“Portugal meteu a escravatura, o colonialismo e o racismo debaixo da cama”

  Рет қаралды 29,311

PÚBLICO

PÚBLICO

6 жыл бұрын

Para a artista Grada Kilomba, nascida em Lisboa mas radicada em Berlim há vários anos, Portugal ainda precisa de atravessar várias fases para conseguir enfrentar seriamente o legado racista do colonialismo português. “Ainda estamos na fase da negação”, defende a artista. Francisco Sousa não tem problemas em admitir que é “um afrobeneficiário”. Ou seja, reconhece a influência que o facto de os seus antepassados terem tido escravos tem na posição social que ocupa actualmente. E considera que mais famílias portuguesas na mesma situação deveriam admitir o mesmo. A história do colonialismo português é uma história de séculos que continua a ser olhada através de um prisma de glória, acredita Francisco. O antropólogo Miguel Vale de Almeida acredita essa narrativa tem a sua origem mais recente no pós-25 de Abril quando, após a descolonização, não se procurou iniciar “um processo de verdade e reconciliação” mas se quis por outro lado valorizar “o lado supostamente bom desta história”, como algo “universalista e de contacto entre culturas”.
No último trabalho da série Racismo à Portuguesa, analisam-se as marcas do longo legado colonial que ainda subsistem na sociedade portuguesa. Esta série, composta por seis reportagens, debruçou-se sobre diversas áreas que dão uma aproximação às desigualdades raciais em Portugal. O objectivo é o leitor ficar com uma ideia do que é o racismo institucional e estrutural na sociedade portuguesa.
Esta é a segunda parte da série Racismo em Português, sobre o colonialismo português em África e centra-se, por isso, no racismo contra os negros. Justiça, habitação, emprego, educação, activismo e as marcas do colonialismo em Portugal são as áreas abordadas.
Ler ainda "“Há muito mais famílias que tiveram escravos.” Mas não se fala disso", de Joana Gorjão Henriques:www.publico.pt/2017/09/23/soc...

Пікірлер: 651
@Thejimc72
@Thejimc72 6 жыл бұрын
O vídeo está excelente e os comentários, ironicamente, acabam por validar a crítica proposta no vídeo
@pedrodipe6117
@pedrodipe6117 5 жыл бұрын
Estava a pensar sobre isso. Uma série de comentários que negam o racismo por diversas maneiras, apesar do vídeo indicar isso
@amandinegoncalves2189
@amandinegoncalves2189 5 жыл бұрын
Exatamente !
@mariavc7421
@mariavc7421 4 жыл бұрын
Não diria melhor! Incrível, a inabilidade de reaprender o que nos é incutido desde pequenos e de olhar para a história de outras perspectivas.
@fernandasilva2552
@fernandasilva2552 6 ай бұрын
Nem acredito que estou ouvindo essas verdades serem ditas. Até que enfim.
@cleber7567
@cleber7567 3 жыл бұрын
Há pessoas que dizem que não estavam lá e não tem culpa sobre a escravidão, de fato elas não tem culpa e não estiveram lá, mas essa resposta não representa o pensamento da população Portuguesa, a grande maioria dos Portugueses não pensam assim porque é um pensamento atrasado e vergonhoso, eu adoraria acrescentar e dizer o que a grande maioria do povo Portugues pensa em relação a esse tipo de pensamento. Resposta dos Portugueses: *"Você não esteve lá mas seu governo tens a obrigação humana de trabalhar com serviços que ajudem a África por meio de missões de paz levando medicações e alimentos em bairros de lata (bairros pobres), afinal, seus antepassados escravizaram eles, estupraram, mataram, torturaram e os forçaram a trabalharem sem receber nada em troca enquanto seus antepassados Portugueses enriqueciam e ao mesmo tempo estupravam e matavam mulheres e todas as pessoas da Africa, então tu tens obrigação moral de cobrar estas coisas ao seu governo atual se você tiver o mínimo de humanidade e uma consciência espiritual leve, humana, civilizada e boa."*
@cirocbusato
@cirocbusato 3 жыл бұрын
Quero crer que a maioria dos Portugueses pensam assim, porque ler os comentários me gera uma tristeza e uma indignação enorme.
@markal3113
@markal3113 3 жыл бұрын
Ok... Então se o teu bis avô matou alguem mas nao foi preso. Vais por ele? Suponho que por essa logica tenhas que ir por ele... foi uma merda a escravatura sim, mas continuar a lembrar isso como um ajusto de contas nao vai levar a lado nenhum, aprender que aquilo foi uma merda e que nao pode voltar a acontecer e infelizmente hoje em dia ainda acontece
@cleber7567
@cleber7567 3 жыл бұрын
@@markal3113 Isso que dizes é o que escrevi, tu apenas retiraste a parte que todo ser humano tem OBRIGAÇÃO moral de ajudar as pessoas descendentes de escravos que hoje passam fome porque seus antepassados foram escravizados e não deixaram nada para elas pelo simples fato de que elas foram vítimas da escravidão do homem branco. Por que retiras a nossa responsabilidade social, moral e humana? É dever de toda a humanidade.
@markal3113
@markal3113 3 жыл бұрын
@@cleber7567 do homem branco..? Hum... os outros nao faziam? So o branco ne? Hum... gente burra ahn? Sempre o homem branco, poŕque ja ficou facil falar isso para tirar as culpas do resto das raças. Mas uma novidade para ti, o homem branco nao começou com escravos e quem continua hoje com escravos não é homem branco. Façam por voces e deixem de chorar, chorar nao vos da nada
@rainbowspace994
@rainbowspace994 2 жыл бұрын
Os mouros deveriam ter passado mais tempo em Portugal antes que vocês sequer pisassem em solo Brasileiro ou Africano.
@soanclementin5718
@soanclementin5718 4 жыл бұрын
Minha bisavó foi escrava aqui no Brasil. Ela era uma parideira.
@marciolunagororoba6593
@marciolunagororoba6593 4 жыл бұрын
Soan parteira
@Joao-pv3lx
@Joao-pv3lx 3 жыл бұрын
Filho de escravo, escravo é
@renatorute556
@renatorute556 3 жыл бұрын
@@Joao-pv3lx você é nojento
@Joao-pv3lx
@Joao-pv3lx 3 жыл бұрын
@@renatorute556 nao sabes mesmo recohnecer troladinhas pois nao?
@renatorute556
@renatorute556 3 жыл бұрын
@@Joao-pv3lx me pareceu meio ofensivo.
@fabiomatos4562
@fabiomatos4562 4 жыл бұрын
Se for pra escolher: 1 - Ingleses 2- Franceses 3- Espanhóis 4- Preferia continuar sendo Indio!! Preciso falar mas NADA. Niguem e diferente ou melhor que ninguém!! A Cor do sangue e único sou Negro, Indio e Brasileiro com muito Orgulho!! Racisno e um Câncer dos IGNORANTES..
@pedromarques5948
@pedromarques5948 4 жыл бұрын
Em Portugal você também não pode escolher nomes: 1 - Ingleses 2- Franceses 3- Espanhóis Assim como nos outros países não pode escolher nomes estrangeiros. Isso não tem nada a ver com racismo.
@donramonn12
@donramonn12 3 жыл бұрын
@@pedromarques5948 e se um sueco, casado com uma portuguesa quiser batizar o filho nascido em Portugal com seu nome sueco?. Como faz?
@castanheira99
@castanheira99 3 жыл бұрын
@@donramonn12 Suecos dificilmente são católicos e batismo, não é o mesmo que uma ida ao bar a menos que o propósito seja meramente provocativo, tal como se tem visto em muitos episódios, mesmo fora da esfera da igreja.
@donramonn12
@donramonn12 3 жыл бұрын
@@castanheira99 eu escrevi "batizar" no sentido de registrar, dar nome. No caso de um sueco que se case com uma portuguesa e tenha filho em Portugal , e queiram dá um nome sueco a esse filho em Portugal.
@castanheira99
@castanheira99 3 жыл бұрын
@@donramonn12 Penso que será possível, mas não vejo nenhuma vantagem nisso ou o de registar na Suécia com nome português, só porque a mãe é portuguesa. O que habitualmente acontece é a escolha do nome ser facilmente reconhecido num ou noutro país por semelhança de nomes, entre um e outro país. Tenho família nascida em Portugal e a escolha dos nomes foi feita de acordo com esse princípio, têm dupla nacionalidade e não têm essa bizarria de nomes inventados. Tenho uma filha portuguesa no estrangeiro, de nome composto e ambos os nomes próprios, são de fácil compreensão e memorização lá onde vive. Não vejo interesse nenhum na escolha diabólica de nomes, em que nem o titular é capaz de soletrar e em redor, esse nome nunca consiga ser lembrado por ninguém.
@joycevalicher853
@joycevalicher853 3 жыл бұрын
eu amo negros , mulato, branco o que for, eu amo o ser humano evoluído, que transborda humildade, amor ao próximo, amo humanos que têm fome de adquirir conhecimentos de culturas diferes, prq no fim tudo morre e vira pó, então prq continuam sendo racistas alguns portugueses e fingem ou omitem essas verdades? logico que o racismo esta em todo lugar da europa, temos bons e maus, mas falo de Portugal prq vivo aqui e é errado muitos se acharem superiores aos outros apenas pela cor da pele. o racismo vem de gente burra, ignorante e sem princípios meios e nem fins.
@castanheira99
@castanheira99 3 жыл бұрын
Vem de gente burra, ignorante e sem princípio, meios e fins tal como hoje no século XXI ocorre no Brasil e leva tantos a fugir do crime, fome e violência. Tiveram 200 anos perdidos em que o problema nunca parou de crescer.
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado O Brasil e sim um pais racista. O racismo la e estrutural. Sou totalmente contra imigracoes de qualquer tipo. Cada povo deve ficar na tua terra. No Brasil ha meio milhao de portugueses. Acho que Portugal e Brasil devem se unir, para impedir a imigracao de ambos os paises. Nao quero imigrantes no meu pais, nao importa de onde venham. Acho isso um insulto!
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado Sou descendente de indigena. ;)
@tiagorodrigues179
@tiagorodrigues179 2 жыл бұрын
@@kialove6360 Você tem noção que isso se chama segregação e foi o que causou essa merda toda né?
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
@@tiagorodrigues179 Nao foi a segregacao. Foi a invasao de portugal que causaou essa merda toda.
@donramonn12
@donramonn12 4 жыл бұрын
Essa moça fala de uma forma muito boa de se ouvir...
@nimrodninive6052
@nimrodninive6052 3 жыл бұрын
A Grada Kilomba tem um som fonético lindíssimo, deviam abrir portas para se ouvir vozes como estas. Se ela fosse branca teria oportunidade em Portugal
@pedrohermida5784
@pedrohermida5784 2 жыл бұрын
A história de Portugal é grandiosa e a verdade é que contou com a colaboração de muitos nativos africanos incluindo em papéis de chefia, sim Portugal tem heróis coloniais pretos africanos. A grande vantagem do colonialismo não são os brancos, mas sim a evolução civilizacionais dos outros povos por terem partilhado de tamanha grandeza. Tenho um orgulho imenso em ser portugueses
@pedrohermida5784
@pedrohermida5784 2 жыл бұрын
Tanto vitimismo, óbvio que não há estruturas racistas em Portugal, há imensos exemplos que comprovam isso mesmo. Essa grada kilombo é vs coisa mais vitimista que existe, ela é que é previligiada e ela é que tem de ser descolonizada
@donramonn12
@donramonn12 2 жыл бұрын
@@pedrohermida5784 todo mundo precisa de um mote político. É o tema ganha-pão dela. Se não fosse essa "causa" ela não teria relevância. É o típico aumentar o problema para se vender a solução ..
@pedrohermida5784
@pedrohermida5784 2 жыл бұрын
@@donramonn12 essa grada se não fosse a história de Portugal nem existia, além disso estudou e andou na universidade, demasiada boa vida para se andar a vitimizar e a dizer mal daquilo que a raiz da sua existência. Quem fiz ela diz outros palermas como um tal de Mamadu que veio do Senegal que faz vídeos para matar os brancos.
@magnokassanji3299
@magnokassanji3299 3 жыл бұрын
Ansiamos um mundo em que não haverá problemas racistas.
@viriatolvsitanivs7237
@viriatolvsitanivs7237 3 жыл бұрын
tens que começar por trocar o teu nome kkkkk
@FonsecaStatter
@FonsecaStatter 11 ай бұрын
Seria bom separar e/ou distinguir os conceitos de «colonialismo» e «colonização»...
@hml1757
@hml1757 8 ай бұрын
Não percebe qual é o problema? Contar a história implica questionar a identidade portuguesa. Significa questionar a execrável dimensão ideológica do livro que dizem constituir o suporte literário da formação da identidade potuguesa, Os Lusíadas. Camões fez o contrário de Fernão Mendes Pinto, seu contemporâneo: ignorou, para cumprir o seu programa nacionalista, todas as atrocidades portuguesas em África e no Oriente. Os Lusíadas é ideologicamente um testemunho abjecto.
@nimrodninive6052
@nimrodninive6052 3 жыл бұрын
Oh! Africano, não replicas com os homens que te colocaram um jugo de ferro, porque tu africano fostes tocado pelas nações de ferro. Porque és ouro africano! Sim ouro. Os homens de ferro invejam do teu corpo, cobiçam a tua mulher e as tuas primícias, lançam sortes para o lucro. Tu africano foste o ouro de orfir para as nações, e estas se elevaram com altivez e ficaram ricas! . Não fiques desiludido, por seres odiado, ou perseguido. Porque o povo que Deus ama, é sempre o povo mais odiado pelos homens à face da terra. E tu africano vais ganhar um galardão enormíssimo, não percas a fé.
@godgootakugamer6582
@godgootakugamer6582 2 ай бұрын
Cala essa boca, Nem todos os pretos eram escravos, na verdade foram eles que inventaram a escravatura, não nego que Portugal usufrui disso, mas isso também não nos torna piores que eles. O que interessa é que isso é coisa do pasado, e Portugal foi um dois primeiros países a abandonar a escravidão.
@marilzamariadesouza8942
@marilzamariadesouza8942 Ай бұрын
Meu sobrenome de portuguêses na época da escravidão era como se marcasse um boi, ou uma vaca. Davam o sobrenome para marcar, esses escravos pertencem a minha fazenda.Kkkkkkkk😂😂😂😂
@lyacosta929
@lyacosta929 3 жыл бұрын
Não foram só os portugueses foram a Europa toda, ou você acha que não acontece racismo na Argentina e na Colômbia
@Ferd_marf
@Ferd_marf 10 ай бұрын
Os países mais racistas são Portugal e Espanha e eles quem lideraram as navegações. Não seja cínica.
@camloff
@camloff Ай бұрын
Os Indios da America do Norte foram exterminados e os Europeus invadiram e acabaram por formar o atual EUA. E então ? ... America do Sul e central foram escravizadas pela Espanha e então? E na Australia os Ingleses assaltaram a ILHA e não se importam com os tais de ABORIGENES.
@ruinunes7365
@ruinunes7365 3 жыл бұрын
O Público, apenas a ser o público.
@scp4849
@scp4849 2 жыл бұрын
Não passa de um pasquim ideológico do Bloco de Esquerda-
@rawsupershow123
@rawsupershow123 6 ай бұрын
Deviam mudar de nome para o público esquerdista
@6691vera
@6691vera 7 ай бұрын
Blablablá, blablablá. Conversa fiada para quê? Que não se vê representada? E eu? Vejo? Oh filha, isso sofre a maioria. Muitas pessoas não se sentem representadas. Não são só os negros, são todos aqueles que são marginalizados e mais alguns. E são tantos e de tantas cores! Salvo raras exceções. Deixem-se de tretas, agora deram para filósofos. Eu vivo a vida real, com dificuldades difíceis de resolver e não é por ser negra. A vitimização é uma hipocrisia porque os que se lamentam normalmente são os que menos sofrem.
@Valdo271
@Valdo271 5 жыл бұрын
Finalmente alguém com senso de reconhecimento... Há que reconhecer o erro...
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
Desculpe... Mas qual erro?
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
@Mullerornis Quem defende a escravatura seu palhaço????? Que ignorante..Porque não estudas em lugar de andares a ladrar aos calcanhares de todos?
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
@Mullerornis Vai estudar....não é a meteres likes nos teus próprios comentários que chegas lá...
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
@Mullerornis Forma-te em História...talvez depois tenhas condições para discutir o assunto cmg...Já te disse que não é avaliares os teus próprios comentários que chegas la. Que Profs. catedráticos te avaliaram???? Que provas de conhecimentos prestaste? Que universidade te diplomou?
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
@Mullerornis ahahahah primeiro inventas que faço apologia da escravatura agora é o apelo à autoridade LOOL Não sabes nada de áfrica e ainda menos de Portugal Contemporâneo. A tua educação nota-se nas mentiras, insultos, ameaças e nessa virtude de avaliar os próprios comentários.
@skuarteira2897
@skuarteira2897 2 жыл бұрын
Lisboa nao representa o pais todo. Alta taxa de mortalidade infantil em Portugal e muita fominha, e centros de saude, saneamento basico e electricidade nem velos. foram beneficiarios das "EX- colonias" um grupo restrito de "burgueses"
@sandrarocha2926
@sandrarocha2926 3 жыл бұрын
Para mudar as configurações é necessário estar perto do povo. A educação pode mudar a consciência e elevar a auto estima de uma nação. Professores e intelectuais conseguem isso. Afirmo isso como educadora que sou.
@andrecastro9902
@andrecastro9902 3 жыл бұрын
Isso não vai acontecer em Portugal.
@maryto33
@maryto33 3 жыл бұрын
Mais um pro role...venha subsidio para editar um livro.
@juaquimgustavo4712
@juaquimgustavo4712 3 жыл бұрын
Que livro, um livro de mentiras? Essse imbecil ai, nunca colocou os olhos num livro medieval,,, so usa as mentiras do mundo apra repetir a mentira e ter emprego, È um imbecil. Noa houve nenhum trafico de escravos, isso e tudo mentira. Havia deportaçao de criminosos que iam presos, acorrentados. AS proprias tribos africanas tinham milahres deles ja nao sabima o que fazer a eles, e os portugueses os pegarma e levaram pro brasil, e as tribos africanas agradeciam.. Eram condenados , nao eram inocentezinhos pegados ao acaso. Isso e tudo hisotrinmha de paapi noel pra idiota acreditar.. Todos so criminosos perigosos de Portugal tb foram todos deportados, era lhes dito ou era aquilo ou a pena de morte, e eles preferiam ir. Vai estudar os livros históricos , medievais, esta la tudo escrito.
@leticiadosanjos6798
@leticiadosanjos6798 3 жыл бұрын
Gente, pelo amor de Deus! Agora eu sei da onde vem a ignorância brasileira, é herança portuguesa mesmo! Pq meu Deus!
@pintoz6ninja
@pintoz6ninja 3 жыл бұрын
A estupidificação em massa do bradol oh desculpa do Brasil, vem dos vosso amado 🇺🇸 estados Unidos da América, já que vocês tanto admiram.... E pelos vistos o Marxismo cultural no Brasil é especialmente "admirável" como um povo gosta de ser enganado desde que haja carnaval
@leticiadosanjos6798
@leticiadosanjos6798 3 жыл бұрын
@@pintoz6ninja o que é Bradol?
@pintoz6ninja
@pintoz6ninja 3 жыл бұрын
@@leticiadosanjos6798 é essa a pergunta que me faz? 😂 Já deu para ver que tipo de pessoa tu és.... Bradol não é nada tal qual como tu
@castanheira99
@castanheira99 3 жыл бұрын
@@leticiadosanjos6798 Bradol parece ser um óleo sintético ou seja, o que lhe disseram é conversa de merda.
@castanheira99
@castanheira99 3 жыл бұрын
@@leticiadosanjos6798 O jornal O Público é agente de desinformação e os entrevistados ou pelo menos alguns deles, são de extrema sem mais.
@lasttuga5275
@lasttuga5275 4 жыл бұрын
Tenho sempre um problema com isto, não tenho nem vergonha, nem culpa por qualquer coisa passada antes de eu nascer e realizada à luz do que era regra e lei desses tempos, tal como os descendentes de africanos que alegremente vendiam escravos a europeus (também descendentes de africanos tal como toda a raça humana (assim diz a ciência) não tem de ter. A mim o que me envergonha é o resultado das minhas ações ou inercia durante o meu período de vida, se de tal resultar algo que me faça sentir envergonhado. Não posso nem quero nem alteraria se pudesse a história do mundo, para o bem ou para o mal é graças a ela que estamos onde estamos. Se variadíssimos acontecimentos tivessem tido outro resultado, haveria nações que não existiam hoje e nações e culturas há muito extintas existiriam em vez destas ou outra qualquer mescla de resultados. Estes não são nem minha culpa nem minha responsabilidade. Serão sim os futuros resultados que derivam da minha ação ou inação agora durante o meu tempo de vida. E posso dizer que sim aí tenho vergonha, mas não da forma que podem estar a pensar, tenho vergonha, porque embora saiba que cada vez mais as pessoas são transformadas em rebanhos de sistemas corruptos que nada tem haver com os ismos do costume mas sim com controlo de massas para que o fosso entre os ricos e os restantes continue a aumentar, que lhes é dada a ilusão de liberdade, livre arbítrio e outras lengalengas cuidadosamente desenhadas para ocupar as mentes com não questões, para fomentar paixões e ódios em temas que podiam ter sido tratados de forma simples e direta atendendo ao real problema e não ao circo que se monta em volta de cada questão. Sim porque sei o que se passa e pouco ou nada faço para tentar informar ou mudar o problema, aí sim sinto vergonha. Mas é mais simples odiar, protestar, berrar, roubar, matar, aldrabar, olhar para o lado, ignorar, vitimizar, etc, do que aprender, pensar, contribuir, sacrificar, assumir responsabilidade. Sem uma mudança cultural, nada feito.
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
O q vc chama de berrar eu chamo de falar a verdade porque vcs portugueses negam terem escravizado povos
@nellycaballero5814
@nellycaballero5814 2 жыл бұрын
Donde se hacen denuncias de racismo???
@VictorHugodeCastroDutra0
@VictorHugodeCastroDutra0 5 жыл бұрын
Só que como comprova VanHagen, Brasil nunca foi colônia, mas parte de um mesmo reino. Quem estudou em Minas Gerais, estado que adotou o autor, dado as evidências apresentadas, desqualificando a versão "brasil Colônia", e obviamente ressaltando o Brasil Reino Unido de Portugal E Algarves. O que se dirá ao imigrante das flores?
@pedromarques5948
@pedromarques5948 4 жыл бұрын
Granda treta essa dos nomes. se fores portuga branco ou preto também não te deixam por os nomes de HANS ou JOHN ao teu filho e são nomes de origem "branca". Isso não tem nada a ver com racismo mas com a maior parte dos países tentarem preservar a identidade dos seus povos só permitindo aos nacionais nomes nativos.
@ossupersayajins6157
@ossupersayajins6157 3 жыл бұрын
Você acabou de refutar o que estava falando. Proibir as pessoas de colocar um nome em seu filho por causa da origem do nome é racismo.
@tiagorodrigues179
@tiagorodrigues179 2 жыл бұрын
@@ossupersayajins6157 Você sabe ao menos a definição de racismo mlk?
@goncalomeneses5611
@goncalomeneses5611 Жыл бұрын
@@ossupersayajins6157 Não, racismo é o teu, que achas que podes mandar na cultura dos outros.
@TheLivia2010
@TheLivia2010 Жыл бұрын
Jesus Amado! Eu, como brasileira, me choco com os comentários dos portugueses nesse vídeo! Só tenho uma coisa a dizer da visão dos portugueses: EUROCENTRISTA! Lamentável!
@goncalomeneses5611
@goncalomeneses5611 Жыл бұрын
Tão diferente de ti ... racista anti-europeísta. Hipócrita e eivada de má-fé, mas aqui não passas.
@gtagide
@gtagide 2 ай бұрын
Sim brasileira e tendenciosa, pelo sua visão todos os portugueses são racistas e tudo o que escrevem e dizem é racista, não leu nada de bom de um português, tão bom generalizar, eu quando vejo a TV Globo e a violência do Brasil então tenho de deduzir quer todos os brasileiros são criminosos?
@immanuelle1171
@immanuelle1171 Жыл бұрын
Nação escolhida de Yahuah, é hora de derrubar seus ídolos e voltar para Yahuah, nosso Eloah. Yahuah está nos chamando, por favor não O ignore. Toda Glória, Honra e Louvor ao Altíssimo, Yahuah. Eu amo todos vocês.
@MFSepol
@MFSepol 2 ай бұрын
Faltou a Igreja Católica Apostólica Romana também assumir sua culpa concorrente nessa história triste e cruel !!!
@fextattoos9318
@fextattoos9318 2 жыл бұрын
acho que a porcentagem consideravel tem nome de familia portugues 1:33
@jrrns
@jrrns 4 жыл бұрын
Convenientemente não tem SOM NEH🙄🧐
@M3ll_studios8478
@M3ll_studios8478 2 жыл бұрын
Tão culpados quanto...
@franciscobernardesc.2181
@franciscobernardesc.2181 2 жыл бұрын
Que aldrabão!😅 Continua a fazer dinheiro com o tema da escravatura. Por isso quer falar dele.
@fatimaantunes6058
@fatimaantunes6058 10 ай бұрын
Eu não entendo como ainda falam dos antepassados de a tantos anos. Por assim vai sempre haver o racismo e a escravatura. Esta nova geração não quer isto. Esles queremuma aprendizagem humana de um coração de paz e cheio de luz. Uma história diferente para mudarem o mundo para e serem felizes. Um mundo com uma cultura diferente diferente. Por issso o Santo Padre PAPÁ FRANCISCO mencionou com um milhão de jovens a Igreja é de todos, todos, todos,. Eu também fui escrava mas jamais diria aos meus filhos e netos o antepassado para que eles olhem para o mundo que não há diferenças somos todos iguais. Acabem com essas políticas as guerras nunca irão terminar porque o povo as provoca. Vivam um mundo mais moderno para que sejamos mais felizes....
@marciopires9716
@marciopires9716 3 жыл бұрын
Boa visão. Portugal racismo é extremo. Temos negros que nasceram em Portugal e não são Portugueses. Isso é uma de umas inúmeras tácticas do estado português.
@marciopires9716
@marciopires9716 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado como assim ?
@marciopires9716
@marciopires9716 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado assim es o professor do youtube da me graça vocês portugueses são ultra racistas mas quando alguém fala de racismo essa pessoa que é racista. falar de racismo é portugal é tabu custavos admitir que são um dos países mais racistas do mundo sempre que essa conversa vem a baila todos os portugueses comportam se dá mesma maneira
@marciopires9716
@marciopires9716 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado eu estou tu que não te remetes à tua miseravel existencia
@marciopires9716
@marciopires9716 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado eu o tu que te achas um grande homem por detras de teclado
@marciopires9716
@marciopires9716 2 жыл бұрын
@@BeefMalPassado se quiseres e só marcar o sitio e vemos isso
@jfarinhote
@jfarinhote 4 жыл бұрын
Agora quero ouvir os portugueses tradicionais heterosexuais e nacionalistas.
@joaov.m.oliveira9903
@joaov.m.oliveira9903 3 жыл бұрын
Vai ser difícil encontrar algum com todos os caracteres que mencionaste. Se ao menos descontasses a parte do "heterossexuais", era possível que algum se pronunciasse de peito aberto.
@dontfuckwithharambe1864
@dontfuckwithharambe1864 3 жыл бұрын
Deves ser mais um daqueles que pega de marcha atrás de tão másculo que és, LOOOL
@jfarinhote
@jfarinhote 3 жыл бұрын
@@dontfuckwithharambe1864 faz sentido, ser másculo e pegar de marcha atrás, bom argumento 👍🏻
@broadcastmadnesss
@broadcastmadnesss 3 жыл бұрын
Que giro. Mas não se pode ser heterossexual e estar acordo com o que estão a dizer na peça? Parvoíce.
@vitorpires5255
@vitorpires5255 2 жыл бұрын
Na minha escola havia brancos negros indianos e asiáticos, nunca vi que houvesse racismo nem na minha cidade muito menos na minha turma que convivia com três raças, ainda hoje sou amigo de negros, asiáticos que nunca sentir o racismo pelo menos é o que eles dizem, sou de uma cidade do interior, Lisboa também é racista com os brancos que são de zonas do país rural do interior profundo, de Seum Lisboeta
@esteves8587
@esteves8587 Жыл бұрын
Apesar de dizerem que racismo é com qualquer pessoa, isso não é verdade!! Brancos não sofrem racismo pela cor de pele ou características, pois são tidos historicamente como "seres superiores" que não são olhados com desdenho, insegurança e outras coisas ruins que a história criou sobre a etinia Preta.
@Pedrosquad
@Pedrosquad 4 жыл бұрын
Os portugueses eram tão maus. Nem deixavam os angolanos terem nomes africanos. No tempo colonial o angolano que tivesse um nome africano era considerado atrasado .
@endimarley
@endimarley 3 жыл бұрын
Eu como brasileiro afro-descendente não tive a menor possibilidade de saber de onde vieram meus ancestrais ou quais eram seus sobrenomes. Ficou o sobrenome de um bisavô português. O interessante é que no Brazil sempre ficou muito evidente a relação de exploração entre a elite europeia e a população negra escravizada. Não houve esse "distanciamento"
@bleecker8056
@bleecker8056 3 жыл бұрын
@@endimarley não foram só os negros que foram escravizados mas também indígenas
@endimarley
@endimarley 3 жыл бұрын
@@bleecker8056 sim, claro
@br3menPT
@br3menPT 3 жыл бұрын
depois da independencia os brancos foram obrigados a ter nome russo......muitos brancos hoje chamam-se Iuri Natcha Erika etc etc tudo nome sovietico
@gtagide
@gtagide 2 ай бұрын
Muita verdade neste vídeo, mas só se vê um lado da questão, e eu estou a falar da atualidade, não do passado. Concordo que se devia enfrentar o passado e ensina-lo para que não se repita. Mas fazermos o papel de vitima para conseguir chegar a algo será a forma correta, e como se pode ser integrado se se quer impor a sua cultura aos outros, ou nem sequer se fala a língua do país onde se acolhe ou mesmo nasce? O racismo existe e sim cada vez mais está a ser mais visível, mas e os outros? O sexismo, a homofobia, o semitismo, a islamofobia...
@antoniojosemorais9560
@antoniojosemorais9560 6 жыл бұрын
Quando os ouvimos falar até ficamos a pensar que a escravatura e o racismo foi, e é um exclusivo de Portugal e o resto do mundo é uma maravilha. Será que neste momento nos países africanos que eram colónias Portuguesas não continua a escravatura proporcionada pelos governos aturais.
@josecarvalho5637
@josecarvalho5637 4 жыл бұрын
@Mullerornis vai te tu foder porque escravatura sempre aconteceu em África,pelas tribos que faziam prisioneiros,em actos de guerra.
@mariavc7421
@mariavc7421 4 жыл бұрын
jose carvalho ah então pronto, vamos fazer também 🤦🏻‍♀️
@gtagide
@gtagide 2 ай бұрын
@@mariavc7421 sabe que em Portugal a escravatura foi abolida em 20 de março de 1570? e no Brasil foi só em 13 de maio de 1888, portanto não sei quem tem mais a prestar contas sobre escravatura...
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
Nós não somos a favor da corrupção portanto seu comentário não faz sentido. Nem da corrupção e nem do racismo q existe em Portugal
@gtagide
@gtagide 14 күн бұрын
@@MiraMira-ol2sx só em Portugal ?
@joaofernandes4769
@joaofernandes4769 2 жыл бұрын
" chegam a costa africana e começam a matar pessoas para fazer negócio ... " E por aqui me fiquei e não vi mais!
@vitorpires5255
@vitorpires5255 2 жыл бұрын
Eu já vi Lisboetas, alfacinhas a olhar de lado portugueses brancos de trás os montes, no fundo é falta de humildade.
@Muchacho-kq5uc
@Muchacho-kq5uc 2 жыл бұрын
Kkkk
@gtagide
@gtagide 2 ай бұрын
E eu já fui maltratado no Porto por ser Alfacinha, tem tudo a ver como se vê o outro ser humano.
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
Porque vcs não são de confiança
@gtagide
@gtagide 14 күн бұрын
Vc sabe que viver em Lisboa não significa que sejam alfacinhas...
@gtagide
@gtagide 14 күн бұрын
@@MiraMira-ol2sx os transmontanos são muito honestos na generalidade, ao contrário de muitos que vêem de outros continentes
@vitorpires5255
@vitorpires5255 2 жыл бұрын
Estes senhores só conhecem um lado da vida porque também há a outra parte que eles ignoram e nem querem conhecer.
@mitonrocha3351
@mitonrocha3351 Жыл бұрын
qual outra parte?
@motoqueirosimoes7352
@motoqueirosimoes7352 Жыл бұрын
@@mitonrocha3351 o outro lado da estória é que eram o próprios negros mais ricos que escravizavam os negros mais pobres e os vendiam para os europeus como escravos,é essa a verdade que ninguém quer ouvir
@mitonrocha3351
@mitonrocha3351 Жыл бұрын
@@motoqueirosimoes7352 o conceito de negritude era inexistente na altura, é verdade que houve servidão entre povos africanos mas não houve uma economia central baseada na mesma nem o nível de brutalidade que os europeus e árabes exerceram sobre os negros. Hitler era judeu, foi financiado por banqueiros judeus e as fábricas que produziram os gases dos campos de concentração eram dirigidas por judeus mas nunca vos vejo a dizer aos judeus para pararem de se queixar do holocausto "porque o seu o próprio povo os vendeu à morte" hipocrisia, não?
@dotsvieira3130
@dotsvieira3130 3 жыл бұрын
Journada di um badio NorbetoTavares. Consciente
@jogadormaximo8281
@jogadormaximo8281 4 жыл бұрын
Orgulho em ser descendente português Orgulho de até hoje após 500 anos estamos a ajudar esse país evoluir e ser melhor Asiáticos Brancos Negros Índios Mestiços Esse é o brasil..... anauê
@loiraloirinha6425
@loiraloirinha6425 2 жыл бұрын
Vc e um lix
@MAGurue
@MAGurue 2 жыл бұрын
OK o avô dele matou e explorou. Não faça disso uma leitura comum
@guilhermealeixo2564
@guilhermealeixo2564 4 жыл бұрын
A escravidão nunca teve nada haver com o racismo, a escravidão existe há milénios e o conceito de raça só veio no século 19. E não é pelo oque fizemos no passado que temos de culpar nos por oque outras pessoas fizeram, a sociedade portuguesa da atualidade é uma geração e uma sociedade completamente diferente da do século 15.
@hamiltonginga7766
@hamiltonginga7766 3 жыл бұрын
👌🏾
@23thewave
@23thewave 2 жыл бұрын
Claro que sim ,mas têm de ensinar nas escolas a realidade das acções passadas, e não negar ou camuflar.O anacronismo é injusto ?Sim ,mas em pleno século 22 não tem temos de ter "agendas" imperialista,e fazer da época colonial ou melhor imperial como a idade de ouro,chegando mesmo a incluir essa visão no próprio hino nacional. Nasci em Portugal e legalmente não sou português,tenho um problema de identidade própria porque fui reconhecido pelo país onde nasci e nunca tive igualdade de direitos e tive sempre igualdade de deveres 🤔.
@goncalomeneses5611
@goncalomeneses5611 Жыл бұрын
@@23thewave és uma vítima, com certeza,, tanto que até te foste embora de Portugal e tudo. E vais ser mesmo tu, que só estás em Portugal por causa do seu passado e que beneficiaste em tudo da generosidade e solidariedade dos Portugueses, com muito pouco ou nada a contribuir para a sua sociedade desde logo em comparação com os seus antepassados é que agora vens dizer o que esta é ou deve ser, incluindo ao nível do Hino. Era só o que faltava, alguém que é bem mais devedor do que credor vir agora dizer o que os Portugueses foram, são ou devem ou não ser. Hipócrita e eivado de má- fé.
@GeppettoVonWalid
@GeppettoVonWalid 3 ай бұрын
​@@23thewaveJá estás no século 22?
@camloff
@camloff Ай бұрын
Escravidão teve a ver com a economia e religião católica.
@Karramel07
@Karramel07 4 жыл бұрын
Quem é este???? A escola dele foi no submundo só pode...
@Paulo-sb4de
@Paulo-sb4de 2 жыл бұрын
Based
@patriziapa318
@patriziapa318 4 жыл бұрын
Ponto de vista. O Brasil tem apenas 519 anos... dessa mistura de raças a que mais tarde cresceu de outras culturas advindas de imigrações européias e orientais, resultou um povo alegre, fascinante, de uma beleza que lhe é peculiar e esplendorosa. Porém, facilmente assediável pelo vício da corrupção, desonestidade, e alienação. O povo brasileiro não se importa com muita coisa porque é de boa-fé e não rancoroso. A verdade e que o Brasil foi pessimamente mal colonizado pela escória de Portugal, representada por bandidos, prisioneiros condenados, ladrões, assassinos, prostitutas e toda espécie de gente renegada pela sociedade portuguesa. A raiz da corrupcao e dos problemas culturais e socio economico no Brasil.
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
Vai dar banho ao cão.
@patriziapa318
@patriziapa318 4 жыл бұрын
@@luissilva6970 homem barato e vulgar. Praga!!!
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
@@patriziapa318 mulher de clichés e ignorante. Vá estudar.
@donramonn12
@donramonn12 4 жыл бұрын
Kkkkkk
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
Lendo o seu texto outra vez percebe-se que é bastante inculta. Deve ter nascido num pardieiro.
@marilzamariadesouza8942
@marilzamariadesouza8942 Ай бұрын
😊 Alma morena.
@ngolamotep9715
@ngolamotep9715 4 жыл бұрын
A DIVIDA DA EUROPA COM AFRICA EH GRANDE
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
Já a dívida dos ditos "fundadores", os tais "libertadores" do mpla, essa não tem preço. Conseguiram arrebentar com essa terra em menos de três tempos. A realidade assim o demonstra. Inequivocamente.
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
olha para o que os lideres africanos têm feito a África nos ultimos 50 anos....assumam a vossa responsabilidade! Voces so roubam e prejudicam o proprio povo
@ngolamotep9715
@ngolamotep9715 4 жыл бұрын
​@@luissilva6970 NAO SABES NADA SOBRE A VERDADEIRA HISTORIA AFRICANA. QUEM TE DISSES QUE A AFRICA NA SUA ESSENCIA FOI PRESIDENCIALISTA? ASSISTE AOS MEUS VIDEOS . E VERAS O QYUANTO A SUPREMACIA BRANCA VEM MENTINDO . NUNCA HOUVE INDEPENDENCIA NAS DECADAS PASSADAS. SUGIRO A TODOS OS AFRICANOS A NAO ESTUDAREM MAIS A HISTORIA NORMAL ENSINADA NAS ESCOLAS. PORTANTO MEU INIMIGO LUIS SILV A IGNORANTE, AS MENTIRAS DOS TEUS AVOS DA SUPREMACIA BRANCA AQUI JA NAO PEGAM. CUIDADO QUE OS FILHOS DO KEMET ESTAO A ACORDAR PARA FAZER JUSTICA .
@ngolamotep9715
@ngolamotep9715 4 жыл бұрын
@@br3menPT NAO SABES NADA SOBRE A VERDADEIRA HISTORIA AFRICANA. QUEM TE DISSES QUE A AFRICA NA SUA ESSENCIA FOI PRESIDENCIALISTA? ASSISTE AOS MEUS VIDEOS . E VERAS O QUANTO A SUPREMACIA BRANCA VEM MENTINDO . NUNCA HOUVE INDEPENDENCIA NAS DECADAS PASSADAS. SUGIRO A TODOS OS AFRICANOS A NAO ESTUDAREM MAIS A HISTORIA NORMAL ENSINADA NAS ESCOLAS. PORTANTO MEU INIMIGO IGNORANTE, AS MENTIRAS DOS TEUS AVOS DA SUPREMACIA BRANCA AQUI JA NAO PEGAM. CUIDADO QUE OS FILHOS DO KEMET ESTAO A ACORDAR PARA FAZER JUSTICA .
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
@@ngolamotep9715 Tu é sabes tudo seu matumbo.....Abandona o modelo civilizacional dos europeus e volta a viver nas selva em cubatas..... Se queres o sistema tribal africano não precisas de fronteiras tão grandes que foram feitas por e para europeus
@danielt.8573
@danielt.8573 4 жыл бұрын
Não me sinto minimamente culpado da escravatura que nunca infligi aos outros. Não se esqueçam que são todos independentes porque queriam uma vida melhor. Excelente lição que nos estão a dar, aos portugueses...
@almamater7957
@almamater7957 6 жыл бұрын
Essa Grada Kilomba é portuguesa e é um "produto" do colonialismo, sem ele ela nem existia!, filha de português em Portugal, estudou e hoje dá aulas numa Universidade Alemã e agora quer ganhar uns "trocos" a dizer mal de quem lhe deu de comer de quem lhe proporcionou estudar e das suas origem portuguesas. O povo português lutou para acabar com a ditadura, e tornar um país democrático onde defende a auto determinação dos povos , por isso me orgulha ser português.
@Ivanildoborges1234
@Ivanildoborges1234 4 жыл бұрын
É verdade que Portugal ainda ter muito que trabalhar na questão do racismo, mas não é o pior país do mundo em termos de racismo como estão a retratar na reportagem.
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
Esta mulher é produto de Deus, sem ele ninguém existiria e como o estudo liberta mentes ela está a libertar outras mentes também. Portugueses lutaram contra ditadura em Portugal mas em africa foram fazer maldades
@MiguelSilva-pt3dg
@MiguelSilva-pt3dg 4 жыл бұрын
Foi feita a descolonização nos termos e entregues as colónias aos povos e o que eles fizeram a partir daí não vê da nossa responsabilidade . Portugal e sem dúvida um dos países mais universais do mundo . A cor da pele não tem a ver com a capacidade da pessoa deixem de se lamentar estão na Europa tem todos os direitos como os outros em ver de chorarem provém o vosso valor
@fredesch3158
@fredesch3158 4 жыл бұрын
A falta de uma aula de história é muito triste. A descolonização depois da mistura de povos com culturas diferentes(as vezes adversárias) em um mesmo território criava conflitos. A responsabilidade é dos colonizadores, eles fomentaram o conflito, e além disso a descolonização política ocorreu mas a dependência e socio-econômica se manteve.
@MiguelSilva-pt3dg
@MiguelSilva-pt3dg 4 жыл бұрын
@@fredesch3158 pena e o facto de em toda a África haver conflitos étnicos . Se eles não se entendem entre si não deviam deixar de culpar os outros e trabalhar para um bem comum? Portugal já foi colonizado por várias vezes ( romanos árabes ) e lutou pela sua independência . Por falar em história Portugal era um pequeno condado que se expandiu assimilando várias culturas .
@fredesch3158
@fredesch3158 4 жыл бұрын
@@MiguelSilva-pt3dg o ponto é que essas tribos viviam passificamente (na medida do possível) a colonização (e posteriormente descolonização) intensificou os conflitos e permeou conflitos que até hoje são evidentes, sem contar a dependência socio-econômica criada pela colonização
@MiguelSilva-pt3dg
@MiguelSilva-pt3dg 4 жыл бұрын
@@fredesch3158 se esse tribos " pacíficas que capturavam escravos para vencer " que vivem em territórios com vastos recursos não se sabem governar ao fim de décadas o problemas não está do lado do colonizador que deixou lá escolas hospitais aeroportos abram os olhos vejam o caso de Timor leste uma nação muito mais jovem e que não passa a vida a lamentar
@fredesch3158
@fredesch3158 4 жыл бұрын
@@MiguelSilva-pt3dg cara não é possível, vc ta defendendo invadir o território das pessoas, fomentar guerra, escravizar pessoas, crias dependências socio-econômicas, destruir a cultura deles, destruir a religião deles, entre outras atrocidades com "deixar hospitais e aeroportos", só pode ser piada, nmrl
@joaolopes3093
@joaolopes3093 3 жыл бұрын
Alemanha meu Deus que grande exemplo para o mundo isto bateu no fundo.
@trixxfox7950
@trixxfox7950 2 жыл бұрын
ALEMANHA "eu errei me arrependo" me perdoem. OUTROS PAÍSES COMO RUSSIA, PORTUGAL, JAPÃO ,EUA E CHINA e BRASIL "eu não fiz nada e tudo propaganda mentirosa"
@Joao-pv3lx
@Joao-pv3lx 3 жыл бұрын
E tambem quer por o facto de que acabou primeiro com a escravatura
@MarciaTeodoro-pb8ks
@MarciaTeodoro-pb8ks Жыл бұрын
Continuam racistas o mundo
@br3menPT
@br3menPT 4 жыл бұрын
artistas armados em Historiadores.....A História trata bem desses temas, de forma cientifica e politicamente descomprometida. O que esta gente quer é uma revisão da Historia e que a mesma seja apresentada pelos seus moldes doutrinários e ideológicos. O que esta gente quer ao criticar a suposta "glorificação" do Imperio portugues é impor a sua vontade. Ou seja querem a completa diabolização da presença portuguesa em África. Viram como o tosco artista so falou nas inovações associadas à construção naval e navegação? Passou.lhe ao lado o combate às grandes doenças do continente africano? E até mesmo da lepra que como a Organização Mundial de Saúde referiu nos anos 40, Portugal tinha as melhores campanhas de combate à doença na africa ocidental????
@salahdtoure6572
@salahdtoure6572 4 жыл бұрын
Portugal.. Mayor enemigi africano de hace mucho
@dontfuckwithharambe1864
@dontfuckwithharambe1864 3 жыл бұрын
Portugal por onde passou em Africa, deixou escolas, habitações, sistemas de circulação como comboios e linhas para os mesmos se deslocarem, hospitais e sistemas de saude inerentes. E agora, o que é que há lá!??? Volta para o musseque mas é LOOOOL
@trixxfox7950
@trixxfox7950 2 жыл бұрын
@@dontfuckwithharambe1864 veja neste vídeo as consequências da escravidão feita por portugueses no passado que são refletidos nos dias atuais no Brasil só que de maneira mais branda. Portugueses de hoje "não tem culpa por crimes de pessoas que não existem mais"...porém tem "consequências" e as sequelas ficam, portando o governo de cada nação tem que no mínimo pedir perdão a quem por séculos abusou de todas as maneiras. kzbin.info/www/bejne/m3PJqGWNprN3oJI
@goncalomeneses5611
@goncalomeneses5611 Жыл бұрын
@@trixxfox7950 Olha-te ao espelho e já agora vira-o para a própria África.
@GeppettoVonWalid
@GeppettoVonWalid 3 ай бұрын
​@@trixxfox7950Não percebo porque é que o governo republicano pós 25 de Abril tem de pedir perdão pelas ações das Casas de Avis e Bragança
@gtagide
@gtagide 2 ай бұрын
@@trixxfox7950 sabe que Portugal já o fez pela voz do nosso falecido presidente Mário Soares?
@vairochatolo
@vairochatolo 4 жыл бұрын
Os vitimistas cá do nosso burgo patrocinado claro pelos nossos divertidos e extremistas esquerdistas .
@arturealves7340
@arturealves7340 3 жыл бұрын
Calem se
@josecarlos399
@josecarlos399 3 жыл бұрын
7
@isabelaugusto1800
@isabelaugusto1800 3 жыл бұрын
Ola Carlos! Porque 7???? Só para entender. Hoje me vi nesta reportagem 😔eu vivi na minha pele negra tudo isso no país que me viu nascer.
@brunobarreiros704
@brunobarreiros704 4 жыл бұрын
Nós os Portugueses fomos o unico povo que tratou melhor as suas colonias. Tanto que na asia os indianos de Goa, Damão e Diu preferiram ficar do lado dos Portugueses do que da invasão da união indiana a Goa Damão e Diu. Tanto é verdade que é por isso que há muitos indoanos portugueses e Portugal tem uma grande comunidade hindu e muçulmana. E os de Timor preferem nos dias de hoje que Timor seja Portugal. Por isso não tratamos assim tão mal as colonias.
@magnokassanji3299
@magnokassanji3299 4 жыл бұрын
Quanta mentira. Noutras bandas voces mataram à farta. Devias ter vergonha do teu comentário. Há muitos que ainda têm rancor de vocês. Nao sabes nada da real história. Aconselho'te a ler mais, filho
@Pedrosquad
@Pedrosquad 4 жыл бұрын
Não houve bons colónos.
@brunobarreiros704
@brunobarreiros704 4 жыл бұрын
@@magnokassanji3299 rapaz não preciso de ler. Eu cresci com pessoas das nossas colonias da asia. Goa, Diu, Timor. E tenho descendencia marroquina. Acho que tu é que tens que andar mais calado.
@TheLivia2010
@TheLivia2010 Жыл бұрын
Tratou melhor? Vocês foram os últimos a abolir a escravidão e só o fizeram por pressão inglesa, ainda por cima! Que vergonha relativizar a brutalidade!
@brunobarreiros704
@brunobarreiros704 Жыл бұрын
@@TheLivia2010 o teu comentário mostra a ignorância extrema que carregas por causa da falta de conhecimento e teimosia dessa ignorância que ouviste. Os ingleses queriam que Portugal larga-se as colónias porque eles já tinham perdido as deles. E se achas que fomos os últimos e os piores e já que falas nos Ingleses então vai estudar a história da Índia, Vai estudar o que se passou em Goa Damão e Diu e depois fala. Talvez aí tenhas a prova que o teu comentário é extremamente ignorante.
@sergiofernandes8616
@sergiofernandes8616 2 жыл бұрын
Tem piada, eu não tenho nada debaixo cama 🤣🤣🤣🤣🤣, agora a sério, de onde vão desencantar estas alminhas tristes???
@pintoz6ninja
@pintoz6ninja 2 жыл бұрын
😆 🤣 😂
@MarcianoluzReis-cp7wn
@MarcianoluzReis-cp7wn 10 ай бұрын
Bom português
@MrJovision
@MrJovision 6 жыл бұрын
How many people are in modern slavery in Sub-Saharan Africa? 6.245.800 ESTIMATE NU In 2016, the estimates of modern slavery in Sub-Saharan Africa accounted for approximately 13.6 percent of the world's total enslaved population. Within the region, Central African Republic, Democratic Republic of the Congo, Somalia, South Sudan, Sudan and Mauritania have the highest rates of modern slavery. As evident from surveys conducted in Ghana, Nigeria, South Africa and Ethiopia by Walk Free Foundation, slavery in Sub-Saharan Africa takes the form of forced labour and forced marriage. In Ghana, survey results suggest that there are an estimated 103,300 people enslaved in that country, of which 85 percent are in forced labour, and 15 percent are in formed marriage. For forced labour, the main industries of concern are farming and fishing, retail sales and then manual labour and factory work. In Nigeria, survey results suggest that forced labour is predominantly within the domestic sector, although it was impossible to survey in three regions due to high conflict. In South Africa, the industries most reported in the survey include the commercial sex industry, manual labour industries such as construction, manufacturing and factory work, and drug trafficking. www.globalslaveryindex.org/region/sub-saharan-africa/
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
Toda escravatura q vc acha q há em África é fruto da ganância de governantes. Reconheça o que vcs fizeram no passado sem ir buscar outras histórias
@ricardosoares1527
@ricardosoares1527 Ай бұрын
Mais uma tolinha a contar o que convém 🤣
@MiraMira-ol2sx
@MiraMira-ol2sx 14 күн бұрын
Sim vocês são maus e escravizaram pessoas
@carlamariaalmeida1645
@carlamariaalmeida1645 3 жыл бұрын
Obrigada. Não se fala porque nunca houve descolonização dos portugueses. Continuam agarrados a mitos inaceitáveis
@rawsupershow123
@rawsupershow123 6 ай бұрын
Nunca houve leis racistas em Portugal
@user-mz9ls8gb5g
@user-mz9ls8gb5g Ай бұрын
Apenas racistas não é? E nenhuma lei para puni-los!
@rawsupershow123
@rawsupershow123 Ай бұрын
@@user-mz9ls8gb5g exato. Baseado.
@docdave1994
@docdave1994 6 жыл бұрын
A quase totalidade dos Portugueses não participou de forma nenhuma na colonização, nem beneficiou com ela de forma direta ou indireta. Portanto não vejo porque devia pedir desculpa a seja quem for.
@almamater7957
@almamater7957 6 жыл бұрын
A colonização teve mais coisas boas que más, ouve quem tivesse abusado mas esses foram uma minoria e não representam o povo portugueses nem daquela epoca nem muito menos de hoje, de resto as cidades e a civilização deixada em Africa foram muito grandes e importantes, bem dizem os chineses e timorenses.
@mamaducamara2859
@mamaducamara2859 5 жыл бұрын
Parabéns falar merda
@magnokassanji3299
@magnokassanji3299 4 жыл бұрын
Muito do que há na Europa vem da força da mão de obra africana e da matéria prima africana. Devias estar grato, filho.
@magnokassanji3299
@magnokassanji3299 4 жыл бұрын
@@almamater7957 Andas mal informado. Os tugas até agora por perder Angola e moçambique. Coitadinhos.
@Itsisad
@Itsisad 2 жыл бұрын
A riqueza da Europa é fruto de escravidão,genocídio dos povos originários,etc. A África e a América Latina sofrem as consequências até hoje,com a colonização e depois da colonização os países latinos sofrem ainda com a operação condor etc. Na Inglaterra existem museus com muitos coisas da América do Sul e da África ,meu povo tem q ir para os museus da Europa pra conseguir ver sua própria história. Vocês herdaram uma herança fruto do colonialismo.
@paulobarros7559
@paulobarros7559 4 жыл бұрын
Fiquei com SIDA só de ver...
@electricflip
@electricflip 2 жыл бұрын
LOOOOOL! Obrigado!
@henriquesantos-pu9bb
@henriquesantos-pu9bb 4 жыл бұрын
Comunas
@jorgerubenstein8669
@jorgerubenstein8669 4 жыл бұрын
What rubbish !!!!!!!!!!!!
@henriquesantos-pu9bb
@henriquesantos-pu9bb 4 жыл бұрын
Tempos de gloria
@nunocunhaataide7959
@nunocunhaataide7959 5 жыл бұрын
O Império português é um milagre de Deus! Porque pudemos realizá-lo? Porque conseguimos levá-lo a termo, no espaço relativamente curto de século e meio? Primeiro, porque acreditávamos na nossa missão - na nossa missão de cruzados, de dianteiros da Fé, de soldados de Deus. E a primeira condição para se poder realizar bem uma obra consiste em acreditarmos em nós, e nela. Acreditar que somos capazes de a fazer, e acreditar em que ela tem de se realizar. Os portugueses dos séculos dos Descobrimentos acreditavam na verdade católica - morrendo por ela, sob os golpes dos alfanges, nas muralhas de Diu, ou nas praias da América. Acreditavam em Deus, porque não os tocara ainda a malária da Dúvida racionalista, e a lepra calcinante do Livre Pensamento. Acreditavam em que eram portadores da Verdade - daquela Verdade impassível ante todos os ataques, e invulnerável diante de todos os ultrajes. Acreditavam em que eram portadores do verbo divino, por amor do qual a morte é gloriosa, e todo o sofrimento é prazer. Eram raros viçosos daquela árvore de maravilhas que se chamou Nun'Álvares; eram filhos obedientes daquela Mãe transumana que se chama Igreja Católica. O ideal supremo que os guiava não era o tirar aos outros o que os outros tinham; nem rasoirar os valores; nem ombrear com a divindade: o seu ideal supremo era servir e amar a Deus. E todos serviam e amavam a Deus, desde os reis, nos paços, aos camponeses da serra lavradia; desde os pastores das serras agrestes, aos nautas destemidos, desde Camões, poeta de génio, a Albuquerque, guerreiro de raça. Andava longe a Reforma bastarda; e quando se aproximou, - previdente, oportuno, e cumpridor dos seus deveres, D. João III opôs-lhe uma milícia - a Companhia, e um cordão sanitário, esplêndido, para o tempo - a Inquisição. Ainda não se pressentiam os rumores da Revolução sangrenta das sarjetas e prostíbulos, a cujo serviço se puseram os sábios da Enciclopédia, e as elegantes mièvres dos salões de Paris, e das ante-câmaras de Versalhes... Tudo isso vinha longe - e o solar português, rezando, ao anoitecer, as Ave-Marias das Trindades, e fazendo o sinal da cruz, ao surgir da alvorada, cria em Deus, e servia Deus. Se era forte e puro na sua fé, era forte e leal na sua vida cívica. Os seus reis foram sempre paternais na justiça, justiceiros no prémio ou na pena. E o povo a quem as loucuras do homem despolarizado não tinham proclamado ainda soberano, o povo que ignorava o poder bruxo dos papelinhos do voto, na governação do Estado - o povo unia-se à volta do seu chefe natural, daquele que não saíra das tropelias e malabarices de uma urna, mas viera dos desígnios impenetráveis da Providência, para mandar, e ser obedecido, para guiar, e ser respeitado.
@AbsalomAMADEUS
@AbsalomAMADEUS 5 жыл бұрын
TU NAO TENS DEUS tu tens o diabo.
@donramonn12
@donramonn12 4 жыл бұрын
Nesse ponto temos que reconhecer a capacidade dos portugas dos séculos passados. O Brasil até hoje tem locais remotos e de difícil acesso.. Mas os portugueses conseguiram acessar o centro da América do Sul numa época que não tinha muito pouco de tecnologia...
@luissilva6970
@luissilva6970 4 жыл бұрын
@@AbsalomAMADEUS nós portugueses fomos arautos da civilização. Eu sei que te custa reconhecer.
@paulobarros7559
@paulobarros7559 4 жыл бұрын
@@AbsalomAMADEUS Portugal apresentou-te Deus
@AbsalomAMADEUS
@AbsalomAMADEUS 4 жыл бұрын
@@paulobarros7559 voces se julgam o centro de tudo. DEUS esta e esteve sempre aqui nao precisa de ser apresentado ESTE É O MEU DEUS E EU LHE CONHECO ( Yeshua HaMashiach ) e tu conheces o teu deus ???
Como é ser negro em Angola?
19:32
PÚBLICO
Рет қаралды 78 М.
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,4 МЛН
Василиса наняла личного массажиста 😂 #shorts
00:22
Денис Кукояка
Рет қаралды 9 МЛН
터키아이스크림🇹🇷🍦Turkish ice cream #funny #shorts
00:26
Byungari 병아리언니
Рет қаралды 28 МЛН
Always be more smart #shorts
00:32
Jin and Hattie
Рет қаралды 40 МЛН
O colonialismo desligou Cabo Verde de África
27:39
PÚBLICO
Рет қаралды 32 М.
Flip 2019 - "Mata da Corda", com Grada Kilomba
6:27
Flip - Festa Literária Internacional de Paraty
Рет қаралды 16 М.
Algumas mentiras sobre escravidão que você acreditou a vida inteira.
7:29
Fatos Desconhecidos
Рет қаралды 4,7 МЛН
Grada Kilomba, O Barco / The Boat | BoCA 2021
19:30
BoCA Bienal
Рет қаралды 21 М.
O colonialismo português no Estado Novo
31:09
João Cardoso
Рет қаралды 48 М.
"Escravatura", no programa Agora Nós
14:51
João Pedro Marques
Рет қаралды 762
Em São Tomé o colonialismo não morreu com as roças
31:19
PÚBLICO
Рет қаралды 99 М.
O RACISMO EM PORTUGAL É ESTRUTURAL
7:13
CORTES LI PAPUS SEM TABUS -OFICIAL-
Рет қаралды 12 М.
Portugal e o Início do Tráfico Atlântico de Escravizados na África.
22:22
Caçador de Histórias
Рет қаралды 30 М.
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,4 МЛН