O canal produz muito conteúdo bom e as pessoas surdas ou mudas merecem que os vídeos tenham intérpretes de libras!
@caiothreefold7 жыл бұрын
por que não legenda?
@WilliamSilva-ys3yi Жыл бұрын
@@caiothreefold legenda em Libras? Talvez se você em inglês a fala é coloca-se legenda em inglês você perceberia que não adiantaria . Deu pra entender 🙂
@WilliamSilva-ys3yi Жыл бұрын
Eu sou intérprete, quem sabe crio um canal com esses vídeos, só preciso é um excelente editor . Alguém?
@amandit5701 Жыл бұрын
sou surda e vejo o vídeo com legenda
@enzogorlomi75486 жыл бұрын
Vou estudar muito para um dia entender esse vídeo hehe
@queziaaguiar6361 Жыл бұрын
Kkkkkkkkk E aí, estudou? Já entende?
@gabrielramos7875 Жыл бұрын
Curioso tbm
@jhonniewalker99025 жыл бұрын
Incrível, de longe um dos meus doutores favoritos da Casa do Saber e do país/mundo, percebe-se um envolvimento sincero e legítimo com o assunto, e não meramente reprodutor, simplesmente brilhante. Estarei feliz chegando um dia à metade disso, parabéns.
@SolangeCristinadeOliveir-hj4qi2 ай бұрын
Obrigada Professor Ricardo assistindo , Hoje Amanhã ✍🏼......
@Juliana-qo8md8 жыл бұрын
Só queria agradecer a iniciativa desse canal, vocês são incríveis!
@Carla-xm5eu5 жыл бұрын
Flávio vc é maravilhoso!!!
@augustocesarfb8 жыл бұрын
Conheci o canal por uma vídeo no facebook e, devo dizer, é muito bom! Parabéns aos realizadores do projeto, é uma ótima iniciativa!!!
@geisathaise46598 жыл бұрын
Incrível iniciativa a desse canal. Poderia assistir a todos os vídeos repetidas vezes e ainda assim conseguir capturar algo de diferente e instigante. Obrigada a todos que fazem parte disso! (Rafa, toda felicidade imaginável não seria suficiente para transmitir a alegria e satisfação que sinto em sua existência. Amo - te!)
@patricialousada50718 жыл бұрын
Estou completamente viciada!! Obrigada!!
@ftbujan3 жыл бұрын
Rapaz, que explicação poética
@alexandredeandrade1923 жыл бұрын
Excepcional... parabéns e obrigado!
@xela82468 жыл бұрын
Um dos melhores canais do youtube!
@isaiaslimasantos Жыл бұрын
Excelente conteúdo.
@PeLeJe20085 жыл бұрын
Excelente!
@fabiano67933 жыл бұрын
Fantástico! Essa reflexão entre Freud e Dostoiévski é muito peculiar,pois(para mim) ela não trata propriamente da morte,mas do indivíduo enquanto vivo,e como pensa sobre isso planejando sobre o fato. Torna-se mais contundente pensar sobre isso por talvez Freud visualizar no genial perfil de Dostoiévski um formato inteligente,de molde próprio,tendo assim nele uma referência descritiva de alguns males que constroem e afligem a persona humana.Tanto isso talvez tenha ocorrido que Freud elaborou o conceito de neurose a partir das reflexões dele de um dos seus romances. Fico pensando como deveria ser esse homem genial,que enfrentou um pelotão de fuzilamento e,por uma questão de minutos e uma carta do Czar,talvez hoje não teríamos entre nós a obra dos Irmãos Karamazov. Excelente vídeo! 👍🏻📚✨
@VlogdasIdeias8 жыл бұрын
Acompanho o canal da Casa do Saber desde seu primeiro vídeo e, posso dizer, que de todos os filósofos, sociólogos, psicanalistas e historiadores que já se apresentaram, o Ricardo Vassoler é o único que eu inicio o vídeo, pauso na primeira frase, consulto o dicionário, reinicio o vídeo, paro na segunda frase, consulto o dicionário, reinicio o vídeo.... E continuo de forma ininterrupta.... rs
@Patricia-tn5ld4 жыл бұрын
Eu na vida. Esse cara é inexplicável.
@francielidartora3 жыл бұрын
Maravilhoso!
@marziosil8 жыл бұрын
Muito bom!
@aryelkhaled55203 жыл бұрын
Esse tema merecia mais minutos, mas já me trouxe um alívio existência enorme.
@lucaspatricio69188 жыл бұрын
ahh q video sensacional ,muito grato por compartilhar um conteudo tao rico conosco , esse canal e magnifico ,indescritivel ,os profs. e os conteudos apresentados .
@alexandernicolaevichkocher3565 жыл бұрын
Boa pronúncia do russo !!!! A letra O fica com som de A . Muito bom escutar uma boa pronúncia e ótimo conteúdo.
@samuelcardoso8812 жыл бұрын
Exatamente, eu até assustei quando ouvi um brasileiro pronunciando o nome do jeito correto, vejo até meu professores universitários falando errado… eu, como falante russo, agradeço hahaha
@elainemirandamelo30555 жыл бұрын
Excelente. Ainda hoje tivemos uma discussão em grupo em que coloquei a questão das pulsões -Eros e Tanatos- e a influência da origem judaica de Freud em que fui rebatida com o argumento de que nesse aspecto teria prevalecido o estudo dos Gregos, as tragédias.
@atospety47965 жыл бұрын
Ele precisa se concentrar mais no conteúdo, que na afetação retórica.
@lincolndeoliveira19294 жыл бұрын
Afetação retórica. É uma descrição coerente. Também eu estava aqui me lastimando do meu próprio desconforto. Mas, cá entre nós, minha lástima mesmo está nesse julgamento que parece um tanto projetado. Olha aí! É como se, para não me enojar na maneira que eu mesmo quero e gosto falar (falar não, escrever), finjo que é um problema de audição. Não quero tomar banho, e finjo que quem está fedendo é o outro (talvez esteja, daí que o sujo fala do mal lavado). Só não entendo por que eu gosto tanto de mim e do meu próprio discurso. Não me acho afetado. Deve ser porque eu sou eu. Mas, enfim, afetação retórica é realmente algo que descreve.
@LukasFliper8 жыл бұрын
Para quem não entendeu, preste atenção. De fato, esse vídeo foi mais complexo e confuso que os outros, vou tentar ser mais claro e didático =) Ele fala do paradoxo, em Freud, do desejo/prazer (Pulsão de vida) coexistir com a Pulsão de morte, dai ele da o exemplo do Anti semitismo sofrido por Freud e o pai, onde o pai sofreu calado, Freud ficou recalcado subjetivamente, e ajudou aos Judeus a ficarem recalcados historicamente. Seguindo, ele diz que Freud fica ao máximo em Viena, para redimir seu pai, para que agora a Pulsão de vida vença a pulsão de morte, entretanto ele acaba saindo. Nesse senário ele vem com o conceito do "Mal estar na civilização", com uma breve síntese, a opressão do desejo/prazer, ou a "vitória" da pulsão de morte sobre a pulsão de vida. E por fim e fala de Dostoiévski, que ao tirar Deus da história, a humanidade cairia da pulsão de vida para a pulsão de morte, para o niilismo, porem Dostoiévski porem que há a possibilidade de redenção para o ser humano a para humanidade, um retorno para o pulsão de vida, mas agora uma pulsão de vida que transcende o Eu. kzbin.info/www/bejne/pGixmI17qsSJgMk Nesse vídeo ele explica, sobre a dialética, Vida, Niilismo e Redenção em Dostoiévski.
@danjasim4 жыл бұрын
Cenário!
@allan8424842 жыл бұрын
O cara explicou brilhantemente e você olhou só o erro de português?
@JoaoVictor-jn6bv2 жыл бұрын
@@allan842484 Papo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@glaucia27024 жыл бұрын
Muito bom !!
@douglasferreira55128 жыл бұрын
Muito bom. Só acho que a linguagem usada é intelctualizada demais. Poderia usar um palavriado com termos conhecidos pra facilitar o entendimento.
@Matheusf78 жыл бұрын
+Douglas Ferreira a proposta é justamente desafiar nossa mediocridade.
@douglasferreira55128 жыл бұрын
Não ter o mesmo nível de inteligência de um intelectual não é medicriodade. Se ele popularesasse um pouco seu discurso faria compreensão ser mais acessível, como faz o filósofo Pondé.
@Matheusf78 жыл бұрын
+Douglas Ferreira Mas é justamente o conceito de mediocridade, estar na média. Não ter o nível intelectual elevado é ser medíocre, ou usando um eufemismo, é ser modesto. Eu gosto da linguagem por trazer um desafio para que não me acomode à modéstia. Entendo a tristeza de ver um discurso complicado que exclui grande parte dos espectadores, mas não quero que abram mão dele. São oportunidades diferentes de pescar interessados. Anzol e rede. Esse é o meu argumento, que fiz pela metade na primeira resposta.
@DiSaValCrescerTranscender8 жыл бұрын
De fato, Pondé parece bem popular quando discursa. Eu o conheci em 2001, numa defesa de tese de Ciências da Religião de um professor meu. Lembro que as inquirições dele eram difíceis de alcançar.
@reckonermann6 жыл бұрын
Pois mais que eu esteja familiarizado com o jargão psicanalítico, não hesito em dizer que ele foi pedante e desconexo.
@jantoniogarrido49685 жыл бұрын
Pulsão da morte coletiva Mariana e Brumadinho são exemplos clássicos Eros é a política brasileira
@raphaelsantosdasilva13336 жыл бұрын
QUE VÍDEO!!!! Catarse total agora!!! 😱😱😱😱😱
@rafaelponte25848 жыл бұрын
Simplesmente magnífico... acho que se falasse por horas eu escutaria sem perceber o tempo passar. (Gê, como sei que vai ver esse vídeo, quero dizer que te amo)
@operegrinotatico11798 жыл бұрын
Putz... muita informação em 4 minutos rsrs.. tive que correr atras de Freud e Dostoiévski pra entender... rsrs
@Ryan.jorgeBR3 жыл бұрын
Porque Freud tinha medo da morte? Relatos contam que sentia medo apenas de ouvir o nome "morte"
@DiSaValCrescerTranscender8 жыл бұрын
O que apreciei logo de cara, e voltei para ouvir de novo, foi exatamente a pronúncia do nome do autor. E acertou também a pronúncia da obra dele (que eu ja havia confirmado com uma russa): "KaraMÁzov".
@jecunab5 жыл бұрын
Preciso voltar ao Dostoiévski. Estou com saudade dessa estonteante literatura russa.
@eviluzarte2 жыл бұрын
não entendi nada mas amei 🤩
@alessandrogonzaga78436 ай бұрын
Show
@brunacarvalhonery53585 жыл бұрын
Gostaria de ter entendido alguma coisa desse vídeo.
@joaodecarvalho70123 жыл бұрын
Afinal, essas pulsão de morte e de vida de fato existem, ou foram criadas por Freud e por suas experiências particulares? Se de fato elas existem, como você sabe disso? Porque Freud disse? Por que essas pulsões existem para começo de contas? Elas vêm de uma propriedade do universo, tipo uma força quântica que tem dois polos?
@marianaandrade74477 жыл бұрын
Muito bom, mas difícil entendimento
@nilsongoncalvesdepaiva8 жыл бұрын
Você percebe que o cara manja quando ele se preocupa em pronunciar o nome de Dostoiévski da maneira correta...
@guilhermematias20998 жыл бұрын
Você percebe o quanto ele é persuasivo quando ele faz as pessoas perceberem até a pronúncia correta dos caras! kk.
@atospety47965 жыл бұрын
Os Russos nativos, dizem que é " dôôôs" e não " dââââââss".
@rosemarysantana87583 жыл бұрын
@@atospety4796 o "o" átono te som de "ã"
@manoellino33886 жыл бұрын
Show dms!!!!!
@The129004 Жыл бұрын
Interessante.
@nickerson05 жыл бұрын
Meu Deus, não sei como parei aqui e apenas complementando, não entendi nada .-. na 1° que assisti
@junnianogueira14088 жыл бұрын
Honestamente... Ele me pareceu muito seguro, maaaaaaaaas... Eu não entendi nada. :'(
@enuhsolrac8 жыл бұрын
+Junnia Nogueira Leia Freud e Dostojevski e entendera !!!! Veja também os outros vídeos do canal Casa do Saber, eles te abriram todas essas portas e você descobrirá que nunca tinha enxergado o mundo real ainda.
@junnianogueira14088 жыл бұрын
+enuhsolrac Aham... Vlw.
@LukasFliper8 жыл бұрын
+Junnia Nogueira de fato, esse vídeo foi mais complexo e confuso que os outros, vou tentar ser mais claro e didático =) Ele fala do paradoxo, em Freud, do desejo/prazer (Pulsão de vida) coexistir com a Pulsão de morte, dai ele da o exemplo do Anti semitismo sofrido por Freud e o pai, onde o pai sofreu calado, Freud ficou recalcado subjetivamente, e ajudou aos Judeus a ficarem recalcados historicamente. Seguindo, ele diz que Freud fica ao máximo em Viena, para redimir seu pai, para que agora a Pulsão de vida vença a pulsão de morte, entretanto ele acaba saindo. Nesse senário ele vem com o conceito do "Mal estar na civilização", com uma breve síntese, a opressão do desejo/prazer, ou a "vitória" da pulsão de morte sobre a pulsão de vida. E por fim e fala de Dostoiévski, que ao tirar Deus da história, a humanidade cairia da pulsão de vida para a pulsão de morte, para o niilismo, porem Dostoiévski porem que há a possibilidade de redenção para o ser humano a para humanidade, um retorno para o pulsão de vida, mas agora uma pulsão de vida que transcende o Eu. Espero ter ajudado =)
@PedroWellingtonkeg448 жыл бұрын
Ahhh! Que bonito esse casal aqui acima! rsrsrsrs
@Yanara05108 жыл бұрын
Tbm achei o máximo! rs
@celiapriscila5 жыл бұрын
Fiz um esforço bem grande pra tentar entender, mas não consegui. Pulsão de vida e de morte sempre foi complexo pra mim. Rsrs
@Petryx308 жыл бұрын
Esse sabe!
@matheusnassif76362 жыл бұрын
2:56 - 4:10
@JoaoMarcosFFNeves4 жыл бұрын
Gente, me ajudem. Eu preciso entrar em contato com o Ricardo, é muito importante. Alguém tem o e-mail dele ou outro meio de contato?
@mestrepsi8 жыл бұрын
Viagem total
@M4rcel1nh08 жыл бұрын
Se alguém capturou o conteúdo e conseguisse expressar de forma mais simples para os ignorantes ( eu ) compreenderem. Ficaria agradecido.
@duke6698 жыл бұрын
+Marcelo JR Como o cara falou no final, esses videos são para instigar a buscar e ler sobre. Procura no google que tu acha a obra de Freud e Dostoiévski
@luansousa99128 жыл бұрын
Entendi assim: que a morte ta na vida como a vida ta na morte. Estamos a qualquer momento pra viver do prazer e dor.. As duas caminhas juntas!!!
@danielmachado38488 жыл бұрын
alguém sabe de algum pdf que fale sobre assunto?
@FreudNietzsche8 жыл бұрын
obra de freud, volume 21 (o mal-estar na civilização)
@danielmachado38488 жыл бұрын
obrigado :)
@sebastiaostefanuto81305 жыл бұрын
Como é a pronúncia do nome russo 👻
@Dezembro1995 жыл бұрын
♥️
@PrDrAbbud4 жыл бұрын
Os primeiros escritos de Freud já apontavam para o desenvolvimento posterior da obra. O mal-estar na civilização está indiretamente relacionado ao Thánatos. Trata-se de uma necessidade de reprimir os desejos de Eros (entendido como princípio vital e não apenas de prazer sexual), para permitir a convivência social e o funcionamento de instâncias que permitam a estruturação da sociedade, em que o princípio do prazer individual tem de se submeter aos interesses grupais. Isto se desvanece em Crime e Castigo. Ródion Raskólnikov, arquiteta um plano de homicídio da agiota Alyena Ivánova, à qual devia vultosa soma. Vê-se obrigado a matar a irmã, Elizavieta, deficiente mental que aparece inesperadamente na cena do crime. Uma série de situações inesperadas que o auxiliam a fugir mas que lhe causam um terrível sentimento de culpa que o leva a se entregar, menos pela culpa do que por um desprezo de si mesmo. O princípio thanático em Raskólnikov está intimamente ligado a sua noção de que existem pessoas ordinárias, cuja morte não afetaria a malha social, e pessoas extraordinárias que teriam uma "permissão" para semear a morte. O livro aborda várias questões sociais: 1- A personagem de Dúnya, quase como uma anima (no sentido junguiano do termo) que com o trabalho no meretrício, sustenta a madrasta e os filhos do segundo casamento do falecido pai. 2- A madrasta gastando o que tem para promover o banquete após o enterro do marido (costume em muitas culturas, em que o comer se relaciona com a opulência do morto, e uma forma simbólica de "comê-lo" e assim permitir seu trânsito para outra esfera de existência (em algumas culturas, por exemplo a escocesa, existe o "comedor de pecados", "eater nam pecaidhean", pessoa chamada nos funerais para comer simbolicamente as faltas do falecido) 3- O desprezo de Katerina Mermáladav pela convidada Olga Ludivagayévna, pela ascedência alemã da mesma (os alemães formavam uma grande massa de imigrantes não-assimilados, trazidos ainda no século XVIII. Houve uma República Socialista Soviética dos Alemães do Volga, obliterada por Stálin, temeroso de possíveis apoios destes soviéticos germânicos ao III Reich e suas ideias de pan-germanismo) Freud analisará esta noção de múltiplos "egos". Em Crime e Castigo, a pulsão de morte passa a ser quase uma pulsão de vida. Em todas as circunstâncias que permitem a fuga de Raskólnikov o leitor, não obstante ciente de seu crime, compactua e até anseia pela sua fuga: o criminoso "merece escapar" Isto se repetirá no filme "Balada de Narayama". Até o século XVIII em algumas localidades japonesas era costume levar os idosos para morrerem em colinas às cercanias da vila. Duas personagens, Orin (idosa que quer ir para a colina, mas só pode fazê-lo quando o filho mais velho tiver uma segunda esposa e o filho caçula tiver sua primeira experiência sexual) e o vizinho Kenji, que se recusa a ir. Thánatos (querer a morte) é eros (mudar de vida) e vice-versa (querer continuar vivo, numa vida de privações = Eros é thánatos). Engraçadíssima a cena em que Orin pede a uma amiga, idosa e sem filhos que a levem para a colina de Nara (Narayama = colina de Nara), que aceite iniciar sexualmente o filho mais novo, que todas as mulheres rejeitam pelo mau cheiro pois é o responsável por adubar os campos. A "noite" nunca termina e quando Orin vai à casa da amiga ver o que se passava, o filho está exausto de uma noite de sexo e a idosa diz: "Watashi wa omota hodo toshi o totte dewa arimasen" = Não estou tão velha quanto pensava.
@ViviFadinha5 жыл бұрын
Pelo amor de Deus eu to me sentindo muito burra não entendi nada
@elaineecs48287 жыл бұрын
sen-sa-ci-o-nal!!!!!!!
@franalves58973 жыл бұрын
ou seja tudo é libido..
@asteroidesilverio2 жыл бұрын
É melhor ficar na ignorancia.
@lucasvidal19126 жыл бұрын
Achei muito prolixo.
@Babilcm4 жыл бұрын
O academicismo ofuscou o conteúdo. Conceitos complexos podem ser expostos de forma menos rebuscada num canal que se propõe a disseminar o conhecimento
@jefersondasilva60133 жыл бұрын
Dãstãiévssk, sempre falei DOSTOievski
@juliabizzi8 жыл бұрын
Essa mania que o brasileiro tem de pronunciar termos estrangeiros com o sotaque estrangeiro é absolutamente irritante. França, EUA, Alemanha, Itália etc., os gringos fazem questão de pronunciar palavras estrangeiras de acordo com o seu próprio idioma, para afirmar a autonomia de sua pátria pela língua (ninguém se importa em saber como é a "pronúncia correta"). Aqui no Brasil é o contrário. O sangue vira-lata fala mais alto. E o pior é que essa caboquice é vista como algo "positivo", como se o sujeito fosse "safo" por pronunciar o nome estrangeiro "da maneira correta". No caso desse cara do vídeo, chega a ser risível vê-lo falar português e emendar um arremedo de russo com DÛUUUUUUUUUUUUUTOIEVSKI. Dá impressão de que ele vai travar a língua na garganta. kkkkkk PATÉTICO.
+MetalingusBr Discordo de você. Acho bacana conhecermos a pronúncia da língua de origem. Aprender sempre é bom. Não seja tão ufanista. Pode ter certeza que sempre carregaremos o nosso sotaque. Eu, por exemplo, não consigo escapar do meu caipira, pois nasci numa pequena cidade paulista. Abraços.
@inevitavelborges98778 жыл бұрын
como VC é imbecil
@BetoOliveira_machuta8 жыл бұрын
+INEVITAVEL borges Nossa, que argumento profundo! Assim você me mata...de rir ....rssss
@inevitavelborges98778 жыл бұрын
esse metalingusBr é um profundo doente.
@thefinaledge35543 жыл бұрын
Não gosto desse Flávio Vassoler. Sujeito arrogante, parece achar que falar difícil é ser inteligente. Esse vídeo não precisava ter sido tão cheio de voltas e de palavras obscuras como foi, não é uma mensagem tão complexa assim. "Dâstãiévsky" pra você, "educador"
@leonardojordaodasilva79556 жыл бұрын
Um próprio cara traumatizado com a vida,se suicidou e quer lançar um tratamento psicológico,pessoa mal resolvida,por isso que psicologo todos eles são ateus.E esquecem quem da e tira a vida só Deus.