Por que chegamos até a "arte moderna" / A ideia fundamental da arte moderna

  Рет қаралды 9,037

Inteligência Corp.

Inteligência Corp.

Күн бұрын

Пікірлер: 21
@gabriel1468
@gabriel1468 Жыл бұрын
No livro "isso é arte" will gompert tenta explicar a arte moderna em seus movimentos, o impressionismo foi uma resposta dos pintores ao advento da fotografia, o cubismo era a resposta ao fato da pintura esconder informações da imagem ao apreciador através dos efeitos de movimento e 3 dimensões, sendo assim a imagem era quebrada em formas para revelar ao espectador o máximo de informação que aquela imagem continhaa, alem dos usos simbólicos de máscaras egípcias e traços de arte japonêsa que chegava na Europa atraves de pinturas feitas em caixas de produtos e louças que serviram de inspiração para os artistas destes movimentos. A arte começa a feder quando os academicos tomam conta, influenciados por movimentos oriundos da URSS e de alguns simpatizantes do fascismo que desprezavam formas e queriam criar uma arte que fosse "útil" aos interesses materialistas, isso da inicio a obras que precisam de explicações acadêmicas para se apreciar. Se uma obra precisa de um acadêmico pedante para explicar o porquê ela merece ser apreciada então ela não é arte, e se ela for atrelada a valores utilitários é apenas objeto de valor, ou lavagem de dinheiro.
@jorgesaojorge3841
@jorgesaojorge3841 Жыл бұрын
Antes dos movimentos artisticos vindos da Rússia,já eram preversos! Sem sentido,inesplicaveis!! Entende!! Processos dementes!! Muito corporativistas . Interesses monopolistas !!
@ugrugr
@ugrugr Жыл бұрын
A idéia principal da "arte moderna" é transformar quem não é, nunca foi, e nunca vai ser artista...num "artista" fabricado por um grupo de interessados.
@LearnCompositionOnline
@LearnCompositionOnline Жыл бұрын
essa frase nao diz nada.
@ugrugr
@ugrugr Жыл бұрын
@@LearnCompositionOnline pronunciou-se então, um "artista moderno". 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@ingraoliveira3741
@ingraoliveira3741 Жыл бұрын
Incrível maravilhoso o Olavo é um gênio.
@giovaniferreira6412
@giovaniferreira6412 Жыл бұрын
Olavo nosso gênio
@jorgesaojorge3841
@jorgesaojorge3841 Жыл бұрын
O professor destruindo o pseudo cientifismo ,soberbo! Megalómano,perverso...!! Sómente excelente! Que maravilha!!!
@diegoribeiro_
@diegoribeiro_ Жыл бұрын
Caramba que informações interessantes
@danilomax844
@danilomax844 Жыл бұрын
Muito obrigado mesmo por partilhar esse conteúdo sensacional.
@MrGunnerPunk
@MrGunnerPunk Жыл бұрын
“Voltamos ao mundo pitagórico “
@michelemilis2778
@michelemilis2778 Жыл бұрын
Maravilhoso!!!
@eduardodasilvaweber2783
@eduardodasilvaweber2783 Жыл бұрын
Qual o número da aula?
@raulcardoso6261
@raulcardoso6261 Жыл бұрын
De qual aula é esse trecho?
@Vinny_3041
@Vinny_3041 Жыл бұрын
Coitado dos impressionistas, ksksks. Eu gosto da harmonia de cores e a sensação semi-borrada de algumas pinturas, como se visse algo de baixo d'água. Porém, é de se concordar que se trata de arte ainda muito imperfeita.
@orestestavares2526
@orestestavares2526 Жыл бұрын
Arte pra mim, é a Medieval
@atleta_gnostico
@atleta_gnostico Жыл бұрын
E a clássica.
@djangojohn9371
@djangojohn9371 Жыл бұрын
a arte moderna é fundamentado no progressismo... que por vez, tem como ideal desconstruir o passado... atacando o presente...para modificar o futuro.
@LearnCompositionOnline
@LearnCompositionOnline Жыл бұрын
Eu admiro a premissa, pois traz uma informacao interessante que caracteriza a arte do século XX, mas ela é parcialmente verdadeira. E o conceito que ela contém (“arte moderna”) carece de unidade, ferindo o proprio principio da “unidade do real” de Olavo. Nao só o conceito, mas a realidade referida a ele também. A conclusao, portanto, nao eh valida por isso. Ambas estao erradas pois essa arte do século XX descrita aqui, seja qual for, tem conexao apenas gradual com o romantismo e arte classica , nao se trata sempre de um rompimento ou nova substancia. E mesmo quando o foi temos artistas motivados por axiomas esteticos bem diferentes e idiossincraticos. De Renoir pra Duchamp a diferença é abissal. Por exemplo Scriabin era um simbolista e misticista, nao um cientificista. A relacao com a acustica de uns e com a otica de outros nao eh differente de Pitagoras baseando escalas em relacoes matematicas ou Platao fundamentando modos musicais em observacoes eticas, morais e psicologicas. Debussy basea o mais original de sua musica em um contraste antropologico . O mesmo fez Ravel, mas igualmente Mozart aqui e ali. , e Bach fez isso comi ninguem. A motivaçao mistica de Bach é, do ponto de vista estético, basicamente a mesma da de Scriabin. O mesmo nao difere da Sagraçao da Primavera de Stravinsky, uma obra de base explicitamente religiosa que compartilha o espírito da mais recente fenomenologia da religiao (Mircea Eliade, ou Max Müller) - pra nao dizer que foi apoiada nela. Entao se trata muito de uma reciprocidade e Zeitgeist tambem; nao apenas de uma fundamentacao vertical da ciencia para arte. Mesmo se a motivacao e contéudo da arte fossem científicos, o fato de arte estar na forma, nao apenas no conteúdo faz com que a experiencia do belo seja possível nesses casos, dependendo da habilidade do artista. Nesse sentido, é indiscutivel que Metropolis, de Fritz Lang, nos proporcione a experiencia do belo.
@675Marcelo
@675Marcelo Жыл бұрын
Um Impressionista me parece um marketeiro que impõe alguma ideia em imagem ou desenho bizarro, tipo um gestor de tráfego, a única coisa que interessa é anunciar a merda (ideia) que ele fez, ele não é necessariamente um artista.
LUIZ FELIPE PONDÉ - Acendendo As Luzes #72
1:18:18
Instituto de Formação de Líderes SP
Рет қаралды 162 М.
SUPERLIVE - LACOMBE convida: OLAVO DE CARVALHO
1:02:35
Luís Ernesto Lacombe
Рет қаралды 428 М.
버블티로 부자 구별하는법4
00:11
진영민yeongmin
Рет қаралды 19 МЛН
How I Turned a Lolipop Into A New One 🤯🍭
00:19
Wian
Рет қаралды 10 МЛН
MY HEIGHT vs MrBEAST CREW 🙈📏
00:22
Celine Dept
Рет қаралды 35 МЛН
A desnecessária Semana de 22
3:39
Rodrigo Gurgel
Рет қаралды 8 М.
Richard Feynman: Can Machines Think?
18:27
Lex Clips
Рет қаралды 1,5 МЛН
BTS: O que Mulheres Cristãs PRECISAM Entender
21:51
Fé e Tulipas
Рет қаралды 14 М.
146 - Senso de realidade, o que é a realidade?
19:40
Daniel Mota
Рет қаралды 61 М.
Roger Scruton: Why Intellectuals are Mostly Left
11:56
PhilosophyInsights
Рет қаралды 1,8 МЛН
Homem moderno e pós moderno histórico - Olavo de Carvalho
46:07
Educação & Cultura - Φιλοσοφία
Рет қаралды 8 М.
A marca do gnóstico
12:41
Daniel Mota
Рет қаралды 41 М.
A existência de Deus e a Realidade
28:28
Inteligência Corp.
Рет қаралды 111 М.