Рет қаралды 351
O Plano Collor foi o conjunto de reformas econômicas e medidas criadas no início da presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992) destinado a estabilizar a inflação que existia, na época, no Brasil. Zélia Cardoso de Mello, então ministra da fazenda, foi uma economista da equipe presidencial que desenvolveu o plano. Aqui, nesse resgate, raro e histórico do nosso canal "Baú do Louro", mostramos fragmentos de uma entrevista coletiva, em 16 de março de 1990, concedida às redes (em formato de pool) de TVs nacionais, onde a ministra, juntamente com os ministros Bernardo Cabral (justiça) e Rogério Macri (trabalho), tentam explicar como seria a implantação do plano Collor. Um dos resultados desse plano foi que milhões de brasileiros ficaram com boa parte de suas contas bancárias e de aplicações financeiras confiscadas (indisponíveis), as quais seriam liberadas em 12 parcelas mensais a partir do 19º mês das mudanças economicas. No final deste vídeo trazemos um fragmento de uma outra entrevista, desta vez, concedida pela ministra Zélia Cardoso à Rede Globo de TV.
Este vídeo tem alguns defeitos que são provenientes da origem do material original, antigas fitas de vídeo em VHS guardadas por mais de 30 anos. Tentamos nesta edição para o YouYube minorar esses defeitos, sem muito sucesso, pelos quais pedimos a tolerância e escusas dos nossos visitantes e amigos do canal.
Se gostou deste vídeo curta, comente e compartilhe. Para nos incentivar neste trabalho se inscreva em nosso canal. Obrigado!