Esse tipo de pensamento é cínico: o pobre trabalha 6X1, está cansado física e mentalmente, tem pouco estudo, pouca concentração, sequer consegue ver um vídeo que tenha algum tema científico pq nunca recebeu educação o suficiente pra entender ou se interessar por isso, e celular é algo feito para DISTRAIR, com o conteúdo mais raso e estúpido possível, não educar, aí nós chegamos na ponta desse processo e dizemos que a culpa é do brasileiro, pq ele é vagabundo e não tem força de vontade! Eu pensava assim algum tempo atrás, mas se vc não CRESCEU com o hábito de ler, com tempo para usar sua imaginação e brincar, vai ser um adulto limitado!
@breedgm4626Күн бұрын
Mas ele não disse isso, pelo meu ver ele problematizou justamente essa questão: o pobre não tem tempo para ter cultura, e, se tem, não sabe como apreciá-la sem sentir tédio. Percebo como isso é verdade, mas nunca foi nem será culpa do trabalhador e sim do sistema que o explora e o impossibilita refletir sobre sua própria realidade.
@docblade3270Күн бұрын
@@breedgm4626 Sim, me referi a ideia, não ao que ele disse!
@renatoOVilaoКүн бұрын
Mesmo no exterior principalmente na Europa o Brasileiro trabalhando menos e ganhando mais o nível continua baixo. Como sei disso? Cresci na Europa e tenho uns 30 anos de Europa. A fama do Brasileiro é justamente essa de ser um povo que só pensa em festa entre outras futilidades e escuto muito de europeus se assustarem quando vêm um brasileiro com uma mentalidade diferente de buscar cultura e tal.
@clockssstv23 сағат бұрын
Os individuos nao sao completamente uns pobres coitados. Claro que o sistema é tudo isso que vc disse, mas os individuos tem poder de escolha, mesmo sendo minima. Ver pobre com essa otima de pobre coitado eu diria ate que tem um certo preconceito aí.
@luizeduardoborges454715 сағат бұрын
Você tem razão, o pobre é doutrinado para não ter pensamento crítico e nem se rebelar, é uma de um sistema de crenças muito poderoso e extremamente difícil de quebrar. É a alienação que Marx observou.
@JoseSantos-xh9mpКүн бұрын
Trabalhei com pessoas de classe media e media alta e a cultura media dos mesmos é bastante baixa!
@matheushenriquesantosbarro280Күн бұрын
quando vc viu a virginia ir no teatro
@brazeuro4627Күн бұрын
É uma questão estrutural. Como diz a frase de parachoque de Facebook: tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro.🔥
@rogerionascimento558011 сағат бұрын
Recentemente uma colega de trabalho, dentista, classe média, me disse que está há uns 7 anos sem ver notícias e que não sabe nada sobre Trump e os assuntos atuais.
@felipecesar589810 сағат бұрын
Caramba 😂😂😂@@rogerionascimento5580
@medaoi7 сағат бұрын
@@rogerionascimento5580 Ele não tá errado não kkkkk melhor ir focar na própria vida invés de ficar perdendo se estressando.
@MatheusRibeiro-iy7zuКүн бұрын
Eu nasci em uma familia muito pobre, morávamos em um cortiço de apenas um cômodo. Desde meus sete anos já tinha gosto pela leitura, comecei com gibis, fazia coleção. Quando entrei na pré-adolescencia chegava mais cedo na escola para poder ficar lendo na Biblioteca. Hoje o gosto pela literatura ainda permance, leio sobre tudo,.filosofia, psicologia, sociologia, mas entendo perfeitamente o video, se não for estimulado desde a infância, dificilmente terá gosto pela arte/literatura. Eu tive essa sorte!
@brazeuro4627Күн бұрын
Minha história é parecida com a sua. Um pouco menos pior talvez. Mas eu me interessei pela “alta cultura” desde muito cedo, sem nenhum estímulo da família e consequentemente era taxado de estranho, esquisito ou gayzinho mesmo.🔥
@eulierbagКүн бұрын
GENIAL! Namorei uma menina que vinha de família de uma classe mais alta e eu tô ascendendo agora, e pra mim era chocante e assustador em algum nível, pois ela adorava museus, livros, entretenimento mais culto, mas, ao mesmo tempo, por mais que me esforçasse para tentar andar nesse mesmo mundo era bem difícil pra mim de cultivar esse desejo de consumir cultura... Adorei o conteúdo e sempre adoro quando vejo vídeo seu no feed. Continue produzindo conteúdo de qualidade, meu caro!
@marciacabral8972Күн бұрын
Compra o livro de história da arte do Gombrich. É muito bom e dá um panorama geral de arte e não é enfadonho.
@brazeuro4627Күн бұрын
@@marciacabral8972 Ótima recomendação! Mas talvez ele ainda não tenha ascendido socialmente o suficiente para pagar 240 reais por esse livro na versão normal ou mesmo 100 reais na versão de bolso. (Preços de hoje na 4m4z0n)
@AG3DBRКүн бұрын
Conheço jovens de classe média alta que tem um nível cultural muito baixo e desconhecem coisas básicas como filmes, músicas, arte e história do Brasil (mesmo a recente). Estão demais ocupados no tik tok.
@docblade3270Күн бұрын
No brasil ter dinheiro não significa ter cultura, basta ver a mediocridade e tacanhez dos milionários que apoiaram o bolsonaro!
@davidcarvalho4159Күн бұрын
Você não precisa ser rico para ter acesso a bons livros, mas você precisa ser rico para ter TEMPO. Vejo vídeos dos metrôs lotados, das ruas alagadas nas grandes cidades do nosso país e entendo o porquê do brasileiro não se interessar por alta cultura. Como o cara vai chegar em casa depois de um dia de trabalho terrível e se dispor a encarar Dante, Homero ou Shakespeare? Alta cultura sempre foi e sempre será um benefício dos ricos, porque a riqueza alarga o nosso tempo livre. Essa é a maior bênção da existência humana: ter tempo livre para se dedicar a atividades que façam sentido pra você. No mais, Cervantes já deu a letra em Dom Quixote, ao dedicar o seu livro ao "desocupado leitor". Para ser um leitor contumaz é necessário ser um "desocupado" no sentido de ter poucas ou nenhuma ocupação que escasseie o seu tempo.
@clockssstv22 сағат бұрын
A cultura nao é so cultura erudita, como vc parece acreditar. Cultura é tambem uma roda de samba aos domingos...
@davidcarvalho415921 сағат бұрын
@clockssstv Não tenho a menor dúvida disso. Tenho a plena convicção de que a mil anos os historiadores chamarão o nosso século de "o século das rodinhas de samba".
@alguem970116 сағат бұрын
Não precisa ser rico. A classe média baixa já tem tempo pra essas coisas. Eu msm tenho tempo pra livros e pra cultura. Os meus vizinhos tbm. Mas oq eu vejo é que o brasileiro não tem interesse msm.
@micabarrossantana933711 сағат бұрын
Perfeito seu comentário
@Oroitz15 сағат бұрын
Cara, gosto bastante desses formatos dos seus videos com um slide ao lado, ajuda bastante a prestar atenção ao que você fala
@sabrinarodrigues629Күн бұрын
Sinceramente. Não tenho esperanças nem preocupação com o nível do povo. As pessoas gostam de bait, conteúdo burro, polarizador e histriônico; e é isso. Me isolo ao máximo dessa massa, para o meu bem.
@arielbonfimКүн бұрын
Alguém aqui já tentou ler um livro pelo celular? É terrível. Mesmo pelo computador já é sofrido.
@S-bw1pgКүн бұрын
Adoro ler no celular!
@MegaACWКүн бұрын
tem gente que já me falou que lê gibi pelo celular!! Pras mim é impossível, não consigo. A luz me incomoda, sei lá, gosto de pegar o gibi, folhear, pegar e ler a hora que quero, sem precisar ligar nada, sem precisar ter sinal...tenho uma dificuldade enorme rsrs são outros tempos...e afinal de contas, quem compra e lê gibi nos tempos de hoje...
@brazeuro4627Күн бұрын
Acho insuportável. Já ganhei um modelo de Kindle do mais sofisticado e passei. Tela pra mim só pra comentários mesmo. Leitura “de verdade” apenas em livros de celulose não de celulares.😂
@clockssstv22 сағат бұрын
Sim, mas nao existe desculpa. Existem sebos que tu compra livro por 2 reais.
@arielbonfim17 сағат бұрын
@ Pra mim, kindle até vai
@breedgm4626Күн бұрын
Vídeo totalmente esclarecedor, estou trabalhando num projeto que fala justamente sobre a questão do não pertencimento social de uma mulher pobre que ascendeu economicamente.
@colunas.tortas23 сағат бұрын
Que legal! Bom trabalho!
@pietroxavier2008Күн бұрын
Sim, a base familiar é uma grande influência porém o aspecto individual é tão forte quanto. Existe a possibilidade de superar barreiras e buscar melhorar, mas poucos tomam essa decisão e realmente fazem o que precisa ser feito pra poder alcançar. Da mesma forma que tem gente que é de família pobre e termina se aprofundando em questões importantes, também tem pessoas de famílias ricas que não se aprofundam em nada.
@SamaraFKКүн бұрын
Biblioteca funcionando só em horário comercial, fica difícil. A biblioteca infantil da minha cidade fica FECHADA muitos dias em julho, férias escolares e única oportunidade pra levar as crianças na biblioteca...
@colunas.tortas23 сағат бұрын
Terrível
@nisennananemКүн бұрын
Muito obrigado por compartilhar seu ponto de vista sobre tópicos tão importantes, me ajudou a amadurecer muitas opiniões já nesse pouco tempo que conheço o canal.
@pollyanna8061Күн бұрын
Falando pela minha experiência pessoal, se hoje em dia eu gosto de ler, sou coleccionadora de livros, gosto de um teatro, de uma tertúlia, palestras, museus, exposições,arte,etc, posso agradecê-lo à minha mãe, que desde que eu era bem pequena, sempre me incentivou, ao meu irmão e até mesmo ao meu padrasto, a ler,escrever,desenhar,etc. Ela só aprendeu a ler aos 13 anos de idade,quando foi mandada pra escola pela primeira vez, e até hoje, ela ainda guarda um ressentimento/ mágoa, dela ter sido a única criança com 13 anos de idade numa turminha de ensino básico, gurizinhos com 6,7 aninhos aprendendo a ler. Mas quando ela finalmente aprendeu a ler e tomou o gosto, nunca mais parou! Então, ela teve essa coisa quase obcessiva de trazer o gosto da leitura e da arte pra familia dela. Ela tem enciclopédias de História da Arte, que ela mandou inclusivé encadernar com " fio d'ouro", as quais ela colecionou religiosamente cada fascículo que saia semanalmente durante dois anos; meu irmão e eu, tomamos o gosto de coleções, meu padrasto era mais historinhas de cowboys e policia e ladrão; mas eu tenho consciência da muita,imensa, inimaginável sorte que eu tive de ter uma mãe que gostava de ler e de cultura. Porque senão, hoje em dia, eu seria como mais uma das minhas irmãs, por exemplo, fanática religiosa, justificando tudo e todos com deus ou o diabo, extremamente limitada de visão do mundo, rasa de conversa e entendimento de mim e do outro,enfim...😮 E é tão desesperador ver como essa falta de uma cultura que nos ensine a querer ser cultos, nos torna uma sociedade burra,cega,surda, manipulável e rasa😢
@brazeuro4627Күн бұрын
Como dizia Raul Le Seixas: falta é cultura pra mexer nessa estrutura.🔥
@douglaspereira7459Күн бұрын
Na minha cidade nem biblioteca tem e se você vai a biblioteca é visto como um idiota.
@gustavoacharyaschuttcarval6825Күн бұрын
Sigo seu caminho e não 👎 confie em ninguém.
@JoseSantos-xh9mpКүн бұрын
Na minha cidade a biblioteca fechou na pandemia e nao abriu mais. E ningume se preocupou!
@gustavoacharyaschuttcarval6825Күн бұрын
@@JoseSantos-xh9mp A humanidade está muito consumista, materialista e tóxica.
@ErickJeronimoКүн бұрын
@@JoseSantos-xh9mpmesmo caso aqui na minha cidade
@cmmiguelx12Күн бұрын
se tu deixar de ir a biblioteca por que vão te achar idiota tu realmente é
@nombre624Күн бұрын
Sou de uma família q ascendeu à classe média nos anos 80, portanto sempre tive primos e tios, além d meu próprio núcleo imediato de pais e irmãos, com acesso a grana e conforto. Mas, curiosamente, o consumo cultural de quase todos se limita à indústria cultural, especialmente aos gêneros q os tios assimilaram na infancia (música sertaneja, filmes de porrada etc). Os pouquíssimos primos capazes de curtir música instrumental, teatro ou cinema de arte, são estigmatizados ("viados", "frescos", "metidos a besta"). Compreendo o recorte de classe, mas acho necessário mais detalhe no q denominamos classe. O aspecto econômico não basta para se definir classe. Identidade cultural me parece muito relevante tbm. Vejo os meus chefes, ricos representantes da elite do funcionalismo público, incapazes de apreciar livros q não sejam da área de sua atuação técnica, por exemplo. Há o aspecto cognitivo também, q pode ser estimulado ou atrapalhado no ambiente familiar e social de origem. Mas em geral, pelo q vejo, as pessoas tendem a se forçar a apreciar cultura mais por uma questão de poder exibir isso socialmente do que por fome intrínseca de experiências complexas ou sofisticadas. Mesmo os mais ricos têm na média uma percepção muito rasa das coisas
@colunas.tortasКүн бұрын
@@nombre624 evidentemente, o recorte de classe é um recorte de origem. O capital cultura tem a ver com origem. Uma familia que começou a ganhar dinheiro hj provavelmente não irá se adaptar aos cenários culturais da sua nova fração de classe
@nombre624Күн бұрын
@colunas.tortas não falei nada sobre ganhar dinheiro hj. O q eu disse é que há duas gerações minha família tem grana, frequenta lugares de "alto padrão", tem altos níveis de consumo e uma rede de contatos sociais dita de "alto nível", mas isso por si só não implicou em uma relação mais aprofundada com a chamada alta cultura, exceção feita a mim e alguns primos e tios. Meu ponto é que talvez o argumento da classe social tenha falhas, apesar de ser o mais tradicionalmente usado. Houve época em q as famílias, assim q ganhavam algum bom dinheiro, compravam um piano e faziam questão de q as filhas tomassem aulas do instrumento, pois isso demarcava pertencimento. Mas já há décadas q esses signos não importam mais nada, ou apenas como verniz mesmo. Mas pode ser q minha família e os membros da classe alta q conheço sejam exceções... naturalmente, conheço quem cultive as artes, quem as pratique etc, mas nem de longe concordo com a noção de que classe social e riqueza cultural andam sempre juntas
@CarlosAmorimCarvalho13 сағат бұрын
Sendo de origem humilde, a primeira vez que tive acesso a atividades artísticas em espaços culturais foi graças a uma iniciativa de uma empresa alemã, que fez uma parceria com a minha escola pública. Foi nessa oportunidade que pude vivenciar obras marcantes, como O Fantasma da Ópera, as sinfonias de Beethoven e outras peças teatrais. Essa experiência expandiu minha visão sobre o mundo das artes, proporcionando algo que eu dificilmente teria conhecido por conta própria.
@eueumesmoemarcelo7740Күн бұрын
E complicado esse assunto pra mim, na minha infância minha família quase flertou com extrema pobreza. Não tínhamos bolsa família é família de mãe solo, tínhamos o basico em casa, nunca fui no McDonald's ou cinema na infância, imagine acesso livros. Pra atrapalhar ainda mais tenho TDHA, não tratado, não consigo ler nenhum livro, minha mente vai pra outro lugar, eu só leio algum que gosto, então tenho hiperfoco cultura inútil ou algunas coisas da minha profissão. Por muito tempo achei que era burrro e muito triste não conseguir ler simples livro.
@clockssstv22 сағат бұрын
Teste cortar celular e qualquer rede social, vai te ajudar.
@eueumesmoemarcelo774022 сағат бұрын
@clockssstv Qual é relação disso com TDHA ou pobreza de infância ?
@Oquadrinheiro11 сағат бұрын
Eu nunca fui no Mac donalds na vida. Tinha mac donalds em campo grande onde eu morei mas não parecia importante ir la
@eueumesmoemarcelo77409 сағат бұрын
@@Oquadrinheiro Eu não fui pq não tinha dinheiro.
@matheushenriquesantosbarro280Күн бұрын
Nós somos uns país extremamente travado com relação quanto ao material... uma busca desenfreada e de sentimento "raivoso" de "dificuldade" para conseguir os bens materiais, essa energia trava TUDO, ficam tão cansados nessa dificuldade que não sobre energia para outra coisa....
@caleb_sousa13 сағат бұрын
você só está descrevendo o capitalismo... numa sociedade em que você precisa de dinheiro pra fazer tudo, é dese esperar que as pessoas priorizem apenas o que pode dar dinheiro ou subsistência com seu tempo
@S-bw1pgКүн бұрын
O meio que a pessoa vive pode influenciar, mas, para mim, tem muito mais a ver com a própria pessoa. Eu sempre gostei de ler e nunca fui incentivada a isso. Ninguém na minha família gosta de ler. Às vezes, até viam isso com deboche, como se fosse um absurdo ler. Também sempre me interessei por idiomas sem incentivo algum.
@Odeiofazeruser15 сағат бұрын
É que existem algumas pessoas como você, mas a maioria não é. Boa parte dos seres humanos necessita desse incentivo para se desenvolverem.
@caleb_sousa13 сағат бұрын
não dá pra confundir exceção com regra
@Oquadrinheiro11 сағат бұрын
As pessoas de baixo intelecto dizem que vc está estudando, mesmo que vc esteja com o gibi do homem aranha
@Oquadrinheiro11 сағат бұрын
@@Odeiofazerusera maioria do povão é preguiçoso e pobre por escolha
@furundumКүн бұрын
EXCELENTE vídeo! Saindo do senso comum de que basta ter o celular na mão. Obrigada pela reflexão!
@colunas.tortas23 сағат бұрын
Fico feliz que tenha gostado 😊😊
@gustavoacharyaschuttcarval6825Күн бұрын
Eu sou pobre e detesto urbanismo e futuramente vou morar em reservas naturais em contato com a natureza 🌳 e com os animais.
@otavioaraujo9155Күн бұрын
Quase meu sonho.... queria morar sozinho num sítio
@gustavoacharyaschuttcarval6825Күн бұрын
@otavioaraujo9155 Sim claro. Não estamos sozinhos.
@guilhermezydКүн бұрын
você não faz a puta ideia do que significa urbanismo
@blackcitadel3716 сағат бұрын
É possível morar em reserva ambiental? Não dá nenhum BO com a casa?
@wlmouraoКүн бұрын
Moro em Manaus onde, tirando as evangélicas, praticamente não tem livrarias e sebos.. Existem pouquíssimas biblioteca e as que temos, ou não emprestam livros ou só abrem durante horario reduzido. Na Ufam por exemplo a biblioteca central só abre às 10 e fecha às 18 e 45..
@JoseSantos-xh9mpКүн бұрын
Tive a sorte de nascer numa familia que gosta de cultura! Nunca faltou livros em casa!
@ERRO403Күн бұрын
Graça a Deus, meus pais operários que vieram de roças de subsistência sempre compraram livros pra mim e sempre que tinham tempo liam também e eu fui copiando esse bom hábito. Se vc cresce observando seus pais só entornando birita vc vai entornar birita também. Complicado esse tema. O que deve ser combatido é o que faz a pessoa procurar a birita.
@carloscampos-dy2xk13 сағат бұрын
Concordo em partes, principalmente pelos mais velhos que já se "endureceram" nos velhos hábitos. No entanto, sabemos que muitos jovens possuem tempo e condições de buscar conhecimento e mudança, mas não o fazem. Portanto, a nossa parcela de culpa é refletidas nas escolhas pessoais. Me pergunto: " Por que as teorias sociais tendem a vitimizar o pobre e não coloca-lo, dentro de suas condições, como agente ativo da sua própria mudança?".
@h4ruh1r0Күн бұрын
Arte ou cultura? Cultura não seria como o fazer social de determinado grupo com costumes, hábitos e conhecimento acumulado? O fazer e/ou consumir arte é a única coisa culta de fato dentro da cultura? Realmente não entendi.
@josdesouza15 сағат бұрын
Já viu no que se transformou a Fundação Padre Anchieta?
@LuluuBueno4 сағат бұрын
Pra começar, falta base para poder entender um texto, as distrações são muitas, o estilo de vida leva à falta de foco e falta de disposição, e o pouco que tem já foi gasta no trabalho. Além do mais, naturalmente nós reproduzimos o meio em que vivemos, se família, amigos e colegas não buscam, porque vamos ser diferentes?
@cometl.318123 сағат бұрын
concordo com vc totalmente. o meio influencia profundamente nas decisoes do individuo. para alguem se interessar por algo, esse algo precisa ter algum valor no meio em que ele vive.
@colunas.tortas23 сағат бұрын
Total
@davidfuentes6Күн бұрын
Em nenhum momento, a pessoa que fez o comentário se deu ao trabalho de definir o que é cultura. A cultura do pobre é completamente desconsiderada… assim como a sua situação social. O rap busca descrever as dificuldades enfrentadas pelo pessoal da periferia, mas não é “cultura” porque não vem de cima pra baixo. Espera-se que o pobre se desconecte da sua realidade para que ele adquira comportamentos e gostos de pessoas que não vão aceitá-lo independentemente do que faça. Brasileiro não gosta de pobre… então faz ginástica cognitiva pra poder justificar esse desdém. O pobre que passar por um aculturamento vai encontrar outro problema. Agora a pessoa é pobre por que não tem “ambição”… e assim o pobre nunca sai da posição de subalterno.
@Alienx520Күн бұрын
Tanto é que já comentei na internet que o problema aqui n é o racismo estrutural, mas sim a desigualdade econômica, o brasileiro é bem aristocrata, se vc n tem algo pra exibir, vc vai ser tratado como inferior, infelizmente, até msm por outros pobres
@colunas.tortas22 сағат бұрын
Obrigado pelo comentário!
@GustavoMaldonado42Күн бұрын
em escola privada crianças de 10 anos recitam poesia, aprendem 3 linguas. vai comparar isso a uma criança de escola pública e falar que é justo? óbvio que um vai ter mais cultura que o outro em 99% dos casos...
@Alienx520Күн бұрын
Daí infelizmente é culpa do governo e das escolas que n dão investimento em educação de base
@Alienx520Күн бұрын
Mas isso também depende da escola privada kkkk na minha eu n recitava poesia n, e mal aprendi espanhol
@arielbonfimКүн бұрын
Como se jogar dinheiro na escola pública fosse magicamente criar bons professores
@luluwuizaКүн бұрын
@@arielbonfim eu acredito que com mais dinheiro, as escolas teriam mais recursos para facilitar que os alunos aprendam e consequentemente fazendo o trabalho dos professores mais eficaz. A maioria dos professores que já tive a chance de dar aula eram ótimos, mas, pela falta de estrutura e o cansaço (pois boa parte precisava dar aula em várias escolas ou em uma quantidade exorbitante de turmas), ficavam esgotados para lidar com os alunos (que boa parte é mal-educada de casa) da forma "ideal" todos os dias.
@GustavoMaldonado4218 сағат бұрын
ah sim claro, culpa do governo de não fornecer ensino de qualidade nas públicas. mas estava dizendo das melhores privadas, não qualquer uma. a elite de verdade do brasil frequenta apenas umas 15-20 escolas privadas e nada mais.
@encefalord10 сағат бұрын
Se alguém é pobre por culpa de outra pessoa então quem é rico é por culpa de outra pessoa também? Então como você pode culpar o rico de deixar os outros pobres sem admitir que ele ficou rico por ele mesmo?
@Borgatiger14 сағат бұрын
Discordo dessa linha de raciocínio, o ser humano em geral não possui esse tipo de força de vontade. Atribuir essa falta de senso crítico somente aos desafortunados é de uma canalhice sem precedentes.
@andersonrosa6645Күн бұрын
Só discordo de um ponto: nenhum problema é individualizável. Eu entendo que a gente só vai encontrar uma saída enquanto espécie se um dia esse fato se tornar parte da construção do indivíduo. Acho bem difícil, mas seguimos tentando.
@AlessandroCássio-f6h10 сағат бұрын
O q é a cultura legítima ?
@lucaspaim167610 сағат бұрын
Pobre trabalha em escala 6x1 e na folga procura serviço extra pra tirar 100 reais a mais na semana. É bucha.
@Miyko3312 сағат бұрын
Respondendo o título é justamente pq somos pobres
@Fry2k2314 сағат бұрын
bom video
@Daniel-nm4kt8 сағат бұрын
Deram um celular com Internet para os pobres. Agora os pastores evangélicos tem 1 milhão de views em cada vídeo.
@Siqueira_andrew7 сағат бұрын
Eu fui criado numa familia simples, tipica dos anos 90. Meu pai era um mero empregado e minha mae dona de casa. No entanto sempre fui incentivado a ler e sempre haviam livros e revistas em casa que falavam do universo, dos continentes, fisica, ciencia, e coisas que hj vc ASSISTE de graca na net. Eu me considero inteligente e culto e tenho desprezo por pessoas ignorantes e com baixissima cultura. Sim, eu tenho pois nao ha desculpas. TODOS tem celular e acesso e informacao e sabe sim checar a verdade. Se tu acredita em papai noel, desculpe-me mas nao podemos dialogar.
@AdrianoThinkingLoudКүн бұрын
Subjulga mais o pobre, tá pouco
@leoevojp7 сағат бұрын
❤
@RafaNVКүн бұрын
Sintoma do capitalismo, socialismo tá aí pra quem quer entender
@anacaramelo13 сағат бұрын
entrei aqui só pra dar um dislike pra esse título horrível e pra deixar o depoimento de que vc está errado até o último fio de cabelo da sua cabeça. sou pobre e tenho força de vontade. principalmente pra combater ideias preconceituosas como as tua. não é a sua coluna que é torta, deve ser o seu modo de ver a vida. repense, amigo.
@VictorCosta-xu8fl18 сағат бұрын
Trabalhador não tem tempo.
@nataliasoares669714 сағат бұрын
Para vídeos inúteis e curtos tem.
@Alienx520Күн бұрын
Então, eu tenho que a culpa pode não ser dos brasileiros, mas a responsabilidade acaba sendo, ok, vc n tem culpa de ter nascido ignorante e sem a vontade de buscar a cultura do seu próprio país, mas quando você já é um adulto, principalmente com celular, é sua decisão ou não você buscar ess conteúdo, mas eu compreendo que boa parte da culpa é da forma que a estrutura social foi construída pelo governo, a desigualdade e distância social são mt grandes aqui, então o pobre n vai naturalmente buscar se enriquecer culturalmente, mta das vezes porque nem msm ele sabe gerenciar tempo pra buscar isso, sei que é um tema complexo, mas a responsabilidade de melhorar ainda é individual, e o brasileiro tem responsabilidade em continuar burro ou vagabundo
@MariaSouza-oo2yeКүн бұрын
Mas essa ideologia que afasta o pobre de variados interesses vem da esquerda. A ela interessa o pobre tolhido e dependente. Trabalhei trinta anos em escolas públicas e é exatamente assim. Implantar qualquer estímulo novo é e era muito difícil.
@colunas.tortasКүн бұрын
Desculpa, não entendi.
@btlc.f.4925Күн бұрын
Nem eu. Nunca vi a esquerda afastar o pobre da cultura. O que vejo é a direita gastar rios de dinheiro pra educar seus filhos e mandar a polícia espancar professores que querem aumento.
@Alienx520Күн бұрын
@@colunas.tortasela quis dizer que a esquerda política brasileira num geral tem interesse em afastar o pobre de enriquecer culturalmente, mante lo burro pra ser manipulado, na real eu acho que o governo no geral, independente do espectro, tem interesse nisso, porém é fato que é responsabilidade do governo a desigualdade social q temos hj
@luluwuizaКүн бұрын
Escolas são proibidas de expressar viés político no ensino. Eu, pelo menos, como estudante, nunca na minha vida eu ouvi qualquer professor(a) expressar ser a favor de qualquer espectro político, nem "doutrinar" os alunos a se inclinarem para tal lado. Se a escola pública falha com os ensinos, é porque o sistema e governo que gere elas atualmente manteve dessa forma.
@MegaACWКүн бұрын
bom, ser for no Estado de São Paulo é difícil mesmo implantar qualquer estímulo: a Direita ocupa o Palácio dos Bandeirantes desde que me conheço por gente (e olha que lembro das eleições de 1986!)...
@lizardstylespbrasil5 сағат бұрын
Se todo pobre fosse culto, continuariam sendo pobres. O sistema não muda sem os vagabundos tirarem o rabo de cima das riquezas que eram pra ser de todos.
@carlosmarx51618 сағат бұрын
REAL, CARA. SO NO CELULAR , TUDO ISSO EH POSSIVEL.
@locucaracha20 сағат бұрын
Experimenta bater massa o dia todo, depois quando chegar em casa, tenta se concentrar nos estudos em um barraco de três cômodos com mulher e criança pra cuidar 👍
@elonlageslimacover171813 сағат бұрын
meu amigo, ninguém nasce com uma mulher e 3 crianças, esse pessoal tudo foi pra escola, a maioria pelo menos
@RespectedCommander18 сағат бұрын
Como eu faço um financiamento coletivo pra você começar a aparecer nos celulares de todos os brasileiros? 🥹