precisa". Vejo muitas pessoas falando sobre viver em sociedade e as responsabilidades que isso traz mas vejo poucas realmente devolvendo para a sociedade aquilo que consegue, "ah mas o governo tem que..." ou "ah mas a empresa bilionária tem que..." quando todo mundo, mesmo que em menores escalas, é capaz de fazer a diferença. Ta incomodado com a situação do mundo? Começa ajudando alguém da sua família a aprender algo de novo que você sabe e a pessoa não, ou alguém do seu bairro, ou alguém que cruzou seu caminho e por fim parem de terceirizar a responsabilidade de tudo para os outros.
@Matheus-dj9sq5 ай бұрын
Comentário sem pé nem cabeça do início ao fim. A pessoa pode perfeitamente criticar quem ostenta E fazer algo pelos outros. Não são coisas excludentes e não raramente as mesmas pessoas fazem os dois. E sim, obviamente a responsabilidade social de alguém que tem bilhões de reais deveria ser muito maior do que a de uma pessoa normal que, mesmo que ganhe um bom salário, jamais vai conseguir acumular um patrimônio considerável. O primeiro literalmente tem que inventar besteira pra gastar o dinheiro. O segundo gasta a maior parte do que ganha com a própria subsistência. Não dá pra cobrar o mesmo nível de "devolução" pra sociedade.
@PFaust11552 жыл бұрын
Quem quiser ver uma análise mais aprofundada, procure por História Pública, História Cabeluda, João Carvalho entre outros no KZbin. Ostentação não é só escolha individual.
@stenzelvivi Жыл бұрын
Pirulla, tenho um carinho tão grande por vc! Faz uns dez anos que conheci seu canal (na época do vestibular). Estranho isso de nunca conhecer a pessoa presencialmente mas msm assim se sentir uma velha amiga. Sobre ostentação me recordei do funk ostentação e como isso esteve em alta em épocas que o Brasil estava melhor na economia e as pessoas mais pobres conseguiram consumir mais. Então, a questão da ostentação é tão relativa né. Às vezes conseguir um tênis, um carro, uma moto é como um grito contra o sistema (mesmo que inconsciente). É isso né, mais uma mazela do capitalismo.
@renaqtoalencar9519 Жыл бұрын
Um grito CONTRA o sistema?
@thebittersweet224 ай бұрын
@@renaqtoalencar9519 é a coisa mais a FAVOR do sistema que existe
@Lala-oc5yw Жыл бұрын
Para mim não faz diferença se eles comem carne com ouro ou com cocô, acompanho os jogos, mas não a vida pessoal deles. O que me incomoda é a concentração de riquezas e a supervalorização de certos grupos, como jogadores de futebol (e isto é um problema social). Eu acho que todos deveriam receber um salário digno pela sua profissão e não milhões, acho injusto e desigual, mas não sei se existe muita solução para isto, porque me parece que as pessoas querem sempre mais mesmo.
@pestilento1778 Жыл бұрын
Concordo demais. Perceber como é a realidade e como se estrutura, acaba sim, em pessoas ou grupos (geralmente de minorias), gerando casos de depressão, ansiedade e outros. Digo mais, esses casos podem ser mais comuns em entre grupos e pessoas instruídas e de baixa renda.
@barbadazkvrna2 жыл бұрын
Esse tipo de video é legal. "Debater" assuntos aleatórios sempre foi o mais legal do canal
@jamilarruda3198 Жыл бұрын
Tambem, Odeio ostentação. Quando vejo um ostentador, tambem consigo ver a pobreza de espírito. Obrigadooo pirulaa
@iguhmora2 жыл бұрын
Nunca pensei que ouviria o Dr.Pirula cantar racionais
@brunocatanoze Жыл бұрын
Pirulla, eu te acompanho desde o início do canal. Boa parte da minha visão de mundo foi construída vendo seus vídeos e de vários outros divulgadores científicos, e eu me orgulho disso! Obrigado por estar sempre por aqui!
@okdysi2 жыл бұрын
Eu não odeio ostentação, acho cafona, mas o dinheiro é de cada um, como o Pirula falou esse tipo de ostentação mais escrachada é comum de quem nasceu pobre e ficou rico, não nasci rico, mas quando estudava na Unicamp conheci algumas pessoas com dinheiro, e o tipo de "ostentação" que para mim saltava os olhos, para eles fazia parte do cotidiano, tipo gastar 100~200 reais todo dia no almoço, andar de BMW, viajar para Camboriú nos feriados prolongados, comprar os livros super específicos que o professor usa porque tem poucos na biblioteca, trocar o PC ao invés de tentar consertar quando dá problema.... E por aí vai, acho que o quê é ostentação para nós, meros mortais, para quem tem dinheiro é apenas parte da rotina. Em algumas situações, principalmente vindas de pessoas que nasceram pobres e ficaram ricas é muito cafona, mas isso pode ressaltar mais um preconceito é até certo ressentimento de pessoas como eu que não tem muito o que ostentar. Se a pessoa é feliz gastando 1 milhão num almoço no Catar, deixa ela, não cabe a mim e nem a ninguém dizer como eles devem gastar o dinheiro deles, não prejudicando ninguém, que sejam felizes ostentando, ainda que seja algo cafona.
@halderalves1186 Жыл бұрын
A ostentação em si não é um problema original, mas, é um sintoma de uma sociedade doente. Mas, tem gente que não vê problema numa sociedade com alto índice de Gini, e que só veria se por algum motivo caísse na miséria
@Murilo-to2sd Жыл бұрын
concordo, não há problema, só e brega
@coalaxiatv Жыл бұрын
mano....assisti seu vídeo sobre religiosidade à 9 anos atrás e me apaixonei pelo canal! Como demorei tanto pra ter acesso à isso tudo! Pirulla e Tempero Drag, atualmente, são pra mim os canais mais ricos em conhecimento e centrados no respeito do Brasil.... 🤔
@kauanamaral1654 Жыл бұрын
Viu que ele tá igual na aparência?
@RenatoGiovanny2 жыл бұрын
Vou citar um exemplo de como mudei um pouco minha visão a respeito de certas ostentações com um acessório mais simples: o celular. Dizem que se você der R$10k pra um rico ele faz R$100k com esse dinheiro, mas se der pra um pobre ele compra um iPhone. Certa vez, enquanto aguardava a troca da tela do meu android (um Note 10+ de 2019) numa feira local (Sobradinho_DF) fiquei observando as pessoas que vinham comprar capinhas para seus celulares. A imensa maioria eram iPhones e geralmente eram versões mais antigas. Eles sempre buscavam modelos que deixavam a marca da maçã a mostra. Esse é um signo de estatus pra eles. Um rico provavelmente já tem um iPhone e vários outros signos de estatus nos quais eles nem prestam tanta atenção. Acontece que, para quem tem menos grana, esse talvez seja o signo de status material mais acessível, quase uma fuga da vida miserável, como se dissesse "tudo meu é ruim, mas meu celular é top". É como um signo que autoriza a pessoa a circular em lugares que podem ser considerados como sendo acima da sua classe social. Não pretendo defender, mas explicar esse lance. O pobre compra um iPhone porque é a chance que ele tem de ter algo legal, que o destaque do contexto econômico em que ele se encontra, pelo menos na cabeça dele, enquanto o rico já tem a porra do iPhone e outros signos de status e pode se ocupar de fazer os R$10k renderem.
@JeanMenezesdaSilva Жыл бұрын
Pirula, eu vejo você como uma pessoa muito moral dentro de aspectos que te cabem, e acho isso uma forma boa de viver, mas também creio que o mundo em que nós vivemos é um lugar imperfeito e que embora a gente busque uma forma de torná-lo um lugar melhor, dificilmente vamos ver essas melhorias acontecerem a larga escala de uma maneira confiável. Enfim, a mensagem que eu queria te passar é que as vezes é melhor aceitar um pouco que fazemos parte de um mundo corrupto, e obviamente, não se corromper mas tentar usar dessas particularidades ao nosso favor.
@felipevieira21582 жыл бұрын
A régua do q é ser "material ostentativo" é bem relativa. Pra uma pessoa algo comum pode ser mega ostentação e outras nem tanto, tudo depende do observador.
@randomavenger30482 жыл бұрын
Sem falar que o modo como pessoas percebem ostentação varia dependendo do objeto. Eu por exemplo: Sinto zero inveja ou vontade de comer essa carne de ouro - pelo que falaram, é só um bom churrasco servido com firulas. Mas sinto pelo menos vontade de frequentar restaurantes com estrelas michelin e chefs renomados. Pra mim ambos são ostentação, só que em um dos casos a pessoa só ostenta dinheiro, no outro além do dinheiro ela ostenta algum bom gosto. Do segundo grupo eu queria fazer parte, do primeiro não.
@MarcosLeal3602 жыл бұрын
Tem gente que acha ostentação comer um Big Mac. Tudo depende da posição que a pessoa ocupa
@dagobertosantosdeoliveira95462 жыл бұрын
@@MarcosLeal360 ninguém acha isso cara. Ostentação é vc comprar coisas que vc não precisa só pra se mostrar pros outros. Um exemplo é um iPhone, digamos que vc tenha condições de comprar. Vc compraria realmente porque vc gosta? Porque as qualidades do celular como câmera, memória, bateria etc suprem as suas necessidades? Ou vc só compra pelo estatus? Só pra mostrar pros outros que vc tem grana? Isso que é ostentação banal, não consumir produtos de boa qualidade, isso todos nós temos que almejar mesmo, querer enriquecer pra vivemos com mais conforto não pra se mostrar pros outros.
@Pirulla252 жыл бұрын
Acho que isso tem a ver com 1 - o objetivo da pessoa q ostenta, e 2 - o sentimento médio gerado por quem vê. Sem esses dois fatores não dá pra definir. Como disseram, se alguém ostenta um chinelo novo, o item 1 confere, mas o item 2 não, pq um chinelo novo quase ninguem inveja. Assim como existe a ostentação involuntaria (que cito no video), o que quebraria o item 1, mas pode gerar um item 2 fortíssimo. Mas acho que em LINHAS GERAIS, dá pra dizer objetivamente quando é uma ostentação efetiva só olhando pra ela. Hahahaha
@victorHugo-gy8uq2 жыл бұрын
Odiar é uma palavra forte. Eu não gosto, não consumo e incentivo para não se fazer. Mas faço isso pensando mais na própria pessoa que pensa em ostentar. 1° que ela não será mais feliz, no máximo, satisfeita por um brevíssimo momento, meio que pagando caro para "capear" sua necessidade de atenção ou suas vaidades. E 2° porque ostentação leva a um ciclo de pobreza e/ou alienação, já que gasta-se muito sem saber o "real valor" das coisas.