ESTOU ESTARRECIDA. MINHA FAMÍLIA VEIO DE PORUGAL, MINHA VÓ CHEGOU AO BRASIL COM 5 ANOS E VEIO COM SEUS PAIS. MEU BISAVÔ JOSÉ GOMES, MINHA AVÓ MARIA CLARA GOMES PIRES. NÃO SEI O NOME DE MINHA BISAVÓ. MINHA MÃE CONCEIÇÃO GOMES TAVARES CERQUEIRA, MEU PAI MANUEL RODRIGUES CERQUEIRA. O TAVARES DA MINHA MÃE VEIO DO PAI. AMO O JUDAISMO E QUANDO VÍ PELA PRIMEIRA VEZ FOI EMOCIONANTE. E AGORA MAIS AINDA, VI COMO TEM RODRIGUES.
@Sinval_Santos5 жыл бұрын
Shalom
@reginafariaduarte37175 жыл бұрын
Shalom.
@vilmamath38025 жыл бұрын
Ana Feijó, minha bisavó consta duas vezes na lista! Esqueci de registrar o número de cada processo.
@reginafariaduarte37175 жыл бұрын
A Ana Feijó do processo 1392 tinha 32 anos quando foi presa em 1706.
@vilmamath38025 жыл бұрын
Ola' Regina! Pobre mulher! Minha bisavo' nunca foi presa. Quando estiver morando em Portugal terei muito que pesquisar! Constam varios registros de judeus da Inquisicao e sao verdadeiros. Temos provas materiais! Por outro lado, a historia oficial se confunde com origem de familia de fidalgos e judeus perseguidos que fugiram desembarcaram em Pernambuco e aliados a Coroa Portuguesa lutaram contra os holandeses e reconquistaram Pernambuco. Outra linha da familia, a nobre, reconquistou o Maranhao! Popularmente conhecido e amado pelo povo, Jeronimo de Albuquerque, o Olho Torto, Adao do Sertao e toda sua historia me fascina! Sei que seu legado permaneceu nas historias do tempo do radio como JERONIMO HEROI DO SERTAO! Essas historias foram, inclusive filmadas em capitulos para a TV! Um belo ator em seu cavalo branco surgia para defender o povoado de ataques, invasoes e injusticas! Incrivel! Como ve ha' muito que descobrir sobre os meus! Inclusive, deveriamos ter registrado as conquistas extraordinarias e politicamente estrategicas, fundamentais para o Reinado de Portugal! Gostaria de informar os fatos 'a Conservatoria a titulo justo de nossa cidadania! Nao existe elo cultural com Portugal mais forte e verdadeiro! Cresci ouvindo meu avo contando com orgulho comovente a bravura de nossos ancestrais... Lindo, nao e' Regina? Obrigada pela oportunidade de contar um pouco de nossa historia! Sonho em escrever um livro sobre fatos heróicos que nos brasileiros e portugueses nos unem muito fortemente como povos irmaos! Um forte abraço!
@reginafariaduarte37175 жыл бұрын
@@vilmamath3802 Muito interessante. Forte abraço.
@reginafariaduarte37175 жыл бұрын
Também foi processado: André Nunes - Proc.02455 e Alexandre Henrique da Costa - Proc.06939.
@kauoliveira46093 жыл бұрын
Que trabalho incrível Regina. Só por curiosidade, vc saberia me orientar, se eu tiver um antepassado com um desses nomes da lista do museu do Tombo, como eu poderia verificar se se trata da mesma pessoa? nessa lista junto do nome você colocou o numero do processo, esse processo esta disponível em algum lugar no Brasil? para que eu possa comparar datas e local onde viviam... estou buscando cavar o meu passado, mas a ansiedade é grande rs. Novamente Parabéns pelo belíssimo trabalho
@reginafariaduarte37173 жыл бұрын
Obrigado. Se o seu antepassado viveu no período da Inquisição de Lisboa você poderá conferir os dados no Arquivo da Torre do Tombo. Os processos estão disponíveis somente na Torre do Tombo em Portugal. Nem todos os processos estão disponíveis para visualização, mas todos se apresentam com dados básicos (naturalidade, estado civil, paternidade, etc.). Boa sorte em suas pesquisas.
@safadaumo1o4 жыл бұрын
Processadas e mortas, mas existe dos fu giram?
@safadaumo1o4 жыл бұрын
Existe lista?
@reginafariaduarte37174 жыл бұрын
@@safadaumo1o Que eu saiba não existe uma lista dos que fugiram, geralmente chamados " réu ausente", os quais em algumas sentenças foram queimados em estátua.
@RoxanaSaldanha4 жыл бұрын
Milhares. Muitos foram para o Brasil.
@mestredasmentiras16545 жыл бұрын
A maldade foi muito grande mesmo,só porque a pessoa era judeu...