PRIVACIDADE E TRANSPARÊNCIA: O FUTURO DA SUA VIDA ONLINE | José Borbolla

  Рет қаралды 14,200

Casa do Saber

Casa do Saber

Күн бұрын

Пікірлер: 58
@allinepaiva5642
@allinepaiva5642 5 жыл бұрын
Antes de dormir eu tava conversando no celular sobre a sensação de vulnerabilidade dos meus dados, a falta de privacidade, etc. Daí, hoje acordo com essa notificação.
@DanielSouza..
@DanielSouza.. 5 жыл бұрын
Já tem uns aplicativos interessantes no sentido da privacidade, o 'Secret' por exemplo, é uma opção ao whatsapp e ao telegram, sendo ate recomendado pelo Edward Snolden.
@viniciusuliana
@viniciusuliana 5 жыл бұрын
Sensacional!!! Um dos vídeos mais interessantes que já e explicado de uma forma calma, didática, muito bem exposta! Excelente!
@Isinhazane
@Isinhazane 5 жыл бұрын
É engraçado o quanto a internet dita como vai ser nosso dia. Ela nos mostra as páginas que vamos ver, que tipo de relação vamos ter, que aplicativos devemos baixar, qual interação social mistificada por seu aspecto tecnológico iremos realizar. Parece até que ela criou vida própria. A gente esquece que o avanço tecnologico faz parte do desenvolvimento das forças produtivas. Ou seja, é nosso trabalho humano, estudos, programações elaboradas por sujeitos reais e concretos que a aprimoram cotidianamente. É um frutífero humano controlado intencionalmente por uma classe que intenta em nos manter na individualidade e meio dormentes para continuar na ordem vigente. Quem acha que "a tecnologia" possibilita conexão mundialmente, não faz ideia do quanto está inconsciente. Pare e perceba: sua rotina diária não ultrapassa as mesmas páginas que vc acessa durante horas continuadamente. No geral ela acaba nos isolando mais do que integrando coletivamente. Temos uma ilusão de relação que, na maioria das vezes, não ultrapassa de reflexões, controladas e preservadas por uma classe elitizada que nos ilude de viver livremente!
@erickazamprogno5056
@erickazamprogno5056 5 жыл бұрын
Acho esse professor um charme! Inteligente e charmoso! Ótimo vídeo! 😍😍👏👏
@joaovictorfilgueira617
@joaovictorfilgueira617 5 жыл бұрын
Cabe lembrar que "alguns" gostam, como buscam por esta vulnerabilidade e a falta de se privar. Querendo a vida como revista aberta pra todos ler, e nisso vem o diagnóstico de que vivemos sim numa sociedade doente, e tal não existisse. Vídeos assim seriam indispensáveis então o assunto é infinito!
@ledapereira5571
@ledapereira5571 5 жыл бұрын
João Victor Filgueia
@ayodeleric
@ayodeleric 4 жыл бұрын
A nossa felicidade é renovada a cada nova adaptação do ser humano com sua criação. Felicidade é medo censurado. O medo mudo é o que traz novas ideias. Você está feliz?
@kenderabeats7323
@kenderabeats7323 5 жыл бұрын
Excelente!!! Só faltou citar "Black Mirror" como referência.
@tayniloalves7089
@tayniloalves7089 5 жыл бұрын
Ele citou várias referências que Black Mirror se baseou/baseia. Tem muita criatividade em Black Mirror mas nem tanta novidade, não querendo desmerecer a série.
@lucianaalmeidadasilva7224
@lucianaalmeidadasilva7224 5 жыл бұрын
Sensato e coerente. Estou refletindo essas questões. Faço uso constante de redes sociais e me comprometi a não acessá-las durante as férias, dentre tantas outras formas de uso da internet que reavalio, se há ou não real necessidade de ler certas notícias,assistir certos programas ou filmes...enfim, filtrando tudo isso com senso crítico mais aguçado. Esse vídeo contribui para o meu momento.
@jzs1507
@jzs1507 5 жыл бұрын
Video muito lúcido. Gostei muito
@GiovanaRabeloM
@GiovanaRabeloM 5 жыл бұрын
Excepcional!
@Supergalacticvids
@Supergalacticvids 5 жыл бұрын
Excelente conteúdo! Admiro a forma clara como o Borbolla expõe o debate. Inclusive me surgiram varias dúvidas quanto ao assunto que trata do paradoxo segurança x privacidade... uma delas é sobre a relação da velocidade do desenvolvimento da tecnologia, o uso dos dados coletados pelas empresas e o atraso jurídico acerca de respaldos legais garantidores dos direitos sobre a própria informação e liberdade individual! Ou seja, a quem devemos recorrer quando nos sentirmos invadidos, fisgados pelas letras miúdas dos contratos (que ninguém lê), quando clicamos em “ok” nas varias plataformas digitais? Como devemos nos comportar diante dessa crescente cultura, que o Yuval Harari chama de “dataísmo” em seu livro Homo Deus, por exemplo? Me sinto como um rato no laboratório!
@ayodeleric
@ayodeleric 4 жыл бұрын
Acabei de refletir sobre como um smartphone tira nossa solitude enquanto um livro ajuda.. Eu acredito que a nossa raça se instaurou num pomar de árvores perenes, em que cada geração tem seu esforço... Acho que livros também não eram "naturais" no passado, e hoje, como uma boa herança de esforços do passado, estamos geneticamente preparados para essa prática (de ler). A próxima fase agora é as próximas gerações serem também capazes de se aterem à _web_ sem perder a liberdade; e elas também terão seus próprios desafios, e, vencendo-os, presentearão nossos netos com isso. Evolução da espécie*, mutações gênicas*, o animal se adapta ao ambiente.
@lucianocandido5274
@lucianocandido5274 5 жыл бұрын
Olá, José Borbolla! Venho por meio deste expressar a minha profunda admiração e respeito pela sua percepção de mundo. A sua amplitude de pensamento e o seu raciocínio crítico é invejável! Muitíssimo obrigado por nos fazer refletir sobre as diversas dimensões da experiência humana. Gosto muito das suas proposições :-) Um grande abraço!
@heloisahelenafaleirobalard342
@heloisahelenafaleirobalard342 5 жыл бұрын
maravilhosa reflexão! Ganhou todo meu respeito. Precisamos sim pensar sobre isso até porquê essa tecnologia vicia e torna muitas pessoas zumbis.Memória quase não temos mais, a qualquer pergunta buscamos resposta no Google...
@bianca-ik7sq
@bianca-ik7sq 5 жыл бұрын
muito bom
@terezasantana8178
@terezasantana8178 5 жыл бұрын
Genial.
@talenasa
@talenasa 5 жыл бұрын
Amo esse canal! Ótima reflexão, como sempre. Saberes como filosofia e sociologia são fundamentais, sobretudo no momento em que vivemos.
@Shalimardasilva
@Shalimardasilva 5 жыл бұрын
A tecnologia nos dá uma falsa sensação de liberdade. Somos rastreados constantemente. Resta saber o qto queremos ser rastreados. Que tipo de Estado estamos fomentando?
@lojadogorila692
@lojadogorila692 5 жыл бұрын
Excelente, a cada dia admiro mais seu processo de pensamento. Obrigada!
@OgatRamastef
@OgatRamastef 5 жыл бұрын
muto bom o video josé!
@franciscoalbuq
@franciscoalbuq 5 жыл бұрын
Muito bom. Tema atual com uma explicação super agradável.
@fabriciomaseto
@fabriciomaseto 5 жыл бұрын
Muito bom!
@inesoliveira8812
@inesoliveira8812 5 жыл бұрын
Muito interessante💙
@valestanagel9351
@valestanagel9351 5 жыл бұрын
Taí uma reflexão sobre...Medo!😮🤔🤔
@rogerioseabra5029
@rogerioseabra5029 5 жыл бұрын
O Futuro è Agora.!E o Agora hoje è Obscuro....Sua análise è muito boa ;porèm, medonha ....
@SAMUEL-fq4zr
@SAMUEL-fq4zr 5 жыл бұрын
Espetacular.
@reyh9894
@reyh9894 5 жыл бұрын
Segundo eles são tudo para decisões melhores. Essa troca é equivalente?
@autodidatasacademy
@autodidatasacademy 5 жыл бұрын
Acho que estamos dispostos a a abrir mão de 100% da privacidade se fomos ganhar alguma coisa com isso, como por exemplo melhores produtos, entretenimento, livros, segurança, saúde e dinheiro.
@carolinenavarro6497
@carolinenavarro6497 5 жыл бұрын
Zé, que vontade de bater um papo com vc! Vontade de trabalhar juntos em um curso de literacia digital online? To em Portugal trabalhando sobre isso e quero expandir! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!! Você deve ser bem busy, mas vou te mandar um e-mail 😉
@andrealeocadio8203
@andrealeocadio8203 Жыл бұрын
No meio de pessoas educadas e civilizadas sempre existiu e sempre existirá privacidade!
@GuilhermeCaspar
@GuilhermeCaspar 5 жыл бұрын
O sangue coletado hoje já pode estar fazendo parte de uma grande base de dados mundial. Talvez nem seja necessário que, no futuro, os planos de saúde peçam ao contratante seu sangue, mas compre de uma International Blood Corporation.
@Damieru
@Damieru 5 жыл бұрын
Sensacional
@nastrilhasdostextos2057
@nastrilhasdostextos2057 5 жыл бұрын
Ainda não decidi se é só assustador pensar nisso ou se é triste também.
@ledapereira5571
@ledapereira5571 5 жыл бұрын
clarissa lagarriue
@anaquinins
@anaquinins 5 жыл бұрын
Nesse caso é os dois.
@jornalistarenatarosa4205
@jornalistarenatarosa4205 5 жыл бұрын
Depois dos smartphones o resto de privacidade q tínhamos se foi, somos localizados pelo GPS e o resto das informações as redes fornecem o resto
@GuilhermeCaspar
@GuilhermeCaspar 5 жыл бұрын
9:55 Os bancos e as financeiras já fazem isso.
@LilianT..C
@LilianT..C 5 жыл бұрын
Bom dia
@rogerioseabra5029
@rogerioseabra5029 5 жыл бұрын
Bom Dia
@GuilhermeCaspar
@GuilhermeCaspar 5 жыл бұрын
2:45 Boa parte da captação de dados se dá por ignorância, desinteresse ou preguiça do proprietário do dispositivo, existem configurações que limitam e/ou bloqueiam a captação. As captações criminosas, invasões, entram em outra discussão.
@douglasfigueiredo5224
@douglasfigueiredo5224 5 жыл бұрын
Guilherme estás configurações na verdade não limitam, apenas mostra que você não está de acordo em expor suas informações, mas na verdade todos nos continuamos sendo monitorados
@121212121444
@121212121444 5 жыл бұрын
Ser livre não seria uma ilusão?
@marilisestival8938
@marilisestival8938 5 жыл бұрын
Minority report Black mirror....
@gestaoeducacao792
@gestaoeducacao792 5 жыл бұрын
a quantidade de delito não tem nada a ver com a cor da pele,
@corintomartins467
@corintomartins467 5 жыл бұрын
O que me preocupa um pouco e ficar supostamente copiando o que vem dos EUA.👎
@tiagomaciel26
@tiagomaciel26 5 жыл бұрын
Muito bom!
Sir Roger Scruton: How to Be a Conservative
44:46
Hoover Institution
Рет қаралды 1,5 МЛН
Когда отец одевает ребёнка @JaySharon
00:16
История одного вокалиста
Рет қаралды 15 МЛН
How to whistle ?? 😱😱
00:31
Tibo InShape
Рет қаралды 17 МЛН
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 77 МЛН
Byung Chul Han • Sociedade da transparência [Introdução]
24:15
Alfredo Oliva
Рет қаралды 3,2 М.
A maior vingança é o perdão (O poder do perdão) | Augusto Cury
19:47
O que é Colonialidade do saber?
4:36
Canal Decolonize
Рет қаралды 3,7 М.
TUDO SOBRE A VIDA DE UM PADRE - ACHISMOS #17
1:11:25
AchismosTV
Рет қаралды 1,8 МЛН
POR QUE ESQUECEMOS? UM GUIA SOBRE A MEMÓRIA | Fabiano Moulin
10:23
Casa do Saber
Рет қаралды 174 М.
10 Técnicas RÁPIDAS para melhorar sua PERSUASÃO (do dia pra noite)
17:03
El Professor da Oratória
Рет қаралды 24 М.
A QUEM PERTENCE O PODER DOS DADOS? | José Borbolla
14:42
Casa do Saber
Рет қаралды 13 М.
Когда отец одевает ребёнка @JaySharon
00:16
История одного вокалиста
Рет қаралды 15 МЛН