Video informativo e legal,(se eu nao conhecesse PBTA iria atrás).obrigado por mais um vídeo.
@conceptarthur4 ай бұрын
Um dos meus sistemas favoritos também! Oque eu mais gosto são os movimentos envolvendo conhecimento: tem níveis de sucesso e o resultado sempre joga pro jogador contribuir. Incrível!
@MestreDigital4 ай бұрын
Sim, gosto disso também.
@bobabv4 ай бұрын
Não sou muito fã de PBTA porque prefiro jogos mais gamistas. Porém, já narrei Dungeon World e até hoje uso a filosofia de PBTA pra criar as histórias e reduzir o tempo de preparação.
@guslrp4 ай бұрын
Seu canal é muito bom. Gosto bastante do PBtA também. Acho que funciona MUITO pra jogos de terror e um pouco menos pra jogos de ação. Alias, faltou comentar o City of Mist. Se você não conhece, recomendo. É tipo Once Upon a Time só que bom. Pessoas que descobrem ser portais pra qualquer mito (thor, odin, chapeuzinho vermelho, energia do big bang, espirito aventureiro que leva pessoas a explorar o mundo) ou o que mais o jogador inventar.
@MestreDigital4 ай бұрын
Dá uma olhada no vídeo na descrição do PBTA Action Movie World, eu tenho até jogo gravado dele. É um PBTA de ação. Conheço City of Misty, mas não sou fã da rolagem com tags dele. Ele se afastou muito da rolagem clássica do PBTA. Porém, o cenário do City of Misty é muito incrível.
@guslrp4 ай бұрын
@@MestreDigital é. o sistema de tags dele não é dos melhores mesmo. eu faço umas adaptações pra fluir melhor a jogatina rs. vou procurar esse que você falou e já já comento lá.. abração mano.
@MestreDigital4 ай бұрын
@@guslrp Que adaptações você fez?
@guslrp4 ай бұрын
@@MestreDigital mano, eu nem pensei muito. talvez agora que vc me indicou, eu acabe pensando em uma adaptação de outro PBtA. Mas pra combate eu só considerava que um "vilão grande" tem 6 de vida e um minion 2 ou 3. as vezes eu coloco um rótulo de armadura ou algo assim pra diminuir o dano. e ai funciona igual um ataque normal.. só que ao invés de um movimento de ataque com poder 2, gerar 2 rotulos por exemplo que o jogador ia criar "dedinho do pé encravado" e "machucado no rosto" os dois rotulos servem pra causar dano. primeiro absorvido pela armadura, o resto passa. os jogadores podem fazer movimento pra tentar quebrar a armadura do oponente também. seguindo as regras normais de "virar o jogo". mas só. não foi nada pensado muito evoluído. só pra me facilitar fazer uns combates interessantes.
@MestreDigital4 ай бұрын
Interessante.
@HugoMonteiro864 ай бұрын
Tenho muita vontade de conhecer esse sistema, vou tentar experimentar o Dungeon World! Seu vídeo me animou mais!
@MestreDigital4 ай бұрын
Já joguei é legal o Dungeon World, eu recomendo até a expansão que tem um monte de classes extras. Link: benkrosenbloom.itch.io/incomplete-adventurer Mas, o Dungeon World ele se afastou um tanto do PBTA clássico, ele tem pontos de vida, dano, evolução como uma classe de DnD. Se quiser uma fantasia medieval mais similar ao PbtA eu recomendo o Fantasy World ou Fellowship. Tem vídeo sobre o Fantasy World na descrição do vídeo.
@douglasbaiense4 ай бұрын
Os PBTAs são ótimas opções para quem cansou de combate tático, e quer uma coisa mais narrativa e com mais suporte para contar boas histórias
@MestreDigital4 ай бұрын
Exatamente
@guthierrefaria4 ай бұрын
PBTA é muito bom pra quem gosta de improvisar. O sistema favorece a criatividade. Eu particularmente joguei Sombras Urbanas e vou narrar agora O Kult: Divindade Perdida. Em questão de preparação, eu não faço nada. Só preciso pensar em como responder as perguntas que são geradas pelos jogadores, mantendo a imersão do tema do jogo. Para mestres é muito mais simples, pra jogadores é muito mais livre. Eu parei de jogar D&D depois que conheci esse sistema.
@MestreDigital4 ай бұрын
Kult é muito legal!
@tocadohawke4 ай бұрын
Eu fiquei um pouco confuso pq as premissas desse sistema são justamente, até onde eu entendo, as premissas de qualquer jogo de RPG.
@MestreDigital4 ай бұрын
Vou tentar dar um exemplo. Você está jogando DnD e pede para um personagem fazer um teste de Persuasão. Se o personagem falhar, o efeito é ele não conseguiu persuadir. Isso como padrão, cada mestre dá uma abordagem. Agora, em um PBTA, se você tentar persuadir e falhar, você gera uma grande modificação na narrativa. Exemplos: o rei se enfurece e manda prender todo mundo; o prefeito te expulsa da cidade e você não é mais bem-vindo. E tem as outras coisas, facilidade, orientação a narrativa, baixo custo, cenários únicos, etc. Tem uma lista na descrição do vídeo.
@veredaquest4 ай бұрын
Eu acho Pbta bem cansativo para o mestre e eu acho que ele funciona bem para mestres que já sabem improvisar, para novatos acredito ser mais difícil. Mas concordei com os pontos que você levantou.
@MestreDigital4 ай бұрын
Sim, ele pode ser cansativo, improvisar tudo o tempo todo. Mas, já ouvi de dois mestres diferentes que vale a pena aprender RPG com pbta e depois jogar outro por que você ganha o jogo de cintura.
@veredaquest4 ай бұрын
@@MestreDigital sem dúvidas, para mim ele foi um upgrade na minha mestragem.
@wilber2564 ай бұрын
Para exercitar tem que treinar, acho válido para qualquer mestre expandir seus conhecimentos, narrar algumas partidas de PBTA, pode mudar seu estilo em outros jogos, mas tudo bem encontrar onde sabe brilhar, e ficar confortável, no fim o objetivo é o mesmo contar uma história divertida que vai de quem narra para quem joga.
@brum95_4 ай бұрын
Muito bom
@gadadofrifairi86894 ай бұрын
opa mestre, boa noite! poderia me dar um help? Eu fiz backup dos meus mundos, arquivos, sistemas e modulos, porém, quando fui organizar e botar os arquivos no foundry, parece que há algum erro e eles aparecem agora como arquivos .json e .bak, ja ocorreu com voce algo do genero?
@MestreDigital4 ай бұрын
Não. Manda um print no servidor do Discord Brasil que é mais fácil de entender
@gadadofrifairi86894 ай бұрын
@@MestreDigital poderia me enviar o link do servidor, por favor?
@MestreDigital4 ай бұрын
discord.gg/XNC86FBnQ2
@chrysburguerstudios4 ай бұрын
Qual o melhor para iniciantes na sua opinião?
@MestreDigital4 ай бұрын
A maioria dos pbtas é bem amigável, mas alguns são mais fáceis e estão gratuitos em português. Monstro da semana é muito amigável e está grátis para baixar: monstrodasemana.wordpress.com/downloads/ Mas, tem outros como fantasy world e os que coloquei na lista na descrição desse vídeo.
@drowmetal4 ай бұрын
Mestre, tenho duas perguntas pra ti: Como se compara esse Fantasy World com o Dungeon World? Eu li o Dungeon World e foi uma leitura que incrementou muito minha habilidade de mestrar em outros RPGs, mas nunca realmente mestrei DW. E a segunda: Como o sistema é no Foundry?
@MestreDigital4 ай бұрын
Na descrição do vídeo tem um vídeo que fala sobre o Fantasy World, lá você acha o link para pegar ele. Mas, eu traduzi o Fantasy World para o Foundry VTT, e você pode pegar de graça o módulo. O dungeon world está muito bom no Foundry, pode usar sem problema.
@drowmetal4 ай бұрын
@@MestreDigital Massa!
@henriquekuro45444 ай бұрын
Eu tenho uma dúvida, na verdade é mais um pedido de orientação, eu gosto muito desse sistema, inclusive tive uma campanha muito interessante jogando Sombras Urbanas, porém eu tenho uma grande dificuldade de achar o sistema "caótico" demais com relação a histórias ou campanhas. Quando joguei Sombras Urbanas minha abordagem não foi criar uma campanha, e sim fazer um grupo de OneShots que deu muito certo, mas eu não planejei nada de história, só criamos os personagens e fomos embora. No futuro tentei um jogo com uma história mais "condensada" eu tinha pensamentos de cenas que poderiam acontecer, de um vilão específico e tudo mais, porém como o jogo era muito aberto e os jogadores ficaram levemente perdidos o jogo não ia pra frente, a história ficava em um loop de situações dramáticas que não levavam a lugar nenhum. Daí a questão, será que realmente foi falta de preparo da minha parte de não levar o jogo onde ele precisava ir, ou foi erro da minha parte achar que o jogo tinha que ir para aquele caminho, sendo que a magia real do PbtA está no caos de nem mesmo o mestre saber pra onde a história vai? Eu sempre fico com isso na cabeça, e sempre descarto esse sistema quando penso numa campanha mais longa, por medo dela se perder :S
@MestreDigital4 ай бұрын
Eu passei por situações semelhantes. PbtA você tem que aceitar que não vai conseguir fazer os jogadores seguir seus planos exatamente. Mas, você pode ter um esboço do cenário e manter os personagens orientados. Alguns pbta dão dicas boas. Exemplos: - adicionar as cenas um elemento que lembre o arco principal -- (Masks) quando joguei masks havia um vilão que sempre se manifestava durante as cenas dramáticas dos personagens, ele lembrava constantemente que havia um perigo maior que deveria ser tratado. As vezes ele só aparecia observando e às vezes ele realizava alguma ação para manter os personagens focados. Isso ajudava os personagens a voltarem a atenção para ele - Ter o grupo com um objetivo comum. -- (Monstro da Semana) o monstro da semana já coloca os jogadores em uma missão: matar o monstro. Isso ajuda eles a ficarem focados no que deve ser feito e periodicamente algo acontece para dar um senso de urgência para o trabalhos. - usar as falhas para relembrar do objetivo maior -- (Fantasy World) Você deixa as cenas dramáticas acontecerem e então quando os personagens fizerem um teste e falharem você usa a falha para manifestar o seu arco principal de alguma forma enfática. No Fantasy World toda vez que um jogador falha você pode não fazer nada e acumular um ponto em um relógio de seis partes, quando esse relógio é cheio você pode fazer algo grande acontecer. Eu tenho atualmente um relógio que está 5/6, assim que esse relógio completar 6 eu vou sequestrar um dos personagens para um arco que envolve o personagem no arco principal. Cada PBTA tem um objetivo e deixar claro esse objetivo ajuda a você ter uma história se desenvolve.
@henriquekuro45444 ай бұрын
@@MestreDigital Bacana, a ideia do Fantasy World parece muito boa, vou tentar dar uma nova chance ao sistema, pq ele é muito bom de fato, só me falta algo pra clicar com ele hehe Muito Obrigado!
@MestreDigital4 ай бұрын
Conforme vai passando por PBTAs você pega dicas boas em cada um deles que depois consegue aproveitar em qualquer jogo que quiser.
@guslrp4 ай бұрын
mano, eu acho que depende do mestre. embora o sistema em si dê liberdade pros jogadores influenciarem muito, dá pra fazer uma história que conduza a onde vc quer. eu vou citar o meu queridinho de novo. City of Mist. ele funciona como um RPG Noir tipo "law e order" os jogadores vão a um lugar, encontram pistas. essas pistas podem levar por exemplo pra boate ou pro cais. os jogadores escolhem pra qual ir. mas o mestre já tem ambas as cenas criadas. e no final, tanto ir pelo cais quanto pela boate, vão dar dicas, de forma diferente, de onde o vilão está escondido por exemplo. Então os jogadores sentem que tiveram a liberdade que queriam, mas a história foi pra onde o mestre quis. O livro chama de "iceberg" essa criação de cenas que conduzem ao mesmo lugar e basta criar poucas cenas e vc já tem uma sessão bem bacana.
@henriquekuro45444 ай бұрын
@@guslrp É faz sentido, talvez como eu tinha um planejamento comum na cabeça talvez o que eu fiz tenha ficado ruim pra forma do jogo, que é bem diferente do convencional, talvez seja isso que quebrou minhas pernas