QUEM É A MÃE DE TODAS AS DOENÇAS? O prazer na dor segundo Dylan Dog

  Рет қаралды 82,064

Quadrinhos na Sarjeta

Quadrinhos na Sarjeta

Жыл бұрын

DYLAN DOG MATER MORBI é uma história de Dylan Dog, personagem da Bonelli Editore. Com roteiro de Roberto Recchioni e arte de Massimo Carnevale, essa história causou polêmica em 2016 por trazer uma abordagem bastante controversa e inusitada sobre a dor e a doença. Comento nesse vídeo a narrativa gráfica de MATER MORBI, seus temas e polêmicas.
Edição: Cauby Monteiro
APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me/quadrinhosnasa...
Twitter: / linck_alexandre
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academia.edu/Alexandre...
#tumor #doença #prazer #dor #câncer #dylandog

Пікірлер: 276
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta Жыл бұрын
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
@SR.M3875
@SR.M3875 Жыл бұрын
Eu já sofri duas vezes pedra de rim, isso me traumatizou de um jeito...só quem sofreu sabe, mas graças a essas dores que dei mais valor na minha vida, enfim bebam água gente.
@silvioitf1
@silvioitf1 Жыл бұрын
Quando fiquei internado passei por cirurgia, eu não vi nenhum rosto familiar durante a minha longa estadia no hospital e claro também fui descartado do meu emprego obviamente, o que me levou a refletir, não importa quantos amigos você tenha, ou se sua família te ama ou não, se você tem um emprego bom ou ganha muito dinheiro, no final das contas estamos sempre sozinhos, adoecer é um processo solitário assim como a própria morte, quem não passou por isso não compreende inteiramente. Eu pensava que ao invés de sentir dores constantes eu poderia estar conquistando o mundo (coisa que mesmo são nunca faria). Como sempre o conteúdo é excepcional!
@icekilmer
@icekilmer Жыл бұрын
"A doença tira a tua identidade primeiro, depois a sua dignidade e no fim a sua vida." É muito foda isso, primeiro você vira o número de quarto e leito, o não ter controle do corpo é real, de tempos em tempos tem sempre um exame, uma coleta e ser privado das coisas mais básicas como autonomia pra ir ao banheiro ou um banho viram luxo... é uma experiencia difícil, mas a gente só consegue suportar quando abraçamos todo essa solidão.
@MsValdenor
@MsValdenor Жыл бұрын
Perdi o meu pai faz pouco mais de uma semana e essa alienação era bem visivel nele, meu pai que sempre foi um cara super ativo e disposto de uma hora para outra dependia dos outros para fazer tudo e ele sequer percebia a passagem do tempo
@guilhermesantiagolimasanti1196
@guilhermesantiagolimasanti1196 Жыл бұрын
Nunca vou superar o fato de que eu perdi essa HQ com 75% de desconto porque minha professora terminou a aula tarde e eu não vi a notificação do grupo de descontos do CV
@mrTakaranomuro
@mrTakaranomuro Жыл бұрын
Perdi minha tia pro câncer a alguns meses. Esse vídeo foi muito bom para refletir.👍
@Gibizinho
@Gibizinho Жыл бұрын
Dylan Dog é sensacional e essa é a maior obra do personagem! Quando ele diz que as pessoas até curtem a morte, mas odeiam a doença é DEMAIS! Baita análise!
@nilsonvicentedasilva8387
@nilsonvicentedasilva8387 Жыл бұрын
Dormiu no Hospital de 1¹ na Europa, acordou no SUS no Brasil!
@hundo.4165
@hundo.4165
Bixo mas esse quadrinho me pegou de jeito!! Tive arrepios por vários momentos, eu sou estudante de medicina e me fudi com os estudos faz alguns dias pq fiquei muito doente. Quando ela disse que o médicos são aliados da dor eu te juro que tive uma crisis existencial, eu nunca tinha pensado nisso
@bakunindumetal
@bakunindumetal Жыл бұрын
Linck quando vc vai falar de Despossuídos da Ursula K. Le Guin?
@enemystandu296
@enemystandu296 Жыл бұрын
A dignidade também é perdida a partir do momento em que a pessoa doente se torna totalmente dependente de outros, não tem espaço pra arrogância nem vaidade mais, digo isso pois vi meu avô que mesmo com 80 anos aguentava sair no sol quente e andar distancias que eu com 19 anos ficava cansado, falecer de cancer no inicio do ano passado com 86, em poucos meses ele ficou totalmente dependente e sem o vigor que tinha antes, enfim.
@saraisabel2998
@saraisabel2998 Жыл бұрын
A doença tira a tua identidade primeiro, depois a sua dignidade e no fim a sua vida.
@PH775
@PH775 Жыл бұрын
Concordo Linck, tbm passei umas ~2 semanas internado num hospital, a nossa visão da muitas coisas muda muito, a gente perde a noção do tempo etc
@GustavoSilva-tn1ql
@GustavoSilva-tn1ql Жыл бұрын
Caralho maluco, que historia maneira!
@gabs355
@gabs355 Жыл бұрын
Achei muito interessante sua análise, não conhecia esse quadrinho. Eu tenho transtorno bipolar e trato há alguns anos mas com o tratamento nunca me senti estável o suficiente, como os médicos gostam de falar que vou ficar. E com isso passo muito tempo alterando medicação e aí vem os efeitos colaterais que me faz pensar que as vezes o tratamento pode ser mais sofrido do que a doença em si.
@ANomadeCosmica
@ANomadeCosmica Жыл бұрын
CA-RA-CA! É por reflexões como essa (e, obviamente, experiências próprias) que mudei de curso e sigo há anos pesquisando violações de direitos cometidas dentro de hospitais, do mais insalubre ao mais luxuoso. É um soco a cada leitura e parágrafo escrito, mas vale a pena cada linha pra fazer essa realidade chegar a mais e mais pessoas e quem sabe erradicar certos "procedimentos padrão".
@pororocaelvis
@pororocaelvis Жыл бұрын
Lembrei de um curto episódio de Sandman onde um jovem poeta tem um encontro com "Desejo" e em seguida escreve algo sobre "adorar ser machucado por quem ele ama"...
@irisladislau
@irisladislau Жыл бұрын
Incrível. Uma vez li um ensaio da Virginia Woolf, chamado "Sobre estar doente", que ela fala justamente que, sendo a doença tão presente na nossa vida, mas ao mesmo tempo algo tão complexo e ambíguo, deveria haver obras inteiras dedicadas a esse tema. Foi uma das leituras mais interessantes que tive da Woolf e desde então fiquei querendo mesmo conhecer obras que tivessem esse tema como principal. Achei a ideia de Mater Morbi fantástica. E isso sobre a perda da identidade é algo que sempre senti no estar doente, mas nunca tinha conseguido explicar ou dar nome. Adorei o vídeo, já se tornou um dos meus preferidos do canal!
@tulio829
@tulio829 Жыл бұрын
"A doença nos ama. Uns, mais do que os outros..."
VOCÊ ACREDITA NA CIÊNCIA? O horror gótico de ressuscitar os mortos!
19:35
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 55 М.
O MELHOR QUADRINHO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS? A magia do Diomedes de Mutarelli
25:05
50 YouTubers Fight For $1,000,000
41:27
MrBeast
Рет қаралды 200 МЛН
Who has won ?? 😀 #shortvideo #lizzyisaeva
00:24
Lizzy Isaeva
Рет қаралды 66 МЛН
ЧУТЬ НЕ УТОНУЛ #shorts
00:27
Паша Осадчий
Рет қаралды 9 МЛН
A onda TRUE CRIME, o prazer feminino e o caso Julia Kendall
16:44
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 66 М.
O MUNDO É MELHOR COM RELIGIÃO? Convertendo um ateu com A Música de Marie
22:14
ALAN MOORE É UM HIPÓCRITA?
13:00
Ala 42
Рет қаралды 1,7 М.
DYLAN DOG - As HISTÓRIAS do OMNIBUS
15:58
Batatinha Comics 🍟
Рет қаралды 1,9 М.
O QUE É TERROR ANTROPOLÓGICO? Sacrifícios humanos, xenofobia e Sergio Toppi
16:03
NINGUÉM É DE FERRO! Tony Stark proletário e viciado em bebida
19:18
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 81 М.
A VERDADE SOBRE O VAMPIRO JAPONÊS! A triste vida dos burakumin
15:43
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 70 М.
INC3LISMO, VÍCIO EM P*RNO, MULHERES OBJETO! Por que CHOBITS é insuportável?
33:32