Por que veganos não consomem mel? Vídeo original de Earthling Ed, com Surge Activism. Dublado por Alysson Augusto. ▬▬▬▬▬ Participe do Clube de Membros deste canal: kzbin.infojoin Apoie pelo PicPay: @alyaugusto Apoie a divulgação filosófica → www.alyssonaugusto.com.br/apoie Apoiadores que tornam meu conteúdo possível: Wellington Paranhos Fernando Moreno Nildson Loki Lourenço D'Almeida Felix Veg Lucas Paes Pedro Bravo (Filosofia a Sério) RolandinhoBR (do canal Pipocando) Thalita Karla
@gabrielrmattoso Жыл бұрын
Thanks!
@AlyssonAugusto Жыл бұрын
Muito obrigado pelo apoio, Gabriel!!
@biancazelak38063 жыл бұрын
*Apenas um comentário para dar engajamento*
@juanhs4 жыл бұрын
SUPER NECESSÁRIO! Baita trabalho de dublagem desse conteúdo importantíssimo. Muito obrigado e parabéns Alysson
@edmundo_bj4 жыл бұрын
Um ponto muito interessante no veganismo é a forma como está tudo interligado, e como atitudes simples podem afetar positivamente uma infinidade de espécies. Se tratássemos todos os seres com a mesma ética e respeito, desencadearíamos um processo de restauração global, pelo menos se a conscientização for mais rápida que a extinção da vida na Terra.
@AlyssonAugusto4 жыл бұрын
O vídeo "A Engrenagem", do Instituto Nina Rosa, ajuda a entender bem sobre essa interligação entre todas as coisas que o veganismo sempre salienta para alertar as pessoas dos problemas envolvidos no simples ato de desrespeitar os animais. Infelizmente vamos precisar de muito mais educação das pessoas pra deixar isso claro ao ponto de se tornar senso comum.
@elf8853 жыл бұрын
Parabéns por sua bela reflexão! O veganismo está evoluindo mais do que esperei qdo comecei, há 32 anos. 🙏. Espero que dê tempo de evitar a destruição.
@patriciad.59413 жыл бұрын
Eu AMO os vídeos do Ed e fico tão feliz em ver eles dublados, pois permite que pessoas que não sabem inglês também possam assistir! Ótimo trabalho Allysson 👏🏻💚
@AlyssonAugusto3 жыл бұрын
Aguarde que em breve sairá mais um. :)
@SandraCristinaOliveira-w1y10 ай бұрын
Parabéns pelo documentário!
@ksnxjxsibshsbz15044 жыл бұрын
Vou plantar mais flores aqui em casa agora, 🌺🌺🌺🌺🌺
@eaqueladanimesmo45644 жыл бұрын
Esse vídeo é completamente necessário.
@soulbeliever023 жыл бұрын
Obrigado por ter dublado esse vídeo. Facilita a propagação.
@AlyssonAugusto3 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar :)
@criska37853 жыл бұрын
Quanta informação importante! Triste, mas necessária...
@vitorcostaoficial46943 жыл бұрын
Obrigado pelo seu trabalho Alysson, o seu trabalho faz muita diferença irmão ❤
@francielelima3904 жыл бұрын
vídeo perfeito, bem explicado e exemplificado, parabéns
@GustavoHotta3 жыл бұрын
O vídeo ficou muito bom! Parabéns!!!
@Jeferson_Santos3694 жыл бұрын
Perfeito vídeo.
@mariosoek37464 жыл бұрын
Tem algumas informações aqui que eu desconhecia. Muito bom.
@rikardopops3 жыл бұрын
Essas informações é totalmente diferente da forma que o apicultor trabalha por aqui, informações totalmente inválida para a população brasileira
@Jacson_3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo 💚🌱
@AlyssonAugusto3 жыл бұрын
Obrigada pela visita!
@Vlogdecachorro3 жыл бұрын
Eu nem imaginava
@elf8853 жыл бұрын
Exploração cruel das abelhas, como de outros animais. Parabéns, Allysson 🙏
@reginacelia1647 Жыл бұрын
Muito bom 👏🏾👏🏾👏🏾, não sabia muito sobre o assunto. Podemos dizer que o mesmo ocorre com a comercialização do própolis ? Eu conheço pessoas que se dizem veganos mas cosomem próprios 🤷♀️!
@AbelhaAmazonia9 ай бұрын
Própolis e pólen são produtos 100% veganos. O pólen é gameta de flor e o própolis é resina de árvore. Eu sou vegetariano e cristão, produzo meu próprio própolis em casa e posso afirmar algo: A retirada de própolis da colônia não atrapalha em nada a vida das abelhas, pelo contrário, só ajuda.
@LuaneAlmeida3 жыл бұрын
Teu canal tá incrível!!!! Tu colocaste em vídeo o que eu penso sobre o tem, cara. Obrigada de coração!!
@LuaneAlmeida3 жыл бұрын
Sobre o tema*
@pombapombosa65123 жыл бұрын
otimo video, parabens
@AlyssonAugusto3 жыл бұрын
Obrigado!!
@VEGNATyt4 жыл бұрын
Sou técnica em agropecuária e o mais legal das abelhas é que elas sempre podem sair da colmeia e se mudarem, se o apicultor não dar as condições necessárias para elas existirem, o problema é que quando isso acontece na maior parte das vezes elas morrem, porque o ambiente não tem comida suficiente para alimentá-las então um enxame inteiro pode acabar morrendo, e isso é muito ruim pra elas e pra natureza, fora que as abelhas podem ser de espécies diferentes do habitat e causar um desequilíbrio ecológico, e o esmagamento nas caixas que é bem comum. Prefiro comer melado de cana que é parecido com mel e deixa as abelhas em paz!!
@elisangelatenorio53123 ай бұрын
Vc está falando isso das abelhas europeias, sem levar em consideração que existe abelha sem ferrão brasileiras, mandaçaia, uruçu,Jataí etc
@bellisaoliveira88344 жыл бұрын
Parabéns por vídeo, informações que eu desconhecia. Até há uns dois anos atrás eu consumia mel, ir pura desinformação. Hoje eu nem acredito que fazia isso.
@joseluizpereirafilho72224 жыл бұрын
Hey Alysson, sou vegano há 4 anos e adoro seu conteúdo. Gostaria de ver um vídeo sobre o impacto ambiental e a contribuição pro sofrimento animal na compra de produtos industrializados, seja eletrônicos ou alimentícios, mesmo que sem uso de animais na produção. E como fazer para diminuir o impacto como sociedade. Pois pra mim parece que apenas não comer os alimentos de origem animal não resolve muito, parece que nossa pegada no planeta ainda é grande demais e acaba matando muito. Eu planejo ir morar em um sítio logo e tentar produzir mais do que eu consumo pra poder diminuir, mas porque prefiro a vida do campo. Gostaria de ouvir sua opinião para soluções na vida de todos. Se você já falou sobre isso me perdoe. Abraço!
@andersonfernandezalonso15922 жыл бұрын
Mas todo mel é produzido dessa maneira!?
@camilabarbosa32363 жыл бұрын
Abrindo o vídeo e o primeiro anúncio é sobre venda de mel kkkkkk que loucura
@vanessaoliveira46033 жыл бұрын
Já notei isso em vários outros vídeos de outros canais também.Comercial de embutidos princip.Acho uma provocação.Lamentável.
@vitorcostaoficial46943 жыл бұрын
Vamos despertar o amor meus amigos, vamos despertar o amor. Tudo que realmente importa é isso.
@pedrog4203 жыл бұрын
Pô cara eles poderiam cria um mel artificial parece bem fácil é só fazer um regorgitador de néctar
@AlyssonAugusto3 жыл бұрын
Se faz questão de mel, é só usar melado de cana no lugar. Dá pra fazer qualquer receita da mesma forma.
@Asv3453 жыл бұрын
@@AlyssonAugusto tá super errado
@Asv3453 жыл бұрын
@@AlyssonAugusto fazendo mel em casa que no caso é o melaço, o indivíduo iria tá criando um veneno muito perigoso a saúde 💀 na verdade o mel só é mel quando tem origem floral quando é retirado das flores e esse só é um trabalho que as abelhas consegue fazer, e o mel das Abelhas é o único adoçante natural que fornece saúde para o ser humano diferente de todos esses adoçantes, existe adoçante um pouco melhor que o outro mas o mel da abelha é o único melhor e mais saudável adoçante da Natureza
@jorgemachado53174 жыл бұрын
Seria legal tratar de zonas cinzentas do veganismo. Por exemplo, algumas ostras não possuem sistema nervoso central e, até onde sei, não têm a capacidade de sofrer. Seria ético o consumo destes seres? Digo isto porque muitas vezes vem a tona a questão do "direito a vida" ao invés do "direito de não sofrer" e o primeiro, ao contrário do último, pode ser estendido até mesmo a estes animais ou ao fermento
@AlyssonAugusto4 жыл бұрын
Aí tudo acaba dependendo da consistência dos teus princípios. Se teu princípio é simplesmente o que de que só são moralmente consideráveis os animais capazes de experienciar sofrimento (sencientes), então é verdadeiro que algumas ostras podem ser tratadas de forma indiferente. Mas há pessoas que, de fato, vão criticar o "senciocentrismo", como fez o Carlos Naconecy, para sustentar um "biocentrismo", mais voltado ao respeito às diferentes formas de vida, independente de serem ou não sencientes. Eu sou senciocentrista, o que significa que não vou apontar o dedo pra alguém que coma animais identificados como não-sencientes. Entretanto, isso não me impede de agir pelo que chamamos de "atos super-rogatórios", que é quando não temos o dever de fazer algo, mas fazemos esse algo mesmo assim, ancorados em algum tipo de consideração preferencial. Por exemplo, em muitas situações eu "super-rogo" o chamado "benefício da dúvida", que é quando não sabemos ao certo se tal animal é ou não senciente, mas "na dúvida, deixa esse animal em paz".
@jorgemachado53174 жыл бұрын
@@AlyssonAugusto Gostei desta definição de atos super-rogatórios. Concordo muito que na dúvida é preferível não fazer nada do que arriscar o cometimento de uma injustiça
@missianrodrigo75462 жыл бұрын
Eu ainda estava comendo mel, mas agora que sei como funciona a indústria do mel vou parar de consumir...
@epistemologiaateistaativis713 жыл бұрын
Ok. Jaja vou procurar um tipo de remédio pra quando eu tiver com algum problema de garganta, pra isso vou ter que certificar que se tal remédio não é testado em animais
@claudiojunior5774 жыл бұрын
Sou zootecnista e doutorando em Apicultura, e maior parte dessas informação não se aplicam no Brasil e outras não estão tão certas. Vale lembrar que as partes verdadeiras do vídeo são necessárias para preparar as colônias de abelhas para realizarem os serviços de polinização que é essencial para a produção em larga escala de frutos, sementes e grãos. Já que devido a grande demanda de produtos de origem vegetal, os polinizadores nativos não conseguem realizar o serviço de polinização necessário para produzir frutos/sementes/grãos em qualidade, quantidade e preço acessível para suprir a demanda mundial.
@paulduru54414 жыл бұрын
Nem precisa se explicar, esse cara é locasso.
@Wendy-gf1qy4 жыл бұрын
"os serviços" "doutorando em apicultura" quais as tuas fontes? parece um vaqueiro tentando defender a vaquejada, perde totalmente a credibilidade.
@claudiojunior5774 жыл бұрын
@@Wendy-gf1qy Amigo esse é termo que usamos na ciência da polinização de plantas silvestres e culturas agrícolas. A fonte está aqui, ler esse artigo: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921800908002942?fbclid=IwAR2ISUHzBI3yf0jNz6Vcmds1tAEn9q4lRvoFa_PmvkvFww2O2hBeyZiLwQ8
@GustavoHotta3 жыл бұрын
sempre bom ouvir os dois lados.
@BebbellaChaves13 жыл бұрын
Ok apicultor, te faço uma pergunta ql é o motivo de vc explorar uma abelha? Pq o mel foi feito pra alimentar elas ñ o ser humano, caso vc me diga ah ms nós apicultores ñ matamos as abelhas em uma comeia elas vão morrer isso é inevitavel, ou seja eu estou contribuindo pra isso continuar
@MegaBrunoMatador4 жыл бұрын
Ola bom dia, você pode me sugerir alguns autores para se iniciar na filosofia? ou alguns livros específicos
@raquel96584 жыл бұрын
👏👏
@Redshief14 жыл бұрын
Você vê algum problema ético em comer o ovo de uma galinha doméstica? Supondo que a bichinha fique vivendo plena no quintal de uma casa, e que de vez em quando ela bote um ovo não fecundado.
@AlyssonAugusto4 жыл бұрын
Acabaram de me perguntar isso lá no instagram, só que falando tanto de ovos quanto de leite de animais bem tratados que vivem no seio familiar. Vou reproduzir abaixo o que eu respondi: É uma questão complicada porque é bem localizada e eu só poderia dar uma opinião fundamentada se conhecesse a realidade de forma aproximada. Mas em geral veganos são contra o consumo mesmo de animais criados dessa forma, em função do fato de que o leite produzido por qualquer vaca geralmente é destinado aos seus filhotes numa proporção saudável, o que significa que ao retirar o leite da vaca tu tá tirando também do bezerro que precisa daquele leite. Além disso, não há qualquer necessidade de humanos ingerirem leite de outras espécies. Quanto aos ovos, é sabido que galinhas ao colocarem ovos acabam fazendo tamanho esforço que resulta, muitas vezes, em osteoporose no animal, que perde muito cálcio para poder produzir a casca do ovo. Dado que a galinha tem um impulso natural a chocar o ovo, e pode ficar bastante estressada quando um humano retira o ovo dela, ela acaba sentindo-se forçada a produzir mais ovos quando não tem um ovo para chocar, e então acaba acentuando sua osteoporose , o que resulta em déficit significativo da sua saúde, tudo para que um humano possa fazer uma omelete, a qual ele realmente não precisa pra ser saudável. Recomendo que assista este vídeo pra entender kzbin.info/www/bejne/gHnbmYmtpM6bgJI
@andregck90562 жыл бұрын
@@AlyssonAugusto Osteoporose só vai acontecer se a dieta for inadequada ao animal. E se a pessoa deixar o ovo lá e não for fecundado ele vai apodrecer simplesmente.
@elisangelatenorio53123 ай бұрын
Mais tem o mel das abelhas sem ferao Jataí urucu ,qual será a desculpa louca de vcs pra não comer esse tipo de mel
@Wendy-gf1qy4 жыл бұрын
💚
@mochogalego6893 жыл бұрын
Vegano: cortaram as asas da rainha 😭 Also veganos: castrei meu cachorro ķkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@BebbellaChaves13 жыл бұрын
Primeiramente ñ tds os veganos são assim segundo a castração de cachorros é uma cirugia e castração evita até cancer de cachorros pode ajuda em mts doenças, isso ñ faz matar seu cachorro já o mel sim, é tipo vc tomar vacina isso pode te doer um pouco ms te ajuda a ñ morrer
@mochogalego6893 жыл бұрын
@@BebbellaChaves1 A gente podia cortar nosso pênis, ia diminuir a chance de câncer de próstata. Se vc pudesse falar com um cachorro, acha que ele autorizaria tirar o órgão reprodutor dele? Tirar o órgão reprodutor de um animal é mt mais cruel q cortar as asas de uma abelha rainha
@BebbellaChaves13 жыл бұрын
@@mochogalego689 Ñ se tira o orgão como ele vai fzr xixi ñ é assim eu ñ vou discutir ciao
@mochogalego6893 жыл бұрын
@@BebbellaChaves1 Claro que n tira, mas tira a possibilidade de reprodução...
@AbelhaAmazonia9 ай бұрын
@@BebbellaChaves1no Brasil n se costuma cortar asas da rainha, isso é mais comum lá fora
@nickrodrigues80823 жыл бұрын
Cruel demais eu em. Parabéns Alysonnnnnnn
@dr.strangelove58354 жыл бұрын
Fala Alysson! Bicho, tô com uma dúvida: tenho lido sobre metafísica e notei que os problemas levantados dos universais, particulares, etc, me parecem simplesmente problemas semânticos. Sabe algum livro ou artigo que tratou disso? Problemas de metafísica enquanto problemas de linguagem? Seja pra corroborar ou refutar essa ideia, eu adoraria ler algo. (Tentei ler o Wittgenstein, mas achei meio difícil, queria algo mais simples). Abs!
@andrejuliosimones98842 жыл бұрын
Não sabia que eu era criminoso. Apicultor que não ama e não cuida das abelhas não sobrevive na atividade. Já que se dizem defensores dos animais cadê vocês em eventos que discutem a preocupação com soja e milho transgênicos, com as pulverizações com "defensivos agrícolas" na época de floração quando as abelhas estão lá fazendo o papel delas? Estão preparados para pagarem bem mais caro no alimentos quando os apicultores e meliponicultores abandonarem a atividade ? Ou será que acreditam que no meio das extensas áreas de monocultivos tem abelhas e outros insetos em quantidade suficiente para polinização garantindo assim o aumento na produtividade?
@cross_space_br10 ай бұрын
Eu q cultivo pitayas sei do trabalho q há quando n temos polinização, por conta do horário q a flor abre (noite) devemos polinizar de maneira manual
@marquinhusl134 жыл бұрын
eu moro no RS e aqui ñ é usado nada disso pelo contrário. Conheço muitos apicultores que coletam mel nativo com abelhas selvagens sem caixa em árvores etc... Mas aceito a sugestão que ñ utilizam pois é um produto animal aí sim
@janainaalves38054 жыл бұрын
Bom, Boa noite mano. Conheci o seu canal e vi que faz react sobre pessoas falando sobre veganismo e tals. Queria saber da sua parte como filósofo, a seguinte questão abordada no vídeo do Alexandre Porto. Ele diz o seguinte resumindo "Animais não possuem direitos pois eles não tem capacidade argumentativa, eles agem por instintos apenas" e ele fala um pouco sobre escassez também. Qual a tua opinião sobre isso. E se puder fazer react seria legal, pois eu acho que ele também está aberto a críticas
@silviayogini43772 ай бұрын
🐝❤🙌🏽
@leovieira8832 жыл бұрын
Já ouviu falar disso aqui?: kzbin.info/www/bejne/rJuWY6upYqqDhNU
@vanessaoliveira46033 жыл бұрын
Meu Deus, tanta crueldadade contra os animais, pra quê?Só por essa porcaria de dinheiro!Vegana há 2 meses e até o último dia de vida.POR ELES!
@AbelhaAmazonia9 ай бұрын
Curto muito o canal mas esse vídeo foi de longe o mais despreparado que você já fez, com todo respeito, gostaria de apontar alguns erros grotescos ditos em vídeo e outros que se deve refletir melhor. Primeiro: A inseminação artificial é uma das melhores coisas que se pode fazer por um zangão e uma princesa. A princesa e o zangao vivem suas vidas com um único propósito: Copularem para que a princesa vire rainha. Na natureza, o processo de cópula é bem complicado, enquanto a rainha é praticamente est*pr4d4 por várias zangões (algumas ate morrem). Os zangões que conseguem copular com ela tem seu genital preso ao corpo dela e morrem lentamente na natureza por conta disso, é uma morte bem sofrida. Na inseminação aritficial, existe 0 dor, tanto a princesa quanto o zangão devem ser apagados com CO2, portanto, a princesa n sente dor em momento algum e o zangão morre sem dor também. E abelhas nao sentem dor nas asas Segundo: Vc disse q vários apicultores abatem colmeias que nao estao tendo uma boa produtividade, a probabilidade disso ocorrer no Brasil é de 0,0000001% As abelhas produzem o ano todo aqui, prova é q todos os videos que vc mostrou nao sao no Brasil, sao em algum lugar da Europa provavelmente. N se abate abelhas aqui. Terceiro: Vc mencionou a calda de açúcar que as abelhas recebem nas épocas de menor alimento na natureza como algo negativo. Mais uma vez vc ta incorreto, as abelhas mostram sempre mais preferência por açúcares concentrados do que flores. Caso n acredite, faça um teste: "Vá em um bosque cheio de flores e coloque um copo com água e açúcar lá, vc vai ver que vai encher de abelhas naquele como com água e açúcar, sem falar nas formigas, provando que as abelhas preferem açúcar do que o próprio néctar" Quarto: Vc disse que a seleção genética causa problemas de saúde à colônia, quando na verdade é o contrário! A seleção genética faz vc criar uma colônia forte pra tudo. Por exemplo, vc seleciona uma colônia boa pra mel e uma boa pra prevenir doecnas, como os varroas, cria pútrida, traças, etc e junta as duas. Aí vc tem uma colônia boa pra mel e fortalecida contra doenças ao mesmo tempo Quinto: Vc tbm disse que as abelhas de mel podem prejudicar as abelhas selvagens em competição. Outra falácia, as abelhas selvagens normalmente são muito maiores e mais adaptadas à colher mel que as "abelhas de mel", as selvagens tem uma língua maior, ou seja, costumam visitar flores que as próprias abelhas de mel não conseguem, por terem uma língua pequena, e as abelhas selvagens tem uma mandíbula muito maior e mais forte, elas podem cortar uma abelha de mel em segundos, então as abelhas de mel nem chegam perto delas, 3:41 e isso aí é uma mosca, nao uma abelha Sexto: Essa foi a pior de todas. Vc disse que aumentar o número de abelhas em um lugar diminui a polinização... Como vc diminui a polinização colocando mais polinzadores no local? Introduzir abelhas no local aumenta e muito a polinização, e outra, aqui no Brasil as abelhas costumam ser criadas nas chamadas "plantações específicas", por isso vemos "mel de eucalipto", "mel de laranjeira", "mel do cipó uva", "mel da aracácia", ou seja, as abelhas estão polinizando somente 1 cultura vegetal, então o risco de competição com abelhas selvagens que polinizam outras culturas é 0. Ao invés de vc falar mal do mel, fale mal da cultura da indústria do mel gringa, o mel é um dos alimentos mais saudáveis pro ser humano, quer resolver o problema? Dê a sugestão de procurarem mel artesanal e não industrial, eu sou produtor de mel e própolis de abelhas sem ferrão e trato super bem minhas abelhinhas, também sou vegetariano e cristão, criar abelhas me ensinou que nem toda criação animal é maléfica, algumas, como a das abelhas sem ferrão, é benéfica às plantas, à nós e à elas, que são espécies ameaçadas de extinção, criar abelhas sem ferrão n exige matar abelhas, fazer inseminação artificial e nem nada do tipo, volto a dizer, gosto muito do canal mas esse tema deveria ser melhor debatido, o título deveria ser "pq veganos n DEVEM comer mel INDUSTRIAL?".
@williamfreitas63224 жыл бұрын
Nao vou deixar de consumir mel de vez em quando por causa disso mas o mini doc ficou show Like!
@Felipe-vk1lf3 жыл бұрын
Sem querer ser chato, mas esse vídeo sob alguns aspectos mais desinforma e tergiversa sob apicultura e meliponicultura do que o contrário. Muitas questões que poderiam ser colocadas no vídeo infelizmente foram omitidas. A primeira é que tanto a apicultura como a meliponicultura, em grande parte, são práticas quase artesanais no Brasil e sustentam a vida de muitas famílias e trabalhadores do campo. A segunda é que a meliponicultura é uma atividade em ascensão no Brasil, de pessoas apaixonadas por abelhas nativas, que agrega tanto trabalhadores do campo como da cidade. Uma das questões principais da meliponicultura é justamente a preservação de abelhas nativas ( até pq seria inviável comparar, por exemplo, a produção de mel de Abelhas Mandaçai ou Jatai com produção de 1L/ano com abelha Apis de 50L/ano). Outra questão importante é que a atividade da meliponicultura, da apicultura ou mesmo a criação de abelhas de comportamento anti-sociais( como mamangavas) são atividades que além de complementar a renda do trabalhador do campos, muitos artesanais, também são importantes para o sucesso agrícola do campo.
@paulduru54414 жыл бұрын
Kkk um dia, no quarto ano, eu matei uma abelha e uma menina chorou kkk acho q era sua filha.