Por que você não deve fazer equipotencialização dentro do quadro de distribuição.

  Рет қаралды 11,906

Blog do Saulo

Blog do Saulo

Күн бұрын

Пікірлер: 75
@ribamarleite2445
@ribamarleite2445 27 күн бұрын
Quando o aterramento é TT deve ser equipotencialízar??? Botei meu joinha
@fernandoperdigaoalvesventu8300
@fernandoperdigaoalvesventu8300 3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo e gerar discussão sobre o assunto.
@josecarlosmachado3448
@josecarlosmachado3448 3 ай бұрын
Professor não deu pra pegar o que o sr fez na equipotencializacáo o sr fez muito rapidinho.da pra fazer mais devagar pra eu poder acompanhar, pra mim isso é muito importante Deus abençoe.
@thiagolc82
@thiagolc82 3 жыл бұрын
Entendi a sua intenção. Mas se o neutro chegar com cabo de seção mínima 10mm quadrados no QDC, não há corrente pro Terra. A NBR 5410 é muito clara com relação a isso. Pode fazer a equipotencialização no QDC. Se estiver indo corrente pro aterramento nessas condições definidas pela norma, pode haver algum problema com o seu neutro (má conexão com a concessionária, aterramento funcional de entrada com problema, etc..) Não dá pra comparar o neutro com um aterramento (por melhor que ele seja), o neutro sempre vai ser a referência esmagadora pra corrente fechar o circuito e jamais o terra. Neutro com cabo seção 10mm ou maior, sem nenhum problema de conexão (resistência), não pode ocorrer isso. A corrente procura sempre o caminho mais fácil e a referência do neutro é infinitamente maior que o terra. Em sistemas bem dimensionados e sem problema de neutro, isso não ocorre. Outro detalhe: vc não colocou o alicate amperímetro na conexão da sua equipotencialização. Se o seu neutro estiver com problema ou fora das especificações mínimas, haverá corrente circulando ali (mesmo não sendo no quadro, como vc afirmou) 👍
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Excelente comentário! Me lembro de ter feito essa medição e não havia corrente ali. Mas não teria problema se houvesse corrente naquela equipotencialização (nesse teste). Ali não é meu condutor de proteção das massas para o Aterramento. Meu condutor de proteção continuou morto.
@alexandrepires8421
@alexandrepires8421 2 жыл бұрын
Realmente não pode usar o neutro como terra no circuito você tem que aterra separado e depois equipotencializar até pode fazer no quadro desde que essa está preparada para isso com seu devido barramento BEP separado.
@gilbertoholanda2663
@gilbertoholanda2663 Жыл бұрын
Muito bom obrigado pela explicação valeeeu
@edmilsonalves7069
@edmilsonalves7069 3 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho jovem
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Obrigado de coração
@adriano2008
@adriano2008 2 жыл бұрын
Eu entendi sua proposta. Se houver carga maior que o suportado pelo fio, no esquema TN-S o excedente vaza para o terra, o que é ruim. Povo fica batendo boca por causa de norma e desconhece a realidade de muitas instalações que não tem 10mm por causa do custo. Nesse caso de subdimensionamento, melhor o TT
@jsantoslucio
@jsantoslucio 4 ай бұрын
Na verdade o que ele fez de errado no vídeo, foi não ter tirado a equipotencialização na caixa de passagem ora fazer o teste. Logicamente que o teste iria dar esse resultado pois qualquer junção entre terra e neutro após a equipotencialização principal, funciona como um único neutro nas intercessões, ele deveria ter um mínimo de conhecimento pra postar esse tipo de vídeo no KZbin.
@ErnaniBM1
@ErnaniBM1 3 жыл бұрын
1º - Você é eletricista? 2º - Conhece as normas técnicas? 3º - A norma permite que o BEP seja dentro do QDC, mas não permite que a equipotencialização seja realizada junto a carga como vc fez, fazendo isso é como se vc estivesse utilizando dois condutores de neutro, dai a divisão de carga (corrente). Se vc fizer a montagem sem o fio amarelo unido neutro e terra na carga, verá que a corrente se comportará corretamente sendo a equipotencialização no barramento de BEP externo ou no QDC. Resumindo o Bep pode ser no quadro ou fora dele desde que seguidas as normas e bitolas como já falou o colega Brazil online (kzbin.info/door/6zQTucjlUiQxbld10rzyFA).
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Veja o vídeo novamente! Não foi junto a carga. E mesmo se tivesse sido, desde que haja somente um único ponto de equipotencializacao NEUTRO e TERRA. Dá no mesmo.
@ErnaniBM1
@ErnaniBM1 3 жыл бұрын
@@blogdosaulo desconsiderando o fato do cabo estar fora de bitola especificada, se o fio amarelo está representando a equipotencialização dentro do quadro, então vc realizou a medição no lugar errado, teria que ser após este ponto.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
@@ErnaniBM1 Por que? Discordo. O condutor de proteção tem de ser morto em toda sua extensão. Após o ponto realmente seria impossível haver corrente.
@ErnaniBM1
@ErnaniBM1 3 жыл бұрын
@@blogdosaulo É verdade, se vc fizer a equipotencialização dentro do quadro como e não próximo a carga e refazer a medição ele estará "morto"
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
@@ErnaniBM1 Daria no mesmo. Dentro do Quadro ou próximo da carga não faria diferença alguma. A questão é ter somente um único ponto. A carga é única
@elsonfranciscomoreira4606
@elsonfranciscomoreira4606 3 жыл бұрын
boa tarde, gostei muito da sua explicação, vc está de parabéns, eu aprendi esse sistema, de atendimento.com vc ,por favor quero ver mais vídeo seu, obrigado
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Muito obrigado, amigo! Aguarde que vou a trazer ainda muito mais conteúdo que não é abordado por aqui no KZbin.
@ronaldribeiro3906
@ronaldribeiro3906 2 жыл бұрын
Cara era só utilizar um split Bolt dentro do quadro sem cortar os fios de neutro e terra (no caso da ligação será o Neutro que vem do medidor e o eletrodo de proteção do seu aterramento), os fios devem ser mínimo 10mm desconsiderando queda de tensão) e após isso é só ligar cada um nas suas respectivas proteções e barramentos!
@fasetres412
@fasetres412 3 жыл бұрын
Você trazendo o cabo de neutro até o barramento de terra e depois saindo do terra para seu neutro da casa, vai funcionar da mesma forma perfeitamente. Lembrando trazer o neutro pro barramento de terra, depois levar um cabo do barramento de terra pro neutro.
@carlosbernardes2025
@carlosbernardes2025 8 ай бұрын
⁠há um “detalhe” sendo esquecido por todos: o cabo para equipotencializar ENTRE AS BARRAS DENTRO do quadro não pode ter mais de 50 CM e menos de 4mm. Está tudo na norma. O exemplo do vídeo então em desacordo com a norma nesses dois requisitos.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 8 ай бұрын
Eu sempre equipotencializo com a bitola da entrada e os cabos raramente passam de 10cm. Mas nesse caso não mudaria em nada.
@carlosbernardes2025
@carlosbernardes2025 8 ай бұрын
@@blogdosaulo”não mudaria em nada”? Acredito que deva haver um motivo para que o limite seja de 50cm e no mínimo 4mm; a Norma 5410 não iria especificar essas orientações se não fizesse diferença.
@carlosbernardes2025
@carlosbernardes2025 8 ай бұрын
No exemplo do seu vídeo tudo está muito longe da Norma
@blogdosaulo
@blogdosaulo 7 ай бұрын
@@carlosbernardes2025 Sim. Não mudaria em nada os resultados dos testes.
@MillerSantos-mb9zy
@MillerSantos-mb9zy 3 ай бұрын
Se já existe a equipotencialização no padrão de entrada da concessionária, não é necessário fazer novamente, certo?
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 ай бұрын
Ela existe. Existem tipos de aterramento. Para residências eu recomendo o TN-S. Equipotencializar novamente!
@pliniohonorato20
@pliniohonorato20 2 жыл бұрын
Gente, vamos ser humildes e analisarmos tbm a situacao? Já que tem gente que nao concorda, assim como eu, vamos tirar a contra prova. Vamos fazer com a fiaçāo correta. Pelo contrário de que muitos falam, a Norma pode errar tbm pq senao ela nao vivia mudando. Com certeza daqui a pouco tempo a norma vai vir dizendo que aterramento tt nao serve mais...
@ricardoaguiar1636
@ricardoaguiar1636 2 жыл бұрын
É como eu penso tb. A norma pode estar errada e um dia evoluir para dizer que não é recomendável haver equipotencialização dentro do qdc. O problema é dizer que esse experimento comprovou que a equipotencialização não é indicada para ser feito dentro do qdc. Ora, um experimento usando fiação inadequada comprovou apenas a necessidade de se utilizar fiação conforme a norma. Qualquer outra conclusão (certa ou errada) não pode ser obtida a partir desse experimento. De qualquer forma, o experimento fui útil para levantar a discussão e nos fazer pensar. Obrigado por compartilhar.
@pliniohonorato20
@pliniohonorato20 2 жыл бұрын
@@ricardoaguiar1636 perfeito comentário
@elexandrepadoan7089
@elexandrepadoan7089 Жыл бұрын
Reescreve a norma , pois noto que cada um faz do jeito que quer , mas esquece a realidade das casas do brasileiro. Boa sorte cuidado para não tomar choke .
@leomardanielportugal
@leomardanielportugal 2 жыл бұрын
Tenho dúvidas quanto a dimensionar os disjuntores parciais...Faz um vídeo...
@silvanaudosilva1189
@silvanaudosilva1189 3 жыл бұрын
Parabéns
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Obrigado!!
@maxsilva6585
@maxsilva6585 2 жыл бұрын
essa equipotencialização mostrada no vídeo é basicamente um jumper entre o Terra e o Neutro, *você não esta simulando o BEP de um aterramento TN-S no quadro, você está apenas demonstrando que o aterramento atrai corrente,* o condutor de terra só tem carga porque existe um sistema de aterramento desviando essa descarga para si. Na equipotencialização dentro do quadro, o barramento de terra recebe o condutor do aterramento local e é equipotencializado pelo Neutro da concessionária, logo a descarga dessa corrente será conduzida apenas do barramento para o aterramento, essa corrente não trafegará pelos condutores de terra. Podemos usar os imãs como exemplo, imagine que o aterramento e o neutro são imãs que puxam a energia para um determinado ponto de descarga, se você faz a equipotencialização num ponto distinto da instalação, o aterramento local vai atrair toda a corrente que conseguir, reduzindo assim a carga no condutor de neutro. Agora se o BEP está dentro do quadro, essa corrente não tem motivo algum pra trafegar pelos condutores que não possuem local de despejo. Faça o teste, coloque seu amperímetro depois da equipotencialização simulada e me diz se tem corrente no condutor de terra. na sua ligação de equipotencialização na qual você diz ser *a forma correta* é exatamente a mesma coisa do BEP dentro do quadro, as vias de despejo estão numa sessão anterior a distribuição dos circuitos, logo não existe razão alguma para os condutores de terra trafegar quaisquer valores de carga.
@maxsilva6585
@maxsilva6585 2 жыл бұрын
resumindo, a corrente que você viu no amperímetro é tudo que seu aterramento local está conseguindo despejar, se o condutor de aterramento local estivesse naquele conector de emenda da equipotencialização ao invés do barramento de terra, a corrente nesse mesmo condutor de terra seria 0.
@roniltongois8526
@roniltongois8526 2 жыл бұрын
Muito boa sua explicação,muitos fazem procedimentos e não sabem o princípio de funcionamento.
@joceliocarlos8728
@joceliocarlos8728 3 жыл бұрын
Tem que seguir as normas, com uso de BEP e BEL se a distância for superior a 20 metros.
@Dj66787
@Dj66787 2 жыл бұрын
Fiz a equipotencialização dentro do QDC e não deu corrente no terra. Você tem uma corrente de fuga aí. Boa sorte!
@blogdosaulo
@blogdosaulo 2 жыл бұрын
Não tem fuga. Já testei com o IDR.
@pliniohonorato20
@pliniohonorato20 2 жыл бұрын
Kkkk
@geovanialves6208
@geovanialves6208 3 жыл бұрын
Concordo,um bep é uma boa opção
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Sim! Um BEP bem no início é muito melhor.
@jailtonlima5424
@jailtonlima5424 Жыл бұрын
A situação criada mostrou que: - com corrente superando a capacidade do.condutor e o BEP estando dentro do QDC, a corrente se divide entre neutro e o condutor terra. - Recomenda que o BEP esteja antes do DQC. - Recomenda que o.neutro seja aterrado nas hastes de aterramento. Então qdo encontrar corrente na condutor Terra levarei em consideracao tb este fato de possível mal dimensionamento, e a localização do BEP.
@blogdosaulo
@blogdosaulo Жыл бұрын
Perfeito!
@matthwus
@matthwus 3 жыл бұрын
Muito bom, nesse caso, poderia ter um barramento de equipotencialização principal (BEP) dentro do QDC e fazer essa equipotencialização ai dentro, porém em um barramento separado ?
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Sim. Mas vai gastar mais cabo. Quanto menos cabo, melhor em todos os sentidos.
@jota7jj334
@jota7jj334 Жыл бұрын
Amigo, vc se equivocou nesse teste... Sua simulação não está representando um tn-s no quadro, pq vc jampeaou o terra com o neutro lá na carga, no término do circuito... Embora, vc tenha falando q o circuito q vc puxou estaria representando uma entrada de alimentação, porém, repito, vc jampeaou terra e neutro no fim do circuito, na carga... Dessa maneira, é claro q a corrente vai ter uma parcela pelo terra""" pq está interligado ao neutro agora... Oq acontece, quando vc liga aa cargas, a corrente tem 2 caminhos até chegar no quadro e achar o neutro geral do barramento. Eu trabalho a 15 anos elétrica, e já fiz vários tn-s tn-c-s e te garanto, q não há como circular corrente nos condutores de terra dos circuitos, uma vez q a interligação de neutro e terra é feita no quadro, entre os barramentos, ou seja", me explica de que maneira a corrente da carga vai circular pela condutor PE ??? Veja w não há como, vc deve ter se enganado nos testes, vc criou 2 caminhos pra corrente...
@blogdosaulo
@blogdosaulo Жыл бұрын
Olá! Você está correto. Não há como mesmo ter corrente no PE do quadro até as cargas. Mas não foi esse o teste. Houve corrente das hastes de aterramento até o quadro pelo condutor terra ao ser equipotencializada com o neutro.
@jota7jj334
@jota7jj334 Жыл бұрын
@@blogdosaulo ... Te sugiro a repetir o teste, fazendo o tn-s no quadro, coloca a carga ali, e mede vê se vai ter corrente no cabo de aterramento da carga...
@blogdosaulo
@blogdosaulo Жыл бұрын
@@jota7jj334 Da carga não vai ter. Somente do quadro para trás.
@jota7jj334
@jota7jj334 Жыл бұрын
@@blogdosaulo ... Se vc olhar isso como um esquema de ciruito em um papel, verá q não teria sentido a corrente ir pelo aterramento, uma vez q o ciruito tem o caminho do neutro q é do circuito... O aterramento tem grande impedância comparado ao valor de neutro, o aterramento fica em paralelo com o caminho do neutro q é muito menor a resistência, o mais próximo de zero... Ou seja, não tem o pq parte da corrente ir pelo terra, msm q aja tensão encima desse divisor, porém, o caminho do neutro é praticamente um curto", então não configura uma associação de resistencias... Na minha casa por exemplo, uso tn-s, e já medi pra ver com cargas ligadas aqui, não há corrente pelo caminho do eletrodo de terra...
@jsantoslucio
@jsantoslucio 4 ай бұрын
Desinformação terrivel nesse vídeo aí. Fazendo no QDC com barramentos distintos não acontece de passar corrente pelo cabo do aterramento. O KZbin está cheio de gente com "boas" intenções, porém fazendo o contrário.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 4 ай бұрын
Distintos não mesmo. Mas no vídeo foram dois barramentos ligados.
@Cesarx55
@Cesarx55 2 жыл бұрын
Descobriu a pólvora
@douglasalmeida8220
@douglasalmeida8220 3 жыл бұрын
A norma NBR-5410 fala no item 6.4.2.1.3 que o BEP (Barramento de Equipotencialização Principal) deve ser feito junto ou próximo ao ponto de entrada de alimentação elétrica da edificação, ou seja, não há problema em fazer o BEP dentro do QGBT ou no QDC... O que eu achei estranho no seu teste é que mesmo havendo uma fuga para terra (6.4A) não houve o seccionamento automático através do disjuntor do circuito ligado, pois como o neutro está interligado ao terra, teoricamente essa fuga provocaria um curto circuito, desarmando o disjuntor.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Olá amigo. Meu teste não vai contra a norma. Mas sim adiciona algo importante que é ter todos os terras diretamente ligados a barra sem ter ligações antes. Quanto ao seccionamento. Isso é coisa do IDR e não de disjuntor. Mas nesse caso o IDR não atuaria, pois a "fuga" estaria antes dele.
@douglasalmeida8220
@douglasalmeida8220 3 жыл бұрын
@@blogdosaulo Cara a norma é clara quando diz que o BEP deve ser instalado "próximo" ao ponto de entrada da edificação, o que se aplica também ao QGBT... E vc precisa fazer essa equipotencialização no QGBT e não fora dele como você fez, afinal não é permitido por norma essa união entre neutro e terra nos circuitos terminais... Meça as corrente deste mesmo circuito fazendo a equipotencialização dentro do QGBT antes de chegar aos circuitos terminais e você vai ver que o valor da corrente do condutor de proteção será zero... Quanto ao seccionamento automático o disjuntor pode sim perfeitamente ser usado para isso no TN-S... Já no sistema TT o DR deve ser usado como seccionador automático, pois nesse sistema o disjuntor não irá atuar em caso de fuga de corrente e é por isso que no TT o DR é obrigatório para todos os circuitos.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
@@douglasalmeida8220 Mas eu fiz antes dos circuitos terminais. Disjuntor só atua em curto circuito ou corrente acima. Não tem isso no caso. Eu não fiz equipotencializacao em circuito terminal. Eu simulei um QDC com somente um circuito.
@douglasalmeida8220
@douglasalmeida8220 3 жыл бұрын
@@blogdosaulo Onde vc fez a interligação de terra e neutro eu considero como um circuito terminal, afinal você equipotencializou nos cabos de alimentação daquele circuito que apresentou a corrente no condutor terra... É como se vc interligasse o neutro ao terra do chuveiro (NÃO PODE)... Quanto ao desarme do disjuntor ele se dará justamente por causa do curto circuito gerado através da "fuga" de corrente pelo condutor terra, como o sistema é TN o neutro é aterrado junto ao terra... E é por isso que haverá o curto circuito, caso exista alguma "fuga" a corrente será escoada pelo condutor de aterramento e como este condutor de aterramento tá aterrado no neutro haverá uma DDP que irá ocasionar o desarme do disjuntor... Obs.: Se o esquema fosse TT o disjuntor não atuaria, por isso neste esquema é totalmente obrigatória a instalação do IDR em todos os circuitos, porque só ele irá ter a sensibilidade para desarmar e proteger o circuito mesmo em caso de pequenas "fugas" de corrente.
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
​@@douglasalmeida8220 Não entendi até agora onde enxergou o curto-circuito. Quanto ao circuito terminal. Não há absolutamente nada a ver. Houve a equipotencialização Terra e Neutro de forma ÚNICA e ela é anterior ao circuito terminal que no caso é único. Lembrando que o circuito terminal no caso são as próprias cargas. E o meu "QDG" é o cabeamento anterior a tomada. Totalmente possível. Não tem nada a ver de usar o Neutro como aterramento. Continuo reafirmando que equipotêncializar no aterramento é a forma correta.
@viniciusbento7163
@viniciusbento7163 3 жыл бұрын
Não entendi o esquema de ligação antes do QDC
@viniciusbento7163
@viniciusbento7163 3 жыл бұрын
Como seria essa equipotencialização antes do QDC?
@blogdosaulo
@blogdosaulo 3 жыл бұрын
Terra indo para o Terra normal e mais um cabo que sai das hastes e vai para o neutro. Vou postar um croqui na descrição!
@viniciusbento7163
@viniciusbento7163 3 жыл бұрын
Ahh, agora entendi!
@Cesarx55
@Cesarx55 2 жыл бұрын
Tns
BARRAMENTO DE EQUIPOTENCIALIZAÇÃO! VEJA O QUE É
14:25
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA -UCB
Рет қаралды 16 М.
Alat yang Membersihkan Kaki dalam Hitungan Detik 🦶🫧
00:24
Poly Holy Yow Indonesia
Рет қаралды 11 МЛН
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Secret Vlog
Рет қаралды 15 МЛН
ATERRAMENTO TN e TN-C TN-S e TN-C-S! Como funcionam?
13:23
Eletricidade Online
Рет қаралды 145 М.
ESQUEMA TN-C-S DE ATERRAMENTO, aprenda a identificar!
9:58
Keffson Chagas
Рет қаралды 380 М.
ENTENDA O ESQUEMA DE ATERRAMENTO TN-S - TEORIA E PRÁTICA.
13:05
ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA
Рет қаралды 507 М.
BARRAMENTO DE EQUIPOTENCILAIZAÇÃO BEP? O QUE É ISSO? COMO EQUIPOTENCILAIZAR?
15:47
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA -UCB
Рет қаралды 4,4 М.
ATERRAMENTO LONGE DO QDC! PODE?
8:24
Eletricidade Online
Рет қаралды 5 М.
ENTENDA O ATERRAMENTO TT DE UMA VEZ POR TODAS - TEORIA E PRÁTICA.
12:50
ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA
Рет қаралды 141 М.
FINALIZANDO QDC E PADRÃO DE ENTRADA - PARTE 9
14:51
CASTELANDO Com Cristiano Matos
Рет қаралды 11 М.
Como TRANSFORMAR um ATERRAMENTO TT em TN-S? 🔌🤔
6:35
Engehall Elétrica
Рет қаралды 208 М.