Já fiz esses exercícios e posso afirmar que ajudam bastante. O Perdão é uma construção, podemos nos livrar das mágoas construindo uma nova relação com nós mesmos e com os outros.
@lucianacarvalho45487 жыл бұрын
Só de ouvir seus vídeos com essa voz tão calma, já me sinto muito bem.
@maccrilbolsas.empresa7 жыл бұрын
Impossível viver em paz com um coração cheio de mágoas...amei você falar sobre esse assunto. Perdoar faz bem pra quem perdoa...é ser livre.
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Verdade!
@ricardorocha96856 жыл бұрын
"...cuidando de nós mesmos"! Muito bom vídeo!!!
@JUNH187 жыл бұрын
Definições de crush atualizada com sucesso.
@Marcia_Magalhaes7 жыл бұрын
parabéns, melhor explicação sobre perdão que eu já assisti
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Obrigado Márcia!
@mariavieira14467 жыл бұрын
Parabéns,explicação excelente!
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Obrigado Maria!
@thaliajohn39377 жыл бұрын
nossa muito obrigada! as vezes nos magoamos por coisas pequenas e insignificantes para a maioria das pessoas, queria ter o poder de não dar importância para esses fatos e seguir em frente mas realmente não consigo até não perdoar a pessoa, seguirei isso daqui pra frente. Continue nos ajudando :)
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Verdade Thalia. O problema é que carregamos a mágoa como se tivéssemos uma mochila. Quem sofre é quem carrega... e podemos simplesmente deixar esse peso para trás.
@adrianadry78717 жыл бұрын
fui escrava do perdão, não desejo p ninguém, me livrei.parabéns.
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Olá Adriana. Não entendi. Você diz que com o perdão voce conseguiu se libertar?
@adrianadry78717 жыл бұрын
Felipe de Souza sim,isso mesmo.obrigada Deus abençoe
@MarcosJSilva-bk5kw7 жыл бұрын
muito bom! ! parabéns
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Obrigado Marcos! :)
@Roxeda7 жыл бұрын
Super interessante. Só acho que em alguma situação possa ser real a questão pessoal, mas é lúcido pensar assim, saindo da posição de vítima. Quem sabe seja mesmo verdade e se não for pelo menos a gente dá uma enganada no cérebro, né? Rsrs... Que sarcástica! Sabe o que é difícil? É a racionalização... Porque depois que lhe machucam com uma mentira das grandes e isso é espalhado em um determinado lugar você meio que fica mesmo pensando o que em você causou isso. " A cabeça funde ". Mas é melhor pensar no lado cá, quem sabe um dia exista a possibilidade de resolver falando de fato, e se não for possível pelo menos estarei fazendo a minha parte, olhando para mim e aprendendo a falar em primeira pessoa. Tirar essa mochila das costas! Valeu, Felips! DEUS continue lhe abençoando!
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Regina Parente oie! Não sei se entendi direito mas me fez lembrar uma situação que vivenciei de falarem muitas coisas inverídicas ao meu respeito. A gente tende a querer ficar provando o contrário, defendendo como somos de verdade. Com minha psicóloga aprendi que não precisamos fazer isso. Podemos ficar em paz sabendo que a verdade mais cedo ou mais tarde aparece, assim como o sol :)
@Roxeda7 жыл бұрын
É isso! Exatamente! Como sofro com essas coisas, mas um dia de cada vez vou aprendendo. Um dia, fui em uma psicóloga muito boa, trabalhava para grandes empresas, mas depois começou a trabalhar em uma nova proposta, nesse período a encontrei. Eu lembro bem... eu disse: "Eu acho que sou muito egocêntrica, né?! Talvez por esse motivo, o de ser tímida, ache que tá todo mundo me analisando e na verdade nem é..." Ela fundiu a minha cabeça quando disse: "Não. Às vezes é porque algumas personalidades chamam mais atenção que outras". Meus pais estavam em processo de separação. Não me senti nem um pouco à vontade com o que ela falou. Me provocou um profundo desconforto porque eu estava quase encontrando uma solução para sensação. Tenho aprendido a viver um dia de cada vez mesmo. Comecei um curso, que outra psicóloga participou, chamado CR. Esse curso é mundialmente conhecido, baseado nos doze passos do AA. A proposta é que a doença saia pela boca e a cura entre pelo ouvido. É um grupão de 12 passos com uma orientadora, que propõe essa empreitada. Bom, eu disse que me senti muito mal várias vezes, mas concluí o curso, mas claro, ele se renova se a pessoa desejar e fazemos sempre um inventário moral. Numa plenária que teve na IBC perguntei a essa moça se era "normal" esses conflitos, tipo "comum". Ela disse que quando fez sentiu-se igualzinha a mim, porém, me felicitando por ter concluído, falou que era um curso terapêutico, mas não era terapia e que algumas pessoas precisariam fazê-lo simultaneamente com um psicólogo, pois era uma carga muito grande. A sensação que tive algumas vezes, era como se você pegasse uma carne desse umas batidas fortes para amolecer e comesse ali mesmo, na tábua de carne ou seja não tive tempo para cozinhar minhas ideias. Foram dez meses, mas o tempo para mim parece passar lento. Pareço precisar de muito tempo para absorver as coisas para depois aquilo fazer mesmo sentido para mim, sabe, ter significado. Sei lá. Às vezes sinto assim. E um dia de cada vez vou. Respondi as perguntas do meu inventário moral, mas parece que vou precisar de muito mais tempo, sabe como é? #Pois É isso. Acabei me estendendo, mas saquei a parada lá de deixar que a verdade apareça como a luz do sol. Abraço, Felipe. DEUS seja contigo.
@andreafernandaalencar7 жыл бұрын
adoro seus vídeos, mostro para todos que conheço.
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Obrigado Andréa! :)
@idenilderodrigues10527 жыл бұрын
Amo esse canal, parábens Dr. Felipe , seus videos são otimos, só me incentivam a amar mais ainda a psicologia que é essa profissão maravilhosa que desejo seguir
@pedritasilva62366 жыл бұрын
Nesse papel dizendo q "eu estou tentando perdoar, desejo tudo de bom..." Posso colocar: "... Mas quero distância de vc, n quero mais vc na minha vida". Posso????
@marciaale6 жыл бұрын
Era mais ou menos o que eu ia perguntar. Tem uma pessoa que me trata mal sempre. Essa pessoa é dissimulada, faz parever que não teve a intenção, mas todo mundo vê que me persegue. Eu senti raiva no início, mas há muito tempo que não sinto nada, mas ela fica ne procurando para ser mais desagradável.
@marciaale6 жыл бұрын
Acho que ninguém responde às perguntas por aqui rsrsrs.
@julisilva30825 жыл бұрын
E quando a pessoa te machucou durante 5 anos, escolheu te fazer mal pelas costas, teve chance de parar e não parou?
@renanausschlafen80707 жыл бұрын
Faça um vídeo sobre oq vc achou da sua faculdade, a UFSJ e se vc recomendaria ela para futuros psicólogos
@danieladetoro7524 жыл бұрын
Já li que escrever ajuda nossa parte motora e na memorização das coisas. Mas eu gosto de falar em vós alta, será que falar também tem o mesmo efeito??? Obrigada pelo tema!
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
danidani '-' sim! Trocar o que aprendemos falando super ajuda :)
@simonereis8207 жыл бұрын
Olá gostaria que falasse sobre Rollo May e a psicologia humanista .Obrigada.
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Oi Simone! Por enquanto não estou estudando o May, mas já temos em vista um curso sobre Rogers. Abraços
@michelmadson7 жыл бұрын
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos, são muito bons!! Mas esse me gerou uma dúvida. sei que é difícil perdoar uma pessoa que nos fez mal. Mas é mais difícil ainda perdoarmos a nós mesmos por um erro cometido. Você teria alguma dica?
@FelipedeSouza7 жыл бұрын
Michel Madson na medida em que o passado já foi como foi, temos que aceitar. Ou começar tentando aceitar o que fizemos. E ver e sentir que podemos fazer diferente daqui pra frente. Uma boa técnica é procurar fazer o oposto em dobro. Por exemplo, uma pessoa que critica outra e a desestimula em um sonho poderia estimular duas pessoas, elogiando-as. Da para ser criativo nesse sentido, aumentando o número de boas ações também ;)
@JUNH187 жыл бұрын
Muito interessante a explicação, tal como a palestra no congresso online.