Por que a União Soviética foi derrotada?

  Рет қаралды 63,863

Jones Manoel

Jones Manoel

Күн бұрын

Ajude a manter e melhorar o canal
Apoia-se: apoia.se/jonesmanoel?fbclid=I
PIX: jonesmanoel.agenda@gmail.com
Escute o Revolushow, o melhor Podcast: revolushow.com/
Nossa lista do telegram: t.me/jonesmanoel
Link do site da Baioneta Editora e o cupom "JONESMANOEL2019" ou "jonesmanoel2019": www.baionetaeditora.com.br/
Cupom de desconto no RevoluStorie é JONES10: revolustore.com.br/
Link para seguidores do canal comprar livros da Boitempo com desconto de 20% no cupom JONESMANOEL: www.boitempoeditorial.com.br/...
Nosso curso online: "Domenico Losurdo e Frantz Fanon: introdução ao marxismo anticolonial" - classeesquerda.com/cursos/15/...
Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI: www2.boitempoeditorial.com.br...
Raça, classe e revolução - A luta pelo poder popular nos Estados Unidos: autonomialiteraria.com.br/loj...
A outra Rosa: estratégia e política revolucionária: lavrapalavra.com/produto/a-ou...
Revolução Africana - Uma antologia do pensamento marxista: autonomialiteraria.com.br/loj...

Пікірлер: 585
@jonathansantos8650
@jonathansantos8650 2 жыл бұрын
A queda da URSS é uma das maiores tragédias recentes da humanidade.
@spartan667br3
@spartan667br3 2 жыл бұрын
Vdd
@joaohumbertocesario
@joaohumbertocesario 2 жыл бұрын
Não é apenas uma das maiores. Acredito que seja a maior, meu amigo!!
@powerzoldyck5670
@powerzoldyck5670 2 жыл бұрын
@@joaohumbertocesario pelo menos a China está firme.
@matheusnepomuceno8694
@matheusnepomuceno8694 Жыл бұрын
@@powerzoldyck5670 kk china não e socialista, na seu modo produção, somente no que tange o estado na condução social, o chinês e ou até mais capitalista que o Americano.
@pedroz1k
@pedroz1k Жыл бұрын
Estamos rodeados de asn*s que se acham socialistas, sem saber o significado
@matheustorrecilha2228
@matheustorrecilha2228 2 жыл бұрын
Cara, esses dias eu assisti um filme chamado "O circo", é um filme soviético que eu nem sabia que existia, os cara na década de 30 os cara ja tava criticando o racismo e o machismo. Eu fiquei realmente impressionado! ótimo vídeo Jones!!!
@pagodebregaeforro2803
@pagodebregaeforro2803 2 жыл бұрын
Ta ligado que essa ideia demonstrada no filme era característica e intenção (propaganda) de alguns progressistas soviéticos né!? Era só uma parte da política socialista vigente da época, de boa intenção sim (provavelmente de cunho educativo - o resultado nem sempre era o esperado), mas a sociedade deles não era nem um pouco avançada nesse sentido. Acreditar que eles eram uma sociedade sem racismo e nada machista é ilusão e falta de conhecimento social da época. Em alguns sentidos eles estavam a frente dos demais (como a participação de mulheres em certas áreas) mas de resto.. eram homens como outros da época.
@ingridabreuyt
@ingridabreuyt 2 жыл бұрын
Onde vc assistiu ?
@matheustorrecilha2228
@matheustorrecilha2228 2 жыл бұрын
@@ingridabreuyt tem aqui no KZbin só escrever "o circo filme sovietico", a legenda é do próprio KZbin então não é muito boa mas vale a pena
@ingridabreuyt
@ingridabreuyt 2 жыл бұрын
@Joanna Selma obg
@ingridabreuyt
@ingridabreuyt 2 жыл бұрын
@@matheustorrecilha2228 obg
@denisecarmendossantoslongo1858
@denisecarmendossantoslongo1858 2 жыл бұрын
Qdo a URSS ruiu, eu tinha 17 anos e fiquei p* com a resposta de uma russa ao reporter global q lhe perguntara a razão do fim do socialismo lá; ela disse: "todos nós vestimos casacos cinza ou preto. Nós queremos casacos verdes tbem". Fiquei em dúvida se era sacanagem na tradução da globo, se era uma metafora sobre a ausencia de liberdades, se era um desejo pela sociedade consumista do capitalismo... até hoje isso está atrevessado na minha garganta. O video do Jones é elucidativo e vou ler esses livros em breve. Grata, companheiro!
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 2 жыл бұрын
Isso foi uma forma simples da mulher explicar o motivo do cálculo de preço marxista não conseguir precificar uma demanda de produção.
@renatomoreira8587
@renatomoreira8587 Жыл бұрын
claro que eu só posso ficar no achismo, ainda mais que não foi da minha época... Mas eu consigo pensar a primeiro momento que seria pra reforçar aquela ideia que nos é implantada desde sempre, de que no socialismo todos são robozinhos padronizados sabe? E que no capitalismo possuímos uma liberdade enorme (acho que é basicamente oq vc quis dizer né quando disse sobre metáfora). É a rede globo, ainda mais em 1991, escolheram alguém anticomunista e que reforce os medos do povo brasileiro, seria ingênuo pensar que dariam espaço pra grande parte da população que achou o fim da URSS uma tragédia e que foram traídos.
@renatomoreira8587
@renatomoreira8587 Жыл бұрын
@@cesaraugustoceccon4686 não, na vdd essa é só uma ideia pouco levada a séria, que só ganhou visibilidade novamente por financiamento principalmente na época de 2015 a 2018, e que trouxe tanta merda pro nosso país como visibilidade pro bolsonaro e grupos de extrema-direita. Você ta basicamente sendo um papagaio de extrema-direita, coisa que era normal eu ver na minha adolescência com colegas de 15 anos. Essa "problemática" mesmo se considerarmos ela como verdadeira, ela pode facilmente ser superada com a computação. Você relacionar isso com o que a mulher disse é forçação de barra demais.
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 Жыл бұрын
@@renatomoreira8587 vc acha que o problema de cálculo econômico tem relação com capacidade computacional? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Cara... Vc tem algum problema mental?
@victorjose_45
@victorjose_45 Жыл бұрын
@@renatomoreira8587 A constante escassez de produtos básicos somadas a proibição dos produtos ocidentais que não atendiam ao chamado padrão do realismo socialista, logo acabou criando uma robusta economia paralela na URSS, responsável não apenas atender as demandas reprimidas da população, mas como também gerar uma renda extra para uma parte importante dos trabalhadores Os comerciantes do mercado negro soviético eram chamados de "Fartsovshchiks". Eram o papel deles negociar clandestinamente qualquer bem que não pudesse se obtido nas loja legais do URSS, boa parte desses produtos trazidos para URSS ilegalmente ou comprados de estrangeiros que visitavam o pais. O art 88 do codigo penal soviético era taxativo, um soviético poderia pegar até 8 anos pela venda de produtos ilegais. Mas a febre do mercado negro era irrefreavel. Praticamente todo cidadão soviético se tornou de fato criminoso na busca por uma vida mais confortável. Acredita-se que cerca de 83% da população soviética fazia uso da economia clandestina. No começo esses comerciantes clandestinos vendiam de tudo, mas principalmente roupas ocidentais. Podia-se vender qualquer peça de roupa, desde que tivesse uma marca que todos pudessem reconhecer. Ao longo dos anos o item mais procurado na URSS foi o jeans americano, especialmente aqueles que carregassem as etiquetas Levi's, Lee ou Wrangler. No mercado negro uma calça poderia sair por até 150 rublos( acima da média salarial do país). Do modo geral os soviéticos cinsumiam no mercado negro especialmente cigarros( de preferência da merca Marlboro), discos de rock n'roll, jazz, aparelhos de rádio e gravadores, Whisky escoces, conhaque francês, preservativos, peças de vestuario como vestidos, camisetas, jaquetas de couro e botas, além de serviços de reparo em apartamentos e automóveis. A gama de produtos era inacreditavelmente mas diversificada. Enquanto o mercado oficial oferecia 1000 títulos de vídeos, comércio clandestino na URSS comercializava 10 vezes mais. O resultado desse modelo foi o aumento da desigualdade consistente de renda no pais.
@leonardo-qe2pb
@leonardo-qe2pb 2 жыл бұрын
Gostaria que recomendasse uma leitura sobre os reais motivos que levaram o comunismo a ser demonizado pelo cristianismo, principalmente de influencia norte-americana. Para entender as reais restrições e perseguições em cada período aos cristãos na URSS, com dados históricos e fugindo de simplificações que são usadas hoje para demonizar ainda o comunismo no meio cristão. E também sobre a influência socialista na teologia da libertação (ou vice-versa, a influência cristã em movimentos socialistas).
@renatapedone9914
@renatapedone9914 2 жыл бұрын
Olá amigo, a teologia da libertação na América latina usa o marxismo para descrever o mundo e responder pq a pobreza existe, combatem a ditadura militar, alguns padres fundaram movimentos de resistência armada, e na Puc muitos padres e teólogos ensinam sociologia marxista. Leonard Boff foi expulso pelo vaticano que combateu o movimento carismático, e hoje os evangélicos tomaram conta da periferia. A gênese disso que você falou, pelo menos iconografica, e um sino derrubado na rev russa e anarquistas apontando armas pra imagem de jesus. A sociologia marxista n aborda muito religião como a francesa e a alemã, a igreja e uma superestrutura como qualquer outra instituição.
@renatapedone9914
@renatapedone9914 2 жыл бұрын
Um livreto bom é " cristianos revolucionários", sobre Camilo torres e movimento cristão no exército de libertação nacional, " El Deber de todo cristiano és hacer la revolution".
@Luiscesarx
@Luiscesarx 2 жыл бұрын
Fidel e a religião é uma boa leitura
@guilherme1cioccia
@guilherme1cioccia 2 жыл бұрын
certa vez conversei com um cubano que estava visitando o Brasil, ele disse que o cristianismo era a religião mais "comunista", afinal ela fala sobre dividir o pão para que ninguém passe fome... nunca esqueci disso
@Leozekss
@Leozekss 2 жыл бұрын
acho super problemático quando críticas à religião partem do estado ou figuras que representaram o estado. E também o contrário, quando críticas ao estado surgem a partir da religião. Simplesmente esferas que, no meu ver, não devem se cruzar nunca. O exemplo de como isso é deletério pra sociedade é nossa bancada cristã. :)
@thiagokade6979
@thiagokade6979 2 жыл бұрын
Tá aí um debate mt importante que vejo marxistas tendo até mesmo um receio em fazer! Muito bom, camarada!
@lavoisier_mefistofelico
@lavoisier_mefistofelico 2 жыл бұрын
Incrível como o Jones é didático sem perder o rigor
@ericjoeh
@ericjoeh 2 жыл бұрын
O Google tá de sacanagem! Eu clico pra ver o vídeo do Jones e eles me mostram a propaganda paga do Brasil Paralelo... KZbin, MOSTRA LENIN! LENIN!
@soviets1917
@soviets1917 2 жыл бұрын
procura a extensão adblock que isso para kkkk
@ericjoeh
@ericjoeh 2 жыл бұрын
@@soviets1917 opaaaa, valeu, Wilson
@alexvyni9877
@alexvyni9877 2 жыл бұрын
@@soviets1917 Aí o Jones não ganha dinheiro
@soviets1917
@soviets1917 2 жыл бұрын
@@alexvyni9877 o que ele ganha por pessoa é tão pouco que doando 1 real ele já ganha mais doq ganharia com propaganda com vc, se preferir fica a dica
@soviets1917
@soviets1917 2 жыл бұрын
@@alexvyni9877 pronto, mandei 1 real pro pix dele, já tá mais que pago meu adblock kkkkk
@pedrolvisky
@pedrolvisky 2 жыл бұрын
Eu lembro de estudar o socialismo soviético para uma matéria de História Econômica e ler autores que argumentavam como a União Soviética era muito boa em criar novas instalações produtivas ao longo de todo o país, inclusive esse seria um motivo central da vitória na Segunda Guerra, pois mesmo com boa parte do oeste do país ocupado, várias fábricas inclusive na Sibéria continuavam operantes. Mas enquanto a criação de novas instalações era muito bem feita, não foi criado e promovido nenhum outro mecanismo que substituísse a concorrência em estimular a produtividade. Então tinham esferas centrais de indústria extremamente produtivas no centro industrial do país, enquanto na periferia, várias unidades eram sustentadas a partir do desenvolvimento central, fazendo o sistema perder o dinamismo ao longo dos anos 70-80. Por esse motivo, inclusive, que a China vai recuperar a concorrência a partir de joint ventures com o ocidente ao longo dos anos 80, pra recuperar o dinamismo sem perder o controle do processo econômico, aprendendo com os erros da URSS.
@richardtriunfador5863
@richardtriunfador5863 2 жыл бұрын
o mesmo monstro que ajudou a revolução russa e a consequência a URSS e ela se rebelou contra esse monstro e ele a derrubou e o mesmo monstro que colocou dólares americanos na china e criou o dragão chinês
@matheuscavalheiro4359
@matheuscavalheiro4359 2 жыл бұрын
Caramba! Não tenho palavras pra expressar a gratidão que sinto pela existência desse trabalho. A contribuição que você faz com dialética socialista e marxista em direção à massa brasileira é gigante. Se eu morasse aí, com certeza votaria pra governador. Votem no Jones, galera
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
Grande parte das tecnologias militares soviéticas foram baseadas em tecnologias roubadas do Ocidente. Os espiões soviéticos infiltrados nas companhias do setor de defesa, de telecomunicações, de informática e em centros de pesquisa dos EUA, do Reino Unido, da Franca, da Italia, da Alemanha Ocidental, do Japão, etc, conseguiram obter e fornecer a Comissão Industrial Militar Soviética(VPK), chefiada por Vladimir Smirnov, informações de inteligência ciêntifica e tecnológica altamente confidenciais que foram de uma grande contribuição para o desenvolvimento dos radares soviéticos , da tecnologia de rádio, de submarinos, de motores a jato, aeronaves, de computadores, borracha sintética e de armas nucleares. A VPK elaborou vastas “listas de compras” de itens ocidentais necessários e utilizou pelo menos seis entidades diferentes para obtê-los, que incluíam a KGB, o GRU (a Direcção Principal de Inteligência do Estado Maior Soviético) e agências de espionagem de vários países satélites, como a Bulgária, a Roménia, a Checoslováquia e a Alemanha Oriental. Só para se ter uma ideia do nível da penetração da inteligência soviética, principalmente nos EUA, o seu principal rival, havia cerca trinta e dois agentes de C&T( espionagem para obtenção de inteligência ciêntifica e tecnológica) e contactos de confiança ativos nos Estados Unidos durante a década de 1970, a maioria recrutados na mesma década. As empresas para as quais trabalharam, incluíam alguns das principais empreiteiras de defesa americanas: entre eles IBM, McDonnell Douglas e TRW. A rede de agentes de C&T também continha cientistas pro-soviéticos com acesso a importantes projetos relacionados à defesa em alguns dos institutos de pesquisa mais conhecidos dos Estados Unidos: entre eles o de codinome MIKE no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e o de codinome TROP no Laboratório Nacional Argonne da Universidade de Chicago. Além da rede de agentes civis de C&T, havia também agentes da KGB nas forças armadas que forneciam informações sobre a mais recentes tecnologias militares americanas, entre eles o agente de codinome JOE, um engenheiro eletrónico do exército que forneceu “informações valiosas” sobre sistemas de comunicações militares dos EUA e o agente de codinome NERPA, que em 1977 esteve envolvido na pesquisa de armas no Comando de Desenvolvimento e Preparação de Materiais do exército dos EUA (DARCOM). Um traficante de drogas californiano chamado Andrew Daulton Lee, que em 1975-76, forneceu à base de operações da KGB na Cidade do México, o manual de operações do satélite de vigilância Rhyolite e dados técnicos sobre outros sistemas de satélite. A fonte de Lee foi seu amigo Christopher Boyce, funcionário do fabricante da Rhyolite, TRW Corporations em Redondo Beach. Entre os segredos da TRW repassados ​​à KGB estavam informações detalhadas sobre como os satélites espiões americanos monitoravam os testes de mísseis soviéticos. Desde antes da Segunda Guerra Mundial, a C&T era considerada um meio essencial de impedir que a tecnologia militar e os sistemas de armas soviéticos ficassem para trás em relação ao Ocidente. De acordo com um relatório anotado por Vassili Mitrokhin, mais da metade dos projetos da indústria de defesa soviética em 1979 foram baseados em informações científicas e tecnológicas roubadas do Ocidente. Andropov afirmou em 1981 que todas as tarefas de C&T militar definidas para a KGB haviam sido concluídas com sucesso. De acordo com a um relatório oficial, baseado em grande parte em documentos fornecidos durante o início da década de 1980 por Vladimir Vetrov (codinome FAREWELL), um agente francês infiltrado na Diretoria T do FCD, a inteligência estrangeira soviética: Os soviéticos estimam que, ao usar a documentação do caça F-18 dos EUA, suas indústrias de aviação e radar economizou cerca de cinco anos de tempo de desenvolvimento e 35 milhões de rublos (o custo em dólares em 1980 de atividades de pesquisa equivalentes seria de US$ 55 milhões) em mão de obra do projeto e outros custos de desenvolvimento. A parcela de mão-de-obra destas economias, representa provavelmente mais de mil anos-homem de esforço de investigação científica e uma das explorações individuais mais bem sucedidas da tecnologia ocidental. A documentação do radar de controle de fogo do F-18 serviu como base técnica para novos radares de combate/abate para a última geração de caças soviéticos. Métodos de design de componentes dos EUA, algoritmos de transformação rápida de Fourier, mapeamento de terreno, funções e técnicas de aprimoramento de resolução em tempo real, foram citadas como elementos-chave incorporados à contraparte soviética. Outros projetos militares bem-sucedidos possibilitados pela C&T roubada do Ocidente, foram a construção de um clone soviético do sistema de radar aerotransportado AWACS e o construção do Blackjack Bomber inspirado no americano B1-B.114. A partir do final da década de 1970, foi dada também uma ênfase crescente à contribuição das operações de obtenção de inteligência científica e tecnológica do ocidente para a economia soviética. A Diretoria T calculou que os principais ramos da indústria civil soviética estavam dez anos atrasados ​​em relação aos seus homólogos ocidentais Em janeiro de 1980, Andropov instruiu a Direção T a elaborar planos de arrecadação de C&T do ocidente destinados a resolver problemas atuais na agricultura soviética, metalurgia, geração de energia, engenharia e avanço tecnologico Das 5.456 “amostras” (máquinas, componentes, microcircuitos, etc.) adquiridos do ocidente pela Direção T da KGB durante 1980, 44 por cento foram para as indústrias de defesa, 28 por cento para a indústria civil através do Comitê de Ciência e Tecnologia do Estado (GKNT) e 28 por cento para a própria KGB e outras agências governamentais. Entre as informações científicas e tecnológicas americanas obtido pela KGB durante os anos 50 e 60, incluíam inteligência sobre aeronaves e tecnologia de foguetes, motores turbojato (de uma fonte na General Electric), caça a jato Phantom, pesquisa nuclear, computadores, transistores, rádio eletrônicos, engenharia química e metalurgia. E nas décadas seguintes a inteligência soviética obteve muito mais C&T ocidentais sobre sistemas de armas: mísseis estratégicos e de teatro, incluindo o M-4, suas cabeças nucleares, isolamento térmico criogênico do estágio de combustível do Ariane. Sobre eletrônica aplicada: canhões de elétrons e sistemas de navegação inercial. Diversos: dispositivos solares térmicos e superfícies absorventes seletivas, tecnologias de vidro mineral, desenvolvimento de múltiplos sistemas de defesa antimísseis e outros projetos americanos no campo da defesa antimísseis, Armas de feixe de partículas, Software de simulação para sistemas de armas, Aeronaves furtivas ,hardwares eletrônicos de radio frequência de ondas milimétricas, Motores Propfan para uso futuro em mísseis de cruzeiro, Sistema de controle de armas para aviões de combate, materiais ultrapuros para microeletrônica. A espionagem soviética era muito eficiente, é preciso admitir. O roubo de tecnologia praticado no Ocidente deu à URSS a capacidade de melhorar os seus programas em curso (66 por cento), acelerar o seu desenvolvimento (27 por cento), lançar novos projectos (5 por cento) ou cancelar programas de investigação que não levavam lugar nenhum (2 por cento) No final da década de 1980, especialistas ocidentais chegaram a conclusão de que cerca de 150 sistemas de armas soviéticos foram baseados em sistemas de tecnologia roubados do Ocidente.
@niggazaire4926
@niggazaire4926 2 жыл бұрын
"Meia noiti eu ti conto" 🤣🤣🤣🤣, essa camarada Jones E-manual é um fanfarrão.
@stevanmendes8866
@stevanmendes8866 2 жыл бұрын
Vídeo muito bom! Agora estarei esperando aquela collab de 3 horas com o João Carvalho pra aprofundarem o assunto.
@guintter
@guintter 2 жыл бұрын
estamos camarada
@AZMTECH
@AZMTECH 2 жыл бұрын
Sério? Só vi análise materialista mais pro final, o que não foi o caso do argumento que "Kruschev criou um vácuo histórico porque deslegitimou o Pai da Nação, que todos amavam". Isso não tem ponderação sobre o desenvolvimento da propriedade e da relação dialética do povo soviético com ela, de superação da divisão do trabalho baseada na troca e na propriedade privada. Espero mais dos livros, até porque respeito recomendações dele, mas achei que o vídeo desvirtua do que interessa
@leandrocr2700
@leandrocr2700 2 жыл бұрын
@@AZMTECH sua redução tosca da tese do camarada faz parecer que ela é ridícula, de ridículo não tem nada. Talvez sua antipatia por stalin cante mais alto que a sua razão
@viniciusataidedealbuquerqu2837
@viniciusataidedealbuquerqu2837 2 жыл бұрын
tema quente em camarada, pra cima governador
@blameitoncapitalism
@blameitoncapitalism Жыл бұрын
Pra quem sabe inglês, eu recomendo os vídeos: "How capitalism destroyed Russia" do Second Thoughts "The crumbling of modern Russia" e principalmente "The dissolution of the USSR" ambos do Hakim e "The trap of decommunization: Ukraine, Yugoslavia and War" do Yugopnik
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
Grande parte das tecnologias militares soviéticas foram baseadas em tecnologias roubadas do Ocidente. Os espiões soviéticos infiltrados nas companhias do setor de defesa, de telecomunicações, de informática e em centros de pesquisa dos EUA, do Reino Unido, da Franca, da Italia, da Alemanha Ocidental, do Japão, etc, conseguiram obter e fornecer a Comissão Industrial Militar Soviética(VPK), chefiada por Vladimir Smirnov, informações de inteligência ciêntifica e tecnológica altamente confidenciais que foram de uma grande contribuição para o desenvolvimento dos radares soviéticos , da tecnologia de rádio, de submarinos, de motores a jato, aeronaves, de computadores, borracha sintética e de armas nucleares. A VPK elaborou vastas “listas de compras” de itens ocidentais necessários e utilizou pelo menos seis entidades diferentes para obtê-los, que incluíam a KGB, o GRU (a Direcção Principal de Inteligência do Estado Maior Soviético) e agências de espionagem de vários países satélites, como a Bulgária, a Roménia, a Checoslováquia e a Alemanha Oriental. Só para se ter uma ideia do nível da penetração da inteligência soviética, principalmente nos EUA, o seu principal rival, havia cerca trinta e dois agentes de C&T( espionagem para obtenção de inteligência ciêntifica e tecnológica) e contactos de confiança ativos nos Estados Unidos durante a década de 1970, a maioria recrutados na mesma década. As empresas para as quais trabalharam, incluíam alguns das principais empreiteiras de defesa americanas: entre eles IBM, McDonnell Douglas e TRW. A rede de agentes de C&T também continha cientistas pro-soviéticos com acesso a importantes projetos relacionados à defesa em alguns dos institutos de pesquisa mais conhecidos dos Estados Unidos: entre eles o de codinome MIKE no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e o de codinome TROP no Laboratório Nacional Argonne da Universidade de Chicago. Além da rede de agentes civis de C&T, havia também agentes da KGB nas forças armadas que forneciam informações sobre a mais recentes tecnologias militares americanas, entre eles o agente de codinome JOE, um engenheiro eletrónico do exército que forneceu “informações valiosas” sobre sistemas de comunicações militares dos EUA e o agente de codinome NERPA, que em 1977 esteve envolvido na pesquisa de armas no Comando de Desenvolvimento e Preparação de Materiais do exército dos EUA (DARCOM). Um traficante de drogas californiano chamado Andrew Daulton Lee, que em 1975-76, forneceu à base de operações da KGB na Cidade do México, o manual de operações do satélite de vigilância Rhyolite e dados técnicos sobre outros sistemas de satélite. A fonte de Lee foi seu amigo Christopher Boyce, funcionário do fabricante da Rhyolite, TRW Corporations em Redondo Beach. Entre os segredos da TRW repassados ​​à KGB estavam informações detalhadas sobre como os satélites espiões americanos monitoravam os testes de mísseis soviéticos. Desde antes da Segunda Guerra Mundial, a C&T era considerada um meio essencial de impedir que a tecnologia militar e os sistemas de armas soviéticos ficassem para trás em relação ao Ocidente. De acordo com um relatório anotado por Vassili Mitrokhin, mais da metade dos projetos da indústria de defesa soviética em 1979 foram baseados em informações científicas e tecnológicas roubadas do Ocidente. Andropov afirmou em 1981 que todas as tarefas de C&T militar definidas para a KGB haviam sido concluídas com sucesso. De acordo com a um relatório oficial, baseado em grande parte em documentos fornecidos durante o início da década de 1980 por Vladimir Vetrov (codinome FAREWELL), um agente francês infiltrado na Diretoria T do FCD, a inteligência estrangeira soviética: Os soviéticos estimam que, ao usar a documentação do caça F-18 dos EUA, suas indústrias de aviação e radar economizou cerca de cinco anos de tempo de desenvolvimento e 35 milhões de rublos (o custo em dólares em 1980 de atividades de pesquisa equivalentes seria de US$ 55 milhões) em mão de obra do projeto e outros custos de desenvolvimento. A parcela de mão-de-obra destas economias, representa provavelmente mais de mil anos-homem de esforço de investigação científica e uma das explorações individuais mais bem sucedidas da tecnologia ocidental. A documentação do radar de controle de fogo do F-18 serviu como base técnica para novos radares de combate/abate para a última geração de caças soviéticos. Métodos de design de componentes dos EUA, algoritmos de transformação rápida de Fourier, mapeamento de terreno, funções e técnicas de aprimoramento de resolução em tempo real, foram citadas como elementos-chave incorporados à contraparte soviética. Outros projetos militares bem-sucedidos possibilitados pela C&T roubada do Ocidente, foram a construção de um clone soviético do sistema de radar aerotransportado AWACS e o construção do Blackjack Bomber inspirado no americano B1-B.114. A partir do final da década de 1970, foi dada também uma ênfase crescente à contribuição das operações de obtenção de inteligência científica e tecnológica do ocidente para a economia soviética. A Diretoria T calculou que os principais ramos da indústria civil soviética estavam dez anos atrasados ​​em relação aos seus homólogos ocidentais Em janeiro de 1980, Andropov instruiu a Direção T a elaborar planos de arrecadação de C&T do ocidente destinados a resolver problemas atuais na agricultura soviética, metalurgia, geração de energia, engenharia e avanço tecnologico Das 5.456 “amostras” (máquinas, componentes, microcircuitos, etc.) adquiridos do ocidente pela Direção T da KGB durante 1980, 44 por cento foram para as indústrias de defesa, 28 por cento para a indústria civil através do Comitê de Ciência e Tecnologia do Estado (GKNT) e 28 por cento para a própria KGB e outras agências governamentais. Entre as informações científicas e tecnológicas americanas obtido pela KGB durante os anos 50 e 60, incluíam inteligência sobre aeronaves e tecnologia de foguetes, motores turbojato (de uma fonte na General Electric), caça a jato Phantom, pesquisa nuclear, computadores, transistores, rádio eletrônicos, engenharia química e metalurgia. E nas décadas seguintes a inteligência soviética obteve muito mais C&T ocidentais sobre sistemas de armas: mísseis estratégicos e de teatro, incluindo o M-4, suas cabeças nucleares, isolamento térmico criogênico do estágio de combustível do Ariane. Sobre eletrônica aplicada: canhões de elétrons e sistemas de navegação inercial. Diversos: dispositivos solares térmicos e superfícies absorventes seletivas, tecnologias de vidro mineral, desenvolvimento de múltiplos sistemas de defesa antimísseis e outros projetos americanos no campo da defesa antimísseis, Armas de feixe de partículas, Software de simulação para sistemas de armas, Aeronaves furtivas ,hardwares eletrônicos de radio frequência de ondas milimétricas, Motores Propfan para uso futuro em mísseis de cruzeiro, Sistema de controle de armas para aviões de combate, materiais ultrapuros para microeletrônica. A espionagem soviética era muito eficiente, é preciso admitir. O roubo de tecnologia praticado no Ocidente deu à URSS a capacidade de melhorar os seus programas em curso (66 por cento), acelerar o seu desenvolvimento (27 por cento), lançar novos projectos (5 por cento) ou cancelar programas de investigação que não levavam lugar nenhum (2 por cento) No final da década de 1980, especialistas ocidentais chegaram a conclusão de que cerca de 150 sistemas de armas soviéticos foram baseados em sistemas de tecnologia roubados do Ocidente.
@gkprofcoficialre
@gkprofcoficialre 2 жыл бұрын
Precisamos tirar lições dos erros. Principalmente os relativos à questão da consciência humana no socialismo e sobre as relações entre partido,estado,chefes e massas.
@Ataru-rw2dh
@Ataru-rw2dh 2 жыл бұрын
Os chineses já fazem isso a anos.
@emerfelissimo7487
@emerfelissimo7487 Жыл бұрын
@@Ataru-rw2dh Milênios, camarada.
@clamantmc
@clamantmc 2 жыл бұрын
Tema necessário, futuro Governador.
@vitoramc9306
@vitoramc9306 2 жыл бұрын
AAAMO O CANAL DO JONESS AAAAAA Ele sempre fala exatamente sobre os temas que eu quero saber! Amo esse canaaaall
@alanrocha9961
@alanrocha9961 2 жыл бұрын
Sabia que o camarada Jones alem de um filho de Lenin, é também filho de Xangô!
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 2 жыл бұрын
é a cruza de um genocida e um demonio? aaaaa... isso explica muita coisa.
@stefaniecarolinakarnitsch678
@stefaniecarolinakarnitsch678 Жыл бұрын
@@cesaraugustoceccon4686 orixá é demôn10 desde quando?
@zsoul614
@zsoul614 Жыл бұрын
@@stefaniecarolinakarnitsch678 Ignora ele, é só mais um preconceituoso.. Infelizmente um abraço deve fazer falta na vida dele
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 Жыл бұрын
@@stefaniecarolinakarnitsch678 meu sonho era ver vcs chegando na Rússia com essa história de xangô, eles adoram religiões africanas. Iria toma uma surra tão grande que largava essa história de comunismo em 5 minutos. Ser comunistano Brasil e andar de iPhone pra lá e pra cá é uma delícia.
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 Жыл бұрын
@@stefaniecarolinakarnitsch678 aproveita e diz que além disso vc é apoiadora dos direitos LGBT kkkkkk Daí eu pagava para ver o amor pregado pelo comunismo.
@dnj8674
@dnj8674 2 жыл бұрын
Um dos fatores foi a perda da vanguarda da terceira revolução industrial (informática, robótica etc). Edit: escrevi antes de terminar o vídeo, não sabia que partiu do Khrushchov esse boicote ao desenvolvimento da terceira revolução industrial. Se tornou ainda mais canalha do que já era. Ótimo vídeo jones 😂
@andersoncardoso255
@andersoncardoso255 2 жыл бұрын
É um fator importante, mas não é o principal. Qual vanguarda tecnológica Cuba e Coréia do Norte tem?
@dnj8674
@dnj8674 2 жыл бұрын
@@andersoncardoso255 1. ninguém falou que é o principal
@andersoncardoso255
@andersoncardoso255 2 жыл бұрын
@@dnj8674 o vídeo disse que era uma das principais.
@dnj8674
@dnj8674 2 жыл бұрын
@@andersoncardoso255 que não quer dizer que é “o principal”
@jorgeamaro2686
@jorgeamaro2686 2 жыл бұрын
@@andersoncardoso255 não sei se vanguarda, mas o setor energético da coréia popular ta tendo muitos avanços, e a medicina cubana também.
@gkprofcoficialre
@gkprofcoficialre 2 жыл бұрын
Dois caras estudaram muito alguns problemas do socialismo,um se chama Mao,o outro se chama Che!
@GustavoSantos-lv1bo
@GustavoSantos-lv1bo 2 жыл бұрын
Já baixei o pdf do livro do Visentini no Libgen, obrigado pela dica
@ilvaniosipriano8451
@ilvaniosipriano8451 2 жыл бұрын
baixei no Z-library
@soneborsone
@soneborsone 2 жыл бұрын
Esse tema precisava ser mais discutida. Além de importante pra disputar a narrativa é um processo básico praticamente apagado
@gilbrito2
@gilbrito2 2 жыл бұрын
Ficou faltando explicar porque ele tomou essa iniciativa de interromper investimentos em tecnologias próprias.
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
Grande parte das tecnologias militares soviéticas foram baseadas em tecnologias roubadas do Ocidente. Os espiões soviéticos infiltrados nas companhias do setor de defesa, de telecomunicações, de informática e em centros de pesquisa dos EUA, do Reino Unido, da Franca, da Italia, da Alemanha Ocidental, do Japão, etc, conseguiram obter e fornecer a Comissão Industrial Militar Soviética(VPK), chefiada por Vladimir Smirnov, informações de inteligência ciêntifica e tecnológica altamente confidenciais que foram de uma grande contribuição para o desenvolvimento dos radares soviéticos , da tecnologia de rádio, de submarinos, de motores a jato, aeronaves, de computadores, borracha sintética e de armas nucleares. A VPK elaborou vastas “listas de compras” de itens ocidentais necessários e utilizou pelo menos seis entidades diferentes para obtê-los, que incluíam a KGB, o GRU (a Direcção Principal de Inteligência do Estado Maior Soviético) e agências de espionagem de vários países satélites, como a Bulgária, a Roménia, a Checoslováquia e a Alemanha Oriental. Só para se ter uma ideia do nível da penetração da inteligência soviética, principalmente nos EUA, o seu principal rival, havia cerca trinta e dois agentes de C&T( espionagem para obtenção de inteligência ciêntifica e tecnológica) e contactos de confiança ativos nos Estados Unidos durante a década de 1970, a maioria recrutados na mesma década. As empresas para as quais trabalharam, incluíam alguns das principais empreiteiras de defesa americanas: entre eles IBM, McDonnell Douglas e TRW. A rede de agentes de C&T também continha cientistas pro-soviéticos com acesso a importantes projetos relacionados à defesa em alguns dos institutos de pesquisa mais conhecidos dos Estados Unidos: entre eles o de codinome MIKE no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e o de codinome TROP no Laboratório Nacional Argonne da Universidade de Chicago. Além da rede de agentes civis de C&T, havia também agentes da KGB nas forças armadas que forneciam informações sobre a mais recentes tecnologias militares americanas, entre eles o agente de codinome JOE, um engenheiro eletrónico do exército que forneceu “informações valiosas” sobre sistemas de comunicações militares dos EUA e o agente de codinome NERPA, que em 1977 esteve envolvido na pesquisa de armas no Comando de Desenvolvimento e Preparação de Materiais do exército dos EUA (DARCOM). Um traficante de drogas californiano chamado Andrew Daulton Lee, que em 1975-76, forneceu à base de operações da KGB na Cidade do México, o manual de operações do satélite de vigilância Rhyolite e dados técnicos sobre outros sistemas de satélite. A fonte de Lee foi seu amigo Christopher Boyce, funcionário do fabricante da Rhyolite, TRW Corporations em Redondo Beach. Entre os segredos da TRW repassados ​​à KGB estavam informações detalhadas sobre como os satélites espiões americanos monitoravam os testes de mísseis soviéticos. Desde antes da Segunda Guerra Mundial, a C&T era considerada um meio essencial de impedir que a tecnologia militar e os sistemas de armas soviéticos ficassem para trás em relação ao Ocidente. De acordo com um relatório anotado por Vassili Mitrokhin, mais da metade dos projetos da indústria de defesa soviética em 1979 foram baseados em informações científicas e tecnológicas roubadas do Ocidente. Andropov afirmou em 1981 que todas as tarefas de C&T militar definidas para a KGB haviam sido concluídas com sucesso. De acordo com a um relatório oficial, baseado em grande parte em documentos fornecidos durante o início da década de 1980 por Vladimir Vetrov (codinome FAREWELL), um agente francês infiltrado na Diretoria T do FCD, a inteligência estrangeira soviética: Os soviéticos estimam que, ao usar a documentação do caça F-18 dos EUA, suas indústrias de aviação e radar economizou cerca de cinco anos de tempo de desenvolvimento e 35 milhões de rublos (o custo em dólares em 1980 de atividades de pesquisa equivalentes seria de US$ 55 milhões) em mão de obra do projeto e outros custos de desenvolvimento. A parcela de mão-de-obra destas economias, representa provavelmente mais de mil anos-homem de esforço de investigação científica e uma das explorações individuais mais bem sucedidas da tecnologia ocidental. A documentação do radar de controle de fogo do F-18 serviu como base técnica para novos radares de combate/abate para a última geração de caças soviéticos. Métodos de design de componentes dos EUA, algoritmos de transformação rápida de Fourier, mapeamento de terreno, funções e técnicas de aprimoramento de resolução em tempo real, foram citadas como elementos-chave incorporados à contraparte soviética. Outros projetos militares bem-sucedidos possibilitados pela C&T roubada do Ocidente, foram a construção de um clone soviético do sistema de radar aerotransportado AWACS e o construção do Blackjack Bomber inspirado no americano B1-B.114. A partir do final da década de 1970, foi dada também uma ênfase crescente à contribuição das operações de obtenção de inteligência científica e tecnológica do ocidente para a economia soviética. A Diretoria T calculou que os principais ramos da indústria civil soviética estavam dez anos atrasados ​​em relação aos seus homólogos ocidentais Em janeiro de 1980, Andropov instruiu a Direção T a elaborar planos de arrecadação de C&T do ocidente destinados a resolver problemas atuais na agricultura soviética, metalurgia, geração de energia, engenharia e avanço tecnologico Das 5.456 “amostras” (máquinas, componentes, microcircuitos, etc.) adquiridos do ocidente pela Direção T da KGB durante 1980, 44 por cento foram para as indústrias de defesa, 28 por cento para a indústria civil através do Comitê de Ciência e Tecnologia do Estado (GKNT) e 28 por cento para a própria KGB e outras agências governamentais. Entre as informações científicas e tecnológicas americanas obtido pela KGB durante os anos 50 e 60, incluíam inteligência sobre aeronaves e tecnologia de foguetes, motores turbojato (de uma fonte na General Electric), caça a jato Phantom, pesquisa nuclear, computadores, transistores, rádio eletrônicos, engenharia química e metalurgia. E nas décadas seguintes a inteligência soviética obteve muito mais C&T ocidentais sobre sistemas de armas: mísseis estratégicos e de teatro, incluindo o M-4, suas cabeças nucleares, isolamento térmico criogênico do estágio de combustível do Ariane. Sobre eletrônica aplicada: canhões de elétrons e sistemas de navegação inercial. Diversos: dispositivos solares térmicos e superfícies absorventes seletivas, tecnologias de vidro mineral, desenvolvimento de múltiplos sistemas de defesa antimísseis e outros projetos americanos no campo da defesa antimísseis, Armas de feixe de partículas, Software de simulação para sistemas de armas, Aeronaves furtivas ,hardwares eletrônicos de radio frequência de ondas milimétricas, Motores Propfan para uso futuro em mísseis de cruzeiro, Sistema de controle de armas para aviões de combate, materiais ultrapuros para microeletrônica. A espionagem soviética era muito eficiente, é preciso admitir. O roubo de tecnologia praticado no Ocidente deu à URSS a capacidade de melhorar os seus programas em curso (66 por cento), acelerar o seu desenvolvimento (27 por cento), lançar novos projectos (5 por cento) ou cancelar programas de investigação que não levavam lugar nenhum (2 por cento) No final da década de 1980, especialistas ocidentais chegaram a conclusão de que cerca de 150 sistemas de armas soviéticos foram baseados em sistemas de tecnologia roubados do Ocidente.
@claudio8619
@claudio8619 2 жыл бұрын
Entendo que o PC Soviético não foi capaz de superar a crise culminando com a falência do Estado Soviético. Não foi culpa só de um Líder. O Comitê Central tem uma grande parcela na contribuição para o colapso.
@liviablumetti
@liviablumetti 2 жыл бұрын
no busão, o de visentini lê quem vai sentado e tb aquela pessoa q vai em pé do lado das cadeiras, acostumada a bisbilhotar celular.
@vladimirmatheusdasilva6355
@vladimirmatheusdasilva6355 2 жыл бұрын
Saravá meus camaradas! 🤘
@franciscoclementinogomescl4891
@franciscoclementinogomescl4891 2 жыл бұрын
Muito oportuno esse vídeo para quem se interessa pelo tema. Obrigado pelo vídeo e pelos livros indicados.
@MarcoAntonioAndre
@MarcoAntonioAndre 2 жыл бұрын
Adorei o "eu também sou filho de Deus, de Lenin e de Xangô"... o livro do professor Vicentine é sensacional. Já li. Vou comprar agora mesmo o Socialismo Traído.
@leandroromano02
@leandroromano02 2 жыл бұрын
Cirúrgico e elucidador como sempre Jones. Cada vez você tem uma dialética melhor. Grato por mais essa colaboração.
@NaveGristle
@NaveGristle 2 жыл бұрын
Livros indicados: *Por que o socialismo ruiu? De Berlim a Moscou (1989-1991)* , autor Paulo Fagundes Visentini, Editora 70; *O socialismo traído: por trás do colapso da União Soviética* , autores Roger Keeran e Thomas Kenny, Editora Lava Palavra, prefácio Jones Manoel.
@AAM70
@AAM70 Жыл бұрын
Obrigado. Estava aqui procurando isso!
@camilakowalski
@camilakowalski 2 жыл бұрын
Já no início do vídeo um elogio ao Prof. Paulo Visentini! ♡ Assim meu coração nao aguenta! Reconhecimento mais que merecido. Aguardo ansiosamente mais diálogos Jones e Visentini!
@marcelorocha7420
@marcelorocha7420 2 жыл бұрын
Excelente trabalho! Vou comprar os dois livros
@atila8475
@atila8475 2 жыл бұрын
Isso q é vender um livro
@thiagocassuce
@thiagocassuce 2 жыл бұрын
Camarada, eu gostaria de ver um vídeo de alguma liderança comunista analisando páginas da wikipedia ligadas aos líderes revolucionários. A grande maioria das pessoas que começam a pesquisar acabam caindo nos links da wikipedia, acho que seria importante e muito interessante vê-lo analisar os artigos lá e as fontes usadas.
@gatinhacomunista8790
@gatinhacomunista8790 2 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo, Jones! Eu estava a bastante tempo querendo ver um vídeo sobre o desmantelamento da URSS🤗
@Sanx007
@Sanx007 2 жыл бұрын
Sinceramente, não entendo o pq de o Gustavo, do Orientação Marxista, falar "mal" do Jones. Sempre didático e acessível. Da impressão que, de ambos os lados, é apenas uma questão de ego.
@arthaca2
@arthaca2 2 жыл бұрын
Trotskista mano, são mal amados kkkkkkkkkkkk
@JonesManoel
@JonesManoel 2 жыл бұрын
De ambos???
@arthaca2
@arthaca2 2 жыл бұрын
@@JonesManoel complicado camarada, a vc só tenho gratidão e carinho! Venceremos!
@robsonferreira6009
@robsonferreira6009 2 жыл бұрын
Amigão, quando você se iterar do papel que Stalin e a burocracia tiveram na colapso da URSS, você vai entender a cólera que o Gustavo tem dos que "passam pano" para o Stalinismo.
@ray-co8wm
@ray-co8wm 2 жыл бұрын
@@robsonferreira6009 Que stalinismo maluco, o próprio stalin era marxista-leninista.
@heitor8155
@heitor8155 2 жыл бұрын
Resumindo, o entreguista não foi Gorbachev, mas sim Krushev. Mas Jones, o que vc acha da tese do Hobsbawm que diz que foi a corrida armamentista entre os EUA e a URSS que destruiu a economia soviética?
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 2 жыл бұрын
Mas isso não é obvio? o povo morrendo de fome e a URSS dê-lhe fazer míssil intercontinental. A URSS n tinha superávit pra manter seu projeto de poder, e qual instituição internacional iria emprestar dinheiro para quem queria fechar os bancos?
@Lucas-sc6lr
@Lucas-sc6lr 2 жыл бұрын
@@cesaraugustoceccon4686 A União Soviética cometeu muitos erros estratégicos na sua resistência contra a agressão dos EUA. O Hakim tem um vídeo bom acerca desses erros. Mas é aquele lance, teria sido diferente se os EUA não tivesse se metido na Ásia Oriental pra coibir o avanço do Comunismo?
@cesaraugustoceccon4686
@cesaraugustoceccon4686 2 жыл бұрын
@@Lucas-sc6lr "resistência contra a agressão americana" Da a impressão que os soviéticos eram bonzinhos e nunca tinham tomado a força dúzias de territórios. O Holodomor foi culpa dos EUA? Ninguém é bonzinho nessa história.
@andersonarata6034
@andersonarata6034 Жыл бұрын
É um dos fatores sem dúvida. Desde a Revolução, o bloco foi atacado intermitentemente. Ora uma invasão mundial na Guerra Civil, ora pelos nazistas, ora por espionagem e pressão do ocidente. Na era nuclear, não havia saída a não ser incrementar a indústria armamentista. O Comunismo de guerra de fato nunca se desvinculou da economia.
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
@@Lucas-sc6lr Grande parte das tecnologias militares soviéticas foram baseadas em tecnologias roubadas do Ocidente. Os espiões soviéticos infiltrados nas companhias do setor de defesa, de telecomunicações, de informática e em centros de pesquisa dos EUA, do Reino Unido, da Franca, da Italia, da Alemanha Ocidental, do Japão, etc, conseguiram obter e fornecer a Comissão Industrial Militar Soviética(VPK), chefiada por Vladimir Smirnov, informações de inteligência ciêntifica e tecnológica altamente confidenciais que foram de uma grande contribuição para o desenvolvimento dos radares soviéticos , da tecnologia de rádio, de submarinos, de motores a jato, aeronaves, de computadores, borracha sintética e de armas nucleares. A VPK elaborou vastas “listas de compras” de itens ocidentais necessários e utilizou pelo menos seis entidades diferentes para obtê-los, que incluíam a KGB, o GRU (a Direcção Principal de Inteligência do Estado Maior Soviético) e agências de espionagem de vários países satélites, como a Bulgária, a Roménia, a Checoslováquia e a Alemanha Oriental. Só para se ter uma ideia do nível da penetração da inteligência soviética, principalmente nos EUA, o seu principal rival, havia cerca trinta e dois agentes de C&T( espionagem para obtenção de inteligência ciêntifica e tecnológica) e contactos de confiança ativos nos Estados Unidos durante a década de 1970, a maioria recrutados na mesma década. As empresas para as quais trabalharam, incluíam alguns das principais empreiteiras de defesa americanas: entre eles IBM, McDonnell Douglas e TRW. A rede de agentes de C&T também continha cientistas pro-soviéticos com acesso a importantes projetos relacionados à defesa em alguns dos institutos de pesquisa mais conhecidos dos Estados Unidos: entre eles o de codinome MIKE no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e o de codinome TROP no Laboratório Nacional Argonne da Universidade de Chicago. Além da rede de agentes civis de C&T, havia também agentes da KGB nas forças armadas que forneciam informações sobre a mais recentes tecnologias militares americanas, entre eles o agente de codinome JOE, um engenheiro eletrónico do exército que forneceu “informações valiosas” sobre sistemas de comunicações militares dos EUA e o agente de codinome NERPA, que em 1977 esteve envolvido na pesquisa de armas no Comando de Desenvolvimento e Preparação de Materiais do exército dos EUA (DARCOM). Um traficante de drogas californiano chamado Andrew Daulton Lee, que em 1975-76, forneceu à base de operações da KGB na Cidade do México, o manual de operações do satélite de vigilância Rhyolite e dados técnicos sobre outros sistemas de satélite. A fonte de Lee foi seu amigo Christopher Boyce, funcionário do fabricante da Rhyolite, TRW Corporations em Redondo Beach. Entre os segredos da TRW repassados ​​à KGB estavam informações detalhadas sobre como os satélites espiões americanos monitoravam os testes de mísseis soviéticos. Desde antes da Segunda Guerra Mundial, a C&T era considerada um meio essencial de impedir que a tecnologia militar e os sistemas de armas soviéticos ficassem para trás em relação ao Ocidente. De acordo com um relatório anotado por Vassili Mitrokhin, mais da metade dos projetos da indústria de defesa soviética em 1979 foram baseados em informações científicas e tecnológicas roubadas do Ocidente. Andropov afirmou em 1981 que todas as tarefas de C&T militar definidas para a KGB haviam sido concluídas com sucesso. De acordo com a um relatório oficial, baseado em grande parte em documentos fornecidos durante o início da década de 1980 por Vladimir Vetrov (codinome FAREWELL), um agente francês infiltrado na Diretoria T do FCD, a inteligência estrangeira soviética: Os soviéticos estimam que, ao usar a documentação do caça F-18 dos EUA, suas indústrias de aviação e radar economizou cerca de cinco anos de tempo de desenvolvimento e 35 milhões de rublos (o custo em dólares em 1980 de atividades de pesquisa equivalentes seria de US$ 55 milhões) em mão de obra do projeto e outros custos de desenvolvimento. A parcela de mão-de-obra destas economias, representa provavelmente mais de mil anos-homem de esforço de investigação científica e uma das explorações individuais mais bem sucedidas da tecnologia ocidental. A documentação do radar de controle de fogo do F-18 serviu como base técnica para novos radares de combate/abate para a última geração de caças soviéticos. Métodos de design de componentes dos EUA, algoritmos de transformação rápida de Fourier, mapeamento de terreno, funções e técnicas de aprimoramento de resolução em tempo real, foram citadas como elementos-chave incorporados à contraparte soviética. Outros projetos militares bem-sucedidos possibilitados pela C&T roubada do Ocidente, foram a construção de um clone soviético do sistema de radar aerotransportado AWACS e o construção do Blackjack Bomber inspirado no americano B1-B.114. A partir do final da década de 1970, foi dada também uma ênfase crescente à contribuição das operações de obtenção de inteligência científica e tecnológica do ocidente para a economia soviética. A Diretoria T calculou que os principais ramos da indústria civil soviética estavam dez anos atrasados ​​em relação aos seus homólogos ocidentais Em janeiro de 1980, Andropov instruiu a Direção T a elaborar planos de arrecadação de C&T do ocidente destinados a resolver problemas atuais na agricultura soviética, metalurgia, geração de energia, engenharia e avanço tecnologico Das 5.456 “amostras” (máquinas, componentes, microcircuitos, etc.) adquiridos do ocidente pela Direção T da KGB durante 1980, 44 por cento foram para as indústrias de defesa, 28 por cento para a indústria civil através do Comitê de Ciência e Tecnologia do Estado (GKNT) e 28 por cento para a própria KGB e outras agências governamentais. Entre as informações científicas e tecnológicas americanas obtido pela KGB durante os anos 50 e 60, incluíam inteligência sobre aeronaves e tecnologia de foguetes, motores turbojato (de uma fonte na General Electric), caça a jato Phantom, pesquisa nuclear, computadores, transistores, rádio eletrônicos, engenharia química e metalurgia. E nas décadas seguintes a inteligência soviética obteve muito mais C&T ocidentais sobre sistemas de armas: mísseis estratégicos e de teatro, incluindo o M-4, suas cabeças nucleares, isolamento térmico criogênico do estágio de combustível do Ariane. Sobre eletrônica aplicada: canhões de elétrons e sistemas de navegação inercial. Diversos: dispositivos solares térmicos e superfícies absorventes seletivas, tecnologias de vidro mineral, desenvolvimento de múltiplos sistemas de defesa antimísseis e outros projetos americanos no campo da defesa antimísseis, Armas de feixe de partículas, Software de simulação para sistemas de armas, Aeronaves furtivas ,hardwares eletrônicos de radio frequência de ondas milimétricas, Motores Propfan para uso futuro em mísseis de cruzeiro, Sistema de controle de armas para aviões de combate, materiais ultrapuros para microeletrônica. A espionagem soviética era muito eficiente, é preciso admitir. O roubo de tecnologia praticado no Ocidente deu à URSS a capacidade de melhorar os seus programas em curso (66 por cento), acelerar o seu desenvolvimento (27 por cento), lançar novos projectos (5 por cento) ou cancelar programas de investigação que não levavam lugar nenhum (2 por cento) No final da década de 1980, especialistas ocidentais chegaram a conclusão de que cerca de 150 sistemas de armas soviéticos foram baseados em sistemas de tecnologia roubados do Ocidente.
@leticiac.4730
@leticiac.4730 2 жыл бұрын
Adorei o vídeo, mas ele mencionar que era sexta de noite e queria tomar uma cervejinha foi a melhor coisa pra mim. Rs 😁
@viniciusataidedealbuquerqu2837
@viniciusataidedealbuquerqu2837 2 жыл бұрын
eita eu tenho esse livro. absurdo de bom
@ateuinforma
@ateuinforma 2 жыл бұрын
Sua percepção pragmática é sempre fantástica.
@matheusfernandes9535
@matheusfernandes9535 2 жыл бұрын
De a ordem Jones Manoel
@ilzaclemente5448
@ilzaclemente5448 Жыл бұрын
Gratidão e obrigada Jones Manoel! com essa aula esclarecedora dos fatos, eu compreendi melhor o tema.
@atila8475
@atila8475 2 жыл бұрын
Pq chamam esse discurso do kruschev de secreto?
@brigittacalloni8277
@brigittacalloni8277 2 жыл бұрын
Maravilhosa sua explicação! Quero ler esses livros.
@fayevalentine7061
@fayevalentine7061 2 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo e as recomendações! Você é 10
@tamirislima4597
@tamirislima4597 2 жыл бұрын
Sempre uma aula! ❤️
@victormuller7434
@victormuller7434 2 жыл бұрын
Eu amo o carisma desse homem
@klarakrok
@klarakrok 2 жыл бұрын
Benissimo explanation. Bravo Jones
@yuritasca7702
@yuritasca7702 2 жыл бұрын
Se gostei do vídeo de hoje? FOI CRUCIAL esse vídeo de hoje. Salve Jones
@monicasilveira1331
@monicasilveira1331 2 жыл бұрын
Obrigada por tudo
@andersoncardoso255
@andersoncardoso255 2 жыл бұрын
Os próprios dirigentes, carreristas e oportunistas, implodiram o regime soviético...
@lucapellari5985
@lucapellari5985 2 жыл бұрын
Nossa, que simples.
@lorenzo8747
@lorenzo8747 Жыл бұрын
Pq isso não acontece no capitalismo ?
@andersoncardoso255
@andersoncardoso255 Жыл бұрын
@@lorenzo8747 La vem o assalariado puxa-saco de rico defender o capitalismo...afff
@lorenzo8747
@lorenzo8747 Жыл бұрын
@@andersoncardoso255 ? onde que eu disse isso?
@guitemberg5042
@guitemberg5042 2 жыл бұрын
Gostei do comentário. Espero comprar os livros. Mas o debate é mais complexo. Observe a importância de Bukarin e suas formulações. Vide Gramsci sobre o Estado e sua contribuição ao marxismo.
@filipepassosmarques7356
@filipepassosmarques7356 Жыл бұрын
Obrigado pelas indicações, vou compra-los
@nordestinonato3977
@nordestinonato3977 6 ай бұрын
A elucidação deste vídeo é simplesmente fantástica, parabéns! Eu apoio: #JonesManoelPresidente2026 #GaiofatoVice
@fermm88
@fermm88 2 жыл бұрын
Stalinista! Stalinjones! Rsrs Valeu camarada, seguirei as indicações de leitura.
@pedrohenrique2117
@pedrohenrique2117 2 жыл бұрын
Ótimo aula, Jones.
@SuperSl4Sh
@SuperSl4Sh 2 жыл бұрын
Deterioração da URSS: 1) Problemas com a reprodução de legitimidade do sistema político soviético (irresponsabilidade no trato com a memória do povo soviético, principalmente para com os mais jovens); 2) Interesses objetivos de setores da sociedade soviética em retomar o capitalismo (Economia de mercado subterrânea ao planejamento socialista oficial) 3) Fatores geopolíticos (Ênfase: Decisão do PCUS, sob direção de Krushcev, de permitir fornecimento ocidental de tecnologias no âmbito da computação e eletrônica > enfraquecimento das políticas de inovação + aumento da vulnerabilidade externa frente à sabotagens)
@salanderlisbeth4319
@salanderlisbeth4319 2 жыл бұрын
Migo, se vc não EDUCA PARA Ó SOCIALISMO e para práxis da Revolução Permanente , a derrocada de todo o projeto, será iminente!
@SuperSl4Sh
@SuperSl4Sh 2 жыл бұрын
@@salanderlisbeth4319, objetivo perfeitamente contemplado pelo ponto 1, migo!
@UsuarioIndefinido1
@UsuarioIndefinido1 2 жыл бұрын
sobre o ponto 1 é simples. O jovem sempre vai querer mudanca quando ele começa a questionar o sistema que vive e se é bom pra ele a continuidade dele. A esquerda cresce no Brasil porque o jovem de agora nao tem boas perspectivas de um futuro com neoliberalismo. Se tiver uma mudança pro socialismo e piorar a condicao de vida, vai gerar insatisfação e desejo de mudança do jovem
@NaveGristle
@NaveGristle 2 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, como sempre!
@ANDERSONCASTEDO
@ANDERSONCASTEDO 2 жыл бұрын
Muito boa dica, professor!
@r0ninh01
@r0ninh01 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo, adorei.
@rolezim_antifa
@rolezim_antifa 2 жыл бұрын
seria legal se tivesse um video falando sobre como a china conseguiu impedir o estrago na legitimidade do sistema implementado. foi atraves de leis? foi atraves de reformas no ensino?
@monokledfeeder3447
@monokledfeeder3447 2 жыл бұрын
Não. Foi através de repressão e censurando qualquer menção aos protestos da Paz Celestial, que eles negam da mesma forma que um neonazista nega o holocausto.
@jorgeamaro2686
@jorgeamaro2686 2 жыл бұрын
Foi através do sucesso. Por exemplo, qual população não gostaria de ter reforma agrária? De ter sua expectativa de vida duplicada no comecinho de um novo governo? E agora depois de uns anos (de 2000 a 2022) ter a renda geral elevada em 700 vezes? Ter transporte e infraestrutura acessível e de qualidade? A maior rede de trens de alta velocidade do mundo ser barata? Oportunidades de emprego a rodo na indústria nacional? Resumindo foi por cumprirem todas suas metas e demonstrarem responsabilidade e confiabilidade perante a população.
@jorgeamaro2686
@jorgeamaro2686 2 жыл бұрын
@@monokledfeeder3447 eles tem livros sobre isso, só não caem nessa conspiração do krl de massacre que é uma das maiores mentiras da história. Leia o artigo “Tiananmen 30 anos depois: O massacre que não foi” é online e gratuito!
@monokledfeeder3447
@monokledfeeder3447 2 жыл бұрын
@@jorgeamaro2686 sabe oq também é uma das maiores mentiras da história? O holocausto. Um neonazi me disse isso Conta outra. Eu vou confiar na propaganda chinesa, que possui transparência nenhuma e que não deve contas como um regime democrático deve ou vou acreditar nas imagens do massacre? Pqp
@jorgeamaro2686
@jorgeamaro2686 2 жыл бұрын
@@monokledfeeder3447 que imagens? No artigo tem imagens e o artigo nem é chinês, pode pesquisar o quanto quiser, tem até foto de bike no chão, mas centenas morrerem e não existir nem uma foto clara e ampla é foda né. A diferença é simplesmente que o neonazi tá errado e eu não, leia o artigo. A história é feita de provas amigo, fuja o quanto quiser, a cobertura desse evento foi feita pelo mesmo país que mentiu sobre armas de destruição em massa pra travar uma guerra de vinte anos e mentiu sobre o acidente do golfo de tonkin pra invadir o Vietnã, seu erro é achar que senso comum tem algum rigor histórico e não é banhado de propaganda.
@YulricP
@YulricP Жыл бұрын
Ótimo conteúdo! Parabéns!
@antoniohenrique5750
@antoniohenrique5750 2 жыл бұрын
Jones gostaria muito de um vídeo seu sobre Milton Santos e a globalização. Pretendo começar a ler as obras dele, mas percebo que a tônica do debate sobre economia internacional tá mudando de rumo. Se puder faz essa graça pra nois, desde já agradeço. Vou postar isso em todos os vídeos, vai que você vê =D
@marko0silver
@marko0silver 2 жыл бұрын
Vish, abri o vídeo e começou vídeo protogolpista do Brasil paralelo. KZbin é terra de ninguém, mesmo. No mais, excelente vídeo, camarada
@spartan667br3
@spartan667br3 2 жыл бұрын
KZbin fica me recomendo esse Brasil parelo toda hora
@julioresistencia3014
@julioresistencia3014 2 жыл бұрын
Brasil para lerdos
@veramartins2702
@veramartins2702 2 жыл бұрын
Acho bom que o KZbin seja terra de ninguém...como eu ia saber deste vídeo se não fosse assim??
@marciomagalhaes6554
@marciomagalhaes6554 2 жыл бұрын
Vou ter que parar de ver os vídeos do Jones pra parar de comprar livros! Maior vendedor de livros do Brasil!!!
@thomasravelly972
@thomasravelly972 2 жыл бұрын
então não assista ao joão carvalho.
@rkrspf
@rkrspf Жыл бұрын
Em 1990-91 o bloco soviético (Rússia + 25 países) migrou do comunismo p/o capitalismo privado. Eu peço apresentar os motivos porque nenhum destes (hoje 31) países retornou ao comunismo.
@delicinhadamamae
@delicinhadamamae 11 ай бұрын
seus conhecimento pe nescessário, obrigado professor 🙏
@_chaeng_
@_chaeng_ 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo!!
@NaveGristle
@NaveGristle 2 жыл бұрын
Falou que vai ter discussão sobre a Coreia Popular de uma perspectiva marxista, eu tou dentro!
@danieldasilvapinho8420
@danieldasilvapinho8420 2 жыл бұрын
Me lembro que quando a URSS acabou parecia um raio em céu azul foi o fato mais impactante da epoca
@eleiltonsantosdesouza8700
@eleiltonsantosdesouza8700 2 жыл бұрын
Valeu Jones!
@richardtriunfador5863
@richardtriunfador5863 2 жыл бұрын
princípios básicos a se observar, 1 o ocidente sabia da falha econômica insustentável socialista ,apesar de ter conhecimento e domínio econômico do mundo na época(sabiam que mais cedo ou mais tarde a URSS iria ruir) o mais engraçado e que quem estuda mais a fundo vai entender que esses mesmo financiaram a internacional socialista como experimento social e econômico, pelo que iria ser o projeto de ditadura global no futuro o problema e que essa jogada pra derrubar a monarquia russa teria um preço a pagar 2 a má administração dos recursos e de orçamento militar 3 a visão econômica baseada em viés socialista 4 o patriotismo russo e as forças armadas aliada a população e não como instrumento do partido os jovens eram mais patriotas do que socialista 5 a preocupação dos soviéticos e controlar outros países somente pela força militar do estado e não por estratégia econômica de mercado 6 brigas internas e aceitações de moldes americanos na vida pessoal dos integrantes do partido e muitas outras questões os comunistas clássicos todos se foram com a queda da URSS. oque existem hoje são restigios dos remanescentes socialistas que servem como instrumentos de engenharia social nas mãos daqueles que controlam a o sistema financeiro mundial que são os mesmos que controlam o capitalismo e que venceram a internacional socialista e URSS nos seus tempos de Ascenção
@miguelperes5535
@miguelperes5535 2 жыл бұрын
Parece o Brasil (ui) trocando o Linux pelo Windows ..
@Buda-Comuna
@Buda-Comuna 2 жыл бұрын
Valeu camarada! Nao querendo defender o capitalismo russo mas sobre a histótia soviética pelo menos o exército continuou sendo investido por Putin e finalmente parece que está vencendo a otan, junto com a hegemonia mundial economica da china ☆
@filipealbuquerque7425
@filipealbuquerque7425 2 жыл бұрын
O cara usa LGBT no nome e torce pro Putin. Esse brinca na arte de ser demente.
@Buda-Comuna
@Buda-Comuna 2 жыл бұрын
@@filipealbuquerque7425 kkkk, não querendo defender o capitalismo russo e nem o conservadorismo, bem lembrado camarada, vlw. E bora engajando!
@marcelleza
@marcelleza Жыл бұрын
Alem dos fatores apresentados em ambos os livros, faltou você citar mais 2 acontecimentos fundamentais para a derrocada: a guerra do Afeganistão e o acidente de Chernobyl. Esses acontecimentos consumiram muitos recursos econômicos da gloriosa USSR, com ZERO retorno. Foi só prejuízo…
@stevanmendes8866
@stevanmendes8866 2 жыл бұрын
Não podemos esquecer, LIBERDADE PARA CAUÊ!
@hudsonfe8312
@hudsonfe8312 2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!
@lafayettemoreira4423
@lafayettemoreira4423 8 ай бұрын
Era uma fortaleza inexpugnável por todos os lados e com o maior arsenal atômico, mas obedecia cegamente o secretario geral. Se ele dissesse abra as pernas, ela iria abrir, como abriu.
@marcosjosedasilva8278
@marcosjosedasilva8278 2 жыл бұрын
Mais um ótimo vídeo.
@daianagomes82.
@daianagomes82. 2 жыл бұрын
eu simplesmente AMO a abertura do canal
@thiago5372
@thiago5372 Жыл бұрын
vc ama é rola
@arthurvieiracardoso1266
@arthurvieiracardoso1266 2 жыл бұрын
Jones como é que faz pra acessar documentos históricos? Tipo os arquivos soviéticos
@ricardogalletta
@ricardogalletta 10 ай бұрын
Em geral concordo com vc nas suas críticas a Governo Lula etc. Mas a traição ao socialismo começou com Stalin.
@pauloing1pauloing167
@pauloing1pauloing167 2 жыл бұрын
00:36 clique aqui para começar o vídeo
@cleitonromero5645
@cleitonromero5645 2 жыл бұрын
Muito bom parabéns
@monicaalves5089
@monicaalves5089 Жыл бұрын
Camarada, pq vc não faz feito o camarada do canal CARRO DE REVIEW, e o gaiofato, que aproveitam o espaço e metem o orgulho dos times deles, Corintxa, e vascu respectivamente. Mete o Sport aí cara, afinal nós nos NE é que somos os oprimidos de fato nesse âmbito. Abç
@brunotavares9384
@brunotavares9384 11 ай бұрын
Excelente análise !
@thamyrismoises5172
@thamyrismoises5172 2 жыл бұрын
Salve Jones
@matogrosso555
@matogrosso555 2 жыл бұрын
Qual foi o papel de Ronald Reagan na queda da Uniao Sovietica?
@Alehzinhah
@Alehzinhah 2 жыл бұрын
Se eu fosse suspeitar, diria que tem mais influência do Nixon, quando acabou com a paridade do dólar com ouro, seguido da desregulamentação dos anos 80 (que só foi possível pela desindexação), e a abundância do dinheiro inexistente, engordou os olhos de alguns líderes da URSS.
@Buda-Comuna
@Buda-Comuna 2 жыл бұрын
Períodos diferentes da hegemonia do EUA na guerra fria após a segunda guerra mundial influenciaram a vida da União soviética assim como as revoluções anti coloniais e nacionais mundiais nesse período, porém a União soviética passou a o seu tempo histórico inteiro de existência como regime de guerra cercada pelo capitalismo e colonialismo mundial. Então internamente ouve mais problema para a sua desintegração do que externamente
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
@@Buda-Comuna A primeira bomba atômica soviética(RDS-1) detonada em 29/08/49 e a primeira bomba de hidrogenio soviética (RDS-37), detonada em 29/11/55, foram baseadas em segredos nucleares roubados pelos espiões recrutados pela URSS que estavam infiltrados no Projeto Manhattan. Em 19/06/1953, o casal judeu Ethel e Julius Rosenberg, foram executados na cadeira elétrica por terem fornecido a URSS, informações ultrassecretas sobre programas nucleares americanos do centro atómico secreto de Los Alamos, Novo México. O casal Rosenberg ainda forneceu aos soviéticos desenhos e detalhes técnicos de radares, sonares e motores a jato O agente da NKVD, Semyon Semyonov, comandou uma extensa rede de espiões atómicos que operou tanto nos EUA como no Reino Unido. Graças ao trabalho dessa rede espiões, os soviéticos tiveram acesso à informações valiosas, principalmente com relação aos métodos do enriquecimento de urânio. Um dos espiões dessa rede, foi o físico alemão naturalizado britânico Klaus Koch, que durante o período em trabalhou para o projeto Manhattan forneceu aos soviéticos centenas de páginas detalhadas, chegando a informar a quantidade de urânio e plutonio das bombas atómicas americanas e diagramas completos de equipamentos avançados para a produção de plutonio e enriquecimento de urânio. Fuch ainda forneceu aos soviéticos as primeiras informações sobre a separação eletromagnética do urânio e a explosão primária necessária para iniciar a reação em cadeia, bem como um relatório técnico completo e detalhado com as especificações de ambas as bombas de fissão. Outro espião atómico a serviço da URSS, infiltrado no laboratório secreto de Los Alamos foi Theodore Hall, sob o codinome MLAD, forneceu a inteligência soviética informações vitais para criação da bomba de plutônio "Fat Man" e de vários processos de purificação de plutonio. Estas informações permititam aos cientistas soviéticos uma visão em primeira mão da configuração de uma arma atômica bem-sucedida construída pelo Projeto Manhattan. Outro espião atômico pro-sovietico dentro do Projeto Manhattan, foi cientista britânico Allan Nunn May, sob o codinome "Alek", ele transmitiu segredos e materiais atômicos, incluindo informações técnicas sobre a Trinity (a primeira bomba atômica americana, detonada no Novo México) e as bombas atômicas de Hiroshima. Ele também relatou aos soviéticos a quantidade de material nuclear produzido na instalação de enriquecimento de urânio Clinton Engineer Works em Oak Ridge, Tennessee, e no complexo de produção nuclear Hanford, em Washington. O espião atômico David Greenglas, que trabalhou como maquinista no Projeto Manhattan, sob o comando do oficial da NKVD, Alexander Feklisov, sob o codinome BUMBLEBEE, canalizau informações confidenciais sobre o desenvolvimento da primeira bomba atômica americana para seu cunhado, Julius Rosenberg, que então as entregou à inteligência soviética, além de ter fornecido informações sobre a preparação da bomba de urânio, cálculos relativos a questões estruturais com ela e o material sobre a produção de urânio-235 . Outro notável espião atômico foi o engenheiro George Koval, agindo como agente da GRU, a inteligência militar soviética, com o codinome Delmar, esteve infiltrado no Centro nuclear de Oak Bridge, conseguiu enviar à URSS as tecnologias para criar um iniciador de nêutrons de polônio que permite explodir a bomba atômica e detalhes fundamentais sobre o processamento e produção de grandes volumes de polônio, plutônio e urânio reduzindo substancialmente o tempo que a União Soviética necessitaria para produzir sua bomba atômica. Graças a ele, a União Soviética também descobriu a localização de várias instalações nucleares secretas nos Estados Unidos e sua estrutura interna. Harry Gold, um físico de laboratório, atuando como mensageiro, recebia documentos ultrassecretos do físico do Projeto Manhattan, Klaus Fuchs, e os entregou aos agentes soviéticos. A URSS tambem recebeu volumosas quantidades de inteligência atômica de seus espiões atômicos infiltrados no Tube Alloys, o projeto atômico britânico, a contraparte do Reino Unido do Projeto Manhattan. Entre esses espiões atômicos destacaram-se: o próprio Klaus Fuchs, Engelbert Broda , Melita Norwood e John Cairncross , membro do notório Cambridge Five. As informações sensíveis obtidas secretamente pela espionagem soviética de dentro do Projeto Manhattan e enviadas a URSS, foram cruciais, pois acelerou em pelo menos 12 a 18 meses a aquisição da primeira bomba atômica sovietica, que nada mais foi do que uma uma réplica exata da Fat Man, a bomba de implosão de plutonio construída em Los Alamos e lançada pelos americanos em Nagasaki. A RDS-37, a primeira bomba de hidrogenio soviética detonada em 1955 com um formato cilíndrico bem similar ao do "Little Boy" e "Fat Man, só foi possível graças as informações confidenciais fornecidas por Klaus Fuch.
@victorjose_45
@victorjose_45 7 ай бұрын
@@Buda-Comuna Esses espiões atómicos pro-soviéticos só foram descobertos, graças ao "Programa Venona", um secreto programas de contrainteligência levado a cabo em 01/02/1943 pelo serviço de inteligência de sinais do exército dos EUA, um grupo de elite de decifradores de códigos com sede em Arlington Hall, na Virgínia, que mais tarde deu origem a NSA, liderado pelo General Carter Clarke, chefe da Seção especial do Exército. O objetivo do Venona era descriptografar as comunicações diplomaticas sovieticas. O resultado do trabalho de decodificação revelou uma vasta e cuidadosamente orquestrada campanha de espionagem que a União Soviética empreendeu contra os Estados Unidos, seu aliado ostensivo na luta contra a Alemanha nazista. Essa vasta rede de espiões soviéticos estava infiltrada não só no âmago do Projeto Manhattan como também no coração do Governo dos EUA. As decodificacões do Venona tambem desvendaram "os 5 magníficos", um anel de espionagem formado por 5 agentes britânicos que foram recrutados pela NKVD: Anthony Blunt, Kim Philby, Donald Maclean, Guy Burgess e John Cairncross. Venona da ao historiador moderno uma visão mais clara de até que ponto a inteligência soviética em tempo de guerra, penetrou no governo dos EUA sob a administração do Presidente Franklin D. Roosevelt, bem como nas indústrias militares e de defesa nacional americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1948, as evidências acumuladas através da decodificação dos telegramas soviéticos pelo Venona, deixaram claro que os soviéticos haviam recrutado espiões em praticamente todas as principais agências governamentais americanas de importância militar ou diplomática. As autoridades americanas ficaram cientes que desde 1942, os Estados Unidos tinham sido alvo de um ataque de espionagem soviética envolvendo dezenas de oficiais profissionais da inteligência soviética e centenas de americanos, muitos dos quais eram membros do Partido Comunista Americano (CPUSA). Os telegramas decifrados do Projeto Venona identificam 349 cidadãos, imigrantes e residentes permanentes dos Estados Unidos que tiveram um relacionamento secreto com agências de inteligência soviéticas. As mensagens decifradas pelo Venona também mostraram que um número perturbador de altos funcionários do governo dos EUA mantinha conscientemente uma relação clandestina com as agências de inteligência soviéticas e tinha transmitido informações extraordinariamente sensíveis à União Soviética que prejudicaram gravemente os interesses americanos. Harry White, o segundo funcionário mais poderoso do Departamento do Tesouro dos EUA, um dos funcionários mais influentes do governo e parte da delegação americana na fundação das Nações Unidas aconselhou a KGB sobre como a estratégia diplomática americana poderia ser frustrada. Um assistente pessoal de confiança do presidente Franklin Roosevelt, Lauchlin Currie, alertou a KGB de que o FBI havia iniciado uma investigação sobre um dos principais agentes americanos a serviço dos soviéticos, Gregory Silvermaster. Este aviso permitiu que Silvermaster, que chefiava uma rede de espionagem altamente produtiva, escapasse da detecção e continuasse a espionar para a URSS. Maurice Halperin, chefe de uma secção de investigação do Gabinete de Serviços Estratégicos (OSS), então o principal braço de inteligência dos EUA, entregou centenas de páginas de telegramas diplomáticos americanos secretos ao KGB. William Perl, um jovem e brilhante cientista aeronáutico do governo, forneceu aos soviéticos os resultados dos testes altamente secretos e experimentos de projeto de motores e aviões a jato americanos. A sua traição ajudou a União Soviética a superar rapidamente a liderança tecnológica americana no desenvolvimento de jatos. E quanto aos espiões atômicos soviéticos dentro do Projeto Manhattan, as decifracoes do Venona identificou dois físicos, Klaus Fuchs e Theodore Hall, e o técnico, David Greenglass. Eles transmitiram para URSS a complexa fórmula para extrair urânio para bombas do urânio comum, os planos técnicos para instalações de produção e os princípios de engenharia para a "tecnica de implosão". Este último processo tornou possível uma bomba atómica utilizando plutónio, uma substância muito mais fácil de fabricar do que o urânio adequado para bombas. A transmissao clandestina dos segredos atómicos americanos aos soviéticos permitiu à União Soviética desenvolver armas atómicas vários anos mais cedo e a um custo substancialmente inferior ao que teria de outra forma. As descriptografias do Venona identificaram a maioria dos espiões soviéticos descobertos pela contraespionagem americana entre 1948 e meados da década de 1950. A habilidade e perseverança dos decifradores de códigos de Venona, levaram o FBI e a contra-espionagem britânica (MI5) ao espião atômico Klaus Fuchs. Os documentos de Venona identificaram inequivocamente Julius Rosenberg como o chefe de uma rede de espionagem soviética e David Greenglass, seu cunhado, como uma fonte soviética na instalação secreta nuclear em Los Alamos, Novo México. Pistas de telegramas decifrados expuseram o diplomata britânico Donald Maclean como um grande espião na embaixada britânica em Washington e precipitaram a sua fuga para a União Soviética, juntamente com o seu colega diplomata e espião Guy Burgess. A prisão e acusação de espiões como Judith Coplon, Robert Soblen e Jack Soble foram possíveis porque a inteligência americana foi capaz de decifrar os relatórios soviéticos sobre as suas atividades. As acusações da ex-espiã soviética e desertora, Elizabeth Bentley de que várias dezenas de funcionários governamentais de nível médio, a maioria comunistas secretos, tinham ajudado a inteligência soviética foram corroboradas pelos documentos do Venona que garantiram às autoridades americanas a sua veracidade. O programa Venona descriptografou e traduziu aproximadamente 3.000 mensagens transmitidas e recebidas pela inteligência soviética. Encerou em 01/10/1980 e seus documentos contendo as mensagens decodificadas so foram desclassificados e vieram a público em 1995.
@romulotorresmelo1583
@romulotorresmelo1583 2 жыл бұрын
Show ! Faça um vídeo mais profundo sobre a queda da URSS ! Valeu
@sgwelter
@sgwelter 2 жыл бұрын
Achei um livro em um sebo chamado "O fim da União Soviética - Da Perestroika á desintegração" de um escritor chamado Tau Golin, alguém sabe se é bom, se é uma fonte que vale a pena?
@intel2133
@intel2133 2 жыл бұрын
Deve ser bom, mas vai saber, muita coisa se perde com o tempo.
@pavel7700
@pavel7700 2 жыл бұрын
Muito bom!
@pelaaharmoniaentretodososp1280
@pelaaharmoniaentretodososp1280 2 жыл бұрын
Dialética trotskista: A liberdade de expressão de um cantor de MPB elogiar um militante de esquerda em um programa de televisão deve ser condenada. Mas a liberdade de expressão de um boyzinho defender a legalização do nazismo, essa liberdade dever ser defendida.
@silvanamatheus5043
@silvanamatheus5043 2 жыл бұрын
Muito bom 👍
@o_vandox
@o_vandox 7 ай бұрын
Saiu o react sobre a entrevista do prof acerca da RPDC ?
@vitoramc9306
@vitoramc9306 2 жыл бұрын
Olá Jones Manoel, poderia fazer algum vídeo falando sobre Angola? Eu gostaria mt de saber sobre angola mas só acho vídeo falando de partido (clichê de qualquer vídeo sobre países com governos mais de esquerda).
@alberbraz7979
@alberbraz7979 2 жыл бұрын
toda vez q vcs tiverem duvidas sobre o Socialismo ou concordarem com um argumento da direita lembrem da fome na Africa e na america
@somewherehere111
@somewherehere111 2 жыл бұрын
no prefacio de alchemy of finance de george soros ele comenta que foi um grande "facilitador" de acoes contra o comunismo e que "ajudou" na luta contra e queda, nao sei nada da bibliografia dele, tambem nao sei se ele fez algum texto sobre suas acoes contra o comunismo, mas nota-se um entusiasmo nesse prefacio, algumas palavras bem empolagadas sobre esse assunto
@vworld5879
@vworld5879 Жыл бұрын
"Nós o povo soviético" Jones Kkkkkkkkkkkkk
@sonecatube
@sonecatube 2 жыл бұрын
Jones, seu cupom na Boitempo Editorial não está funcionando...
@leandronovaes3836
@leandronovaes3836 2 жыл бұрын
Uma pena que o Visentini não apareça muito em podcasts, youtube e afins.
@alessagillespie3596
@alessagillespie3596 2 жыл бұрын
sou ecossocialista, mas adoro seus vídeos, Jones
@stefaniecarolinakarnitsch678
@stefaniecarolinakarnitsch678 Жыл бұрын
Olá, joia? Desculpa o incômodo mas sabe me recomendar conteúdos sobre ecossocialismo? Nunca entendi porque não é compatível com o marxismo- leninismo que acabo tentando estudar mais do que o ecossocialismo. Sou bem fraca nessas pautas ambientais. Obrigada!
@alessagillespie3596
@alessagillespie3596 Жыл бұрын
@@stefaniecarolinakarnitsch678 oi Stefanie. então, sobre o ecossocialismo, temos o canal da Sabrina Fernandes, o Tese Onze, onde ela tem uma playlist só sobre ecossocialismo, ela é doutora no assunto :) só dar uma olhadinha. Também tem o canal do Thiago Ávila, o Bem Vivendo, ele é socio ambientalista e sabe muito do assunto também. E por fim, tem uma entrevista que a Sabrina deu recentemente ao podcast História FM onde ela explica o pq dessas duas correntes não serem compatíveis. Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida, tô por aqui :) Abraços
O que é ser classe média?
20:36
Jones Manoel
Рет қаралды 53 М.
Trotsky, Stálin e a fuga da realidade brasileira
18:28
Jones Manoel
Рет қаралды 21 М.
Iron Chin ✅ Isaih made this look too easy
00:13
Power Slap
Рет қаралды 36 МЛН
EVOLUTION OF ICE CREAM 😱 #shorts
00:11
Savage Vlogs
Рет қаралды 11 МЛН
A China é um país imperialista?
33:26
Jones Manoel
Рет қаралды 59 М.
O que é marxismo-leninismo?
33:17
Jones Manoel
Рет қаралды 88 М.
Ideologia dominante, liberalismo e senso comum
18:13
Jones Manoel
Рет қаралды 59 М.
Revolução dos bichos: uma abordagem crítica
51:34
Jones Manoel
Рет қаралды 135 М.
Imperialismo, bloqueio econômico e a situação de Cuba
29:39
Jones Manoel
Рет қаралды 46 М.
Quem é e como domina a burguesia brasileira?
20:27
Jones Manoel
Рет қаралды 190 М.
A Venezuela vive uma ditadura?
19:50
Jones Manoel
Рет қаралды 33 М.
China, transição socialista e temporalidade histórica
32:59
Jones Manoel
Рет қаралды 36 М.
Che Guevara: monster or revolutionary hero?
12:47
Jones Manoel
Рет қаралды 387 М.
Iron Chin ✅ Isaih made this look too easy
00:13
Power Slap
Рет қаралды 36 МЛН