Рет қаралды 197,366
⚡️ MEU AJUDANTE: eletr.co/meuaj...
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Posso ligar FIO TERRA do CHUVEIRO junto com o NEUTRO?
Dentre as várias dicas do tipo “Faça você mesmo” que vemos aqui no KZbin, a que mais me chama a atenção é a dica de ligar o terra do Chuveiro junto com o neutro quando a instalação não tem aterramento para não tomar aquele choquinho indesejável no registro do chuveiro.
Mas será seguro fazer este tipo de ligação? A norma me autoriza a fazer isso?
Isso que vamos descobrir na aula de hoje.
Turma, como eu disse antes, essa é uma dúvida muito comum que surge quando estamos lidando com instalações que não tem aterramento, que no caso é uma boa parte ainda das instalações.
Antes de tudo, é importante entender a função e a importância e a diferença entre o “fio terra” e o “fio neutro” em uma instalação elétrica.
O terra nada mais é do que o aterramento. Ele é responsável por oferecer uma rota alternativa para a corrente elétrica em caso de falhas em um equipamento, protegendo o usuário de um possível choque elétrico.
Já o neutro é a referência da fase em um circuito, e é o responsável por garantir a circulação da corrente em um circuito monofásico, fechando o circuito. De uma forma resumida, a corrente vem da rede elétrica pela fase, passa pelo equipamento e retorna pelo neutro.
Então turma, só nessa breve explicação, já podemos ver que não é correto ligar o cabo de terra junto com o neutro do chuveiro. Fazendo esse tipo de ligação, você fica exposto a corrente que circula pelo resistor do chuveiro no caso de uma falha no neutro.
Acredito que esse mito, que muito Zé Faísca ainda insiste em fazer, tenha origem em uma leitura errada da NBR-5410.
A grande maioria das concessionárias de energia exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação, o que conhecemos como aterramento TN. E a NBR 5410 permite inclusive utilizar essa ligação para se fazer o aterramento TN-C, onde o neutro da concessionária aterrado chega até o Quadro de Distribuição.
E é aí que está o erro. Alguns profissionais com baixa instrução, acham que este compartilhamento de condutores, conhecido como condutor PEN, pode ser usado na edificação toda, e isso não pode!
Olha só o item 5.4.3.6 da norma: “Em toda edificação alimentada por linha elétrica em esquema TN-C, o condutor PEN deve ser separado, a partir do ponto de entrada da linha na edificação, ou a partir do quadro de distribuição principal, em condutores distintos para as funções de neutro e de condutor de proteção.” Tá escrito que isso não pode ser feito depois do QDC gente, e outro detalhe é que esse tipo de aterramento só é permitido quando os cabos de entrada de energia são maiores do que 10mm2, conforme nos mostra o item 6.4.3.4.1. Se a alimentação é de 6mm², ou 4mm², não se pode fazer condutor PEN, entendidos?
Agora vem cá, enfia isso de uma vez por todas na cabeça: As normas técnicas, como a NBR 5410, são elaboradas com base em estudos e pesquisas de muitos anos. Elas têm como objetivo garantir a segurança não apenas das pessoas, como também da instalação como um todo, promovendo a eficiência e a qualidade das instalações elétricas.
Para de pensar que as normas existem para que você ou seu cliente gaste mais dinheiro!
Isso é conversa de profissional desqualificado, de pessoa sem instrução, novamente entendidos?
Caso você esteja tomando choque no registro do chuveiro, procure um profissional para fazer um aterramento adequado à sua instalação, ou então, caso não seja possível agora, dê preferência para chuveiros com resistência blindada, esses modelos tendem a diminuir o incômodo dos choquinhos! Mas o aterramento correto é solução definitiva tá, resistor blindado é paliativo.