Рет қаралды 7,060
Nessa aula vamos aprender como utilizar a função horária dos espaços no muv (movimento uniformemente variado). Como identificar os valores do espaço inicial, velocidade inicial e da aceleração. Encontrar a aceleração dá um pouquinho só mais de trabalho e é aqui que as pessoas geralmente erram, mas vem comigo que te ensino de um jeito bem fácil, é só usar o dobro do valor que aparece multiplicando o t ao quadrado. Da equação dos espaços conseguimos construir a equação da velocidade no MUV.
Esse assunto é muito recorrente em todos os vestibulares, muitas vezes não vai ter uma questão só disso, mas é comum misturar dinâmica ou eletrostática com esse assunto, porque a partir das forças encontramos a aceleração e vice-versa.
Primeiro uma teoria e depois resolução de três exercícios.
PLAYLIST: MUV - MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
• Playlist
exercícios resolvidos em aula:
1. Um veículo animado de velocidade inicial de 72 km/h é freado e para após 5 s. Qual o deslocamento durante a frenagem?
2. Um corpo com aceleração constante de 4,0 m/s2 percorre 100 m de sua trajetória retilínea em 5,0 s. A velocidade do corpo no início desse trecho, em m/s, era igual a
(A) 80
(B) 25
(C) 20
(D) 18
(E) 10
3. O movimento de um corpo dá-se em obediência à seguinte função, na qual s é espaço e t é tempo:
s = 3 + 2t + 4t2 (SI)
a) Determinar o espaço inicial, a velocidade escalar inicial e a aceleração escalar.
b) Calcular o espaço nos instantes t1 = 2 s e t2 = 5 s.
c) Monte a equação da velocidade em função do tempo.
d) Calcule sua velocidade no instante t = 5 s.