😀 QUERO SER MEMBRO E ASSISTIR AS LIVES SEMANAIS INTERATIVAS: bandogbrasil.com.br/seja-membro/ 🐶 QUERO COMPRAR O CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES ONLINE (+ CERTIFICADO): bandogbrasil.com.br/curso/
@lucianoguidetti11563 жыл бұрын
Jairo, escreve um livro pra gente.. Vai ser o máximo!! ❤️
@luxtempestas3 жыл бұрын
Super apóio, consigo absorver muito mais lendo do que asistindo/ouvindo e seria mto prático rever o conhecimento de determinado ponto quando necessário! Compraria na hora (ficariam do ladinho dos meus livros sobre o Fila Brasileiro, haha!).
@henriquedias14363 жыл бұрын
Meu sonho comprar o kit Jairo Teixeira livro, camisa e xícara Bandog Brasil
@adeilltonfilho3 жыл бұрын
Seria mesmo!
@GSavi103 жыл бұрын
Descobri o trabalho do senhor e o que são bandogs na live do SV e, absolutamente todos os teus vídeos me proporcionam uma aula, uma grande reflexão e boas risadas! Consequências do modo enérgico e cativante que o senhor conta suas histórias. Quero continuar aprendendo, continue o excelente trabalho, forte abraço!
@joaomaria99953 жыл бұрын
Pois é, Sr. Jairo. Temos que observar, pesquisar, e chegar a conclusões. Ficarmos esperando pela experiência de outros, às vezes traz decepção. Eu sempre tive cães, desde criança, e sei muito por experiência própria. Mas, na verdade, sempre temos muito que aprender. E assim continuamos procurando ajuda, soluções. Agradeço. Abs.
@markho60343 жыл бұрын
90% ou mais, não gosta desta abordagem, preferindo ter um filho de 4 patas e não um cachorro.
@CommunismiEstCacas3 жыл бұрын
"Onde quer que haja adoração a animais, ali haverá sacrifício humano". G. K. Chesterton
@LarissaMarcosf3 жыл бұрын
@@CommunismiEstCacas Amo e adoro cães e é exatamente por isso que, hoje, prefiro tratá-lo como cães, não como mini humanos, afinal, o tratamento não adequado que damos aos bichinhos, por melhor que sejam nossas intenções, os deixam confusos, ansiosos, desconfortáveis e tudo isso é prejudicial, além de colocá-los desnecessariamente em sofrimento. Isso é amar um animal? Eu opto por vê-los felizes e saudáveis física e mentalmente. Já errei muito, no passado, com a criação de meus cães por não saber de nada disso. Em outros tempos, este tipo de educação onde se respeita o cão, como cão, não era comum, principalmente na minha cidade pequena de interior.
@alantiago112 жыл бұрын
Impressionante os conhecimentos do jeito, simples e objetivo, sempre! Gosto muito de acompanhar os ensinamentos. Me ajuda muito com meu trio de pastor alemão.
@alexsampaio79603 жыл бұрын
Um livro do Jairo seria massa demais!
@robertoluizdesouzafonsecaf81973 жыл бұрын
#Jairo você é o melhor instrutor de cães que eu conheço, não tem mimimmi, VERDADEIRO fala tudo na lata.
@adrianogoncalves74833 жыл бұрын
Aquela aula top de sempre... como um amigo aqui disse: achei estranho essa calma toda, sem nenhuma polêmica kkkkk
@evavieira9497Ай бұрын
Vou levar ao veterinário obrigada
@uedsonsantos28653 жыл бұрын
Fala mestre Jairo , tenho um Pit Bull de 8 meses, e troquei a ração pela comida natural graças a s eus vídeos,faz poucos dias que comecei mais estou gostando do resultado, principalmente das fezes que não ficavam secas de jeito nenhum, mais tenho uma dúvida , quantas vezes vc alimenta seus cães por dia e qual a quantidade em média? Fico grato se puder me responder, e parabéns pelo trabalho
@pauloalbuquerque93373 жыл бұрын
Alguém disse uma vez que, se você procura determinado livro e esse livro não existe, você mesmo deve escrevê-lo.
@jonathanqueiroz70953 жыл бұрын
Jairo muito calmo nesse vídeo,kkkkkkkkk Ta faltando vídeos polêmicos
@jamilesimplicio21633 жыл бұрын
Mais um excelente vídeo,faça um livro o senhor tem muitos ensinamentos
@isapereira28803 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que já assisti!!! Parabéns e obrigada, Jairo.
@YoshiYorkshire3 жыл бұрын
Uma vez vi um filhote se Shihtzu em um petshop e tava fuçando o coco (parecia que iria comer), aí avisei o pessoal do pet 🐶🐶, SUPER LIKE 👍🏻 AUbraço do yorkinho Yoshi, au au au 🐶🐶🐶
@amagnifica3 жыл бұрын
E o pessoal do pet shop nada fez.
@bcmt30233 жыл бұрын
Na roça a gente dava fubá pra baratear o custo do cachorro. Ração tá quase preço de filé kkkk ração! A base de milho kkkk
@alinescheffer3 жыл бұрын
Obrigada por mais um ótimo vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻 Fiquei apenas com uma dúvida, como fazer para limpar o canil sem o vão ver? Se eu soltar ele no apto não vai dar certo kkkk
@nine...163962 жыл бұрын
Muito bom sua aula!👏🏼
@mirianmendes67383 жыл бұрын
Vc é muito Bom!! !!Me ajudou Muito!!
@viniciusbastos90043 жыл бұрын
Sem curvas, papo direto!
@paulogoncalvesdutra31933 жыл бұрын
Gostei do vídeo, Jairo Teixeira!! Parabéns!!!
@alessandropessoaallez3 жыл бұрын
Tem mais informações sobre ingestão de esterco e de como sanar esse hábito do animal? Desde já agradeço. Show de bola como sempre.
@EvandroMotta3 жыл бұрын
Pra resolver esse hábito é necessário restrição de espaço (caixa de transporte ou canil), monitoramento constante do cão e correção intensa quando o cão der o primeiro sinal de que vai comer as fezes. Aliado a isso, manter uma rotina de treinos e atividade física todos os dias.
@alessandropessoaallez3 жыл бұрын
@@EvandroMotta valeu, faz todo sentido.
@carloseduardotavaresduque22863 жыл бұрын
@@EvandroMotta Fala cara, em relação a correção intensa eu queria saber como corrigir da maneira certa, pq "brigar" com o cão não adianta pq eles n entendem, como seria uma boa correção ?
@EvandroMotta3 жыл бұрын
@@carloseduardotavaresduque2286 Eu uso coleira eletrônica. É cirúrgica, muito eficiente e deixa extremamente claro pro cão que aquela atitude é errada. Em pouco tempo resolve o problema. Mas você pode usar outras ferramentas pra fazer a correção de forma efetiva: o Bonker e a Prong Collar (coleira de garras) funcionam muito bem. Gritar, borrifar água no focinho do cachorro, usar uma garrafinha com pedras, etc, nada disso funciona de forma efetiva, na minha visão…
@carloseduardotavaresduque22863 жыл бұрын
@@EvandroMotta vdd muito obrigado, acho q a coleira eletrônica é um dos equipamentos mais eficientes que tem
@alessandraaziz35913 жыл бұрын
Mais um ótimo vídeo 👏👏 Gratidão
@HigorLimaPsicologiaCanina3 жыл бұрын
Muito bom!!!!!
@julioedeo8843 жыл бұрын
Minha filhote de pastor de 5 meses tava comendo fezes mais era do gato 😒😒
@evavieira9497Ай бұрын
Bom dia minha cachorra come mas ela é muito bem tratada. Não sei ok fazer
@LuizGustavo-fm3qo3 жыл бұрын
Hj ja tem livros de comportamentalismo em veterinária... Nao sei se na biblioteca da Universidade mencionada. CONTUDO, ainda é necessário filtrar bastante a informação contida neles. Eles acreditam por exemplo em desvio comportamental, algo que é estranho à prática do comportamentalismo empírico e de resultados.
@theloniousmagno3 жыл бұрын
escreve um livro, Jairo
@teo63663 жыл бұрын
Jairo, faz um video mostrando como fazer com que um Dog que apanhou de um cachorro de rua quando jovem perder o medo de cães! O meu apanhou uma vez quando tinha 6 meses de dois cães grandes de rua e até hj ele tem medo de cães maiores que ele, e é agressivo com cães menores que ele!
@Jorge_adestrador3 жыл бұрын
Uma dica Passeia sempre em dupla pra o cachorro volta a ganhar confiança quando Eli tiver voltando sua confiança vc passeia só com Eli
@teo63663 жыл бұрын
@@Jorge_adestrador Interessante, vlw cara!
@EvandroMotta3 жыл бұрын
@@teo6366 Só passeie em dupla se o outro cão for totalmente equilibrado na rua. Se ele for reativo, por exemplo, já era. O tiro vai sair pela culatra. O melhor, nesse caso, é fazer um trabalho com um bom adestrador. Reabilitar um cão com um "trauma" requer um processo minucioso, que só um profissional pode conduzir da forma correta.
@teo63663 жыл бұрын
@@EvandroMotta obrigado, irmão!
@amagnifica3 жыл бұрын
@@EvandroMotta Muito bem, o outro cão PRECISA ser equilibrado. Se vc pega um cão desequilibrado, já era. Pior a emenda do que a soneto.
@LucasHenrique-bk7st3 жыл бұрын
Tmj .
@gustavofreires98963 жыл бұрын
O que tu acha do presa canário Jairo?
@mateus10211210 ай бұрын
Professor não sei mais o que fazer em relação a isso, tenho dois cane corsos, um macho e uma fêmea, o macho veio e dois meses depois a fêmea, os dois tem esse comportamento, porém apenas na rua, nos passeios, aqui em casa eles não tem esse comportamento, não comem fezes nem mesmo da shih tzu que temos aqui, é só na rua mesmo.
@Mnzs563 жыл бұрын
Jairo , Na questão sobre raças puras que vc explicou em outro vídeo , fiquei com uma pergunta me incomodando . Vc explicou que a seleção por raças puras e modismo e que acaba causando problemas na estrutura e na saúde do cão . Minhas perguntas são : o modismo tbm faz com que raças desapareçam? Ex. Tem muito tempo que não ouço falar sobre o piquenes , uma raça que era muito criada por quem tinha pouco espaço . E está mania de castrar cães para " evitar doenças " não poderia levar a extinção de algumas raças , já que elas deixam de se reproduzir ? Se puder , faz um vídeo sobre isso. E tbm sobre cuidados com a cadela prenha e após o parto
@EvandroMotta3 жыл бұрын
Raças são extintas por diversos motivos, não creio que seja algo específico do “modismo”. E sempre que uma raça desaparece, uma nova surge. É algo constante… Sobre o fato do Pequinês não ser mais tão visto é uma questão de gosto e de “momento”. No passado, era realmente uma raça muito utilizada em casas. Porém, hoje temos um boom de raças diferentes, como o Border Collie, o próprio Mallinois, etc. O Pequinês não desapareceu, essa nova geração de pessoas apenas parou de gostar desse cão. A castração não vai levar raças à extinção, pois sempre existirão criadores. Além disso, a castração não é tão difundida assim como a gente imagina. A maioria dos cães não são castrados… Sobre a questão da cadela prenha, veja com um veterinário. Não é o tipo de informação que você deve obter num canal do KZbin.
@Mnzs563 жыл бұрын
@@EvandroMotta Obrigado Minha cadela está sendo acompanhada por veterinário. Mas, existem várias informações que o Jairo dá que são úteis, por isso gosto dos vídeos dele, pois existem vários vídeos na internet sobre estes assuntos , inclusive de veterinários
@xMatheus-gl3mp3 жыл бұрын
6:34 kkkkkkkkk coitado
@walteniorochalopes9333 жыл бұрын
tenho um filhote fêmea de rotweiller de quatro meses, utilizo alimentação natural, como pescoço, fígado, ovos, pé de galinha, fissura de porco, porem ela tem o hábito de comer fezes de galinhas, segundo informações isso se dá pelo instinto primitivo de predador por comer animais por completo inclusive intestino cheios de fezes, confere?
@thiago83863 жыл бұрын
A minha Pitbull tbm, fica querendo comer fezes de galinha, eu tbm dou alimentação natural
@franciscorafaellobodelfino47283 жыл бұрын
Jairo eu queria ver um vídeo seu falando do presa canario
@ELEKTRA_OFICIAL.3 жыл бұрын
Eu tava precisando desse vídeo , a minha cachorra de 7 meses ela come e espalha o cocô da gata e quando tá com raiva o estressada pega a própria merda e traz pro sofá ;(.
@LorenaeRose4 ай бұрын
Mas o video nao disse de forma clara o que fazer..que técnica usar pra fazer eles pararem de comer coco 😢
@GsxS-750a3 жыл бұрын
Jairo pelo amor de Deus, não sei mais o que posso fazer para deixar meu cachorro comportado, e acredito que devido as condições do ambiente e as pessoas da casa não saberem nada de comportamento canino, fizeram com que o pouco que pude entender com seus vídeos e aplicar está levando para regredir o processo de educação e estou acabando andando em círculos no processo e alguns comandos acaba deixando de ser consistente, e acredito muito no seu trabalho que parece ser lento, mais é muito eficiente e consistente. Um dos comandos que não está consistente, na verdade nada está, é ele ir para o canil de porta aberta e ficar lá, e quando tiro ele para trabalhar com cabo de guerra, bolinha, ele não vai com toda disposição, não morde firme, inclusive quando ele tava com 2, 3 meses ele tava até disposto, acredito justamente porque ele recebeu atenções externas e deram liberdade, e me tira essa dúvida pelo amor de Deus, pra eu trabalhar o cachorro filhote de 40 dias, hoje ele já tá com 5 meses, todo o processo tem que ser totalmente excluído das pessoas da casa ou ao menos as pessoas fazem absoluto silêncio, porque desde que o cachorrinho veio sempre tive a ideia de ele ficar no canil e liberalo quando fosse trabalhar (bolinha, cabo de guerra) dando assim atenção que eu propor e percebendo que ele tá ficando tranquilo apresentá-lo para o convívio com as pessoas da casa, sem deixar o cachorro livre e quando eu falar canil ele entender, me ajuda, e quando puder te pago, envia o número da sua conta que deposito. Acredito que Deus te deu esse dom.
@EvandroMotta3 жыл бұрын
Cara, o Jairo não vai conseguir te ajudar de forma particular. É inviável, porque seu problema envolve um acompanhamento constante. Não existe uma fórmula mágica, sacou? Envolve mudanças na sua rotina, na rotina da sua família, etc. Eu, se fosse você, colocaria um tranca no canil. A chave ficaria com você. Somente você terá o "poder" de liberar o cachorro. Quando você estiver fora, o cachorro ficará trancado no canil. A liberdade dele será ligada à você! Assim você resolve o problema da interferência das pessoas no treinamento do cão. Feito isso, você tem três opções: contratar um adestrador, contratar o curso do Jairo ou tentar resolver por conta própria. Como você falou, por conta própria está difícil e o cão não está respondendo bem. Minha sugestão é você contratar alguém pra te ajudar (junte uma grana, se for preciso). Se isso não for possível, dificilmente você vai conseguir reverter esse problema sozinho. Uma última alternativa seria investir em uma coleira eletrônica, porque o que falta pra você (pelo seu comentário) é PODER DE INTERVENÇÃO. E isso o colar eletrônico vai te dar...
@GsxS-750a3 жыл бұрын
@@EvandroMotta Valeu pelas dicas amigo, más pro meu caso fica extremamente complicado porque das suas três dicas e qualquer outra, todas vai remeter dinheiro, e tudo o que poço já investi no cachorro com vacinas, vermífugo, remédio de carrapato, fisicamente ele tá saudável, e pra mim a única alternativa era justamente o que fiz e venho fazendo acompanhando os vídeos do Jairo, e é possível educar o cão somente assim, más pra alguém que não e profissional e não tem apoio de ninguém da casa, e em meio as dúvidas, pra poder orientar as pessoas, tá levando o cão para esse comportamento indesejável, o meu cão tá exatamente com aquele perfil, ele senta, deita, fica, vem, tudo com estímulos da bolinha, petisco e no ambiente sem barulho, com isso as vezes ele obedece os comandos sem prêmio, e o vínculo hierárquico que é base do adestramento está bamba(inconsciente), más se eu não conseguir, futuramente pretendo morar em sítio e criá lo lá como a maioria, o bom que esse ambiente é o mais natural para criar esse vínculo.
@EvandroMotta3 жыл бұрын
@@GsxS-750a Então faz isso que eu falei. Coloca um cadeado no canil e só libera o cachorro quando você tiver presente. Assim, pelo menos, você controla a exposição dele. Treine ele todos os dias, pelo menos umas 2x.
@renataloureiro85673 жыл бұрын
No caso do meu cachorro ele só come fezes (sempre de outros) quando sai pra passear. Ele convive com outros e as fezes desses ele não come...não dá pra entender....
@elizabetelmadruga3973 жыл бұрын
Não quero interferir , sem problemas pq o filhote é pequeno mas.....
@mirianmendes67383 жыл бұрын
Tenho um Border agora entendi porque ele faz xixi no lugar errado ....kkkk não vou dar mais atenção a isso
@rafaelleandrogomessantos27083 жыл бұрын
Já tive vários cães e todos que tive gostavam de comer fezes de vaca ou galinha. Eles não comiam a própria merda, mas se fosse de vaca ou galinha eles não perdiam tempo, eu nem nunca liguei. Até pensei uma época em parar de comprar ração e comprar uma vaca e umas galinhas kkkkkk!
@elizabetelmadruga3973 жыл бұрын
Bom dia, tenho um pastor suiço, 13.amos
@elizabetelmadruga3973 жыл бұрын
Adquiri um filhote de pastor alemão de trabalho vai fazer 3 meses 22 de junho
@solinvictus41713 жыл бұрын
Minha cadela Pastor não come fezes, e parece saudável, mas come a ração "a pulso" obrigada, ela adora carne crua e ovos crus, mas na minha cidade interior da Bahia é caríssimo carne e frango, além do incoveniente de armazenamento e tempo para preparo(mesmo cru), e a ração Gold, premium especial, seleção natural livre de transgênicos, sai mais barato que carne ou frango, mas sinto que ela come obrigada, ela não come as próprias fezes, pois nós ignoramos totalmente as fezes desde quando ela era filhote e ela aprendeu a ignorar, mas come qualquer porcaria que achar, qualquer porcaria mesmo.
@kuarerma2 жыл бұрын
Quebra um ovo cru na ração. Vai ajudar ela a comer.
@solinvictus41712 жыл бұрын
@@kuarerma Às vezes eu faço isso e realmente ela tende a comer mais, mas eu tenho medo de "viciar" , e só querer comer assim. Porém como meu comentário já tem quase 1 anos, as coisas mudaram um pouco, e hoje ela come melhor.
@henriqueferreira61453 жыл бұрын
🙏👍
@alexsandrodesouzasilva79033 жыл бұрын
Mestre Jairo Teixeira vomos falar de cachorro o meu nome é Alex Sandro eu queria que vc falasse sobre o presa canário e o buldogue americano e os cães que são considerado como cães de matilha e os cães que não são considerado considerado como cães de matilha ou seja cães que convive bem sem brigas até a morte se os cães macho pode convive outro cão macho sem brigas até a morte e se isso vale pras fêmeas e fala também do Rusk seberiano se possível extrair alguma coisa de cão de guarda do Rusk seberiano deixei um 👍 pra vc parabéns pelo seu canal sou teu fã vc é um máximo
@carloseduardotavaresduque22863 жыл бұрын
Fala Alex, tem um cara no KZbin que tem um canal só sobre presa Canário, mt bom o canal dele, lá ele fala sobre como é a convivência do presa com outros cães e com a família. O nome do canal é (Santa morte presa canário)
@elizabetelmadruga3973 жыл бұрын
Só que o filhote manda nela, nós não interferimos , mas ela não dá um chega pra lá nela
@humbertovinicius1943 жыл бұрын
Minha Bull come ração, ovo e Arroz tudo misturado fica monstro....
@takarolanense35453 жыл бұрын
Pensei que arroz fazia mal ao cachorro?🤔
@humbertovinicius1943 жыл бұрын
Faz não mano pode colocar com ração ovo crú e mistura tudo eles acham muito bom ! Quando faço o arroz coloco quase nada de sal e óleo e que mata o cachorro.... O sal esses temperos prontos solta o intestino do animal e causa diarréia como chocolate e leite ....Isso com cachorro do lar, cachorro de rua come carniça e fica de boa porque estão adaptados com esse tipo de alimentação....
@humbertovinicius1943 жыл бұрын
Ração e comércio mano e deixa a merda do animal mais de boa para recolher no quintal.....
@alessandrolevyduarte29273 жыл бұрын
Jario vai lancar seu livro de comportamento canino quando
@teo63663 жыл бұрын
Primeiro
@costanetoraul13813 жыл бұрын
A diferença de um cão de trabalho para um cão de competição . O comportamento do cão, neste caso: cabeça virando pra todos os lados, alguns momentos o rabo abana, fareja sem falar, parece até que puxa á guia as vezes. Muito mais natural do que os cães de competição. A.movimentacao do cão, em nada atrapalha o movimento do policial. Tudo muito mais natural. Acredito por ter objetivo. kzbin.info/www/bejne/mZvQaGVqmMSMe5Y
@carlosmartins56033 жыл бұрын
Oi eu amei seu canal eu tenho um pastor alemão filhote eu vou começar a dar carne e ovo pra ele
@edhuardolima40343 жыл бұрын
Boa faça isso até desde os dentes até às fezes do animal muda, simplesmente fantástico
@leonardoventura57693 жыл бұрын
Primeira visualização kkk 40 segundos que postou. Lançou vídeo já clico.
@espacomixtico3 жыл бұрын
Socorro!!!! Meus dois shih tzus comem cocô desde sempre.
@EvandroMotta3 жыл бұрын
Tá na hora de buscar ajuda profissional pra resolver isso, Andreia!
@sillira32793 жыл бұрын
A minha shitsu também come 😪
@lucasdecamargo95133 жыл бұрын
O meu só se adaptou a ração como a guabi natural. Eu tô lutando agora com o preço q está o trem!
@brenovini69523 жыл бұрын
Aqui onde eu moro um saco de 15 kg da guabi natural é 250 reais, pra mim é muito caro
@italomacedo20203 жыл бұрын
@@brenovini6952 aqui aonde moro a melhor que vende é Golden, o saco de 15kg tá quase 200, provavelmente vai aumentar logo
@lucasdecamargo95133 жыл бұрын
@@brenovini6952 posso falar um trem pra desanimar vcs? Em 2018 eu pagava 90 reais no saco.
@brenovini69523 жыл бұрын
Eles fizeram uma nova embalagem, que está diminuindo a ração tipo de 15 kg por 13 kg com o mesmo preço Igual uma barra de chocolate, que se você parar pra ver aparece por exemplo: nova embalagem de 96 g para 80 g
@lucasdecamargo95133 жыл бұрын
@@brenovini6952 sim!! Nossa, ainda bem q depois de pronta a obediência dos outros cachorros vendi eles. Agora estou só com um. Mas o bichinho come 😅
@Immersein3 жыл бұрын
Assim como o humano, cachorro é onívoro. Cachorro não precisa só de carne. Assim como o humano, cachorro precisa de uma alimentação balanceada em termos de nutrientes. Essa alimentação pode ser de ração, pode ser de carne e vegetais ou pode ser apenas de vegetais. Mais uma vez, cachorro não é carnívoro, é onívoro.
@thiago83863 жыл бұрын
Nunca ouvi falar isso de cachorro ser onivoro
@EvandroMotta3 жыл бұрын
FAKE NEWS! A alimentação ideal para um determinado animal é aquela que se aproxima daquilo que ele espontaneamente busca no ambiente natural. Na natureza, canídeos selvagens como o lobo (ancestral dos cães) se alimentam majoritariamente de carcaça de animais abatidos, seja ela fresca ou em decomposição. Cães são capazes de digerir e aproveitar vegetais, como legumes e frutas. Mas sua morfologia e metabolismo indicam que esse “onivorismo” é infinitamente mais limitado que o da espécie humana. Basta observar como a dentição dos cães (composta por dentes que furam, dilaceram carne e destroem ossos) difere da nossa, que favorece a mastigação. Os canídeos apresentam intestinos delgados curtos, inadequados para a digestão de carboidratos complexos, como grãos. Cães produzem sua própria vitamina C, praticamente dispensando a suplementação dessa substância originalmente presente nos vegetais. Além disso, o pH estomacal dos cães é extremamente ácido, uma provável adaptação para o consumo de carnes cruas (contaminadas).
@Immersein3 жыл бұрын
@@EvandroMotta Os cães são classificados como membros da família Canidae e da ordem Carnívora, mas isso não se traduz necessariamente em comportamento, anatomia ou preferências alimentares. Alguns animais podem parecer carnívoros ou agir como carnívoros. Mas eles são realmente carnívoros verdadeiros? Lobos atacam animais que se alimentam de plantas, mas uma das primeiras partes que eles consomem é o conteúdo estomacal e as vísceras desses animais.1 Os coiotes comem uma variedade de alimentos, incluindo pequenos mamíferos, anfíbios, pássaros, frutas e fezes de herbívoros. Ursos panda também são membros da ordem Carnívora, mas são herbívoros que consomem principalmente folhas de bambu. Carnívoros estritos ou verdadeiros, como os gatos, possuem uma necessidade nutricional maior de taurina (um aminoácido), ácido araquidônico (um ácido graxo) e certas vitaminas (niacina, piridoxina, vitamina A), que estão prontamente disponíveis na proteína animal e fontes de gordura. Onívoros, como cães e seres humanos, não possuem maiores necessidades de taurina e certas vitaminas e podem criar seu próprio ácido araquidônico a partir de óleos vegetais. Existem outros fatores nutricionais, comportamentais e físicos que separam os mundos onívoro e carnívoro: Os cães têm dentes (molares) com superfícies relativamente planas, projetados para triturar ossos, bem como material vegetal fibroso. Cães conseguem digerir quase 100% dos carboidratos que consomem.2 Os cães têm um intestino delgado que ocupa cerca de 23% do volume gastrointestinal total, o que é compatível com outros onívoros; o intestino delgado de gatos ocupa apenas 15%.3,4 Os cães conseguem criar vitamina A a partir do betacaroteno encontrado em plantas. Confusão na conclusão Alguns povos chegaram à conclusão errônea de que os cães devem ser carnívoros porque se enquadram na ordem Carnívora. Um olhar atento sobre a anatomia, comportamento e preferências alimentares dos cães mostra que eles são, na realidade, onívoros - capazes de comer e permanecer saudáveis com fontes de alimentos tanto animais quanto vegetais. 1 Lewis L, Morris M, Hand M. Small Animal Clinical Nutrition, Ed. 4. Topeka, KS, Mark Morris Institute, 2000;294-303,216-219. 2 Walker J, Harmon D, Gross K, Collings G. Evaluation of nutrient utilization in the canine using the ileal cannulation technique. J Nutr. 1994; 124:2672S-2676S. 3 Morris JG, Rogers QR. Comparative aspects of nutrition and metabolism of dogs and cats, in: Nutrition of the dog and cat, eds. Burger IH, Rivers JPW, Cambridge, UK, Cambridge University Press, 1989;35-66. 4 Ruckebusch Y, Phaneuf L-Ph, Dunlop R. Feeding behavior in: Physiology of small and large animals, B.C. Decker, Inc. Philadelphia, PA, 1991;209-219.