Algumas considerações extras: 1) Não há bemóis no si da melodia em 1:07. Não sei bem o que aconteceu aqui, mas deve ter sido algum bug do Musescore. Os si são naturais, conforme analiso em mais detalhes em 3:38. 2) Nem todas as músicas que usam a progressão I - bVII e IV estão em mixolídio. Elas precisam ser analisadas individualmente. Em alguns casos, o acorde emprestado bVII nem é do mixolídio, e sim do campo paralelo menor. Mas a progressão em si é bastante comum. 3) Outro fator que contribui para essa ambiguidade tonal (modal) é o fato de não haver uma resolução forte. Não temos a típica resolução e tensão entre o quinto grau dominante e o primeiro grau. Toda a base da harmonia funcional foi construída com esse princípio. Na ausência de tensão, a música começa a tomar uma forma modal, e no caso de Sweet Home Alabama, por se tratar de um loop de acordes durante toda a música, o centro tonal fica bastante ambíguo, conforme analisamos no vídeo. 4) A música também faz uso de influências do blues, que frequentemente mistura acordes maiores com escalas menores, o que pode criar uma sensação de ambiguidade. 5) Acabei não mencionando no vídeo, mas na versão de estúdio, a música termina com um fade-out, deixando ainda mais a sensação de ambiguidade! Mas, como mencionado, ao vivo eles sempre terminam em sol. 6) Se você gostou do vídeo, leu todo esse texto e ainda não for inscrito, quebra o meu galho! :)
@mauricio.matel132 ай бұрын
Então a complexidade do rock que foi derivado do blues e do folk apresenta estas e outras ambiguidades na melodia/harmonia em quase todo repertório! neste caso também o solo da música poderia sugerir um centro G/Em, mas assim como o caso de Hey Joe... a progressão com acordes perfeitos triádicos como harmonização de uma melodia sem notas que poderiam caracterizar o modo(!!!), pode ser apenas um reflexo do blues e de como toda a linguagem que foi desenvolvida a partir da escala pentatônica de maneira intuitiva muitas vezes e foi absorvida pelo rock...
@thiagosanchezgaspareto59962 ай бұрын
Vale lembrar que os caras nem estavam fazendo a música pensando em toda essa arquitetura. Eram jovens querendo fazer sucesso enquanto se divertiam fazendo o que mais gostavam: tocar um som dahora. Logo, a música tinha que soar bacana não importa como fosse construída, creio que por isso analisar muitas canções de bandas como o Lynyrd Skynyrd fica complicado porque não existem intenções técnicas. Como vc mesmo disse "a música é viva, foi feita para ser sentida".
@iantino2 ай бұрын
É complicado porque da experimentação surgem novos objetos e estruturas, mas não porque quando ela foi criada sem conhecimento intencional da estrutura.
@zeaugustoribeiro57642 ай бұрын
O seu comentário me lembrou uma entrevista do Lo Borges para o canal "Um café lá em casa". O Nelson Farias que, além de apresentador, é um excelente músico, perguntou ao Lo se ele sabia que "Trem Azul" usava acordes de empréstimo modal, então o grande Lo com aquela sua mineirice e meninice maravilhosas respondeu:"Estou sabendo agora", rsrsrs. O cara tinha 17 anos de idade quando escreveu essa música, não tinha a menor ideia do que era "acordes de empréstimo modal", e pelo jeito com 70 anos continuava sem ter...😄😄😄.
@sauloperin44122 ай бұрын
Eu sempre toquei (no contrabaixo) em sol maior, mas depois dessa aula fiquei muito grilado. Muito boa a esplanação.
@Mozzart3332 ай бұрын
O cara pega os assuntos mais aleatorios possiveis e transforma em conteudo de qualidade, merece bem mais que 100k de incritos
@vamosfazerumsomlrservicosm49002 ай бұрын
Se for tonal é Sol Maior Se for modal é Ré Mixolídio Porém, é necessário observar a finales do Cantus Firmus A melodia+poema gira em torno do Ré Mixolídio, mas no final a ambiguidade se mostra mais fluída. Sensacional vídeo!
@GustavoRossidaRocha2 ай бұрын
Ainda esperando um video sobre echoes do Pink Floyd, ou alguma outra musica deles mais das antigas, tipo A Saucerful of Secrets, seria legal vc explicar como os "barulhos" e "sons esquisitos" do Pink floyd podem soar tao agradaveis, pelo menos ao meu ver.
@victorhugosax2 ай бұрын
Cara eu sou professor de música e minha especialidade é dentro da harmonia do rock, é muito legal ver as cadencias do rock sendo analisadas com referências de rock. Outro detalhe interessante deste acorde de sétima bemol é a interação da tonica deste acorde na penta blues, muito usada no rock, o que traz essa sonoridade do estilo. Por fim, sempre que chego numa ambiguidade dessas, nas minhas aulas falo para meus alunos olharem para essa situação como várias possibilidades que a música tem de desenvolvimento ao invés de tentar encontrar uma resposta final. Nessa situação de ambiguidade, o G e o D são opções válidas para pirar pela música. Parabens pelo vídeo cara muito bom.
@carloshr26382 ай бұрын
Eu ia perguntar pra ele...mas como vc explanou bem a questão ! Eu posso tratar isso como uma espécie de enarmonia ? 😅
@victorhugosax2 ай бұрын
@@carloshr2638 cara eu diria que sim, porém a melhor maneira de aproveitar essa situação é voce enxergar duas possibilidades que cada nome podem abrir nessa situação para poder linkar elementos de cada ponto de vista. Um exemplo usando a penta, nesse contexto, a penta de D ou a de G dariam certo, porém são escalas diferentes e com sonoridades diferentes para esse contexto. Desse modo pra analisar essa harmônia você pode concluir uma enarmonia, mas para desenvolver sobre ela G ou D vao trazer links diferentes para se desenvolver.
@carloshr26382 ай бұрын
@@victorhugosax muitíssimo obrigado pelo retorno.... gostei principalmente do finalzinho. Deu um entendimento maior , além do que eu já tinha 👍🎼🎵🎶
@victorhugosax2 ай бұрын
@@carloshr2638 que isso cara, precisando chama ae
@MarceloPinguim2 ай бұрын
"Todo mundo sabe que o primeiro acorde de uma música é o tom dessa música" - Tom Jobim se revirando no túmulo kkkkkk
@MarcoAnteroMusic2 ай бұрын
Hahaha
@thi.silva172 ай бұрын
kkkkkkkkkk
@cyranorodrigues2 ай бұрын
@@thi.silva17olha quem eu encontrei aqui jkkkkkkkk
@thi.silva172 ай бұрын
@@cyranorodrigues e aí, mano kkkkkkkkkk
@jonathankleber12752 ай бұрын
Nem sempre
@joaos.medeiros90312 ай бұрын
Olá Antero, Antero. Quando penso que já entendi, vem você e põe mais uma acha na fogueira. Adorei como sempre as tuas explicações. Este canal não merece 100. 000 incristos. Merece 1.000.000! Obrigado por partilhares o teu saber. Não preciso dizer, mas vou dizer: O MELHOR CANAL DE MÚSICA DO KZbin ❤❤❤❤😊😊😊😊
@viniciusmatucheski93202 ай бұрын
Parabéns pelos 100k Marco! Você merece muito mais
@luizriveiro2 ай бұрын
Muito bom! Uma das melhores explicações sobre harmonia de uma determinada música que eu já vi. A primeira vez que ouço falar sobre ambiguidade musical, mas faz muito sentido.
@marcelocfig2 ай бұрын
Cara, obrigado pelo seu trabalho. Seus vídeos são sensacionais. Dá pra fazer uma série contagiante. Arrume um roteirista acostumado com o formato e terá sucesso. Vc tem uma forma contagiante de expor a história, técnica e harmonia musical. Continue trabalhando. Parece que Deus guarda algo maior pra você, e este é só o começo. 👏🏼👏🏾👏🏼👏🏿
@erick_irwineАй бұрын
Como na música Samurai do Djavan ( E7+ ) e o Solo começa com Eb ( se não me engano, empréstimo modal ou esses Modos Gregos ) ✌🏻🤚🏻
@clarasouza1520Ай бұрын
Bom vídeo, parabéns!!
@EddKaze.mp32 ай бұрын
Que ediçao foda cara
@lilievangelista65542 ай бұрын
Eu amei os plots haha. Muito criativo esse vídeo!!
@sbrazao72 ай бұрын
Gostei muito da explicação da ambiguidade modal. A didática ficou melhor com a demonstração das cores, que assim como o som, também são ondas.
@TheCakeRulez2 ай бұрын
Jovem, bom dia. Nada mais nada menos que excelente.
@oberdan.carvalho2 ай бұрын
Excelente o vídeo 👏
@joaoataide2592 ай бұрын
Ambas as escalas são maiores, pois existe o intervalo de terça maior entre o I e o III graus, a única diferença está no VII grau abaixado no Ré mixolidio.
@wylleroliveira44152 ай бұрын
Show de aula!
@AlmeSantos2 ай бұрын
Muito bom o video! Coitado do ansioso que pensou que ja tinha a resposta conclusiva e acreditou que o vídeo acabou tao rápido, mas ficou curioso, se acalmou e foi até o final.....kkkkk
@WilsonToyo2 ай бұрын
Bom vídeo. Me lembro de meu professor de leitura e escrita. Ele disse: "A música primeiro deve ser tocada, depois escrita e depois lida"....então, tanto faz se está em G Maior ou D Mixolídeo. O importante é toca-la...e vou dizer, essa música é muito boa. Parabéns, concordo com você.
@CADbatera722 ай бұрын
Exato, mesmo porque são as mesmas notas, é só uma questão de resolução o que é livre p quem compõe. Concordo plenamente, se ficou bom ao ouvido tanto faz a nomeação.
@foski2.0982 ай бұрын
Salvou meu almoço como sempre💪🏻, parabéns pelos 100k🙌🏻, canal que mais vem me ajudando em musica
@karenpereira81982 ай бұрын
É turquesa 😜 Excelente análise e vídeo, melhor canal de música que tem 👏 100k muito merecido, que venham mais inscritos!
@marcelolopes5862 ай бұрын
Parabéns pelo 100k!
@gabrielcabelo3922 ай бұрын
Seu canal é muito bom, irmão! cê é loko
@Ednaldo55912 ай бұрын
Como sempre, belíssima análise.
@tiagoguanaes2 ай бұрын
O tom de schrödinger
@denisnevesdearaujo87682 ай бұрын
Ótima! 😂
@aliciogomesdossantos77092 ай бұрын
😂😂😂😂😂
@carloshr26382 ай бұрын
😂😂😂
@Andretheloner2 ай бұрын
Eu adoro essa musica , mesmo o Ronnie alfinetando o meu idolo Neil Young porque eu sei que ele adorava o Neil , basta olhar o Ronnie com a estampa do disco Tonight's the Night 1975 na sua camisa
@gabrielamorimsantos992 ай бұрын
Antes de mais nada... WTF IS A KILOMETEEEEEERRRR 🦅🦅🦅🦅
@PauloGutemberg1232 ай бұрын
Na teoria e na prática, geralmente se tiver um sustenido (#) na armadura da partitura dessa música estará em Sol maior (G) ou Mi menor (Em). No entanto se tiver dois sustenidos estará em Ré maior (D).
@johnwesley71642 ай бұрын
2:10 seria mais engraçado ainda se colocasse o "outro" que é o final do vídeo nesse momento kkkk
@marcao2012662 ай бұрын
Excelente vídeo.
@transistorpotencia59092 ай бұрын
ESPECTACULAR!
@Marcelomedeiros762 ай бұрын
Muito interessante! Esse canal é excelente!
@marcosjpinto84502 ай бұрын
Show!
@Freakenbacker2 ай бұрын
Minha banda tem uma música cuja harmonia é | G | F | D | D | A melodia da voz leva pro lado do G mixolídio. Mas se vou improvisar na guitarra, sempre me parece que funciona melhor na pentatonica de Dm.
@Flaalbim12 ай бұрын
Vou levar um tempo para por meu cérebro no lugar... kkkkk.... Mas o vídeo foi SENSACIONAL!!! 🤘
@joaos.medeiros90312 ай бұрын
@@Flaalbim1 excelente comentário 😊😁😂. O meu ficou com uns parafusos soltos.
@ravelgp2 ай бұрын
Muito bom! Música é técnica mas também sentimento, e o sentimento, como diz o Mayrton Bahia, é imperfeito. Mas e a história de que "Beto bom de bola" não tem centro harmônico?
@leacosta6532 ай бұрын
Adorei...
@marcosjpinto84502 ай бұрын
Música é algo orgânico demais para ser contida em padrões lógicos e matemáticos. A teoria foi inventada para registrá-la, jamais para ditá-la. Vídeo para guardar nos favoritos.
@eduardorodrigues84132 ай бұрын
Sol maior, nunca tive dúvidas
@marcelocarneiro29742 ай бұрын
muito bom!!!
@SrReis-jm7id2 ай бұрын
Não tem nenhum vídeo da época do guitarrista tocando pra tirar essa duvida não? Mas o tema é top😊
@levisantos24652 ай бұрын
sendo em ré ou em sol maior ou em dó, essa musica e foda demais. mesmo depois de praticar por horas nao me entendia
@hamiltondubaixo2 ай бұрын
Estou me tornando repetitivo, mas esse é mais um video pra se passar em TV aberta no horário nobre! Ou como "Materia de capa" do fantástico!!!
@hyungtaecf2 ай бұрын
Mas geralmente o acorde que dura mais acaba ganhando muita atração para ser o centro modal. E nesses exemplos que você mostrou o tom era claramente mixolídio, pois até o acorde referente à tônica do mixolídeo estava durando mais do que os outros. Mas em Sweet Home Alabama, claramente o acorde natural maior ganha mais atração para ser o centro modal porque dura mais do que os outros. Iria ficar muito menos acolhedor se terminasse a música em D mixolídio, exatamente porque não se sente como o acorde casa. É apenas se separar a melodia sem colocar nenhum acorde de base é que a música se torna mixolídio, mas se fizer isso já considero outra composição.
@iantino2 ай бұрын
Músicas podem ter uma melodia com tonalidade (ou modalidade) diferente do acompanhamento.
@wiliamnogueira700210 күн бұрын
Vc poderia me indicar alguma fonte de harmonia avançada ? Seu comentário me parece ser de quem conhece música , ou seja , músico de vdd! Toco Djavan, alguma coisa de Ivan lins, bossa! Porém toco de ouvido, estou estudiando intervalos, apenas comecei! Toco violão de 6 cordas, nylon ! Obrigado!
@lucianorosa23592 ай бұрын
Creio que a música foi feita intencionalmente em Ré maior e a métrica junto da melodia puxaram para Sol maior, onde a música descansou. A escala do Ré mixolidio é a mesma de Sol maior apenas começando em pontos diferentes. Muitas outras músicas como as que foram apresentadas têm a mesma sequência harmônica mas algumas descansarem em Ré. Ré mixolidio pode ser tom? É escala. Dessas outras mostradas que descansaram em Ré no final das frases passaram pelo acorde de Dó maior não por ser mixolidio. Talvez algum empréstimo tonal ou modal, modulação alguma coisa assim. É como entendo. Fiz uma analogia com uma troca de Ré por Lá menor. Só isso puxa tudo pra Sol maior sem a menor dúvida. Voltando para Ré no devido lugar, pela perspectiva de uma sequência deceptiva também entrega para Sol maior. O que causa isso é o descanso em Sol maior causado pela métrica que mencionei no início. Mas creio que a intenção da composição é Ré maior sim. E não tem nada de mixolidio nessa intenção.
@rodrigoalexander19752 ай бұрын
A musica está em G maior. Mas ele começa com um acorde de D maior. Esse D é mixolidio ( 5 grau de G). Nem sempre o primeiro acorde da musica determina o seu tom.
@gustavovieira72 ай бұрын
Eu já havia percebido em várias músicas uma dificuldade em determinar o tom, e nem estou falando de músicas com modulação, mas de dificuldade em saber onde a música descansa. Até mesmo em Sweet Home Alabama eu tenho dificuldade em afirmar que ela descansa em Sol maior, pq posso tb dizer que as frases começam em Ré maior, o que poderia ser um critério (Sol maior seria só o final das frases), o que deixaria em Ré mixolídio. De início eu penso nela em Sol maior, mas depois de ouvir ela algumas vezes, agora ela está na minha cabeça em Ré mixolídio kkkkk, mas percebo que ela pode ser em Sol maior tb kkkkkkk
@guilhermebarbosa34012 ай бұрын
Seria um exemplo de música modal?
@MarcoAnteroMusic2 ай бұрын
Sim senhor!
@igormatheus50572 ай бұрын
Analisa Carolina IV do angra. Abraços!
@Silneyassis21 күн бұрын
Compus uma música e não fiz análise tonal, então achei que era em Sol maior, primeiro acorde. Fui solar e não dava nada certo, então fui fazer a análise e vi que o tom era Ré maior.
@marcio_souza0072 ай бұрын
Por coincidência, ontem na banda de amigos, o outro guitarrista puxou a base e vocal de "Sweet Home Alabama" e, ao improvisar nos licks e solos, me confundi com tom correto da música.
@heunagio2 ай бұрын
não entendi nada kkkkk. Só sei que o Lynyrd é a maior Banda de Rock de todos os tempos. Pro meu gosto , claro. Sou autodidata mas me amarro nos seus videos, Marco Até acabo aprendendo um pouquinho.
@luizguilhermegaspar75082 ай бұрын
Mas tanto D mixilídio e G maior ou G jônico estão dentro da mesma escala. O que muda é a perspectiva com relação a tônica e intervalos.
@iantino2 ай бұрын
Não estão na mesma escala, mas sim são a mesma coleção de classes de altura, e esse é o ponto: _Sweet_ tem uma ambiguidade em qual seria a melhor estrutura para interpretar a música. Comumente não existe essa ambiguidade.
@renanviniciusalvesramalho23092 ай бұрын
É que se a gente pensa de forma modal, essa lógica não se aplica.
@genesisalves54742 ай бұрын
A parte do Axel Rose foi engraçada kkkkkk
2 ай бұрын
Marco, boa tarde. Por favor, qual é o tom da música "Qual é o tom?", de Nelson Ferreira? Abraços de um grande admirador.
@joseantoniosouza3032 ай бұрын
Essa musica é super fácil!
@joaoataide2592 ай бұрын
Olá Marco, eu me inclino para o Sol maior, já que ele é o repouso final. Posso estar equivocado porém o que existe é uma ambiguidade TONAL, pois ambos os tons são maiores.
@iantino2 ай бұрын
É uma ambiguidade modal porque a ambiguidade se forma entre dois modos, isto é, existe uma ambiguidade de qual organização rotacional duma mesma coleção de classes de altura é a mais adequada para interpretar a música. Como sol maior (ou mais precisamente, sol jônio) é um modo de ré mixolídio, existe uma ambiguidade entre modos.
@davi_fontinele_2 ай бұрын
Acontece comigo na música do Velvelt Underground: Oh, Sweet Nuthin’ A progressão tá é: C Bb F…. Eu nunca sei se se tá em Fá ou Dó Mixolídio. Mas sei que meus improviso nunca ficam bons
@iagopoeta37592 ай бұрын
caraca que video animal.
@gabrielbiglialobo63082 ай бұрын
Este vídeo me lembrou a Música Flamenca, que não segue as regras tonais/modais comuns na música tradicional.
@igordecamillo2 ай бұрын
Muito bom! (dá uma afinada na guitarra Marco!)
@MarcoAnteroMusic2 ай бұрын
Pois é! Malz!
@wadih54702 ай бұрын
Qual programa gratuito posso usar p isolar o vocal e instrumentos?
@renanviniciusalvesramalho23092 ай бұрын
Acho que o Moises tem uma versão gratuita.
@fjuniormusic2 ай бұрын
O centro tonal é sol maior. A resolução da melodia no ré (5a) não pode ser argumento para uma situação modal. Modalismo implica em um contorno melódico que envolva claramente a nota característica em tempos fortes (b7 no caso mixolídio), o que não é o caso. A cadência plagal IV-I reforça o situação tonal em sol maior, uma vez uma das principais características do modalismo é ausência de cadências e resoluções evidentes.
@adriano341862 ай бұрын
sempre encarei essa musica como D mixolidio por conta da sonoridade, pois a ambiência da musica é mixolidia e não jonica.
@rodrigoj.habizenreuter62662 ай бұрын
Na minha cabeça é simples, a música está em ré, por que só consigo pensar que o acorde que encaixaria melhor no final da música, dando aquele encerramento com a batida final da bateria e do baixo seria o ré. Mas isso é a minha opinião se tratando de feeling
@keplerjunior42022 ай бұрын
Pra agradar a todos, vamos considerar o tom Ról. Resolvido.
@daviseira94112 ай бұрын
Mais facil deixá-la com "GoD" pronto resolvido.
@keplerjunior42022 ай бұрын
@@daviseira9411 kkkk
@gustavovieira72 ай бұрын
Eu já discuti muito na internet se os modos gregos são escalas (e, por consequência, se determinam campos harmônicos). Eu sempre achei óbvio que fosse, pq eu entendo escala como uma sequência determinada de notas (existindo até a pentatônica com apenas 5 notas), e sei que é possível criar músicas inteiramente nos modos gregos (quase excetuando o lócrio kkkkk). Mas vejo que não é consenso, muita gente entendida não concorda que os modos gregos são escalas (apesar de pelos menos duas delas serem consideradas escalas por todo mundo, não modos), e isso poderia estar nesse discussão de Sweet Home Alabama. Apesar que isso não determinaria essa música como sendo em GM, pq existem inúmeras músicas no modo mixolídio sobre as quais não tem discussão do tom, e no caso da música em questão eu sinto que vou ficar eternamente na dúvida de qual tom ela está
@iantino2 ай бұрын
@@gustavovieira7 Que eu saiba modalidades de uma escala são relações rotacionais entre escalas e por isso elas também são escalas.
@gustavovieira72 ай бұрын
@@iantino mas tem gente q fica brava se falar isso 😆
@iantino2 ай бұрын
@@gustavovieira7 Como diz o Serjão Foguetes "É complicado, cara."
@rafaelrobson26452 ай бұрын
A cor em 10:10 é ciano.
@_super_games__2 ай бұрын
Mano faz uma análise porque o pós punk soa daquele jeito e o new wave
@andersonaraujoluz89782 ай бұрын
0:48 Lars Ulrich incorporado...😊
@MarcioSilva-fz2ch2 ай бұрын
Lembrei do meme do Gil Brother Away e quis fazer igual.
@lexx93842 ай бұрын
Para mim, a melodia tem um Fa, tipo bluenote com leve glissando (ou bend) de F para E, ao invés de F#. Que daria até para fazer F no lugar de D9 na harmonia (acordes) se quisessem.
@somsao94112 ай бұрын
🎉
@brviking2 ай бұрын
Minha humilde opinião: como muitas músicas, eles trocam o tom imediatamente de D para G no compasso seguinte ao D - e ficam repetindo esta troca indefinidamente, durante toda a música.
@luciosalustiano58372 ай бұрын
Alguém já disse que "música é matemática para os ouvidos". Dentro dessa lógica, faz sentido que haja uma indeterminação, afinal, a matemática possui várias... Inclusive essas ambiguidades, na matemática, quando todas as regras foram devidamente obedecidas e todos os cálculos estão corretos, mesmo que você resolva do modo A e eu do modo B, no fim das contas (com o perdão do trocadilho) vamos chegar no mesmo resultado. São similaridades interessantes!
@TatoDiasBass2 ай бұрын
O que dita o tom da música é a armadura da clave, que por sua vez é construída de acordo com os acidentes fixos na melodia e harmonia. Existem quinze armaduras possíveis e nenhuma das quinze leva o nome de nenhum modo grego. Sweet Home Alabama possui um acidente fixo na armadura no Fá (sustenido), o que coloca a música automaticamente no Tom de Sol maior.
@hamburgueres95562 ай бұрын
Se for assim sweet home alabama pode estar em mi menor né amigo
@vinicius_chiaroni2 ай бұрын
Amigo, falando na boa, vale a pena você revisitar seu conceito de armadura como determinante da tonalidade/ do modo. A armadura é apenas uma chave de leitura inicial. O que determina o modo é a polaridade, como explicado no vídeo. Posso ter, por exemplo, uma armadura de clave com apenas fá# e isso significar um fá# lócrio. Além disso, conheço obras começam em uma tonalidade e concluem em outra sem haver a mudança da armadura; ou seja, somente pela modulação. Espero ter contribuído
@TatoDiasBass2 ай бұрын
@@vinicius_chiaroni sua resposta faria sentido SE houvesse modulação em Sweet Home Alabama. Não há. Então, nesse caso, a armadura continua como determinante da tonalidade.
@TatoDiasBass2 ай бұрын
@@hamburgueres9556 faria todo sentido SE Sweet Home Alabama possuísse acordes de Mi menor e a harmonia embasada no sentimento de tristeza que os acordes menores transmitem ao ouvinte. Não é o caso nessa música.
@hamburgueres95562 ай бұрын
@@TatoDiasBass ué mas se o único critério pra definir o tom da música é a armadura ent a música pode estar em Em
@kitsune12482 ай бұрын
Petição pro Marco Antero trazer o artista Will Wood (dia 14)
@fernandocavalcanti94152 ай бұрын
Sempre achei que fosse ré. Porque o dó, quando surge, tem um sentimento de sétima menor no contexto da música.
@percorrendolinhasdacidadee50272 ай бұрын
ISSO TAMBÉM ACONTECERIA NA MÚSICA " QUE PAÍS É ESSE " DO LEGIÃO URBANA?
@renanviniciusalvesramalho23092 ай бұрын
Sei lá... Pra mim o sentimento de repouso é quem manda.
@alexandrebovo61922 ай бұрын
eu estudei pouquíssimo e a maioria das músicas que crio intuitivamente iniciam no II grau e as vezes no Iv.... na minha cabeça soam ou menor ou menor harmônica e às vezes soam maior com sexta menor 😂😂😂😂 ou seja, sei lá kkkk
@demiurgofunesto2 ай бұрын
Como compor uma música ambígua?
@iantino2 ай бұрын
Em suma, explorando os elementos que existem em comum entre ambas as tonalidades (ou modalidades).
@ryanbarradas72422 ай бұрын
Estou pensando em criar um canal pra falar sobre música, mas ele também será minha fonte de renda, Marco, vale a pena criar um canal sobre música pra ganhar dinheiro? Eu vou ser monetizado?
@AntonioCarlos-sj5fi2 ай бұрын
A primeira vez que ouvi SHA achei que era música country.
@MarcoAnteroMusic2 ай бұрын
É um misturado!
@diegoborges37162 ай бұрын
O Lynyrd Skynyrd é o maior expoente do chamado southern rock. Este sub-estilo do rock exacerba alguns elementos característicos do country e do blues.
@sub-zero-Brasil2 ай бұрын
ISSO TÁ EM MI MENOR , ACORDEM !!!!!!!!!!!!
@ROLEBRA12 ай бұрын
O tom eh ,G maior , pois a música começa no D mixo depois C lidio ,que pertencem ao G jonio
@ericmosterioАй бұрын
Eu acho que é em Ré Myxolynyrd
@MarcoAnteroMusicАй бұрын
Comentário GOD!
@guimero12 ай бұрын
Dia 01 pedindo pra fazer um vídeo sobre pyramid song do Radiohead.
@hamiltonbarbosa14212 ай бұрын
Que loucura kkk😂😂
@gabrielmilareandrade90102 ай бұрын
Igual a fade tô black: si menor ou mi menor?
@thiagoavelino...onemanband2 ай бұрын
Isso não é tão importante... O mais importante é q Neil Young estava certo...kkk
@ivanhenriqueroberto19702 ай бұрын
Mas a armadura está em Sol maior.
@dannieldf2 ай бұрын
Cara, que diferença faz o tom de uma música?
@heitorhertz50832 ай бұрын
A resposta é: tanto faz.😎
@erlonfilosofo2 ай бұрын
Bixo, tava ouvindo essa música agora. 😂😂😂😂😂😂😂
@renanporfirio2 ай бұрын
Como sinto que a música repousa em G, tanto que terminam a música nele, pra mim seria o G mesmo o tom. O fato de não haver a nota G na melodia, pra mim, indica que a melodia fica sempre tensionando e não soluciona, tanto que quando vai pro acorde G, não tem melodia de voz. Pra mim soa muito como | V IV | I |. Já Sweet Child O' Mine, realmente soa como | I | bVII | IV | I |