Primeiro vídeo que assisto no canal, e fiquei impressionado. O cara prova tudo que fala! Esse tem seriedade com o que faz, parabéns!
@autocentroconfiar6 ай бұрын
Obrigado pelo elogio
@marcelomonteiro91722 жыл бұрын
Caro André, boa tarde. Parabéns pelo seu vídeo. Conteúdo, didática e experiência de vida de extrema valia. Com maestria e conhecimento de causa, jogou por terra este argumento de condenação do líquido de arrefecimento por condutividade. A cada dia tenho me tornado mais crítico quanto a isso, bem como consciente de que o processo de corrosão galvânica nos componentes do arrefecimento é algo passível de ocorrer com o passar do tempo. Seu vídeo, o relatório do Teste de Aditivos do Inmetro (onde verifica-se o pH e a perda ou ganho de massa dos cupons de teste) e as trocas que fiz nos últimos 18 meses, embasam minha forma de pensar. Certamente que tempo de uso, quilometragem, alterações de cor, depósitos, etc, continuam a ser motivo para troca. Tenho um Renault Logan, igualmente com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio. Além do produto original do fabricante, utilizei outros produtos por ser de marca com motores semelhantes ao meu, bem como por composição química (isento de silicato, fosfato, nitrito, amina e borato). Todos apresentam valores de condutividade em curtos períodos de tempo. Mais uma vez, grato por seu vídeo e um forte abraço. Marcelo Monteiro - Rio de Janeiro.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Obrigado! Seu comentário é perfeito! Desejamos encontrar uma causa para os problemas. Entretanto muitos são da convergência de vários fatores. Até a liga metálica do trocador parece ser um dos principais motivos. Há uma fragilidade que hoje tentamos contornar eliminando esse trocador Água/Óleo e montando o kit 2.0 com sistema Ar/Óleo
@gu27093 ай бұрын
Em 2020 eu substituí o Trocador de Calor do meu antigo Renegade 2016 pelo radiador a óleo e rodei por 3 anos sem problema algum. Hoje fiz o mesmo com o Renegade 2021 (após expirar a garantia de fabrica) e posso dormir tranquilo. Vale muito a pena.
@autocentroconfiar3 ай бұрын
❤️❤️❤️❤️❤️ Obrigado por compartilhar seus experiências conosco
@projetofaq4 ай бұрын
Só um detalhe, meu camarada: Vc checou o positivo da bateria com o líquido. Tem que dar diferença de potencial (DDP) de aproximadamente 12VDC mesmo, pois esta deve ser a diferença entre os potenciais dos polos da bateria (o líquido seria o neutro). Se vc colocar o multímetro entre o negativo da bateria e o líquido, não pode ter valor de DDP deve estar abaixo de 300 mV (0,3 VDC). Se estiver acima, o processo de eletrólise existe.
@autocentroconfiar4 ай бұрын
Bateria, no estado da arte é 12,72V…. Mas fiz outros vidros com instrumentos diversos de análises fisio-químicas… fica muito claro que não é um problema de eletrólise… a fábrica usou água salobra na solução… mas o pior é uma peça automotiva que foge à norma de autopeças… não tem identificação de fabricante, número lote ou dada de fabricação de forma indelével; ou seja: É Vagaboundes da Stressantis
@luismiranda9535 Жыл бұрын
Show 👏👏👏👏
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Obrigado
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Obrigado
@danilohsguimaraes2 жыл бұрын
Vídeo muito esclarecedor, André. Sou proprietário de um Argo AT6 e no manual (edição de 2017) consta a informação de que não é necessário substituir o líquido de arrefecimento. A partir do ano seguinte, já consta nos manuais do mesmo modelo a necessidade de substituição a cada 24 meses. Sempre levei o carro para as manutenções na concessionária no prazo certo e lá eles negligenciaram a troca do fluido. Só me ofereceram a troca no final de 2021, 4 anos após a fabricação do veículo. Vou manter tudo documentado para me resguardar no caso de ser mais uma vítima dessa falha de projeto.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Perfeita a sua análise! Existe além do vício do produto, vício de projeto e vício de informação!
@carlosvictorio54769 ай бұрын
Bom dia seu carro nunca deu problema no trocador de calor?
@danilohsguimaraes9 ай бұрын
@@carlosvictorio5476 Vendi o carro em 2023 e ainda não tinha apresentado nenhum problema.
@Gcordeiro19824 ай бұрын
@@danilohsguimaraes Então, podemos ver isso em vários outros carros ... tem muito carro que usa esse sistema de troca de calor ... e não deu problemas ... pode ser lote ruim, pode ser especificação do aditivo... Mas prevenir é melhor que remediar ... troquem é sejam felizes, amanhã é o meu dia rs
@marcelobrito9878 Жыл бұрын
Olá, todos os veículos que possuem um câmbio automático Aisim tem esse problema? Meu carro é um Citroen Aircross 2020 automático.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Essexé um problema crônico nos veículos da Fiat e Jeep, mas pode ocorrer com qualquer um com trocador de calor água/óleo e vez ou outra temos notícias da ocorrência do fato.
@renang.r.2299 Жыл бұрын
Boa noite. Parabéns pelo video. A troca do fluido a cada 2 anos evita a falha no trocador caso ela ainda não tenha ocorrido? Meu compass e 19, saiu da revisão de 50 mil e ta tudo limpinho no sistema de arrefecimento.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Não evita. O trocador original é frágil e ineficiente. Tem casos de reincidência até mesmo de quem teve o reparo na concessionária
@blah222blah222 Жыл бұрын
Andre, boa tarde. Entendo todos os seus testes e vendo os valores compreendo que o valor entre polo negativo e líquido tende a crescer quanto mais antigo for o líquido. Todos os carros que mostraste seguiram a tendencia, exceto o Renegade que é quem de fato está em teste por questão.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
É só esperar uns dias para o fato ocorrer igualmente… Não é um teste conclusivo! Mas sem dúvida que há uma fragilidade do trocador, isso não tenho a menor dúvida.
@juniormanoel39114 ай бұрын
Qual marca vc idica de resfriado de calor sem ser mopar?
@autocentroconfiar4 ай бұрын
Você quer saber para os veículos que utilizam a transmissão AT6 AiSIN TF72sc? autocentroconfiar.com.br/trocador-de-calor/
@geraldomagela20252 ай бұрын
Problema de rompimento interno do trocador de calor não é apenas eletrolise. Ao fazer uma troca do liquido de arrefecimento utilizando equipamento que gera vácuo no sistema, este vácuo pode também danificar as finas paredes do trocador de calor ao gerar uma força contraria ao que ele foi originalmente projetado para suportar, mesmo que não venha a romper na hora, o vácuo vai criar um pequeno movimento nas finas paredes de alumínio as fragilizando e facilitando seu futuro rompimento pois quando entrar novamente o liquido de arrefecimento, juntamente com o fluido da caixa, ambos também pressurizados, estes irão novamente fazer uma força contraria ao vácuo anteriormente aplicado na troca do liquido de arrefecimento, criando um novo pequeno movimento nas finas paredes do alumínio as tornando cada vez mais frágeis. Se o sistema estiver mesmo que levemente aquecido este movimento nas laminas de alumínio podem ser ainda maiores uma vez que o alumínio é um metal muito macio. E o pior de tudo, mesmo com todos os problemas de rompimento da peça existentes e recorrentes e que continuam a acontecer nos dias atuais, a Stellantis não parece se preocupar nem um pouco, no mínimo estranho. Poderiam no mínimo mudar um pouquinho o projeto e construir uma peça mais robusta com as paredes do alumínio mais grossas.
@autocentroconfiar2 ай бұрын
🤣😆🤣😆🤣😆🤣 Então agora o problema é de quem fez a troca usando processo à vácuo???? Ainda tem que o meu equipamento faz por pressão positiva! Mas explique agora então por que carros que nunca trocaram o líquido de arrefecimento e nem chegaram perto do período ou km de fazer a 1ª troca deram problema. E não venha com a historinha de que a pessoa colocou água de torneira, haja visto que o próprio fabricante orientava completar o sistema com água potável (de torneira). Ok?
@autocentroconfiar2 ай бұрын
Obrigado
@geraldomagela20252 ай бұрын
@@autocentroconfiar Bom dia, creio que não fui muito claro no meu comentário. Não há " agora o problema é esse ou aquela" ou versão de problema a se escolher, basta usar a lógica e o bom senso. Problemas de fabricação podem ocorrer? Sim. Problemas relacionados ao vácuo ? Sim. Problemas de eletrolise? Sim ( há também a transferência de alumínio em/para água, mesmo que desmineralizada que ocorre com elevação de temperatura e contato prolongado,).E porque ocorre a quebra precoce em uns e outros não, mesmo com manutenção correta e em dia? Acho muito difícil de apontar uma única causa. Tanto podem ser uma série de fatores somados quanto apenas um isolado. Mas um fato não se pode negar, a peça se torna ainda mais frágil ao menor desvio de qualidade na sua produção, isto devido ao seu design de projeto, que utiliza paredes de separação de fluido muito finas, sendo assim a variável "Pressão" pode sim ser um desses fatores a ser considerado.
@danielricborges8 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Uma dúvida... o manual do Renegade recomenda a troca do líquido de arrefecimento a cada 240.000km. Pela sua experiência com o trocador de calor original, qual o intervalo para a troca do líquido de arrefecimento? E se utilizar o kit de radiador ar/óleo, o intervalo de troca do líquido de arrefecimento pode ser maior, visto que não há risco de contaminação do óleo do câmbio por água?
@autocentroconfiar8 ай бұрын
Com o trocador original, a cada 2 anos e orando a Deus para o trocador não furar. Com o kit 2.0 verificar a cada revisão, prevendo uma troca com 4 anos para não ocorrer a degradação dos outros componentes
@joelmartins7941 Жыл бұрын
Meu jeep com 22 mil km e dois anos de uso está com muita sujeira, parece ferrugem no líquido de arrefecimento, será que a Jeep conserta isso em garantia? Já foi feito duas revisões na autorizada e não falaram nada.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Sim! É devido a água salina abastecida na fábrica de Goiana PE. O problema minimizou apenas entre agosto/setembro de 2022. Confere e verá que o seu carro foi fabricado antes.
@JanduirMedeirosdeMorais10 ай бұрын
Amigo, eu compraria um aditivo de qualidade (Delphi RL10008 que é fabricado pela Peak ou o Tirreno base monoetilenoglicol) e mandaria trocar por fora. Se der pau, eles não tem como saber qual líquido estava usando (não pode mudar a cor). O aditivo Delphi RL10008 eu uso na proporção 50/50 e já rodei 200.000 km numa Ecosport 2.0 2010 que tive e o líquido sempre esteve limpinho. E olha que usei com água da sabesp...
@marcosferreira38965 ай бұрын
eu fiz um teste assim ; teste 1 comprovacao da tensao da bateria.......teste 2 comprovacao da tensao entre o positivo da bateria e o comum do multimetro eu encostei no trocador de calor demonstrando o obvio que teria tensao.....teste 3 preparei dentro de um recipiente de plastico uma solucao nova de liquido de arrefecimento original recomendada pela jeep e coloquei um cabo do negativo da bateria detro da solucao e coloquei o comum do multimetro dentro e o positivo no positivo da bateria comprovando a condutividade MESMO QUE O LIQUIDO ESTEJE NOVO SEM USO AINDA.
@autocentroconfiar5 ай бұрын
Perfeito! Eu fiz o mesmo usando equipamento que mede condutividade em soluções. Tem outros vídeos demonstrando isso. kzbin.info/www/bejne/bqrSooWvqc6Hh6csi=62F-Yyru8ffNDMBi
@bmdvideo11 ай бұрын
Por isso importante usar o aditivo com agua desmineralizada, para que os sais de ion nao realize a eletrolise
@autocentroconfiar11 ай бұрын
Se assim o fosse, então por que o fabricante informou apenas a necessidade de diluir com Água Potável. Eu acho que qualquer aditivo bom já seja capaz de neutralizar eventuais radicais livres da água que consumimos para beber.
@JanduirMedeirosdeMorais10 ай бұрын
@@autocentroconfiar É isso ai amigo. Vou abrir uma fábrica de água desmineralizada pois os tarados colocam a culpa em tudo na água potável. Se baixar o manual de qualquer chevrolet hoje (mesmo os modernos motores de alumínio 3cc), a GM recomenda de 35 a 50% de aditivo Acdelco (base monoetilenoglicol) e o resto com água potável. Eu sempre usei o aditivo Delphi RL10008 na proporção 50/50 com água da sabesp e em 6 carros que tive e mais de 1 milhão de Km rodados nunca tive problemas de ferrugem. Sempre vendi meus carros o líquido limpinho na cor rosa. Só achei estranho o líquido que vc testou no refratrômetro não aparecer monoetilenoglicol. Até onde sei, o grupo Stelantis trocou pra Tirreno e todos os seus aditivos tem MEG na fórmula... Abs
@saulodmariano79148 ай бұрын
Desmascarou a narrativa kkk@@autocentroconfiar
@TheVideo20026 ай бұрын
2:19 NOSSA! Quantos BARES...
@autocentroconfiar6 ай бұрын
Bar é uma unidade de pressão. Unidades em homenagem ao nome do cientista é grafado com a primeira letra maiúscula. O bar, com símbolo bar e plural bares, é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais. Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.
@TheVideo20026 ай бұрын
Não adicione 's' para formas plurais Os símbolos para unidades de medida representam as formas singular e plural. Não use um 's' para mostrar o plural com os símbolos das unidades. Assim 56 km Isso não 56 km
@nei73479 ай бұрын
Meu amigo eu sou eletricista e te digo, tudo o que você fez está errado. Nunca é no reservatorio que vai a ponta, sempre no radiador, a escala melhor é a de 2v. A eletrólise não pode passar de 300mV... Pra que você inverteu a ponta; e se é negativo, voce zerou!🧐
@autocentroconfiar9 ай бұрын
Com uma das pontas de prova mergulhada na solução e a outra no negativo você vai medir em Milivolts. Se ao positivo Volts… Mas quero ver você provar que há alguma referência técnica para os 300 milivolts ou é apenas uma referência empírica. Tem carros novos que vc faz toda a descontaminação do sistema, usa solução pronta para uso de boa qualidade e mesmo assim fica acima de 300 milivots. Resumindo! Análise por milivolts não é científica.
@nenegoncalves6117 Жыл бұрын
Vc não sabendo fazer a leitura do multímetro, , vc deveria ser processado por informação errada
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Então ensina! Faça melhor!
@paulosp77511 ай бұрын
Totalmente errado mesmo, como pode uma pessoa fazer um vídeo, induzido as pessoas ao erro, pra começar não pode usar a bateria pra fazer o teste, para um teste preciso tem que ser no líquido, e no bloco do motor, aí sim a medida em milivot estará mais precisa, e a aferição não pode passar de 300 milivot, e outro problema, não se faz essa aferição com o líquido quente, outra coisa muito importante, está errado usar a bateria pra fazer esse teste, é a mesma coisa de usar 02 bateria, a voltagem vai ser a mesma, mais o potência vai aumentar, e isso pode danificar sistema elétrico do veículo
@reginaldoassis327411 ай бұрын
Dizer que não existe eletrólise???? O que ele quer é vender o kit de arrefecimento e fazer uma gambiarra nos veículos simplesmente mudando todo o projeto do veículo danificando s longo prazo o câmbio
@AlexandreAlvesARA6 ай бұрын
O correto seria aterrar e medir o líquido. Não usar a bateria.
@DjanGo0134 ай бұрын
Verdade....percebe-se que aí é não confiar. Um teste falso, sem embasamento de conhecimento e induzindo consumidor ao erro. Lamentável.
@RenatoLucioOliveira Жыл бұрын
Que eu pude ver é que existe a eletrólise sim, porém existe um m limite a partir daí inicia a corrosão e não são todos os carros que existem um trocador de calor como o da toro, renegade argo no civic e outros então não ira aparecer o problema tão rapidamente, mas as suas medições indicaram carro bem podres ai na oficina não importa ae trocou recentemente tem problema as medições indicaram isso, os últimos dados estavam melhores, a eletrólise existe mas há um limite as águas desmineralizada são confiáveis? Tu udo yem de ser avaliado
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Existe um limite no produto de arrefecimento, que seriam os agentes neutralizantes, para se ligar às partículas ionizantes que teriam a capacidade de gerar oxidação e provocar a corrosão perfurante no trocador de calor e demais elementos. Não estou dizendo que o único fenômeno que ocorre no sistema de arrefecimento e que leva ao problema com o trocador de calor, causando a destruição da transmissão seja esse. Eventualmente podem existir outros. Mas é fato que o projeto é falho ao ponto de possuir essa fragilidade que leva a um grave prejuízo
@carroecarroslike4 ай бұрын
Não tenho como opinar sobre isso pq não é minha formação. Só um palpite, que a eletrólise só ocorre quando há problemas no líquido de arrefecimento. Quando não há problemas, usa o aditivo correto e troca no tempo certo, não há esse fenômeno.
@autocentroconfiar4 ай бұрын
São vários fatores para o problema. - Água salobra de Goiana PE - Peça vagabunda que foge às normas da indústria automotiva… não tem nenhuma gravação de firma indelével do fabricante, lote ou data de fabricação… situação insólita… mas verdadeira! Procure saber
@vagnersilva7500 Жыл бұрын
ESSE PAPO DE ELETROLISE É A TENTATIVA DE TRANSFERIR PARA VC A FALTA DE QUALIDADE DO TROCADOR DE CALOR, FAMOSO JEITINHO BRASILEIRO. QUEM CAIR, CAIU. PESQUISEM ESSE CAMBIO, QUE É BOM, EM OUTROS CARROS.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Concordo.
@luizwandersonmacedotome9553 Жыл бұрын
So nao ver quem nao quer no carro a dissel nao tem problemas e no a gasolina tem o que tem de diferente de um pro outro viu o q é da pra fazer no a gasolina entao faz melhor que arriscar sua transmissão e pagar carro por isso
@autocentroconfiar Жыл бұрын
O Diesel anda tendo problema no diferencial traseiro (PTU) do sistema 4X4, vazamento no retentor do virabrequim do lado da transmissão é carbonização excessiva da Admissão e EGR.
@JanduirMedeirosdeMorais10 ай бұрын
O trocador de calor do DIesel é por fora...
@edisoncreito13793 ай бұрын
O lomite e. 0.300 milivoltes se passar disso corroe o aluminio
@autocentroconfiar3 ай бұрын
Isso não tem fundamentação técnica. Até em carro zero dá mais.
@edisoncreito13793 ай бұрын
@@autocentroconfiar desculpe ,nåo precisa ser formado para saber que uma água desmoralizada sem elétrons produz menos eletrólise .
@marcosferreira38965 ай бұрын
esse problema e de ma qualidade dessa peca que trabalha com uma temperatura suoerior a 100 graus tendo que refrigerar 8 litros de oleo da transmissao na maioria das vezes em uso severo......MAL DIMENSIONAMENTO, ERRO DE PROJETO
@autocentroconfiar5 ай бұрын
Perfeito! Mas são 6,2 litros
@segredosdotiosam9989 Жыл бұрын
14:50 prova que tu não sabe nem usar um voltímetro. A escala estava errada e você recebeu a mensagem OL = overload. Quer dizer a voltagem está acima da escala. Ai tu disse que o líquido não conduzia . Aí foi medir a bateria e viu que dava a mesma mensagem. Cortou para nao passar vergonha.Pelo amor de Deus . Vai dominar o assunto antes de pagar de sabidão. 😂
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Obrigado! Vai você então e faça melhor! Criticar é mais fácil que fazer… Mas que a conclusão está correta, isso sim está!
@celioafonsochagas11 ай бұрын
Calma gente estamos aqui para oferecer melhor dicas etc...
@jorgeroberto9946 ай бұрын
Calma gente, com certeza o trocador de calor não presta é muito frágil e fura muito fácil, o ideal é não ter esse contato do cambio com a água.
@segredosdotiosam99896 ай бұрын
@@jorgeroberto994 Um monte de carro tem. Isso é design do cambio AISIN
@segredosdotiosam99896 ай бұрын
@@autocentroconfiar Como confiar em um tecnico de auto centro que não tem noção basica de eletricidade e não sabe usar um voltimetro com propriedade.
@esequielrengelramos6363 Жыл бұрын
Essa medição deveria ser feita de manhã com carro frio.
@esequielrengelramos6363 Жыл бұрын
Olha a sujeira no reservatório do fluido, um bom indício dos cuidados com esse veículo
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Por que?
@esequielrengelramos6363 Жыл бұрын
Altera a medição e o perigo de se queimar com aditivo qte.
@wiliansousa77111 ай бұрын
@@esequielrengelramos636390% são donos relapsos na preventiva, não troca aditivo no tempo correto, usa aditivo de supermercado ou do posto gasolina, coloca qualquer coisa seja rosa e tá bom, se líquido ainda está na cor rosa pra ele tá eficiente, esses que vende o milagre vai te afirmar culpa do trocador e você deve fazer mudança, estranho carros da bmw, da citroein, e vários outros usa mesmo trocador você não vê isso com tanta frequência será que os deles são feitos com alumínio de Marte? Ou donos são mais zelosos do que os donos de Jeep?
@JanduirMedeirosdeMorais10 ай бұрын
@@autocentroconfiar Amigo, acho que esse teste é mais confiável. kzbin.info/www/bejne/Y5TJf6NooLiEpdk
@everaldoize11 ай бұрын
Nunca tive um Fiat na minha garagem e Não compro nada em que a Fiat ou Stelllantis esteja envolvida, agora com esse trocador de calor piorou.
@autocentroconfiar11 ай бұрын
Obrigado pelo seu comentário
@carroecarroslike4 ай бұрын
Fiat é uno, pálio e Strada das antigas. Dos de hoje, em robustez, o Mobi ainda se salva. Nem sei se a Strada nova é boa. O resto, concordo contigo em gênero e número.
@mateushenrique73216 ай бұрын
Completamente errado esse teste, mecânicos renomados explica totalmente diferente a esse procedimento apresentando, não sei porque no início crítica os colegas youtuber, soberba em alta e ensinamento errôneo.
@autocentroconfiar6 ай бұрын
Obrigado pela sua contribuição! Recomendo tentar fazer melhor. Fiz outros vídeos reveladores sobre o assunto e a cada um aprendi mais e mais. Mas certamente quem está completamente errado é você que acha que mecânicos renomados explicam completamente diferente. Como engenheiro e perito venho esclarecendo e dando documentos para que vários e vários possam ter a luz da sabedoria. Posso te ajudar se vc tiver a humildade de escutar. Ok?
@joxzoom6 ай бұрын
Independente de estar certo ou errado, os engenheiros têm um conselho, CREA, que fiscaliza e regulamenta o exercício dos profissionais. Qualquer pessoa poderá consultar um profissional vinculado ao CREA, através do nome completo ou o número do registro no conselho. O acesso é livre para qualquer cidadão. Quantos aos mecânicos de automóveis, não conheço um conselho ou alguma outra forma de se verificar se o profissional de fato é qualificado para o exercício da profissão. Independentemente das condições apontadas acima, devemos partir do princípio de que qualquer ensinamento e aprendizado se faz a partir de literaturas da área, que foram desenvolvidas por pessoas qualificadas há anos. O embasamento teórico é fundamental para qualquer mecânico. Dele se consegue o raciocínio lógico, para a solução dos problemas Vejo aí uma grande diferença entre as profissões e seus exercícios, não acha? O fato de uma oficina existir há muitos anos e ser conhecida publicamente não a credita em excelência do conhecimento, pois o mais importante é seguir os procedimentos técnicos, de acordo com os boletins técnicos e a aplicação até da boa engenharia, para caso falte informação. O estudo e a pesquisa é a base de tudo e aliado a experiência conseguimos os resultados.
@jclaudiomartins Жыл бұрын
Lógico que é condutividade.. o teste de eletrólise não é este e sim no negativo e no líquido que vai mostrar que o líquido tem eletricidade mesmo no negativo.... no positivo esta errado seu teste....
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Toda solução tem íons livres e pode conduzir. O importante é ter na solução elementos que interajam com os íons livres e impeçam a corrosão.
@autocentroconfiar Жыл бұрын
Você pode fazer o teste em ambos os polos. Dão valores bem diferentes. Entretanto não há um teste normatizado que se possa usar para aferir e mensurar o problema de inefetividade da solução. Fato é que há um problema e existe uma solução simples e fácil para eliminar o risco nos veículos da Fiat d Jeep que sofrem com problemas no trocador de calor: instagram.com/reel/CvaHtz5Iiiq/?igshid=ODhhZWM5NmIwOQ==