Registre-se que a indenização pelo uso exclusivo do bem por parte do alimentante pode influir no valor da prestação de alimentos, pois afeta a renda do obrigado, devendo as obrigações serem reciprocamente consideradas pelas instâncias ordinárias, sempre a par das peculiaridades do caso concreto. (STJ)
@priscilatardin8 ай бұрын
ALIMENTOS. MEDIDA EXCEPCIONAL. AUSÊNCIA DE INCAPACIDADE PARA O TRABALHO. A obrigação alimentar entre ex-cônjuges ou ex-companheiros possui caráter excepcional, sendo imprescindível a comprovação das necessidades de quem pleiteia os alimentos, bem como da possibilidade econômica daquele que irá pagá-los, nos termos previstos no artigo 1.695, do Código Civil. Sendo a recorrente habilitada para o trabalho, não tendo demonstrado incapacidade ou restrição à atividade laboral, resta descaracterizada a necessidade do auxílio material em questão. (TJDF 07008230420188070010 - Segredo de Justiça 0700823-04.2018.8.07.0010, Relator: GISLENE PINHEIRO, Data de Julgamento: 07/08/2019, 7ª Turma Cível, Publicação: Publicado no DJE: 19/08/2019)
@priscilatardin8 ай бұрын
Os alimentos devidos entre ex-cônjuges devem ter caráter excepcional, transitório e devem ser fixados por prazo determinado, exceto quando um dos cônjuges não possua mais condições de reinserção no mercado do trabalho ou de readquirir sua autonomia financeira. 543-C, CPC - Tema 637) (STJ, Jurisprudência em tese)
@priscilatardin8 ай бұрын
Ação de alimentos - Prova da dedicação da mulher ao lar em prejuízo da atividade profissional para a qual se formou-Direito à pensão por tempo determinado razoável para que se recoloque profissionalmente no mercado de trabalho (TJSP. 4. Cam. Civ.: 23.08.2001.J 248/23).
@priscilatardin8 ай бұрын
ALIMENTOS COMPENSATÓRIOS. FRUIÇÃO UNILATERAL DO PATRIMÔNIO COMUM. DESCABIMENTO. IMÓVEL INCONTROVERSAMENTE PERTENCENTE ÀS PARTES E LOCADO A TERCEIROS. DIREITO À METADE DOS RENDIMENTOS - Na espécie, ainda que fosse diferente, a pretensão encontra óbice no fato de que o patrimônio de "uso exclusivo" do agravado está, ao menos formalmente, em nome de terceiro - Contudo, existindo imóvel incontroversamente pertencente ao casal e que rende frutos civis, tem a agravante direito à metade dos respectivos rendimentos, desde a separação fática do casal. (TJSC-2016)
@priscilatardin8 ай бұрын
A situação social vivenciada pela apelante, verificada a incapacidade laborativa, não indica a fixação do prazo pré-determinado para a prestação dos alimentos. Ponderando-se as situações fáticas das partes, ponderando-se os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, fixa-se o percentual de 20% dos rendimentos líquidos do apelante como adequado. (TJBA-2016)
@priscilatardin8 ай бұрын
Pensão fixada em favor da ex-cônjuge, nos autos da ação de divórcio, até a partilha dos bens - condição resolutiva - ausência de exaurimento da condição - partilha de bens em fase de cumprimento - manutenção da verba alimentar. (TJPA-2020)
@priscilatardin8 ай бұрын
A análise dos artigos 1694 do Código Civil Brasileiro e 2º da Lei 5.478/68 permite entrever que para a fixação de alimentos em favor de quem os pede deve restar comprovada tão-somente a sua necessidade e demonstrada a obrigação e possibilidade de quem os deverá prestar. (TJDFT-2008)
@priscilatardin8 ай бұрын
Segundo a orientação jurisprudencial do STJ, com esteio na isonomia constitucional, a obrigação alimentar entre cônjuges é excepcional, de modo que, quando devida, ostenta caráter assistencial e transitório. (STJ-2021)
@priscilatardin8 ай бұрын
A possibilidade de a ex-cônjuge perceber alimentos está vinculada à inviabilidade ou diminuição da sua capacidade para o trabalho, aliada à possibilidade de o outro cônjuge fornecer/prestar. Mulher jovem, com plena aptidão para a inserção no mercado de trabalho, não faz jus a alimentos, mormente quando recebeu prestações por mais de um ano, tempo mais do que suficiente para buscar os meios para o seu sustento. (TJSC-2016)
@zeliamaria19196 ай бұрын
Mas quando a uma separação,Mas ambos tem como se sustentar,Tem a obrigação de da pensão?
@priscilatardin8 ай бұрын
Determinado ao apelante o pagamento de pensão alimentícia em benefício da ex-cônjuge L.B.O.A. até o adimplemento da condição resolutiva, ou sej’a, até efetiva partilha dos bens, conforme determinado na sentença recorrida, nos autos da ação de separação judicial, o que não ocorreu, vez que a partilha dos bens se encontra em fase de cumprimento. (TJPA)
@priscilatardin8 ай бұрын
Ademais, visualizam-se nos fólios evidências de que a ex-consorte do alimentante possui condições de manter-se de acordo com sua condição social, razão pela qual a exoneração da verba alimentícia é medida de justiça. (TJBA-2014)
@priscilatardin8 ай бұрын
O fato de o imóvel comum também servir de moradia para a filha do ex-casal tem a possibilidade de converter a "indenização proporcional devida pelo uso exclusivo do bem" em "parcela in natura da prestação de alimentos" (sob a forma de habitação), que deverá ser somada aos alimentos in pecunia a serem pagos pelo ex-cônjuge que não usufrui do bem - o que poderá ser apurado em ação própria -, sendo certo que tal exegese tem o condão de afastar o enriquecimento sem causa de qualquer uma das partes. 9. Ademais, o exame do pedido de arbitramento de verba compensatória pelo uso exclusivo de imóvel comum por ex-cônjuge não pode olvidar a situação de maior vulnerabilidade que acomete o genitor encarregado do cuidado dos filhos financeiramente dependentes, cujas despesas lhe são, em maior parte, atribuídas. (STJ - REsp: 1699013 DF 2021)
@priscilatardin8 ай бұрын
A pensão ao ex-convivente tem caráter excepcional e transitório, a ser fixada por termo certo, salvo na impossibilidade do alimentando conquistar a autonomia financeira, pela idade avançada ou incapacidade para o trabalho. Com esse entendimento, a 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP exonerou um homem ao pagamento de pensão alimentícia à ex-companheira. (IBDFAM)
@priscilatardin8 ай бұрын
O uso exclusivo do imóvel comum por um dos ex-cônjuges - após a separação ou o divórcio e ainda que não tenha sido formalizada a partilha - autoriza que aquele privado da fruição do bem reivindique, a título de indenização, a parcela proporcional a sua quota-parte sobre a renda de um aluguel presumido, nos termos do disposto nos artigos 1.319 e 1.326 do Código Civil. Tal obrigação reparatória - que tem por objetivo afastar o enriquecimento sem causa do coproprietário - apresenta como fato gerador o uso exclusivo do imóvel comum por um dos ex-consortes, a partir da inequívoca oposição daquele que se encontra destituído da fruição do bem, notadamente quando ausentes os requisitos ensejadores da chamada "usucapião familiar" prevista no artigo 1.240-A do citado Codex. (STJ - REsp: 1699013 DF 2021)
@priscilatardin8 ай бұрын
O termo ‘alimentos transitórios’ diz respeito à delimitação de um prazo preestabelecido para o cumprimento da obrigação alimentar. Trata-se do período em que a obrigação perdura, em regra, enquanto houver a necessidade do alimentado e a possibilidade do alimentante, não se justificando a manutenção do encargo de forma vitalícia. (IBDFAM)
@priscilatardin8 ай бұрын
À míngua de prova eficaz atestando a disparidade do padrão de vida de um cônjuge/companheiro em relação ao outro, fruto de manifesto desequilíbrio econômico, proporcionado pela ausência de partilha e administração exclusiva do patrimônio pertencente ao casal por apenas um do par (aquele que alegadamente ostenta vida mais confortável), não há espaço para concessão liminar dos chamados alimentos compensatórios. Tal verba, como cediço, possui feição indenizatória - não se confundindo com os alimentos de caráter assistencial disciplinados pelo art. 1.694 do CC -, servindo para reequilibrar o descompasso econômico gerado pelo término do conúbio matrimonial ou da união estável, levando, em consequência, o cônjuge ou companheiro desprovido de recursos materiais (seja em razão do regime de bens ou da ausência de aquisição de patrimônio no curso da vida em comum) a viver num padrão social em nível bem inferior ao que mantido na vigência da união. (TJSC-2020)
@priscilatardin8 ай бұрын
Caso em que o agravante não questiona propriamente as obrigações constituídas pela decisão agravada (pagamento dos encargos relativos a imóveis, repasse de alimentos temporários à divorcianda, além de plano de saúde e do pagamento da sua guia de previdência social), objetivando apenas o estabelecimento de um prazo máximo de dois anos para tais adimplementos, questionamento que não reclama urgência no seu enfrentamento e não se afigura adequado nesse momento processual, por reclamar maior dilação probatória. (TJRS-2017)
@priscilatardin8 ай бұрын
AÇÃO DE ARBITRAMENTO DE ALUGUEL. EX-CÔNJUGE QUE RESIDE NO IMÓVEL COMUM COM A FILHA DO EX-CASAL, PROVENDO O SEU SUSTENTO. USO EXCLUSIVO E ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA. NÃO CARACTERIZAÇÃO. Na hipótese dos autos, desde o divórcio das partes, o ex-marido reside no imóvel comum em companhia da filha (cujo sustento provê quase que integralmente), sem efetuar nenhum pagamento a ex-esposa (coproprietária) a título de aluguel. A utilização do bem pela descendente dos coproprietários - titulares do dever de sustento em razão do poder familiar (filho menor) ou da relação de parentesco (filho maior) - beneficia a ambos, motivo pelo qual não se encontra configurado o fato gerador da obrigação reparatória, ou seja, o uso do imóvel comum em benefício exclusivo de ex-cônjuge. (STJ - REsp: 1699013 DF 2021)
@priscilatardin8 ай бұрын
A situação social vivenciada pela apelante, verificada a incapacidade laborativa, não indica a fixação do prazo pré-determinado para a prestação dos alimentos. (TJBA-2016)
@priscilatardin8 ай бұрын
Os alimentos, quer à guisa de pensão, quer em caráter provisório, devem ser fixados de acordo com a possibilidade-necessidade. Estando o ex-companheiro na administração da firma do casal, fica ele obrigado a pensionar a agravada, que se encontra sem fonte de renda. (TJMS)
@priscilatardin8 ай бұрын
Daí a observação de Cunha Gonçalves: "Não se pode dizer que é necessitado quem possui importantes valores improdutivos, cuja alienação lhe pode produzir um capital suficiente para subsistir por largo tempo, consumindo-o regradamente ou com o respectivo rendimento, pois necessitado é somente quem não possui recursos alguns para satisfazer às necessidades ou que só os tem os suficientes para parte delas". (Tratado de direito civil, II, n. 419, p. 440.)
@priscilatardin8 ай бұрын
Parcela da doutrina e da jurisprudência sustentam a existência dos chamados alimentos compensatórios, que cumpririam funções diversas: (1) reequilíbrio econômico financeiro dos companheiros, amparando o mais desprovido, ou (2) indenizar o outro pela fruição exclusiva de bem comum - No que diz com a primeira função (melhor seria chama-los de alimentos sociais), não se presta o instituto a, como se possível fosse, manter o padrão social ostentado à época da união estável; devem ser arbitrados, isso sim, à vista da nova condição que ostentam (normalmente de maiores dificuldades). Tocante à segunda finalidade, é dizer que, aqui, de alimentos não se trata, porquanto não serve a verba a fixar contraprestação pelo uso exclusivo de patrimônio comum pelo companheiro adverso, para o que deve valer-se o interessado dos meios ordinários a evitar o enriquecimento ilícito de condômino. (TJSC-2016)
@priscilatardin8 ай бұрын
Referidos alimentos são provisórios. Isso quer dizer que durante a instrução processual, poderá o agravante provar que a agravada encontra-se apta a inserir-se no mercado de trabalho, não necessitando receber pensão alimentícia, bem como comprovar que seus rendimentos sofreram alterações capazes de minorar ou eliminar referidos alimentos, quando da sentença, não havendo, portanto, qualquer necessidade de que a magistrada fixe naquele momento um prazo para a concessão dos alimentos. (TJPA-2013)
@priscilatardin8 ай бұрын
@priscilatardin8 ай бұрын
Donde se ter decidido que "poderá reclamar alimentos de seus parentes aquele que, embora possuindo bens, não aufira rendas, por serem os mesmos improdutivos e lhe faltarem possibilidades para explorá-los, para aquela finalidade". TJSP, 2.° Grupo, 15.12.1966, RT 392/154.
@priscilatardin8 ай бұрын
A apelante tem formação superior em direito e exerce atividade laboral, não havendo demonstração de necessidade para receber alimentos do ex-companheiro, devendo ser mantida a sentença de improcedência desse pedido. (TJRS-2020)
@priscilatardin8 ай бұрын
@PauloAlencarOficial21 күн бұрын
Ola dra @@priscilatardinseparei, ela ficou com tudo, inclusive na casa e está financiada nosso nome, e estou pagando a metade da prestação, ela continua morando lá sozinha desde dezembro de 2022. Eu estou na casa dos meus pais e ainda desempregado e ela ficou com nosso trabalho, montamos juntos e fica me ameaçando caso eu voltar para a casa e para o nosso empreendimento. Tenho direito a pensão ?
@josianecorrea74742 жыл бұрын
Olá! Nossa, estou adorando seus vídeos e suas explicações..tem tirado muitas dúvidas que eu tinha😊 E em especial neste vídeo, me chamou a atenção. Minha mãe tem um companheiro e ele vive com ela há mais ou menos 18 anos. Os dois são aposentados, não trabalham mais. Mais minha mãe vem aguentando muitas coisas, porque ele bebe e a xinga, humilha, faz pouco caso dela e fora que chama a atenção dos vizinhos com seus vexames e com isso minha mãe quer que ele a deixe, que vá embora. Que ela não quer mais continuar com ele. Mas, tem medo que ele vá exigir PENSÃO! Ela não teria condições de pagar pensão a ele😔 obs: não são casados, não tem documento nenhum. Mas, moram esses anos todos juntos.
@priscilatardin2 жыл бұрын
Se ele tem renda, é pouco provável que consiga a pensão.
@josianecorrea74742 жыл бұрын
@@priscilatardin obrigada!🙏
@priscilatardin8 ай бұрын
@@josianecorrea7474
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@Aventuras2027-b2d8 ай бұрын
Acho justo pagar sim,pois se constado a real necessidade,deve pagar pois enquanto ela estava se desenvolvendo profissionalmente,o homem estava cuidando da casa,dando apoio a mulher e perdendo espaço no mercado de trabalho, obrigado direitos iguais
@priscilatardin8 ай бұрын
Exatamente!
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@josealysson21662 жыл бұрын
Pensão alimenticia deveria ser o companheiro(a) comprar comida e dar ao outro porque, apesar do nome ser alimenticia, quase ninguém usa pra comprar só alimento e sim pra ostentar bens fúteis
@priscilatardin2 жыл бұрын
Seu entendimento está equivocado.
@O_Pensador394 Жыл бұрын
Amigo pensão alimentícia não é só comida não, não esqueça que vc não vive sem energia, nem sem água nem internet nem roupas ou gasolina ou passagem de ônibus pra correr atrás de emprego tudo custa dinheiro, vc não se envolveu com uma vaca que só come ração
@elizangelomacario3707 Жыл бұрын
Isso daí esse comentário aí de cima existe sim pessoas que usam Parabéns fúteis mas nem todos são assim se analisar caso a caso
@elizangelomacario3707 Жыл бұрын
Eu sou a favor dos direitos iguais para ambos em todos os aspectos seja no salários mulheres e os homens e seja na lei o direito tem que ser igual para todos não se pode ter dois pesos e Duas Medidas a balança tem que ser justa
@priscilatardin Жыл бұрын
Então para viver basta comer? Curioso! Não tem conta de luz para pagar? Remédio? Conta de água? Aluguel? Locomoção? Roupa para vestir? Sabonete? Detergente? Etc etc etc?
@thuaninha66992 жыл бұрын
MINHA #DR: #PREFERIDA DO #KZbin QUERIA TANTO QUE FOSSE MINHA #ADVOGADA UMA PENA NÃO SER MINHA #ADVOGADA DE PERTO MAIS ESTOU APRENDENDO DE MAIS COM ESSA #DR: MARAVILHOSAAAAAAAAA 😀🍀🌷 MSM DE LONGE #TE #AMO❤ #DR: 🌸💐🌾 GRATIDÃO ErA PALAVRA CERTA PRA TI #DR: ❤❤❤
@priscilatardin2 жыл бұрын
🥰🥰🥰 Muito obrigada pelo carinho! Adoro receber suas mensagens! A sensação que me dá é de estar fazendo um bom trabalho...
@thuaninha66992 жыл бұрын
@@priscilatardin muito bem trabalhado #Dr te admiro muito parabéns #MINHA #DR: #PREFERIDAAAAAAAAAAA 🌾💐🌸🌸🌷🍀
@priscilatardin2 жыл бұрын
😊
@anaalicesouzasantosciriaco74602 ай бұрын
Boa tarde,doutora. Se meu marido,abusou de mim doente,e eu sempre estava dormindo porque tomava Diazepan,se eu me separar dele,vou ter que pagar pensão para este monstro?
@emersonoliver85722 жыл бұрын
Vim pela capa! Ainda assistindo!
@priscilatardin2 жыл бұрын
😊 O tema te atraiu?
@emersonoliver85722 жыл бұрын
@@priscilatardin Tema é interessante, porém já ví muita discussão sobre o assunto onde todo mundo quer ter razão! Mulher hoje em dia é empoderada que não precisa de homem pra nada! Mas na vara da família quando ela é a réu na pensão,aí é coitadinha!
@emersonoliver85722 жыл бұрын
@Priscila Tardin Reinoso Gostei desse texto!Muita verdade!👏👏👏👏
@priscilatardin2 жыл бұрын
😊
@meirymarcelo2770 Жыл бұрын
O marido terá que que pagar tensão pra ex mulher que deixou à mais de 20 anos, se ela colocar na justiça.
@priscilatardin Жыл бұрын
Não!
@meirymarcelo2770 Жыл бұрын
@@priscilatardin Obrigada
@priscilatardin Жыл бұрын
📈 Se você puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo! 🙃
@priscilatardin Жыл бұрын
😊😊😊
@Canalnerdruansaldanha4 ай бұрын
E quando os dois moram de aluguel e ela ganha de 12.000 a 15.000 por mês e ele esta desempregado ele tem direito a pensão?
@LorivalSnakesАй бұрын
Doutora... Minha ex simplesmente pegou as coisas que ela achava que prestava e foi embora com sua mãe ( sogra morava junto) minha empresa está muito ruim das pernas e cuido do nosso filho. Já fez 3 meses dessa situação e ela não ajuda em nada... Qual sua orientação?
@LorivalSnakesАй бұрын
Lembrando que ela recebe muito mais que eu e o filho apenas dorme um dia sim outro não com ela. Mas todos os dias eu que busco na escola, sirvo almoço e janta para ele...
@zeliamariadeabreu44149 ай бұрын
Excelente noite ❤
@priscilatardin9 ай бұрын
😊😊😊
@laianemoura14022 жыл бұрын
Dra. no caso de ex-marido (há 18 anos divorciado) é possível obter pensão alimentícia da ex-mulher? As motivações que levaram a esposa pedir o divórcio, contam neste caso?
@priscilatardin2 жыл бұрын
Depois de tanto tempo, não. Os motivos do divórcio não impedem a prestação de alimentos.
@laianemoura14022 жыл бұрын
@@priscilatardin muito obrigada Dra.
@priscilatardin2 жыл бұрын
😊
@priscilatardin2 жыл бұрын
💌 Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@laianemoura14022 жыл бұрын
Inscrita!😊
@MathSpace1018 ай бұрын
Seria possível abrir mão de pensão alimentícia por meio do contrato antenupcial ? Os tribunais aceitam esse tipo de cláusula ?
@priscilatardin8 ай бұрын
Eu incluiria a cláusula, mesmo sabendo que pode ser anulada no futuro.
@elizangelomacario3707 Жыл бұрын
Esse é no caso do divórcio? E se ela já for casada com outro ou junto que no caso o outro deve sustentá-la como é que fica?
@priscilatardin8 ай бұрын
Casamento e união estável extinguem o direito à pensão alimentícia.
@priscilatardin8 ай бұрын
Código Civil Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.
@lucaslopes14572 ай бұрын
Se nem um Advogado homem não tem direito nem de trabalhar de camisa cavada igual uma advogada, sendo obrigado a trabalhar de terno num calor de 45 graus, quem dirá um homem pobre ter direito pensão alimentícia pro filho. Nos homens não temos direito a nada nessas questões. Imagino a seguinte situação hipotética: uma empresa de uma cidade pequena entra em falência. Dentro dessa empresa tem um trabalhador homem que paga 20% do salário pra pensão. O cara perde o emprego, atrasa a pensão e é preso. Depois de um tempo sai e mora na rua. Aí pra tentar arrumar um emprego é uma luta pois as empresas da cidade pequena dele, que ele tentou a vaga não respeitam a lei 9029/1995. Aí o cara é preso de novo porque não conseguiu pagar a pensão. Depois passados 3 meses solta de novo e o cara não consegui emprego e volta pra prisão mais 5 meses. Ou seja o cara vai ficar saindo e indo pra prisão o tempo todo.
@priscilatardin2 ай бұрын
Falácia da falsa equivalência.
@canalconstruindominhacasa863811 ай бұрын
Se a mulher trabalha e deixei uma casa em construção, ela quer uma indenização para terminar a casa, tenho que pagar? não tive filhos.
@priscilatardin8 ай бұрын
Ela pode ter direito à partilha de bens.
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@canalconstruindominhacasa86388 ай бұрын
@@priscilatardin assim, como tenho direito a metade da casa inacabada, não é?
@priscilatardin8 ай бұрын
Exato. Depende das circunstâncias.
@vivendoavida28422 жыл бұрын
Nossa ! Sério meu Deus!... por mais suja que minha ex foi , não teria coragem rss...
@priscilatardin2 жыл бұрын
Vai mais da necessidade do que da coragem. Direitos são iguais entre homem e mulher nestes casos de pensão. Não é fácil de conseguir, mas havendo razões jurídicas, é até justo!
@robsonlima62292 жыл бұрын
Boa tarde!! Fiquei desempregado to sem condiçao de continua pagando a pensao por enquanto, e agr mae do meu filho nao dexa mais eu pegar meu filho oq devo faze? Porem nunca dexei de pagar a pensao.
@priscilatardin2 жыл бұрын
Falo sobre isso no seguinte vídeo: kzbin.info/www/bejne/m5_Jl2CfidCNgLM
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@RabieBadra Жыл бұрын
Uma dúvida. O meu caso, é que ele sofreu acidente, mas meus filhos ficarão comigo. Mesmo assim ele pode pedir?
@priscilatardin Жыл бұрын
Pode pedir, pode. Se vai conseguir, vai depender dos fatos.
@priscilatardin Жыл бұрын
💌 Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço imensamente! 💐
@edinhosilva82892 жыл бұрын
Dra estou impossibilitado de trabalhar por causa de um irmão deficiente que cuido, eu era casado com uma mulher do Maranhão servidora pública e fiquei passando necessidade o dinheiro do bpc do meu irmão só dar pra higienização dele e pra alimentar ele, e eu passo necessidade, ela não manda nada pra mim, ela é aposentada tem duas filhas formadas trabalhando em escolas de professoras, ela recebe 4.000 reais e eu aqui precisando, eu devo pedir na justiça uma ajuda?
@priscilatardin2 жыл бұрын
📣 Devido ao grande número de perguntas que venho recebendo nos meus vídeos, estou priorizando responder às dúvidas dos apontados pelo KZbin como "inscritos" do meu canal. Confira sua inscrição ou inscreva-se e me avise aqui! 😊 ESTA É UMA MENSAGEM PADRÃO.
@edinhosilva82892 жыл бұрын
@@priscilatardin sou um dos seus inscritos
@priscilatardin2 жыл бұрын
Olá, Edinho! A impossibilidade de trabalhar teria que ter uma causa em você e não em terceiro (seu irmão). Além disso, a necessidade financeira precisaria ser concomitante e/ou imediata ao fim da relação. Inclusive, a existência de um novo casamento ou união estável afasta o direito à pensão. Com base na sua narrativa, não vejo grandes chances de êxito...
@edinhosilva82892 жыл бұрын
@@priscilatardin entendi dra. Sei que numa ação não posso envolver meu irmão mas só o fato de eu estar desempregado sem meios de buscar meu sustento, estar com quinze dias de separado e não me relaciono com ninguém.
@priscilatardin2 жыл бұрын
@@edinhosilva8289 aí faria sentido o pedido de alimentos, pelo menos provisórios.
@mayararibeirodepaulasilva17932 жыл бұрын
Oi bom dia . No direito de visita de avós ou tios. Posso pedir que essas visitas seja na minha casa. Com dia e hora marcada. Ou só obrigada a permiti que pernoites ou passe 15 duas das férias na residência deles. Ou pode ser apenas chamada de vídeos em determinado dias. Eu tenho 2 filhas uma de 5 anos e uma de 7 anis . Meu marido o pai das meninas faleceu. Eu e as meninas não tivemos apoio algum da família paterna.peli contrário fomos expulsas da casa onde eu morava com elas e o pai das meninas as coisas da casa a família não deixo eu leva quase nada. Minha sogra carrego o botijão de gás pra ela. Por eu e minhas filhas ser tratada dessa forma eu bloqueei toda a caminha do ZAP e das chamadas e quando algum deles vem onde eu moro de favor na casa da minha vó recebi bem e deixo vê as meninas. Porém recebi uma intimação dizendo que eu não permito o contato. Eu até já entrei na justiça pra ter o direito das meninas na casa que era do pai a única coisa que ele deixo.
@priscilatardin2 жыл бұрын
📣 Devido ao grande número de perguntas que venho recebendo nos meus vídeos, estou priorizando responder às dúvidas dos apontados pelo KZbin como "inscritos" do meu canal. Confira sua inscrição ou inscreva-se e me avise aqui! 😊 ESTA É UMA MENSAGEM PADRÃO.
@mayararibeirodepaulasilva17932 жыл бұрын
@@priscilatardin o KZbinr deve ter tirado minha inscrição. Mas Asim que puder responde obrigado .
@priscilatardin2 жыл бұрын
Olá, Mayara! Não conheço o conteúdo da intimação que você recebeu. Se for uma intimação judicial, ela traz uma ordem do juiz. Aí você tem que cumprir essa ordem do jeito que estiver definida. Se você descumprir essa ordem, você pode sofrer sérias consequências que vão desde o cumprimento forçado da determinação judicial até a perda da guarda da criança. Se você não concorda com o que foi determinado pelo juiz, defenda-se no processo por meio de advogado. Essa intimação deve ter vindo acompanhada da "citação", tão fique atenta aos prazos para defesa. Apresente seus argumentos e peça a cassação dessa decisão da qual você foi intimada. Por favor, não confunda questões patrimoniais com o direito que a criança tem de conviver com os parentes paternos. Promova esse reencontro da maneira que a Justiça determinou. Se a tal intimação não for judicial, digamos que seja apenas uma notificação extrajudicial, dialogue com a família paterna para encontrar uma forma de reaproximação gradativa. A criança não é um objeto que pertence só a você. Você não pode impor suas regras. Saiba que causar embaraços para o convívio dos filhos com avós, tios e outros parentes é ato de alienação parental.
@mayararibeirodepaulasilva17932 жыл бұрын
@@priscilatardin ok obrigado
@priscilatardin2 жыл бұрын
😊
@soniagodinho23552 жыл бұрын
Querida Dra..
@priscilatardin2 жыл бұрын
🥰🥰🥰 Olá, querida Sônia!
@priscilatardin2 жыл бұрын
Sônia, Feliz Natal!
@soniagodinho23552 жыл бұрын
Querida Dra. Priscila! Agradeço seu carinho, sua dedicação com seus clientes, sua excelência com seu trabalho. Sou eternamente grata a senhora. Um Natal com muita Luz em sua vida e de seus familiares. 💞
@priscilatardin2 жыл бұрын
🥰🥰🥰
@tatianeduarte2962 жыл бұрын
Oi tudo bem tira uma dúvida minha trabalhei 6 anos em uma empresa sempre me sustentei como sustentei meus filhos entrei em relacionamentos abusivo que mandada embora pq eu não ia sempre levava atestado nessa relação tive 2 filhos menores de idade e ele não deixava eu trabalhar agora eu me separei não estou conseguindo trabalhar por causa das crianças pequenas ele pode pagar uma pensão
@priscilatardin8 ай бұрын
Ter filhos menores não é razão para pagamento de pensão.
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@andreiarocha8156 Жыл бұрын
Minha mãe e aposentada por invalidez e tem uma filha com meu padrasto, ela quer se separar mas ele ameaça de pedir pensão pra ela pagar pra ele, pois ele tem problema de coração e não trabalha registrado. Isso pode acontecer?
@priscilatardin Жыл бұрын
Se ele não trabalha registrado, mas trabalha, não há por que receber pensão. Se não trabalha em nada, deveria estar aposentado por invalidez. Chance existe, mas é bem pequena.
@priscilatardin Жыл бұрын
📈 Se você puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo! 🙃
@wanessaelias8337Ай бұрын
E se o casal se separar mais moram de aluguel,a mulher ganha um salário minimo e quer divorciaar porque o marido nao quer trabalhar ,nao construiram nada juntos, mesmo assim ela é obrigado a pagar pensao 😮
@priscilatardinАй бұрын
Você não entendeu o vídeo...
@priscilatardinАй бұрын
💌 Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@lucianolustozadealmeidalus20082 жыл бұрын
Ola Pricila gostaria de tirar uma duvida, não sou divorciado, minha esposa me dixou a mais de um mes ela é aposentada do estado, eu estou desempregado passando nessecidade posso entrar com pedido de pensão? ?
@priscilatardin2 жыл бұрын
📣 Devido ao grande número de perguntas que venho recebendo nos meus vídeos, estou priorizando responder às dúvidas dos identificados pelo KZbin como "inscritos públicos" do meu canal. Inscreva-se e me avisa aqui!
@lucianolustozadealmeidalus20082 жыл бұрын
Me escrevi
@lucianolustozadealmeidalus20082 жыл бұрын
Aguardo sua resposta obrigado
@priscilatardin2 жыл бұрын
Olá, Luciano! Você pode sim entrar com o pedido de pensão, mas para convencer o juiz da sua necessidade, terá que demonstrar que sua condição de desemprego não decorre da sua falta de ação para procurar emprego. Demonstre que antes da separação era sua esposa quem te sustentava e que você necessita desse apoio financeiro para se reinserir no mercado de trabalho.
@lucianolustozadealmeidalus20082 жыл бұрын
@@priscilatardin obrigado!
@MarcosPereira-ih7qi Жыл бұрын
No meu caso adoeci sou bipolar tipo 1 minha esposa virou as costas para mim ficou na europa não a vejo a 4 anos
@priscilatardin Жыл бұрын
😔
@priscilatardin Жыл бұрын
Lamento
@alexsandra16682 жыл бұрын
Boa noite doutora da senhora eu sou casada não estável 2014 meu marido faleceu e não tem pai não tem mãe e nem filho sou casada homens casados com união homoafetiva o primo do meu marido de quatro graus tem direito a herança tem direito a herança do meu marido Porque minha advogada falou que eles têm direito os primos de 4 tem direito a herança o primo de 4° grau tem herança
@alexsandra16682 жыл бұрын
A união estável foi de 2008 até 2014 meu marido faleceu 2017
@priscilatardin2 жыл бұрын
Se você já tem advogada, o código de ética me impede de dar palpite.
@priscilatardin2 жыл бұрын
Sua resposta pode ser encontrada no vídeo: kzbin.info/www/bejne/qmW3foKrj9V8mNU
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@vanessafreitas31592 жыл бұрын
Eu acho que já divorciou cada um para o seu lado e devem se virar tanto homens quanto mulheres.
@priscilatardin2 жыл бұрын
É a melhor solução, pelo menos em regra!
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@Rafilinadi2 жыл бұрын
Como obter seu contato para uma consulta?
@priscilatardin2 жыл бұрын
Boa noite! Por favor, envie um e-mail para advpriscilatardin@gmail.com.
@Rafilinadi2 жыл бұрын
O e-mail volta
@priscilatardin2 жыл бұрын
advpriscilatardin@gmail.com Ou priscilatardin@gmail.com
@andersonsoares5892 Жыл бұрын
Ex mulher não é profissão!!!!toda mulher principalmente se for feminista tem que arrumar um emprego com fonte de empoderamento (renda)!
@priscilatardin Жыл бұрын
Concordo plenamente! Mas todo homem tem que permitir isso!
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@lds12348 ай бұрын
E se os dois estiverem sem emprego? Ninguém deve nada a ninguém ok?
@priscilatardin8 ай бұрын
É a questão da possibilidade que explico no vídeo.
@priscilatardin8 ай бұрын
Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@rosisouza91762 жыл бұрын
Meu marido foi pra outro estado e não quis mais voltar pra mim,ele foi a 6 anos e 4 anos ele não veio mais,mudou de casa e não quis me dar o endereço agora falou que pediu o divórcio é quer pensão por doença, eu tenho obrigação já que fui abandonada?
@priscilatardin2 жыл бұрын
É bem pouco provável que o juiz te faça pagar pensão a ele. Mas tudo depende de fatos e provas.
@priscilatardin2 жыл бұрын
💌 Se puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo!
@priscilatardin2 жыл бұрын
⏯ Confira a playlist da série OS TRIBUNAIS RESPONDEM: kzbin.info/aero/PLwA6g9hmQY8lNY3Dhz76A-VQaTPB2DTPN
@thuaninha66992 жыл бұрын
#MINHA #DR: 🌸💐#PREFERIDA 🍀🌸💐JÁ ESTAVA COM SAUDADES DO SEUS VÍDEOS!
@priscilatardin2 жыл бұрын
Olá, minha querida! Andei atarefada nesses últimos dias antes do recesso do Judiciário. Mas espero conseguir voltar a publicar vídeos regulares. Obrigada pelo carinho! ❤
@thuaninha66992 жыл бұрын
@@priscilatardin EU #SIMPLESMENTE #AMO ❤SEUS #VÍDEOS! MINHA #DR:🌸🍀💐 #PREFERIDA DO #KZbin 🌻🌾
@priscilatardin2 жыл бұрын
🥰🥰🥰🥰
@zeliamariadeabreu44149 ай бұрын
Like 👍 👍
@priscilatardin9 ай бұрын
Obrigada!
@reinaldorodriguesdasilva8186 Жыл бұрын
Como os homens tem um coracao bom q as mulheres nao tem né! Os homens rico sao capases de casar ou namorara com uma mulher pobre! Mas as mulheres odeiao homens pobres! No final fica comprovadamente provado q as mulheres todas mesmo q uma mas outras menos, Apena amam o poder de homem, E nao o homem de fato!
@priscilatardin Жыл бұрын
Olha, Reinaldo, seu comentário é extremamente preconceituoso. Eu mesma tenho uma condição financeira razoável e já fui casada com homem que não tinha o mesmo padrão que eu. Uma grande amiga também viveu isso e tomou um belo tombo do cara com quem namorou. Isso depende muito! Além disso, olhe a sua volta e veja quantos homens pobres casados você conhece... se seu discurso fosse real, os pobres seriam todos solteiros.
@priscilatardin Жыл бұрын
📈 Se você puder se inscrever para ajudar no crescimento do canal, eu agradeço muitíssimo! 🙃
@reinaldorodriguesdasilva8186 Жыл бұрын
@@priscilatardin sim pode ter uma e outra por ai q se casa com um cara q nao tem nada, Mas a maioria q faz a regra! E a maioria nao aceita casar com um homem q ganha menos q elas! Vc e sua amiga sao mulheres mas maduras, Mulheres mas nava dos tempos de hoje em dia nao aceitam isso!
@priscilatardin Жыл бұрын
Talvez você esteja cometendo a falácia da indução. No meu círculo de amizades e entre meus clientes, esse tipo de gente é minoria.