maratonado a playlist como se fosse série da netflix KKKKK. Que coisa booooa
@simonevanziler6841 Жыл бұрын
Muito bom ❤❤❤👏🏼👏🏼👏🏼
@flaviohenriquemelo31325 жыл бұрын
Vc é o melhor! Usei de uma palestra sua para alicerce em um seminario, me ajudou muito. Nao sabia do canal, agora que sei, sou fã e fiel aluno. Muito obrigado
@ViniciusSantos-cy4qv3 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Entendi perfeitamente!
@fredimendes80972 жыл бұрын
òtima aula.
@inaradias38767 жыл бұрын
Primeiro vídeo da playlist que achei um pouco complicado, vou ver mais umas 3 vezes... :,D
@celyanahayla15594 жыл бұрын
Ipotese
@sergiofreitas74705 жыл бұрын
esses principios me ajuda e muito
@sarahmagalhaes66054 жыл бұрын
Excelente explicação
@elianemonteiro77033 жыл бұрын
Show de bola sua explicação!!!👏🏾👏🏾👏🏾
@rogue63364 жыл бұрын
Excelente!
@Carlos-jw1cx6 жыл бұрын
Vc é excelente professor !! Faz o que muitos professores de faculdades federais não fazem, ensinar...
@sergiofreitas74705 жыл бұрын
bom demais ajuda sim
@isabellamoura49783 жыл бұрын
Esse vídeo me salvou!!❤️
@Millamcristiam4 жыл бұрын
Princípio da Culpabilidade é a mesma coisa que o Princípio da Responsabilidade Penal Subjetiva?
@Nataliia.siimoes4 жыл бұрын
AMEI
@vitoriaemanuela85714 жыл бұрын
O melhor canal, sem dúvidas. Obrigada por todo o conhecimento.
@jehteixeira50774 жыл бұрын
Amei o canal, amei o conteúdo e estou maravilhada com a facilidade que você tem de explicar de maneira clara e objetiva.
@michellecosta98647 жыл бұрын
melhor que as aulas da faculdade
@rodrigueraproducoes5 жыл бұрын
mas a bagatela imprópria não exclui a culpabilidade?
@sogreenpalpites315 жыл бұрын
FAZ UM Video sobre O PRINCIPIO DA EXTERIORIZAÇÃO DOS FATOS
@brunalouiselima49235 жыл бұрын
Professor, este não seria o Princípio da Ofensividade/lesividade?
@marcelomsantos25606 жыл бұрын
Professor bom dia. Excelente aula. Só tira uma dúvida ai por favor. Em um trecho do video, mais precisamente no tempo 13:35 o senhor estava se referindo na verdade a responsabilidade subjetiva né? confirma ai por favor.
@willianneves58645 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@adaciasilva97196 жыл бұрын
Aprendendo muito com seu videos, professor!!
@AndersonOliveira-gr7os6 жыл бұрын
Aulas excelentes valeu porfessor.
@marcoaurelioxavier99627 жыл бұрын
Parabens Tulio Vianna! pelo vídeo e seu canal, acredito que assim como eu, muitas outras pessoas também foram iluminadas.
@silvanofabio52935 жыл бұрын
Gostei muitooooo
@marciabenfica16077 жыл бұрын
Vídeo excelente, claro e bem explicativo. Gostaria de mais conteúdo do direito penal 1. Grata!
@rafaeljmonteiro957 жыл бұрын
Professor, excelente vídeo, entretanto tenho uma dúvida: No caso exemplificado pelo Sr, me parece que se tratava de extorsão mediante sequestro... Tendo caído o raio e tendo a vítima morrido sem dúvidas se trata de força maior, mas, não se poderia falar da incidência da forma qualificada do art. 159CP (§ 3º) independentemente de dolo ou culpa excluídas as hipóteses de caso fortuito ou força maior?
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Oi, Rafael. O princípio da culpabilidade veda justamente esta punição (ou aumento de pena) em virtude de resultados provocados sem dolo ou sem culpa (o que os civilistas costumam chamar de caso fortuito ou força maior). Então, no caso do exemplo, ele seria punido pelo crime de extorsão mediante sequestro sem a qualificadora do art.159, §3º, do CP.
@restosdelac7 жыл бұрын
Professor, suas aulas são ótimas ! Estou acompanhando seu canal agora. Obrigado por nos compartilhar seu conhecimento.
@direitouninassau53126 жыл бұрын
OBRIGADO, MUITO BOM
@adelitavinagre14177 жыл бұрын
Adoro seus vídeos!
@mariasousa29626 жыл бұрын
Amei!👏
@gimstube7 жыл бұрын
Valeu, professor! Bela aula!
@ikandybh6 жыл бұрын
Parabéns! Excelente orientação!
@micaelalamounier90017 жыл бұрын
Parabéns, professor! Mais um excelente vídeo!
@glilco7 жыл бұрын
Gostaria de ver você falando sobre direitos autorais. Parabéns pelo trabalho.
@alcfsd22carlos906 жыл бұрын
Belo trabalho professor!
@FernandoPereira887 жыл бұрын
Mais uma ótima aula.
@Sobreduasrodas006 жыл бұрын
Só pela culpa é possível punir?
@salvsilve29963 жыл бұрын
Princípio da culpabilidade e princípio da responsabilidade penal subjetiva são a mesma coisa?
@magnoataide41783 жыл бұрын
sim ! A responsabilidade penal subjetiva tem que ter dolo ou culpa. E o princípio da culpabilidade se resume em dolo ou culpa. Sem dolo ou culpa não existe crime.
@cesaraugustodesouzaesilva55223 жыл бұрын
Show
@larissaquintiliano30747 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre! !!!!
@leleobhz7 жыл бұрын
Uma dúvida de quem não é do direito: No caso do sequestrador, não cabe o dolo eventual em virtude da circunstância de estar trancafiado e estar consciente da restrição de liberdade que impediria uma reação?
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
Oi, Leonardo. O dolo eventual, assim como a culpa, pressupõe a previsibilidade do resultado. Lembrando que previsibilidade não é a mera possibilidade teórica de ocorrência deste resultado, mas uma probabilidade minimamente concreta desta ocorrência. Então, descartamos a responsabilização por dolo eventual pelos mesmos motivos que descartamos a existência de culpa. Abs!
@leleobhz7 жыл бұрын
Tulio Vianna TV Perfeito! Obrigado Tulio and keep rocking!
@camilacarneiro11585 жыл бұрын
muitooo obrigada
@alessandraphelippe65647 жыл бұрын
ajudou muito
@viniciusmachado80327 жыл бұрын
Professor, o nosso Direito Penal não adota a teoria finalista? A qual não considera o dolo e a culpa integradoras da culpabilidade, mas do fato típico como espécies de conduta...e o Sr. havia dito que não é possível atribuir a responsabilização de um ato por mera produção de crime.. então como eu irei me basear no dolo e na culpa para responsabilizar o agente? Obrigado.
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
O princípio da culpabilidade é válido tanto no finalismo, quanto no causalismo. Só se pune condutas quando houver dolo ou culpa. Não se pune a mera produção de um resultado (sem dolo ou culpa). A maioria dos crimes só admite a modalidade dolosa, então você precisará diferenciar estes elementos subjetivos para determinar se haverá ou não punição. Nos crimes que admitem a modalidade culposa, diferenciar o dolo e a culpa é essencial para a tipificação destes delitos, já que as penas previstas para crimes dolosos e culposos em geral são muito diferentes. Abraços!
@viniciusmachado80327 жыл бұрын
Tulio Vianna TV Entao o juiz pode invocar o dolo ou a culpa como fundamentos para aplicar a culpabilidade na 1 fase da dosimetria da pena?
@brendafaria96775 жыл бұрын
"Responsabilidade penal objetiva está relacionada a questão do dolo e da culpa que deve sempre estar presente para haver a responsabilidade penal". Achei que deveria ser responsabilidade penal subjetiva não?
@77Faronisa7 жыл бұрын
Prof., sou leiga, como "provar" que quem se jogou era um suicida? E, como "provar" se o resultado do impacto com o carro não resultar em morte, mas quem o provocou foi alguém, sob efeito de entorpecentes, que entrou correndo em uma avenida?
@TulioViannaTV7 жыл бұрын
A questão probatória neste tipo de caso normalmente se resolve pela perícia técnica (marcas de frenagem, necrópsia, etc), prova testemunhal (transeuntes e motoristas que presenciaram os fatos), palavra do acusado (e da vítima, se sobreviveu), bem como por eventuais gravações de câmeras de trânsito.
@marcelomsantos25606 жыл бұрын
Professor no caso culpa onde necessariamente deve haver a presibilidade por parte do agente. No caso concreto esclareça por favor. Motorista em um dia ensolarado segue pela rodovia, perfeitamente conservada, o carro passou por todas as revisões, tudo ok. O limite de velocidade na pista é de 100KM/h, considerando as condições de dirigibilidade e estado do carro o motorista acredita que poderia chegar a velocidade de 140KM/h e jamais imaginaria que um acidente poderia acontecer naquelas condições, infelizmente o pneu veio a estourar e causou acidente provocando morte do carona . No caso concreto há culpa por parte do motorista?
@adrianotutoriais22636 жыл бұрын
Si um motorista de ônibus para em local irregular para desembarque de passageiros, numa via de duplo sentido, um transeunte atravessaa a via... Pedi passagem para o motorista acenando com os braços.. e por precaução caminha na lateral do lado do motorista para contorna-logo é atropelada, primeiro o ônibus manobra o veículo em direção a essa senhora.. Derruba ela no chão e logo em seguida passa com as rodas de trás do veículo deixando gravíssimas lesões, com a perda de uma parte da perna e no hospital com mais duas amputações e outra cirurgia de abdômen a senhora fica dez dias em coma e morra numa sessão de hemodiálise..... Neste caso o motorista tem culpa por não observar o pedestre que está pedindo passagem ou mesmo contornando o ônibus justamente pra evitar o acidente....
@danielmedeiros23857 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@gustavopiazza46467 жыл бұрын
No exemplo do sequestrador, eu vejo justificativa para culpabilidade. O sequestrador não poderia prever que um raio cairia na casa, mas ele poderia prever que a vítima estava incapaz de se defender de qualquer eventualidade que pudesse ocorrer. Há uma chance não negligenciável de que qualquer evento poderia ocorrer enquanto ela está presa, e o sequestrador assumiu o risco a encarcerá-la.
@deboravieira11837 жыл бұрын
Concordo, pode ate não pegar Dolo direto, mas o Dolo Eventual acho cabível.
@Djelson20106 жыл бұрын
Não há dolo pelo resultado morte! Neste caso, há culpa. Há Dolo nos outros crimes aplicados.
@mariaclaraalmico37536 жыл бұрын
Também concordo ... Não tenho conhecimento necessário, mas analisando friamente que o sequestrador impediu a vitima de se defender, poderia ser aplicado pena por dolo eventual, ele não pode prever que um raio cairá, mas pode imaginar que caso alguma coisa ocorra, a vítima não terá como se defender e assume o risco. Porém, em outro comentário o professor disse que nem o dolo eventual seria aplicado... Fica então a dúvida !
@TheViralata5 жыл бұрын
Pessoal, quando tiverem dúvida sobre isso, tentem isolar o caso em uma outra situação para tentar ver se vocês estão sendo justos. Pensem assim: Um casal mora em uma casa e eles só possuem uma chave. O marido acorda mais cedo no domingo e decide comprar pão na padaria e aproveita para passar no mercadinho antes da esposa acordar. Ele tranca a porta e leva a chave, afinal, ele vai voltar rapidinho (um pouca mais de uma hora). Nesse tempo, ocorre a mesma coisa desse exemplo. Cai um raio, incendeia parte da casa e a esposa fica presa morrendo por asfixia e inalação de gases. Vocês alegariam também culpabilidade ao marido? Afinal, ele também impediu a esposa de se defender ao deixa-la trancada.