Sensacional sua análise, curti muito este video. Além de poesia, também consigo ver nessa letra,o gênero literário: crônica, por causa da narrativa do cotidiano do autor e do humor presente na letra. Parabéns ai professor.❤
@andreibraga22804 ай бұрын
Boa noite, prof! A letra da música gruda na cabeça, mesmo eu não sendo um grande fã desse tipo de música, a letra implica numa reflexão para nós mesmos, de uma maneira mais cômica. Apesar de eu não gostar muito de músicas que falem do "mé", isso é algo cultural do brasileiro, apesar de ser algo que possa prejudicar a saúde, o que aproxima a música da realidade do brasileiro. É uma música cômica, mas que revela grandes problemas do brasileiro, principalmente quando o assunto é dinheiro, um grande tabu do brasileiro. Mas é uma música divertida, se observada da óptica certa, como o senhor disse. Nesse sentido, eu faço uma conexão com os mamonas assassinas, que fazem grandes críticas a uma sociedade consumista, a própria música "chopis centis" diz que a felicidade está em "um crediário das Casas Bahia" , mas podemos ver que o personagem da música gosta de coisas mais simples, preferindo comer aipim do que comidas mais sofisticadas com gergelim. Nesse sentido, gosto de pensar na música não como uma romanização da pobreza, mas sim a aproveitarmos mais as coisas simples da vida, que são o que realmente importam e que podem nos fazer felizes, já na parte "o resto é so fé", a mensagem que gosto de extrair é que esse "resto" sejam os problemas da vida o "matar o leão do dia", essa fé que precisamos para combater e enfrentar os problemas do dia a dia, pois o dinheiro, apesar de não comprar a felicidade, nos permite viver uma vida melhor, assim tirando da gente muita das preocupações que temos caso algo em nossa vida de errado. Aliás, o senhor poderia trazer mais vídeos analisando músicas assim, eu gostaria de ver o senhor analisando as músicas dos Mamonas Assassinas (que já citei aqui)
@profagneraraujo4 ай бұрын
@@andreibraga2280 Obrigado pela contribuição, meu amigo!
@alvaroxex3 ай бұрын
"As águas sagradas da pia" é o valor que ele dá pras coisas simples, o acesso à água está difícil pra muita gente, inclusive no Brasil. A sensação de estar vivo e sentir a água no rosto é incrível. Às vezes esquecemos a beleza do céu, do sol, da natureza, das plantas, que estão à nossa volta e ignoramos.
@taniasousa77452 ай бұрын
Ouvi ontem pela primeira vez através da minha filha de 9 anos. Realmente quis entender melhor e fico-lhe grata pela sua análise.
@Yuri-vh5iq3 ай бұрын
Eu leio a música como reflexo do que é o dia a dia de um trabalhador pobre do Brasil. Inclusive a voz do cantor, somada aos instrumentos e a letra da música te fazem sentir dentro desses botecos onde os homens vão beber a pinga do final de semana como um dos poucos divertimentos desse estrato social. É uma letra genial do simples e acertada, e me deixa triste e melancólico .
@charlianelucena75293 ай бұрын
Adorei a análise!
@Mdsandrocampos3 ай бұрын
Acho simplesmente genial. Além de ser a antítese da ostentação das redes sociais. Era o que essa geração precisava ouvir porque,
@bellapitzer3 ай бұрын
0:12 Não se pode afirmar que ele fez de forma inconsciente. Nem sei quem é o cantor, mas acredito que a música representa a realidade de muitos brasileiros. Vivemos muito da fé para encobrir a realidade. Se conseguir o leite das crianças e comprar um mé, a fé ajudará a sobreviver nesse país tão desigual. Não acho que romantiza a pobreza, mas fala de uma vida simples, cheia de significados num pais tão desigual.
@cristohope81154 ай бұрын
😊 Muito bom!
@alvaroxex3 ай бұрын
É uma música simples, carregada de poesia, que gruda na cabeça e leva cultura às massas. Eu achei brilhante.
@vinialceu3 ай бұрын
Acredito que o trecho "águas sagradas da pia" é uma referencia a musica Jesus Chorou do Racionais E sobre a reflexão dessa poesia, quem interpreta como romantização da pobreza está apenas vivendo por dinheiro. Em tempos onde a grande maioria das musicas falam sobre ostentação e marcas de roupas, é muito interessante uma musica que faça a gente refletir sobre o nosso consumismo desenfreado e até mesmo este desejo nocivo de ficar "rico". Adorei a analise professor! Parabéns!!!
@profagneraraujo3 ай бұрын
@@vinialceu obrigado! Excelente observação!
@Paloma-fi7im3 ай бұрын
SIM! CLÁSSICO dos Racionais.
@joaorobertoschettinisantos59644 ай бұрын
muito bom!! ❤
@igoralmeiad2023 ай бұрын
Com certeza nos vivemos
@AnaJuliaPereira-o6m3 ай бұрын
Que fantastica a análise da letra enquanto uma poesia. Acredito que enquanto música é muito mediocre e pobre - falta sonoridade, estilo. Dá saudade de Legião Urbana, Paralamas...Relativo a letra, pode ser divertida mas remete a una romantização da pobreza enquanto uma "simplicidade no viver", associada a fé. Povo brasileiro tem complexo de vira lata e este complexo se manifesta culturalmente desta forma; o artista para faturar faz uma letra com "Muié", "me" , "Modis", e acaba sendo mega valorizado em detrimento de obras bem mais elaboradas e interessantes sem esse apelo.
@SoniaLopes-m8v2 ай бұрын
Romantização da pobreza? 😡😡😡 pobre não pode ser feliz? Outra coisa o que ele usa na música é um modo de falar popular! A tua opinião é que me parece medíocre!
@AnaJuliaPereira-o6m2 ай бұрын
@@SoniaLopes-m8v Acredito que ricos e pobres merecem e devem sim ser felizes 👀 mas se você leu todo o comentário - e se entendeu - eu considero toda a música medíocre, não apenas pela "fala popular" - até porque, nem sempre o falar errado condiz com a fala de pessoas pobres, como se todo pobre falasse assim ( além de romantizar, generaliza)...afinal de contas temos pobres diplomados por aí afora, felizes trabalhando e pagando as contas como na história da música...Se você gostou desta música, continue ouvindo, por enquanto podemos opinar e respeitar a opinião dos outros...
@leonkabbalАй бұрын
Romantizando a pobreza. Incentivando a população a continuar no comodismo, na mediocridade, sem se importar ao menos a boa escrita. De repente, o comodismo virou heroísmo. Admiro quem busca conhecimento e se liberta dessa matrix medíocre.
@diegoaparecido1672 ай бұрын
Essa música fala q está está pagando a pessao da criança e para ex mulher isso q e verdade.
@fabiosouzadasneves90574 ай бұрын
Um dia cheguei em sala de aula (sou professor de História e às vezes tento cometer uns textinhos literários)e ouvi um aluno cantando. Apesar de não ser o meu estilo, eu curti. Na minha opinião, é uma letra leve e te faz refletir um pouco mas sem te fazer entrar em crise existencial 😂😂
@daniloericless2 ай бұрын
Cara, "cantores" como esse tal de grelo aí, são parte de uma coisa chamada: Indústria, não tem harmonia nenhuma, não tem uma letra inspiradora, não tem melodia boa, não tem nada, apenas segue uma demanda instrurializada, de modo que elas grudam na mente e são associadas à certos ambientes, como festas e certas atividades, como beber, então deste modo quem produz esse tipo de "música" se esqueceu da arte à muito tempo, e isso está muito além da ignorância cultural do brasileiro, que é outro tópico a ser observado, porém, essas coisas são apenas a indústria atendendo à uma demanda comercializada.
@DanielVieiraLopes4 ай бұрын
Pra você ver que até no lixão nasce flor...
@paulabarretomiranda18492 ай бұрын
Acho a música medíocre, de padrão vibratório baixo, estimula o comodismo e contribui para a desconstrução do homem forte e provedor. Infelizmente vitaliza porque os brasileiros não sabem dizer não às porcarias atuais. O autor usa a mediocridade do povo. Ele fica rico e o povo continua pobre .
@LadyspearlsАй бұрын
Concordo, sinto uma grande romantização da pobreza e não uma família tentando progredir para qualidades melhores de vida.
@antoniosilvestre65104 ай бұрын
Beleza
@guilhermeguimaraes29064 ай бұрын
Segundo 🥈
@triciatadrosdeumahoraparao46844 ай бұрын
Primeira 😊
@profagneraraujo4 ай бұрын
@@triciatadrosdeumahoraparao4684 🥰🥰🥰
@fernandacerdeira38313 ай бұрын
Amei,fui tão criticada ao trabalhar essa letra com meus alunos .