Psiquiatra explica: Borderline melhora com o tempo

  Рет қаралды 24,169

Manoel Vicente

Manoel Vicente

3 ай бұрын

O Dr. Manoel Vicente explica como o Transtorno de personalidade borderline é uma condiçao que tem uma tendência natural de melhora no decorrer dos anos segundo os estudos mais recentes.
Nesse canal nós falamos de saúde mental e psiquiatria de forma descomplicada e com um olhar que não é fácil encontrar por ai!
Diagnósticos não são listas de sintomas, aqui você vai ouvir falar das duvidas de conceitos e diagnósticos mais comuns, principalmente da tríade do Transtorno Bipolar, Borderline e TDAH!
Siga no Instagram: / o.manoelvicente
Conheça o Podcast DESAPLANAR no canal
SE INSCREVA PRA NÃO PERDER O CONTEÚDO

Пікірлер: 265
@solangenascimento5255
@solangenascimento5255 Ай бұрын
O que me ajuda a melhorar é a conexão com Deus,quando começo a desequilibrar eu oro, peço ajuda a Deus,que ajude a me controlar,ter paciência, sabedoria e entender minhas emoções e a forma de procurar uma solução sem me desesperar. O auto controle + ajuda de Deus é fundamental.
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente Ай бұрын
Faz muita diferença mesmo!
@ElyBr03
@ElyBr03 Ай бұрын
Concordo plenamente, só Deus nos ajuda nas piores fases.🙏
@kelilo7
@kelilo7 Ай бұрын
Concordo. Eu também melhorei muito depois que comecei a orar e pedir pra Deus me ajudar.
@Sucolaranjaacuccar
@Sucolaranjaacuccar Ай бұрын
Me ajuda tbm!
@luizguilhermeguilherme2870
@luizguilhermeguilherme2870 10 күн бұрын
Só Deus pode nos fortalecer na hora Em que estamos Em dezispeiro
@layanagomes424
@layanagomes424 Ай бұрын
Melhora sim,depois dos 40 tô bem melhor,porém perdi a vida inteira nesse transtorno,hoje não tenho nada e não sei o que faço de mim, desconfio que sou uma forte paciente de alzheimer 😢
@fabiolaviana5131
@fabiolaviana5131 2 ай бұрын
Sou a prova viva . 8 anos sozinha . Me sinto muito bem sem ngm. Tenho 54 anos . Estou muito feliz . Estou me amando
@victorhenriqueinacio7698
@victorhenriqueinacio7698 14 күн бұрын
E como é sua relação com amigos e familiares?
@soundcoreall2837
@soundcoreall2837 8 күн бұрын
O mundo moderno proporciona enterterimento quase que infinito algo que não havia antes. Antes era o tradicional casar, ter filhos, netos e morrer. Trabalho , shops, praia, passeios , estudos acadêmicos, internet, vídeo game, smartphones, redes sociais, vários hobbies , namorar, filhos , etc... Aos 54 anos se você trabalha, faz musculação, tem mais umas duas ocupações como igreja e acao social faltara tempo mantela-las. Eu tenho 50 saio com filhos pra me divertir, malho , jogo meu baba, saio com a neta que é minha tutelada, vou a praia, balada, trabalho, deixei a arte marcial por falta de tempo, vou a jogos profissionais e amadores, só não viajo muito devido as finanças, visito amigos , faço estudos sem ser acadêmicos e ainda penso em fazer faculdade . Falta tempo pra mim fazer tudo que eu quero
@dianacoelho1990
@dianacoelho1990 2 ай бұрын
Eu percebo o porquê da explicação de não ser uma doença e que pode ser assustador e estigmatizante ser diagnosticado com uma doença mental. Eu 'sou border'. Digam que é possível ser desde criança ou não, iniciou aos 9 anos, logo lido com isto há 30 anos. Faço psicoterapia, incluindo DBT, há 17 anos e, apesar de melhorias, nunca tive melhoria significativa. Para mim, o problema de falar nesses termos é que se trata de um transtorno que parece ser possível moldar a personalidade mas, após muita pesquisa, também sei que isso não é verdade para todas as pessoas, eu inclusive. Sei que, a maioria das pessoas que melhora, melhora para um nível adaptativo mas raramente 'normal' e, acho principalmente problemático pois, sendo um dos transtornos mais dolorosos de viver, muitas vezes incapacitante para o dia a dia, com alta taxa de suicídio e, com maior dificuldade de acesso a um diagnóstico e tratamento eficaz, não estar definido como doença, retira apoios preciosos a quem sofre do transtorno. Por isso, apesar de agradecer toda a pesquisa sobre o tema e de achar a discussão teórica interessante, discordo da opinião!
@tamiresraquel3236
@tamiresraquel3236 2 ай бұрын
Também acho isso.😢
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
pois é, nós temos a impressão que o conceito de doença é algo claro e objetivo, não é. Diferentes situações podem ser entendidas ou não como doença, isso vai depender da intenção de quem classifica, mas o nosso sistema é organizado para atender apenas quem tem uma doença, então ter o diagnóstico abre as portas para atendimentos e cuidado Entendo totalmente sua consideraçao e acho ela bastante válida e pé no chão com a realidade e desejo, de verdade, que encontre melhora até mais
@dianacoelho1990
@dianacoelho1990 2 ай бұрын
@@o.manoelvicente muito obrigada por tirar tempo para responder! Realmente seria mais interessante os cuidados existirem conforme a necessidade ou a intensidade da 'desaptabilidade' e sofrimento, permitindo adequar corretamente conceitos, pesquisas e mesmo adaptar terapias. Apesar desta questão, fico muito grata pelo seu trabalho e por me ajudar a mim e a outros a compreender melhor este transtorno! Cumprimentos.
@iracyparma5272
@iracyparma5272 2 ай бұрын
Dr.tem como fazer uma consulta c.o sr.?
@moniramamedsalamehtallo5345
@moniramamedsalamehtallo5345 2 ай бұрын
Tenho uma filha com diagnóstico, pode dizer como soube ter desde os 9 anos
@cleideferreira1497
@cleideferreira1497 Ай бұрын
Faz muito sentido tudo que você explicou, não sou médica, sou casada há 33 anos, a cada explicação dada, tenho uma vivência pra citar, meu marido é médico e nunca aceitou tratamento pra essa disfuncional idade, ou seja, quem faz terapia sou eu😢. Mas tudo faz sentido. Obrigada pelos esclarecimentos, o que posso dizer é que tenho um coração todo costurado😢 😢. E somos excluídos dos encontros de amigos e familiares.
@elisangelakiffer1975
@elisangelakiffer1975 Ай бұрын
Boa noite doutor eu fui diagnosticada com transtorno de personalidade Bordeline já com 39 anos luto há 10 anos faço tratamento com pisquiatra e medicação controlada eu sofri abuso infantil não consigo lidar com meus traumas parabéns pelos seus vídeos amo sua cor de camisas 💜🩷 moro Rio de Janeiro abraços
@callwhistle
@callwhistle 2 ай бұрын
Esse amor que você tem em explicar corretamente principalmente aos pacientes realmente precisamos de mais médicos assim!Nunca tinha visto um médico falar algo que eu tinha muito a teoria mas não achava nenhum médico pra dizer claramente, na primeira Live eu vi! Eu nem sabia apresentar isso para a minha psiquiatra, esta teoria dentro de mim. Meu tratamento temos há quase 10 anos, mas a esperança ia indo embora...Quando minha psiquiatra entrou em licença uma amiga dela entrou no lugar e esta amiga parecia uma terapia e psiquiatra e consegui me abrir pra dizer o quanto gostava e estudava um pouco sobre psicologia e estudava sobre TPB, isso ajudou muito e a ajuda que ela me deu me fez ver que o autoconhecimento é essencial. Quando ela me falou como eu tinha melhorado, a esperança veio. Realmente, eu melhorei pelo fundamento da minha fé em Jesus e pelo auxílio que ele me deu através desta psiquiatra que chamo de 2 em 1 e ela é um combo de pessoa maravilhosa tanto ela quanto minha outra médica. Gosto muito de conversar sobre o próprio TPB com elas e o que aprendo. Eu considero que a força e a misericórdia de Deus me ajudou muito pois basicamente no auge me ofereceram 2x drogas e eu recusei dizendo que eu já tomava os remédios, as drogas me piorariam e eu sofria com automutilação então tipo eu realmente não estava bem e mesmo assim consegui dizer não!
@lucianelins
@lucianelins 26 күн бұрын
Essa, sem dúvida nenhuma, foi a melhor explicação sobre o transtorno que eu já ouvi na vida. E eu já li muito sobre o assunto e já assisti a inúmeras outras explicações, pois recebi o diagnóstico de borderline há alguns anos mas nunca concordei com esse diagnóstico, e hoje sei que estava certa. Recebi esse diagnóstico de uma psiquiatra após uma tentativa de suicídio que infelizmente ocorreu pois estava com depressão grave não tratada. Passei a tomar remédio pra depressão e ansiedade porém eu não melhorava e não respondia ao tratamento como a psiquiatra queria, e por isso, ela disse que eu era border. Daí comecei a ler sobre o assunto e não me identificava com os sintomas - nunca vivi dissociação, tinha medo de abandono mas como dito pelo dr Manoel, todo mundo tem medo de abandono e rejeição, e eu tinha isso de forma comum, pois nunca afetou minhas relações com as outras pessoas, tenho amizades de longa data, nunca senti ódio de ninguém, já senti raiva momentânea mas nunca algo que eu pudesse explodir de raiva ou algo fora de proposito, se alguém me ofender ou me agredir eu sinto raiva, mas isso é normal. Não tenho problema com autoimagem, nunca tive, minha personalidade é muito bem formada, sei do que gosto, dos meus objetivos, sei quem eu sou. O que eu tinha mesmo era depressão grave, e a médica me fez acreditar que era border e fiquei muito confusa na época. Graças a Deus eu tive a intuição de trocar de médica, passei a me tratar com outra psiquiatra que trocou minha medicação e eu passei a responder super bem ao tratamento. Hoje estou muito melhor, não tenho mais ideações suicidas e voltei a minhas atividades de trabalho e estudos, voltei a sonhar! Ainda tomo medicamentos pra depressão e ansiedade, mas em doses baixas, e há anos não tenho recaídas e sintomas. Com a outra médica eu vivia dopada de medicamentos e ela ainda me induzia a duvidar da minha sanidade, e como o Dr disse que acontece, ela me deu o diagnóstico de borderline pois não entendia o que eu tinha e eu não respondia ao tratamento dela, quando na verdade, o tratamento que estava errado. Se alguém leu até aqui, fica a dica, se sentir que o médico não sabe como te tratar, as vezes pode ser exatamente isso, busque outro profissional.
@maderlinho
@maderlinho Ай бұрын
Excelente, borderline é apenas um estado de espírito. Vi muitas brigas de meus pais na infância e adolescência, falta de respeito de meu pai dentro de casa. Ausências dele, minha mãe sofrendo por ñ ter um lar pacífico.
@celiaf133
@celiaf133 3 ай бұрын
Você é muito necessário! É um bálsamo para a alma ouvir você!
@user-jy3gt7dz1e
@user-jy3gt7dz1e 2 ай бұрын
Dr: parabéns!!!! Que papo legal e de um humor e leveza inigualável!! Que humanidade!!!
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
Obrigado 🙏🏻
@eulaliagregoriodejesus6226
@eulaliagregoriodejesus6226 2 ай бұрын
Inteligência, leveza e respeito ao tratar do tema.❤
@carlaandradecunha6506
@carlaandradecunha6506 2 ай бұрын
Boa tarde Vc e Dra Ana Beatriz vem com a linguagem que os demais profissionais deveriam se espelharem. Excelente explanação sobre borderline, maravilha ❤❤
@elianafialho7769
@elianafialho7769 2 ай бұрын
Adorei o alecrim dourado!! Acordaaaa princesa que você tem seu narcisismo. 😂 Como dizia Jung é necessário integrar as nossas sombras.
@alessandradrusian7840
@alessandradrusian7840 3 ай бұрын
Eu tenho esse diagnóstico e foi libertador descobrir. Hoje aprendo a cada dia lidar com isso. Terapia é fundamental. Hj sou uma pessoa melhor pq sei meus limites e como lidar...hj vivo muito bem
@Tayzinha_veiga
@Tayzinha_veiga 2 ай бұрын
Pode me falar como descobriu? A causa?
@ericanito4234
@ericanito4234 Ай бұрын
Qual a linha terapêutica do seu tratamento?
@erbilhawler8806
@erbilhawler8806 Ай бұрын
Até para quem não é da área a explicação é excelente! Realmente muito bom!
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente Ай бұрын
Que bom ler isso! Obrigado 🙏🏻
@RosaMaria-go2ri
@RosaMaria-go2ri 3 ай бұрын
Fazendo aqui uma viagem a minha infância, adolescência 🤔 border 😮😱 ainda bem que o meu psicólogo sempre me ajudou ,Deus , e aí da bem que ele mandou alguns anjos que nem vc Dr 🙌🙏
@linijapa7271
@linijapa7271 2 ай бұрын
Meu deus, vc é fantástico!!! Tenho border, quanto esclarecimentos e informações maravilhosas!!! Me senti acolhida e compreendida . Obrigada
@Psicanalistaritadeccr
@Psicanalistaritadeccr Ай бұрын
Grande abraço a todos. Sou Psicanalista e falo de Fortaleza -Ce. Satisfação está aqui e aprender mais. Muito obrigada.
@stefanniasenasantanna8127
@stefanniasenasantanna8127 3 ай бұрын
Ôh Dr. Manoel Vicente(!), que incrível o comentário do senhor sobre o ponto final. (O ponto final, o literalmente, uma das pontuações da Língua Portuguesa)
@mairamiranda5228
@mairamiranda5228 12 күн бұрын
Aeee ! Sou borderline , gostei demais de suas explicações. Que belo trabalho !
@flaviascorachio7680
@flaviascorachio7680 2 ай бұрын
Que live maravilhosa!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@vini130498
@vini130498 3 ай бұрын
Eu estou vivendo isso, me sinto bem sem saída e oscilo muito em tudo. Sobre a minha visão de mim mesmo e dos outros. Faço terapia 2x por semana e é bem difícil; parece que esse sofrimento nunca tem fim...
@rafsetcc
@rafsetcc 2 ай бұрын
to nessa
@patriciafabiana7348
@patriciafabiana7348 2 ай бұрын
acabei de descobrir o seu canal, encantada!!!...muito útil e generoso da sua parte....sou psi e já há muito que não ouvia uma descrição de border tão correcta !!!!!! adorei! vou seguir o seu canal, muito bom!!!!!
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
Que legal ouvir isso Patrícia!! Muito obrigado 🧡
@mayaralongo6646
@mayaralongo6646 2 ай бұрын
Que video maravilhoso, que exemplo de profissional!!
@sissadio
@sissadio 2 ай бұрын
Gostei da sua didática e do conteúdo ❤
@rosildacarvalho7373
@rosildacarvalho7373 2 ай бұрын
Video perfeito....comunicador lindo...sabio...
@stefanniasenasantanna8127
@stefanniasenasantanna8127 3 ай бұрын
Obrigada pela live, Dr. Manoel Vicente! Foi ótimo escutá-lo! Esse nosso agrupamento humano é singular entre tantas outras singularidades de tudo o que existe.
@lucianabaltar3079
@lucianabaltar3079 Ай бұрын
Um aula magnífica! Muito obrigada Dr!
@simonevian2732
@simonevian2732 Ай бұрын
Adorei essa forma de diagnóstico, e sem medicar todo sintoma, precisamos de mais conversas baseada em conhecimento, mas com essa leveza. sou psicóloga ,aprendi muito. Obrigada
@dra.samanthabarros
@dra.samanthabarros 29 күн бұрын
Parabéns! Nunca ouvi ninguém falar assim de border! Obrigada pela empatia conosco!🫶🏼
@mariaschettinimelant
@mariaschettinimelant 2 ай бұрын
Vc é abençoado e iluminado. Gratidao pelos videos!
@mirianeciceribrum8819
@mirianeciceribrum8819 2 ай бұрын
Boa noite Parabéns pela tua apresentação sobre borderline. Ameiiii
@user-qs2se5bl4l
@user-qs2se5bl4l Ай бұрын
Parabéns Dr., você demonstra amar o que faz. Sua empolgação é incrível ❤
@ligiadaud
@ligiadaud 23 күн бұрын
Obrigada por essa live!!!! Foi muito importante pra mim.
@naralua1101
@naralua1101 2 ай бұрын
Muito bom Traz um alívio pra quem tem um diagnóstico
@enedinasales8885
@enedinasales8885 3 ай бұрын
Assisti no dia seguinte. Grande aprendizado! Gratidão Dr. Manoel por compartilhar tanto saber com ciência, vivência, respeito e grande empatia❤
@MariaAparecidacandidoMachado
@MariaAparecidacandidoMachado Ай бұрын
Amei sua explicação 💝💝💝💝 obrigado pela leveza na palestra 😅😅😅😅🎉🎉🎉
@Simoniluz1
@Simoniluz1 2 ай бұрын
Muito bom!😍👏🏻
@elainesilvasantos583
@elainesilvasantos583 Ай бұрын
Meu Deus, que explicação maravilhosa!! Obrigada Senhor!!
@audreymalheiros9897
@audreymalheiros9897 Ай бұрын
Amei e me deu esperança. Obrigada.
@cibelyoliveira5466
@cibelyoliveira5466 Ай бұрын
Vc é maravilhoso estou encantada com tanta sabedoria
@lilian.cris.
@lilian.cris. 3 ай бұрын
Obrigada por essa Live. Aprendi tanto que não tenho como agradecer. Procurei tanto e achei ❤ Obrigada mais uma vez
@peregrinos_
@peregrinos_ Ай бұрын
Excelente ❤ e, cheio de esperanças!!!! Louvado seja Deus!❤
@babizula
@babizula 2 ай бұрын
Adorei o seu senso de humor e a sua abordagem sobre um assunto tão complexo e que envolve tanto sofrimento. Que possamos saber cada vez mais como cuidar das pessoas. Que possamos melhorar a promoção, prevenção e assistência em saúde mental. Obrigada.
@josefinagiusto7362
@josefinagiusto7362 Ай бұрын
Adorei a forma com que você explicou o assunto! fiquei aliviada em saber que tem chance pra mim!!!!❤
@veracarvalho4860
@veracarvalho4860 2 ай бұрын
Na minha graduação de Psicologia eu estudei bastante sobre trauma.
@repi82
@repi82 3 ай бұрын
Fui diagnosticada há umas semanas. Vc tem me ajudado muito a entender e não pirar (mais)! hahaha Obrigada
@anapaulaoliveira1729
@anapaulaoliveira1729 Ай бұрын
Amei ouvir sua explicação muito obrigado
@mairaribeiro7528
@mairaribeiro7528 28 күн бұрын
Vc é incrível obrigada ❤Deus te abençoe , gratidão vc é muito necessário! Uma pessoa brilhante clara e descomplicada
@carolineferreira9246
@carolineferreira9246 15 күн бұрын
Manoel! Obrigada por esta aula! ❤❤❤
@rosatorquato7809
@rosatorquato7809 2 ай бұрын
Bom dia! Dr. Manoel adorei a sua forma didática de abordar o tema! Parabéns!!! Você pode falar sobre a relação dos pais na relação com os filhos com sintomas, seja depressão, ansiedade...
@fernandaverruck6962
@fernandaverruck6962 2 ай бұрын
Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de ser sua paciente, doutor! Essa live me ensinou demais! Grande abraço
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
Que bom te ter aqui! Abraço
@ANDREAS-gi7vg
@ANDREAS-gi7vg Ай бұрын
Que explanação interessante! Depois de ler e assistir vários vídeos de diferentes profissionais, depois deste passo a entender melhor o que chamam de personalidade borderline.A expectativa de melhora com a terapia e o " amadurecimento " também foi uma informação muito importante. Parabéns por tão clara apresentação.
@zwikketrim1195
@zwikketrim1195 2 ай бұрын
Melhor explicação incrível 👏🏼👏🏼
@euniceantunes7099
@euniceantunes7099 Ай бұрын
Concordo!
@daracaroline5868
@daracaroline5868 2 ай бұрын
Excelente aula!!! Faz uma sobre bipolaridade e border juntos 🙏
@AldaMiller
@AldaMiller 2 ай бұрын
Corroborando com a sua fala so re remissão, há anos pesquisando sobre, oubi um médico (nao lembro especialudade), dizendo que se a familia conseguisse manter um border vivo (pense) aye os 28 anos +- a partor dai muotos casos estabilizam e ate regridem. 🎯 Foi o qie me manteve viba luyando por minha filha que se colocava em riscos abdurdos. 🎯
@euzeliaassuncao5467
@euzeliaassuncao5467 2 ай бұрын
Sensacional, médico de verdade
@euniceantunes7099
@euniceantunes7099 Ай бұрын
Esse é médico por amor a profissão!
@crisjvc
@crisjvc Ай бұрын
Sou a prova viva que melhora e melhora muito. Aprendi na marra a funcionar diferente.❤
@denairlima7577
@denairlima7577 20 күн бұрын
Muito bom te ouvir. Fiquei encantada com sua capacidade e facilidade em abordar e esclarecer sobre um diagnóstico tão polêmico e tão pouco compreendido. Grata❤
@robertamittestainer4574
@robertamittestainer4574 3 ай бұрын
Obrigada Manoel! Sua ajuda me está sendo muito importante! ❤
@lilianehermann9745
@lilianehermann9745 Ай бұрын
Comecei a seguir vc ,adorei seu abordagem sobre bordelain obrigada
@lucimarasilva68
@lucimarasilva68 3 ай бұрын
Dr. Amo seus vídeos, seu estilo, e pra mim o melhor psiquiatra desta geração, fui diagnosticada com border, TDAH, ansiedade e crônica e depressao com pensamentos suicida, como descobrir se tudo isso é real ou e qual tratamento correto,pois nada do que tenho feito tem ajudado. Até te ouvir e sentir uma pontinha de esperança. Gratidão
@andressagarcia5667
@andressagarcia5667 3 ай бұрын
Não sei se ele falou nessa Live (tô assistindo ela agora), mas ele disse no Insta que dia 26 vai fazer uma Live sobre hierarquia de diagnóstico. Acho que entra aí na sua dúvida
@luandajasmin7334
@luandajasmin7334 2 ай бұрын
Assistiu a Live de hierarquia diagnóstica? Está incrível
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
Oi! Sim, veja a live de hierarquia diagnostica que pode ajudar bastante
@user-xj5ck8hk4o
@user-xj5ck8hk4o 8 күн бұрын
Eu amei sua explicação quero saber tudo sobre esse transtorno, obrigada!
@zwikketrim1195
@zwikketrim1195 2 ай бұрын
Que medicamento ajuda uma jovem de 28 anos borderline, com Tdh? Ela já toma Risperidona e ainda surta e delira muito. Tem muito medo da solidão e entra na paranoia de ter muitos filhos, tem muita inveja e ciúmes, e ama gastar exageradamente. Ama e odeia. Me ajuda a ajudar minha filha doutor. Gratidão 🤗
@fernandaliz466
@fernandaliz466 25 күн бұрын
Acho interessante. Pq sim, nós todos temos tudo na nossa psique, á partir disso é que conseguimos nos conectar com a psique do outro.
17 күн бұрын
Como vc tem me ajudado, obrigada
@fstrings
@fstrings Ай бұрын
Nossa, incrível o teu desdobrar do tema, ilustrou de uma forma divertida e simples enquanto complexa 🤍
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente Ай бұрын
Obrigado 🧡
@iracyparma5272
@iracyparma5272 2 ай бұрын
Otimas explicacoes
@gyowanabonfa5828
@gyowanabonfa5828 Ай бұрын
que vídeo maravilhoso
@felipecardarelli4610
@felipecardarelli4610 3 ай бұрын
Muito bom
@PaolaMartins6580
@PaolaMartins6580 2 ай бұрын
Olá Dr. Vi você na Dra Ana Beatriz !!! Nova inscrita.
@euniceantunes7099
@euniceantunes7099 Ай бұрын
Também encontrei ele lá! E não consigo parar de ouvir lo! Como ele ama seu trabalho! Maravilhoso toda explicação! ❤️❤️❤️🙏🏼
17 күн бұрын
Parabéns Dr 👏👏👏👏🎉
@telmarufino3482
@telmarufino3482 3 ай бұрын
Muito bom. Bem esclarecedor
@anapaulanascimento3955
@anapaulanascimento3955 2 ай бұрын
Sou assim, infelizmente.Somos amorosos, basta caprichar na comunicação clara.
@cleideferreira1497
@cleideferreira1497 Ай бұрын
O livro da dra Ana eu já li, logo que ela lançou, me abriu muito a mente para o entendimento, agora vou ler esse do trauma que vc indicou, pois há um trauma no histórico do meu marido, novamente agradeço seus esclarecimentos e dicas.
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente Ай бұрын
fico feliz em poder ajudar nesse entendimento e na jornada de voces!
@averenada2983
@averenada2983 Ай бұрын
Não consigo gostar de nenhuma psicóloga, mesmo que na primeira consulta eu ame, depois eu passo a ter raiva, a desconfiar de tudo..
@HPM23
@HPM23 Ай бұрын
Incrível!
@elianafialho7769
@elianafialho7769 2 ай бұрын
Que vídeo importante! Mandei o e-book de presente no seu direct do Instagram.
@marcianascimento5157
@marcianascimento5157 3 ай бұрын
Excelente conteúdo
@welitagomes2555
@welitagomes2555 20 күн бұрын
Doutor com todo respeito, mas o senhor está muito elegante com essa camisa. Além de tudo muito educado e sábio .
@anapaularamos3729
@anapaularamos3729 Ай бұрын
Eu sou border , tenho uma ferida muito profunda de rejeição familiar e quando eu me sinto rejeitada, menosprezada ou traida fico com muita raiva ,mas eu não considero que a minha raiva seja inadequada ou exagerada. As pessoas que me sacanearam ou me preteriram sabiam muito bem o que estavam fazendo . A única coisa que eu não tenho é medo de abandono já que desde muito cedo eu já fui abandonada . Uma parte minha até considera a ideia de desistir de me relacionar com todas as pessoas. Atualmente desisti de me relacionar com homens.
@TheGIKAGi
@TheGIKAGi 3 ай бұрын
agora tô com medo, tá parecendo que sou borderline (medo paralisante de abandono, explosiva, imprevisibilidade, fácil magoar com rejeição-tudo é rejeição pra mim- alteração de humor) faço uso de antidepressivo sertralina pq fui diagnosticada com depressão. Minha infância foi muito traumática violência, abandono, abuso psicológico e verbal. Detesto terapia, tenho fobia de sair de casa, gosto de ficar quietinha no meu canto, sou hoper ciumenta. Fiz cursos sobre autoconhecimento, budismo e cristianismo que tem me ajudado a me regular, mas o medo do abandono é muito latente em mim pq meu pai foi embora qd eu tinha 5 anos e minha mãe era extremamente agressiva e me humilhava muito (todos os dias eu pisava em ovos com ela). Cresci nessa dinâmica familiar
@crisjvc
@crisjvc Ай бұрын
Ah sai da vítima que você melhora. Tanta gente viveu cada tragédia e não se sente assim. Pai foi embora ? Da maioria de nós... ambiente familiar disfuncional? Todos nós também.
@euskatenavida
@euskatenavida Ай бұрын
sai vc da postura de desserviço! Aliás vc esta querendo idôneas aqui é o pior lugar pra isso
@luandajasmin7334
@luandajasmin7334 2 ай бұрын
Historinha: sempre tive uma personalidade difícil, sou muito fechada, explosiva, o emocional oscila de um oposto a outro durante um dia só, mas no geral entre tristeza, raiva, e tenho uma dificuldade muito grande de falar oq se passa. Tive um relacionamento longo que acabou a anos, mas me sinto preso mentalmente a ele, sem conseguir aceitar que a pessoa nem quer mais contato. Na época do relacionamento me isolei, meu amor era meu mundo, mas continuo preferindo me isolar de todos. Sinto que não me entendem e me julgam. Observando, vejo que sempre tive uma autoimagem ruim, pra não ser abandonada ou criticada é melhor não ter ninguém próximo. Não me abro nem pros familiares. Só tenho um diagnóstico, visto que me fizeram ir ao psiquiatra a dois anos por conta de um episodio: PSICOSE. Foram 3 meses totalmente em psicose, e por um tempo me medianeira pra isso. O problema é que os profissionais me deram zero atenção, só receitam antipsicotico e pronto. Tive pânico, tenho ansiedade, me sinto deprimida. Minha família acha que sou BORDELINE. Como o border anda entre a neurose e psicose, e esses meus medos se tornaram muito reais no surto e até hoje não lido bem, pode ser esse o diagnóstico??
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
essa historia do "border entre a neurose e psicose"é um conceito da psicanalise e nao dá para aplicar ele para um surto psicotico definidio medicamente pela psiquiatria, tem o mesmo nom, mas sao situações diferentes Entao tem que ver o que aconteceu mesmo, veja a live de hirarquia diagnostica que pode dar alguma luz
17 күн бұрын
Para pensar! Como circula o conhecimento e a aprendizagem no sistema familiar, qual a função da doença ou personalidade no sistema
@stefanniasenasantanna8127
@stefanniasenasantanna8127 3 ай бұрын
Dr. Manoel Vicente, sabe outra coisa que achei interessante na live do senhor? Esse plano de fundo. Ao mesmo tempo que parece uma parede, dá uma perspectiva de chão rsrsrs
@luanahiromiyamauchilu1729
@luanahiromiyamauchilu1729 2 ай бұрын
Muito interessante este vídeo, gostei da parte que falou sobre cid com dissociação cultural “algo assim”, pois moro no Japão e percebei que as doenças mentais não são tratadas iguais em alguns lugares do ocidente. Tratamento e como eles enxergam a doença mental.
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente 2 ай бұрын
Oi Luana! Como você percebe aí no Japão? Vamos adorar esse relato
@simonemendes2146
@simonemendes2146 3 ай бұрын
Chegando agora bom dia!
@Izabellazanchi
@Izabellazanchi Ай бұрын
Eu melhorei muito. Sou borderline ou bipolar? Tenho um diagnóstico de psiquiatra após os 50, de borderline e outro de outro psiquiatra, por volta dos 30, de bipolaridade. Tem trauma na minha vida mas tive sintomas de bipolaridade fortes, sobretudo depressão. Eu acho que a melhora tem tudo a ver com hormônios pois na menopausa tudo se cura
17 күн бұрын
Eu tenho esse livro, excelente,estou fazendo dele um curso para ensinar.
@kelilo7
@kelilo7 Ай бұрын
Eu vi alguns estudos sobre a estrutura cerebral do border ser menor em algumas áreas e também atrofiadas, e melhoram com o tempo devido ao desenvolvimento cerebral que vai ocorrendo. Os sintomas começam a diminuir após os 30 anos. Há relatos de pessoas que ficam 100% bem quando atingem os 40.
@o.manoelvicente
@o.manoelvicente Ай бұрын
Isso aí
@thaiscarolinecintra767
@thaiscarolinecintra767 Ай бұрын
Infelizmente muitas crianças e adolescentes vivem em lares traumatizantes, com violência doméstica.
@milversoes
@milversoes 2 ай бұрын
Dr, me ajudaaaa, sou uma adolescente de 16 anos, vi alguns vídeos seus sobre border ( te conheci no podcast da Ana beatriz) me identifiquei com este transtorno, sou super extrovertida,faço amizade com muita facilidade e sou extremamente tagarela, mas a noite quando não tem ninguém, sinto um profundo vazio como se nada conseguisse preencher, pra mim tudo é abandono me sinto incapaz de ser amada de verdade é como se eu não fosse boa pra ninguém. Não sinto ódio das pessoas por não me amarem, sinto raiva de mim por afastar as pessoas. Não sei se é border, vc pode me dizer se parece border??
@leuzimarasilva6835
@leuzimarasilva6835 3 ай бұрын
Manoel o que você consegue nos ajudar em relação ao trauma? Ele tem (cura)? Como ressignificar os traumas?
@taianemascarenhas8031
@taianemascarenhas8031 3 ай бұрын
Sou casada há 18 anos e sou diagnosticada Border (pouco tempo), será que está errado? Ele é o meu suporte emocional mas reclama muito da minha instabilidade.
@Pvzitoow
@Pvzitoow 3 ай бұрын
Sempre desconfie e trate primeiro da bipolaridade. O bipolar em estado misto e ciclagem rápida simula quase que 100% o borderline. Digo isso por experiência própria minha e da minha esposa.
@andressagarcia5667
@andressagarcia5667 3 ай бұрын
Eu tenho um relacionamento de 9 anos e quando fui pedir pra minha psiquiatra investigar se eu podia ser border, ela disse que não, porque se não eu não teria esse relacionamento duradouro. Mas eu acho que uma coisa não exclui a outra, porque tenho muita dependência emocional e medo de abandono na relação, então acho que tem que ver vários aspectos.
@carlaandradecunha6506
@carlaandradecunha6506 2 ай бұрын
Olá, tenho uma tia que tem 72 anos, personalidade Borderline que melhorou muito com a idade. Acredito na prática a melhora do indivíduo por conviver e ver quão real é
@natinhamg
@natinhamg 2 ай бұрын
Ja fui muito border qdo era mais nova a medida que fui amadurecendo e fazendo terapia ate meu psicologo insiste em dizer q eu nao sou border
@karlakaroneviana1598
@karlakaroneviana1598 2 ай бұрын
Me sinto incompreendida por todos!
@anapaularamos3729
@anapaularamos3729 Ай бұрын
Você é incompreendida por todos ,não é uma sensação. Falo por experiência própria.
@jeffersonf8143
@jeffersonf8143 Ай бұрын
Compreensível mas infelizmente não tem como todo mundo está errado é só vc está certa. Matematicamente não bate. Busque ajuda! Principalmente busque Deus. Jesus pode te fortalecer e te mostrar o caminho.
@amarinalima
@amarinalima 3 ай бұрын
Você é maravilhoso
@marcelalima8421
@marcelalima8421 Ай бұрын
Lindo demais ❤
@danielafurlani1574
@danielafurlani1574 Ай бұрын
Queria saber mais sobre os sintomas d o TDHA e border junto muito obrigada
Borderline: um transtorno pra quem? | Podcast Desaplanar #001
1:00:06
Manoel Vicente
Рет қаралды 19 М.
Универ. 10 лет спустя - ВСЕ СЕРИИ ПОДРЯД
9:04:59
Комедии 2023
Рет қаралды 1,7 МЛН
Climbing to 18M Subscribers 🎉
00:32
Matt Larose
Рет қаралды 28 МЛН
2000000❤️⚽️#shorts #thankyou
00:20
あしざるFC
Рет қаралды 16 МЛН
Como orientar FAMILIARES de pacientes BORDERLINE
19:07
Dr. Rafael Gomes
Рет қаралды 951
Transtorno bipolar uma doença da energia #008
1:08:53
Manoel Vicente
Рет қаралды 23 М.
O QUE É O TRANSTORNO DE BORDERLINE? - MISTÉRIOS DA MENTE
49:21
Investigação Criminal
Рет қаралды 161 М.
MENTES EM PAUTA - TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE | ANA BEATRIZ
12:44
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 2 МЛН
ANSIEDADE, AGITAÇÃO OU TDAH? #007
1:25:20
Manoel Vicente
Рет қаралды 4,8 М.