opa, obrigado por assistir Antônio, mais pra frente terão mais videos sobre o hospital.
@327manoel10 ай бұрын
Aguardamos o próximo vídeo!
@ivmengenhariaeletrica10 ай бұрын
verdade, quero ver se faço mais um video essa semana sobre isso.
@CarlosAlberto-tj3mq5 ай бұрын
Ótima série, parabéns! Uma dúvida: quais circuitos numa UTI devem ser estabilizados?
@ivmengenhariaeletrica5 ай бұрын
@@CarlosAlberto-tj3mq na uti utiliza sistema it, a princípio vc não estabiliza nenhuma tomada nesse local. Só na parte da central de enfermagem, aí pode utilizar o sistema estabilizado para os computadores.
@327manoel8 ай бұрын
Bom dia colega, tenho uma dúvida super pontual. Bem, após elaboração do quadro de distribuição de setores em uma hospital, qual a consideração mais adequada para estimativa da demanda elétrica que você aplica para calcular a chave geral e cabos de alimentação do quadro, pois se considerar 100% de uso vai dar uma chave e cabos bem grande. Se aplicar o método de demanda provável de uma concessionária, pode ser que o sistema fique abaixo do necessário e o quadro desarme, pois está puxando mais energia do que a demanda provável. Bem, fiz pesquisas na internet de livros ou artigos e não achei nada relevante. Tem pessoas que adotam o método de demanda provável e outra que aplica fator de demanda 60%, 80%, 100% para cada circuito "aleatoriamente"' e depois soma tudo. Enfim, como a 5410 e nem a 13534 aborda o assunto, veio a dúvida. Desde já agradeço pela explicação.
@ivmengenhariaeletrica8 ай бұрын
Olá, essa parte de demanda é muito específica mesmo de cada projetista. Também não recomendo seguir as tabelas de cálculos de demandas de concessionárias de energia, pq esses valores geralmente são bem baixos e uma coisa é a concessionária errar o transformador e precisar trocar-lo. Outra bem diferente é vc errar o padrão e talvez tenha que bancar a troca de padrão em caso de erro. O que sugiro é 100% em cima da iluminação e 40% em cima das tomadas gerais. Aí a parte específica, vc precisará analisar caso a caso. Por exemplo, se vc tem uma tomografia de 75KVA, ela terá picos de 75KVA, então não tem como vc demandar essa carga. O mesmo vale para o circuito de raios x, o recomendado é que tenha uma tomada de raio x por quarto, especifica para esse uso e indicada para esse uso, então, mesmo que vc tenha 10 tomadas de raios X, vc não vai ter 10 equipamentos e sim um ou no máximo dois que vão ficar rodando os quartos. Essa análise que eu te citei, terá que ser feita circuito a circuito, vc precisará entender como que funcionará a operação daquele local para daí determinar a demanda. Eu quando faço qualquer projeto como esse, mais específico, eu tiro uma tarde para ir no cliente e conversar com os FUNCIONÁRIOS e não com o dono, pq daí eu passo a entender o uso das tomadas.