POR QUE OS CRÍTICOS ODIAVAM OS ENGENHEIROS DO HAWAII?? | Conexão Legiônica 033

  Рет қаралды 132,543

Júlio Ettore

Júlio Ettore

Күн бұрын

#EngenheirosdoHawaii #Enghaw #HumbertoGessinger
A banda Engenheiros do Hawaii sentiu na pele o ódio por parte da crítica do rock nacional. No Conexão Legiônica 033, mostro as resenhas humilhantes e as respostas de Humberto Gessinger e Carlos Maltz.
Fogo no parquinho!
| ADQUIRA OS LIVROS |
Alexandre Lucchese - "INFINITA HIGHWAY": amzn.to/3ROKqW9
Fabrício Mazocco e Sílvia Remaso - "CONTRAPONTOS": amzn.to/3RwCo4N
Ricardo Alexandre: "DIAS DE LUTA": amzn.to/3qqui1v
Humberto Gessinger - "PRA SER SINCERO": amzn.to/3RyD61o
| SEJA MEMBRO E TENHA BENEFÍCIOS |
/ @julioettore

Пікірлер: 1 000
@gustavocamargo9322
@gustavocamargo9322 Жыл бұрын
Aqui estamos nós, mais de 30 anos e admirando o trabalho dos Engenheiros... Os críticos com certeza são músicos frustrados.
@FernieCanto
@FernieCanto Жыл бұрын
Na verdade, críticos como esses são romancistas frustrados. Eles têm tanta lábia, tanto vocabulário, gostam de enfeitar as frases com belíssimos adjetivos, mas são incapazes de escreverem um mísero romance ou um simples poema. Aí, limitam-se a espezinhar o trabalho alheio. Na verdade, o papel do crítico é muito mal compreendido ainda hoje, seja pelos artistas, seja pelo público, seja pelos próprios críticos. Criticar uma obra não é buscar a maneira mais bonita e erudita pra dizer "gostei" ou "não gostei". Criticar é, acima de tudo, avaliar o papel e o significado que uma obra de arte tem em seu devido contexto. *Quase ninguém* na mídia mainstream faz isso. Mas, como esses caras escrevem bem (ou escreviam bem, pelo menos), eles criam esse micropoder de, como o Júlio falou, "doutrinar" os artistas, e moldá-los do jeito que *eles* acham que é "bom". É aquela coisa: quando um artista nordestino exalta o nordeste, é lindo, é cultural, é "brasilidade"; mas se um gaúcho fala sobre ser gaúcho, ou se um paraense fala sobre ser paraense, ou um goiano fala sobre ser goiano, aí é "regionalismo forçado", é "chatice", é "bairrismo".
@29nicolas
@29nicolas Жыл бұрын
Músicos frustrados que não sabem nada de nada.
@arynewtongoulart2026
@arynewtongoulart2026 Жыл бұрын
Não são nem músicos.......
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
@@FernieCanto Cara, eu não diria que escrevem bem. Compare com qualquer texto do José Miguel Wisnick, por exemplo.
@rodrigodemai1771
@rodrigodemai1771 Жыл бұрын
Músico frustrado? Deixa Regis Tadeu quieto😏
@vmfdiniz
@vmfdiniz Жыл бұрын
O texto final do vídeo foi arrebatador. "Os Engenheiros continuam sendo ouvidos no Spotify e a revista bizz acabou há muito tempo".
@deniscorreia1550
@deniscorreia1550 Жыл бұрын
Esse final falando que as músicas dos Engenheiros são ouvidas até hoje enquanto a revista Bizz acabou faz tempo e ainda mostra a revista girando e sumindo, ficou demais 😂. Parabéns por mais um excelente vídeo.
@umserpensante
@umserpensante Жыл бұрын
ficou bom demais hehehehe
@bobomaster9234
@bobomaster9234 Жыл бұрын
Claro, a revista é uma coisa de papel kkkkkkkkk, acabou pow, hoje vivemos a era digital, as revistas de Mortal Kombat, STREET FIGHT tbm acabaram, mas se quisermos jogarmos os jogos, tão aí na internet assim como as músicas que quisermos ouvi-las novamente.
@liliansoares3204
@liliansoares3204 Жыл бұрын
@@bobomaster9234 Mas poderia ter a versão digital da revista e nem isso tem né ? Errado ele não tá. As músicas ainda são ouvidas e se tornaram atemporais e a revista há quem nunca tenha ouvido falar …
@bobomaster9234
@bobomaster9234 Жыл бұрын
@@liliansoares3204 não tem mais oq criticar visto que o rock brasileiro acabou, a revista BIZZ DIGITAL iria ter q fazer críticas ao funk, sertanejo universitário, e do jeito que a lacração tá a todo vapor hoje em dia, se a revista fizesse críticas a letra de funk e de sertanejo seria processada, alegariam que a revista expôs pensamento preconceituoso e machista kkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂
@umserpensante
@umserpensante Жыл бұрын
@@bobomaster9234 mais uma prova de que a boa música fica e os criticos passam.
@melandy54
@melandy54 Жыл бұрын
"Quem toca baixo, fica com calo no dedo, quem é sapateiro, fica corcunda... e quem é crítico, fica rancoroso" - Gessinger, Humberto. Perfeito.
@aldalioviana8032
@aldalioviana8032 Жыл бұрын
Quem toca baixo não é ouvido rsrs. Só se. For um Geddy Lee
@alexandre932140
@alexandre932140 Жыл бұрын
Ou um Peter Hook.
@andersonfernandes7982
@andersonfernandes7982 Жыл бұрын
​@@aldalioviana8032 Depende muito da banda cara... No próprio Engenheiros o baixo é bem evidente, Red Hot, Iron Maiden... Na vdd hoje eu já consigo ouvir o baixo tranquilamente, mas quando mais novo eu realmente tinha dificuldade, pois não sabia exatamente o que era o baixo na música.
@amaral883
@amaral883 Жыл бұрын
​@@aldalioviana8032percebe-se que vc sabe nada de música. Provavelmente é um "crítico musical". 😂😂😂
@dioporc0
@dioporc0 Жыл бұрын
Nessas horas eu sempre lembro uma frase do Renato: "Todo crítico de música no fundo é um músico frustrado" Tá aí Régis Tadeu pra comprovar a afirmação
@victoroliveira9713
@victoroliveira9713 Жыл бұрын
Melhor comentário 🤣🤣🤣
@infinitaestrada8888
@infinitaestrada8888 Жыл бұрын
Kkkk 👏👏👏👏
@SpizaetusOrnatus2
@SpizaetusOrnatus2 Жыл бұрын
KKKK. O Regis também odeia o "Engenheiros". KKKK
@andreluizsantos6295
@andreluizsantos6295 Жыл бұрын
Nando Moura também?
@geraldoxavier5581
@geraldoxavier5581 Жыл бұрын
A frase não é do Renato Russo. Já conhecia antes de existir o RR
@damiaoalvesdeazevedo5635
@damiaoalvesdeazevedo5635 Жыл бұрын
Eu era adolescente no interior de Minas no início dos 90 e a sensação que eu tinha nas críticas é que elas não estavam só atacando a música, mas o próprio público do interior que seria muito jeca e ignorante pra saber o que era o bom rock and roll. Então a birra que a crítica tinha com o fato deles serem gaúchos acho que também era sentida pelos fãs de outros estados. Da mesma forma que as letras apesar de fazerem referência à cultura do RS, também gerava identificação na juventude Brasil afora, que mesmo no interior dos estados do RJ e de SP se sentia longe demais do que uma parte da elite cultural achava que tinha que ser o padrão.
@magerbio2
@magerbio2 Жыл бұрын
Verdade, dá pra ver pela boçalidade deles escrevendo do alto da torre de marfim deles na capital de SP: "Esse pessoal do interior onde tudo é tão quente que ficam lentos de fazer qualquer coisa!". Esnobismo regional total
@infinitaestrada8888
@infinitaestrada8888 Жыл бұрын
@@magerbio2 exato!
@flavioottonicar7249
@flavioottonicar7249 Жыл бұрын
Mto bom esse comentário, sou interior de SP e agora entendo pq os Engenheiros faziam tanto sucesso por essas bandas nos anos 90...
@dr.margarethbasttjosson2358
@dr.margarethbasttjosson2358 Жыл бұрын
Mas era isso mesmo , eles queriam que as bandas tivesse dentro de uma certa "matriz" com poemas nível Tom Jobim, Vinícius de Moraes , mas o público se identificou com a banda , é igual na política, não importa se certo candidato se alia a religiosos ou a artistas , se o público se identificou com um determinado candidato ,a conexão é direta , não precisa de intermediários
@Jack_S_Albert
@Jack_S_Albert Жыл бұрын
total cara, esses críticos nada mais eram que Jecas da capital
@eduardosilva7512
@eduardosilva7512 Жыл бұрын
"O CRÍTICO DE ROCK É ALGUÉM QUE NÃO SABE ESCREVER, ENTREVISTANDO GENTE QUE NÃO SABE FALAR, PARA GENTE QUE NÃO SABE LER." Frank Zappa
@antoniocamargo7609
@antoniocamargo7609 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏
@revertonlima602
@revertonlima602 Жыл бұрын
Fico imaginando esses críticos vendo o atual cenário brasileiro de músicas em alta , nada de rock pra eles sequer ouvir e formular uma crítica ! Só sertanejo e Funk
@carlosglaydsonpereiradeoli5014
@carlosglaydsonpereiradeoli5014 Жыл бұрын
Tenho 42 e ainda escuto engenheiros.... Uma das melhores bandas.... Não tinha ciência dessa pressão que eles passaram... esses foram geniais ao lidar com tudo isso....
@raulsevero8512
@raulsevero8512 Жыл бұрын
eu também não, mas o Humberto não é a criatura mais carismática do mundo, né...
@mrbr4587
@mrbr4587 Жыл бұрын
Tenho 60 e viví e acompanhei a cena da época (inclusive tocando). O Engenheiros sempre foi controverso; tem músicas muito boas, mas a maioria não é. Musicalmente é boa, mas as letras de boa parte das músicas é pretensiosas mesmo. Mas, em face do cenário de hoje, é excelente!
@ronalddavidleite6127
@ronalddavidleite6127 Жыл бұрын
Iden
@lakaurbosa6311
@lakaurbosa6311 Ай бұрын
@@mrbr4587 e isso joga pelo chão a qualidade ou o trabalho deles? Acho que nem sabe o significado da palavra pretencioso, fica grande pra você comentar e usa palavras que nem conhece pra parecer inteligente 😂
@mrbr4587
@mrbr4587 Ай бұрын
@@lakaurbosa6311 Você escreve "pretenCioso" com "C" e ainda quer abrir a bôca pra me "acusar"? Se manca gurí!
@Caio-rc2fr
@Caio-rc2fr Жыл бұрын
A verdade é bem o que o Humberto disse mesmo, que os críticos ficam rancorosos. Não só rancorosos, como frustados. A maioria são músicos que não se deram bem.
@EmersonGimenes
@EmersonGimenes Жыл бұрын
Uma vez conversando com o Augusto Licks sobre essa perseguição por parte da crítica, ele disse que foi questionado por um jornalista paulista porque a banda, ao invés de se mudar do Sul para o RJ, não foi para SP. "Parece que os críticos, a maioria da imprensa paulista, ficou com esse bairrismo contra a banda. Mas, a gente nem sabia que Copacabana ficava aqui e não lá!" PS: Faltou uma matéria de capa do Segundo Caderno do O Globo de 4 de julho de 1992 em que o Humberto aparece na foto dando uma banana para as críticas.
@fabioeduardo7365
@fabioeduardo7365 Жыл бұрын
A crítica batia, mas o sucesso ia crescendo ano após ano, hoje são cultuadissimos, seus LPs e cds caríssimos em sebos e feiras de vinil. A crítica só servia pra rechear a revista, o público cagando pra crítica musical "especializada". Valeu Julio mais um vídeo nota 10.
@marlonmb2005
@marlonmb2005 Жыл бұрын
Engenheiros do Hawaii era nada mais que uma Banda que se comportava de forma Independente. Era uma Banda, não uma marionete, vamos dizer assim , do Sistema. Os caras na época tinham suas razões para se comportarem assim. Ou seja: Eles tinham personalidade forte. Boa fonte de pesquisa. Bom conteúdo. 🎸🎶
@georock2470
@georock2470 Жыл бұрын
Minha banda favorita. Sou de Fortaleza, nunca fui a um show dos EDH, sempre acompanho o Humberto. Aqui em Fortaleza eles são queridíssimos. O primeiro show da banda no Nordeste foi aqui e todo show do Humberto é lotado!!!
@gsiuves1
@gsiuves1 Жыл бұрын
A Bizz nos anos 80 com exceção do trio Legião, Paralamas e Titãs detonava todo o BRock, enquanto rasgava elogios a bandas dos colegas de redação e amigos mais próximos, as quais 99% de seu público leitor nao tinha acesso. Nunca entendi essa estratégia meio kamikaze de detonar a cena, que num primeiro momento permitiu a Bizz existir e que motivava a maioria dos leitores da revista a compra-la atrás de matérias e notícias. Um verdadeiro tiro no pé que acabou entre outros motivos matando a revista aos poucos a partir do surgimento da MTV...
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Essa é a questão. Eles achavam que poderiam capitalizar pra sempre uma fama em cima da fama dos outros. Tem uma hora que o rei fica nu. Foi isso que aconteceu com aquela revistaleca.
@emersonmello5663
@emersonmello5663 Жыл бұрын
Falou tudo Gustavo. Eu era leitor assíduo, cheguei a ser assinante. Mas acontecia exatamente isso que voce falou. Pra mim demonstrava um certo amargor de músicos frustrados.
@magerbio2
@magerbio2 Жыл бұрын
A Bizz tinha um lado bacana de divulgação musical, mas também tinha o seu lado de altivez e boçalidade, falando de sucessos populares com nariz empinado enquanto tentava promover engodos como essa banda Pin Ups. Nem o fim da revista diminuiu o ego de muitos críticos dela. Hoje alguns se acham a última bolacha do pacote exercendo autoritarismo na comunidade deles no Facebook, silenciando o usuário de postar ou banindo qualquer um que provoque qualquer barulho no chazinho grã-fino de fim de tarde deles Um dos moderadores, um babaca chamado José Flávio Júnior, simplesmente começou a me ofender por eu perguntar quem era Drake, ofensa exacerbada mesmo, gratuita e ainda pressupondo a vida pessoal do usuário da comunidade ("Se você morresse ninguém iria notar, ao contrário de Drake"). Pra coroar o "respeito" que tem pelos leitores tirou minha capacidade de digitar nas postagens. Quando de outra vez, com outra conta, comentei em outra matéria que havia um moderador que xingava quem escrevia não conhecer determinado artista (escrevi apenas a verdade), o crianção ressurgiu do esgoto e me baniu da comunidade No final, como comentou Leo Jaime, foi a própria arrogância deles que fez falir a revista. Eu acho é pouco
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
@@magerbio2 Acho até que você foi generoso em dar seu tempo a eles, inscrevendo-se e participando da comunidade. Eles merecem só uma completa indiferença.
@vmfdiniz
@vmfdiniz Жыл бұрын
A Bizz adorava umas bandas merdas, tipo Stone Roses, que ninguém ouvia nem se quisesse, pois não tocava em lugar algum.
@DropsTechlinux
@DropsTechlinux Жыл бұрын
Não costumo comentar mas esse definitivamente é o melhor canal sobre Rock do KZbin!! Parabéns de verdade!!!
@bioloukos
@bioloukos Жыл бұрын
Tinha 21 anos quando ouvi Engenheiros pela primeira vez, em 88, chorei, sorri, ganhei, perdi, morri e ressuscitei ao som dessa banda. Cara, nós não precisamos saber aonde vamos, pois sabemos tudo a nosso respeito.😎
@roneypereira5801
@roneypereira5801 Жыл бұрын
Bacana! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@limanade145
@limanade145 9 ай бұрын
ele TINHA 21 anos, tu não sabe é de português@xitomani
@rodrigojoel9333
@rodrigojoel9333 Жыл бұрын
Eu ouço engenheiros até hoje. Desde o primeiro disco. E os críticos devem sofrer por isso. Kkkkk
@evv1978
@evv1978 Жыл бұрын
Engenheiros e Nenhum de Nós são minhas bandas do coração. Os críticos passam mas a música fica!
@gleivstoneazevedo4849
@gleivstoneazevedo4849 Жыл бұрын
É impressão minha ou, alguns desses "críticos" rodeiam a xenofobia (quando se referem à gaúchos) e até mesmo uma espécie de aporofobia (quando um deles fala de condomínio de cidade de interior, passando calor, algo assim). Sei lá, me parece que a crítica da época era algo meio novela do Manoel Carlos, com gente rica, branca e que mora no Leblon.
@nandorodrigo9437
@nandorodrigo9437 Жыл бұрын
Notei isso tb
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Isso é notável. Mas não eram tempos de "politicamente correto" e todos falavam coisas meio pesadas assim, inclusive músicos falando uns dos outros. Tenho MUITAS reservas à crítica da época, mas é importante contextualizar.
@MsValdenor
@MsValdenor Жыл бұрын
Não é impressão sua é a mais pura verdade
@diegomiyt
@diegomiyt Жыл бұрын
Naquela epoca onde só quem tinha 'poder' ( grana pra ser estruturado e alcance ) era bem esse nivel de pessoa mesmo.
@erebonix5824
@erebonix5824 Жыл бұрын
Cara,posso falar com certa propriedade pois moro no RS. Há, até hoje,preconceito sim com tudo que vem daqui. Engenheiros sofreram com isso assim como muitos músicos regionais das antigas,como Nei Lisboa,Bebeto Alves e a própria música regional aqui do Rio Grande do Sul que nunca sequer foi prestigiada no Brasil. Fico triste com isso pois em um país com tanta cultura e expressões artísticas tão bonitas,como o forró,frevo,sertanejo,samba e outros gêneros regionais,que ajudaram a moldar a música brasileira como um todo,a música tradicional e urbana gaúcha seja,praticamente,excluída disso.
@Leticia_b_ceratti
@Leticia_b_ceratti Жыл бұрын
AHHH... Éramos tão felizes e não sabíamos. Achei engraçado a Folha já mandando fake news naquela época 🤣.
@antoniocarlossouza3059
@antoniocarlossouza3059 Жыл бұрын
Excelente, Júlio ...!!! "Os cães (críticos) ladram...e a Caravana ( O grupo -Engenheiros do Hawaii) passa... fazendo sempre muito sucesso...!!! Vida longa, principalmente ao trio GLM...!!!
@pacheco_dos_santos
@pacheco_dos_santos Жыл бұрын
Pelo visto, esses críticos achavam q o sol girava apenas em torno de São Paulo e Rio de Janeiro. Os engenheiros do Hawaii é um legado inestimável para a música.
@cabal28tantan
@cabal28tantan Жыл бұрын
Quantos deles ficaram pra traz.... Inclusive as bandas da época!!! Humberto vivo e pleno como sempre!!! Viva ENGHAW!!!!!
@migue1ruff0
@migue1ruff0 Жыл бұрын
Esse vídeo me lembrou uma entrevista que o Renato Russo deu em dezembro de 1994 na qual ele fala um pouco sobre a crítica, e sobre esse ranço que ela tinha a respeito do Rock nacional dos anos 80.
@cleperalvesbodevan4402
@cleperalvesbodevan4402 Жыл бұрын
Quanto mais a crítica detonava os Engenheiros, mais os Engenheiros faziam sucesso com grandes shows e arrastando multidões no país inteiro, esse trio GLM inigualável e incomparável foi o melhor trio do nosso rock brasileiro anos 80 e chegou no topo do nosso rock brasileiro incomodando as bandas de rock do eixo Rio -São Paulo, apresentações históricas, inesquecíveis e memoráveis no Rock in Rio 2 e Hollywood Rock e outros festivais grandes viram que os Engenheiros é uma grande banda de rock brasileira, Engenheiros é foda!!!!!!!!!!!
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Do seu texto eu só mudaria o "detonava" para "tentava detonar". Eram bombinhas de gente sem relevância esbarrando num verdadeiro tanque de guerra de uma geração.
@MrBraun-my4sj
@MrBraun-my4sj Жыл бұрын
É interessante fazer um paralelo com a atuação da mídia nos dias de hoje, e perceber que nada mudou, quem não faz o que os jornalistas querem sofre assassinato de reputação.
@georgeprotasio
@georgeprotasio Жыл бұрын
@@paulopinheirosc Bloqueou o engenheiro e acabou com a saúde mental do Humberto. Não pense que fácil lidar com isso não. Se os engenheiros tivessem as facilidades que outras bandas tiveram, com certeza a banda teria muito mais fama. Por mais que o número de fãs crescessem, a banda deixava de ser conhecida por muitos.
@danieltomazi3033
@danieltomazi3033 Жыл бұрын
O IMPORTANTE É QUE O PÚBLICO GOSTAVA E COMPRAVA O PRODUTO, ISSO SIM É RELEVANTE. 🎸😎✌️
@luisfelipeferreiraleite4014
@luisfelipeferreiraleite4014 Жыл бұрын
Se às bandas dependesse da crítica,pra fazer sucesso, até os dias atuais, às músicas deles são consideras muito boas,pelo público, diante do atual cenário musical
@viniciusmassoco
@viniciusmassoco Жыл бұрын
Incrível como a crítica não entendia que o público dos Engenheiros, principalmente seus fãs clubes eram gigantes e fiéis. Será que nesse sentido, podemos afirmar que eles eram considerados a moda entre crianças e adolescentes da sua época? já que muitos fãs clubes eram assim vistos pela crítica? só que a crítica não percebeu que fãs crescem, por isso muitos assim como eu ainda curtem demais os Engenheiros do Hawaii. Uma pena que a banda terminou! Baita vídeo Júlio, abraços e muito obrigado!
@levisantos2465
@levisantos2465 Жыл бұрын
Só sei que eu sou adolescente de outra época e essa banda tem as músicas mais profundas que já ouvi.
@cesarmetal7
@cesarmetal7 Жыл бұрын
O Papa é Pop e Era um Garoto me fizeram gostar Engenheiros qdo moleque. @Júlio Ettore trouxe um compilado histórico muito rico sobre a banda que eu desconhecia, parabéns! E pra fechar: sou brasiliense mas a minha Legião Urbana são os Engenheiros do Hawai! 😉
@Ivanvieira01
@Ivanvieira01 Жыл бұрын
Eu também !!
@SpizaetusOrnatus2
@SpizaetusOrnatus2 Жыл бұрын
"Como resultado do trabalho, o sapateiro adquire dores nas costas e os críticos, rancor no coração". Frase pereita do Humberto pra resumir tudo. Vida longa aos sucessos dos Engenheiros. Minha faixa preferida: "Até o fim" (álbum: Dançando no Campo Minado - 2003)
@ramblin_man_81
@ramblin_man_81 Жыл бұрын
Um cafezinho pela paulada na Bizz no final do vídeo 😎🤘
@julioettore
@julioettore Жыл бұрын
Expressinho puro, grão alta mogiana Valeu!!!
@expeditomendoncajunior8664
@expeditomendoncajunior8664 Жыл бұрын
Vídeo top!!! Quem viveu esta época, não esquece! Eu tinha uma "richa" com um amigo da escola aos 14 anos, pois ele dizia que os Engenheiros eram a melhor banda do Brasil e eu dizia que era o Legião. E a gente ficava tentando convencer um ao outro. Na época, ambos lançaram 2 discos que foram sucesso absoluto! As 4 estações e O papa é pop.
@andressadeoliveira2249
@andressadeoliveira2249 Жыл бұрын
Engenheiros é muito melhor que legião. Falei... kkkk
@julianoreisazevedo
@julianoreisazevedo Жыл бұрын
@@andressadeoliveira2249 acho que duas se equiparam .
@expeditomendoncajunior8664
@expeditomendoncajunior8664 Жыл бұрын
@@andressadeoliveira2249 kkkk, boa! Gosto muito dos Engenheiros também, são estilos diferentes, mas também gosto. Pra ser sincero, eu gosto de praticamente todas as principais bandas dos anos 80, que época maravilhosa!
@igorsampaio6554
@igorsampaio6554 Жыл бұрын
Feliz era essa época que haviam bandas boas para ficarmos debatendo quem era melhor que a outra, hoje nem isso temos mais
@UfoManiacs.
@UfoManiacs. Жыл бұрын
Você sempre esteve com a razão. Engenheiros é bom, mas nunca foi uma Legião. Renato coloca Humberto no bolso.
@mariolima8179
@mariolima8179 Жыл бұрын
Tinha ranço, tinha ranço/inveja. Engenheiros nunca foi uma banda que se preocupava em agradar, ao contrário das outra que estavam na mídia, dando declarações bonitinhas e enfeitadas, talvez seja por isso que desde quando me conheço por gente que a banda sempre me atraiu.
@treinadorbrunao5869
@treinadorbrunao5869 Жыл бұрын
Quando fazemos algo e as pessoas criticam .. continue estamos no caminho certo.
@lohalbertoni6999
@lohalbertoni6999 Жыл бұрын
Perfeito. Se é bom... incomoda todo mundo 😀😍😍
@Roberto_Xavier
@Roberto_Xavier Жыл бұрын
A banda Nenhum De Nós foi outra que sofreu nos editoriais da revista Bizz. Uma pena essa parcialidade, pois era uma revista que eu gostava bastante e acompanhei durante um bom tempo. Sugiro um vídeo sobre a revista Bizz/ShowBizz.
@TheDigosin
@TheDigosin Жыл бұрын
Essa revista só elogiava os Paralamas, Legião Urbana e Titãs no contexto nacional, mas o negócio deles de verdade era ridicularizar o rock nacional e puxar o saco dos gringos.
@heberdmsenior8820
@heberdmsenior8820 Жыл бұрын
Temos que concordar que só 'os críticos' são capazes de eleger Ed Motta como 'melhor vocalista nacional', seja lá com quer que ele estivesse concorrendo. Eu, e outras poucas dezenas de milhões de pessoas (e o que sobra nem sabe de quem se trata...) acha Ed Motta o maior porre que alguém pode tomar colocando apenas uma faixa dele pra tocar. Esse fato destacado nesse ótimo vídeo serve como resumo do que não se pode esperar da maioria dos críticos, ou seja, uma auto-crítica.
@selesiodossantos4905
@selesiodossantos4905 Жыл бұрын
Naqueles anos, já percebia um certo"boicote" aos Engenheiros por parte da mídia, ao contrário da minha juventude que adorava e pedia sem parar, 'INFINITA HIGHWAY ". Vejo e escuto sem parar, "PIANO BAR" e "PARABÓLICA"!!!! Obrigado Júlio, pelo seu trabalho de informação!
@walacenogueiraobeid859
@walacenogueiraobeid859 Жыл бұрын
Uma palavra define as críticas coléricas principalmente contra as letras: inveja. Ótimo vídeo, Júlio!
@CICEROSILVA-bh5mr
@CICEROSILVA-bh5mr Жыл бұрын
Nasci no Ceará, vim pro Rio Grande do Sul 1985, moro até hoje aqui. Amo engenheiros do Havaí. Amo o Rock Gaúcho. Essa crítica aí é a mesma que hoje quer endeusar anita, pablo vitar, luiza sonza... enfim esse tipo de artista. Eram uns invejosos e fracassados. Tinham raiva do sucesso deles. A bizz acabou a folha continua a mesma porcaria. Vida longa aos engenheiros e aoRock Gaúcho.
@diogoleonardo7848
@diogoleonardo7848 Жыл бұрын
Engenheiros merecem o nosso respeito. Marcou minha adolescência mesmo sem eu curtir Rock nacional
@tscostaJF
@tscostaJF Жыл бұрын
A "crítica" artística "profissional" brasileira sempre foi tão medíocre, salvo exceções, que se descolava quase que por completo da realidade do seu alvo. Enquanto bandas brasileiras arrebatavam sucesso de público, a "crítica" as detonava. Se faziam um disco diferente, era taxado de "ousado demais". Se mantinham um mesmo caminho musical: era "mais do mesmo". Isso explica o fato de alguém tão preconceituoso e orgulhoso como Regis Tadeus ter sido alçado ao posto de grande crítico musical. O problema da crítica especializada em si é de caráter humano: por não ser uma ciência exata e partir de uma opinião humana, é muito difícil desvincular o julgamento artístico do gosto pessoal. Soma-se a isso o orgulho próprio de certos críticos. São poucos os crítico de verdade que conseguem se desprender de todos seus pré-conceitos e predileções e fazer um julgamento justo, embasado e técnico sobre uma banda e um disco. E para isso é necessária muita bagagem musical. E mesmo os grandes críticos deixam claro que sua crítica representa sim uma opinião, e por isso não pode ser tratada como verdade absoluta e como critério de escolha. Música se degusta, e funciona para cada um de forma única e especial. Parabéns, como sempre, Júlio Ettore. Você sim merece nossa admiração e respeito, assim como os Engenheiros e todas as bandas musicais brasileiras que ousaram, fizeram seu trabalho apesar da crítica, e deixaram seu legado.
@igordominicimendonca
@igordominicimendonca Жыл бұрын
👏👏👏 Muito bom esse vídeo! Não conheço o canal, este foi o único vídeo que vi até agora. Bem escrito, bem produzido, parabéns! Comprei o 1o álbum dos Engenheiros em 1988 e gostei ainda mais do 2o álbum. Anos atrás, um baixista de uma famosa banda brasileira postou numa rede social uma pergunta tipo "grandes canções ou bandas onde o baixo é um destaque" e só me vem à cabeça o Engenheiros - foi meu comentário no post. O cara claramente estava alinhado com os críticos ferozes da Folha e da Bizz... Se tem uma coisa que o Engenheiros - ou talvez Humberto - tenha feito melhor do que qualquer um no rock nacional desde os anos 80 é colocar o baixo em evidência melódica nas canções. Não conheço nada pós O Papa é Pop, mas sou fã dos primeiros anos da banda - os cinco vinis estão aqui bonitinhos só esperando meu toca-discos voltar a funcionar!
@adalbertosantos5194
@adalbertosantos5194 Жыл бұрын
Em um pais onde o povo canta o hino nacional louvando um pneu de trator no meio da estrada o Engenheiros é Top
@Ivanvieira01
@Ivanvieira01 Жыл бұрын
Até quando vamos ter a liberdade da fazer até um besteira como essas !!!
@BrunnusCesare
@BrunnusCesare Жыл бұрын
Humberto Gessinger, junto Oswaldo Montenegro e Cartola foram os melhores compositores brasileiros que conheci. O Gessinger tinha uma habilidade incrível de formular ironias juntando coisas aparentemente desconexas. Eu gosto de tudo do Engenheiros, nunca deixei de ouvir. Gessinger, Licks & Maltz é um disco memorável. Crítico de música é uma profissão irrelevante, que faz dinheiro onde conseguem perceber que estão sendo "do contra". O que importa é a opinião do público.
@alexsanderjosesilva3518
@alexsanderjosesilva3518 Жыл бұрын
Alex Antunes o crítico que falou bem do disco várias variáveis foi o mesmo que no programa matéria prima convidou eles para participarem do disco que a bizz estava fazendo em homagem ao Raul Seixas e o Humberto disse não 😂
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Uma vez eu vi ele no Orkut (lembra desse negócio? rs) falando sobre esse episódio e ainda parecia doer nele (uns 10 anos depois, talvez).
@magerbio2
@magerbio2 Жыл бұрын
@@paulopinheirosc A revista cuspia e pisava na banda e o cara achava que a banda ia responder toda sorridente que iria participar do disco em homenagem ao Raul Ingenuidade
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
@@magerbio2 tava mais pra cinismo.
@Ivuspp
@Ivuspp Жыл бұрын
"A crítica é uma atividade de especulações. Não produz nada". Humberto disse que, no início da carreira, o objetivo seria de fazer uma banda cujas entrevistas fossem melhores que os shows. Essa meta profissional ele, certamente, alcançou.
@jonatanrafaeldasilva
@jonatanrafaeldasilva Жыл бұрын
Na verdade, a boa crítica, bem construída, é uma atividade de diálogo e criação de referências. Crítica especulativa, como diz o Gessinger, não passa de uma opinião vazia e, infelizmente, era o que reinava nessas revistas nos anos 1980.
@jairorodrigues7964
@jairorodrigues7964 Жыл бұрын
Poxa, é maneiro lembrar que havia um imprensa musical, e uma indústria musical diferente dos dias de hoje. Aquele fervor aguçado de querer ler o que estava dentro da revista. Poxa... muito bacana. Eu adorei o vídeo. Mais uma vez, parabéns. 👏👏👏 Mas há uma coisa que gostaria de destacar no vídeo, pois tem a ver com algo que foi discutido num vídeo anterior, e que rende discussão até hoje (de vez em quando, alguém curte o que eu escrevi a respeito numa postagem, outros desaprovam, e a discussão se dá, como deveria ser). O que eu queria destacar é: a forma monocrática como o Humberto parecia tomar as decisões dentro da banda. Em princípio, ao meu ver, isso fica diluído na conturbada relação da banda com a revista Bizz. Mas olhando em outros momentos, fica mais claro essa postura do Gessinger, e o resultado disso os fãs já sabem. Mas, voltando, para essa relação entre a critica e o público, o Gessinger disse uma coisa bem legal: "são dois mundos que não se tocam, por incrível que pareça. O mundo do coração é diferente do mundo do cardiologista". Obs: posso ter errado a frase do Humberto. Mas o sentido é mais ou menos esse: a música, para o crítico, não é vista da mesma forma que o músico.
@alessandroaraujo5282
@alessandroaraujo5282 Жыл бұрын
Chegou um momento em que criticar vendia muita revistas.E as revistas sacaram isso. E como os EngHaws não estavam nem aí pra eles, eles criticavam e vendiam revista revista e ganhavam dinheiro. Fora os jornalistas músicos frustrados. Dizer q o Augusto no sabia tocar só por causa da guitarra mais limpa, sem distorção? Ele pode pq ele sabe
@franciscoermelindo2530
@franciscoermelindo2530 Жыл бұрын
Na verdade esses críticos eram preconceituosos com a banda,por serem gaúchos, sempre usavam o termo" esses gaúchos"
@melimveloso
@melimveloso Жыл бұрын
Nossa que época de ouro … Cada textos inteligentes e bem escritos hoje em dia estamos na pobreza literal. Em todos os aspectos …
@leiaute
@leiaute Жыл бұрын
Como a vida é engraçada. Em um tempo existiam bandas e críticos para criticá-las. Hoje em dia não existem nem bancads e nem críticos de bandas. Nos anos 80 e 90 todo mundo era feliz e não sabia.
@marcosdylan105
@marcosdylan105 Жыл бұрын
A crítica massacrou a minha inteligência, porque quando se fala do Rio de Janeiro era uma coisa mista, mas a crítica Paulista é inexplicavelmente contra a qualquer coisa em relação aos Engenheiros e cúmplice de qualquer coisa dos Titãs e vamos combinar que o auge dos paulistas começou com o Cabeça e terminou com o "O Blesq Blom" , os outros tinham defeitos.
@andressadeoliveira2249
@andressadeoliveira2249 Жыл бұрын
Qualquer semelhança entre o comportamento da crítica daquela época e a imprensa de hoje, não é mera coincidência.
@melandy54
@melandy54 Жыл бұрын
"A crítica é uma atividade de especulação. Não produz nada" - Gessinger, Humberto. Melhor frase pra definir os 'sommeliers' de porra nenhuma. Como diria Renato Russo: "falam demais quando não tem nada a dizer".
@claudiochaves5899
@claudiochaves5899 Жыл бұрын
Mais um vídeo de excelência e inteligente. Obrigado! Fico pensando o que esses críticos escreveriam ao ouvir Anitta, Ludmila, MC "Qualquer Um/Uma" e a "boa" música que em geral os jovens ouvem hoje em dia. Éramos felizes e não sabíamos...
@joaovictorsantos7995
@joaovictorsantos7995 Жыл бұрын
Gostei muito do final. ahahahah. Parabéns pelo seu trabalho. Sempre detalhista e esclarecedor.
@marciodossantosmanganelli2542
@marciodossantosmanganelli2542 Жыл бұрын
Fui assinante da Bizz ,em 1988/89 , então com 18/19 anos de idade. A Revista soltava o pau nas bandas aqui do RS, mas endeusava uma tal de Maria Angelica Não Mora Mais Aqui ( sem querer cometer injustiça, nunca vi nem ouvi ) .Lembro que uma vez veio um mini disco do Midnight Oil! Tinha umas entrevistas legais , mas a crítica era corrosiva com alguns!
@jonasbezerra4886
@jonasbezerra4886 Жыл бұрын
"Serei como os políticos que prometem a vida inteira, ou um crítico musical pra poder lhe falar besteira" - Camisa de Vênus
@Diovannirensede
@Diovannirensede Жыл бұрын
Já pensou em escrever um livro sobre os Enghaw?
@eliascruz2429
@eliascruz2429 Жыл бұрын
Júlio, tenho 41 anos vi distante a revolução do Rock BR nos anos 80 , mas como é delicioso ouvir suas histórias sobre algo que nos soa muito familiar!! Viajo as minhas memórias instintivas e antigas do fim dos anos 80 e início dos 90 ...você é cara!!!
@xandejove9667
@xandejove9667 Жыл бұрын
Mais um grande vídeo de um dos meus canais prediletos. Seu trabalho de pesquisa é ótimo como sempre. Parabéns professor 👏 👏
@MsValdenor
@MsValdenor Жыл бұрын
Ainda hoje nós vemos esses "críticos" destilando toda a sua frustração porque não puderam eles próprios fazerem sucessos na música, por isso não dou á mínima para os textos e vídeos deles
@SilvioKik
@SilvioKik Жыл бұрын
Os jornalistas que massacraram os Engenheiros nos idos de 80/90 são os mesmos que acabaram com o jornalismo brasileiro nos dias atuais. Jornalismo no Brasil começou a morrer lá em 1980!!
@Rafa_Gessinger
@Rafa_Gessinger Жыл бұрын
Valeeu pelo vídeo! Quanto mais Engenheiros melhor!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@HelielRascunhosdeCancoes
@HelielRascunhosdeCancoes Жыл бұрын
Kid Abelha era tbm massacrado. Muitos chamavam pejorativamente de QI de 🐝. Tinha muito machismo nas entrelinhas. Engenheiros e Kid foram seguramente os mais depreciados. Os críticos passaram e as 2 fábricas 🏭 de hits entraram pra história do pop nacional.
@RicardoHenriqueFaria
@RicardoHenriqueFaria Жыл бұрын
"O lugar perfeito para se ouvir esse disco (e os outros da banda) é em um entediante conjunto habitacional de uma cidade de interior onde só se pega um canal de televisão e o calor é tão grande que deixa as pessoas lentas, sem vontade de fazer nada." Rogério de Campos Será que o crítico era uma pessoa preconceituosa? Dá para se notar alguns em uma pequena frase.
@alyssonpierre
@alyssonpierre Жыл бұрын
Lindo demais o cenário na sua casa nova, Júlio. Excelente vídeo-documentário sobre o maravilhoso trio GLM. Parabéns pelo conteúdo mto bem refinado e editado. 👏👏👏👏
@LKpesca-camping
@LKpesca-camping Жыл бұрын
Essa época a melhor banda gaucha era os cascavelletes com os grandes Alexandre Barea na bateria , Nei Vansoria na guitarra Frank Jorge no baixo e Flavio Basso (Júpiter maça) nos vocais !!! Seu canal é muito massa seus vídeos são demais. valeu !!!!
@denissalvatiguerra1436
@denissalvatiguerra1436 Жыл бұрын
Excelente review parabéns, quem viveu aquela época como eu e gostava das músicas da banda mesmo não sendo aquele fã, nem nada bola ou nem percebia, as vezes era até gasolina, é como você diz, as revistas se foram mas o engenheiros deixou a sua história mesmo longe demais das capitais...
@solenotuoruam4046
@solenotuoruam4046 6 ай бұрын
Sensacional a reportagem! Os Engenheiros foram sucesso crescente. Os críticos se deram mal e revelaram o quanto estavam longe do público.
@agacygomes9012
@agacygomes9012 Жыл бұрын
"As músicas continuam tocando e a Bizz acabou faz tempo" Essa frase, por si só, já diz tudo. Júlio, seu texto foi simplesmente genial. Sobre as críticas, em vários momentos demonstravam um Q de xenofobia absurdo! Ética profissional passava longe.
@cesarmunari
@cesarmunari Жыл бұрын
Sempre curti Engenheiros. Nunca dei bola pras críticas que eles receberam. Concordo com o lance de que a crítica não aceitava aqueles que ela não pudesse tutelar.
@joseodacy9183
@joseodacy9183 Жыл бұрын
Otimo adorei
@fernandohenrique2687
@fernandohenrique2687 Жыл бұрын
Cadê esses críticos hoje pra detonar Anitta, Pablo Votar, Luiza Sonza, Ludmila, sertanejos...?
@JoseSilva-nn9zq
@JoseSilva-nn9zq Жыл бұрын
Resumindo: se a Folha de São Paulo acha ruim, pode apostar que é bom ....
@gabrielmoreno9455
@gabrielmoreno9455 Жыл бұрын
Jornalista é pago pra ter opinião, então ele tem que arranjar uma, fica torturando os discos e tentando achar defeitos. Eu dificilmente levo a sério, cada artista tem sua proposta, seu senso estético, seu lirismo, a gente precisa entrar no barato do artista, esse é que o belo da música.
@danieltomazi3033
@danieltomazi3033 Жыл бұрын
DÁ A IMPRESSÃO QUE ESSAS PESSOAS NÃO GOSTAM DE NÓS GAÚCHOS. MAS... "EU PRESTO ATENÇÃO NO QUE ELES DIZEM, MAS ELES NÃO DIZEM NADA..." 🎸🎤😎✌️
@rafariff
@rafariff Жыл бұрын
Esse vídeo é excelente, mas me traz lembranças muito ruins dessas coisas. Era a melhor banda do Brasil, era (ainda é) minha banda preferida. Vários desses ataques eram sentidos como pessoais aos fãs. Vou precisar ouvir muito enghaw hoje para melhorar meu humor. Júlio, parabéns e obrigado pelo vídeo.
@Diovannirensede
@Diovannirensede Жыл бұрын
Show, parabéns 👏👏👏👏
@guilhermejosedecristo2221
@guilhermejosedecristo2221 Жыл бұрын
Julio gosto muito do seu canal. Vc pode contar a história da Plebe Rude
@RickThibau
@RickThibau Жыл бұрын
Até hj guardo várias dessas críticas numa pasta de recortes onde colocava tudo que encontrava sobre a banda. Acho que o que ficou disso é que até hoje é “cool” falar mal de Engenheiros/Gessinger. Muito bom o seu vídeo!
@austin2507
@austin2507 Жыл бұрын
VOLTA DO CONEXÃO LEGIÔNICA COM ENGHAW aeeee!
@izabel893
@izabel893 Жыл бұрын
Essa banda marcou minha adolescência....até hj escuto...
@mariainesdamasbraga9563
@mariainesdamasbraga9563 Жыл бұрын
Amo Engenheiros! Hoje ainda aclamados e amados.
@escopodemarketingbelem2822
@escopodemarketingbelem2822 Жыл бұрын
Júlio, te desejo bom ânimo (sempre) seu trampo é excepcional! Vida longa ao canal!!!
@anagermaninha
@anagermaninha Жыл бұрын
As letras realmente não são fáceis, mas eu acho que isso foi o que mais atraiu tanta gente. Eu, enquanto professora de Português, adoro trazer as letras dos Engenheiros para interpretação de texto, levando em consideração uma infinidade de temas dentro dessa área.
@MrBetao1234
@MrBetao1234 Жыл бұрын
É impressionante uma parte dos críticos da época falarem q o rock brasileiro era só moda. Seu trabalho é fantástico obrigado.
@Joao_000
@Joao_000 Жыл бұрын
Eu achava que hoje em dia estava fácil ser jornalista, mas a real é que sempre foi.
@igorsampaio6554
@igorsampaio6554 Жыл бұрын
Pra vê como os críticos não entendem de nada de qualidade musical, infelizmente a tal qualidade dos críticos venceram hoje em dia. Engenheiros anos lu a frente do seu tempo
@Pintoplays988
@Pintoplays988 Жыл бұрын
Independente de quem faça a crítica, nunca vai deixar de ser só uma opinião.
@cristianosilveira2819
@cristianosilveira2819 Жыл бұрын
É incrível capacidade da mídia, principalmente da Folha de opinar oposto do que acontece.
@SeuPum
@SeuPum Жыл бұрын
Engenheiros do Hawaii é simplesmente a melhor banda de rock nacional de todos os tempos.
@JulioCesar-vk1ro
@JulioCesar-vk1ro Жыл бұрын
Concerteza.... principalmente na era glm. E o que mais ouço. Amo as bandas da época como , Rpm, paralamas, titãs biquíni mais glm era muito foda. Muito intelectual
@flavius401
@flavius401 Жыл бұрын
Hahahahahaha
@joruge
@joruge Жыл бұрын
Muito massa o vídeo Júlio! Sou um fã de Nei lisboa e adoraria ouvir vc falar curiosidade da vida dele!! Grande abraço
@danielmoraes7913
@danielmoraes7913 Жыл бұрын
Sua conclusão é muito acertada ! Os Engenheiros passaram no teste do tempo, que é o que realmente importa. Parabéns pelo trabalho.
@mag9548
@mag9548 Жыл бұрын
Gosto muito do trabalho dos Engenheiros, inclusive fui a muitos shows, porém a Legião esteve um patamar acima, agradeço a Deus por ter feito parte desta geração. Hoje vivemos num subsolo escuro e frio da música brasileira.😢
@situacaocaotico
@situacaocaotico Жыл бұрын
A Cruzada entre a Folha e o Engenheiros kkkkkkkkkk
@geraldojgattolini4070
@geraldojgattolini4070 Жыл бұрын
Acompanhei muitas dessas brigas na época. Uma das coisas mais legais e também o mais difícil de engolir é que a banda começou a devolver as críticas no mesmo tom, não ficava com medo de falar sobre o assunto nas entrevistas. Eu cresci em SP nessa época, com pai e irmã jornalistas. Conheci muitos pavões que usavam caneta para se vingar. Há muitas rimas fracas e harmonias pobres, mas há relevância nos textos e energia nos shows e isso sempre foi um traço abonador dos Engenheiros.
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Há muitas rimas fracas e só haviam harmonias pobres no trabalho do Legião, e mesmo assim eles elogiavam pra caramba. Realmente o que sustenta uma obra é a alma dela. Mesmo que por vezes os recursos sejam rudes.
@geraldojgattolini4070
@geraldojgattolini4070 Жыл бұрын
@@paulopinheirosc mas é que a pegada da Legião era punk na essência, muitas vezes parecia proposital. Agora, na média, os shows dos Engenheiros eram muito mais competentes do que os da Legião e do Capital. Paralamas e Titãs entregavam bom nível técnico, mas não tem tantas letras com impacto. Mas o melhor que eu li aqui é sobre como os críticos adoravam falar bem de artistas que ninguém escutava, não se interessavam pelo gosto do público, algo que a MTV conseguiu fazer nos primeiros anos e ajudou a matar a crítica escrita.
@renatocoelho88
@renatocoelho88 Жыл бұрын
@@geraldojgattolini4070 . Legião tinha a pegada punk no primeiro.disco.
@klebinhomarta
@klebinhomarta Жыл бұрын
Eu lembro do Gessinger dizendo que os críticos acham que o povo é só um detalhe. Perfeito!
@mecetnoca
@mecetnoca Жыл бұрын
Eu não sei de onde esses críticos arranjavam argumentos para críticar o jeito do humberto compor ou tocar e o jeito que o licks tocava tambem... Os dois claramente eram fora da curva. O unico mais 'comum' era o maltz.
@50me0ne6
@50me0ne6 Жыл бұрын
É engraçado como as letras de antigamente eram tão boas e tão criticadas... essas pessoas nem imaginavam o que o futuro lhes aguardava 🤣
@paulopinheirosc
@paulopinheirosc Жыл бұрын
Depois de um tempo caímos num "o piercing dela refletia a luz do sol" e depois só ladeira abaixo, rs
@MezabarbaBH
@MezabarbaBH Жыл бұрын
@@paulopinheirosc Ou nas letras de um único refão, intercalado com trechos monossilábicos intermináveis....
COMO SURGIU O "ENGENHEIROS DO HAWAII"? | Conexão Legiônica 071
17:17
ESSE é um dos MAIORES MISTÉRIOS que o BRASIL já viu - ROCK NACIONAL DOS ANOS 80: JÚLIO ETTORE
7:56
Clown takes blame for missing candy 🍬🤣 #shorts
00:49
Yoeslan
Рет қаралды 47 МЛН
A little girl was shy at her first ballet lesson #shorts
00:35
Fabiosa Animated
Рет қаралды 16 МЛН
WORLD'S SHORTEST WOMAN
00:58
Stokes Twins
Рет қаралды 120 МЛН
PÂNICO ANALISA A TRETA FEIA ENTRE ELON MUSK E MADURO | 2024
17:24
Pânico Retrô
Рет қаралды 30 М.
MÚSICA NOVA DE HUMBERTO GESSINGER SERIA RESPOSTA PARA REGIS TADEU???
11:02
Engenheiros do Hawaii - Matéria Prima (1991)
39:51
Rodrigo Scheuer
Рет қаралды 95 М.
IL’HAN - Pai-pai (lyric video) 2024
3:24
Ilhan Ihsanov
Рет қаралды 867 М.
BYTANAT - ҚЫЗҒАЛДАҒЫМ
2:24
BYTANAT
Рет қаралды 267 М.
Aq Koilek
2:51
Algyt - Topic
Рет қаралды 153 М.
지민 (Jimin) 'Who' Official MV
3:28
HYBE LABELS
Рет қаралды 29 МЛН
Nurmuhammed Jaqyp  - Nasini el donya (cover)
2:57
Nurmuhammed Jaqyp
Рет қаралды 685 М.