Falar das misérias alheias nos faz esquecer das nossas próprias misérias.
@sylasaguilar739810 ай бұрын
Professor Dunker, poderia abordar um vídeo sobre o filme “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos? Acho que seria interessante abordá-lo no Desejo em Cena, apontando relações das cenas do filme com a psicanálise. Abraço!
@goretxavier1506 ай бұрын
Professor, ao relembrar Gairssa, me emocionei, por ter tido aulas maravilhosas dele. Venho me opondo, inclusive, aos Psicólogos, que, deliberadamente, falam mal da Psicanálise, e de outros profissionais que não usam a TCC. Resultando em algumas empresas que só estão contratando profissionais com essa formação, desqualificando todas as outras abordagens. É óbvio que está com "cheiro" de manipular algorítimos, monetizar, e servir ao sistema. Isso se torna perigoso quando envolve a saúde mental. Marvilhoso vídeo, como sempre.
@ronaldogollo846210 ай бұрын
Tem um livro do Keith Devlin "O Gene da Matemática", que ele fala que a fofoca foi um fator predominante para a evolução do cérebro e da protolinguagem para a linguagem.. Comentário random só porque eu gosto desse livro, foi minha primeira leitura sobre epistemologia.
@rogonha956610 ай бұрын
o que é protolinguagem?
@ronaldogollo846210 ай бұрын
@@rogonha9566 o livro é uma tese que mistura darwinismo biológico com a gramática gerativa do Chomsky..... Ele faz um caminho de evolução que vai dos lêmures aos sapiens... A protolinguagem é uma comunicação com sintaxe pobre, ele coloca como sendo a linguagem de hominídeos anteriores aos sapiens, e caminha para mostrar a evolução da linguagem junto ao crescimento do cérebro, falando que ocorreu por conta da melhor alimentação e da necessidade social de proteção do coletivo, que ocorreu por meio da fofoca. A intenção é mostrar que todos que possuem linguagem são capazes de aprender matemática, pois a matemática é uma abstração que vem da linguagem. As teses são um pouco creepy, mas o livro é bem legal.
@ronaldogollo846210 ай бұрын
@@rogonha9566 é uma linguagem com sintaxe rudimentar. A tese dele é meio creepy, mas o livro é bom, bem escrito. Ele mistura darwinismo com gramática gerativa, e diz que a protolinguagem era usada como comunicação por alguns hominídeos. Com o crescimento do cérebro (por conta de uma melhor alimentação e comunicação) possibilitou uma sintaxe mais complexa. A fofoca foi importante para o senso de comunidade, de defesa do semelhante, ampliou o vocabulário e possibilitou melhor desenvolvimento. A tese dele é para falar que a matemática é linguagem e todos que se comunicam são capazes de aprende-la.
@rogonha956610 ай бұрын
@@ronaldogollo8462 nossa bem dhr
@bernardocarleial887010 ай бұрын
Yuval Noah Harari também diz isso
@pedroaamendes10 ай бұрын
Caro Christian, poderia falar sobre a prática de caminhar? Podemos atribuir-lhe algum tipo de benefício terapêutico? O próprio Freud fazia caminhadas com pacientes e isso parece algo curioso. Alguns piscoterapeutas já apresentaram reflexões sobre o assunto.Também noutras áreas das Ciências Sociais, a caminhada tem sido utilizada como método para pensar a relação do sujeito com o espaço que o envolve. Como podemos relacionar a psicanálise com este tema? Um abraço desde Lisboa!
10 ай бұрын
Só vim atrás de uma fofoca e acabei assistindo uma das melhores aulas do ano hahaha
@angelabedhung782210 ай бұрын
“Fofoqueiro odeia por você, odeia por procuração.” Perfeito 👌
@gregia10 ай бұрын
Olá, Professor Dunker. Gostaria de sugerir um video falando sobre o tema da AVAREZA. Conheço uma pessoa que hoje está na casa dos 80 e tantos (com uma lucidez invejável), que passou a vida economizando (no modo hard), junto com o marido, para na velhice "ter todos os confortos e prazeres". Acontece que a velhice chegou, o marido se foi, um filho se foi, a saúde não é a mesma, bem como atravessamos uma pandemia e essa pessoa cotinua firme na "muquiranice". Ela poderia se dar esses prazeres e ter uma velhice confortável, mas a pessoa vive se queixando das dificuldades financeiras, aparentando ser uma pessoa míseravel (oq definitivamente não é!). O olhinho até brilha falando em quanto conseguiu economizar/render no mês... Enfim, me seguro pra não mandar aquele velho ditado: "Caixão não tem gaveta!". Obrigado pelo divertido e excelente conteúdo do canal!
@L.Rainha10 ай бұрын
Precisamos de um desejo em cena sobre o filme Pobres Criaturas!!
@lazarolourenco563110 ай бұрын
Prof dunker, faz um video sobre os pensadores que influenciaram o freud. Não tem muito conteúdo sobre isso na internet
@WagnerPiruca10 ай бұрын
Schopenhauer e Hume.
@otavioferrarez546910 ай бұрын
Quero muito ver a sua opinião sobre o filme Pobres Criaturas. Abraço e parabéns pelo seu trabalho!!
@chrisdunker10 ай бұрын
Boa sugestão!
@eulalialessa10 ай бұрын
"Quem fala sobre o que não lhe diz respeito ouve o que o deixará contrafeito". Uma placa em árabe que aparece em um conto das Mil e uma noites.
@MaryanaMarcely10 ай бұрын
Minha maior dificuldade na parte social é fazer parte das rodas de fofoca.. Mas é real, as pessoas encontram afinidade em seus ódios em comum. As vezes não, mas algumas pessoas preferem fazer parte que estar de fora e ser o assunto da vez. Aquela história da Maria vai com as outras.
@carmengoncalves560710 ай бұрын
Que bom vc citar Lélia González.
@chess526310 ай бұрын
Esse tema recentemente caiu na prova da Unifesp pra medicina (sobre discurso de ódio e anonimato digital) , inclusive com seu texto, o conteúdo do canal é muito bom!
@LuCavalcantiCampinas10 ай бұрын
Poetizaram a fofoca e esqueceram que ela é danosa e às vezes letal...nunca entrei nessa e sempre fui excluída por isso, com minha segurança que é o que tenho de melhor, sempre dei banana pra isso...
@psicanaliseumaboaconversa83577 ай бұрын
Prof é assim mesmo ensina e se posiciona politicamente.parabens Cristian 🎉
@fabiosimao76210 ай бұрын
Dunker, pq vc nao faz um video falando sobre práticas que deveriam ser mudadas na internet e fundamenta isso analizando ocnsequencias e implicaçoes.Algo parecido com q vc fez hj, mas aprofundado. Brigadao!
@BRChasteen10 ай бұрын
"Gozar com a miséria do outro é sadismo". É por comumente revelar mais a respeito do fofiqueiro do que sobre seu objeto, talvez possa representear, mais que tudo, a miséria do ponto de vista do maledicente e sádico. Saudoso Gaiarsa que eu via na tv quando cruança. Adoro Briga de casal, kições de amor.
@mariajosebatistagranado709010 ай бұрын
"Quem não sabe ser como voce, tentará odiar as pessoas por você. " Amei para ser refletida e trabalhada no consultório de psicologia. Maria José. Psicóloga.
@andrefachetti10 ай бұрын
Tenho 45 anos e fiquei ENCANTADO de ouvir uma citação ao grande J.A.Gaiarsa!!! Foi minha primeira audição sobres as humanidades nossas de cada dia, em programas de tv nos anos 80! Ha 2 anos voltei a procura-lo em videos e.comprei livros dele. Que legal, Dunker, ha tempos queria ouvir uma citação àquele comunicador incrivel da psicologia. Fica ate uma humilde sugestão de algumas explanações a respeito dele.
@rachelsoares721110 ай бұрын
Que bom que tem buscado material sobre o Gaiarsa. Ele era incrível! Um homem corajoso, inteligente e sagaz!
@andreguilles491910 ай бұрын
O Gaiarsa sofreu muita fofoca. Grande Dunker e saudades do Gaiarsa e do Gikovate!
@fabiosimao76210 ай бұрын
Outra sugestao : Um video sobre o ódio.
@lucasradcal10 ай бұрын
lembrando do video sobre solidão pela forma como vim *correndo* assistir esse video novo como fosse um "sinal que o outro está em presença"
@ariadneecar10 ай бұрын
Prof. Dunker, é sempre bom e confortante ouvi-lo! Gostaria de pedir que você pudesse aprofundar o tema da ética na universidade (parecer de artigos, banca de concurso docente, banca de mestrado e doutorado etc.). Como a psicanálise pode ajudar a pensar as atitudes antiéticas que ocorrem dentro das universidades? Muito obrigada! ❤
@lischilink10 ай бұрын
Exatamente, barreiras colocadas por nós... E tirar as barreiras na analise e se escutar
@deboradacruzpayaopellegrin840410 ай бұрын
Adorado Prof. Dunker, quando citou o Prof. Gaiarsa voltei na minha infância e me vi assistindo as participações deste querido professor com minha mãe na sala de casa... Cheguei a uma conclusão: o senhor é meu Prof. Gaiarsa hoje! Maravilhoso video👏🏻❤️🤗
@kaikybrenno950010 ай бұрын
Dunker, fala da daseinsanalyse, se há alguma possibilidade de aproximação com a psicanálise
@RaquelMarques2210 ай бұрын
Onde assistir ao filme Jeanny du Barry? Já chegou ao Brasil?
@renatomfcalixto10 ай бұрын
Professor, olá. Agradeço-lhe e parabenizo-lhe pelas postagens neste canal. Dunker, gostaria de saber: 1) Se é possível estabelecer diálogos entre a teoria goffmaniana da ação e da interação social com a Psicanálise? 2) Quais as diferenças das acepções do conceito de fetichização em Marx e em Freud/Psicanálise? Obrigado e um forte abraço.
@silvanaoliveira618410 ай бұрын
Olha a vida da fulana, joga pedra na Geni... é uma forma de dizer " ufa, comigo está tudo bem".
@matvieira1110 ай бұрын
Obrigado pelos vídeos Dunker! Eu agradeceria se fizesse um vídeo sobre a gênese da teoria de Wallon! Abraços
@dominiquecohen819410 ай бұрын
Querido Professor Dunker, vai ter Desejo em Cena do filme Pobres Criaturas? Abs 😊😊😊
@renatanovato946010 ай бұрын
Eu deveria ser psicóloga! Eu amo conversar com as pessoas. Sinto saudades de morar em São Paulo pra ficar de papo com o povo no ponto de ônibus, ou saber da vida inteira de alguém entre a Vila Gomes e o Jardim Miriam
@yasminferro670410 ай бұрын
Prof. Dunker, faz um vídeo sobre o filme Poor Things para o Desejo em Cena?
@klarakrok10 ай бұрын
Bom efeito as plantas!!!
@aidapaiva19510 ай бұрын
Eu faço aulas de croche e nessas aulas conta-se muitos casos, fala-se sobre o que aconteceu na vida das pessoas. Eu gosto de ouvir histórias de vida.
@AnaPaula-od10 ай бұрын
Adoraria assistir no Desejo em Cena os comentários sobre Pobres Criaturas e Anatomia de uma Queda. Abraço!
@mariacristinadequeiroz127810 ай бұрын
É interessante como as pessoas vêm me contar coisas de gente que não conheço. Eu costumo ser direta e digo não quero saber. Meu grupo de amigos é bem pequeno. 😂
@SissiBbr10 ай бұрын
O anonimato é impossível. Tudo depende do quanto alguém quer saber da sua vida. Tá tudo ali e
@andrefachetti10 ай бұрын
Voltei... ate a 1/2 estava otimo mas a partir dai fico absolutamente incrivel! O peso que a coisa foi ganhando no dialogo do Dunker é realmente de maxima relevancia
@klarakrok10 ай бұрын
Desvio de Foco...
@CauliFernandes-u9q10 ай бұрын
Professor, são QUATRO VOLUMES. Você poderia escolher um entre eles que trate mais aprofundamente desse tema da fofoca?
@LucasFloriped10 ай бұрын
Choquei né...
@RodolfoFSantos10 ай бұрын
Uau. Obrigado.
@patriciacavalcantedesouza566710 ай бұрын
Dunker, senti falta da menção da peste emocional de Wilhelm Reich, sobre os malefícios da fofoca. Muita boa a consideração de que precisamos nos implicar mais nas questões que estamos conversando. Não entendi o ditado árabe, vergonha....hehehe
@gleidsonmariotto821810 ай бұрын
Olá, parabéns ao canal pelos vídeos! E assistindo o vídeo fiquei me perguntando se a fofoca não pode ser uma tentativa do nosso inconsciente de fazermos o que deve ser feito em uma clínica psicoterapêutica. Uma tentativa de se fazer ouvido sobre aquela questão para tirar algo que nos aflige de nós.
@williamalves30809 ай бұрын
Ah, a deliciosa prática de falar mal dos outros, tão arraigada em nossa história! Por que será que adoramos esse passatempo? Talvez seja porque nos sentimos tão superiores ao apontar os defeitos alheios, afinal, quem precisa de autoestima quando se pode esmagar a dos outros, não é mesmo? Ah, a evolução, que nos brinda com esse viés de prestar atenção só nas partes ruins das pessoas, como se não tivéssemos defeitos o suficiente para nos preocupar. E é claro, nada como uma boa fofoca para fortalecer os laços do grupinho, porque o verdadeiro sentido da amizade está em falar mal em conjunto. Então, da próxima vez que sentir a urgência de difamar alguém, não se reprima! Vamos abraçar essa maravilhosa tradição humana... ou talvez não. 🙄 #Sarcasmo #FofocaÉVida #QualidadeDuvidosa
@adrianademeloproenca620110 ай бұрын
Saudades do Gaiarsa
@Sheilafilosofiamusic10 ай бұрын
O set do Tio Chris ganhou plantinhas, que lindas! Fofoca é o veneno mais perigoso que tem, fácil de viciar. Realmente, fofoqueiris não evoluem, ficam morgando na fofocaiada, é muito autodepreciativo. Horrível! Valeu povo do barquinho!
@matheusrodeleal416710 ай бұрын
Belissimo video mestre !
@guilhermefirmz10 ай бұрын
Nem todo mundo sabe ouvir e principalmente nem todo mundo espera que isto aconteça, por isto é atraente. Algo errado(a) não está certo(a).
@arthurrodrigues97388 ай бұрын
👏
@C1C2R3L4able10 ай бұрын
Valeu professor😊
@sulalimaful10 ай бұрын
Muito bom
@reynaldomoreira975610 ай бұрын
Mas já havia fofoca nas tribos indígenas, a humanidade é uma bustica mesmo.
@renatofraga659810 ай бұрын
❤❤❤❤❤❤
@joaofernando0jf8 ай бұрын
Fight do Aqueronta contra Choquei no final kkkkk Não se pode matar quem já está morto mhuahuahahaha!
@leandrorosa281510 ай бұрын
Conte-nos alguma fofoca relacionada ao genocídio perpetrado por Israel em Gaza, prof.
@Clarisse197910 ай бұрын
❤
@anaabdulkader10 ай бұрын
Querido Prof. Dunker, Iniciei há cerca de 2 anos meus estudos em Psicanálise e entendo que ainda tenho um longo caminho pela frente. Digo isso pois sei do meu lugar de pouco conhecimento e pouca leitura de Lacan. Porém, minha questão é que quando o leio devo admitir uma certa antipatia pelo seu estilo, como suas não muito gentis críticas a Klein e Piaget, seus comentários pouco apreciativos às colocações de seus alunos, toda uma forma de explicitar ideias que me parece excessivamente hermética, quase contraditória. Tais desafios não tenho ao ler Freud ou Winnicott. Sei que na maior parte dos casos, os textos de Lacan são seminários transcritos, o que explicaria o estilo, mas ainda assim há um quê da personalidade de Lacan que me parece um pouco de arrogante. Estou viajando? Como conciliar ou superar essas impressões ao lê-lo? De forma geral, como você vê esse conflito "autor x obra" na psicanálise, dado este conflito entre traços de personalidade contestáveis, ou mesmo posições políticas reprováveis como Dolto assinando contra a idade de consentimento na França, e pensamentos geniais? Me ajuda a me reconciliar com Lacan?
@oldsingleplayer301210 ай бұрын
vim aqui só pra dizer que odeio fofoca e gente fofoqueira. deus me livre!
@klarakrok10 ай бұрын
Notorio na Italia moderna
@marcusca762410 ай бұрын
Resumindo o vídeo : Porque o Freud falou isso e o lacan conclui aquilo outro . 😊
@samchapermann10 ай бұрын
fofoca e inveja estão correlacionadas
@Kxz71610 ай бұрын
Mas na última entrevista não se falou mal dos "heterossexuais"?
@SamuMatos10 ай бұрын
Dunker 🤝 Pitel 🤝 Falar "tchu"
@klarakrok10 ай бұрын
Os homens fofocam mais no mediterraneo...no barbeiro no bar..antiga Grecia!!!