Há muitos relatos no you tube sobre desistência na pós. Eu sou professor universitário federal. E vivi muitas dificuldades tbem na pós. Temas que vc aceita mas não se identifica; orientadores que cobram e são indiferentes aos seus desafios e sacrifícios; egos, incompreensão dos que estão de fora etc. Um conselho para os que não entraram ainda numa pós: Entre quando tiver confiança que sofrer e desanimar é parte da coisa. Se por alguma razão achar que isso vai lhe fazer muito mal. Espere e tente quando tiver mais cascudo. Para os que desistiram. Ótimo, pois não compensa prejudicar a saúde com isso. Porém, estejam abertos a outras oportunidades no tempo certo. Numa outra pós, num outra universidade e num outro tempo da vida. Eu tenho 48 anos. Terminei o mestrado a duras penas com 25 anos. Só voltei para a pós com 39 anos e depois de vários fracassos para entrar. Mas nessa idade a gente já se acostuma com alternância de vitórias e fracassos. Mesmo com um emprego estável, senti que era hora de completar a coisa toda. Qdo entrei no doutorado entrei com a "faca nos dentes". Logo peguei a bolsa Fapesp e fui viajando duas vezes por semana 400 km de moto entre minha cidade e a pós. Terminei o doutorado numa universidade reconhecida. Minha tese foi premiada e terminei com 44 anos . Moral da história, não tenham pressa, em grande parte das vezes não é o momento. Como no jiujitsu melhor dar dois tapinhas e continuar lutando, do que continuar e se machucar e não lutar mais. Aprendam que aqueles que vencem a longa prova da vida não são os velocistas, mas os maratonistas!
@deborasilva4164 Жыл бұрын
Nossa, precisava disso ❤
@maritimponiАй бұрын
Entrei no mestrado esse ano, aos 44 anos. Eu sabia que seria difícil, só não sabia que voltar a estudar seria tão ruim. Sou professora há muitos anos, gosto muito de ler e estudar, mas descobri que odeio assistir aula, odeio estudar assuntos que não me interessam (e a gente não se interessa por tudo no mestrado). O problema não são os prazos apertados, sou revisora e tradutora, prazo curto é a minha vida normal. O problema não é trabalhar muito, eu sempre trabalhei muito, hoje tenho 44h em uma faculdade e 10h em outra. O problema é que eu acho o meu trabalho muito mais interessante do que o mestrado. Estou muito cansada, muito chateada, nao estou vendo proposito nessa empreitada que me custa tanto. Eu também não tenho bolsa, pq não vou abrir mão dos meus trabalhos, que além de garantirem meu sustento, também me dão muita satisfação pessoal. O mestrado não garante o meu sustento e também não me traz nenhuma satisfação 😢. Se eu não terminar o mestrado, continuo com meus 2 trabalhos. Se eu terminar, também. Não há acréscimo no meu salário... então nem isso vale.
@dayanaferreiradesousa34593 жыл бұрын
Realmente essa dinâmica social do mestrado é horrível. Colegas que pensam que são melhores que você e quererem puxar seu tapete é o que mais tem na acadêmia, infelizmente. Torna um momento que era pra ser de aprendizado e de convívio saudável em um momento de isolamento tanto social quanto intelectual. É tudo uma grande vaidade, no final. Pq se apertar um pouquinho.. ninguém sabe de nada, estão todos ali tentando entender alguma coisa, são todos educandos ainda.
@emersonbezerra60325 жыл бұрын
Endendo você perfeitamente. Na época que fiz mestrado só me dedicava ao mestrado, mas realmente é isso que acontece. Consegui concluir meu mestrado, mas essa realidade social, briga de egos e outros fatores me fizeram não querer continuar para fazer um doutorado.
@felipobellini5 жыл бұрын
Obrigado por comentar Emerson. Eu pretendo fazer o mestrado ainda, mas em outro momento, por enquanto fico com meus vídeos aqui no youtube, o blog e a escola.
@kevinhusak56 ай бұрын
Muito bom o vídeo e a palavra bem passada. Atualmente estou finalizando minha dissertação com pouquíssimos resultados devido à vários conflitos no desenvolvimento do meu projeto. Infelizmente, acabei sofrendo assédio moral horizontal (duas vezes) na dentro do laboratório por discutir com um colega de laboratório que acabou gritando comigo e bateu a porta na minha cara, conversei com a sua orientadora e ela falou que é uma coisa complicada, mas que iria conversar com esse tal colega. Não pretendo desistir do mestrado, mesmo que tenha poucos resultados, mas a vontade é grande visto que outros colegas já estão do lado dessa pessoa por acharem que o que ela faz é "comum". Acredito que o que mais frustra no mestrado é nós as vezes não podermos falar nada por medo de fulano se invocar e partir pra cima da gente, frustrante. Enfim, apenas um relato e um desabafo de um mestrando que saiu do emprego para fazer um mestrado sem expectativas.
@giovanifatobeni24954 ай бұрын
Muito esclarecedor o seu depoimento, professor Felipo. Obrigado por dividir a sua vivência
@ManiaReflexiva4 жыл бұрын
Cheguei no seu canal a partir deste vídeo. Adorei demais!!! Me contemplou totalmente. Hoje passo por esse drama. Estou quase finalizando o mestrado e para mim tem sido uma enorme perda de tempo. Sei que isso pode me dar frutos mais a frente, mas o tanto de absurdos q a gente passa lá dentro não sei se compensa esse tempo todo. Penso que se eu fizesse cursos livres espaçados teria mais conhecimento acumulado e menos raiva vivida. Enfim... Triste isso tudo. Esse modelo de universidade não é o que eu defendo. Esse mundo não é para mim. Não prosseguirei carreira acadêmica pelos menos motivos que os seus. Obrigada por ter feito este vídeo. Bjinhos
@LuCavalcantiCampinas2 жыл бұрын
fiquei pensando o que foi que vc passou, tirando o que já se sabe...
@wwiilliiaann3 жыл бұрын
Desisti em 2011. Consegui um emprego bom, até hoje estou nele. Não queria ser professor depois que eu vi como as coisas funcionavam lá dentro.
@closs404 жыл бұрын
Finalmente um vídeo mais realista sobre o assunto. Parabéns!
@lucienemendes364 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@renatocaldeira2053 Жыл бұрын
Grandes vitórias, grandes sacrifícios... cada um sabe o que é melhor para si, o importante é seguir em frente sempre e confiar que o melhor está sempre acontecendo.
@JEANCARLOS-fk8si5 жыл бұрын
Faça mestrado apenas quando tiver realizado financeiramente, porque bolsa não é pra vida toda
@raianelima93644 жыл бұрын
Realmente. Verdade com propriedade pessoal aqui. Não é pra vida toda e desgasta saúde mental.
@viniciusdealmeidacosta75742 жыл бұрын
Concordo plenamente. Terminei o meu mestrado e desisti da carreira acadêmica ao constatar isso.
@cleonaradossantospereira87703 жыл бұрын
Nossa, amigo, vc sim disse verdades! Sou mestranda, sem bolsa, com atividades atrasadas da pós, também trabalho, e ainda preciso me preocupar em estudar para concurso, além da vida pessoal, claro, realmente tem sido muito difícil e bem diferente do que sonhei durante vários anos. Logo no ingresso no mestrado soube de alguns acontecimentos e puxadas de tapete que me deixaram totalmente desanimada, e foram cada vez acontecendo mais coisas que me deixaram desiludida, esse é o termo. Muita arrogância, bajulação, puxação de saco, entre várias outras coisas. Estou relutando para desistir, porque lutei muito para conseguir, mas sinceramente, a situação não está nada boa, e ainda estou perto de qualificar, e me falta escrever muito. Pensei em pedir demissão do trabalho, mas tenho medo de me arrepender, além, claro, da parte financeira. Doutorado tenho certeza que os concorrentes não precisarão se preocupar comigo, não quero mesmo. Sempre fui excelente aluna, e inclusive passei em primeiro lugar na minha linha de pesquisa, mas é muito estressante, não sei até quando conseguirei. Abraços, sucesso no canal e na vida!
@deborasilva4164 Жыл бұрын
Poxa vida, gostaria de saber se vc continuou. Pretendo fazer mestrado daqui uns anos, mas antes disso estou pesquisando os prós e contras.
@rozangelasouza10594 жыл бұрын
Oi Felipo, estou fazendo mestrado na PUC, ganhei uma bolsa, mas de uns tempo para cá, estou infeliz com o tema que escolhi e não tem como mudar, estou fazendo o possível para continuar, mas olho para o meu projeto de pesquisa e só tenho vontade de chorar. E assim como você sempre amei a vida acadêmica, mas agora estou infeliz, acredito que o excesso de trabalho também esteja me prejudicando. Felippo, você disse tudo, essa prepotência acadêmica também contribuiu para o meu desânimo com o mestrado.
@nino6672 Жыл бұрын
Concluiu?
@paulogadioli7866 Жыл бұрын
Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.
@JoaoVictor-wp3nl5 жыл бұрын
Gostaria de parabenizá-lo, comecei a acompanhar o canal recentemente. Você abordou um dos temas que eu estava pesquisando de maneira muito didática. Sou fascinado pelo tema de educação, então só tenho elogios ao seu canal. Pretendo fazer mestrado, estou no início da graduação, mas sou muito ativo na universidade. Você descreveu muitos medos que eu tenho em relação ao mestrado, mas estou fazendo o possível para chagar da melhor forma e bem preparado, mas não é algo fácil, principalmente a questão da dedicação, não remuneração. Admiro a sua trajetória e perspectiva, desenvolver projetos pessoais é algo que gera muita satisfação.
@ecianesouza42894 жыл бұрын
Realmente....descreveu muito como me senti! Parabéns!
@fernandorodrigues81572 жыл бұрын
affs eu não ia aguentar também não prefiro manter minha sanidade mental e apenas passar no concurso público.
@antoniopereiradeoliveira38114 жыл бұрын
Infelismente eexiste uma gama de mestrando e doutorando que desenvolve problemas emocionais como: excesso de ansiedade, depressão e outros. Esse mundo de pos graduando é ,as vezes , decepcionante...e outra fazer mestrado sem auxilio financeiro deve ser um peste
@luanaandradeluna5314 жыл бұрын
Penso em fazer mestrado, mas ao mesmo tempo penso na minha saúde psicológica. Tenho TAG e tenho medo de surtar de vez.
@lipe66494 жыл бұрын
Forças amiga, eu tenho problemas de ansiedade e sei como é desesperador ter isso.
@julyecristiealexandrevieir67804 жыл бұрын
Só faça se tiver um acompanhamento terapêutico muito bom. Estou tomando 9 remédios diferentes por insanidade mental devido às consequências.
@Beunic13 жыл бұрын
@@julyecristiealexandrevieir6780 Caramba menina! O que houve??? Melhoras pra vc!
@raianelima93643 жыл бұрын
Não faça sem acompanhamento. Experiência pessoal. Você pode ter sérios problemas e nadaaa vale sua saúde. Vc vale mais que um pedaço de papel
@manoelfrancisconascimenton1461 Жыл бұрын
😂😂😂 se cuida
@odisseu5082 Жыл бұрын
Caramba! Seu relato parece um pouco com o meu. Sou professor efetivo da educação básica na rede pública, só que de 20h. Hj estou em meio a um mestrado e para isso fiz como vc: abri mão de um contrato se 40h para fazer esse mestrado. A diferença é que no meu caso era apenas um contrato. Puxa! Vc abriu mão de um cargo efetivo? Caramba! Enfim...vc é fera e tenho certeza que já deve estar em outro vínculo. Sucesso nos seus projetos
@disc23KF4 жыл бұрын
Interessante suas colocações, também estou pensando em fazer mestrado mas minha prioridade é passar em um concurso público pra garantir a estabilidade. Fico desanimada em fazer mestrado só quando lembro do meu TCC na faculdade, teve alguns pontos que me deixaram muito pra baixo, por exemplo, eu citar falas de autores que achei interessante colocar, mas a professora não concordar com o autor e pedir para eu tirar do trabalho. Como assim? Eu gostei do que ele falou...kkkk Eu tinha uma colega muito dedicada, no dia da defesa a orientadora fazia cara de deboche e descascou o trabalho dela, essas coisas nos deixam tão pra baixo. Por isso é bom ter estabilidade financeira pq se ver que mestrado não é sua praia, chuta o balde e vai ser feliz!
@raianelima93644 жыл бұрын
Tenha um emprego certo e quando tiver oportunidade faça o mestrado se desejar. Eu tô desgastada dessa vida acadêmica e o desemprego não é superado pelo mestrado e doutorado. Fora a saúde mental que vai embora.
@Beunic13 жыл бұрын
@@raianelima9364Qual a sua area Raiane?
@HenriBlakk3 жыл бұрын
Sou servidor público, tenho estabilidade e comecei o mestrado na metade do ano passado, e posso dizer que eu tô caindo fora do mestrado. Não é pra mim. Os professores e pesquisadores são muito mais burocratas da técnica do que pensadores criativos, intelectuais e originais. O trabalho que se faz na academia, os acadêmicos dão muito mais valor à forma do que ao conteúdo do trabalho e a metodologia é superestimada em detrimento da criatividade intelectual. Fora que outros fatores pesaram na decisão de desistir do mestrado: egos sociais, professores que não gostam de ser questionados, melindre, vaidade, escrotidão catedrática, mestrado profissional que não é a minha praia e sobretudo a dificuldade de conciliar a minha jornada de trabalho com o tempo necessário para se dedicar ao mestrado com afinco. Admiro àquelas mestrandas batalhadoras que trabalham fora, têm filhos pequenos e ainda fazem mestrado, mas não é pra mim. Concluo que se eu quiser realizar um trabalho intelectual de relevância e alcance maior, seria bem melhor eu escrever uma obra e publicá-la do que estar na universidade aguentando aporrinhação.
@Beunic13 жыл бұрын
@@HenriBlakk Oi! Vc é servidor de qual área e qual o seu mestrado?
@HenriBlakk3 жыл бұрын
@@Beunic1 Oi! Sou professor da rede pública e o mestrado é um mestrado profissional voltado para a área de atuação em sala de aula.
@felipecortes81472 жыл бұрын
Felipo, obrigado por este conteúdo! Estou estudando para entrar num mestrado em instituição privada. Você acredita que, num curso de mestrado pago, as situações desafiadoras, no que se refere tanto aos professores, suas arrogâncias e pressões, quanto aos colegas altivos e competitivos, são as mesmas? Pergunto porque tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG - e um ambiente assim seria promotor de surto.
@guedesdelmiroguedesdelmiro20234 жыл бұрын
Mas agora tem mestrado EAD. Prefiro assim. Mas já imaginava ser assim. Difícil e mexe com seu psicológico
@brunnomesquita42033 жыл бұрын
No meu caso o problema foi concentrar e escrever. Não saia nada.
@hpttm749 Жыл бұрын
eu tbm faco mestrado ead
@odisseu5082 Жыл бұрын
@@hpttm749mestrado ead? Desculpa, mas qual universidade? É autorizado? Pergunto porque desconheço cursos de mestrado EaD
@deborasilva4164 Жыл бұрын
@@odisseu5082 já ouvi falar que mestrado EAD é mais para quem quer ter apenas o título e não pensa em lecionar em universidades. Mas, entre em alguns grupos de mestrados do face, tem valores de 800, 1000. Não penso em fazer nelas pq acho que é furada, mas tem muitas assim.
@hpttm749 Жыл бұрын
@@odisseu5082 must university. Vc reconhece depois, pago 560 por mes. Estou fazendo pois ja sou professor concursado e o mestrado vai aumentar meu salario. Se quiser mais informacoes pesquise must university no youtube q vaI ter varios videos, ja tenho colegas que reconheceram e estao ganhando os 40% a mais como prof.
@camaradastalin685 жыл бұрын
Que inspiração.
@allanbcosta043 жыл бұрын
Cara cada um com suas limitações, se achou que não dava é isso mesmo, mas que seu salario subiria absurdamente com Mestrado e Doutorado.
@raianelima93643 жыл бұрын
Dependendo do lugar, não sobe não. Estado do Rio de janeiro, por exemplo, é um percentual muito pequeno
@odisseu5082 Жыл бұрын
Pior que não sobe quase nada. Na área de educação mesmo, a depender do Estado, não sobe nem 15%
@corretorrogeriocatarino3 жыл бұрын
9:07 Houveram???????
@nutrileandroniolli53692 жыл бұрын
Quando está na frente da câmera falando no improviso, é normal ter uma pequena falha de gramática. Já gravou quantos vídeos?