30 de outubro de 2021. Li "Os Irmãos Kamárazov" em 2017 e tou vendo este vídeo pela centésima vez. Também recomendo o ENTREVISTÃO do Paulo Bezerra, que devo ter visto umas sete mil e quinhentas vezes. Bate aqui, galera!
@jaxavi3r2 ай бұрын
Aula extraordinária!
@Drs703 жыл бұрын
livro que gostaria de compreender durante minha vida.
@gustavoalbernaz90273 жыл бұрын
2021. Acabei de ler o livro e estou ouvindo essa AULA!
@AlessandraFerreira-xm4ei3 жыл бұрын
Idem
@marcelorakarpoprock2 жыл бұрын
Tbem!!
@sergioeliasdias97102 жыл бұрын
vendo agora esta aula. Terminei o livro há seis meses. Sensacional! Ambos: livro e aula.
@ulissesribeiro52782 жыл бұрын
Gracinha, gato e culto. Beijão.
@marcoscesar39462 жыл бұрын
Estou lendo o livro. A aula é espetacular. Parabéns e obrigado!
@taniamatheus19283 жыл бұрын
Professor Flávio Vassoler, excelente trabalho. Maravilhoso.
@biancaribeiro77782 жыл бұрын
Parabéns ao apresentador. Super preparado e conhecer do tema também, expões questões importantes para o dinamismo do diálogo. E o Vassoler é sem palavras, de uma excelência. Adorei 😻😻😻
@douglaswegner2 жыл бұрын
Excelente reflexão! Quem ainda está lendo o livro, não assista agora. Termine a leitura e então assista ao vídeo.
@lucascastrorodrigues21532 жыл бұрын
Obrigado pela mensagem. Volto após terminar a leitura. rss
@wildsleymathias24323 жыл бұрын
O livro melhorou exponencialmente após essa discussão, ao meu ver. Uma grande história que nos instiga de forma assombrosa. Dostoiévsky era exímio em sua escrita e estou ávido em mergulhar em outras de suas obras. E, claro, fica também o elogio ao Ricardo Vassoler, que fala sobre autor e obra com propriedade e domínio ímpar. Também já pesquisarei por mais conteúdos dele.
@joaopaulosr53612 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/aHOkhH-rfNiqZsU
@nubiamartinelli73863 жыл бұрын
Estou lendo em 2021 em pleno recolhimento prolongado. Obrigada por tanto esclarecimento! Surpreendentemente vou terminá-lo em menos de 20 dias.
@analuizacortez6484 Жыл бұрын
Fenomenal!
@fabianamartins5854 жыл бұрын
Perfeitamente explicitado! Parabéns.
@carloseduardoferreira53463 жыл бұрын
Espetacular entrevista! Que rica! Obrigado.
@deboraveruska88023 жыл бұрын
Meu Deus! Que clareza se deu em minha mente. O Prof Flávio é fantástico 🤩 eu gosto muito de Dostoiévski, ao mesmo tempo venho de uma família com práticas Budistas e eu ficava tentando encaixar Jesus, Budismo, a ortodoxia do Dosto, o carma e simplesmente eu não conseguia criar uma relação 😭 Essa explicação do Flávio será um marco na minha vida enquanto leitora de Dostoiévski e praticante do Budismo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@joaopaulosr53612 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/aHOkhH-rfNiqZsU
@joaopaulosr53612 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/aHOkhH-rfNiqZsU
@mariadelourdesmarinho24424 жыл бұрын
PARABENS Excepcional esse encontro Estimulou reflexões bem abrangentes Gostaria de assistir outros encontros
@rosimaryferreiralima23482 жыл бұрын
show!
@dherleyh3 жыл бұрын
Maravilha essa aula do implícito ao explícito 👍👍😵🙃😵🙃🤑😇😈😇😈😇😈
@altairtomas26473 жыл бұрын
O homem não viverá somente de pão mas também de conhecimento de Deus. Infelizmente, o homem erra quando se preocupa em alcançar apenas o conhecimento dos homens. E aqueles que trabalhas apenas pelo pão serão os mais miseráveis dos homens. Portanto, ocupem-se também em crescer na graça e no conhecimento. Muito bacana as reflexões, bem como a paixão vista em Ricardo Vassoler. Deus abençoe a todos
@cristinabarbieri57993 жыл бұрын
Gratidão!!! Aula excelente.
@BarrocoMobilia-gw3vb6 ай бұрын
2024 ainda estamos a ver essa entrevista
@lumacavarzan93865 жыл бұрын
Uma aula! Parabéns!!!
@jhm60654 жыл бұрын
Vendo em 28 de Julho de 2020
@marcellolobo23827 жыл бұрын
Excelente entrevista.
@joaogustavobosco8150 Жыл бұрын
Forçada de barra nervosa do maravilhoso Vassoler sobre Ivan Karamazov, mas, ainda, assim, a conversa é sensacional. Parabéns aos envolvidos.
@idelidomingues4 жыл бұрын
Excelentes reflexões!
@wellingtonbrognolifranco38816 ай бұрын
Top!🎉😊
@jorgesilva85084 жыл бұрын
Excelente aula!
@angelaperezfranco37813 жыл бұрын
Excelente!
@ulissesribeiro52782 жыл бұрын
Ele não nega Deus, mas sim seus atributos. Dai, vem uma abordagem calcada no carma, com toda uma valoração Kardequiana. Dostoiévsky trata em sua obras de valores universais, uma capa comum a toda á humanidade. Parabéns Professor Flávio, como sempre brilhante. Obrigado.
@deboraveruska88023 жыл бұрын
Desculpe por comentar toda hora, mas é que eu estou fascinada por suas colocações. :) Qdo vc coloca o fato de, se Jesus é um ser divino e perfeito, pq então ele passa por tentações como se fosse um humano? Mas daí é que está o maior ato de misericórdia e de doação que Jesus pode ter feito. Imagina só, vc ser um Deus perfeito, amoroso e evoluído e se sujeitar a vir aqui para a terra, densa, doente e raivosa. Vir aqui para ensinar e ser traído! Ensinar o amor, o perdão e a “justiça”.
@kleberoliveirasantos49703 жыл бұрын
Fantástico
@claucoelho2 жыл бұрын
❤❤❤❤
@joelgauss51792 жыл бұрын
Ausgezeichnet. превосходно.
@mariadelourdesmarinho24424 жыл бұрын
Posso não concordar no campo das ideias,mas sua aula e exposição sao excelentes Parabens Prof Flavio
@angelaperezfranco37813 жыл бұрын
Adorei. Leve e fluido.
@deboraveruska88023 жыл бұрын
Fiquei querendo a continuação dessa conversa. Queria mto te ouvir sobre o diálogo do Ivan com o Diabo e sobre o fato do Ivan ter “enlouquecido”
@andreychagas38303 жыл бұрын
👌🏽👏🏽👏🏽
@luciaferrazcardoso9922 жыл бұрын
Há quatro anos Quanta Informação!
@danimartins48564 жыл бұрын
🥰⚘🙏
@mariadela-salletemotasimoe96083 жыл бұрын
Dostoiévski é UNIVERSAL 🙏🙏🙏🙏
@marcellolobo23827 жыл бұрын
Ricardo Vassoler, boa noite. Há alguma maneira de você enviar a mim o ensaio que você escreveu para a revista Cult? Grato.
@alexya23212 жыл бұрын
9:37
@maxrodrigues96513 жыл бұрын
Bom conhecer um filósofo que conhece a Bíblia e não fala sobre religião de forma preconceituosa.
@joaopaulosr53612 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/aHOkhH-rfNiqZsU
@cbsmusicasolidaria7173 жыл бұрын
Quando o entrevistado introduz o Espiritismo na análise do pensamento do Iva, muita coisa se esclarece.
@ulissesguerra14714 жыл бұрын
Analisando as afirmações deste professor em paralelo com a biografia de Dostoiévsk e o contexto sóciopolítico de sua época, chega-se a conclusão que , apesar da eloquência e retórica do Vassoler (que impressionou uma certa parcela), se "escarafuncharmos" suas palavras, notaremos que ele transmite idéias e crenças subjetivas acerca da vida e obra do autor. Não é preciso um título de doutorado, visitar os lugares onde o autor andou e lê-lo no original para desenvolver interpretações próprias; isso qualquer pessoa faz. O que se percebe é que Flávio Ricardo Vassoler, ao imbricar Dostoiévsk sob a ótica do kardecismo e do socialismo (como ele admite em outra palestra), está tentando se promover acadêmicamente. Não que eu discorde de tudo que ele diz, pois Dostoiévski era uma alma torturada e contraditória e transitava entre vários pontos de vista em toda sua obra. Todo autor põe um pouco de si em sua obra, isso é óbvio. Dostoiévsk se envolveu com o círculo de Petratchevsk na juventude, movimento de idéias mais socialistas, e se converteu a religião e a monarquia russas. Dostoiévsk transmitia essa polifônia através de seus personagens o que confere interpretações diversas acerca de seus livros; e assim será até o fim dos tempos. Não se pode com certeza polarizar politicamente Dostoiévsk. Ele discutia os dois lados da moeda.Inclusive religiosamente. Este professor dá a entender que sua obra foi profundamente influênciada pelo kardecismo, mas ele esqueceu de dizer que Dostoiévsk se opôs ao espiritismo. Ao analisar o capítulo "A Revolta" de Os Irmãos Karamázov, qualquer um pode notar que não há referências ao kardecismo, nem explícita nem implícitamente. Ivan Karamázov até insinua que a criança não existe mais, "e se não há imortalidade da alma o perdão de fato nunca existiu". O que Vassoler faz é uma tentativa de responder a Ivan com base no espiritismo kardecista, a uma pergunta que Ivan não faz. Não tenho nada contra o Vassoler, acho-o um ótimo orador mas, a partir do momento em que ele transmite interpretações próprias com uma certa pretensão, aí meu instinto analítico me força a discordar.
@rodolfoeliezer13464 жыл бұрын
Mt boa crítica
@SuperSuhai4 жыл бұрын
ulisses guerra Boa crítica
@kadukronbauer10824 жыл бұрын
É uma boa crítica
@gilbertojunior24734 жыл бұрын
Cara, que rica observação!!! 👍
@flaviamariaschlee41123 жыл бұрын
6
@giannetrezza3326 Жыл бұрын
Vassoler e Loducca, a discussão de vocês sobre o Cristo no Grande Inquisidor enfatizou Cristo como DEUS encarnado ignorando que Ele se despiu do poder de Sua Divindade assumindo a condição de servo (cf Filipenses 2:3-8). Portanto Ele abriu mão de todo o poder como Filho Encarnado em Sua vida terrestre, tendo feito maravilhas, milagres apenas por consentimento do Pai. A tentação no deserto foi no sentido de levá-lo a manifestar Sua Divindade de forma autônoma e por fim de fazê-lo aceitar a barganha com o diabo. Segundo a Teologia Cristã Jesus foi tentado como o segundo Adão neste sentido de ser levado a agir independentemente da ou contra a vontade de DEUS e não caiu. Embora nascido como ente santo, e a despeito de ter Sua pessoa integralmente a natureza Divina como homem que também era 100% poderia ter sido vencido por satã e pecar. Mas não pecou, o que Lhe permitiu redimir o pecador, ao morrer como inocente em seu lugar, isso se o ser humano se arrependesse de seus pecados e se permitisse ser transformado à imagem Dele de Cristo pela comunhão com DEUS (pelo conhecimento de Sua Vontade em Sua Palavra, obediência e pela Oração).
@thaiscristinecerqueira95523 жыл бұрын
Pvt barril aí
@armandoribeiro918 Жыл бұрын
E esquerda brincando de filosofia......
@vitorcamposlino3 жыл бұрын
Esse entrevistador é ruim e muito enfadonho
@cleydsonbacha47766 жыл бұрын
este professor é completamente desvairado! embrenhou toda sua crença em uma obra de ficção! é uma lástima!
@lainlifestyle57905 жыл бұрын
Fale isso para os psicanalistas.
@alvaroalchaar5 жыл бұрын
A vida imita a arte
@ivaldotenoriodevasconcelos94835 жыл бұрын
grandes pensadores, filósofos, psicólogos e psicanalistas "embrenharam" sua obra através da ficção e criaram grandes obras que hoje são eternas e muitas vezes inquestionáveis, Cleydson
@rauljunior70094 жыл бұрын
Antônio Cândido afirma que uma das funções da literatura é a reflexão a realidade. A História da Humanidade é feita da banalização do mal. Toda obra de ficção tem um pé na realidade. E ele é um estudioso da literatura russa, e de Dostoiévski.
@rodolfoeliezer13464 жыл бұрын
Esse aí votou no Bolsonaro
@vivicamatta62733 жыл бұрын
Jeito pedante de falar. Só ele no Brasil c essa forma de falar Dostoiévski 😒
@ulissesribeiro52782 жыл бұрын
Náo é pedantismo, o Prof. Doutor Flávio é fluente em vários idiomas, entre eles o russo, língua que é fluente.Só usa quem pode, quem não pode, só inveja né....rsrsrsrs.