Apoie nosso catarse do livro "A Religião na MPB": www.catarse.me/livro_a_religiao_na_mpb
3 күн бұрын
Só apoio se tiver uma música minha kkkkkk...brincadeira, já apoiei. Boa sorte!!
@inka6633 күн бұрын
Do Grego KRYPTON (OCULTO) MNESIS (MEMÓRIA) CRIPTOMNÉSIA
@Thiago-Andrade-843 күн бұрын
Ele NÃO CONFIRMOU o plágio. Ele fez um laudo técnico comparando as músicas que será analisado pelo juiz do caso. Este sim, decidirá se é ou não plágio.
@pedrobonadio110 сағат бұрын
Acho que é exatamente esse o ponto... os processos de plágio na música pop não têm se atido somente à melodia e sim à combinação de todos os elementos musicais. Nesse caso, há muita semelhança: 1 - Progressão harmônica igual; 2 - Ritmo harmônico (o tempo que fica em cada acorde) igual; 3 - Ritmo e andamento muito semelhante; 4 - Estrutura melódica em período (formato de melodia consiste em duas frases, uma que suspende e outra conclusiva) 5 - Ritmo da melodia com estrutura e síncopas muito semelhantes.... é uma combinação de elementos muito próxima. A melodia em si não é idêntica, nota a nota... mas estruturalmente é semelhante, por isso é possível tocar as duas músicas simultaneamente. Podemos fazer uma analogia com letra: Se eu escrever: "Mirem-se no exemplo Daqueles homens de Esparta Lutam por suas esposas Mães e filhas de Esparta" Seria plágio? As palavras não são as mesmas, mas a ideia e a estrutura é semelhante... Penso que é a mesma coisa com as melodias da música da Adelle e do Toninho Geraes. Não são exatamente as mesmas notas, mas a estrutura e a intenção dos movimentos e dos intervalos é a mesma. Isso em cima de uma base harmônica, ritmo harmônico, ritmo, andamento iguais.... aí é difícil não pensar em plágio
@MrGarccia3 күн бұрын
28:37 mas é isso que interessa em um parecer de um perito. Vc não necessariamente precisa conhecer o direito, vc precisa dar um parecer técnico, sobre o assunto, seja edificações, normas de segurança no trabalho, ou laudo sobre plágio, vc precisa conhecer a norma tecnica. Isso vem de um cantor/advogado (sem carteirada aqui, só pra dar um contexto)
@juniocoelho4 күн бұрын
@CanalMusicalia, sobre a função do perito ele não faz defesa, quem faz isso é o advogado. A função é justamente emitir um laudo técnico.
@lstech41153 күн бұрын
RAFAEL TEM VIÉS POLÍTICO E POR QUEM SER O BENEFICIADO É DA ESFERA IDEOLÓGICA DELE, DEU PARECER CONTAMINADO.
@burraldoКүн бұрын
eu gostaria muito de poder ler esse laudo técnico do Rafael.
@LucianoBracci4 күн бұрын
Mestre, embora ele tenha sido contratado pela defesa, ele tem o nome dele em jogo, é um músico formado e renomado. Ele foi contratado para dar um laudo técnico e não para simplesmente acusar o plágio. A maior jurisprudência que temos é o plágio do Rod Stewart que foi comprovado e pago. Porém, foi um plágio extremamente bem feito e mascarado, melodias que não são 100% idênticas. Se há indícios, vale sim ir a julgamento.
@filipipauli3 күн бұрын
Não vejo essa propriedade nesse músico pra falar profundamente dessa questão. Me soa sempre muito razo, pouco argumentativo..
@villas-boas3 күн бұрын
@@filipipaulinão precisa ser especialista para afirmar que não é plágio, pois não é mesmo. Qualquer pessoa que sabe o que é um pentagrama sabe disso.
@claudioneves69573 күн бұрын
@@filipipauliSe tu não vê, eu acho que seja mais porque tu não tá enxergando e não porque não existe. Além disso como tu diz que ele é razo e pouco argumentativo se o vídeo inteiro é basicamente ele argumentando e comentando o caso?
@isaacalves1782Күн бұрын
@@villas-boasMano é muito palpiteiro pra discordar de um cara estudado e foda. Vem a mente o meme do ninja com Bambam: Você que é foda!!! 😂😂😂😂
@MatheusVocalEspecialista3 күн бұрын
12:25 ele quis dizer que quando o fragmento melodico nao corresponde a mesma nota está no mesmo campo harmonico ou similar, pois sabemos que se houve intenção de plagio isso foi muito bem mascarado
@Marabiza3 күн бұрын
Eu acho que em 13:00 o Bittencourt tava falando sobre notas da harmonia, acredito que ele estivesse falando sobre estar uma terça ou quinta acima
@Bomemnova3 күн бұрын
Também acho, ele estava falando da mesma nota sendo tocada na harmonia, não uma nota no campo harmônico.
@luixoluixo3 күн бұрын
é possível tocar notas que não pertencem ao acorde, as tensões disponíveis, e existem notas de passagem, inclusive fora da tonalidade principal da música, como em apojaturas. uma música ainda pode ter múltiplas tonalidades, mas isso acontece em música erudita, como em Stravinsky, e às vezes em king crimson, naquelas guitarras esquisitas do Fripp. as notas da melodia sempre, necessariamente, vão se sustentar no campo harmônico, as notas de passagem são só isso, de passagem. é possível mudar a tonalidade, é possível ainda, estando em uma tonalidade maior, se pegar acordes e notas emprestadas de tonalidades menores. espero que a confusão ajude a esclarecer.
@emerson.lagarto3 күн бұрын
Exatamente. Notas fora dos campos harmônicos são usadas em propósitos e situações específicos e não de qqer maneira.
@burraldoКүн бұрын
Ambas as músicas não chegam nesse nível. O trecho da música do Toninho Gerais se resume a 3ª do acorde se prolongando e se tornado 7ª do acorde seguinte, e esta 7ª por sua vez se resolve na 3ª do proximo acorde e por aí vai até chegar a cadência.... ou seja, criatividade zero nesse trecho.
@boicerqueira2 күн бұрын
Cara, que vídeo bacana! Preciso escutar a canção gringa com mais critério, pra dar uma certeza, mas os trechos mencionados tem sim grande semelhança. Até onde conheço, na nossa legislação não importa se houve ou não intenção pra comprovar um plágio. Outra coisa, a Adele não é autora da segunda obra, e sim intérprete. Falamos nela pra manter a referência musical. Sobre o Rafa assinar o laudo, acho super apropriado. Pra analisar a música precisa, ao menos ser compositor, e ele é, dos bons, por sinal. Vamos aguardar o final do processo.
@hanscamaleone29244 күн бұрын
Vamos resumir. Agora que sabemos quem deu o laudo, precisamos ser cuidadosos com nossas criticas. Foi o Rafael Bittencour galera, o cara é mó gente boa, um excelente músico, compositor e merece nosso respeito. Dito isso, nenhuma ginastica retórica é capaz de mudar a realidade, não foi plágio. Dizer o contrario é terraplanismo musical. Desculpa quem discorda, de verdade, mas é o que é.
@villas-boas3 күн бұрын
O mais engraçado é que a própria versão brasileira pegou base de outras melodias, mas disso ninguém fala.
@fakeball89053 күн бұрын
Burro
@burraldo3 күн бұрын
Rapaz, o Rafael é fera demais, porém ele foi contratado pra encontrar "cabelo em ovo". Ele já entrou nessa com um viés de confirmação em troca de uma boa grana no bolso. "Quando o dinheiro fala, a verdade cala".
@hanscamaleone29242 күн бұрын
@ pois é
@hanscamaleone29242 күн бұрын
@ Então, não julgo
@MrGarccia3 күн бұрын
12:57 Juscelino, o Rafael não falou direito e vc consequentemente não absorveu, mas acredito que quando ele fala de a mesma nota da melodia que se encontra na harmonia, acredito que ele fale de notas que compõe acordes da harmonia em questão.
@michelcarnio3 күн бұрын
Eu até entendo quem se pergunta da música yesterday when I was young porque há muita semelhança de "desenho", mas essa é uma caída harmônica que me parece relativamente comum. O que me pega mais nesse caso é "o canto" da Adele, a melodia, que lembra muitíssimo as mulheres - embora não seja 100% idêntico. Enfim. Bom quem está aprendendo a tocar violão, vai ganhar um 3 em 1.
@aristides92383 күн бұрын
Oi Juscelino, o livro sairá tb no formato e-book?
@CanalMusicalia3 күн бұрын
Somente físico, acredito eu.
@noliveira15023 күн бұрын
O que precisaria ter na música da Adele pra que ela fosse considerada plágio? Teria que ter a mesma letra? Teria que ter a mesma sequência de acorde durante toda a música? Teria que ter a mesma duração?
@maestrospolzino3 күн бұрын
A resposta é subjetiva. Esse que é o problema. Em termos técnicos, a situação só seria indiscutível se as melodias fossem exatamente iguais (o que não são). Pelo fato das duas músicas serem "substancialmente similares", é difícil dizer, com propriedade, onde termina a "inspiração" e onde começa o "plágio". A resposta para essa questão nunca é objetiva.
@marcusviniciusvalle90953 күн бұрын
Sou totalmente leigo no assunto, apenas como ouvinte, as músicas me parecem bastante semelhantes. Meu questionamento é, se esse nível de semelhança não caracteriza plágio, o que de fato seria?? Precisa ser algo objetivo. Vi alguns canais defendendo q não seria plágio usando esse argumento de que música "tal" também parece bastante e que foram feitas até antes que a música mulheres. Eu considero esse argumento bem irrelevante. É perfeitamente possível que a música mulheres é a q tenha sido plagiada e não às outras q parecem com ela. Pra ser considerado plágio, não acho correto q o critério usado seja que apenas a música "tal" seja parecida. Por fim, pra mim é perfeitamente plausível que o plágio de forma intencional ou não, não vá copiar ipsis litteris toda a canção copiada. Se foi intencional é natural mudar algumas coisas para disfarçar ou usar até como defesa e se foi de forma não intencional, é natural q algo diferencie às canções....
@ElenAraújo-e3l3 күн бұрын
Geeente, livro do Juscelino. Claro que vou colaborar. Precisamos disso. Maravilha!!! Sucesso. 🎉
@CanalMusicalia3 күн бұрын
Obrigado, que alegria saber que você vai apoiar! 🥹
@monteironoteador3 күн бұрын
Eu sei que vão me xingar por isso, mas independente de formação, o Rafael Bittencourt não me parece ter conhecimento suficiente pra fazer laudo nenhum. Eu poderia citar outros exemplos, mas um que se destaca por si só, é esse trecho da entrevista com o Nelson Faria no Amplifica aos 1:42 ( kzbin.info/www/bejne/rGPVpXmfj7V0gJY - AULÃO com TÉCNICAS de IMPROVISAÇÃO com NELSON FARIA), que ele simplesmente fica perdido numa explicação elementar do Nelson, perguntando se num improviso a mudança harmônica ou melódica vem primeiro na cabeça dele (não vou entrar em detalhes mais profundos, quem é músico vai entender oq eu to falando). O Nelson para e explica o óbvio, que as coisas andam juntas. E realmente é uma coisa incrível uma cara formado não saber isso, e isso é um detalhe fundamental pra avaliar a questão do plágio. Talvez ele tenha aprendido e tenha esquecido, talvez a época que ele estudou música a abordagem era mais simplista. Eu não sei. Ele demonstra um profundo desconhecimento durante vários momentos da entrevista, fico imaginando o que ele não demonstra. De qualquer forma, eu acho que o Juscelino tá muito certo ao dizer que isso é motivo pra queimação de filme e só tão jogando mais lenha na fogueira.
@rhodneysilvaramos98973 күн бұрын
O Rod Stewart negou o plágio do Jorge Ben por anos e no fim admitiu que era plágio mesmo.
@MegaBc773 күн бұрын
Do Queen, Another One Bites The Dust virou plágio feito por um artista americano, porém o Queen não ganhou a causa. Por outro lado The Invisible Man é uma música descaradamente baseada na música do videogame da Sega, inclusive o clip se refere a um jogo de videogame.
@NARISEO2 күн бұрын
Muita música pop que escuto parece um Frankstein, trechos copiados de outras músicas, puxadas de refrão etc, mas nada inteiro o suficiente para uma afirmação de plágio, porém quando se tem uma vivencia na música e uma idade mas avançada é muito perceptível.
@caiocamargo97743 күн бұрын
Po ia ser muito bom Jucelino colar no Amplifica , concerteza eu não perderia esse episódio
@An5dra5deКүн бұрын
Jucelino, gosto demais de pessoas de bom senso como vc! Viu que há um turco reivindicando plágio da Adele nessa mesma música? A música dela é mais parecida ainda com a do compositor turco (obviamente, a dele tbm parece com Mulheres, mas a dele é de 1979). Cama-se Acilara Tuntunmak a canção. O canal Marco Antero Music mostrou várias musicas muito parecidas entre si, e mais antigas que mulheres. AO que tudo indica, vc tinha razão desde o começo. kzbin.info/www/bejne/i6rXZpmkiJWKidE
@MrLUdPlank3 күн бұрын
Fora a harmonia, q "nao tem dono", na forma musical, nas seções das estruturas melódicas, nas repeticoes das células rítmicas da melodia é onde vejo uma coincidência demasiada. Seria interessante se pudessemos acessar o conteúdo de alguns laudos. Pelo que vi o acusado é um dos compositores q trabalham c Adale, não ela. Se é versao, plágio nao intencional ou uma grande coincidência, nao sei.
@romulor.milagresferrao80413 күн бұрын
Cara eu sou advogado. Tem que ver qud tipo de perito ele é. Como ele afirmou que não é parte no processo então ele pode ter sido nomeado pelo juízo então nesse caso ele não está vinculado a nenhuma das partes. E mesmo na hipótese dele estar atuando como assistente de uma das partes por questoes de ética processual e profissional (isso é, por estar definido em lei) ele não pode simplesmente inventar argumentos técnicos para justificar um lado ou outro, isso não existe. Ele simplesmente da um laudo técnico que pode ou não estar de acordo com o que o interesse do contratante que é a parte no processo e este obviamente vai usar o laudo se for conveniente.
@burraldoКүн бұрын
Entendo. O problema é que um laudo técnico para questões musicais ou artísticas pode ser muito subjetivo, bem diferente de um laudo de engenharia ou contábil, por exemplo.
@Erizann-nn7scКүн бұрын
Já que o assunto é plágio, ouçam Nulla Nulla de um tal de Joel Haines e depois ouçam Gentle Change do Angra.
@robertoochoa55824 күн бұрын
O Antero desmascarou essa falsa alegação de plágio . Trata-se de um recurso banal ao ciclo de quintas descendentes x. Ele apresentou músicas mais antigas muito semelhantes da Mulheres. Cristofer Cross , Mariah Carey, um compositor turco e a introdução é claramente inspirado n noturno de Chopin . Mesmo outros sambas são muito parecidos . Vc imagina se for procurar em sambas enredo de escola de samba com harmonia clássica (sol-mi-Am-ré). Tudo isso é muito ridículo 😂
@isaacalves1782Күн бұрын
Bom é você pow. 😂😂😂😂
@robertoochoa5582Күн бұрын
@ vc deveria assistir o vídeo do Antero s essa polêmica. Ele desmonta essa farsa tecnicamente .
@isaacalves1782Күн бұрын
@robertoochoa5582 Mas o Rafa fala tecnicamente tbm, então a gente combina o seguinte, vamos ficar com o nosso ouvido e conhecimento sobre a música. Você com a sua e eu com a minha, sem a muleta de usar essas pessoas. Aí pra você não é plágio, pra mim foi plágio, vamos respeitar a diferença de cada um e vida que segue.
@robertoochoa5582Күн бұрын
@ ouve a porra do vídeo ! Não dá nem pra saída a apresentação técnica do Antero, além de dezenas de músicas mais antigas plagiadas por Mulherex
@ldobrinsky4 күн бұрын
Acho curioso que pouca gente está falando da música yesterday when I was young… foi feita antes das outras duas e tem a temática da letra idêntica à música da Adele. Se o Toninho ganhar o processo, vai ter que repassar a grana pro Charles Aznavour. Haha
@hanscamaleone29244 күн бұрын
Exato
@RafhisaAssunção-n4g4 күн бұрын
Juscelino se der Faca uma analise da musica do Erasmo Carlos tema do filme ainda estou aqui prq comemorar as indicacoes do Oscar ❤️❤️
@tudoestudo9103 күн бұрын
Eu vejo como plágio. Vamos partir do princípio de uma música instrumental. Se eu colocar uma letra em uma música já existente. É plágio? Acho que foi isso que foi feito. A harmonia é a mesma e trocou a letra.
@mariosilva78173 күн бұрын
Se fosse por harmonia ser igual, iriam existir umas 30 músicas no mundo e todo o resto seria plágio. Creio que tu quisesse se referir a melodia. E não, ela é semelhante, mas não é igual neste caso.
@villas-boas3 күн бұрын
Tá precisando estudar o que é plágio. Esse é o problema dos envolvidos, principalmente do brasileiro: achar que sabe de algum assunto e tentar tirar proveito disso. A própria composição brasileira foi feita com base em melodias do barroco. Devemos considerar plágio tbm? Pensado com essa sua lógica a carreira do Roberto Carlos merece revogação, assim como a de todos os cantores e compositores brasileiros que copiaram na cara dura os estrangeiros e até hoje nunca receberam processos por isso.
@ivancavallazzi23463 күн бұрын
Voce esta certo. No direito, nesse caso, é necessário o dolo específico. Exatamente pra não confundir com influencias.
@rodrigodebona35683 күн бұрын
Eu não entendi que os maestros tenham desistido e sim que a defesa optou por alguém mais conhecido para engajar mais credibilidade. Foi isso que o Rafael quis dizer. Tem que ver o processo, talvez o laudo dos maestros sejam inseridos juntos, não sei como funciona. Mas não creio que a negativa dos maestros tenha sido motivo por escolherem o Rafael, até por que se fosse isso, essa entrevista teria sido um tiro no pé, uma confissão de que os maestros discordam.
@marcelpalmeiraful3 күн бұрын
Discordo desse comentário sobre um suposto viés, uma analista, seja qual for a sua área de análise, é pago para produzir laudo, se o contratado não ficar contente com o laudo pode contratar outro. O perito não é o advogado. Acho que sua opinião questiona a ética do especialista, no caso do Rafael, ao produzir o laudo, mesmo que talvez até forma não intencional. Acho que não precisava apelar para argumentos ad hominem para desqualificar a opinião. Deveria se ater a discutir a análise em si.
@villas-boas3 күн бұрын
O ponto é que o perito precisa ser imparcial, algo que o Rafael não é. Desde o começo dessa história o Rafael tomou lado da defesa da composição brasileira por ele ser puxa saco, logo ele que é fundador do Angra que a vida toda copiou melodias e bandas estrangeiras.
@emerson.lagarto3 күн бұрын
Mas esse convidado do Rafael aí não sabe que o lance do Satriani e Cold Play. O lance do plágio foi pela melodia principal da voz e não por sequência de acordes/harmonia. Ae é vacilo.
@DanieldosSantosViolonista3 күн бұрын
tava pensando exatamente isso! dá pra tocar uma melodia sobre a outra porque são a mesma coisa
@NelsonFilho19842 күн бұрын
17:40 Quem? Ritchie Blackmore?! Não, imagina... 😂
@alanholanda49324 күн бұрын
Pra mim uma determinada progressão harmônica pode te levar a uma melodia. Em alguns casos isso parece tão natural, que a melodia brota do nada.
@juninhojauru2 күн бұрын
Tem que ter a autoestima muito elevada para acreditar que a ADELE plagiou o Martinho da Vila.
@isaacalves1782Күн бұрын
Tu é desse mundo? O que mais fazem lá fora é isso, assim como os daqui tbm pegam músicas de bandas sul-americanas e reproduzem aqui...vai pesquisar mais, ver se sai dessa bolha e larga essa síndrome de Br que acha tudo lá fora original e os daqui merda.
@RafhisaAssunção-n4g4 күн бұрын
Pra mim nao e plagio Esse assunto ainda vai dar muito caldo
@misaelgoyosdeoliveira74484 күн бұрын
Povo do Musicalia, já notaram a semelhança em vários trechos entre as músicas do Lupicínio "Ela disse-me assim" e a de Salvador Sobral ""Só um beijo" ? Seria um plágio?
@sergioluiz2164 күн бұрын
não vejo isso como plagio , o ritimo da melodia e diferente , alem disso a musica da Adelle ja começa com salto , eu olhei a partitura toquei as duas sao diferente alguns trechos lembra a musica do martinho da vila mais nao sao iguais
@lucianocavalheiro31883 күн бұрын
A música a é um plágio não intencional, por ser progressões comuns facilita ainda mais as coincidências.. Mas é plágio mesmo sem intenção.
@villas-boas3 күн бұрын
@@lucianocavalheiro3188Não existe plágio "não intencional". Isso é um conceito idiota criado por alguém querendo tirar proveito/dinheiro dos outros. O produtor da música sequer sabe da existência da música brasileira que dizem ter sido copiada. E outra, esse samba foi uma cópia de outras melodias tbm. Disso ninguém fala!
@diegosilva534 күн бұрын
eu acho o refrão da música "exílio" do dead fish muito parecida com uma música do the strokes chamada "barely legal"
@edneifernandes62143 күн бұрын
ele vai se queimar. só isso. mundialmente. já expliquei isso noutro comentário. nem vou explicar mais. argumento equivocado dele. e eu acho ele um cara bacana. mas infelizmente............apenas pegue o tal 8 compassos identicos e mostre. sem viajar em motivos melódicos e coisas paralelas. entrou na furada com a tal similaridade. Brasil não precisa disso. ESTUDOU muito pra dar esse mole bobo.
@TheLosingcontroll4 күн бұрын
No direito tem um conceito que é "in dubio pro reo", ou seja, na dúvida, decida em favor do réu. Está numa zona nebulosa, é plágio/não é plágio, in dubio pro reo.
@danmarsou2 күн бұрын
É plágio.
@munizguitarra4 күн бұрын
Eu concordo com você não e plagio essa armonia vem lá do barroco te milhares similaridades passa pelo jazz pop rock pop a nossa boa música brega e etc vai ter melodias muito parecidas Desculpe o português sou cego estou nellne virando abraço
@rafaelmalafaia74993 күн бұрын
perguntar não ofende: tu és cientista da religião ou algo do tipo (teologia não conta, porque teologia é nome bonito pra picaretagem e estelionato) pra fazer os exercícios hermenêuticos que estarão no teu livro? (independente, eu vou comprar de qualquer jeito)
@edmarneves25273 күн бұрын
Oi Rafael, tudo bem? Não querendo defender o cara, pois ele com certeza deve ter meios para fazer isso, mas não é necessário ser cientista da religião para analisar obras artísticas, já que existem outras ferramentas de análise como a semiótica, a análise do discurso e tantos outros ferramentais teóricos amplamente utilizados em áreas como a crítica literária, por exemplo. Às vezes ele deve ter analisado essas obras no TCC, dissertação ou tese dele e agora está tentando publicar, o que é extremamente válido. Forte abraço
@rafaelmalafaia74993 күн бұрын
@@edmarneves2527,eu sou da Teoria da Literatura *e* das Ciências da Religião e posso te assegurar que quando alguém faz “‘análise’ sobre ‘elementos religiosos’ em ‘obras artísticas’” [se valendo de semiótica e/ou análise do discurso e/ou crítica literária e/ou outras ferramentas] que não seja começando pelas Ciências da Religião (ou no máximo, no máximo, da Filosofia da Religião propriamente dita), a cagada ensaiada é certa.
@CanalMusicalia3 күн бұрын
Haha, que pergunta! 😂 Não sou cientista da religião, mas adoro uma boa pesquisa.
O plágio é claro. Com disfarces mínimos . Só quem não compõe não nota.
@burraldo2 күн бұрын
Eu sou compositor, percebo semelhanças na melodia por estrar restrita a progressão harmonica de quartas/quintas. No entanto não vejo plagio nenhum. Várias músicas utilizam essa progressão hamonica, desde Vivaldi a músicas do interiorzão do Brasil.