Comecei a ler BANANA FISH de Akimi Yoshida

  Рет қаралды 16,701

Quadrinhos na Sarjeta

Quadrinhos na Sarjeta

Күн бұрын

Comecei a ler BANANA FISH de Akimi Yoshida. Algumas primeiras impressões sobre esse mangá shoujo... ou será seinen? Um suspense policial de fôlego que bebe nos filmes de ação dos anos 80 e coloca em questão o gênero Boys Love (e a heteronormatividade a reboque).
Siga-nos no Instagram: / qnsarjeta
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#MangáShoujo #MangáBL #BananaFish

Пікірлер: 151
@pachi5668
@pachi5668 3 жыл бұрын
Primeiro comentário que faço no seu canal! Então vamos começar: Antes de tudo, obrigada por evitar a armadilha do "not like other shoujos" o que é algo que acontece bastante com Banana Fish, que tem a fama de "mangá shoujo pra quem não gosta de mangá shoujo" rs Demografias são decisões editoriais e de marketing, mas chega a ser frustrante como sempre que um mangá que pertence ao shoujo/josei ganha um certo nível de reconhecimento sempre tem aqueles que tentam "retirar" a obra dessa demografia. Porque será né? ლ(ಠ_ಠ ლ) Ash Lynx é um personagem que bebe ao mesmo tempo dos clichês dos protagonistas trágicos do shoujos antigos e dos protagonistas de filmes de ação de hollywood e acho que isso é a principal razão dele ser tão memorável. Sem falar da questão do personagem com a violência sexual que sofreu ao longo da vida e de como isso é explorado no desenvolvimento do personagem. Levando em conta o público alvo do mangá, acho muito importante a forma como a história mostra o processo de viver após a violência sexual e tirar forças para continuar vivendo mesmo após a violência sofrida. As leitoras de Banana fish admiram Ash, mas também podem se identificar com ele. Enfim, mas acho que o que eu queria falar mesmo é que Banana Fish não é um mangá Boys Love. Embora tenha sido influente no gênero, ele nunca foi vendido como tal. Isso não quer dizer muito sobre a sexualidade dos personagens principais (vejo Ash e Eiji como um casal), até porque protagonistas gays podem existir fora do BL. Inclusive o primeiro mangá a falar sobre o HIV (Nemureru Mori no Binan (眠れる森美男)) tem um protagonista gay e saiu numa revista shoujo em 1986. BL funciona tipo o restante das demografias de mangá no sentido de que está "restrito" as revistas BL (existem muitas, acredite). Banana Fish saiu numa época que o gênero não era tão definido comercialmente igual hoje, mas não acho que faz sentido fazer uma classificação retroativa de mangás que saíram décadas atrás então eu só queria adicionar esse fato.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Legal seu comentário. Me fez pensar. Embora uma classificação por ser retroativa não deixa de ser válida. A história do pensamento e da arte é feita dessas anacronias categóricas, e não há problema algum desde que haja esse entendimento. Creio que a grande questão aqui é se, mesmo anacronicamente, BL é um categoria pertinente ao Banana Fish. Bom papo!
@yttenshouin
@yttenshouin 2 жыл бұрын
Mas a autora mesmo disse que o Ash não é gay, o personagem foi declarado bissexual e inclusive já teve uma namorada. Houve até uma cena que o Eiji se sentiu enciumado ao saber disso.
@Mary-qu4jc
@Mary-qu4jc 2 жыл бұрын
Também tem aquela cena no anime que ele fala de um antigo amor de "infância" dele que morreu, era uma menina.
@Luca-cx2dh
@Luca-cx2dh 2 жыл бұрын
Ele não tinha lido tudo quando fez o vídeo né? Então erro compreensível
@lukass.8779
@lukass.8779 2 жыл бұрын
@ju bi n faz sentido só pq vc quer né
@lukass.8779
@lukass.8779 2 жыл бұрын
@ju mande a fonte dessa informação, n encontrei em lugar algum ao relacionado a autora falar q eles n eram um casal.
@lukass.8779
@lukass.8779 2 жыл бұрын
@ju O anime e o mangá falam por si só, n é como se fosse uma teoria mirabolante vendo coisas onde n tem, é fato consumado pra quem tem olhos e ouvidos além de um tato sensível de q Ash e Eiji tem sim uma relação de amor.
@clarissaassuncao5642
@clarissaassuncao5642 3 жыл бұрын
Usar o estupro e o assédio como um recurso narrativo ainda é criticavel, ainda assim a autora tem algum respeito pela vitima. E ideia de ver corpos masculinos sendo expostos para outros homens é no mínimo provocativa, principalmente na decada de 80. Ainda nesse tema acho curioso o caso de como as adaptações de Berserk (acho que mesmo os jogos) não costumam a trazer toda a situação de estupro do Gutz, mas adaptam quadro por quadro o estupro da Casca.
@felipeaguiardasilva2944
@felipeaguiardasilva2944 2 жыл бұрын
Não será porque o caso do Gutts não fazer parte de um clímax da história e o da Caska sim, o torna menos relevante no contexto geral da mesma? Eu preciso reler a obra, mas vou me justificar pelo o que eu me lembro. A violência sofrido pelo Gutts foi concluída com a vingança dele; sendo assim ele continua a vida (mesmo que mostre que há marcas desta violência em volumes subsequentes), porém essa violência sofrida não atinge um clímax, apenas faz parte da construção do personagem, tanto que a morte (pelo o que me lembro) do Gambino não parte de uma vingança do Gutts, mas da auto-defesa, ou seja, se o Gambino já tivesse ficado “satisfeito” em “punir” o Gutts com a violência sofrida em peso da perda da perna dele, provavelmente a história teria seguido com Gutts e Gambino vivendo como pai e filho (mesmo que fosse uma relação abalada). Já o caso da Caska, além de fazer parte de um evento maior, é responsável por um clímax: a perda da sanidade da Caska, da perda da pessoa que o Gutts mais se importava. E isso já gera um arco a parte. Em outras palavras, se a violência sofrida pelo Gutts não tivesse acontecido, não mudaria o fato do Gambino culpá-lo e tentar matá-lo, gerando todos os eventos subsequentes.
@stefanyalveslaurindo894
@stefanyalveslaurindo894 2 жыл бұрын
Nossa verdade.
@pedropaludo4908
@pedropaludo4908 3 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre! Mas acredito que vale uma correção: no anime, pelo menos pelo que eu me lembre, o ash menciona um interesse amoroso feminino quando jovem, então eu acho que ele seria bi mesmo. Óbvio, isso não muda muito a trama, mas a representatividade bissexual também é importante
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Como eu ainda não terminei, posso rever o que comentei. Valeu pelo toque!
@pororocaelvis
@pororocaelvis 3 жыл бұрын
Uma das cenas mais marcantes que já vi em uma série de tv foi o estupro do protagonista machão de "Outlander"... O violentador fez uma seção de tortura no cara, a tal ponto que ao violenta-lo, a vítima teve um orgasmo, como forma de aliviar a dor. E esse fato foi o mais traumático pro personagem... Foda!
@diogovieira5563
@diogovieira5563 2 жыл бұрын
É nada, a prostata dele era gulosa mesmo.
@fabriciaap-fasaulasdeartes7931
@fabriciaap-fasaulasdeartes7931 6 ай бұрын
Verdade, foi uma cena bem marcante. E o personagem ficou marcado pro resto da série até acontecer sua vingança
@Donfrisk7
@Donfrisk7 6 ай бұрын
É foda, isso é realmente traumatizante
@nate5587
@nate5587 3 жыл бұрын
não sabia do que esse mangá se tratava, mas depois da review me interessei, vou procurar ler
@gracikeli2681
@gracikeli2681 2 жыл бұрын
Uma coisa que eu discordo é que não é necessariamente pelo Ash ter interesse em homens que ele sofreu violência, e sim por ser bonito. Ou melhor, ele acabou encontrando monstros que se interessaram pela aparência dele. Mano se Ash fosse hetero, esses homens monstros não ligariam Banana fish é um excelente mangá. Mas não pretendo ler pq odiei demais o final :-/
@marcossobrinho7602
@marcossobrinho7602 3 жыл бұрын
Banana fish deveria ser mais comentado Ele é maravilhoso
@diegodreossi1458
@diegodreossi1458 Жыл бұрын
Ash n é bissexual?
@jorgegonzagafilho3166
@jorgegonzagafilho3166 5 ай бұрын
Pulp Fiction, do Tarantino, também tem uma cena clássica de estupro.
@isauraluizamachadodossanto548
@isauraluizamachadodossanto548 3 жыл бұрын
Primeiro agradecer por me despertar interressante em Banana Fish. Em segundo, acho que a representação do estuprp nas mídias de arte e entretenimento dá uma pauta boa, o "quando e como usar", claro, prevejo que, mesmo sendo importante abordar, dependendo do espectador isto vai ser uma dorzinha de cabeça (digo isto como alguém que apesar de amar pornografia, quando crítico o tal do fanservice - e o seu uso descabido nalgumas obras - costumo passar muita desgosto)
@itsthaleshere
@itsthaleshere 3 жыл бұрын
Durante o anime, vemod que Ash já gostou de uma garota. Ou seja, ele não é gay. Pelos estudos que eu fiz de falas dele, me parece que ele é Pansexual ou Bisexual
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Conforme eu for lendo, reviso isso. Valeu.
@luisfelipezortea5253
@luisfelipezortea5253 7 ай бұрын
Nem sempre isso quer dizer algo. Quando eu era criança, cheguei a me interessar por garotas, e hoje em dia, sou totalmente gay.
@betomagnun9247
@betomagnun9247 3 жыл бұрын
Tô assistindo o anime no Amazon Prime, e curtindo muito. Agora mangás por aqui tão caros pra caraleo. Vai sair Dorohedoro, e é complicado gastar 30 pau por mês num mangá. E isso no início pois em breve os preços devem subir mais.
@eduardofaria3644
@eduardofaria3644 3 жыл бұрын
Essa questão do estupro é uma discussão interessante. Lendo algumas obras boys love e girls love, percebi q o estupro é muito importante pra narrativa dessas histórias, sendo q na maioria dos casos é através da violação que se desperta um sentimento até então escondido. Não são todas as obras do gênero q usam esse mecanismo, mas a maioria se utiliza.
@marcossobrinho7602
@marcossobrinho7602 3 жыл бұрын
Muito disso tem mudado hoje em dia Embora tragam muito o abuso os proprios leitores evitam e isso é notado
@chimerarj
@chimerarj 2 жыл бұрын
@@marcossobrinho7602 que bom que tá mudando. Acho isso um trope muito do problemático, reforça crenças preconceituosas.
@leoshiin9712
@leoshiin9712 Жыл бұрын
Vejo muuuitos bl por ai q usam o est.pr0 só pra enfiar mais e mais cenas de sexo na história, aparentemente o publico nao se importa com o contexto da cena de sexo, contanto q tenha, algumas editoras ate exigem isso do autor
@chimerarj
@chimerarj 2 жыл бұрын
Só vi o anime. Eu realmente me incomodei com a forma que a história usa e abusa do estupro. Fiquei com a impressão de que a história não queria (ou não podia, pela época) assumir os romances gays que tem e ""compensa"" o fato d não poder aprofundar os relacionamentos com cenas de ~~s3x0 f0rç4d0~~. Eu precisaria reassistir pra ver se é isso mesmo. É não seria o menor problema porque de resto é uma puta história foda.
@sr.yoongina3867
@sr.yoongina3867 3 ай бұрын
Banana fish eu só vi o anime mais gostaria de adquirir o manga, mais ash não é gay ele é bissexual
@rafaelsanzio2090
@rafaelsanzio2090 3 жыл бұрын
percebe-se uma forte influência do Katsuhiro Otomo nas figuras e no layout das páginas.
@QuadrinhosAfricanos
@QuadrinhosAfricanos 3 жыл бұрын
É particularmente o estilo e tendência da época. É algo que pode até ser pesquisado, mas nem sempre coisas que se assemelham têm uma filiação.
@chicomanara
@chicomanara 2 жыл бұрын
Quando vi isso na banca achei o nome besta e nem vi do que se tratava. Mas recentemente estou vendo o anime. Cara, como é bom
@brunasimoesfranca1554
@brunasimoesfranca1554 2 жыл бұрын
Eu já vi o anime mas nunca li o mangá pois sei que é a mesma coisa mas no mangá tem mais “detalhes”, comecei ontem e terminei o anime hoje e amei o anime e ao mesmo tempo chorei muito que me deu até dor de cabeça,pois vimos que o nosso Ash sofreu bastante pelo Dino mas quando ele conheceu o Eiji foi a melhor coisa que aconteceu pra história mostra que entre os dois se dão muito bem e faz ter momentos engraçados,no final chorei muito pois Ash ia junto com Eiji no Japão com ele mas nunca foi realizado e quando na carta Eiji diz “Minha alma sempre estará com você”.
3 жыл бұрын
eu assisti o anime na época do lançamento, pelos comentários da galera que já havia lido foi uma adaptação bem fiel, acelerando e adaptando algumas coisas, mas tenho um problema com a obra, a autora se mostra inteligente em abordar temas e situações sérias e de forma muito bem desenvolvidas, mas ela começa a se repetir na metade, o ash é sequestrado, depois estuprado, a galera vai salvar ele e no fim ele se vira sozinho, no anime isso ocorre umas 4~5 vezes com vilões diferentes, cansa e tira o peso das situações, mas os primeiros capítulos e os finais do mangá são bem legais.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
A repetição é o defeito que mais vai afastar as pessoas, mas ainda é uma boa leitura.
@danielmendes4443
@danielmendes4443 3 жыл бұрын
Esses japoneses são pra frente, não? nos anos 80 os caras fizeram um gibi com um protagonista gay. É pra se pensar. Infelizmente, conheço pouco de cultura japonesa. O único mangá que li foi Lobo Solitário. Comecei ler Vagabond e no número 40 eu disse: chega, já li demais essa novela sem fim, cujo único objetivo é segurar o leitor para gastar seus míseros cobres com a edição seguinte! Some-se a isso o fato de ter jovens demais lendo mangá, animê e defendendo um tal de Von Mises, assessor do fascista austríaco Engelbert Dollfuss. Mas estou ficando velho. E, na real, sempre fui chato. Então, obrigado por me despertar o interesse em Banana Fish. kkkkkk
@smallvillepodbr3
@smallvillepodbr3 2 жыл бұрын
Linck, você acabou de me vender Banana Fish.
@fabriciaap-fasaulasdeartes7931
@fabriciaap-fasaulasdeartes7931 6 ай бұрын
Pow vc deve uma analise melhor desse anime, viu?! Esse anime é muito bom e achei fraca a crítica
@evertonnuccifernandes9990
@evertonnuccifernandes9990 Жыл бұрын
Eu consigo me lembrar apenas de 2 exemplos de estupr# masculino no cinema. "Um sonho de liberdade" e "Um dia de fúria".
@jasonbuton
@jasonbuton 3 жыл бұрын
N li o quadrinho, mas vi o anime. Q é mais adaptado aos dias de hoje. Com uso de celulares, ambientação de nova iorque mais moderna e etc. É cheio de plot twist a cada fim de episódio. Curti bastante!
@LilithVictoria537
@LilithVictoria537 2 жыл бұрын
6:37 O Banana Fish é muito falado no meio fujoshi/fudanshi, creio que é pela relação homoafetiva que fez com que ele tenha sido mais difundido nesse meio, só não entendo tanto porque não apareceu mais em outros tais como os fãs de suspense e tals
@scarletstarlet6140
@scarletstarlet6140 2 жыл бұрын
Por favor traga mais Banana Fish no canal e essas questões sobre estupro como mecanismo narrativo! Incrível sua resenha ;)
@culturia3555
@culturia3555 3 жыл бұрын
"Eu tou ouvindo pouca gente falando dele. Por que será?" Porque, como todo mangá que tem sido lançado ultimamente e tem sido pouco falado, tá CARO PRA CARALHO. Porra, vai sair Dorohedoro no Brasil, e claro, o olho da cara.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Dorohedoro é mais foda.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Ok. Mas considerando uma galera "influencer" com poder aquisitivo, não é só isso.
@culturia3555
@culturia3555 3 жыл бұрын
@@QuadrinhosNaSarjeta Do povo que eu acompanho, todo mundo ganhou a sua devida cópia marmita da panini, e falou do mangá. Mas eu não sigo todo mundo tbm pra saber, hahahaha Não adianta jogar verde e não colher maduro, dê nome aos bois, hahahahha Fiquei curioso mesmo.
@Andreluisdias23
@Andreluisdias23 2 жыл бұрын
Fiquei interessado em ler esse manga. Eu relativamente gosto de algumas de histórias que envolvem ação. Porem, com a recente de inclusão de minorias, muitas vezes de maneira forçada. Tipo, o personagem sempre foi hétero, agora ele é gay ou bi; por que sim. Com tudo, quando um personagem homem, é retratado como gay, muitas vezes ele é retratado como alguém frágil, afeminado, ou então totalmente estereotipado. O que eu quero dizer é que, eu sempre quis ver um personagem como um rambo, berserker, conan o bárbaro, shonen... numa pegada tipo, eu vou pegar esse cara aqui, agora, mas não para começar um romance , e sim pq eu to com vontade. Além que, eu tbm não tenho tempo para isso, pois eu tenho mais o que fazer. kk Tipo, acho que eu queria ver uma historia que o personagem fosse LGBTQ+, porem isso não fosse a trama principal, pois a sexualidade ou a sua identificação de gênero, deveria ser uma característica e não a trama principal do enredo. Com tudo, confesso que não sou nem um especialista em história ficcional, e tbm não acompanho muitas histórias de temática LGBTQ+. Por isso, pode ser que exista mais temas assim , e eu não conheço.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Eu vou te falar que gosto mais do anime, é uma história muito legal, repete demais o personagem de cabelo escuro "que eu esqueci o nome", ser sequestrado depois da terceira vez eu parei de ler um pouco, graças ao carisma do elenco e a trama da história me prendeu.
@alvarochaves1999
@alvarochaves1999 11 ай бұрын
Bara 🌹
@gabrielrocha5673
@gabrielrocha5673 3 жыл бұрын
O duplo sentido desse título é maravilhoso kkk
@ruijunior4977
@ruijunior4977 3 жыл бұрын
Um filme que retrata o estupro masculino sem nenhum pudor é "A outra história americana", mas é claro que não se enquadra no gênero hiper-hormonizado dos anos 80.
@javierrodriguez9195
@javierrodriguez9195 3 жыл бұрын
Seria interessante um vídeo sobre estupro sendo usado como recurso narrativo. Muito se falou disso na obra do Alan Moore e mais recentemente quando lançaram Druuna.
@eduardofigueiredo2491
@eduardofigueiredo2491 3 жыл бұрын
O problema é que eu demorei pra decidir pegar o número 1 e rapidamente esgotou. Nunca mas vi nem na Amazon ou na Panini 😢
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Pelo o que soube, será reimpresso.
@FabioVazTorres
@FabioVazTorres 3 жыл бұрын
Alexandre, lembro bem dessa cena da mangueira em Rambo, programado para matar (ai esses subtítulos). Concordo com a sua analogia, realmente remete a um estupro, mas, se o Rambo não foi literalmente estuprado o Coronel Trautman foi! Em 1985, ano do Rambo 2: A missão (e dá-lhe subtítulo), o ator Richard Crenna protagonizou um filme para TV intitulado "The Rape of Richard Beck", O estupro de Richard Beck também conhecido como Justiça Mortal (que título é esse?) ou ainda, O rapto de um tira (rape = rapto...socorro), onde ele acha que as mulheres vítimas de estupro são as culpadas por serem estupradas, até...que ele é estuprado por 2 caras em uma van. Então, passa a tratar as mulheres vítimas de estupro com dignidade. Não sou grande leitor de mangá, tenho alguns na minha coleção. Esse parece ser bem interessante.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Adorei as referências. Não as conhecia!
@saragcgarcia
@saragcgarcia 3 жыл бұрын
Assisti ao anime por acaso e depois li os mangás disponíveis em português... Pelo que eu percebi, o anime foi uma adaptação primorosa, achei realmente muito boa! O que eu posso dizer, sem dar spoiler, é que a história é super pesada, MESMO. Acho que adolescentes, sobretudo os mais jovens, podiam esperar pra ter contato com esse enredo. (Não é à toa que muitos deles falam que ficam deprimidos e precisam de terapia quando ele acaba kkkk). O segundo ponto é que eu acho que a questão do estupro masculino, nesse caso, está ligada a camadas mais profundas, relacionadas ao passado do protagonista e que vão aparecendo ao longo da história, ou seja, na minha opinião, o fato de ele ser gay nem conta tanto, na real.
@DannaCaralho
@DannaCaralho 3 жыл бұрын
É um manga incrível, super bem desenvolvido e empolgante, fico muito triste com o fato dele estar passando desapercebido pelo publico geral
@felipesilveiradafonseca729
@felipesilveiradafonseca729 3 жыл бұрын
Sim, queremos mais vídeos. Nossa como me arrependo de não ter pego na época. O fato de viland saga ter saído como mensal fez a grana apertar. Mas eu vou de scan.
@renansoares272
@renansoares272 3 жыл бұрын
Quando ele foi anunciado houve um burburinho ok nos grupos de quadrinho que participo, mas a onda de comentar manga é só durante o anuncio até no máximo o primeiro volume, de forma geral depois do primeiro volume é muito raro alguém comentar volumes novos, deixa de ser novidade
@felipesilveiradafonseca729
@felipesilveiradafonseca729 3 жыл бұрын
Alê eu Gostaria tbm sobre o vídeo sobre histórias que começam com estupro o pq não deveriam . Quando você falou me chamou bastante atenção. Grande abraço. Mas se quiser falar aqui nos comentários ta show tbm.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Não é uma questão de dever ou não. É um debate mais longo. Vou ter que encarar isso uma hora. Abraço!
@alexandrecrepaldi4650
@alexandrecrepaldi4650 3 жыл бұрын
Impressionante quanto mais eu ouço falar desse mangá mais eu quero ler! Acho que vou comprar a primeira edição amanhã mesmo!
@lazuolazo4388
@lazuolazo4388 3 жыл бұрын
tinha lido boa parte desse mangá uns dez anos atrás e acabei não concluindo porque, como já mencionaram em algum comentário, a história fica um tanto repetitiva. mas é um bom mangá policial, tanto é que tentei recomendar pra um monte de conhecido, só não tive muito sucesso, os motivos sendo os pontos que você destaca muito bem no vídeo. teve gente que torceu o nariz por causa da besteira da demografia, outros por puro preconceito em relação a sexualidade do protagonista. mas teve uma pessoa que resolveu não ler mais por conta do uso do estupro, que para alguns realmente pode ser um desconforto ou gatilho muito grande. acho que vale um vídeo sobre o assunto.
3 жыл бұрын
Conheci no final dos anos 90 e achei que nunca sairia no Brasil.
@viniciusbrandao3265
@viniciusbrandao3265 3 жыл бұрын
Obrigado pelo Review. Agora vou atrás. Realmente tava sentido falta de uma análise para além do primeiro volume aqui no KZbin.
@itauanguedes
@itauanguedes 3 жыл бұрын
Gostei muito do anime. Assim que acabar de completar Monster essa será meu próximo manga. Mais um excelente video!👏👏👏👏
@muryeldimas
@muryeldimas Жыл бұрын
Amei o anime
@machandrade1
@machandrade1 3 жыл бұрын
Infelizmente a Panini não quer que a gente leia o mangá. Um mangá com abuso sexual masculino pesado que me deixou impactado quando li foi "Shamo". O mangá também começa com o menino assassinando os pais. Não segui a leitura, mas um dia ainda quero ver no que dá.
@detetivedequadrinhos
@detetivedequadrinhos 3 жыл бұрын
Nos grupos de mangás ele é muito comentado e vem fazendo sucesso, ele só não furou muito a bolha dos mangás, os fã de outros quadrinhos ainda não deram uma chance, mas ele vai vendendo muito bem.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Então apresenta o vídeo à bolha! rs
@josemarcio2465
@josemarcio2465 3 жыл бұрын
Será que o título tem alguma coisa a ver com o conto de Salinger, o Dia perfeito para peixes-banana? Deu a entender, pelo que cê disse o que é o peixes-banana. Sobre exemplo de ultraje à macheza dum personagem machão, mas que meio que falha, rola no 007 skyfall.
@natanerincon6028
@natanerincon6028 3 жыл бұрын
Sim, a autora confirma no primeiro volume que o título veio do conto de Salinger.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Dessa eu não sabia.
@GustavoXDmais
@GustavoXDmais 3 жыл бұрын
5:10 talvez CASINO ROYALE possa ser outro exemplo dessa tortura o qual o protagonista é submetido e é direcionado para o símbolo de sua masculinidade
@strougt
@strougt 2 жыл бұрын
Vc lembra também que em pulp fiction o negão é estuprado na loja de penhores??
@NatOrThan
@NatOrThan 2 жыл бұрын
A questão do estupro geral uma série de comentários aqui e comentários importantes e o tema merece ser melhor explorado. Eu descobri Banana Fish primeiramente pelo anime e o estupro ali era mas um excesso... Me afastou um pouco, trabalha de uma forma de não ter um porquê (não tenho o que falar do mangá por ora)
@guilhermesantiagolimasanti1196
@guilhermesantiagolimasanti1196 3 жыл бұрын
Tanto mangá quanto o anime estão na minha lista
@danilodoclee
@danilodoclee 3 жыл бұрын
Por falar em shoujo, já leu Rosa de Versailles? Tenho curiosidade pela importância história
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Já até fiz vídeo sobre: kzbin.info/www/bejne/b3-ap2CfqZxgd80
@adrianoarnold3090
@adrianoarnold3090 3 жыл бұрын
É verdade o estupro é bastante desenvolvido na construção de diversos personagens de HQs, gostaria de um vídeo abordando essa temática.
@joseantonioabrahaocastille1178
@joseantonioabrahaocastille1178 3 жыл бұрын
Comecei a ver o anime agora
@felipeaugusto6587
@felipeaugusto6587 3 жыл бұрын
Chegando agora no canal e já gostando de tudo! Vídeos muito bons, parabéns! Me fez ficar interessado em banana fish! Você leu outros volumes? Continua recomendando?
@CaubyMonteiro
@CaubyMonteiro 3 жыл бұрын
Outro filme de machão com estupro masculino (decisivo pro andamento da narrativa inclusive) é I'll sleep when I'm dead, do Mike Hodges. Inclusive mais interessante que o de Pulp Fiction (que tá lá pra efeitos de choque e cômicidade) e A outra história americana (serve como um condutor moral pra mudança do personagem de nazista malzão pra "olha os pretos tb são gente").
@keynyronelima1855
@keynyronelima1855 2 жыл бұрын
Muito bom esse manga é um ponto fará da curva do clichê tanto do gênero de açõe como de boys love.
@clarissaassuncao5642
@clarissaassuncao5642 3 жыл бұрын
Acho que o roteiro conseguem controlar bem a dinâmica entre o Ash e o Golzine. Sempre que um deles recuar o outro vai para cima, e acho que nunca fica monotóno por causa da introdução e "retiragem" de alguns personagens na trama. Isso gera uma constante mudança nas "peças em jogo". Não sei como explicar muito bem, mas gosto dessa simplicidade e do padrão na disposição dos quadros na página nos primeiros volumes. A página perece ter sempre uma moldura e isso torna mais marcante aquelas cenas que o desenho transborda os quadros. Parece tb que quando a autora quer passar alguma emoção forte ela usa uma estética que é mais "atribuida" ao shoujo. Por isso gosto muito daquele momento em que o Ash desabafa com o Eiji pela primeira vez. Outro momento que gosto bastante é a cena do trem. Gosto como os quadros são acompanhados pelo barulho do trem e como a onomatopeia do barulho aparece de diversas formas ao logo desses capítulos. Isso culmina naquela página dupla em que a onomatopeia atravessa a página (e o quadro) junto com o trem (um detalhe é que na versão em ingles eles "traduziram" a onomatopeia). Talvez valha um video de "uma pagina de...".
@wilsonjoseferraz9177
@wilsonjoseferraz9177 3 жыл бұрын
Interessante, professor Alexandre! Obrigado. Mais vídeos, claro! Abraço 👍🏻
@marcossobrinho7602
@marcossobrinho7602 3 жыл бұрын
Amo d paixao esse mangá
@apolojuniorcordeiro
@apolojuniorcordeiro 2 жыл бұрын
E ele já tinha falado de Banana Fish e eu não tinha visto. Muito bom ^^
@ily3881
@ily3881 3 жыл бұрын
alguem sabe oque aconteceu com a autora?, nunca mas ouvi falar dela
@lipeab1762
@lipeab1762 3 жыл бұрын
Nova Sampa anos atrás lançou um mangá que saiu em revista shoujo chamado Dawn Tsumetai Te, fala sobre a preste negra, só que nesse tem mais caractéristicas que pessoal julgam como da demografia shoujo, o que acho interessante pois mostra como a demografia é rica que poucos arriscam nela.
@danielfigueiredo1402
@danielfigueiredo1402 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Eu queria muito ler, mas acho que ele está sendo pouco comentado porque é caro, são 9 volumes e esgotou rápido os primeiros. Acho que a Panini deve repor no mercado, porém, acredito que seja uma obra que não vai atrair todo o público consumidor de mangá e deve ser absorvida lentamente. Até onde pude alcançar você deve ser o primeiro canal a explicar sem pudores moralistas do que se trata a obra. E na verdade Banana Fish acaba por ser um resgate histórico.
@dieles10
@dieles10 3 жыл бұрын
Eu estava com curiosidade pra ler esse mangá, mas sempre deixava pra lá por ter outras coisas, agora vou procurar ler. Acho interessante sim um vídeo sobre apelo sexual ou abusos sexuais na construção de narrativas e quando ou como utilizar, seria interessante ainda lincar com a sexualização de personagens infantis em animes e mangás, uma coisa bizarra e corriqueira.
@rafaelscatena7997
@rafaelscatena7997 3 жыл бұрын
O Batman do Zack Snider ia ser estuprado na cadeia... Ele é visionário
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Hahahaha
@mateusmartins7039
@mateusmartins7039 3 жыл бұрын
Tem a animação no streaming da Amazon, Ainda vou assistir pra ver se tem a mesma qualidade do mangá
@Pensadordosceus
@Pensadordosceus 3 жыл бұрын
Maneiro. Eu só n coleciono pq tem coisa na fila e os recursos são limitados.
@mwevanne
@mwevanne 3 жыл бұрын
Interessante. Eu deixo de ver muita HQ com BL por presumir que a maioria se foca no romance ou no slice of life... Essa daí com trama policial me deu curiosidade.
@jessieeee
@jessieeee 3 жыл бұрын
BL é um universo, tem obras de todos os tipos... certamente a maioria foca mais no romance, mesmo, mas tem muitas centradas em outros tipos de narrativa, em que o romance não é o ponto focal, vale a pena dar uma pesquisada pois tem bastante coisa boa nesse estilo. Mas, só para constar, como outra pessoa já comentou, Banana Fish teoricamente não é BL, visto que foi publicado numa revista shoujo :)
@diegorodrigues4311
@diegorodrigues4311 3 жыл бұрын
Em outros filmes que podemos ver a figura masculina sendo estuprada: Lawrence das Arábias, onde o elemento é apenas sugerido, e em "Imperdoáveis" onde o personagem do Gene Hackman chega por trás do personagem do Morgan Freeman, também preso. Quanto ao gibi, agora é tarde, esgotou os dois primeiros na Amazon já, mas vou ficar no radar para republicação.
@mbns
@mbns 3 жыл бұрын
Em Pulp Fiction também há uma cena de estupro masculino
@diegorodrigues4311
@diegorodrigues4311 3 жыл бұрын
@@mbns boa. Não lembrava.
@letrasetraços
@letrasetraços 3 жыл бұрын
É pouco comentado pq é caro pra dedeu!
@RolandoSMedeiros
@RolandoSMedeiros 3 жыл бұрын
Aqui no brasil não tem todos os volumes publicados, mas você tem que ler o mangá Eden do Endo Hiroki! Um sci-fi que pode ser lido como evangelho gnostico, aborda o trafico na américa do sul, questões existenciais e mais uma miriade de coisas. É para mim, um dos melhores de todos os tempos, e muito pouco falado!
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Eu acho foda mas, eu não consegui passar da parte do vírus inteligente, essa parte meio que me perdeu, cansou a leitura, mas do começo até o arco que o protagonista perde totalmente a inocência é um dos melhores mangás e um dos mais complexos Syfy, além de ser diversificado em povos desde os Norte Americanos, Indianos, japoneses menção ao Brasil e sexualidade. Além de fazer boas críticas que eu não vejo em tantas obras.
@RolandoSMedeiros
@RolandoSMedeiros 3 жыл бұрын
Sim, sim, essa é outra parte que também me agrada bastante: as diversas nacionalidades. Até a maneira em como ele desenha os personagens muda (apesar dele não ser muito bom desenhando pessoas, na minha opinião), só aquele primeiro capítulo de sei lá quantas páginas, com os pais do Elijah, já é incrível e aborda uma porção de coisas distintas, e subvertes as expectativas criadas ao longo da leitura, tudo isso em um único capítulo. Tu deveria voltar a ler, coloco Eden no mais alto patamar, e é um dos poucos desse tamanho que tem um final relativamente bom.
@RolandoSMedeiros
@RolandoSMedeiros 3 жыл бұрын
Ah e como disse, fazendo um paralelo com o video também, o Endo Hiroki aborda temas sexuais no geral de modo bastante interessante e sensato.
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho 3 жыл бұрын
Outro Mangá interessantíssimo.
@lolyalice4199
@lolyalice4199 3 жыл бұрын
Amei esse título de vídeo ahahaha
@VictorHugo-jg1xz
@VictorHugo-jg1xz 3 жыл бұрын
Gosto desse Mangá
@joaolcr
@joaolcr 3 жыл бұрын
Vale a pena assistir a animação?
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Eu não assisti! 😕
@NAO-rb9ec
@NAO-rb9ec 3 жыл бұрын
moço onde voce comprou o manga ?
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Banca!
@renatomirre
@renatomirre 3 жыл бұрын
No mangá Berserk também ocorre um estupro masculino e isso no mangá é um divisor de águas que o autor explora por um tempo e cria uma profundidade no protagonista que realmente muda a forma como vc vê as ações dele a partir dali, principalmente a relação dele com o sexo e seus “relacionamentos”!
@vagnersouza3722
@vagnersouza3722 3 жыл бұрын
Não chamou minha atenção... NEXT !!
@jorgegoncalves5916
@jorgegoncalves5916 3 жыл бұрын
Coisa de macho!🤣 Ótimo vídeo! Venha mais!!! Abraço!
@GBELCHIOR616
@GBELCHIOR616 3 жыл бұрын
O anime é bem ruim, o mangá eu não sei.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Discordo.
@suuhbee7131
@suuhbee7131 3 жыл бұрын
Discordo tbm, mas respeito tua opinião
@EvilPapagali666
@EvilPapagali666 3 жыл бұрын
@@suuhbee7131 o anime finaliza a historia do manga?
@hicthcock100
@hicthcock100 3 жыл бұрын
Vai rolar vídeo sobre o Suehiro Maruo?
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 жыл бұрын
Vai
A VIDA PASSOU E VOCÊ NÃO VIVEU... O que é o movimento Nouvelle Mangá?
18:15
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 53 М.
The selfish The Joker was taught a lesson by Officer Rabbit. #funny #supersiblings
00:12
Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:20
Leisi Crazy
Рет қаралды 51 МЛН
Life hack 😂 Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:17
Leisi Crazy
Рет қаралды 13 МЛН
Inside Out 2: ENVY & DISGUST STOLE JOY's DRINKS!!
00:32
AnythingAlexia
Рет қаралды 12 МЛН
QUAL SEU TIPO DE AMOR?
16:51
Replai
Рет қаралды 252 М.
DECADÊNCIA | Trabalhar com mangá não é fácil
13:34
Quadrinhos do Virtu
Рет қаралды 174
LIVROS QUE VOCÊS PRECISAM LER: minhas HQs favoritas!
21:20
Paola Aleksandra
Рет қаралды 16 М.
BANANA FISH: O QUE ACONTECEU 7 ANOS DEPOIS!?
23:47
Guto Nunes
Рет қаралды 105 М.
BATMAN NO BRASIL? Falta Mundo no projeto Batman O Mundo!
20:13
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 136 М.
VOCÊ ACREDITA NA CIÊNCIA? O horror gótico de ressuscitar os mortos!
19:35
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 57 М.
Shonen Jump’s Future
28:11
Mother's Basement
Рет қаралды 394 М.
A CULTURA OTAKU CRIA MONSTROS? O fim do humanismo de Inuyashiki
19:24
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 99 М.
The selfish The Joker was taught a lesson by Officer Rabbit. #funny #supersiblings
00:12