Рет қаралды 348,337
Resumo:
Acre, o estado brasileiro que detém um PIB de 21 bilhões de reais, sendo popularmente conhecido pelo latex, cultura indigena e por ter sido o último território anexado ao Brasil. Nesse sentido, em novembro de 1903, o Acre foi vendido da Bolívia para o Brasil, através do Tratado de Petrópolis. Hoje, o estado se destaca como um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico na Amazônia, com sua economia especializada em setores como o agronegócio sustentável, produtos florestais e turismo ecológico, além de apresentar uma rica reserva de biodiversidade. Dessa forma, a combinação desses elementos resulta em uma economia diversa e em expansão, não surpreendendo o fato do Acre estar entre os 10 estados brasileiros que mais devem crescer em 2024. Algo que projeta um futuro cada vez mais próspero para o estado, à medida que o mesmo emerge como um ponto de acesso estratégico do Brasil para rotas comerciais internacionais, especialmente com os países da Bacia Amazônica, através da Rodovia Interoceânica, que liga o Acre ao Oceano Pacífico via Peru, encurtando distâncias e reduzindo custos de transporte para produtos brasileiros, como grãos, carne e minérios. E nesse vídeo, vamos explorar os motivos que fizeram a Bolívia vender o Acre para o Brasil, e como o estado está se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento da economia brasileira.
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
Música: Memories (Prod. by lukrembo)
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
Fontes:
CARIOCA, J. Relatório aponta que cenário macroeconômico do Acre apresenta perspectiva de R$ 44 bilhões de investimentos até 2027 (2023)
COUTO, R. F. A QUESTÃO DO ACRE E A SOLUÇÃO NACIONAL DE RUI BARBOSA (2015)
JARDIM, A. Estrada do Pacífico integra economia e cultura com o Peru (2013)
KILLEEN, J. T. The rubber boom and its legacy in Brazil, Peru, Bolivia and Colombia (2024)
MORAES, W. Chancay: um megaporto de oportunidades para o Acre (2024)
MORAES, W. Exportações históricas, geração de empregos em alta e produção agrícola recorde: a boa fase da economia acreana (2024)
MUNIZ, T. Com aumento de mais de 22%, Acre foi o estado com a maior variação no faturamento com turismo do país (2024)
PONTES, F. J. C. O “EL-DOURADO VERDE”: A GUERRA DO ACRE (2015)
SABINO, O. Valor da produção da castanha valoriza 191% e supera madeira (2024)