Parabéns pelo seu comentário e oxalá ele seja ouvido do outro lado do Atlântico! Homem sábio e inteligente! Sou portuguesa e penso que o sr. também deve ter "uma costela" ibérica porque nós choramos mas andamos para a frente! Por isso, com o nosso sangue, suor e lágrimas, demos novos mundos ao Mundo. Lamento que existam portugueses e brasileiros que continuem a incentivar a vinda de imigrantes sejam de que país forem - já não há trabalho para todos (incluindo para nós). Boa sorte
@CMeosuarra2 ай бұрын
Algumas empresas e o governo é que têm feito esse incentivo sem reunir as condições para os fiscalizar e os receber mas este fenómeno está a acontecer por toda a europa e mesmo nos estados unidos .Mesmo o brasil mudou a legislação para Proibir imigrantes ilegais .
@brunom61532 ай бұрын
Também sou Português, aprecio Brasileiros tal como Portugueses, e subscrevo inteiramente!
@marcoantoniodias80422 ай бұрын
Andre, todos sabemos que infelizmente Portugal cedeu em receber idiotas brasileiros e lamentavelmente essas pessoas tem um nivel tao baixo que nao servem para nada, nem em Portugal nem no Brasil. VIDEO PERFEITO!!! que entendam que precisam estudar e crescer antes de qualquer coisa. Ainda bem que o novo governo esta cortando essas entradas aqui.
@okok-ep1dd2 ай бұрын
BRASIL É O MELHOR
@violet99ify2 ай бұрын
@@CMeosuarramas os emigrantes têm o poder da determinação e da escolha, se vêm à toa e sem pesquisar nada, eles tb são responsáveis pelas escolhas que fazem!
@helenan73682 ай бұрын
Aqui ao lado de minha casa uma senhora passou o café que explorava há 25+ anos a um casal de brasileiros, porque se reformou. Tinha duas portuguesas interessadas, mas ela escolheu o casal de brasileiros por serem novos, chegados a Portugal há pouco tempo com uma filha pequena, nenhum dos dois tinha emprego. O café sempre abriu muito cedo, tinha clientes certos a essa hora, e fechava ao fim do dia e ao domingo. Logo no primeiro mês, o casal começou a abrir muito mais tarde, perdeu os clientes da manhã. Muitos vizinhos ao fim do dia passavam no café antes de ir para casa, davam com o nariz na porta porque começou a fechar mais cedo sem horário certo. Alguns sábados está, outros não, os clientes nunca sabem. Perdeu clientes, a culpa é da xenofobia dos portugueses. Pessoas assim são os maiores inimigos dos seus conterrâneos que realmente querem trabalhar, e não o país que os acolhe.
@helenalima11892 ай бұрын
Vejo isto também em cabeleireiros, as pessoas não querem trabalho
@FAISCAMORTA2 ай бұрын
Parabéns pela dica ! Fazer tambem referência à facilidade como muitos conseguem arranjar trabalho em muitos países da europa através de Portugal. Uma grande oportunidade para quem realmente quer conforto,segurança e um futuro risonho para si e familia. Tem tudo para dar certo, mas como falou é preciso ser focado e ter tudo bem estruturado. Claro que com profissões que há muita falta de mão de obra serão sempre bem vindos. Nunca é facil sairmos do nosso país para trabalhar deixar familia e amigos . Portugal é um país muito seguro e com muitas vantagens para todos. Gosto de ver as pessoas radiantes e que conseguiram ter o seu trabalho e trazer a sua familia para junto deles. Sejam felizes e aproveitem o melhor da vida!
@mariateixeira97692 ай бұрын
A verdade é que já vi isso a acontecer aqui onde moro e o café tbm fechou pq a clientela reduziu. Se repararem os estabelecimentos portugueses têm horários de abertura e fecho fixos e Cumprem. Não sei se no Brasil é diferente mas quem tem negócio só sobrevive de porta aberta para que os clientes saibam com o que podem contar.
@vitorcravo30822 ай бұрын
Conheço um caso igual a esse , nem de propósito, ,,tudo igual
@francisseelig44992 ай бұрын
Interessante que, em frente da minha casa foi exatamente ao contrário. O café abria às 9h e fechava às 19h. Os clientes eram sempre os mesmos, não havia diversificação. Amargava prejuízo. Foi comprado por um casal de jovens brasileiros. Abrem às 7h e nunca fecham antes das 20h. O café está sempre cheio, de brasileiros e portugueses.
@wilmarosalopes9752 ай бұрын
Os que se vitimizam aí, são os mesmos que se vitimizam aqui,querem viver encostados e amparados
@nildaaraujo4264Ай бұрын
Perfeito sua colocação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@mariaritadejesusgoncalves27492 ай бұрын
Obrigada pela sua visão, sou portuguesa e continuamos na lenga lenga da escravidão, Portugal não tem o tamanho do Brasil é bem pequeno, somos acolhedores, mas não está fácil nem para nós. Bem haja André
@manuelasalvado54742 ай бұрын
Somos acolhedores para gente respeitadora . Não somos otários.
@gaga70482 ай бұрын
@@manuelasalvado5474Sou brasileira e dou total razão a você. Aqui onde eu moro está virando uma bagunca, porque está vindo pessoas de todos os cantos do Brasil e agora a cidade está um lixo. E ainda nos xingam e dizem que nos odeiam, mas estão aqui enchendo o saco. É claro que há exceções, mas grande maioria não tem educação e muito menos gratidão.
@miguelmoura21712 ай бұрын
Pergunte a essa camarada se os portugueses são todos doutores e engenheiros! Pergunte a esse camarada se não vê o português a trabalhar duro, muitas vezes para receber um ordenado mínimo! Faço minhas as palavras do André! Alguém o foi buscar a casa! Está amarrado! Amigo, não está bem, tome uma atitude inteligente! Se Portugal o estaca escravizar, procura outros pais que não o escravize! Se calhar Portugal o único país que te está a dar uma oportunidade, não será isso! Seja grato a Portugal e invista em si para a sua vida melhorar!
@miguelmonteiro79422 ай бұрын
👏👏👏
@carlosalbuquerque56722 ай бұрын
Há um ditado Português que diz: Quando você procura trabalho você arranja emprego. Quando procura emprego nem sempre arranja trabalho. Se você for um bom profissional mais cedo ou mais tarde vai ter sucesso. Quem tem vontade de vencer não choraminga.
@analuciacominotti11502 ай бұрын
Trabalho sim, mas faz trabalho de 3 pessoas aí já é demais tá .. trabalho por 3 pessoas.. um inferno 👿
@AlexandreDalmax-y5o2 ай бұрын
@@analuciacominotti1150 se vc sabe disso, aceita e não se movimenta, talvez seja hora de parar em frente a um espelho e encarrar o culpado por essa situação. Mais que isso, lutar contra quem é culpado por isso, para que possas mudar de vida, pois ninguém será mais interessado no seu bem estar, que você mesma. Comece hoje e boa sorte.
@josealmeida762 ай бұрын
@@analuciacominotti1150 Trabalha por 3 e recebe por 1, certo?
@eugeniaacciaioli4778Ай бұрын
Haha, essa é boa! Não conhecia. Nós, portugueses, estamos em toda a parte do mundo, mas a fazermos o quê? Se não formos especializados em nada e, portanto, não emigrarmos já com contrato de trabalho, vamos com certeza fazer o que os naturais dos sítios não sabem ou já não querem fazer porque evoluíram, e vamos ganhar menos. Sempre foi assim em todo o lado, obviamente. Aqueles brasileiros que tanto se queixam deveriam olhar para muitos imigrantes da chamada Europa de Leste que chegaram aqui, formados em engenharias, em medicina e noutros cursos - todos com muita qualidade -, mas que trabalharam onde puderam, GERALMENTE NAS OBRAS - ajuda preciosa dos que eram engenheiros - ou EM LIMPEZAS DOMÉSTICAS até que os seus cursos fossem reconhecidos pelas universidades portuguesas. Viveram mal, sobretudo porque tinham de enviar dinheiro para as famílias e muitos, de pagar a quem aqui os pôs (pois, há vidas muito difíceis), sofreram, mas não lhes caíram os parentes na lama nem se punham a carpir as mágoas, continuaram a saber quem eram.
@PaulaDias-y4rАй бұрын
@@analuciacominotti1150 pode ser uma fase inicial, é se calhar a polivalência, típica aqui. Mas fale com o seu patrão.
@fabiolopes34692 ай бұрын
Estou aqui a 5 anos e fui muito bem recebido , se está ruim a solução é voltar , não podemos querer mudar o país dos outros, que tal tentar mudar o nosso com certeza não precisaremos sair para outro ,a começar por nossas atitudes que achamos que as pessoas tem que aceitar . Vejo pessoas desrespeitando a cultura e modo de viver . Os portugueses trabalharam muito quando chegaram no Brasil. Quando eu achar que Portugal não serve pra mim , vou agradecer pela estadia e volto para o Brasil.
@arnaldobatista27182 ай бұрын
Nem mais! Tem lugar todas as pessoas normais, em Portugal ou em qualquer outro país que entrem normais, nao há milagres! Para quem nao entende isto, o melhor mesmo é refletir sobre as razóes que que levam as pessoas a saír do seu país...O Brasil é um país extraordinário, mas lá como cá tem de trabalhar!
@fabiomrts2 ай бұрын
Sou português e a minha namorada é brasileira e ela no brasil era advogada e aqui trabalha numa loja de roupa.. conclusão até ela alcançar o que deseja tem de trabalhar no que pode
@PaulaSantos-wd5zb2 ай бұрын
Exatamente, o que acontece com alguns portugueses que emigrantes, muitas aqui têm uma certa profissão e noutro país vão trabalhar noutra area até conseguirem arranjar algo melhor! Isso acontece em todo o lado.
@fabiomrts2 ай бұрын
@@PaulaSantos-wd5zb exatamente , mas é mais fácil reclamar do que agir , faz parte do ser humano , a questão é que eu acho é que lá no brasil vendem uma ilusão que em Portugal é uma maravilha e só tem coisas boas
@goncalosousa34022 ай бұрын
A minha mulher também é Brasileira e viveu aqui 5 anos. Agora sou eu que vou lá todos os anos e estou sériamente a pensar mudar para o Brasil (é um país brutal para quem tem mentalidade de trabalho - segurança é avaliar em cada lugar), a tua namorada consegue exercer aqui e lá, há acordos entre ordens de advogados. Eu mudava já hoje, em terra de "cegos" quem tem olho é rei, quando a educação é evidente, o negócio é de sucesso. Havia muito mais a falar certamente.
@fabiomrts2 ай бұрын
@@goncalosousa3402 sim mas tem de se inscrever na ordem e leva tempo a tirar as cadeiras vigentes na nossa lei e e também dinheiro 🥴
@goncalosousa34022 ай бұрын
@@fabiomrts a partir do momento em que ela estiver legal como advogada, o guito pinga. Demora, demora até estudar e passar no exame da ordem (nada é fácil). Até lá é percorrer o percurso, não é demérito nenhum trabalhar noutras áreas, burro é quem desiste.
@talipio2 ай бұрын
Mais uma vez digo, assisti seus vídeos ainda no Brasil há muito tempo atrás e me inspirei muito para vir. Segui conselhos, pesquisei , hoje não trabalho em minhas áreas de formação (2 faculdades) pois comparado a outros me pagariam mal, mas por isso estou chorando ? Não ! Trabalho em uma multinacional e recebo muito acima do mínimo, pago minhas contas, meus financiamentos, guardo e ainda faço o que quero. Então concordo contigo, quem chora não segue e se está ruim, a porta de embarque está logo ali . Seja feliz e boa viagem.
@vitorferreira30302 ай бұрын
O imigrante brasileiro que não se prepara para imigrar, conhecer o país as suas leis, os seus costumes e principalmente trabalho garantido, geralmente vai dar-se mal e arrepender-se. É costume brasileiro culpar outros pela sua incompetência, bem como vitimizar-se por uma situação por si criada. Depois, vem a língua maldizente sobre o país que o acolheu e o deixou entrar. Ora bem, ele escolhe um país para imigrar, sem se preparar: ter trabalho garantido, saber as leis e costumes, ter um local para ficar, depois lamenta-se, vitimiza-se e diz mal. Há muitos casos de sucesso em anos anteriores, agora é necessário cautela avaliar bem os prós e contras, só depois ir na aventura controlada.
@PrisonBreak1234fb2 ай бұрын
Os unicos brasileiros que interessam a Portugal, sao os civilizados e respeitadores de um país que nao é seu... os restantes, porta de embarque aguarda-vos com destino ao Brasil.
@smenilopes2 ай бұрын
Exatamente isso, as portas de embarque estão abertas pra voltar 🎉
@verabenites52672 ай бұрын
Isso é em todos os Países e até que Portugal ainda é maleável, que experimentem a Alemanha😏
@anamarialins52812 ай бұрын
@@verabenites5267meus filhos trabalham na Alemanha e são muito bem tratados. Em todo país há gente estúpida e gente educada e gentil, em Portugal também.
@rogeriasouza5976Ай бұрын
@@anamarialins5281são bem tratados, porque provavelmente são educados e respeitam as regras do país.
@anamarialins5281Ай бұрын
@@rogeriasouza5976 sim, eles procuram viver de acordo com os costumes e regras locais
@josemorgado4532 ай бұрын
Eu sou português, tenho vários amigos brasileiros, que trabalham e estão inseridos na sociedade portuguesa...mas veio também muitos que só vem para veder drogas e assaltos... fora com os brasileiros de mal, força para os que trabalham.. Portugal precisa de vocês...
@FlorFaria-t6l2 ай бұрын
Palavras bem ditas quem vier por bem para Portugal 🇵🇹 que venha quem não vier por bem que se vá embora já chega os que nós temos aqui tenham mais respeito pelo país que vos acolheu ❤
@Goldenspitfire5882 ай бұрын
Parabéns pela lucidez e pela imparcialidade. Se todos tivessem essa capacidade e maturidade não haveria tanta discussão e mal estar entre as pessoas. Devo pontuar que as pessoas trabalhadoras, empenhadas e responsáveis precisam fazer com que a sua VOZ seja ouvida, pq aqueles que são irresponsáveis, preguiçosos e com limitação cognitiva gritam muito alto e recorrem ao insulto para ofuscar o facto de nunca se terem preparado para a vida.
@vanderleisiqueira38042 ай бұрын
Perfeito sua análise, e ainda há os que cá vivem de subsídios, e isso piora o contexto geral, pois nós os pagadores de impostos, pagamos para "manter cá" os improdutivos e inconsequentes, de facto ninguém convidou, ao estar despreparados antes de sair de "casa", este sujeito cria o caos por onde passa, seja lá no Brasil ou cá em Portugal.
@mariasoares52052 ай бұрын
Meu amigo gosto muito do seu canal. Tambem estou imigrada e concordo com a seu ponto de vista tão elevado. Todos is immigrants sofrem; e sentem que estão a ser explorados não (escravisados.) Deixamos o nosso país for escolha ninguen no obrigou. Por isso temos quelevar essa decisão muito a serio e nos adaptarmos ao pais que escolhemos. Por onde viveres vive o que vires fazer. O imigrante seria mais feliz se todos pensassem como você.
@DanielFilipeBernardino2 ай бұрын
Eu amo Portugal e vejo que muitos brasileiros são ingratos a esse país ..
@ValdemarSilva232 ай бұрын
Tomara que todos os imigrantes fossem como você. É muito bem vindo quem tem uma consciência como você. 👍
@josemorgado4532 ай бұрын
Eu também sou imigrante em França, e trabalho 10 por dia...nas obras, não vou pedir nada aos franceses...sigo as leis da França....
@Unpatioandalou2 ай бұрын
Les français adorent les portugais! Aucun problème, des gens gentils, travailleurs et intégrés
@zeferreira32602 ай бұрын
Usarei um par de velhinhos, e muito sábios. Ditados populares portugueses.Para responder a todos e/ou a qualquer queixumes. Quem não está bem em Portugal. 1° NÃO VOS FAÇAS CONVIDADOS ONDE NEM SEQUER FOSTES CHAMADOS. 2° SE ESTAIS MAL IDE-VOS EMBORA.
@martacostaa2 ай бұрын
😮😅
@violet99ify2 ай бұрын
Quem está mal, muda-se!
@zeferreira32602 ай бұрын
@@martacostaa 🤩😘
@ruiandrep.carreira49692 ай бұрын
Se estás mal mudate!😅
@vicenteneto37982 ай бұрын
Quem dera todos tivessem a sua sensatez Andre. Hoje tenho tudo regularizado e graças a informações úteis como a sua e seu exemplo busquei e consegui. Muito obrigado
@PaulaSantos-wd5zb2 ай бұрын
ESCRAVIZADOS?????quem recebe um salário, isso nunca foi e nunca vai ser escravo. Esse termo é só uma vergonha utlizar -se em pleno século XXI. Isso é uma vergonha e uma afronta. Tenham vergonha!
@danielfeiteira63862 ай бұрын
Parabéns André, você é fantástico no seu comentário, eu como Português não tinha como dizer igual, um Abraço
@brasileironaeuropaАй бұрын
Obrigado Daniel
@wilmarosalopes9752 ай бұрын
Amo Portugal, me senti em casa quando estive aí, não mudo porque meu orçamento não dá. Não vou me arriscar e me dar mal.
@eugeniadacosta7062 ай бұрын
Pode conseguir um contrato de trabalho para a área de sua formação. É uma questão de procurar e tendo emprego logo à chegada já é mais fácil.
@PauloDantas13852 ай бұрын
Eu mesmo demorei 5 anos para vir. Me preparei na area de TI e estudei Ingles.
@virgilioviscondevisconde53252 ай бұрын
André Oliveira! Admiro a Sua Frontalidade e a Sua Coirençia no que Relata Nos Seus Videos Voçê Sempre é Coirente com a Realidade de Portugal sem Preconceito e Directo nos Assunto da Actualidade tanto Social como na Situaçâo de Emigraçâo .Assim mesmo . Os Meus Parabens Pelo Seu Trabalho Feliçidades para a Sua Vida Pessoal e Familiar..
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Abraços
@JP-js8kh2 ай бұрын
Bom dia, para mim ainda é bom dia. Moro no RJ há 4 anos. Vim de Portugal para ficar no maximo 1 ano, mas as coisas andaram numa outra direcção. Tinha sustento cá em euros de rendimentos aí, nada de mais, pouco mais era do que o salário mínimo daqui, cerca de R$1300, que no início era o suficiente, pois temos casa própria. Mas, com o andar da carruagem esse valor deixou de ser suficiente, até que terminou. Aí em Portugal tinha um negócio junto com a minha esposa na área da publicidade, artes gráficas, montagem de billboard, reclamos luminosos e não só. Isto para dizer que cá tive de arranjar sustento. Tanto eu quanto a minha esposa fizemos formação na área da Perícia Judicial. Hoje trabalhamos com a justiça. O melhor disso é que fazemos tudo pela internet, o que faz com que possamos exercer a profissão mesmo estando em Portugal ou qualquer outro país, desde que tenha internet. Só os fracos se vitimizam. Os fortes, caiem, levantam-se e seguem de uma forma melhor que antes de terem caído. Dizerem que escravizamos as pessoas, voltamos para o recalcamento de altura dos descobrimentos... Enfim, até nisso falham. Continuem a pedir o ouro levado para Portugal. Essa daí é demais... Esquecendo-se, ou não querendo saber, pois não convém, que para Portugal apenas vinha 20% de todo o ouro minerado, caso contrario as caravelas afundavam. Onde estão os restantes 80% que ficaram no Brasil? É isso que têm de se perguntar. Enfim, já fugi muito ao tema de hoje. Felicidades aí. Um dia a gente encontra-se, pois o retorno está próximo. Como sou de Carcavelos, a gente acabar por se esbarrar na rua não sera difícil.
@franciscosampaio7682 ай бұрын
Bom dia André, aqui o chico em São Paulo capital, às 08:22, com.muito calor. Vc tem toda razão.
@marialuizamartinhodacruz9222 ай бұрын
Eles fazem a conversão, 800 euros e convertem em reais, nossa vou ganhar horrores, só que têm que gastar em euros, aí o portugues é que é mau, não é a falta de visao deles. Essa gente ainda esta na escola, e o pessoal dizendo que o portugues era ladrão, e burro. Daime forças. Adoro a sua visao, Andre. Esclarecendo a verdade para esses mimisentos.
@041nasterrasdecabral22 ай бұрын
Excelente seu relato, trabalhei 20 anos na área de gastronomia no Brasil, hoje aqui trabalho com pintura e acabamento e posso dizer que graças a Deus não me falta trabalho, muito pelo contrário ! E como vc disse tem muitos brasileiros que estão aqui que tem mais é que ir embora mesmo !
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Top amigo
2 ай бұрын
André, concordo 100% contigo. O problema é q querem tudo na mão. Mudança de país é literalmente zerar a vida! Reaprender como funciona tudo, inclusive na questão de trabalho. Grande abraço.
@marcelaoliveira83672 ай бұрын
Tenho 23 anos que moro em Portugal, uma coisa posso dizer ja por experiência de Portugal, antigamente os brasileiros eram outros que não escolhiam trabalhos, fosse a hora e os dias que fossem, ja vi muitos brasileiros vencer e voltarem para o Brasil, os brasileiros de agora escolhem trabalhos, outro dia ouvi um a dizer que ele não veio para Portugal para trabalhar sábado ou domingo, somente de segunda a sexta,muitos que vieram agora nem todos mais a maioria escolhem trabalho.
@mariajosepereiramariano3442 ай бұрын
A sua cara é a melhor 😂, vc está certíssimo, voltem pra onde nunca deviam ter saido😘
@avelinoteixeiradacostapere25652 ай бұрын
É verdade brasileiro se faz de vítima, se não tem algo como trabalhador, profissional, não vai ter um trabalho que ganhe bem em qualquer país europeu, muitos falam na França salário mínimo mais de mil e duzentos euros, vai depois choras porque preços das casas é caríssimo, além da Luz e água, é já não come, mas não é só na França, qualquer outro país europeu, ganha máximo é verdade, mas as coisas são muito mas muito mais caros, e eu sei como é trabalhei na Alemanha 🇩🇪, França 🇫🇷, Holanda 🇳🇱, Bélgica 🇧🇪, Luxemburgo 🇱🇺, Suíça 🇨🇭, e vi a grande diferença de que ter um bom salário nesses países não fazia viver melhor do que em Portugal 🇵🇹, embora eu juntei dinheiro, e porque, empresa naquele tempo me dava casa e alimentação, eu nada gastava do salário, atualmente não existe isso, quem for um bom profissional ganha bem em qualquer país, incluindo Portugal 🇵🇹 pensa bem, se só sabes limpar ruas terás salário mínimo. É um exemplo
@alexandre.campos2 ай бұрын
Sou técnico superior há 23 anos numa universidade pública portuguesa e o meu vencimento líquido está em torno dos 1300€.... (inclui subsidio de alimentação). As pessoas estão à espera do quê afinal?!.... 23 dias úteis x 7 horas diárias = 161 horas. 1300 € / 161 horas = 8,10€ / hora.....
@anamariamoutinho19152 ай бұрын
Não esquecer que ordenado mínimo cá é de 830€ e este valor também é pago aos portugueses. Cá precisamos de artistas ou seja: trolhas, eletricistas, mecânicos etc
@kellycarvalho94182 ай бұрын
Eu sou extremamente grata. Tenho apenas 2 anos ca, nunca faltou-me trabalho, trouxe todos os meus filhos e estão muito bem. Tive a honrra de conhecer portugueses maravilhosos e muito carinhosos comigo. Só tenho que agradecer e pedir a Deus que abençoe nosso Portugal 🙏
@joseespadinha8090Ай бұрын
A escravatura começa na pobreza de espírito, a vítimização não leva ninguém a lado nenhum.. Você é um exemplo de resiliência, quem quer consegue. Seja bem vindo a Portugal.
@MrLaureus2 ай бұрын
Lamento que esteja a dar a cara para gente imprestável, que não tem nada de positivo para oferecer. Como português, a vida nem está fácil sequer para os nacionais! Não pode dizer mal do país, só porque teve má experiência. E tens razão: têm um maldito telemóvel (celular) pesquisem informação (que há muita) em vez de perderem tempo com baboseiras nas redes sociais.
@paulocardoso77052 ай бұрын
Boas gosto dos teus comentários Sou Português, trabalho à 35 anos aqui em Portugal ganho 1.200€ sou explorado!!!! ridículo Bom para mim, casa paga, não trocava a minha vida aqui por nada
@rosileyazevedo39642 ай бұрын
Kkkkkk verdade 2 anos e meio estou pesquisando profundamente sobre portugal, e minha opinião mesmo com o salário mínimo de 820 euros é melhor do estar aqui no Brasil pois sei que com um carro e morando um pouco mais afastado posso ter uma vida de qualidade em portugal e vamos trabalhar somos 3 e eu sou aposentada com 1 salario minimo de Portugal mas pretendo empreender e os outros vao trabalhar e tenho fe que seremos felizes ai e viveremos melhor que aqui planejamento para final de 2025 tudo calculado certinho. Assisto video que nos instruir e verdadeiro, nao gos de videos que fala mal do Pais e nem de pessoas negativas que reclama de tudo tudo se vence com muito esforços e fé.
@PaulaBaza2 ай бұрын
André, você é o máximo! 😂😂😂 corajoso, bem informado e sempre avançando para a frente! Acima de tudo divertido. Gostei muito do seu comentário. Sou portuguesa e moro em Macau, planeando um dia em ir viver para Portugal, onde tenho família. E também comprar casa, pois no passado já comprei e já vendi. Quem sabe ainda lhe contacte para o efeito! Continuação de boa sorte!
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Gratidão
@pietrosantos1982 ай бұрын
Parabéns pela imparcialidade, infelizmente muitos brasileiros precisam de avaliação psicológica, fica nítido pelos casos que acontecem no dia-dia.
@perpetuacarvoeiro68262 ай бұрын
Parabéns André pela integridade e visao justa que tem . Sou portuguesa emigrante em Inglaterra e passa se o mesmo lá. Todas as pessoas que não têm qualificações têm trabalhos precários e embora recebam um pouco mais que em Portugal mas o custo de vida subiu muito e mal dá para se sustentarem e pagar o quarto. Por isso antes de sairmos do nosso País temos que analisar os prós e contras para não termos surpresas desagradáveis. Que Deus abençoe a sua vida e o faça prosperar no meu País.
@miguel1950almeida2 ай бұрын
Os meus parabéns Malandros já temos portugueses que cheguem. Não precisamos de importar mais.
@sergiobordallo79362 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo e pela paciência! 👏
@mariluzcordobaasencio30062 ай бұрын
Hola soy española casada con portugués voy todos los años a Portugal es una pena que vaya a lisboa centro y vea que Martín moniz sea d indianos ni parece lisboa no se puede permitir eso se quita el encanto que tenía esas rutas portuguesas no hablando ya de la delincuencia que hay en centro d lusboa portugal tiene que ponerse duro en este sentido pues yo iba por el centro d lusboa sin miedo ninguno como España en ciertas zonas se está poniendo imposible con inmigración árabe es demasiado y tiene que poner política d inmigración si pero no delincuentes
@mariadefatimagaspar85802 ай бұрын
parabéns pelo seu comentário. eu penso exatamente assim….. 👏👏
@TeresaVaz-r9m2 ай бұрын
É pena não pensarem todos assim! Muitos vêm para cá só para dizer mal de Portugal e dos portugueses e pedir subsídios! 😠 Para esses há muitos voos de regresso às origens...✈️✈️✈️
@dbrgodinho2 ай бұрын
Sou brasileira e tbm moro aqui a 20 anos, e amo esta país... Mas muitos brasileiros têm de perceber que não estamos no Brasil e temos nós adaptar as culturas de Portugal ou de qualquer outro país que for acolhido. #ficadica 😉
@edgarlopes72352 ай бұрын
Escravizado a ganhar 850€? Sou português instrutor de condução e ganho 900€, será que também sou escravizado. Saúde da boa.
@AOSCONFINSDATERRA2 ай бұрын
QUERIDO BOA TARDE, VIEMOS PARA PORTUGAL EM 2019, COM A COVIDE VOLTAMOS AO BRASI E AGORA RETORNAMOS; SOMOS LEGALIZADOS ,SOU POLICIAL MILITAR REFORMADO NO RJ, MINHA ESPOSA E REFORMADA COMO MERENDEIRA E NO ENTANTO FIZ CURSO DE TUBISTA PARA CONTINUAR A TRABALHAR. ESTOU EM CONDIÇOES DE TRABALHAR. O GRANDE PROBLEMA E QUE MUITOS BRASILEIROS JA ESTAO ACOSTUMADOS A SE FAZEREM DE VITIMAS. FICA TRANQUILO E TOCA O BARCO PRA FRENTE.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Abraços
@fabiolopes34692 ай бұрын
Concordo com você , também estou na mesma situação e não me arrependo, vim também em 2019, minha esposa foi diagnosticada com câncer e teve todo apoio , sou grato por tudo e fico muito triste por ter alguns brasileiros só reclamam , querem viver a mesma vida que vivia no Brasil, fiz curso no IFEP, e me inscrevi em outro pra começar em setembro. Conhecimento nunca é demais , eu mesmo reformado no Brasil , nunca ficava parado. Então pessoal vai à luta , no Brasil já fiquei 120 horas em um serviço direto e não uma vez só não , Quer ter alguma coisa lute , plante hoje pra poder colher mais tarde , e bota tarde nisso .
@veraluciamarques22492 ай бұрын
Faço minhas as palavras do André. Não está se adequando volta para o lugar de onde veio. Concordo 100% com o André. Trabalha e estuda para crescer na vida.
@memanicabraldossantos2892 ай бұрын
Você está certíssimo, André!
@m.o.n.a76242 ай бұрын
Eu investi muito na educação das minhas filhas,principalmente incentivei a falar no mínimo mais um língua (inglês). Hoje as duas são da área de TI e hj estão muito bem empregadas. Como eu e meu marido não tivemos a oportunidade de nos formar no superior,investimos nelas. O mundo está em constante transformação e precisamos nos reinventar todos os dias.
@americodesousafilipe3729Ай бұрын
Sou português e digo que é muito raro ouvir alguém com tanta lucidez como você. Muito parabéns. Você fala verdade de modo que todos podem entender. Aprecio muito os brasileiros que chegam a Portugal e se esforçam por se adaptar nâo só à cultura portuguesa mas também ao mercado do trabalho. Já fui emigrante e entendo muito bem o que você diz. Parabens
@regdoria2 ай бұрын
Sou arquiteta. Fiz minha equivalencia e tirei minha carteira da ordem. Tenho cidadania portuguesa. Consegui emprego em construtora pra acompanhar obra. Trabalho 12 hs por dia de segunda a sexta e no sabado tebalho algumas horas tambem... pois na iniciativa privada é assim. Estou feliz pois tenho emprego e ganho melhor do que no br. Mas aqui é assim...precisa trabalhar mais... Nada de mimimi não...
@Anacarata192 ай бұрын
Maravilha André! Estamos contigo! Chega de mimimi e vamos nos preparar e com trabalho chegamos onde queremos, ninguém é responsável, somente nós mesmos 🇵🇹 ♥️
@MareLUZ-c3o2 ай бұрын
Admiro imenso a sua sinceridade e sensatez! Parabéns e as MAIORES BÊNÇÃOS! 👏👏👏💖🕊️😊
@albano14092 ай бұрын
Quem dera que todos os brasileiros o ouvissem André, haveria mto menos lamentos e culpar os outros pelos seus ( deles) insucessos devido ao comodismo pensando que quem os recebe é que tem obrigações. Quem se sentir injustiçado tem uma boa solução que é regressar ao seu país ou procurar outro. Não é justo nós portugueses andar a pagar impostos para dar subsídios a quem nada faz por os merecer.
@vitor-b5h2 ай бұрын
Parabéns pelo sua coragem, tudo o que disse está corretíssimo, quem não está bem sai.
@irmgardruppgoncalves96492 ай бұрын
Creio que seja falta de sair de sua zona de conforto, sem iniciativa, para mudar e também muitos julgam pelo fato de em Portugal não terem todo o aparato como no Brasil, por qualquer motivo estarem a colocar as empresas na justiça, e então consideram como trabalho "escravo"
@dicasparamulher42922 ай бұрын
Parabéns vc deu uma aula . É isso que as pessoas estão precisando ouvir, a verdade, estuda, se profissionaliza pra não ser mais escravo não só de portugueses, mas de ninguém.
@glauberhenriquedonasciment31632 ай бұрын
Perfeito Andre!!
@suttergerson41212 ай бұрын
Você tem toda razão André!
@ArtesdeRosaCravo2 ай бұрын
Disse tudo parabéns.
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Obrigado
@pedrofernandesreis61392 ай бұрын
Tem muitos portugueses que também ganham o salário mínimo, também são escravizados🙃pessoas que conseguem enxergar a realidade e respeitar o meu país conseguem ser bem sucedidas, você é um exemplo parabéns.
@tool7empest3532 ай бұрын
O cara reclama do trabalho, fala em escravidão mas do lado dele tem um português fazendo a mesma coisa e ganhando o mesmo salário. São pessoas fracassadas que sempre colocam a culpa dos seus fracassos NOS OUTROS. Mesmo no Brasil, o cara vai atrás do emprego oferecido, ele é contratado e depois de algumas semanas começa a reclamar. O mais incrível é que a solução é simples: PARE DE RECLAMAR E PEÇA DEMISSÃO. AJA COM DIGNIDADE PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA!
@cesartainarepresentacoes80322 ай бұрын
Parabéns André, sem qualificação melhor ficar quieto por aqui , estamos com apagão mão de obra no Brasil , milhares de vagas em vários setores, os caras vão pra Portugal imaginando que vão ficar rico a curto prazo . Ouçam a história do André pelo amor de Deus , esta é a pura realidade.
@joses.7222 ай бұрын
André, infelizmente o "brasileiro" não sabe o que é o Google. Ele não pesquisa na fonte, prefere a informação de terceiros
@anabarros19432 ай бұрын
Você foi cirúrgico, sensato e necessário!! Quem tem que procurar melhoria somos nós mesmo !
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
👊
@fernandasoares44672 ай бұрын
Concordo plenamente com o Senhor André, um grande abraço de Santarém Portugal 🇵🇹
@josenascimento84282 ай бұрын
A vida do trabalhador é uma matemática simples, capital vs trabalho, em qualquer país quê vc esteja. Eles foram um povo que navegou em todos continentes. Sou descendente deste povo, meus avós são deste pequeno pais que eles chamavam de: minha terra é uma maravilha. Professor continue a melhorar a vida de qualquer pessoa que entenda nosso idioma.
@laurindalopesgodinho6802 ай бұрын
Eu vivo 4o anos na suisse. Tais documentos tudo serto se não tais documentos es expulso na hora.
@franciscorosa78072 ай бұрын
André, obrigado por esse seu comentàrio justo! Vivi 40 anos n'a Suiça e o seu comentàrio adapta-se bem a alguns portugueses que foram para a Suiça !
@brasileironaeuropa2 ай бұрын
Abraços
@MarioGuerreiro-dm5gpАй бұрын
Mais um excelente vídeo cheio de verdade, obrigado mais uma vez, sem dúvida tentando alertar que vir seja para Portugal seja para que país fôr sem uma preparação a vários níveis depois as pessoas não podem se queixar do planeamento que não fizeram e das situações desagradáveis que depois podem se meter.
@amaurisurf2 ай бұрын
Show 🙌... A minha opinião é a mesma.. nenhum Português saiu de Portugal e foi no Brasil buscar ninguém na marra nenhum Português está segurando seu passaporte te impedindo de voltar para o Brasil... Nos anos 90 até existiu no japão algumas empresas que pagavam a passagem do descendente e ele só era liberado após a quitação da dívida* (passagem aérea*) depois ficava a vontade para trabalhar ou voltar.. Só que sem entender uma palavra sem celular sem Internet contato por carta ou uma vez por mês por telefone e era uma fortuna aquilo sim era ser um imigrante casca grossa.. E eu agradeço o Japão até hoje.
@jamelbahri76682 ай бұрын
Há um ano que estou a preparar a minha vinda para trabalhar em Portugal. Estou a planear tudo: onde vou ficar temporariamente, que empresas contactar quando chegar, imprimir um mapa do metro de Lisboa. E um orçamento confortável para os 4 meses em que vou estar à procura de trabalho em áreas com muita procura em Portugal. E estou a aprender português. Obrigado pelos vossos comentários úteis.
@vitorsilva22742 ай бұрын
Excelente comentário, isro é para imigrantes, brasileiros, portugueses ou de qualquer outra nacionalidade que aja assim. Se fosse um português afazer esse comentário justo, haveria logo brasileiros a dizer que era um português preconceituoso contra os brasileiros.
@laurindalopesgodinho6802 ай бұрын
Verdade falou serto. Não é só Portugal. Suíça mais rigorosa.
@luismartomarto93212 ай бұрын
Sou brasileiro filho de portugueses, me orgulho muito
@carlosbaptista8102 ай бұрын
As coisas estão difíceis até para os Portugueses , então o Português escraviza o próprio cidadão, salário mínimo em Portugal realmente é muito baixo por isso a falta de mão de obra em Portugal pois muitos também acabam imigrando , e com a especulação imobiliária que teve em Portugal nos últimos anos ficou ainda pior para os cidadãos portugueses.
@CarlosPereira-sm6fh2 ай бұрын
Heeeiii André cuidado com a saúde..existem pessoas que não merecem 1 segundo do nosso tempo..
@anabrito33712 ай бұрын
Boa tarde! Sou Portuguesa e tenho grandes amizades do Brasil. Felicito-o pela sua trajectória de vida! Portugal está numa situação de muita instabilidade assim como o resto da Europa. Parabéns pelo seu vídeo!
@mariacoutinho38392 ай бұрын
Todos os portugueses que trabalham na restauração têm o mesmo ordenado
@mariafernandamota3210Ай бұрын
Gostei da sua visão. É o procedimento correcto. Sou portuguesa e já trabalhei fora de Portugal. Também fui com um plano e tempo definido, cumpri e regressei. Obrigada 👏
@ruialves49652 ай бұрын
Eu nunca gostei dessa frase tao brasileira de " sub-emprego" ! Carissimos , ponham isto na cabeça , nao existe "sub-emprego" e sim emprego !!! Temos dois tipos de pessoas , trabalhadores e parasitas...escolham ! Aqui , tem tanto valor o meu dentista como o meu jardineiro e , atençao , nao tem "elevador de serviço" , somos todos , sem excepçao , iguais !!!
@madalenacodeco60232 ай бұрын
Boa tarde S"Andre esta tudo bem? Um forte abraço aqui de Lisboa Portugal 🌹🌺💞🌁🌁🌁
@casalaraujo84952 ай бұрын
Excelente reflexão, certíssimo
@ofrederico_cunha2 ай бұрын
Você está coberto de razão! Olha, eu não sei se isso é algo cultural do Brasil, ou se esse tipo "vitimista" foi implantado nos últimos anos. O fato é que vejo os mais novos replicando isso com mais intensidade. Posso estar errado, mas esse é o meu sentimento! Na lógica dessas pessoas, se ela está mal, a culpa é sempre de um terceiro, a culpa é do outro! Adultos que não assumem a responsabilidade pela própria vida! Pessoas imaturas. Mas, por outro lado, se essa mesma pessoa tiver sucesso na vida, nessa hora o "Eu" delas infla. O sucesso é sempre devido a eles mesmos.
@manuelandre90032 ай бұрын
É isso mesmo que você está falando, adorei o teu comentário, um abraço. André, sou português adoro teu país,
@moniquekmu2 ай бұрын
Se preparar para vida é uma lição que muita gente só aprende depois que chega na velhice " a se eu soubesse... " Estude a educação é a única coisa que ninguém pode tirar de você! Graças a Deus meus pais sempre me incentivaram a me preparar para a vida e hoje eu moro e trabalho na Itália ❤ obrigada mãe, obrigada pai 🙏 Parabéns pelo vídeo 👏
@adelinacandidasilvareis11712 ай бұрын
Otimo comentario!!! Estou aqui quase 3 anos e fui muito recebida pelos os portugueses atuais meus patroes. Como voce falou: se é profissional o campo está aberto. So tem que agradecer e já fiz muito com meus euros abençoado no🇧🇷
@deliciaseboloslenelouvores2 ай бұрын
Você está certíssimo sem tirar uma vírgula, parabéns
@JPVLDRodrigues2 ай бұрын
100% correcto!
@madalenacodeco60232 ай бұрын
Olá S"Andre você é um homem culto sabio e com respeito assim venham mais um abraço Lisboa Portugal 💞🌹🌺🌁🌁🌁
@WhistleJoy2 ай бұрын
Olá André, Eu gosto do seu estilo de cabelo rs... deve estar com muito calor. Um abraço.
@Piairom2 ай бұрын
Portugal é como um PAI tem que se respeitar...quem não percebe isso só vai encontrar problemas na sua vida!
@mariradons14202 ай бұрын
Eu estou muito feliz e bem em portugal .
@zericardosilva2 ай бұрын
Muito bem! Cá está um brasileiro que pensa como um português. Espero que fique em Portugal muitos anos!
@ricardolourenco3707Ай бұрын
Português aqui. Falou e disse tudo. Muito simples. Custa a todos. Nós e vocês. Lá fora é igual. Ser adulto ajuda. A vida custa, Nós temos de ser fortes e fazer por Nós. Pessoas más existem em todo o lado. Em todo o mundo há gente má. Um bem haja. Não custa nada ser factual e verdadeiro. Obrigado pela sua podneração. E boa sorte para a sua estadia e vida cá. Um abraço.