Primeiras Palavras - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (Parte 1)

  Рет қаралды 200,495

Prof. André Azevedo da Fonseca

Prof. André Azevedo da Fonseca

Күн бұрын

Todo conhecimento é inacabado, no sentido de que é um processo que se desenvolve continuamente. Conheça o curso completo goo.gl/fxMWew
Seja membro do canal e ajude o criador a produzir mais vídeos como esse bit.ly/Seja-Me...
Vídeo anterior goo.gl/W5unlg
Próximo video goo.gl/PEZNOo
Curta a nossa página no Facebook - / pedagogiaautonomia
---
Realizadores
Edudream www.edudream.co
Costureiras de Histórias
Adriano Espíndola Cavalheiro
Cristina Amorim
Jose Cezar Pimentel da Silva
Produtores executivos:
Abigail Silva , Ana Paula Pajaro, Ananda Gabriel Matos, Andrea C. Centeno R. da Cunha, Antonio Serra, Aparecido Passarelli, Bruno Mazzo, Carlos von Sohsten, Gustavo Lopes Perosini, Héctor Pittman Villarreal, Indiara Ferreira, Júlio Prado, Kennedy Piau Ferreira, Luís Fernando Oliveira, Luiz Carlos Jeolas, Marcelo Silva, Márcia de Fátima Martinez, Marta Rosenaide Lucena, Michelle Reis, Natalia Aparecida Morato Fernandes, Paulo Machado, Ricardo Moraes Cardoso Pereira Filho, Rogério Francisco Borges Pereira Faria, Vinícius Silva Flausino, Zilda Andrade
Incentivadores
Ana Elisa Santana, Antonio Luiz Gonçalves Albernaz, Camila Barbosa Martins Nogueira, Carla de Oliveira Tôzo, Clarissa Paulo Barreira, Cleusa Rocha Asanome, Daniel Burle Orlandine, Daniel Fernando Francener, Fabiola Gomes, Gabriel Gauss de Moraes Morais, Glaucio Henrique Chaves, Ilce Mara de Syllos Cólus, Lucas Maier, Pris Normando, Priscila Drumond Pinheiro, Ralfer Zaidan, Tais Oliveira Peyneau, Vanessa Ferreira Pinheiro. William Grasel
Apoiadores
Alexandra Bujokas de Siqueira, Alina de Almeida Linch Silva, Augusto Cesar de Castro, Danielle Sales, Elisa Maria Furtado de Mendonça, Fabrício Alves, Felipe Caruso, Felipe Mateos, Iara Fernandes, Juliana Reis, Livia Maria Macedo, Mabel Nyland, Paulo Roberto de Oliveira, Quilédia Cristina Scaranello, Rafael Fernando da Fonseca, Renato Garcia, Ricardo Costa, Talitha Brinati Dornelas, Tânia Mara Garcia, Thais Helena de Syllos Cólus, Thiago Henrique Ramari, Thiago Riccioppo.
E mais dezenas de apoiadores listados no primeiro vídeo de introdução da série -- • Pedagogia da Autonomia...
Trilha sonora: Hermeto Pascoal - Viva Jackson do Pandeiro
---
Nas primeiras palavras Paulo Freire faz um convite para que o leitor crítico interfira no seu texto pra incorporar novos elementos na análise. De certa forma, é isso que estou fazendo com esses vídeos.
E ao justificar a retomada de temas que ele já havia analisado nas obras anteriores, ele explica, inclusive de forma coerente com a sua pedagogia, que o que ele faz não é apenas repetir o que já havia escrito. Porque o seu próprio pensamento se transformou, as suas ideias se desenvolveram no decorrer dos anos e isso o levou a rever as suas reflexões sob novos ângulos.
Ou seja, ele deixou explícita a sua consciência de que todo conhecimento é inacabado, no sentido de que é um processo que se desenvolve continuamente, incorporando novas referências e jamais deixando de questionar, sobretudo a si mesmo.
Isso tem a ver com uma noção freireana importante, que parte do princípio de que o próprio ser humano é um projeto ainda inconcluso. E a perspectiva de Paulo Freire é que se nós participamos da humanidade, com a nossa inteligência e com a nossa sensibilidade, relacionando os conhecimentos com o mundo, é assim que nos humanizamos. Mas se a gente apenas se adapta ao mundo, nós estamos desperdiçando a oportunidade de nos humanizarmos. De participar do mundo.
A noção de consciência ingênua, ou consciência mágica, e a conquista da consciência crítica pela educação é outro princípio fundamental da pedagogia da autonomia. A consciência mágica é aquela que atribui um poder superior ao conhecimento, às coisas e às relações, de modo que a pessoa se sente necessariamente dominada e subjugada por uma força que ela não se sente capaz de compreender, e muito menos de interferir.
Por isso, a pessoa simplesmente se rende a alguma autoridade que se anuncia como detentora do saber, como se o conhecimento fosse uma propriedade inabalável, inatingível, inquestionável, restando à pessoa aceitar a realidade, se adaptar e se submeter àquele modelo de educação autoritário e desumanizador que mencionamos no vídeo anterior.
Já a consciência crítica é aquela que parte do princípio de que os conhecimentos, a cultura e a história são produtos humanos e se transformam permanentemente a partir da nossa ação sobre o mundo.
E é aí que compreendemos, mais uma vez, o sentido de humanização da pedagogia da autonomia.
E assim ele reafirma a sua crítica àquele modelo escolar regido pela ideologia do mercado, que para ele, está focado em treinar alunos para que ele se adaptem às regras que restringem as suas potencialidades.
Aquele modelo que, no lugar do diálogo, ensina a repetição de um slogan.
#Educação #Pedagogia #PauloFreire

Пікірлер: 201
4 жыл бұрын
Para realizar o curso com exercícios de aprendizagem e certificado de carga horária, acesse bit.ly/cursopedagogiadaautonomia
@joaoluis28
@joaoluis28 9 жыл бұрын
Parabéns pela iniciativa. Considero "Pedagogia da Autonomia" um clássico e uma referência importante. Sempre tive esta obra de Paulo Freire como material de curso nas aulas que trabalhei com alunos de Pedagogia e licenciaturas. Fiz meu doutorado na PUC-SP, onde durante tantos anos lecionou o mestre, e vejo o trabalho dele como atemporal, humanista e crítico na medida certa. Para o país seria de fundamental importância que tivéssemos outros educadores como Paulo Freire. Neste sentido é preciso que as pessoas conheçam de fato sua obra, a discutam, a celebrem ou refutem, mas que ele continue vivo a influenciar a todas as gerações que vieram a suceder-lhe na construção deste país e do mundo.
@maurobueno81
@maurobueno81 9 жыл бұрын
Viva Paulo Freire!
@marialuizamartinsdeoliveir7927
@marialuizamartinsdeoliveir7927 9 жыл бұрын
Excelentes videos, adoro Paulo Freire. Eu fiz meu TCC sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos na Visão de Paulo Freire. E por ultimo agora fiz um artigo sobre: A Importância do Psicopedagogo nas Salas da EJA.
@deniseferreirabh
@deniseferreirabh 5 жыл бұрын
Gostei muito. Estou lendo Paulo Freire e quero continuar assistindo aos vídeos para me aprofundar ainda mais! Parabéns!
@roselenyalves6185
@roselenyalves6185 4 жыл бұрын
Bom dia, excelente. Explicações claras e precisas, desmistificando o incrível Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira.
@raimundojunior208
@raimundojunior208 6 жыл бұрын
O Brasil é um seleiro de grande pensadores, parabéns professor e viva Paulo Freire.
@HildeniAntonioGomesJunior
@HildeniAntonioGomesJunior 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca como seu discípulo, devo te agradecer por mostrar como a educação é a arma da sociedade. Em relação ao vídeo, é de um mito brasileiro, que teve referências claras de Platão, como ele enxerga a humanidade. Como ele vê que o que aprendemos é uma ponta de iceberg. É genial. Estupendo. E que critica aos conservadores em mestre hahaha. As pessoas que criticam nosso mestre, não são sábias. Pra ver a grandeza de nossas projeções. Brasil, ainda vai ser uma potência mundial, eu tenho fé e esperança. E você é um dos que merece ser reconhecidos. Obrigado mestre .'.
9 жыл бұрын
Hildeni Antonio Gomes Junior Estamos juntos, Hildeni! Há muito trabalho a fazer! :)
@HildeniAntonioGomesJunior
@HildeniAntonioGomesJunior 8 жыл бұрын
Professor Jean Klisman Se você acha que 59 é pior que 64, você precisa entender como funciona um sistema de educação.
@HildeniAntonioGomesJunior
@HildeniAntonioGomesJunior 8 жыл бұрын
Professor Jean Klisman Até hoje os norte-americanos falam do seu sweet dream. E até agora? Nada.
@HildeniAntonioGomesJunior
@HildeniAntonioGomesJunior 8 жыл бұрын
Professor Jean Klisman 3 2) Agora quer falar do Brasil, mas só vejo críticas de um cara que nem conhece a história do país. )Tão patético que o mundo está copiando os modelos de estado democráticos de direito para que esse capitalismo selvagem que você tanto ama, não te mate. 4) Você pode ficar tranquilo não uso termos do século XX. Só falo coisas atuais, 5) Está criticando o que você tanto ama? Está vendo como funciona o capitalismo e acha que vai mudar? É pelo jeito você não conhece nada de capitalismo. Tolinho. 6) Já renasci das cinzas e você está morto respirando :)
@HildeniAntonioGomesJunior
@HildeniAntonioGomesJunior 8 жыл бұрын
Professor Jean Klisman Apoio democracia. Algo que a Direita odeia :) #LutoPelaDemocraciaDireta
@VictorLimaprof
@VictorLimaprof 9 жыл бұрын
Muito interessante as ideias de Paulo Freire. Parabéns professor André Azevedo pela iniciativa de fazer vídeos explicando mais sobre a obra Pedagogia da Autonomia. A escola de hoje precisa passar por mudanças. Chega desse ensino em que o aluno é formado para atender o sistema capitalista. A ideia agora é de libertação, autonomia, alunos críticos capazes de intervir de forma concreta no mundo. Ideias como essa precisam ser compartilhadas.
9 жыл бұрын
Victor Lima Valeu, Victor! Tenho muita esperança de que a série possa contribuir para melhorar o debate sobre Paulo Freire nas edes sociais. Quem sabe as críticas não começam a ser, pelo menos, melhor fundamentadas? ;)
@claudiabanhossanches28
@claudiabanhossanches28 5 жыл бұрын
Professor André, bom dia. Acabo de me inscrever em seu canal pois, este é um assunto de que gosto bastante. Tenho uma experiência pessoal com pré escola de meu filhos (gêmeos, hoje com 21 anos). Quando estávamos procurando escola para eles, depois de muita procura, nos deparamos com um professor, amante de Piaget e Freire, que coordenaria uma escola (Sociedade Educacional Tijuca-SET, no RJ, próximo de minha casa. Tínhamos algumas informações sobre os educadores e acreditamos no projeto. Fomos taxados de loucos, uma escola sem “nome”. Bem, ano letivo começou e: Grupos de máximo 10 crianças, sem “prova”, sem “dever de casa”, escola integrada. Orientação aos Pais para que só interferissem se solicitados e acompanhamento escolar sempre. A autonomia das crianças deveria sempre ser preservada. Resumindo: fizeram o fundamental, um ensino médio sem tropeços, não passaram por preparatórios e hoje, todos felicíssimos com os dois cursando a UFRJ (estatística e eng. de produção) sem traumas neste percurso. Tenho convicção de que ali, naquele pequeno espaço, começaram a se formar os cidadãos que são hoje. Somos muito agradecidos aquele projeto e ao Prof. Marcos Silva, de quem nunca mais tivemos notícias, infelizmente. Parabéns pelos vídeos! Não se abata com as críticas, elas virão sempre. Grande abraço.
@karolmieres9455
@karolmieres9455 4 жыл бұрын
3:35 cale-se 3:38 REPITA 3:40 obedeça
9 жыл бұрын
Pessoal, acho que preciso da ajuda de todos para pensar uma questão. Como sabemos, há muitos preconceitos contra Paulo Freire, sobretudo reproduzido por pessoas que jamais o leram. Tenho dúvidas sobre o que é melhor fazer quando surgem comentários que, em vez de expor as diferenças, partem para a agressão, para a ofensa, para os palavrões e mesmo para a ameaça. Acham que é melhor simplesmente deletar, para manter a qualidade dos debates e preservar sobretudo os antagonistas verdadeiramente dispostos a apresentar suas diferenças e apontar as contradições? Ou devemos manter no fórum até mesmo os comentários ofensivos, para que, em uma espécie de exercício pedagógico, tenhamos a oportunidade de nos esforçarmos para mostrar, pelo exemplo, com a máxima educação, a possibilidade de diálogo a partir das propostas da educação humanizadora que estudamos? O que acham?
@SuperSl4Sh
@SuperSl4Sh 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca Fico com a primeira opção. Aqueles que apelam para a agressividade muito raramente estão interessados numa construção ou síntese de conhecimento, princípio este que o próprio Freire valorizava bastante. Ademais, atacar o argumentador só realça a inflexibilidade cognitiva daquele que assim age! Portanto, professor, até para evitar maiores vexames, fico com a primeira opção.
@marcoorsini77
@marcoorsini77 9 жыл бұрын
O Brasil está nos últimos lugares nos rankings do ensino mundial... E nossos universitários foram chamados de analfabetos funcionais... E isso é péssimo... (Alterado por conta de um engano de minha parte)
9 жыл бұрын
Pelo que vi Marco Orsini Seu comentário está lá. Essa agressividade, sobretudo as ofensas gratuitas a mim, são exatamente o contrário do que penso sobre educação.
9 жыл бұрын
Mas jamais vou entrar nessa disputa de ofensa. Prefiro apenas bloquear para não nos incomodarmos um com o outro.
@marcoorsini77
@marcoorsini77 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca Lamento o equivoco. E peço desculpas dez de já pois haviam vários posts idênticos em seu canal o que me levou ao engano... Vou retirar o post ... Boa tarde..
@babadosebafons2425
@babadosebafons2425 4 жыл бұрын
Como disse lulu Santos ''eu vejo um novo começo de era de gente fina elegante e sincera ''.
@marinafreire7423
@marinafreire7423 5 ай бұрын
Obrigada por esta série ❤❤
@Byancapinheiro
@Byancapinheiro 6 жыл бұрын
Faz uma playlist com os videos da série, fica mais pratico e organizado. Parabéns pela forma que conduziu o video 😊
6 жыл бұрын
Que legal! Valeu demais! Me passe o link! E seja sempre bem-vinda! :)
@marcelobiscola3590
@marcelobiscola3590 9 жыл бұрын
Caro amigo, parabéns por repassar a experiência de vida de Paulo Freire. Para entendermos melhor qualquer ações, temos que estar abertos ao alto conhecimento para alto analise do melhorar, e termos alto grau de comunicação com tudo com todos, além de criarmos novas leis, regras e modelos de sobrevivência, sem esconder nada, é apenas o fazer, sem incomodar e sem detonar o planeta, dessa forma vamos construindo um mundo melhor para todos, mais humano, mais integrado e cheio de paz e esperança. E só nós resta o fazer o bem ao próximo, abç.
@georgiacristinasilva4022
@georgiacristinasilva4022 9 жыл бұрын
Excelente vídeo, concordo com o exercício pedagógico para mantermos, através da educação, o diálogo, parabéns!
@SandraSilva-ml8ft
@SandraSilva-ml8ft 6 жыл бұрын
Educar para transformar em crescimento e ter uma visão de mundo diferente, e pra isso só pode acontecer se existir na interação uma compriencao do educando junto de cada aluno
@juniosantos3472
@juniosantos3472 6 жыл бұрын
" Compreensão "
@lucaslevi7957
@lucaslevi7957 3 жыл бұрын
Aula brilhante professor, muito obrigado por todo esse empenho para divulgar o pensamento do grande Paulo Freire!!
@noemisilva7371
@noemisilva7371 5 жыл бұрын
Eu amei!!! Parabéns, muito claro e objetivo.
@anecardoso9491
@anecardoso9491 4 жыл бұрын
Parabéns , professor !Amei seus vídeos .
@ViniciusFerreira3012
@ViniciusFerreira3012 3 жыл бұрын
Fantástico professor , fórun salvo aqui kkkk , achei muito interessante , seu geito diferente de pensar faser com que os alunos pensem e a vantagen que libera a classe a ter seus próprios conceitos assim como o senhor fez com que nos pensássemos no final do video , tirássemos nossas próprias concluões .
@ingridchristiane3959
@ingridchristiane3959 4 жыл бұрын
Obrigada ❤️
@meizegabrielle5152
@meizegabrielle5152 4 жыл бұрын
Ótimo vídeo, professor. De grande ajuda.
@PriHPriH
@PriHPriH 9 жыл бұрын
Que canal MARAVILHOSO!!!! Obrigada, por compartilhar seu saber, a internet, o youtube, o mundo precisa de pessoas assim! =)
@ivsonvieira838
@ivsonvieira838 6 ай бұрын
Uma educação industrial é o que temos hoje. INFELIZMENTE!
@caioteles3233
@caioteles3233 6 жыл бұрын
É interessante observar que a desumanização, originalmente dita num espaço escolar, hoje acontece em outros diversos espaços. A fragmentação, a separatividade, a falta de empatia e compreensão das multipossibilidades dos sujeitos faz com que muitos adotem uma postura descolada com o ideal de Humanidade (falo com letra maiúscula para enfatizar uma estrutura mais mítica e abstrata). As idéias de Freire acabam tendo uma genialidade maior ainda porque se importam em adequar ao currículo geral das salas de aula (a generalização é proposital) o fator da humanização tão necessário em todo e qualquer espaço onde existam humanos e relações. Tratar de ética, sociopolítica, empatia, criatividade e criticidade é premissa para uma educação plena!
@dayanemello3755
@dayanemello3755 8 жыл бұрын
Que bacana! fiz uma discussão assim na Faculdade, mas é sempre bom está buscando conhecimento. adorei a iniciativa! parabéns!!!
@dukara702
@dukara702 4 жыл бұрын
As "Primeiras Palavras" de Paulo Freire expõem as principais ideias defendidas por ele a respeito da ética, e críticas ferrenhas contra uma ideologia "fatalista", além, é claro, da própria prática educativa e da formação docente. Deixa claro também, no final, seu desejo pela crescente curiosidade e criticidade do leitor durante a leitura do livro.
4 жыл бұрын
Isso! :)
@professoraraquelfernandesf5067
@professoraraquelfernandesf5067 9 жыл бұрын
Muito bom professor André, rever as nossas ações faz faz parte de nosso aprendizado.
@lidiarodriguesmartins2436
@lidiarodriguesmartins2436 7 жыл бұрын
Prof. André, estou amando suas aulas.
7 жыл бұрын
Que bom que os vídeos têm sido úteis! Seja sempre bem-vinda! :)
@maykjonhon02
@maykjonhon02 8 жыл бұрын
Muito show!
@JeniferMendes01
@JeniferMendes01 8 жыл бұрын
professor, cheguei a este vídeo para tentar compreender como apoiar meu filho no aprendizado da escola. infelizmente muitos professores ainda fazem um desfavor ao conhecimento reproduzindo práticas autoritárias e limitadoras em sala de aula.
@sadilamendonca5997
@sadilamendonca5997 8 жыл бұрын
não é somente os professores ,a propria escola em si ainda é tradiconal e que obedece um sistema burocratico. Desde da entrada e saida de alunos.
@LizBrunasf
@LizBrunasf 5 жыл бұрын
Obrigada por essas aulas professor!!
5 жыл бұрын
Que bom que gostou. Se quiser também fazer exercícios, simulados e obter certificado, o curso completo está disponível na Udemy www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-KZbin
@edivaldorocha7205
@edivaldorocha7205 5 жыл бұрын
Olá, caro professor. Seu material é muito bom. De uma qualidade incomparável. Gosto muito de suas aulas. Os vídeos 27 e 29 da playlist de Paulo Freire estão indisponíveis (privados), é possível liberá-los? Desde já agradeço!
5 жыл бұрын
Ôpa, já estão disponíveis. Valeu pelo toque!.
@sayonaralima7134
@sayonaralima7134 6 жыл бұрын
Ótimo explicação
@dukara702
@dukara702 4 жыл бұрын
Muito obrigado professor!
4 жыл бұрын
Que bom que gostou. A série completa está disponível gratuitamente nesta playlist kzbin.info/aero/PL0k4OibqI6p5bSxA-fgRBpVoLYb2uKJ8- Caso prefira fazer o curso completo com exercícios e simulados para obter certificado, aqui está o link www.udemy.com/course/pedagogiadaautonomia/?referralCode=9B465218F8F7F0372112
@rodriguesverall
@rodriguesverall 2 жыл бұрын
Muito obrigada
@claudiasilveira5936
@claudiasilveira5936 6 жыл бұрын
Parabéns! Adorei a maneira como reflete e explica ainda melhor os pensamentos de Freire!
@catarse4348
@catarse4348 7 жыл бұрын
Muito bom
@bcleandro
@bcleandro 9 жыл бұрын
Parabéns professor pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, sobre sua pergunta: Penso que mesmo sendo desagradável os comentários agressivos, e até preconceituosos, não vejo necessidade de deletar tais comentários. Vejo isso como uma onda pessimista e sectária que não possui diálogo convincente.
9 жыл бұрын
Leandro Bianchini Valeu pela sugestão, Leandro. Estou muito empenhado em estimular um fórum produtivo e realmente temo muito que esses xingamentos extremamente agressivos, as ofensas contra mim e até mesmo ameaças vindas de gente muito esquisita comecem a contaminar o fórum ao ponto de desestimular o debate. E também preferiria que quem está aprendendo com os vídeos não entrassem na armadilha da troca de ofensas com haters. Puxa, como tem gente estranha! :p
@jullyhay
@jullyhay 9 жыл бұрын
Nooossaa!!!! Que excelente trabalho!!!!! Isto realmente é uma grande generosidade....Obrigada!
9 жыл бұрын
juliana hayabusa Que bom que os vídeos foram úteis, Juliana. Estou muito empenhado em contribuir para o debate sobre Freire. Já foram publicados 12 vídeos. Se quiser ver na sequência, ou compartilhar com amigos, este link é o ideal www.andreazevedodafonseca.com/pedagogia-da-autonomia/curso-online-gratuito-sobre-pedagogia-da-autonomia/
@jullyhay
@jullyhay 9 жыл бұрын
+Prof. André Azevedo da Fonseca Obrigada Prof André, com certeza os verei e já compartilhei com os amigos.....
@cristianedealmeida4473
@cristianedealmeida4473 4 жыл бұрын
obrigada!!!! estes vídeos irá me ajudar e muito....
4 жыл бұрын
Que bom que gostou. É uma alegria essa oportunidade de compartilhar o pensamento de Paulo Freire contextualizado no século XXI. A série completa está disponível gratuitamente nesta playlist kzbin.info/aero/PL0k4OibqI6p5bSxA-fgRBpVoLYb2uKJ8- Caso prefira fazer o curso completo com exercícios e simulados para obter certificado, aqui está o link www.udemy.com/course/pedagogiadaautonomia/?referralCode=9B465218F8F7F0372112
@sxndrxnho
@sxndrxnho 9 жыл бұрын
Quem realmente pode mandar , já que de acordo com esse conceito , aprender é "infinito", ninguém sabe tudo realmente , eu acho que uma frase q se encaixa bem nesse conceito e nada se cria tudo se transforma , o conhecimento não absoluto mas sim mutável! vlw o vídeo assistirei essa serie até o final
9 жыл бұрын
Sandro Junior Bem observado, Sandro. :)
@severinagomesdeoliveira6345
@severinagomesdeoliveira6345 3 жыл бұрын
O conhecimento é um processo!
@anandamorilharibeiro7216
@anandamorilharibeiro7216 9 жыл бұрын
Em primeiro lugar, está sendo muito bom acompanhar esta série. Parabéns pela iniciativa, teacher! Esse lance de "todos aprendem com todos" é muito interessante. Eu que passei os últimos 8 meses em viagens para a produção de um documentário, tive a oportunidade de aprender muito com as diferenças e singularidades. Tenho vários pontos positivos pra ressaltar no conteúdo, realmente estou amando! Mas enfim, vim comentar sobre a "consciência mágica", como me foi pedido, hehe. E farei isso do ponto de vista cristão, que é o meu. Não vou dizer que este conceito da consciência mágica está errado ou não existe, porque existe. Muitas pessoas se subjulgam dessa forma, se adaptam e se limitam, mas aqui vai minha discordância: isso me parece ter muito mais relação com indivíduos e suas personalidades do que com crenças. Existem pessoas apáticas em qualquer esfera da sociedade e em qualquer crença. Vou falar de mim: eu creio num poder superior (Deus, Jesus Cristo), mas não vejo essa "dominação" como diz a consciência mágica. Explico o por quê: creio que sou "imagem e semelhança" de um Deus Criador. Logo, se Ele é criador, eu também tenho essa capacidade criativa, porque fui feita à sua imagem e semelhança. Portanto, Deus me permite criar, buscar o novo, buscar o entendimento, a sabedoria. A Bíblia, inclusive, é uma enfática quando nos aconselha a buscar a sabedoria, o entendimento e o conhecimento, principalmente no livro de Provérbios. Outro ponto do conceito de consciência mágica que questiono é o que diz que a pessoa vê o conhecimento apresentado por uma força superior como "inabalavel, inatingivel, inquestionavel". Ainda que no fim das contas eu descubra que o conhecimento divino é inabalável (e isso é ótimo, porque é nossa segurança), há muito o que eu preciso conhecer (como você disse em seu vídeo, professor... há muito mais ainda para descobrirmos). O conhecimento está em Deus, mas está disponível para quem quiser encontrar, para quem quiser buscar. Creio num Deus que se relaciona conosco, e o questionamento é uma das escadas para o conhecimento. Quem sabe de tudo é Ele, nós não, por isso precismos buscar conhecer - e isto nos dá abertura para ousarmos, navegarmos pelo que é novo a nós. Inúmeras vezes questionei a Deus por muitas coisas. Cada questionamento me trouxe crescimento, maturidade, renovação de mente. Jó, por exemplo - lá da Bíblia - pode ser visto de longe como alguém que aceitou sem questionar a vontade divina. Mas se lemos o livro, vemos que Jó teve longas conversas com Deus e questionou muita coisa. Foi através desses questionamentos que Jó encontrou sua verdadeira condição e contentamento. E esse é só um exemplo de muitos do tipo na Bíblia. O Deus que encontro na Bíblia é um Deus que se relaciona, que nos ama e que nos valoriza como indivíduos e que, por isso, nos quer como cooperadores, co-criando com Ele. Tanto é que, logo em Gênesis, Ele diz para Adão dar nome aos seres viventes. Deus criou o homem e quis que ele fosse ativo na Criação, quis que ele participasse, intervisse. É por isso que não vejo esse peso da dominação e so subjulgamento. Deus nos aconselha, como fez com Adão e Eva no Éden, mas nos deixa livres para fazermos escolhas. E essas escolhas interferem no mundo e na História. É por isso que quando se diz no vídeo "Mas se apenas nos adaptamos ao mundo, perdemos a oportunidade de nos humanizar, de participar", não concordo que isso se aplica obrigatoriamente a alguém que crê na intervenção de um poder superior. Porque creio num Deus que valoriza nossa participação na História e nos permite fazer nossas escolhas. Se assim não fosse, o mundo talvez estivesse bem melhor hoje - mas não haveria nossa liberdade e o amor nos deixa livres para escolher nosso caminho. Se concordo que Deus me fez humana, por quê pensaria que Ele quer me desumanizar? O próprio Deus se fez humano na pessoa de Jesus! E Ele fez isso - ao contrário do que se diz ou pensa - para nos humanizar, nos reencontrar com a plenitude de nossa humanidade - o relacionamento com Ele, que nos aproxima dos seres humanos que fomos criados para ser, à sua imagem e semelhança. Enfim, acredito que quando alguém se conforma com determinadas situações e atribui isso como sendo "vontade divina", essa provavelmente não seja a vontade divina e sim a vontade de seu próprio ego conformista e acomodado. A própria Bíblia nos ensina: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-o pela renovação da vossa mente". E diante de todo o meu comentário, só tenho mais uma observação: a pedagogia da autonomia é fantástica, entretanto, ela não pode ser incoerente em seus conceitos. Se a ideia é que "todos aprendam com todos", então cada indivíduo deve ser valorizado e ouvido como é - inclusive os que creem num "poder superior". Cada aluno não perde sua singularidade. A troca não precisa e não deve anular cada um. Todos devem ter participação, todos devem ser considerados. Ninguém precisa mudar ou anular o que é, mas também não pode ser impedido de mudar. A troca precisa valorizar, ouvir e respeitar cada um, seja de qual tipo a consciência for. Acho que é isso! haha. Estou aberta a questionamentos e diálogos! Abração, Ananda. P.S.: Indico alguns livros, uma trilogia de Francis Shaeffer: "O Deus que intervém", "A morte da Razão", "O Deus que se revela"
@JoseSilva-wz2jd
@JoseSilva-wz2jd 6 жыл бұрын
Se formos falar de política, coisa que não gosto, não sou muito chegado ao Paulo Freire. Mas, como minha intenção de estudo não é política , procuro estudar e conhecer seus ensinamentos e tiro grande proveito. Se alguém fala mal eu não entro em contradições. Quero apenas aprender o que bom, para que eu seja um professor pelo menos de mente aberta.
@patriciapilar8844
@patriciapilar8844 3 жыл бұрын
🙌💪
@skywalker2277
@skywalker2277 9 жыл бұрын
Vídeo excelente e que proposta boa. Passarei a acompanhar mais os seus vídeos, afinal de contas conhecimento é o que mais precisamos.
@dioracirusso4376
@dioracirusso4376 6 жыл бұрын
Professor, você é excelente!
@gamer.7830
@gamer.7830 5 жыл бұрын
Professor, parabéns ! Trabalho maravilhoso !.
@MrAnnagomes
@MrAnnagomes 9 жыл бұрын
Boa iniciativa André! É interessante perceber como a obra do Freire não dissocia a educação da política, sendo uma inerente a outra. Mas o que intriga é que, embora muito citado como referência pra discutir educação no país (e dá-lhe mimimi) é pouco aplicado. Nesse ponto, vc tem razão, formamos para mercado de trabalho e não para transformação social. Sobre os conceitos de consciência crítica e mágica, algo não ficou claro pra mim: caso o sujeito não considere a possibilidade de transformação social, teoricamente ele não possui consciência crítica? Não entendi qual o elemento central do conceito. Abs
@vitfonseca
@vitfonseca 8 жыл бұрын
Muito boa ideia. Gostei muito da proposta e da sua abordagem! PArabéns.
@franciscoamorim4394
@franciscoamorim4394 9 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Tive de ler o livro na faculdade e vi que teve pontos despercebidos que foram levantados aqui. Bom trabalho e tudo de bom para vc e para o projeto.
9 жыл бұрын
Francisco Higo Que bom que os vídeos têm sido úteis, Francisco. Já viu a série sobre Ivan Illich? Ele é bem mais radical do que Paulo Freire na crítica á escola, mas é igualmente interessante kzbin.info/aero/PL0k4OibqI6p4HQ7DH0vaxY3LCYgwhgia9
@franciscoamorim4394
@franciscoamorim4394 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca Como eu conheci o seu canal no começo do ano, com a divulgação do projeto do Paulo Freire, deu tempo de assistir muitos vídeos. Vi o do Illich e das teorias políticas. Espero que você não pare com os vídeos, estão ficando melhores a cada dia. Parabéns.
@marcleidemacario7030
@marcleidemacario7030 3 жыл бұрын
Excelente explicação, professor e estudante deve ter um diálogo onde a criança vai ter segurança para ter autonomia, sem ter medo de ser repreendido pelo professor.
@marcelocastilho5352
@marcelocastilho5352 7 жыл бұрын
parabens pelo canal. obrigado pela dedicaçao de explicar paulo freire. ja ganharam um inscrito
7 жыл бұрын
Que bom saber que a série tem sido útil! Seja bem-vindo! :)
@raquelmaguilera
@raquelmaguilera 9 жыл бұрын
Olá professor André, obrigada pelo curso, fiquei na dúvida se o forum que você menciona é aqui. Trazer a consciência de que todo conhecimento é inacabado já é por si libertador e ainda permite ao educador uma tranquilidade de que nada é para já e que todo sistema se perpetua num organismo de continuidade. Eu sou professora de capoeira angola e o mais desafiador para mim nesse momento é como materializar no programa das aulas todos esses conceitos, que de alguma forma já agem em mim subjetivamente, mas que tenho anseios de como colocar na prática de minhas aulas esse pensamento. Trabalho no meio da cultura popular aonde o ensino é passado pela oralidade e seus príncipios estão vinculados a própria prática.
@imperiodasexatas4320
@imperiodasexatas4320 7 жыл бұрын
Ótimo vídeo, mestre! Obrigado!
7 жыл бұрын
Que bom que gostou! Seja sempre bem-vindo!
@descontruindoideias
@descontruindoideias 9 жыл бұрын
Esses dias eu andei pensando numa coisa diferente. Um modelo de escola aonde o professor fica mais como um orientador, e o estudante decide os caminhos daquilo que vai aprender.
@AnnieJosephily
@AnnieJosephily 7 жыл бұрын
Te indico entrar no canal do Futura e pesquisar o programa "Escolas Inovadoras". Existem projetos no Brasil também! Inclusive uma em São Paulo, chamada Projeto Âncora.
@alinelopes6961
@alinelopes6961 6 жыл бұрын
Escola da Ponte em Portugal é uma boa experiência.
@noamgoldstein
@noamgoldstein 9 жыл бұрын
Obrigado Prof. André Azevedo da Fonseca, por esclarecer um pouco mais a obra de P.Freire, e solidificar a minha impressão de que não passa de uma coleção de idéias e ideologias vagas e imprecisas que não servem para ensinar nada a ninguém. Não sei como as pessoas ainda levam a sério uma obra que fica repetido aos quatro ventos chavões como: "reflexão criativa, corajosa e esperançosa", "respeito à dignidade e autonomia", "todos aprendem mais pq todos aprendem com todos", "sujeitos do seu processo de construção de conhecimento", "busca inquieta e permanete que (...) fazem no e com o mundo". Francamente,isso fala, fala, fala, mas não diz nada. Ensinar a ensinar que é bom, nem pensar! Não é essa a função da pedagogia? Os professores deveriam se sentir ofendidos pelo discurso do P. Freire. Ele simplesmente diz aos professores que eles não têm que achar que podem ensinar uma criança pelo fato de terem acumulado mais conhecimento. Eu sou muito grato aos meus professores, não porque eles passaram a mão na minha cabeça e foram humildes a ponto de não me ensinarem nada. Muito pelo contrário! Sou grato pelo que me foi ensinado. Quando uma "teoria" precisa de valer de tantos adjetivos p/ parecer mais interessante, nota-se que não há nenhuma cientificidade no que está sendo dito. Só não venha me acusar de ter preconceito contra a obra do P.Freire, pois graças à sua iniciativa, agora eu tenho certeza que minha opinião é bem fundamentada.
9 жыл бұрын
Noam Goldstein Não é o que pensam os pesquisadores de Harvard, Princeton, Stanford, M.I.T, por exemplo, onde Freire é muito influente. É fácil verificar a relevância de Paulo Freire nessas universidades: basta buscar o nome dele associado ao termo . Veja como conferir a quantidade de citações a Paulo Freire nos sites das melhores universidades do mundo neste artigo que acabei de publicar no Brasil Post www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html?
@noamgoldstein
@noamgoldstein 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca não estou negando que existem muitos acadêmicos que apreciam a obra de Paulo Freire. Inclusive nos EUA, coincidentemente onde moro atualmente e acabei de terminar meus mestrados. Onde há esquerda, há espaço para demagogia. Quantidade não é qualidade, vide a quantidade de estudiosos que ainda se dedicam a tentar interpretar Marx (novamente, o vício da interpretação infinita) por toda uma carreira. E as universidades dos EUA também estão inseridas nesse contexto. Minha opinião continua a mesma.
9 жыл бұрын
Ok. Discordamos sobre a opinião de que a pedagogia da autonomia de Paulo Freire é demagogia. Mas agradeço de qualquer forma por discordar de modo respeitoso.
@noamgoldstein
@noamgoldstein 9 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca Perfeitamente! Eu também agradeço sua cortesia e desejo boa sorte. Agradeço também pelo debate construtivo, que é sempre algo positivo para todos.
@danielpires9520
@danielpires9520 9 жыл бұрын
+Noam Goldstein Se me permite gostaria de perguntar o que você está chamando de ensinar quando diz que as "ideias vagas e imprecisas" de Paulo Freire não servem para ensinar nada a ninguém? Digo isso pelo seguinte, sou professor (atualidades, história, arte marcial [Budo] e escrita criativa) e Paulo Freire influenciou muito o meu modo de ensinar. Ainda me falta formação e autonomia em sala de aula (diante do curriculum que me é exigido), mas Freire me fez rever (e ainda faz) muito meu modo de ensinar. Considero meu trabalho bom diante dos resultados que tenho: alunos que não concordam comigo em tudo (nem todos, claro), alguns capazes de interpretar o mundo a partir dos referenciais que possuem e chegar a novas conclusões que eu "não ensinei". Muitos deles alcançaram algum grau (maior ou menor) de autonomia nas áreas que trabalhei com eles e conseguiram seguir sem mim. Se isso é vago e impreciso eu gostaria muito de saber o que você considera "ensinar" alguém. Eu gostaria realmente de compreender sua crítica à ele, mas de maneira precisa.
@maurapaes3233
@maurapaes3233 6 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@vivianer.2696
@vivianer.2696 6 жыл бұрын
Iniciei meus estudos em pedagogia e gostei muito do vídeo. Ainda há forum ?
6 жыл бұрын
Sim, sinta-se sempre à vontade para comentar e dialogar com os demais comentários.
@midianveiga3446
@midianveiga3446 3 жыл бұрын
Muito bom!
@SuperSl4Sh
@SuperSl4Sh 9 жыл бұрын
Professor, tomei conhecimento sobre seu projeto virtual de massificação das teses de Paulo Freire por acaso, através da "Pedagogia da Autonomia", e fico muito feliz por isso. Sua didática é cativante porque é simples e acessível! - aliás, uma característica marcante em seus outros vídeos aqui no KZbin -. Meus parabéns pelo seu empenho e esforço! Mas gostaria de te fazer uma pergunta: Em que lugar, no Brasil ou no mundo, as ideais de Paulo Freire são levadas a sério e são postas em prática? Que escolas as utilizam como modelo pedagógico? Elas existem? Grato!
9 жыл бұрын
ThalesBC Olá Thales. As reflexões e práticas pedagógicas de Paulo Freire têm influenciado pesquisas em educação e projetos pedagógicos em diversos países. Curiosamente, no Brasil ele é menos aplicado e conhecido. Ainda assim, notamos que os esforços para aulas mais dialógicas e para estimular a autonomia dos estudantes têm a influência de sua obra. Uma pista da dimensão da utilização de Paulo Freire em todo o planeta, em comparação com o Braisl, pode ser conferida em uma busca no Google Acadêmico. Veja lá: scholar.google.com.br O livro "pedagogia del oprimido", em espanhol, tem mais de 20 mil citações. pedagogy of the oppressed, em inglês, tem mais de 47 mil. Pedagogia do oprimido, em português, tem poucas dezenas. O franco desconhecimento sobre a obra de Paulo Freire no brasil me motivou a produzir a série. Ele é mais citado (e xingado) do que lido e estudado.
@diogoluz878
@diogoluz878 2 жыл бұрын
Havard universidade.
@MrJocarsilma
@MrJocarsilma 5 жыл бұрын
Prof. André, Parabéns. Só estou comentando pra ratificar as palavras no comentário da Claudia Banhos Sanches, minha esposa. Mais uma vez, Parabéns!!!
@carolcampos5538
@carolcampos5538 6 жыл бұрын
Maysa um amor😍😍
@macielsantos3892
@macielsantos3892 6 жыл бұрын
Olá, estou fascinado com este método! Gostaria de contatos e de material para que eu estudasse e passasse a desenvolver algo parecido na minha região!
@rvdaiane
@rvdaiane 8 жыл бұрын
Ótimo!!!
@robertasnunes2010
@robertasnunes2010 9 жыл бұрын
ola professor, Obrigada pelos videos. São engrandecedores a mim tanto quanto conhecimento adquirido ( remodelando ou endossando meus preceitos e conceitos) quanto compartilhado.Tenho grande interesse na area da educação ( infanto-juvenil) ,sobretudo pesquisa de novos metodos e aplicação na gestão publica. Gostaria que o Senhor me indicasse literaturas nesta area e , se souber, faculdades com pós graduação na areia mencionada ( sou do Rio de Janeiro). Obrigada pela atenção.
@midianveiga3446
@midianveiga3446 3 жыл бұрын
Os conhecimentos interferem no mundo e o mundo interfere nos conhecimentos.
@hymiojo
@hymiojo 3 жыл бұрын
O ser humano ainda é inconcluso. Todo texto ainda é inconcluso.
@marcelocaldeira8155
@marcelocaldeira8155 3 жыл бұрын
Exemplo de subjugação a slogan : " O tem razão "
3 жыл бұрын
Bem isso
@carolinaalvesmarques3164
@carolinaalvesmarques3164 9 жыл бұрын
Olá, Professor André! Achei fantástica sua ideia e iniciativa de divulgar o Paulo Freire dessa forma tão criativa e através desta ferramenta dinâmica como youtube. Parabéns e obrigada! Sou aluna da UFSB, Universidade Federal do Sul da Bahia, do Campus Paulo Freire, e estou fazendo uma resenha sobre este livro em um blog para um Componente. Gostaria de saber se posso divulgar seu canal neste? Obrigada, desde já. E mais uma vez, parabéns!
9 жыл бұрын
Carolina Alves Marques Olá Carolina. Que bom que gostou! E sim, claro, será um prazer divulgar a série no blog! Fico feliz em participar! Pode usar o código de incorporação da playlist, pois assim os vídeos são atualizados automaticamente :)
@deboralopes5284
@deboralopes5284 7 жыл бұрын
Excelente aula!!!
@elianamckee
@elianamckee 8 жыл бұрын
Excelente canal! Obrigada!
@andrealima1418
@andrealima1418 9 жыл бұрын
Muito legal professor (y)
@brunabarbosa5205
@brunabarbosa5205 7 жыл бұрын
Ao ouvir suas colocações acerca das primeiras palavras eu só conseguia pensar em uma coisa: ser professor é ensinar que o mundo é um diálogo e não um monólogo. Paulo Freire já nos ganha na intro...
7 жыл бұрын
Essa é a ideia! :)
@aldabica3716
@aldabica3716 3 жыл бұрын
Locais vacina em Porto Alegre hoje
@yonnetavares3909
@yonnetavares3909 8 жыл бұрын
excelente! Obrigada.
@fabioizaiasdasilva5797
@fabioizaiasdasilva5797 4 жыл бұрын
Em que intuição Paulo Freire se formou, não encontrei no Google
4 жыл бұрын
Ele se formou na Universidade de Recife, em 1946
@guilhermecelestinosouzasan1087
@guilhermecelestinosouzasan1087 9 жыл бұрын
Assistindo essa etapa do curso surgiu uma dúvida. Em se baseia a concepção de Freire do indivíduo como "projeto inacabado", seria no existencialismo de Sartre?
@karlabeatrizsilvadesousabi1207
@karlabeatrizsilvadesousabi1207 4 жыл бұрын
👏🏼
@fabioizaiasdasilva5797
@fabioizaiasdasilva5797 4 жыл бұрын
Quais países adotaram o sistema Paulo Freire?
4 жыл бұрын
Não existe um "sistema Paulo Freire". Suas obras discutem diversas práticas éticas, políticas, filosóficas e epistemológicas da educação. Pesquisadores e educadores de inúmeros países estudam seus livros. Neste artigo explico como verificar a influência de Paulo Freire nas 20 maiores universidades do planeta. www.huffpostbrasil.com/entry/paulo-freire-universidades_br_5c7afa9ce4b0bb3ddff1afcc
@fabioizaiasdasilva5797
@fabioizaiasdasilva5797 4 жыл бұрын
Porque o Brasil está muito abaixo no ranking de educação, inclusive abaixo de países africanos
4 жыл бұрын
São vários problemas. Deficiências na formação docente, falta de estrutura nas escolas, professores que ministram aulas diferente de sua formação. Este artigo recupera uma série de dados sobre isso medium.com/@azevedofonseca/paulo-freire-%C3%A9-o-culpado-pelos-problemas-da-educa%C3%A7%C3%A3o-no-brasil-d3eeefb7e8ec
@profbianca3anob328
@profbianca3anob328 3 жыл бұрын
Queria um podcast seu kkk
@mizock100
@mizock100 8 жыл бұрын
Muito bom, excelente. já me realizei minha inscrição no canal. Parabéns.
@isabellareis1276
@isabellareis1276 4 жыл бұрын
Tive um professor de matemática que só aceitava a atividade do jeito que ele havia ensinado, uma vez fiz um teste e a conta estava respondida de outra forma mas a resposta tava correta, ele deu como errado por causa do método utilizado, depois de muita insistência ele deu metade da pontuação na questão.
@Getuliotaekwondo
@Getuliotaekwondo 7 жыл бұрын
muito legal, mas pq nao ta dando certo?
7 жыл бұрын
É simples: porque essa pedagogia não é aplicada. Paulo Freire é mais influente em Harvard, Princeton e Stanford do que nas escolas brasileiras, que ainda têm um caráter autoritário e desconectado da realidade. Escrevi um artigo para demonstrar como é fácil verificar a influência de Paulo Freire nessas universidades www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html
@Getuliotaekwondo
@Getuliotaekwondo 7 жыл бұрын
Mas lá também não é aplicado, a metodologia lá é baseada no mérito, aqui é baseado em nivelar todos por baixo, sei q esses ideias messiânicas de igualdade e amor são bonitas, mas criam um exército de fracos, nossa educação e um lixo, simples assim.
7 жыл бұрын
Getúlio, não acredite em mim. Verifique você mesmo, no site da Universidade de Stanford, por exemplo, a quantidade de citações à pedagogia de Paulo Freire em planos de ensino, relatórios de aula, artigos, seminários, etc. É facil fazer isso. Basta procurar no Google assim: ["Paulo Freire" site:princeton.edu] e o Google busca tudo que se refere a Paulo Freire dentro do domínio do site de Princeton. Só nessa universidade são listadas mais de 800 referências a ele em centenas de documentos. Talvez aqui as coisas sejam niveladas por baixo justamente pelo caráter autoritário, contrário à pedagogia freireana. Porque a pedagogia dele é exigente - tanto para os professores quanto para os alunos.
@sarairromani4719
@sarairromani4719 8 жыл бұрын
obrigada cc 👏👍😊eu surda video gosta muito gostaria LIBRAS fazer pra surdos tambem
@thedanaguiars
@thedanaguiars 9 жыл бұрын
O que dizer de um método em que os resultados obtidos, são o último lugar mundial de nossos alunos nos exames internacionais, e a visível falência intelectual de nossa educação no Brasil!? É má impressão, ou realmente não deu certo?
9 жыл бұрын
Danilo Aguiar Paulo Freire jamais foi empregado no Brasil, Danilo. Esse é o equívoco que muito se repete sobre ele. Freire é muito influente em Harvard, Stanford, Princeton, etc, mas não nas escolas brasileiras, que ainda empregam métodos autoritários, mecânicos e desconectados da realidade. Paulo Freire é o principal crítico do modelo escolar brasileiro. Escrevi um artigo para demonstrar como é fácil verificar a influência de Paulo Freire nas principais universidades do mundo. www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html Por isso, sim, é má impressão sua.
@thedanaguiars
@thedanaguiars 9 жыл бұрын
Prof. André, os próprios PCN´s (Parâmetros Currículares Nacionais) são construídos com base no socioconstrutivismo, que pregavam pessoas como Emília Ferreiro, Jean Piaget, Paulo Freire, entre outros. Além disso que sentido faria nomearem Paulo Freire o patrono da educação brasileira visto que ele não tem influência nenhuma nela? Me parece no mínimo estranho. Veja bem, não estou afirmando uma coisa ou outra, mas apenas buscando entender pontos de vista diferentes.
9 жыл бұрын
Pois é Danilo, Freire é muito citado, xingado, mas raramente estudado e ainda menos aplicado. Basta verificar as ideias de Freire e a prática das escolas para constatar a distância entre as propostas dele e o modelo de escola brasileira. Em geral, a escola reproduz tudo aquilo que ele mais critica: ensino memorizador, disciplinas descoladas do mundo, falta de estímulo à autonomia dos alunos, relações unidirecionais, etc. Vejo que o título de patrono é uma homenagem ao educador brasileiro que é influente no mundo inteiro, menos no Brasil. A gente vê a influência de Freire em alguns de seus discípulos, como o Mário Sérgio Cortella, por exemplo, que defende um ensino ético e crítico. E também em uma ou outra escola que assume o discurso da ética e do humanismo. Você viu o artigo? Vale a pena clicar nas buscas nos sites de Stanford, Harvard, por exemplo, para ver as centenas de citações a ele. O primeiro passo para estudar Freire é superar os preconceitos e perceber que há muitos que defendem uma escola mecanicista dedicada a treinar alunos e desprezar o pensamento crítico.
@danielpires9520
@danielpires9520 9 жыл бұрын
+Danilo Aguiar Ano passado minha esposa e eu - ambos professores - estivemos no Japão (sétimo lugar no PISA, um dos exames internacionais mais referenciados atualmente) e conhecemos educadores que vieram conversar conosco, ávidos por Paulo Freire. Já haviam lido algumas obras dele e queriam mais. Eles comentaram que apesar do modelo japonês de ensino ser reverenciado no mundo inteiro os alunos carecem de autonomia, apesar de contarem com uma linguagem (que é ao mesmo tempo fonética-silábica e ideográfica) que pode propiciar experiências diversas no campo do pensamento, tendem a repetir comportamentos e interpretações, tendem ao analfabetismo político e à repetição de comportamentos. Esta preocupação é compartilhada por um grupo de políticos ligado ao Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia, que apesar do que nos chegou recentemente (a retirada de parte do conteúdo de humanas do curriculum deles), não é homogêneo e tem preocupação com o futuro dos jovens sob um aspecto humano. Acredito que falte conhecer Paulo Freire, saber o que é educação (e nisso o dicionário não nos ajuda, como muitos acham), saber como a educação acontece no Brasil e no mundo e repensar o que seria importante de ensinar. Sobre o título de patrono eu também diria política: chamá-lo assim dá a a impressão de que o empregamos. =/
9 жыл бұрын
Daniel Pires É verdade, Daniel. O Japão, a propósito, tem altíssimo número de suicídios entre estudantes na volta às aulas. Mas sobre Paulo Freire, escrevi este artigo para demonstrar como é fácil observar que Paulo Freire é amplamente estudado em Harvard, Stanford, Princeton, etc, mas pouquíssimo estudado no Brasil. Veja lá como conferir esses dados www.brasilpost.com.br/andre-azevedo-da-fonseca/serie-de-videos-explica-p_b_7684470.html? Ele foi exilado, seus livros eram proibidos durante a didadura e suas ideias circularam no mundo inteiro, menos no Brasil! E ele é o principal crítico do modelo brasileiro, autoritário e focado em memorização, não em reflexão crítica. Por isso, quando atribuem a ele a responsabilidade pelo que não fez, desperdiçam um saber que Harvard sabe aproveitar para estimular a autonomia, o senso crítico e a criatividade.
@fernandoreis5909
@fernandoreis5909 9 жыл бұрын
sempre fui critico , humanizacao e o intelecto tem que evoluir pra humanizacao tornar melhor nossa convivencia em todos aspectos
@poetasocialista2423
@poetasocialista2423 8 жыл бұрын
Queria saber qual obra do Paulo Feire devo começa a ler para entender o seu pensamento? Nunca li nada dele. Agradeço de já se poder me ajudar
8 жыл бұрын
O ideal é começar com os dois primeiros: "Educação como prática da liberdade" e "Pedagogia do Oprimido". São a base do pensamento de Freire.
@poetasocialista2423
@poetasocialista2423 8 жыл бұрын
Prof. André Azevedo da Fonseca Valeu vou procura a ler
@espicav
@espicav 9 жыл бұрын
André . Logo vou promover um debate sobre o tema, no meio sindical, valendo-se dos vídeos. Tudo bem?
9 жыл бұрын
Adriano Espíndola Cavalheiro Claro! Excelente! Estamos juntos! Use e abuse! :)
@2010Rogger
@2010Rogger 8 жыл бұрын
Professor, acredito que devam existir limites. Você não está obrigando ninguém a acessar sua página e estudar Paulo freire, é livre, se não consegue expor suas ideias e seu ponto de vista de maneira ao qual construa para os objetivos dos vídeos. Não merece ficar exposto e deve sim ser retirado. No meu ponto de vista, retirar uma pessoa "deselegante" do círculo não é excluir. Há de encontrar uma página no site, que contenham assuntos que o agrade!
@RaimundoSantana-reymmonde
@RaimundoSantana-reymmonde 6 жыл бұрын
Por favor, gostaria de obter material em slides relacionados aos temas discutidos aqui professor. Pois amo a pedagogia libertadora pregada por Paulo Freire e dos seus livros também. Parabéns por tudo. Uma grande contribuição para evolução da humanidade. Canal Magnífico! professorrsds@gmail.com
@RaimundoSantana-reymmonde
@RaimundoSantana-reymmonde 6 жыл бұрын
pode ser compartilhado no Google driver para: professorrsds@gmail.com
6 жыл бұрын
Olá Raimundo. Obrigado pelo comentário. Infelizmente não tenho materiais em slides. Mas sinta-se á vontade para compartilhar a série de vídeos nas redes sociais.
@comunicacao6439
@comunicacao6439 8 жыл бұрын
Se ser coxinha é querer uma educação com um currículo educacional que realmente eduque os alunos nas matérias tradicionais, que realmente a pessoa aprenda matemática clássica, português clássico..... Eu sou um coxinha obrigado. Pergunta de matemática. Uma criança tem dez balas, ganhou mais vinte , ela ficou con-------- Resposta: contente.
@adriellesouza2763
@adriellesouza2763 6 жыл бұрын
impossível n entender!!!!!!
@jessferreirabm
@jessferreirabm 6 жыл бұрын
Misericordia, a musica de fundo tira total atenção. Caramba! :(
@elaineamenor8479
@elaineamenor8479 Жыл бұрын
Sua aula seria ótimo se não tivesse esse fundo musical.
@jonathanrodrigo5145
@jonathanrodrigo5145 7 жыл бұрын
Ué, não tem o capítulo 3.9? Que pena, iria me ajudar.
7 жыл бұрын
Olá Jonathan. A série está em andamento e o capítulo 3.0 sai em algumas semanas!
@jonathanrodrigo5145
@jonathanrodrigo5145 7 жыл бұрын
OK, professor. Obrigado pela resposta e parabéns pelo trabalho. Vou aguardar.
@luciamelo3225
@luciamelo3225 3 жыл бұрын
Os pensamentos de Paulo Freire irão perpetuar por várias gerações.
Toda Educação é Política  - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (Parte 2)
5:39
Prof. André Azevedo da Fonseca
Рет қаралды 140 М.
Pedagogia do Oprimido | Paulo Freire
16:06
Pan Sophia (Toda Sabedoria)
Рет қаралды 14 М.
He bought this so I can drive too🥹😭 #tiktok #elsarca
00:22
Elsa Arca
Рет қаралды 56 МЛН
Touching Act of Kindness Brings Hope to the Homeless #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 19 МЛН
小丑妹妹插队被妈妈教训!#小丑#路飞#家庭#搞笑
00:12
家庭搞笑日记
Рет қаралды 35 МЛН
DERMEVAL SAVIANI | A pedagogia histórico-crítica
21:02
Leituras Brasileiras
Рет қаралды 421 М.
Paulo Freire, 100 anos | Documentário
30:06
TV Cultura
Рет қаралды 295 М.
Gottlob Frege - On Sense and Reference
34:06
Jeffrey Kaplan
Рет қаралды 313 М.
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire | Professor Weslley Barbosa
26:03
Professor Weslley Barbosa
Рет қаралды 23 М.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA PAULO FREIRE
16:08
MARCIA FERNANDES
Рет қаралды 16 М.
Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundo
13:28
A FACE OCULTA DE PAULO FREIRE
31:11
Brasil Paralelo
Рет қаралды 525 М.
Quem foi Paulo Freire. E seu trabalho como professor
8:11
Nexo Jornal
Рет қаралды 490 М.
Paulo Freire - Teoria e Questões sobre a "Pedagogia da Autonomia"
1:09:46
Professora Virgínia Marcondes
Рет қаралды 8 М.