APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@zidervax Жыл бұрын
@@hugorodrigues7621 A1 ano atrás foi um vídeo sobre Samurai X e se era possível separar o autor de sua obra por conta do caso de pedofilia do autor, e nesse vídeo ele até que foi bem imparcial quanto a isso. E mesmo dizendo que parou de consumir conteúdos relacionados a Rurouni Kenshin (criador da obra) por questões pessoais, como a editora passar pano, agora parte do principio "E DAÍ" ala Bolsonaro para falar de racismo, vai entender....
@rayrichardartiaga1560 Жыл бұрын
Já queria uma colab entre vc e o Ora thiago 😊😊😊😊😊😊😊
@fabiomuruci813 Жыл бұрын
Parabéns pela firmeza de enfrentar questões polêmicas com independência de pensamento e qualidade nas leituras.
@florapolitis7902 Жыл бұрын
tem grupo no discord para os que se juntam ao canal?
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Conteúdo racista você encontra até nas HQs de Buck Rogers e de Flash Gordon dos anos 30 e 40 do século passado (a paranoia do "perigo amarelo", corporificada pelo Imperador Ming do planeta Mongo - e os invasores mongóis que ocuparam a América do Norte no ano 2419, nas histórias de Buck Rogers). E que dizer dos vilanescos marcianos negros de Edgar Rice Burroughs, em Os Deuses de Marte??
@m.g.p2487 Жыл бұрын
Até que enfim a manual está patrocinando um careca de verdade!! E espero que esse patrocínio traga não só um benefício financeiro para o canal, mais também para as madeixas do senhor Linck!!!😁😁😁
@TheSamuelDiniz Жыл бұрын
Ele tem o orgulho careca, não vai combater calvície
@ekalafabio Жыл бұрын
Adorei o patrocínio, mas sou da mesma opinião que o Linch. Não me imagino mais com cabelo.
@douglaslima4829 Жыл бұрын
Seria um ótimo marketing pra empresa se o linck ficasse cabeludo
@otavioschmidt3799 Жыл бұрын
Me sentindo representado
@boot2998 Жыл бұрын
@@douglaslima4829 aconteceu isso com o Lucas do refúgio cult, tinha umas entradassas e hoje tá cabeludo de novo.
@vitorcastro2674 Жыл бұрын
Na série da HBO, "Lovecraft Country" acontece essa mesma desconstrução, mas ainda mais profundamente, apontando os brancos como místicos e feiticeiros profanos e tendo negros como protagonistas. Isso tudo em pleno período de leis segregacionistas dos EUA. Quem ainda não viu, vale muito a pena.
@douglaslima4829 Жыл бұрын
O jogo bioshock 3 me lembra bastante lovercraft country em alguns aspectos
@vitorornelas4196 Жыл бұрын
É uma pena que essa série tenha sido cancelada.
@josevinicius6908 Жыл бұрын
É da Amazon né ?!
@themonho Жыл бұрын
@@josevinicius6908 HBO
@Wagner.fonseca Жыл бұрын
Tenho o livro, mas a série se torna bem diferente
@henriquesdj0 Жыл бұрын
O Clark também tem umas feições que lembram muito o próprio lovecraft... O prognatismo, o rosto alongado, etc.
@kadrashraikkonen Жыл бұрын
Exatamente
@leonardofrancisco5407 Жыл бұрын
Essa caracterização do Lovecraft em um personagem, também ocorre no quadrinho neonomicon, escrito por Alan Moore aliás.
@publicano777 Жыл бұрын
@@leonardofrancisco5407 e lá ele é tratado como muito provavelmente era, bastante simpático embora estranho.... mas soltando comentários xenofóbicos. É muito bizarro como ele fica amigo do protagonista e aí larga comentários preconceituosos contra as minorias as quais o protagonista pertence e esconde
@MrKimyongsan Жыл бұрын
Sim, ao meu ver é o próprio Lovecraft Sei nem pq o Linck não falou isso no vídeo
@giannixx Жыл бұрын
@@publicano777 Pois é, os problemas do Lovecraft vão mt além do racismo, ele só era particularmente racista até pro tempo dele, mas as causas são mais profundas. Acho engraçado que, ao mesmo tempo que ele dps casou com uma mulher judia, o nome do gato dele era "Nigger Man"
@nome3296 Жыл бұрын
Quem faz muito bem isso q vc fala no vídeo é o David Lynch naquele filme Eraserhead. Ele transforma em terror a paternidade, ter um filho, e se esse filho nascer com alguma deficiência, e precisar de cuidado, ele vira uma espécie de monstro para o protagonista.
@Wagner.fonseca Жыл бұрын
Nunca pensei no filme por esse.vies
@natanielfelipe Жыл бұрын
Eu amo esse filme, mas realmente o protagonista é muito mau com o bebê ☹️
@vpsiegmann Жыл бұрын
Essa história do Corben, muito mais do que "The Rats in the Wall", é uma adaptação do conto "The Shadow Over Innsmouth". Nesse conto, o protagonista visita uma cidade cuja população tem cara de peixe, sendo que essa fisionomia local é descrita com diversas alusões aos conceitos de inferioridade e degeneração genéticas, no típico estilo lovecraftiano. Os habitantes de Innsmouth também idolatram um deus monstruoso (o Cthulhu, no caso). Por fim, o conto culmina na revelação de que o protagonista partilha da mesma genética da população de Inssmouth, sendo também meio homem-peixe. Sua avó tinha nascido lá.
@riograndedosulball248 Жыл бұрын
Ele escreveu essa história depois de descobrir que a própria avó era Galesa kkkkkkkkkkkk
@RicardoReis_1981 Жыл бұрын
No caso o deus idolatrado era Dagon
@josevinicius6908 Жыл бұрын
@@riograndedosulball248 Sério ??
@vpsiegmann Жыл бұрын
@@RicardoReis_1981 Talvez Dagon seja a melhor opção pra se nomear. Mas ambos são citados. O povo da cidade segue a tal da Esoteric Order of Dagon, e é dito que os "deep ones" vão um dia tomar conta do mundo em tributo ao Cthulhu, sendo que o Dagon é às vezes referido como um "deep one" em paratextos e nerdices afins. Vai saber quem é o Pai, o Filho ou o Espírito Santo, mas, pra mim, sempre pareceu que é tipo Sagrada Ordem do Santo tal, e o deus maioral, em todo esse rolo marítimo, seria o Tutulo. Não que faça qualquer diferença.
@vpsiegmann Жыл бұрын
@@josevinicius6908 Que ele tinha laço sanguíneo galês, sim. Que isso o tenha inspirado a escrever Innsmouth, aí já é mais especulação que foi sendo aceita como verdade. Primeiro, que, quando escreveu o conto, ele já sabia dos antepassados há muito tempo. O Lovecraft tinha forte preconceito em relação aos povos celtas, e os galeses são um povo celta, mas a bronca do mentecapto era, na verdade, contra os irlandeses, especificamente. Contra galeses ele decerto não destilava ódio parecido, ou não teria idolatrado tanto o Arthur Machen.
@fernandocharchar3300 Жыл бұрын
Também me lembrou "A Sombra Sobre Insmouth", onde o protagonista termina por descobrir que faz parte da tribo dos homens-peixe...
@FabianaFerreira-h2j8 ай бұрын
Muito bom
@chackal7596 Жыл бұрын
Aparentemente, a história de Corben tem mais a ver com o conto "The Shadow over Innsmouth", trocando as feições anfíbias pelas de roedores. 🐟
@danielmendes4443 Жыл бұрын
Isso!
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Lovecraft tbm tinha fobia de criaturas marinhas, daí que muitos de seus "monstros" são inspirados na vida marinha: Cthulhu, Mi-Go, Antigos, Profundos.
@rafaelumdos7 Жыл бұрын
Poderia rolar vídeo mais longos, do tipo do Evangelion... Mas distrinchando autores, sua tragetória e principais obras!! Gosto demais das analógias e das tuas opiniões. Parabéns pelo trabalho!! Sou Sarjetense com orgulho!!
@Barbarian_2003 Жыл бұрын
Up
@m.g.p2487 Жыл бұрын
Ó Linck tem que fazer seus vídeos alguns PIRULAS de duração amais!!!
@Whinderssonune2 ай бұрын
Que eu saiba canibalismo causa prión q é uma doença bem feia e no mínimo estranho d se defende
@IcarisCloud9 ай бұрын
Vc me inspira tanto, não vejo a hora de conseguir ser membro e ter conexões mais diretas com vc! ❤️
@RodrigoMokepon Жыл бұрын
Tem um episódio de Looney Tunnes inspirado nesse conto dos ratos na parede. É o Gaguinho e o Frajola (agindo como se fosse um gato normal) indo se hospedar num hotel, mas lá tem um culto de ratos assassinos.
@BatmanCLT-p3j7 ай бұрын
Provavelmente o episódio do desenho foi baseado nisso
@Henrique_Henriques Жыл бұрын
Esse Ratão monstro me lembrou daquele "Urso" do filme ANIQUILAÇÃO, da Netflix. O filme tb trabalha com o conceito de terror cósmico, e é bem possivel que o "Urso" do filme tenha sido inspirado pelo monstro deste quadrinho.
@julianocs87 Жыл бұрын
Filmaço. Queira muito que tivessem adaptado a trilogia.
@Matadordefhannycopia123 Жыл бұрын
@@julianocs87 pera ai , o filme é baseado em outra obra ? Por que se tem livro ou hq dessa bagaça ai tenho que comprar urgentemente!
@julianocs87 Жыл бұрын
@@Matadordefhannycopia123 o filme é baseado no primeiro livro da trilogia. Os outros dois são Autoridade e Aceitação.
@Matadordefhannycopia123 Жыл бұрын
@@julianocs87 caracolhes ,cê sabe onde posso encontrar esses livros?
@carlaaparecidanascimentosi1289 Жыл бұрын
É difícil separar a obra do artista e aqui no Brasil temos um escritor que era racista e até hoje mesmo depois da morte é aclamado que é Monteiro Lobato.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Eu, particularmente, nunca tive problema em separar a obra do artista. (Problemático é que, nesses tempos pós-modernos de patrulhamento ideológico e do politicamente correto, a arte de escrever histórias tornou-se um verdadeiro campo minado; é virtualmente impossível escrever quase qualquer coisa sem correr o risco de ofender a suscetibilidade de alguém!) Não menos complicado é julgar os autores de épocas passadas, cujos valores eram outros, pelos nossos próprios valores contemporâneos.
@OliveiraFogo Жыл бұрын
@@carlosabraao4583 Não se trata de separar autor da obra, mas de entender e criticar as implicações que uma se encontra na outra. Acho muito triste pessoas ainda usando esse pseudoconceito de "politicamente correto" criado pelas extremas-direitas. Lovecraft e Lobato são aclamados de fato, embora os racismos em suas obras se manifestem de formas diferentes, além de que em Lobato, houve uma série de supressões de conteúdos racistas, principalmente em obras infantis.
@bexigah10 ай бұрын
@@carlosabraao4583 "É difícil separar a obra do artista" = é aquela pessoa mediana que assiste novela e fica com raiva do ator que interpreta o vilão
@henrique_seupai77069 ай бұрын
@@carlosabraao4583 primeiro que não há um valor em ser racista, logo não é simplesmente "os valores daquela época contra os valores contemporâneos", é: quem é rascista merece se foder (Ponto). Outra coisa, sim é possível separar a obra do autor, desde que tal obra não esteja impregnada com as ideias, nesse caso imbecis do autor. Autor escreve aquilo que pensa, que reflete, se junto a essa reflexão há manchas de rascismo automaticamente essa história tem traços ou é puramente rascista.
@mateusferreira79808 ай бұрын
@@OliveiraFogo 🤓👆
@Prissa825 ай бұрын
O problema do Lovecraft é que o racismo dele tá na história, o jeito como ele descreve nós, pessoas negras. Levei pro pessoal, não consegui ler, ofensivo demais
@HiAgainTheNameIsStillAyle2 ай бұрын
Não existem livros censurados?
@VVVVVeeector22333Ай бұрын
A verdade dói né
@HiAgainTheNameIsStillAyleАй бұрын
@@VVVVVeeector22333 ?????
@VVVVVeeector22333Ай бұрын
@@HiAgainTheNameIsStillAyle cope and seethe lil n
@HiAgainTheNameIsStillAyleАй бұрын
@@VVVVVeeector22333 Wow, tu é o que chamam de vira lata, né?
@Gabriel-bt7ix Жыл бұрын
Eu lembro de ter pesquisado sobre o Lovecraft e visto alguns comentários de que ele não só era racista mas tinha muito medo de verdade de pessoas de "raças não brancas". Lembro de ver isso claramente no conto do Terror de Argila.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Você deve estar se referindo à primeira parte do conto "clássico" O Chamado de Cthulhu (O Horror de Argila refere-se à escultura em baixo-relevo feita pelo artista e sonhador Henry Anthony Wilcox, uma representação do Grande Cthulhu). Não sei se ele tinha medo de ""raças"" não-brancas, até pode ser que sim (afinal, com quantas pessoas "não-brancas" teria ele convivido, em sua Providence natal, antes de se aventurar naquele efervescente caldeirão cultural e étnico que era Nova Iorque?). O elemento principal em seus contos de horror sempre foi o "mestiço" (mestiçofobia, portanto), quiçá pela ambivalência do mesmo (nem lá, nem cá), opinião, aliás, compartilhada tbm por supremacistas negros de seu tempo, como Marcus Garvey e Elijah Muhammad. Ironicamente, seu alter ego fictício, o sonhador Randolph Carter, não tinha nenhum problema em se aproximar e conviver, em suas aventuras extramundanas, não só com pessoas não-brancas, mas até com criaturas não-humanas, alienígenas, algumas delas bastante repulsivas (vide A Busca Onírica Por Kadath e Através dos Portões da Chave de Prata). Curioso, né? Randolph Carter era bem menos problemático do que o próprio Lovecraft rsrsrs.
@JonnataDoll Жыл бұрын
Dizem algumas pessoas que eram próximas dele e também o estilo dos últimos escritos dele nos diz , que no final da sua vida ele repensou várias posições dele. Percebam como eles coloca os indígenas no " sussuros da escuridão" totalmente diferente de como ele tratava os pretos e estrangeiros em "red Hook." Inclusive indico Susurros para quem quer conhecer o Lovercraft.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Randolph Carter, em À Procura de Kadath, demonstra simpatia pelos "bravos homens negros de Parg", escravizados pelas hediondas bestas lunares batraquioides e seus serviçais quase-humanos semelhantes a sátiros.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Só um reparo, o foco de O Horror em Red Hook não são os "pretos" (ou, para usar o termo politicamente correto, os afroamericanos) e sim os árabes e curdos, em particular a minoria yezidi do Curdistão, mal-afamados como "adoradores do diabo persas" (uma acusação tão antiga quanto injusta, mas NÃO foi Lovecraft quem a inventou). O Horror em Red Hook quase não faz menção de negros, exceto uma única vez, de passagem, e mesmo assim, totalmente irrelevante para o tema da história.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
Eu li Um Sussurro nas Trevas, e sim, as referências aos nativos americanos são muito mais objetivas e não carregadas de clichês racistas ("peles-vermelhas" etc), levando-se em conta o fato de ter sido escrito em 1930. Se o conto de terror Ele (1925) carrega tais clichês, como "peles-vermelhas", "diabos vermelhos", há que se lembrar de que são proferidos por um personagem que é um "fantasma"de fidalgo holandês do século XVII, a quem o narrador conhece.
@JonnataDoll Жыл бұрын
Verdade. Você tem razão .na minha memória ficou os pretos ( A comunidade legitima esse termo ) dito isso , não altera o que eu quis dizer sobre a visão dele com relação as minorias tenha mudado, nos seus últimos textos . Pelo menos é o que eu percebi.
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
@@JonnataDoll concordo plenamente com você. Até porque, para os anglo-americanos do tempo de Lovecraft, existiam os "brancos" e os "não-brancos" (ou "pessoas de cor"). Ainda sobre a mudança de atitude, leia, se possível, Nas Muralhas de Eryx, o último conto escrito por Lovecraft (1936). É uma guinada de 180 graus surpreendente! Se formos interpretar as criaturas dos contos e novelas lovecraftianos como metáforas ou alegorias para o "diferente" humano, chegamos à conclusão de que Lovecraft aprendeu uma ou duas coisas antes de morrer.
@explorandosegredosmisterios Жыл бұрын
Ótima análise. Um dos meus trabalhos favoritos de Corben é o quadrinho "A Casa do Fim do Mundo".
@cassiooliveira2697 Жыл бұрын
Brilhante Prof. Link. Outro conto de Lovecraft que expressa bem o racismo dele é "Horror em Red Hook", onde o desprezo pelos estrangeiros dá a tônica da narrativa, Excelente vídeo!
@carlosabraao4583 Жыл бұрын
No entanto, o líder espiritual da seita satanista não era nenhum estrangeiro, mas sim um erudito branco e de uma tradicional família anglo-holandesa da época colonial: Robert Suydam.
@joaopao34 Жыл бұрын
Pfv traga mais Lovecraft vai ser perfeito principalmente com o quão detalhado vcs conseguem ser em cada "review"/análise
@WyniciusRothstein Жыл бұрын
Video maravilhoso, Ale. Outro ponto interessante a ser abordado sobre o horror da obra do Lovecraft e o racismo é o estudo arquitetônico de suas obras, sejam elas pequenas cidades do interior americano ou grandes templos erguidos em homenagem aos deuses antigos. Todos esses locais carregam consigo estereótipos raciais e reflexos dos estudos antropológicos que predominavam no início do século XX. O racismo de Lovecraft não pode ser dissociado de sua pessoa, assim como de sua obra, tanto em relação aos personagens quanto aos cenários descritos. Lovecraft faleceu como um racista, porém, assim como muitos que viveram no pós-Segunda Guerra Mundial ou observando as atitudes de Hitler no poder da Alemanha(Lovecraft morreu antes da guerra começar, mas era atento ao que ocorria na Europa mesmo sem ter viajado para o continente), ele enfrentava conflitos internos que o levaram a repensar seus preconceitos (referindo-me especificamente à xenofobia contra irlandeses e asiáticos, e ao antissemitismo) no final de sua vida e esse conflito interno se deu devido a Alemanha nazista praticar atos tão abominaveis que mais se assemelhavam aos EUA da época do que se distanciavam. Ele se casou com uma judia, frequentou bares irlandeses e viveu por anos no Brooklyn, convivendo com a pobreza e outras comunidades. Essas experiências o fizeram repensar bastante, mas não foram suficientes para mudar sua essência. Assim, ele retornou a Providence, retomou a escrita e produziu suas grandes obras nos últimos anos de sua vida. Quanto às referências do material mencionado acima, deixo duas recomendações maravilhosas e altamente respeitadas, sobre as quais fiz vídeos em meu canal: "H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life", de Michel Houellebecq, e o incrível "I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft", no qual o autor/historiador (que é indiano) faz um estudo abrangente da vida passada de Lovecraft(origem da sua familia e o impacto do seu pai na sua vida), abordando todas as suas fases e explorando cartas que de outra forma não teríamos acesso, graças à sua interação com parentes da família Lovecraft e pessoas ligadas diretamente às editoras com as quais ele trabalhou. Essa biografia possui mais de 800 páginas e é um dos melhores trabalhos de pesquisa que eu já li. fun fact: Lovecraft era um tipo de feminista para a época, apoiava a publicação de mais mulheres em revistas pulp. Respondia e criticava as editoras por não abrirem espaço para autoras.
@evandrojgc Жыл бұрын
Bom, uma coisa não impede a outra, né. Hahah!
@Vanillier.Creations Жыл бұрын
ele tinha sérios problemas de cunho mental, não soube lidar com perdas próximas a ele e vivia atolado em ocultismo n@azi. eu não consumo obras diretamente dele, mas muitos se inspiram nele.
@WyniciusRothstein Жыл бұрын
@@evandrojgc de forma alguma, por isso fica mais como um fun fact mesmo uahua
@C2a3u7a9 Жыл бұрын
@@Vanillier.Creations Eu diria que os nazista que beberam da mesma fonte do ocultismo do Lovecraft, ele faz várias referencias óbvias (falando o nome mesmo) a Teosofia, um ramo do ocultismo europeu mega influente que mistura Cabala. Hermeticismo, paganismo e MUITO filosofia oriental (em especial o hinduísmo, muitos acadêmicos falam que foram eles que trouxeram as ideias de reencarnação, chakras para a Europa que depois serviu de base para o movimento new age!). Uma das vertentes da tesofia mais populares da época de HP foi a antroposofia, criada na Alemanha com um cunho altamente racista que serviu de base para as maluquices das partes mais esotéricas do partido nazista.
@allinecosta7293 Жыл бұрын
Isso mostra que somos muito mais complexos do que "wokes" querem nos fazer acreditar, com seus cancelamentos idiotas. A adaptação da serie "Lovecraft country" para a Tv demonstra bastante esse poder da arte.
@luaoliveira4515 Жыл бұрын
São pontos interessantes de lembrar que as pessoas só dizem "é impossível separar o autor da obra" quando descobrem que autor fez algo de errado, e que no resto das obras mal se importam com a conexão de autor e obra. E ha uma ingenuidade quase seletiva em se prender q Lovercraft para criticar essa atitude de antagonizar cultura dos outros, sendo que esse tipo de atitude sempre foi comum em filmes de terror, em pessoas viajarem para um local e encontrarem uma tribo do mal, para asia e encontar uma religião do mal, Para a África... Ate para Europa, buscando algo de assustador em crenças escandinavas. E sendo pelas massas Lovercraft um escritor mais conhecido que suas obras, muitas pessoas se quer teriam parado para ver o racismo dele se não tivessem visto alguém avisando.
@danielgeometron Жыл бұрын
Uma cena parecida acontece no filme do Tom Sawyer fos snos 60. Ele e os amigos ajudam um senhor negro que foi rouba6e espancado por um fazendeiro idio6. Eles o vestm como oriental e o apresentam como um rei indiano, e o fazendeiro o recebe com toda a pompa e sequer o reconhece. Muito legal!
@lucasmelo5677 Жыл бұрын
Ótima HQ, bastante reflexiva, e bem pesada no sentido que te faz pensar pelo olhar da vítima, senti falta tbm dessa conclusão que satisfizesse o senso de justiça do leitor, mas acredito que a realidade é de uma certa forma assim, as conclusões que temos para algumas coisas não nos satisfazem. Ótima resenha, espero que essa HQ seja mais falada. 👏
@Marujhin Жыл бұрын
Muito obrigado por criar esse canal. Por causa dele descobri que quadrinhos são muito mais que super heroi. Ainda bem pq eu sempre li turma da monica, sesinho e semelhantes, que não eram heróis e hoje já estou pensando em me presentear com um desses excelentes que vc trás dos vídeos :)
@gibabr50 Жыл бұрын
Finalmente falou de Richard Corben (obrigado)! Dois (da minha lista pessoal) que estão faltando: Mike Mignola e P. Craig Russell
@msantoferreira Жыл бұрын
Já que vc perguntou... Faz um vídeo sobre a biografia de Richard Corben! Uns dos meus artistas preferido e eu acho mais que merecido um espaço para ele neste canal. Eu sei que vc não é muito de comentar estética, mas no caso dele, a estética foi um dos pontos fortes e não pode ser ignorada. A sua arte marcaram o seu tempo entre 80's e 90's, uma época rica para o quadrinho underground e de fantasia. Lembramos tmb de Moebius, H.R. Giger, Hajime Sorayama, Enki Bilal, Milo Manara, Stefano Tamburini - Tanino Liberatore, Olivia De Berardinis, e Frank Frazetta que time foda!
@juliaronconi3801 Жыл бұрын
Tem o livro " a balada do blacktom" em que o autor, um homem preto que adora o terror cosmico escrito pelo lovecraft, se aventura pelo genero literario... fica a sugestao pra quem se interessar ❤
@samgweny Жыл бұрын
Não consigo encontrar palavras para descrever o quão incrível é o trabalho que esses autores trazem dentro do horror cósmico. Espero que os novos autores desta época possam fazer o mesmo com certos conceitos sociais da atualidade!
@DeusaCremosaNexus-9 Жыл бұрын
Por favor faça um vídeo sobre a sua coletânea de horror que comentou 4:08, sempre adorei esse tipo de obra.
@Clara1802 Жыл бұрын
Fale mais sobre Richard Corben e Lovecraft, sim. Por favor! 🙂 Se possível os quadrinhos do Alan Moore & Jacen Burrows: Providence e Neonomicon.
@matheusgarcia2825 Жыл бұрын
Esse é um ponto que sempre achei interessante nos contos dele. Tenho para mim que exiatem dois modos de ler Lovecraft. O primeiro é horror cósmico pelo horror cósmico. Ou seja: se olhar apenas as imagens de terror que ele criou, sem os conceitos por trás delas, o universo dele se ssustenta por si só". Um exempo pop, eu diria que é o proprio Stranger Things. Que fez sucesso se apoiando no mesmo bizarrismo deste tipo de universo, mas não é sustentado em eugenismo. A outra maneira, é ler seu horror cósmico, mas como sendo a visão de mundo dele, como um cara que tinha muitos, mas muitos problemas....
@Kaus_Australis Жыл бұрын
Sensei, peço encarecidamente que traga um vídeo falando sobre esses autores que já fizeram horror cósmico antes de H. P. Lovecraft
@jp4101 Жыл бұрын
Nossa seria muito bom porque NINGUEM fala deles na superficie
@Kaus_Australis Жыл бұрын
@@jp4101 sinceramente eu nem sabia que tinha, tipo, eu achei que o HPL tinha criado esse gênero... ingenuidade minha pelo visto
@jp4101 Жыл бұрын
@@Kaus_Australis todo do mundo credita a ele isso porque ele foi quem ficou famoso com isso, é igual acontece com conan
@NUCLEARDASH Жыл бұрын
@@jp4101 ele foi creditado não só por ter feito seu nome com isso, mas por ter feito estudos e basicamente dado o nome pra coisa ele mesmo. Não é muita gente que fala disso, mas o lovecraft tem alguns ensaios sobre o medo em si, da onde se atribui isso tudo. Agora...dos primeiros horrores cosmicos, o primeiro que me vem a mente é a própria bíblia mesmo. A descrição de anjos, de entidade e/ou coisas, são beemmmm "lovecraftianas" kkkk fora o conceito de deus, enfim.
@isaacsheu2282 Жыл бұрын
Recomendo Os Salgueiros de Algernon Blackwood e O Rei de Amarelo (Lovecraft se apropriou de alguns nomes daqui pro seu panteão de Horror Cósmico).
@daltonerd Жыл бұрын
Mais grande vídeos! A sua análise é completamente alinhada com o conceito do livro Território Lovecraft de Matt Ruff.
@ofabiovargas Жыл бұрын
Linck é tipo aquela figura paterna que nos conta histórias maneiras e reflexivas pra aliviar o dia. Só que versão professor e calvo.
@UNKNOWN-uz1tp Жыл бұрын
Pra mim ele tá mais para um Tio
@cartolajunior1220 Жыл бұрын
As análises e quadrinhos passados nesse canal são incríveis! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@MICHELDECERVANTES Жыл бұрын
A família do meu pai era de mestiços ibéricos, luso-espanhóis e a da minha mãe de negros, que também não lembravam mais suas raízes africanas, de tanta mistura. A minha certidão de nascimento, diz que eu sou branco; mas obviamente, o tabelião que fez o registro devia tá bêbado e se baseou no meu pai, que foi fazer o registro. Dos preconceitos que eu já vi amigos sofrerem e eu mesmo já sofri e achou terrível, o preconceito social é o mais ridículo e o mais sofrível; pois se o racismo étnico é baseado em um preconceito ignorante, o preconceito social é baseado no elitismo e na falta de caráter de uma sociedade INTEIRA; pois há pobre tendo nojo de pobre, por estar em uma situação que este considera "melhor economicamente" que a do outro.
@jp4101 Жыл бұрын
As raizes africanas foram apagadas durante a escrav1dão, quem escrav1zava fazia questão de apagar qualquer vestigio de passado ou comunidade que as pessoas tinham
@Caustico1984 Жыл бұрын
Então você é pardo
@gallarjo4288 Жыл бұрын
Genial essa análise de apropriar, transformar e reinventar algo bom mas com inspiração ruim em algo tão bom quanto mas com um objetivo crítico e sagaz.
@alternadose8125 Жыл бұрын
Por favor, faça um video falando sobre Corben e sua obra, seu trabalho é incrivel(o seu e o do artista)
@pietrogross Жыл бұрын
Falo por mim que eu adoraria um vídeo sobre o Corben. Acho que tem pouco material dele que saiu por aqui se formos parar pra pensar no tanto que ele produziu só de terror. Ótimo video como sempre. Parabéns.
@HiroKawaharaOficial Жыл бұрын
Linck, você acabou de definir a justificativa para eu usar terror cósmico no meu próximo quadrinho. Obrigado!
@jp4101 Жыл бұрын
Recomendo que assista lovecraft country e que tenha sempre em mente que essa tematica ê muito entranhada de racismo e por isso é nescessario ter cuidado constante para não refletir isso na obra criada
@lucachenko Жыл бұрын
@@jp4101 eu n consegui ver essa série, parece um filme pastelão da sessão da tarde.
@jp4101 Жыл бұрын
@@lucachenko talvez vc mude essa impressão se um dia decidir assistir ela
@lucachenko Жыл бұрын
@@jp4101 então, eu vi uns 3 ep e desisti
@jp4101 Жыл бұрын
@@lucachenko como toda boa historia de horror cosmico o começo é lento e vai escalando ao absurdo, ve o resto
@rodksb4124 Жыл бұрын
Acho fantástico as análises dessas obras, sempre pegando em pontos que passam despercebidos. Seria interessante mais casos sobre Lovecraft ou até do cara desse vídeo...
@pliniomedeiros3635 Жыл бұрын
É bem na linha de A Sombra de Innsmouth. O protagonista chega na cidade. As pessoas possuem uma aparência esquisita. Olhos esbugalhados. Ele começa a reparar isso. Até que um velho diz que ele parece com um bam-bam-bam da cidade que também tinhas estas feições.
@gabrieltxnog Жыл бұрын
Porta, muito feliz de ver esse vídeo com muita visualização. Excelente análise pra variar…
@rafaelvallew3 Жыл бұрын
Acho que seria legal ver mais vídeos sobre o Corben. Detalhe: Só eu que percebi ou o Clark é a cara do próprio Lovecraft?
@SamuelCaramell Жыл бұрын
Bom isso é propósital ja que o personagem é igual em quase td em aparência em seu comportamento racista e jeito de nariz empinado e igual o lovecraft ele descobre que ele não era 100% branco igual imaginou
@henriquegobbi4877 Жыл бұрын
O Leander Moura fez uma adaptação de Os Gatos de Ulthar muito bacana com essa inversão crítica do racismo.
@patriciabruschi4709 Жыл бұрын
Jerusalem's Lot, o conto do Stephen King, é obviamente inspirado em Ratos na Parede.
@vitoroliva2780 Жыл бұрын
Tiozão Alê, traga mais vídeos sobre trabalhos do Lovecraft e do Richard Corben. Ótimo vídeo!
@souandersen Жыл бұрын
Teu conteúdo é foda irmão, sou um ilustrador meia boca e essa parte textual não é meu forte, ter resumos e discussões sobre me ajuda a pirar e criar,obrigado ❤
@luciandepaula Жыл бұрын
Caramba Link, adorei as recomendações. Gosto do horror no Lovecraft, e foi muito bom saber de uma obra que trabalha em cima disso subvertendo e trabalhando o tema como denúncia Foi pra wishlist
@Wyktorriah3 Жыл бұрын
Pode sim fazer mais videos sobre a obra de Richard Corben que nós vai gostar!!!
@MarRecusable Жыл бұрын
Eu tinha chegado à uma conclusão parecida, mas em uma conversa sobre música. Obrigado QNS!!
@r0ckambole Жыл бұрын
Otimo video!!!! Obrigado por apresentar essa obra que talvez eu nunca teria contado se n fosse dessa forma.
@aguap0thavi046 Жыл бұрын
Coincidência vc fazer um vídeo sobre esse tema justo no dia que eu tava pesquisando sobre isso
@fabiorichterpelisoli4602 Жыл бұрын
Oi Linck, faz mais vídeos do Richard Corben, pois você disse que ele valeria um vídeo inteiro
@wolverine-bolado Жыл бұрын
Fantástico. Por favor, traga mais Corben e Lovecraft. Vou caçar esse Deus Rato pra ler, imaginando como pode ficar bom em uma adaptação de uma mini série.
@nosferatubr9753 Жыл бұрын
No livro Lovecraft Country, que deu origem à ótima série de mesmo nome, também há essa apropriação de HP voltada contra ele. Os personagens são negros e os brancos são sempre uma ameaça. Aliás o horror na série é sempre a presença e ação dos brancos. Nenhum monstro consegue ser tão terrível. Ah, e quero Corben. E mais Lovecraft.
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
A série é legal no primeiro episódio. O livro é maravilhoso, porque o vilão é uma ameaça pior porque ele se esconde em atitudes positivas para ajudar os principais, mas no final ele quer um poder maior que pode ameaçar o mundo, o livro além de colocar em cheque o racismo dos Estados Unidos, mostra que até pessoas positivas podem tirar proveito dessas situações horríveis e os personagens principais são muito bons.
@luizcpsilva1 Жыл бұрын
Assisti à série e estou no início do livro. Vale o comentário de que roteirista e produção da série são negros. Gostei muito da fotografia e da pesquisa histórica. Aliás, acredito que a série não foi adiante porque tocou em pontos polêmicos da história racista americana.
@venusbcarmesim27 Жыл бұрын
@@luizcpsilva1 Exatamente.
@Accelluter Жыл бұрын
é tipo num zumbicalipse, o pior não são os mortos, mas sim os vivos
@luaoliveira4515 Жыл бұрын
@MercurioMagiaté porque os personagens normalmente são sempre brancos
@stefan1120 Жыл бұрын
Parece haver alguma resistência aos trabalhos do Corben aqui no Brasil. A Mino lançou dois bons quadrinhos há poucos anos, mas parou por aí; pela Mythos saíram ótimas histórias do universo de Hellboy desenhadas por ele, mas ainda é pouco perto de tudo que ele produziu. Tomara que a Devir, assim como publicou um especial da Creepy pelo Bernie Wrightson, também traga o do Corben(e também Alex Toth, Steve Ditko...).
@hermitao9889 Жыл бұрын
Eu sempre percebi que as abstrações do horror de lovecraft tivessem uma forte ligação com a percepção social dele, o pavor de raças e civilizações diferentes foi o que impulsionou a criatividade paranóica dele, eu vi muito dele nos protagonistas relatados no vídeo... eu gosto da bestializaçao que as criaturas dele tem e da construção de mundo dele, mas os contos mais urbanos me dão uma repulsa tremenda de imaginar que possoas como ele podem me ver assim...
@ghost_kinggamer Жыл бұрын
Mas vêem, criam teorias mirabolantes, fazem escárnio, se você é deficiente, de etnia diferente, de estilo diferente, ou tem problemas mentais. Pode esperar, é assim que se comportam. A sociedade é extremamente metodista, não a espaço para nada que eles julguem anormal. Eu tenho meus próprios preconceitos, por exemplo não sou muito fã dos homo. Mas entendo completamente a perseguição que sofrem, pessoas com problemas mentais são vítimas de escárnio também
@pedro_oak_alexandre Жыл бұрын
Premissa de vídeo muito foda! Tô louco pra assistir.
@dokkalfae4632 Жыл бұрын
Seria interessante fazer um vídeo sobre a HQ de Hans Rodionoff, Enrique Breccia e Keith Giffen que foi relançada pela Comix Zone. Acho interessante que esse lado racista do autor foi justamente deixado de lado, embora seja uma HQ belíssima e com um argumento muito interessante.
@pedroborges61275 ай бұрын
Descobri esse canal há pouco tempo e gosto muito. Quando fala só de política, nem sempre, embora me faça refletir muito.
@olavocarvalho4356 Жыл бұрын
Corben é um artista pouca conhecido no Brasil. A obra mais famosa dele, Den, é desconhecida aqui. Ele é mais conhecido pela parceria com Brian Azzarello, nas histórias de Hellblazer, Hulk e Luke Cage.
@fernandofantasy Жыл бұрын
Falou em rato e Lovecraft só lembro do grito desesperado de Alexander Roivas no jogo Eternal Darkness (GameCube). "May the rats eat your eyes!" A frase que me causa arrepios ainda hoje, devido o desfecho do personagem.
@isadoraadami2673 Жыл бұрын
Particularmente eu sou do tipo de pessoa que aplica a ideia de "separar a obra do autor" um bom exemplo é o autor de samurai X, que foi preso por porte de p0rn0grafi@ infantil. Gostar de samurai X não significa que vc apoia ou defende o autor ou as coisas que ele faz.
@FabianaFerreira-h2j8 ай бұрын
Isso sempre foi necessário,a maioria dos artistas não passam de pessoas imperfeitas
@taiziosantos2846 Жыл бұрын
Cara!😮 por incrível que pareça, eu estou com esse livro aqui, mas não estava com muito ânimo para lê-lo mas depois de ver esse vídeo, vou ler ainda hoje
@alexsanderalvesdasilva6767 Жыл бұрын
Thanks!
@j.h.padilha2969 Жыл бұрын
Ótimo video! Impressão minha ou o Clark é a cara do próprio Lovecraft? Grande abraço!
@NetoD20 Жыл бұрын
Faz mais vídeo sobre Lovecraft e sobre Richard Corben, por favor!
@fabiomuruci813 Жыл бұрын
A correspondência do Lovecraft é incrível. Uma mistureba de misticismo, teorias raciais supremacistas, reflexões estéticas viajantes, drama pessoal psicótico. Adoraria que fosse traduzida. Bem traduzida se possível, o que nem sempre aconteceu com os contos.
@brunoblackoficiall Жыл бұрын
Achei teu canal agora, por sugestão do KZbin. Curti muito o conteúdo e como você traz essas reflexões muito pertinentes. Parabéns. Ganhou um inscrito.
@YolandaBoaventura Жыл бұрын
Me lembrei daquela ótima série Lovecraft Country.
@giordano7061 Жыл бұрын
13:00 eu acho (se n me engano vi em algum lugar) que os gatos n atacam ratos que n se assustam com gatos pq é uma maneira de n se infectar com a raiva. Pq os ratos com o vírus perdem o medo dos gatos e revidam, aí os gatos foram identificando que n fazia bem se alimentar de ratos que revidam.
@lujhin7610 Жыл бұрын
Gostei muito do vídeo e das discussões que vc aborda sempre nas minhas aulas de português no IFBA estou citando seu canal e vc
@raissaferreira1101 Жыл бұрын
Que vídeo incrível!!!! Mais vídeos do gênero, por favorzinho ❤❤❤
@matheusfreitassk8837 Жыл бұрын
Cara, tô bem curioso com essas coletânea de terror, faz um vídeo se der
@ruanmenezes6126 Жыл бұрын
Saquear devia ser a base de qualquer consumidor de cultura. Saber se apropriar daquilo que há de bom em qualquer meio de cultura, pelo menos na minha visão, é o que precisa sempre ser feito. Se eu não me engano esse é um conceito meio q “oficializado” na arte nacional né, com o movimento antropofágico que se eu não me engano é da semana de arte moderna. Enfim, vídeo bom pra krl macho, e pow, kde essas pérolas do corben por aqui? A única coisa dele q tenho aqui fácil pra ler é as coisas q ele fez com o hellboy
@mjfilho33 Жыл бұрын
Fazer covers de música gringa pros nossos ritmos também conta como antropofagia?
@JhonataPactio Жыл бұрын
Acho que o QNS fez um vídeo justamente sobre antropofagia na arte Brasileira. É um tema que volta e meia permeia os vídeos aqui e eu acho muito dahora
Foi o Que fizeram com a Serie Lovecraft country, os temas lovecraftnianos atualmente só funcionam dessa maneira, dando ênfase e critica a essência racista do autor. excelente video.
@AL0981000 Жыл бұрын
Uma coisa interessante que isso se aplica a percepção das pessoas sobre o Machado de Assis, mesmo sendo mulato de pele escura, os figurões o consideravam branco.
@Caustico1984 Жыл бұрын
Ele era pardo
@lucasjustino4297 Жыл бұрын
Por favor, fale mais do Richard Corben! Quem sabe, assim, alguém pública as HQs dele por aqui!
@rayanweslley5634 Жыл бұрын
Graças a vc tou curtindo esse tipo de horror. Parabéns vc me cativou. +1 inscrito
@agenciainnovaremultimidia1285 Жыл бұрын
Põe favor, fale mais sobre obras do Corben! Duas obras bem legais dele são a adaptação de "A casa do limiar" de William Hope Hodgson e claro, Banner!, um quadrinho foda do Hulk que inspirou o filme de 2003.
@echo3-171 Жыл бұрын
Acho que os contos do lovecraft são um tiro no seu próprio pé. As histórias dele são sempre de um aristocrata q se acha melhor que os outros por conta de sua etnia, derrepente esse aristocrata descobre algo horrível e percebe o quão insignificante ele é. A mensagem acidental que ele passa em seus contos é que todo mundo está no mesmo barco.
@felipejose8834 Жыл бұрын
Esse pensamento é muito anti ciência pqp, cara os aristocratas NO MUNDO REAL ONDE EU E VOCÊ EXISTE, não ficam disputando pra ver quem tem a rola maior, no mundo real todos esses caras se conhecem, os inimigos deles são os trabalhadores igual eu e você, os únicos otários que ficam brigando pra ver quem é melhor é justamente a classe trabalhadora.
@أسامةبنليد Жыл бұрын
"Sempre"? Já está exagerando. Estou lendo um dos livros dele, e não há personagens com "complexo de superioridade" numa boa parte, como em "cão de caça", "depoimento de randolph carter" e "Dagon". Mas sim, há alguns contos onde o racismo é bem nítido, como no conto de "Herbert West: Reanimator", em que, numa parte, os protagonistas encontram um "lutador de rua" pra usar em seus experimentos, e o descrevem como um gorila.
@echo3-171 Жыл бұрын
@@أسامةبنليد ah cara n é sempre mas tem bastante ss, um exemplo disso é a música de erich zann. O cara fala com o nariz todo empinado q ele estuda na Miskatonic University.
@juniorsanches8066 Жыл бұрын
O grande ponto do Lovecraft em suas histórias é que TODOS os seres humanos são insignifcantes. Não é acidental, ele sabia muito bem o que estava escrevendo.
@GorilaBubonico Жыл бұрын
Mas a premissa do lovecraft é literalmente o "todos são insignificantes" por isso que em suas obras, tudo e todos são variaveis, O Wilbur do "Horror de Dunwich" é um exemplo da mistura que o torna o "principal" junto do o anfitrião da "A casa suspensa na nevoa" que claramente descritos como "pessoas morenas" elas não são "inferiores"
@hugocafasso Жыл бұрын
Provando que a arte, muitas vezes, transcende o artista.
@magodigobio2625 Жыл бұрын
faça mais vídeos de Lovecraft, mesmo ele, um autor problemático tem que diferenciar a obra do autor
@vandersondossantos4344 Жыл бұрын
Nunca tinha pensado em uma explicação como essa sobre o lovecraft, mas, faz bastante sentido ver os contos dele como algo escrito por alguém que tinha medo do diferente e projetava todo aquele terror ao ver algo desconhecido. Se prestar atenção na narrativa dele, é sempre sobre alguém que descobre algo estranho e trata a novidade como se fosse a coisa mais horrível do mundo, sem saber nada sobre a criatura, ou o que for, como a pessoa de senso comum que acha que todo morador de favela é bandido. Mesmo assim, li somente o chamado de chthulhu e não achei grande coisa, mesmo a criatura que dá nome à obra não parece merecer o crédito que dão a ela, para mim é só um amontoado de preconceito. Horror cósmico de verdade era o velho testamento, com todas aquelas pragas, dilúvio, etc, todos mandados por um ser onipotente, se essas histórias fossem adaptadas pela ótica das vítimas, daí sim passaria aqueles sentimentos que o lovecraft descrevia em suas obras.
@arthurandrade536 Жыл бұрын
Realmente o chamado é um conto mais fraco dele, principalmente pq é muito curto, mas se pegar outros destaca mais o "terror" sinceramente n sinto medo em ver livros e quadrinhos de terror, é mais admiração na escrita/criação, não q eu admiro o racismo, Herbert West: Reanimator ou Montanha da loucura, q original várias obras principalmente The thing, o meu filme de terror favorito e pelo oq eu vejo, pelo menos já escutei muito isso, uns dos filmes de terror favorito de muita gente, desculpa se tiver algum erro de português
@vandersondossantos4344 Жыл бұрын
@@arthurandrade536 pois é, talvez não sentir mais medo de coisas fictícias me deixe menos impressionável com obras de terror. Mas, sobre os filmes inspirados no lovecraft, por exemplo, The Thing, a diferença é que o filme te dá uma boa noção do risco que a coisa representa, uma criatura assassina que pode ser qualquer um, todos desconfiam de todos e tal, nos livros dele, a gente tem que acreditar que o bicho é perigoso porque ele está dizendo. Acho que meio que teve um movimento para tornar o lovecraft modinha para vender coisas inspiradas nas obras dele, o que fez com que as pessoas superestimassem ele. O próprio Juinji Ito, não tenho certeza de como se escreve, escreve mangás de horror cósmico, que eu só ouvi falar, mas pelo que vi ele consegue criar o horror cósmico com uma coisa incompreensível, mas dando motivos para o leitor acreditar no perigo, como também acontece em The Thing.
@nathanschmidt6429 Жыл бұрын
ótimo vídeo professor! A narrativa desta hq me lembrou bastante o mangá ode to kihirito de Osamu Tezuka, que vale a pena dar uma olhada também!
@dokkalfae4632 Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Concordo que esse é o caminho, não é razoável queimar ou destruir os livros que foram concebidos por autores intolerantes, mas justamente aprender com suas obras. Apropriando-de delas para justamente combater ou desconstruir o ódio e preconceito.
@the8hoshi927 Жыл бұрын
Mds o video foi sobre a relacao do autor e obra e como opiniões do autor moldam a obra, e o povo nos comentários querendo separar obra e autor
@bellane4478 Жыл бұрын
Infelizmente essa gente nunca vai aprender isso
@brunoprosaiko5542 Жыл бұрын
Corben nunca é demais. Adoraria ver mais vídeos sobre a obra dele.
@YolandaBoaventura Жыл бұрын
Faz mais vídeos sobre quadrinhos do gênero terror.
@Beatrizbia-nv2hb7 ай бұрын
meu nome é lucas simões da silva, estou escrevendo um livro sobre horror cosmico, eu quero algum dia terminar ele e publicar ele, entao eu vou virar racista pra escrever bem! muito obrigado quadrinhos na sarjeta!
@tretozo Жыл бұрын
A regra é: está no Twitter?! Porque se não está na mídias sociais enchendo o saco, fica muito mais fácil lidar com esses autores problemáticos.
@josephfox9076 Жыл бұрын
O interessante é a pantera Negra que aparece primeiro, ele indo para o seu "lar de origem" sem saber, e no finalzinho quando ela salva ele (quando ele assume sua negretude ele é salvo). Um atento que a pantera Negra não e típica do norte das Américas.
@robsonsantana4161 Жыл бұрын
O Maurício de Souza é racista , mas isso é um problema pra vários canais de quadrinhos no BR? Não.
@NickFixHC Жыл бұрын
Maurício de Souza é racista?
@luisqueiroz4907 Жыл бұрын
@@robsonsantana4161 tu tem que ser um verme em pele humana pra dizer que o mauricio é racista , até mes passado tu não devia nem saber o que é black face , e tu nem conhece o cara pessoalmente pra dizer isso.
@mateusscrespin2974 Жыл бұрын
Onde que Maurício de Souza é racista? Ele usava estereótipos de negros comuns na época, mas nunca demonstrou atitudes racistas de fato, como Lovecraft que literalmente equiparava um negro com um macaco
@robsonsantana4161 Жыл бұрын
@@mateusscrespin2974 então você tá dizendo que se todo mundo for racista e o Maurício adotar um comportamento racista isso retira a responsabilidade dele sobre seus atos? O cara só propagação o errado pro país inteiro, pq deixa eu te lembrar uma coisa, Black face era errado na época que foi criado e quando o Maurício replicou já era piada velha.
@dagobertosantosdeoliveira95466 ай бұрын
@@robsonsantana4161se ele continuasse sendo racistas nas obras dele atuais, eu concordaria contigo, mas ele já se retratou. Ele não põem mais personagens negros estereotipados nem faz conteúdo racista, e criou uma nova personagem negra.
@IcarisCloud9 ай бұрын
FALA MAIS DE HORROR CÓSMICO E DO AUTOR PFVR
@rogerioaparecidopiassa5171 Жыл бұрын
Um exemplo ótimo de subversão do racismo do Lovecraft se encontra no livro " Território Lovecraft". A história utiliza de elementos lovecraftianos para questionar se o maior horror é o cósmico ou o racismo bem real. Vale assistir a minissérie homônima da HBO.
@JhonnySlv Жыл бұрын
Compreendo, só que no meu caso, eu realmente não consigo consumir, me gera um desconforto triste, é mto complicado explicar, tenho uma vida limitada, dinheiro limitado e decidi não gastar esse limite com esses autores. Quem tanka, é isso, vida que segue, mas eu passo longe e ta tudo bem. Ótimo que surjam obras desta forma que inverte os polos e escancara nossos problemas sociais, lerei elas, mas evitarei as de autores racistas, pq são coisas que realmente me deixam tristes. Sendo de família preta, vivenciando esses problemas, é uma agulha que fura em um lugar sem cura. Dói real.
@alemdomisterio Жыл бұрын
Não há negação dos negros, ha negação dos mestiços, incluisive por parte dos negros.
@danilotudisco Жыл бұрын
Aproveitando q nesse vídeo tu falou sobre a revista heavy metal (sim eu sei q já falou em outros vídeos) vc podia falar sobre Harald Stricker, o Android, artista brasileiro (já falecido) que além de fazer coisas para a heavy metal teve seu último trabalho publicado pela nerdbooks o “independência ou mortos”
@m.g.p2487 Жыл бұрын
Eu sou o primeiro a dar like é comentar algo aqui,o careca tem que me agradecer muito por isso!!!😁😁😁
@QuadrinhosNaSarjeta Жыл бұрын
NÃO
@m.g.p2487 Жыл бұрын
@@QuadrinhosNaSarjeta Obrigado por esse "NÃO"!!!😁😁😁