"Tentativa de governo universal que procura exercer-se através das Nações Unidas". Nesta frase o Dr. Salazar descreve aquilo que muitos hoje conhecem com a "Nova Ordem Mundial". Dr. Salazar apesar de muitos o acusarem de ser demasiado conservador... era um Homem com visão muito além do seu tempo.
@antoniotomas91445 жыл бұрын
Em 1963 já Salazar tinha perdido a "JÓIA DA CRÕA" Goa Damão e Diu, uma lição não aprendido para lidar com as guerra que, entretanto, já tinha começado: não negociou atempadamente essas inevitáveis independências, prejudicando assim, os colonos portugueses, que poderiam lá permanecer indefinidamente, qualquer pessoa de bom senso conclui, que esse seria o interesse comum, os quadros portugueses teriam sido essenciais para o rápido desenvolvimento económico das Ex. colónias.
@hugoc18615 жыл бұрын
Também as suas reflexões sobre o futuro capitalismo, a perda de moralidade são também traços de um grande cérebro.
@hugoc18615 жыл бұрын
Seguiu as indicações de muitas outras mentes, não o fez sozinho. refiro me por exemplo ao General Carmona. Salazar foi o homem perfeito na narrativa nacionalista portuguesa.
@br3menPT4 жыл бұрын
@@antoniotomas9144 o bom censo depois do 25 de abril entregar os territorios sem qualquer principio de auto.determinação e sem qualquer abordagem democrática, a ditaduras comunistas que só destruiram. Por pura birra ideológica estragaram tudo
@joaov71614 жыл бұрын
@@antoniotomas9144 Pois, mas quem lhe garantia o 'poder', também lhe apontava a arma!!!! Um tal grupo caracterizado pelo reumatizmo...
@orlandorodrigues33263 жыл бұрын
grande homem fdz, a diferenca de honestidade com estes gatunos que nos governam e muito grande
@schopen-hauer2 жыл бұрын
qualquer pessoa que ouça os discursos de Salazar e leia o que escreveu e tenha o mínimo de inteligência nota algo impossível nos dias de hoje, total honestidade e acima de tudo uma descrição que passa por cima do passar dos anos, a verdade da natureza humana e a sua condição alem de notas do futuro tipo Nostradamus que enviam arrepios pela espinha.
@ruivieira55966 жыл бұрын
grande homem, maior patriota de toda a historia portuguesa. volta salazar fazes muita falta a patria.
@hugoc18615 жыл бұрын
Deve saber da história de Portugal como o rei D Joao percebia de naus.
@aliachekzai74583 жыл бұрын
Confimo ❤ Eu adoro Salazar.
@manuelpessoa-lopes20903 жыл бұрын
@@hugoc1861 Se se refere a D. João II posso informa-lo que as naus só existiram posteriormente ao seu reinado em que eram utilizadas as barcas e caravelas, as naus só foram utilizadas a partir de 1497, D. João II morreu em 1495, no reinado de D. Manuel I, justamente na primeira viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498) e foram desenvolvidas para grandes tonelagem de arqueação, ao longo do século XVI, acima de tudo para garantir a Carreira da Índia, tendo ainda sidos introduzidos, nesse século, nas armadas portuguesas o galeão e a caravela de pano redondo, ambos com quatro mastros. A caravela quatrocentista era um navio acima de tudo exploratório.
@hugoc18613 жыл бұрын
@@manuelpessoa-lopes2090 para depois os piratas ingleses assaltarem essas naus ao largo das ilhas da Madeira. Supostamente elaboraram um barco mais pequeno de assalto às naus. O famoso Francis Drake fechado com a rainha inglesa.
@manuelpessoa-lopes20903 жыл бұрын
@@hugoc1861 Essa situação só ocorre na segunda metade do século XVI, e o ser-mos roubados pelos ingleses é o que se sabe... a partir desse momento foi uma constante, nomeadamente através do corso como muito bem mencionou o pirata-parceiro de Isabel I. Mas também nesse período passamos a ter que enfrentar a concorrência das Repúblicas Unidas dos Países Baixos, além da perda da independência e união ibérica sob o jugo dos Áustria, depois do desastre de Alcácer-Quibir. É ainda importante referir que os ditos ingleses, nesse século XVI, apoderaram-se de algumas naus portuguesas que lhes serviram de modelo para sua própria engenharia naval, pois até então não possuíam por outra forma a capacidade técnica que já era mestria dos construtores navais portugueses.
@drissghaliauteur58803 жыл бұрын
Uma peça histórica. Pena que ninguém escutou ele na época.
@victorantunes8763 Жыл бұрын
Sim , apoiaram Salazar em tudo ..
@GuiPinho-ix8zn9 ай бұрын
*...o escutou...
@nacionalistaportugues50175 жыл бұрын
14:54 Destas não se aprende na escola. O que o Dr Salazar diz é completamente verdade - quando o primeiro negro americano entrou numa universidade branca, já Amílcar Cabral tinha estudado em Lisboa. E no entanto, eram os Estados Unidos que pressionavam Portugal a abdicar do seu território.
@SuperSnow183 жыл бұрын
Exacto e do outro lado os Soviets a armar os inimigos da nação, mas lavam os verdadeiros factos. Abr
@luisfilipe36152 жыл бұрын
para já o Dr. Amilcar Cabral não foi dos primeiros estudantes das antigas colónias portuguesas, antes dele já vários tinham estudado, exemplo disso foram as estudantes caboverdianas na UC a partir de 1936, esse argumento é só estúpido como um sinal de abertura, fora de mim defender os estados unidos que ainda agora em várias localidades perpetuam um pensamento racista. Salazar era um completo tirano racista que nunca visitou os territórios africanos que não dominamos, nenhum de vocês, apoiantes da extrema-direita, alguma vez olhou para um mapa em que estejam os territórios moçambicanos e angolanos e tenha percebido que os territórios são enormes, portugal nunca dominou por completo os territórios e as politicas metropolitanas se vão contra as realidades locais e contra os interesses locais facilmente são ignoradas. A Guerra colonial foi o único periodo de grande dominio portugues dos territórios, e a culpa desta é do estado português, especialmente de salazar, a culpa das despesas da guerra e prejuizos e toda dele, que nunca aceitou ouvir os progressistas que queriam libertar os povos.ç
@victorantunes8763 Жыл бұрын
Boa ...
@jcosta8546 Жыл бұрын
Que génio!
@Vitoria-cz6tr2 жыл бұрын
25 de NOVEMBRO sempre!🇵🇹
@FranciscoFaria-v7f6 ай бұрын
Este Sr sim... um verdadeiro estadista.
@MOZAMUSIC20116 жыл бұрын
Muito Interessante. Obrigado por colocar no KZbin.
@fernandonogueira20984 жыл бұрын
Único.
@SuperSnow183 жыл бұрын
Saudoso, ouvir o homem falar é aprender com uma mente superior.
@gloriousroyaleagle5646 ай бұрын
Único ditador fascista, é isso?
@aliachekzai74583 жыл бұрын
Grande Salazar, a melhor! ❤
@manuelpessoa-lopes20903 жыл бұрын
Se é da Rússia tem também aí o Estaline, coevo do Salazar, com várias semelhanças entre os dois... como por exemplo: ambos os dois estudaram em seminários religiosos, ambos vieram de famílias humildes e ambos perseguiram e mataram comunistas, sim, tinham coisas em comum embora os números com Estaline subam à proporção da dimensão do império soviético... os extremos não só se tocam como são similares justamente pelo facto de serem extremistas.
@hugoc18613 жыл бұрын
@@manuelpessoa-lopes2090 Salazar nunca matou os seus generais, nem nunca traiu quem o meteu lá. Muito menos matou conterrâneos no seu país.
@manuelpessoa-lopes20903 жыл бұрын
@@hugoc1861 Falso! Salazar ordenou a morte do General Humberto Delgado, assassinato este para além da participação do facínora Casimiro Monteiro a operação contou também com Rosa Casaco, um inspector especialmente próximo de Salazar. O principal militar do 28 de Maio de 1926, o Marechal Gomes da Costa, que propulsionou posteriormente o regime fascista do Estado Novo, em menos de um mês após o golpe passou de Presidente da República a deportado, Salazar aproveitou-se da sua imagem mas jamais recuperou o militar e o homem que teve um fim triste. Para conter a revolta do N.R.P. Dão em 1936, Salazar deu ordem para bombardear a fragata com a bateria de artilharia de costa do Forte do Alto do Duque (ao Restelo) salvando-se os militares que se atiraram às águas do Tejo sendo depois os mesmo aprisionados nas margens do rio e prontamente deportados para as colónias sem julgamento. Aos militares que se encontravam em Goa em 196, Salazar ordenou que só poderiam regressar vitoriosos ou mortos, perante um inimigo totalmente impossível de combater e muito menos de vencer, felizmente os militares tiveram o bom-senso de desobedecer à ordem do ditador. Só no Curso da Escola Naval do meu pai - Curso Pedro Nunes, final da década de 50 - por causa das atrocidades vividas e cometidas na Guerra Colonial, veio a endoidecer um oficial e nove foram levados ao suicídio, entre eles o meu próprio pai. Isto é um curto apanhado de uma lista infindável de episódios, mas não será aqui que irei continuar a elencar esses factos, limito-me a algumas citações factuais e entretanto estou a desenvolver um trabalho científico que deverá resultar numa publicação em livro, justamente sobre este tema. Um bom fim-de-semana.
@hugoc18613 жыл бұрын
@@manuelpessoa-lopes2090 analisar a decada de 30, e constatar que Salazar ao pé de todos os outros não passa de um menino. Comparar a marcha de Roma e a perseguição la cometida a quem fosse contrario a Mussolini, será de uma falsidez tamanha. Comparar bombardeamentos de Franco no seu próprio país, até à guerra civil espanhola propriamente dita, será outra que nao irá a lado nenhum. Comparar Chiang Kai Shek, ao Mao Zendundg, ou Nehru será também desiquilibrado. A quem compara Salazar então? Supostamente esse atentado ao Humberto Coelho podera ter sido outras pessoas, existe mais teorias sobre quem assasinou Delgado. Incluindo alguém da esfera do grupo á qual ele se exilara.
@hugoc18613 жыл бұрын
@@manuelpessoa-lopes2090 fala da decada final de 50. Fala de um suicídio e de uma crise que se jurou em alguns militares. Meu pai tb foi revolucionário e era contra Salazar. Lamento o que aconteceu com sei pai, como lamento o que se consideraria comum num teatro de operação.
@victorantunes8763 Жыл бұрын
Salazar é único..
@josemachavane-vn3rk3 ай бұрын
Maluco!!
@victorantunes87633 ай бұрын
@@josemachavane-vn3rk Quem é que é , maluco ???
@victorantunes87633 ай бұрын
@@josemachavane-vn3rk A história o que diz de ti ? Kkkkkkkkk, será que vem dizer que és uma grande , mmmmmmmmmmd.
@franciscoamado50783 жыл бұрын
Grande Homem e Estadista,já nesta altura era tão actual tudo o que diz à 50 anos é actual até a maneira de pensa das mentem de hoje nas 🇺🇳 é da mesma aberração e fizeram o Povo Africano continuar na sua pobreza tirando a classe políticas .Só tenho que ainda hoje continuar a bater 👏👏👏👏👏
@vitorantero66543 жыл бұрын
Viva SALAZAR 👏👏👏👏🇵🇹
@EduardoRodrigues-fd7qk2 ай бұрын
SALAZAR FOI UM GRANDE HOMEM MAIS HONESTO QUE PORTUGAL JÁ TEVE.
@JosePereira-ym6ne6 ай бұрын
GRANDE ESTADISTA FAZ MUITA FALTA A PORTUGAL, PATRIOTA E HONESTO
@SalazarPortugal7 ай бұрын
25 DE NOVEMBRO SEMPRE ! SÓ QUEM NAO CONHECE HISTORIA E GEO POLITICA DA EPOCA É QUE NAO DA VALOR A ESTE HOMEM!!! ETERNO !!!!!!!!
@apex85243 жыл бұрын
VIVA SALAZAR, VIVA PORTUGAL 🇵🇹
@antonioribeiro2115Ай бұрын
Viva o grande homme Salazar Viva à ponte de Salazar Viva Portugal 🎉
@EduardoRodrigues-fd7qk2 ай бұрын
SALAZAR FOI DOS HOMENS MAIS SÉRIOS QUE PORTUGAL JÁ TEVE.
@antoniobranco5513 Жыл бұрын
Politica ê a arte do possivel ! Era impossivel ! E lixou- nos a todos . Cá e em África !
@antonioribeiro2115Ай бұрын
Viva Salazar Viva Portugal 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@salirenses5 ай бұрын
@BrunoRodrigues-bt3vb Esquece o estágio de onde partiu Portugal em relação ao resto do mundo. O período do Estado Novo foi inequivocamente o período de maior aproximação aos países mais desenvolvidos. Recomendo, se ainda não leu, o livro do Nuno Palma-As causas do Atraso Português
@kulturfreund66314 жыл бұрын
Gosto de ver um ditador a explicar a posição que tem. Deve ser um caso muito raro se não unico.
@kulturfreund66313 жыл бұрын
@This Ant Knows about the Volcano Bem haja. Eu já estou a par disso. Há muita treta e muitas decisões tomadas sem participação do publico por trás dos bastidores. Somos o rebanho de ovelhas que na altura de eleições tem a soberania de decidir de que cor a vedação á nossa volta será pintada.
@Choibalsan5553 жыл бұрын
@@kulturfreund6631 Não foi uma ditadura, mas o poder de intelectuais inteligentes e honestos. Quando é que viu o público a tomar decisões inteligentes?
@frizky._ Жыл бұрын
@@Choibalsan555 fr
@gloriousroyaleagle5646 ай бұрын
Se vivesses no tempo desse ditador fascista, talvez não comentavas.
@TheGrenadier975 ай бұрын
Fácil chamar o velho de fascista. Difícil é provar.
@mxrgxridx6 ай бұрын
em que parte é que ele diz a palavra n neste video
@yushka19176 ай бұрын
Um dos momentos mais épicos da história, logo depois da queda da cadeira.
@fabiomiguel1991Ай бұрын
O quê???
@mariaferreira-bz7nu6 ай бұрын
Naquele tempo havia .uotas casas para alugar , agora no seculo vinte é uma vergonha , qualquer pessoa aluga quartos sem estar legal e a fugir ao fisco ! É só meter dinheiro ao bolso ! Casas carissimas , e uma liberdade descontrolada ! Portugal está uma anarquia isto nao é democracia ! Os politicos agora é uma má educação !
@cesaldinokassuanga753910 ай бұрын
O homem falava bonito e tinha argumentos imbatíveis 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
@diogo88302 жыл бұрын
não entendi, Salazar supostamente privava os portugueses das notícias do exterior mas fazia estes discursos na TV lol
@rodrigoferreira9527 Жыл бұрын
Ele queria isolar o meu Portugal do globo. Ele acredita na existência desse mundo fechado dele, típico de um homem da casa kkk, e não de rua como vemos por aí na cidade do Porto.
@TheGrenadier975 ай бұрын
"Privar o país das notícias do exterior" não me parece uma má ideia hoje em dia. É engraçado como muitas pessoas reclamam dos males do estrangeiro - a propaganda liberal americana etc. - mas ainda discordam do Salazar por rejeitá-los.
@fabiomiguel1991Ай бұрын
@@rodrigoferreira9527Portugal já pertencia à Nato. Agora globalização não!
@salirenses7 ай бұрын
E será escusado apresentar provas do contrário, porque quando se nega a realidade isso se torna escusado. Felizmente há quem saiba distinguir a realidade dos factos da vontade da ideologia. A resposta ao seu comentário que muito agradeço, necessita de uma publicação que não cabe aqui mas essa ausência de resposta não quer dizer que a sua interpretação esteja correcta. Grande abraço
@joaov71614 жыл бұрын
... também não havia brasileiros, mas portugueses do Brasil. E viu-se o que aconteceu! Ai, ai, ai, sr. dr.! Sebastianismo ingénuo!
@AlbanoXY2 ай бұрын
Quem defendeu o Brasil a quando das invasões holandesas ou francesas? Os brasileiros?
@salirenses9 ай бұрын
A maioria dos comentários que aqui leio a criticar Salazar, mostram duas os três coisas: Desde logo uma falta de cultura e conhecimentos gritante. Em segundo lugar, uma demonstração de complexos de inferioridade que se julga resolverem pela concretização de uma necessidade fútil de inclusão num grupo mais alargado de complexados onde se aproveita para incluir os incultos. Em terceiro lugar, uma cegueira demagógica que obriga a uma acção doutrinária mesmo que ultrapassada e inútil, irressistivel. E em último lugar, uma falta de inteligência que leva naturalmente à prepotência de se julgarem os autores desses comentários, na posse de uma superioridade moral, e de um grau de conhecimento das informações de que só um governo dispõe. Triste espectáculo que apenas prova que afinal, o atraso do povo português não é obra de outra coisa senão de si mesmo e da sua preguiça mental casada com o paternalismo bacoco que nos anima e nos faz julgar, um povo eleito...
@NemesisTheInevitable7 ай бұрын
Os que se julgam povo eleito devem ser os mesmos saudosistas do Estado Novo.
@salirenses7 ай бұрын
@@NemesisTheInevitableA resposta a este comentário já está dada no meio comentário anterior . Agradeço ter confirmado com a sua resposta, tudo o que afirmei
@NemesisTheInevitable7 ай бұрын
@@salirenses olhe que não. Primeiro, não houve qualquer milagre na administração de Salazar. Os bons resultados económicos que tivemos durante alguns anos foram os mesmos que por todo o mundo se registaram, com exceção da Argentina e de mais um punhado de países onde tal não se verificou. Segundo, Salazar defendia a manutenção de uma nação colonial que profundamente desconhecia, por mais bem informado que pudesse estar. Terceiro, por mais voltas que se possa dar ao texto, a realidade é que nunca Portugal esteve melhor que hoje. Poderia estar melhor? Com certeza que sim. Alguma vez esteve melhor? Garantidamente que não. A todos os níveis e a qualquer título. Não existe nenhum atraso do povo português. Isso é uma construção para consubstanciar uma tese que está errada logo no princípio. Há portugueses atrasados, mas isso não é a mesma coisa.
@salirenses7 ай бұрын
@@NemesisTheInevitable É o que eu digo...É só rir...
@NemesisTheInevitable7 ай бұрын
@@salirenses Se ri para não chorar, continue. Um abraço
@marcocouceiro12923 жыл бұрын
Abençoado 25de abril!
@diogo88303 жыл бұрын
Abençoados os franceses que compram as nossas serras?
@hugoc18613 жыл бұрын
Abençoada desertificação de todos os montes e apiadeiros, , abençoados incêndios que alimentam um PSI CACA 18
@br3menPT2 жыл бұрын
3 resgates em 33 anos.....So falta a Romenia e a Bulgaria ultrapassarem Portugal na UE...o povo perdeu a vergonha na cara!
@luisdias33642 жыл бұрын
Amaldiçoado 25 de Abril!!!
@gloriousroyaleagle5646 ай бұрын
Só diz mal do 25 de Abril 74, quem é malandro, chulo, fascista, que não gosta de trabalhar, vive á custa de quem trabalha, Fascismo nunca mais, liberdade 🗽🌹🇵🇹🌹25 de Abril sempre 🗽
@Munguba1119 күн бұрын
Um cérebro atrasado que não aprendeu a liçåo de Goa, Damåo e Diu. Se a lição tivesse sido aprendida, nessa vergonhosa saída da India portuguesa, o futuro teria sido mais risonho para os portugueses que viviam na África portuguesa, para os africanos, para os milhares de jovens enviados para uma guerra com um final previsível e para os portugueses na metrópole que também pagavam a fatura de uma guerra em locais onde, em 40 anos, o pacóvio nunca pousou os pés.
@josemachavane-vn3rk3 ай бұрын
Mocambique so é Mozambique se for portugal😂😂😂😂😂😂😂😂alta loucura
@fredericom8752 жыл бұрын
Um homem sem visão alguma. O mundo quase totalmente descolonizado e este velho a entrincheirar-se mais em terras a 10 mil kms da metrópole
@br3menPT2 жыл бұрын
totalmente errado....ele soube defender com coragem e determinação a agenda portuguesa. Claro que o medo é muito e os cobardes e vendilhões do costume continuam a achar que fazer o que as grandes potências querem é o mais acertado....O velho defendeu o país e Portugal continua a ter hoje o melhor resultado de sempre em campanhas contra-subversivas. O velho sabia mais que mt jovem de vão de escada....
@fredericom8752 жыл бұрын
@@br3menPT 🤣
@br3menPT2 жыл бұрын
@@fredericom875 3 resgates em 34 anos....ultrapassados pela rep checa eslovenia, lituania, estonia...so falta mesmo as miseraveis bulgaria e romenia 🤣🤣🤣
@fredericom8752 жыл бұрын
@@br3menPT nao entendo o que uma coisa tem a ver com as outra. Estás a sugerir então que em 2021 poderíamos ter colónias sobre-dimensionadas para o país em que vivemos, um partido único, leis de condicionamento industrial, e censura? E ao mesmo tempo sermos membro da UE?
@br3menPT2 жыл бұрын
@@fredericom875 ermmmm lamento informar mas Portugal não lutava por colónias nem colonialismo nem império....A União Nacional não era um partido...O Estado Novo nunca teve partido único. Porque não teve a coragem de perguntar ao povo que vivia na Guine em Angola e Moçambique o que queriam? Porque foram entregues a ditaduras comunistas? Sem nenhum principio de auto-determinação, sem nenhuma abordagem democrática....como ousa chamar àquilo "descolonização exemplar"? 50anos depois como está Portugal e o antigo ultramar? Quem é que lhe disse que mantendo o ultramar Portugal queria a UE? Condicionalismo industrial era de letra no final do regime, pura e simplesmente não existia. De outra forma Portugal não tinha atingido 15% de crescimento industrial na década de 60
@NemesisTheInevitable7 ай бұрын
Um pacóvio. Tantos anos a governar e nunca sequer conheceu as colónias que tanto queria manter. E o Tratado de Windsor não se destinada a apoiar Portugal em questões de autodeterminação dos povos colonizados. Colonização essa, aliás, trágica. Dos nativos moçambicanos apenas 2% falavam português e angolanos apenas 5%. Uma tristeza que não se tenha feita um processo de descolonização diferente, salvaguardando os interesses de todas as partes e dos seus respetivos povos.
@brunofernandes2615 ай бұрын
Mentira
@NemesisTheInevitable5 ай бұрын
@@brunofernandes261 verdade. Trágica verdade.
@brunofernandes2615 ай бұрын
@@NemesisTheInevitable é compulsivo provavelmente
@TheGrenadier975 ай бұрын
Que diferença tem visitar ou não visitar os territórios? Se tivesse feito viagens para a África com certeza estariam reclamando dele por "esbanjar dinheiro público". Que piada.
@TheGrenadier975 ай бұрын
E outra coisa: não havia um pretenso desejo de "autodeterminação dos povos colonizados"; isso era conversa da ONU. Se houvesse, todo africano teria sido hostil aos portugueses, a guerrilha seria infinitamente mais ampla, os movimentos estrangeiros como a UPA teriam tido muito mais sucesso e não precisariam nem mesmo de subversão doutrinária. Nada disso ocorreu, ao contrário: os povos africanos não só continuaram vivendo como sempre como se alistaram inclusive em unidades de elite como os Dragões e os Flechas para castigar o invasor. Que "opressão" é essa em que o "opressor" usa apoio do "oprimido"?
@mariamartins6985 Жыл бұрын
Os bufos da PIDE COM A NOSTALGIA DE SALAZAR
@maanvol Жыл бұрын
Creio que foste mais vezes violada depois do Salazar, do que durante seu tempo!
@vivaeljoropo Жыл бұрын
Nos países onde há a ameaça duma ação armada dirigida à desestabilização da paz ou a toma pela força do governo sempre vai existir uma polícia política que faça contra balanço a isso, não apenas no estado Novo com a pide, nem só nos governos de direita, sejam estes ditaduras ou não. Na esquerda acha que não se passa? Vai ver o exemplo da Venezuela, onde tem lá a polícia política SEBIN que o mete numa cadeia e lá apodrece até morrer anos a fio sem nunca ir a um tribunal, onde a tortura é o pão de cada dia, documentado e com investigações abertas da CIDH neste momento.
@NunoFilipe9911 ай бұрын
Os violadores da esquerda com RAIVA DE SALAZAR
@manuelpessoa-lopes20904 жыл бұрын
Este discurso é um festival de demagogia sobre o papel histórico de Portugal, este 'botas' era mesmo uma nulidade.
@manuelpessoa-lopes20903 жыл бұрын
@This Ant Knows about the Volcano Nem uma coisa nem outra, aliás investigo academicamente o período do Estado Novo, tenho trabalho pulicado sobre este triste período da História portuguesa, e certamente que em breve darei noticia de mais historiografia sobre o fascismo português. Salazar se tivesse um bom sentimento sobre Portugal e sobre os portugueses teria procedido da forma diferente daquela que pautou o seu regime e discurso político, não teria maltratado os portugueses e atrasado o país, não teria feito sofrer as gentes desta terra, consequentemente o respeito que tenho pelo tirano e pela respectiva memória é exactamente o mesmo que o dito teve pelo semelhante, isso é nenhum! Não merece qualquer respeito mas sim o seu nome apagado de qualquer sitio, como justamente está, e citado na História pelos factos negativos que exactamente protagonizou, cientificamente comprovados e enquadrados estruturalmente na epitimologia que demonstra a história dos fascismos emergentes na primeira metade do século XX.
@hugoc18613 жыл бұрын
@@manuelpessoa-lopes2090 apagar o nome de pessoa A ou B dificilmente será bom na construção de uma saída equilibrada. Pelo contrário apenas induz no erro e na percepção inacabada. Nao reconhecer os pontos bons em determinado regime apenas resulta numa analise errada cheia de incongruências. O historiador que tira um lado da história não é historiador mas sim, manipulador.
@hugoc18613 жыл бұрын
Demagogia tá é você carregado dela
@storecomcaxinas2 жыл бұрын
Era um pinheiro sem poda..
@TheGrenadier975 ай бұрын
Um país de 900 anos e mais de 500 de presença no mundo, e tu ainda acha que Portugal não tinha papel histórico?
@emanuelvalente15266 жыл бұрын
Vamos a ver se nos entendemos...vocês apanham porrada e eu bato palmas,e mais anedótico ainda:"paz,pão, liberdade(mas para ele,porque para os outro é guerra,fome e prisão, este gajo foi um feroz ditador mas parece que tem muitos seguidores hoje em dia nesta pátria lusa
@br3menPT6 жыл бұрын
ehehe e estudar? Não? "feroz ditador" falou o manso ignorante ;)
@emanuelvalente15266 жыл бұрын
@@br3menPT se não fosses um ignorante o que gostarias de ser?talvez filho do ditador salazarento
@br3menPT6 жыл бұрын
@@emanuelvalente1526 rapaz..pela porcaria que escreves e falta de rigor científico, do rótulo de ignorante não te escapas. Não tentes colar os outros à tua realidade. No mínimo apaga a merda que escreveste e talvez ainda consigas enganar algumas pessoas....Estuda mais e rosna menos!
@emanuelvalente15266 жыл бұрын
@@br3menPT és um débil mental acéfalo,atira-te ao mar e diz que te empurraram,és formado em insultar pessoas,isso sim
@br3menPT6 жыл бұрын
@@monicafsantiago Vai estudar fufa estéril....amarga do caralho...Vai estudar que não sabes nada do assunto