Рет қаралды 2,771
A Praça Batista Campos tem cerca de 3 mil metros quadrados e fica localizada no coração de BELÉM.
No século XIX, o terreno pertencia a Maria Manoela de Figueira e Salvaterra, sendo por isso conhecido como “Largo da Salvaterra”. Com a morte da proprietária, as terras passaram a pertencer à Câmara Municipal de Belém,
passando a chamar-se “Praça Sergipe” em homenagem à nova província brasileira. Assim, em 1897, durante o governo dointendente Antônio Lemos, a praça passou a homenagear um dos principais personagens da Cabanagem: Cônego Batista Campos,morto em 1834.
Na época o terreno era um largo singelo com algumas mangueiras e um canteiro central. Três anos depois, quando foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1904, já era uma das praças mais belas de Belém.Foi tombada pelo município em 1983.
Em 1986 ganhou novos equipamentos e uma restauração que buscava resgatar as características perdidas no início do século XX, durante a primeira reforma.
Em dezembro de 2020 foi entregue outra revitalização com destaque para os coretos de metal, entre eles, o principal, que fica centralizado na praça e recebeu instalação elétrica e hidráulica, além de pintura.
As pedras portuguesas, coretos e pontes de madeira também foram outros pontos revitalizados.
É rica em espécimes de árvores da floresta amazônica.
Em 2005, ganhou o "Prêmio 100 Mais Brasil", da Revista Seleções, como a mais bela praça do país.