Pelo que entendi no conteúdo do Rafael, a pobreza não é fator determinante para violência, mas sim a falta de perspectiva de vida. E também outros fatores influenciam, como fatores neurológicos, e a cultura em quer está inserida; há culturas mais e menos agressivas, e no caso do Brasil ainda temos o fator da impunidade...
@nekrogaming99533 жыл бұрын
Não existe cultura mais ou menos agressiva, o que existe é o governo interferindo na vida das pessoas de modo que aumente a violência gradativamente, a maioria das favelas foram criadas pelo governo, as facções que dominam essa favela em sua maioria também foram criadas pelo governo, que aprisionavam várias pessoas de alta periculosidades nas cadeias e depois soltam essas pessoas para as ruas. E se não bastasse isso o Estado foi lá e proibiu as pessoas de se defenderem e portarem armas. Dai você culpar isso por uma “cultura” e muito injusto.
@nekrogaming99533 жыл бұрын
Isso não é algo cultural, e sim algo que foi criado artificialmente. Tanto que hoje estados vizinhos costumam ter índices de violência muito diferentes, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, ou até mesmo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
@micaelmorais10703 жыл бұрын
@Lana isso
@Lana-hv2ie3 жыл бұрын
@@nekrogaming9953 Eu sei que foi criado artificialmente, mas ainda assim o que eu chamo de cultura é os permissivos que permitem que a violência venha a fluir no Brasil.
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
Lana: O influencia msm é a falta de EDUCAÇÃO de qualidade na vida dessas pessoas. N estou falando de escola apenas isso é só uma parte técnica educação de uma pessoa vai além disso estou falando de ter um ambiente bom quando criança, pais, familiares inteligentes pra proporcionar uma vida boa e pra mostrar como ser uma boa pessoa com isso a pessoa ganha o senso de certo, errado, aprende a ter moral e muito mais, isso é EDUCAÇÃO q a maioria das pessoas q roubam, são más e n tiveram isso quando criança. Agora, tira a educação técnica escolar + a falta dos elementos q eu citei acima isso é a formula perfeita pra criar marginais.
@MauricioMCGM3 жыл бұрын
Alguém aqui é do rj (eu moro aqui) e já parou pra reparar como é desgastante andar pelas ruas da zona norte e zona oeste com toda a confusão de casas abarrotadas uma ao lado da outra, ruas sem padronização, arquitetura e urbanismo caindo aos pedaços que causam uma verdadeira confusão mental? Nos países desenvolvidos, até os bairros mais pobres têm uma lógica na sua estrutura. O brasileiro é morto psicologicamente todo santo dia...
@henriquemaya26323 жыл бұрын
Os imóveis estão caro demais. A população está crescendo desenfreadamente e sendo assim as casas estão amontoadas e algumas estão virando prédios pois 4 andares eu considero prédio. Quanto as ruas, apenas zona sul, Barra da Tijuca e Tijuca são valorizados. O resto é tudo considerado lixo na visão política.
@vanessamendes96693 жыл бұрын
Sempre observei isso também!
@diogobuch3 жыл бұрын
Consegui compreender essa correlação fealdade x desespero mental assistindo aquele documentário do Roger Scruton ("Por que beleza importa?"). De fato existem explicações psicológicas e até espirituais que tornam impossível o bem-estar e uma evolução pessoal em lugares tão catastróficos visualmente falando. Claro, a arquitetura é só mais um detalhe dessa bagunça toda.
@nekrogaming99533 жыл бұрын
Há uma pesquisa que associa muros à uma alta taxa de crimes, pois com os muros os bandidos se sentem mais seguros por não ter ngm os observando. Até mesmo crimes dentro de uma residência, pois, ngm do lado de fora iria observá-los.
@nekrogaming99533 жыл бұрын
Por isso em muitos países desenvolvidos não há a existência abrangente de muros
@TheMGAMAXIMUS3 жыл бұрын
Vai chegar um dia em que você vai escolher seus patrocínios! Seus vídeos são sensacionais! Parabéns!
@criancade8anos8383 жыл бұрын
Adoro o conteúdo dele. Simples e informativo.
@gilbertofariasdeoliveira6523 жыл бұрын
Esquece é melhor ser livre
@criancade8anos8383 жыл бұрын
@@matadordeleoes eu pensava no início q ele era mt simplista, mas dps eu mudei d ideia. O jeito q ele ensina tá correto, além d alcançar mais pessoas. Se vc qr teorias econômicas d fato eh só ve o q foi produzido p cada autor e comprar uns livros na Amazon.
@ericl16713 жыл бұрын
Infelizmente não, esse tipo de conteúdo não chama atenção como vlogs.
@ailtoneduardo20033 жыл бұрын
@Robert Spiller , o conteúdo é ótimo é ele ensina a ser livre e à pensar fora da caixa . Excelente conteúdo dele !
@joycianesousadasilva15743 жыл бұрын
Sou pobre, mas mesmo com poucas condições ingressei na Universidade pública e sou bolsista. Graças a DEUS estou no sétimo período de FÍSICA. Pobreza não é desculpa, vamos a luta🙌🙌📚📚📚
@williamdavidlk3 жыл бұрын
Gata
@edisonprad99473 жыл бұрын
@@williamdavidlk gado
@whalflouren69553 жыл бұрын
Com todas as suas estratégias pra melhorar de vida (segundo o seu comentário ) fica evidente que você tem capacidade de aprendizado . Agora inteligência cognitiva é outra coisa, reveja o vídeo com mais atenção para entender o que ele quis dizer.
@vasco_sempre3 жыл бұрын
@@williamdavidlk gado dms mlk vai joga seu ff vai
@igorstudblaker94603 жыл бұрын
parabéns, física é um curso muito difícil!
@axdborges3 жыл бұрын
Queria ter tido essas aulas na escola... seria uma mudança enorme para as gerações
@leonardosilva-de7so3 жыл бұрын
vdd
@RealestDave3 жыл бұрын
Muitos de nos por falta de acesso educacao, sofremos
@leandrorosil95083 жыл бұрын
@@teacoffee42 era bom que as escolas ensinassem tudo isso que vc falou.
@jeanbahia5253 жыл бұрын
Você teve. A questão é que não fez a lição de casa: Aprofundar sua reflexão sobre a introdução geral que a escola objetiva apresentar. Caso o professor não tenha dado essa lição, todo conhecimento estava nos livros. Uma característica do saber cientifico é que o conhecimento não deve ser esotérico e destinado a alguns iluminados.
@endybr82143 жыл бұрын
Educação controlada pelo estado não é para combater a pobreza ou ajudar os pobres, e sim para criar peões q vão sempre seguir o próprio estado. é o mesmo conceito de fazendeiro criando o boi.
@francielenovaes71383 жыл бұрын
Você é livre para fazer suas próprias escolhas, mas nunca estará livre das consequências delas...
@wendelfragoso83383 жыл бұрын
Anotem bem isto: "a inteligência nem sempre caminha com a ética e com a empatia" - Rafael Scapella.
@tarcisiofla5533 жыл бұрын
Anotado ☑️
@marcusamaral31113 жыл бұрын
Concordo plenamente. Sem dúvida que existem "inteligentes" mal intencionados no mundo, especialmente na América Latina, onde os números são ainda piores em relação à violência. Mas, a falta de instrução e o incentivo a essa subcultura ou baixa cultura, são fatores relevantes para a contribuição da violência no nosso país. Carecemos de enaltecermos mais nossos princípios e valores, fazer o certo num país onde grande parte tem vergonha de ser honrado. Ser correto mesmo que ninguém esteja vendo, afinal, isto é integridade!
@aSome13 жыл бұрын
eu sempre disse isso...quando defensor de bandido vem com essas balelas de "ahh, só a educação resolve...", eu sempre digo que "educação escolar molda intelecto e não caráter"
@edlamircoelho54023 жыл бұрын
@@aSome1 Tem a educação emocional também, que não necessariamente é adquirida ou desenvolvida apenas na escola. Eu acho que educação emocional ajuda a moldar o caráter, por exemplo, ao se ensinar a resolver problemas e conflitos de outra forma sem ser pela violência. Quando fui obrigada a ser jurada pela justiça, o que mais vi foi casos em que o réu matou a vítima por motivo torpe, por besteira mesmo. As pessoas andam sem paciência e, quando se desentendem com alguém, partem pra violência e só pioram tudo.
@aSome13 жыл бұрын
@@edlamircoelho5402 sim, o controle emocional muitas vezes anda par a par com o caráter, uma pessoa de caráter sabe os graus de suas ações, por exemplo: uma pessoa pode fechar outra no trânsito, e estar obviamente PUTA com essa pessoa que a fechou primeiro, mas se ela possui caráter, ela tem consigo o conceito de "proporcionalidade" nas ações, ela pode até entrar em um embate corporal com aquele que a fechou, mas possui noção de que a vida da pessoa que lhe fechou não tem um custo tão baixo, tipo, empatia mesmo, saca? Isso se chama "rédeas morais", manja? Diz aquele ditado popular que "a ocasião faz o ladrão" e pruma pessoa de baixo caráter que não tem rédeas morais colocar pra fora sua falta de empatia e proporcionalidade, basta ela ser "acionada" por alguma situação, é como o psicológico dela fosse um "gatilho" apenas esperando uma "faísca" pra que ela ponha pra fora o pior de si, e esse "pior de si" avalia a vida de um semelhante como se fosse "titica de galinha", infelizmente...e não há "equação de bháskara" , "livro de Machado de Assis" ou "formula de Avogadro" que mude isso
@VolnirBorre13 жыл бұрын
Brasil é a soma de vários fatores: desigualdade + pobreza + falta de mobilidade social + leis complicadas (burocracia) + falta de saneamento, e o principal: CONFIANÇA!
@infantebrazil40413 жыл бұрын
É uma equação complexa que também está associada a taxa demográfica.
@joaocabral78773 жыл бұрын
@@infantebrazil4041 Mas nessa equação o único resultado é óbvio: a desgraça
@karineds3 жыл бұрын
Desigualdade não é o problema, a extrema pobreza sim. Nos países nórdicos existe desigualdade, mas lá um rico e um pobre podem compra um macbook de ultima geração.
@vanessamaciel20563 жыл бұрын
@@karineds 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔?
@thiagoarcoverdeborges77243 жыл бұрын
@@vanessamaciel2056 minha cara , não é muito difícil de entender o que ela disse .Ela basicamente disse que a desigualdade ( que é a diferença de dinheiro nas mãos das pessoas ) não é um problema , e sim a pobreza . Por exemplo , a desigualdade presente num cenário onde eu ganho 1 real por mês e você 1000 é a mesma que está presente num cenário onde eu ganho R$10.000 e você R$10.000.000 , LOGO , o problema não é e nunca será a desigualdade , e sim , a pobreza .
@robertrobertsakarogerslemer3 жыл бұрын
Faço 61 anos em junho, me tornei bacharel de Direito em umas das melhores faculdades particulares de Direito em São Paulo com FIES, e acabei de 61 anos conseguir um emprego de telemarketing enquanto aguardo a OAB marcar o Exame da Ordem. Cara, desigualdade não me impediu de correr atrás
@wilketeixeira23913 жыл бұрын
a grande maioria dos bacharéis não passa na OAB e a grande maioria dos advogados não consegue trabalhar na área. Pelo que você escreveu você não chegou a lugar algum apesar da sua idade. Pode até ser que você fique pior do que estaria se não tivesse feito faculdade pois ganhou uma dívida enorme pra pagar e possui chances pequenas de conseguir um emprego que te permita pagar a dívida. A única coisa que nos resta aqui é desejar que você fique entre os 1% que conseguem uma remuneração decente a partir do título de bacharel em direito.
@nutellagamer12113 жыл бұрын
Vc fez curso de telemarketing?
@oscar66603 жыл бұрын
A desigualdade de oportunidades causa pobreza. E se você nasceu em uma família pobre, levará pelo menos 6 gerações para quebrar o círculo vicioso (da pobreza). Para esse objetivo (sair da pobreza) muitos pais têm que trabalhar quase o dia todo e nesse período ¿quem educa os filhos que estão em casa? Quanto tempo esses pais têm para acompanhar os filhos em cada etapa de sua vida? Empresários, elites e sociedade reclamam do crime, mas nada fazem para aumentar os salários e diminuir a jornada de trabalho para que essas crianças não cresçam em total abandono emocional. Então, não existe uma responsabilidade compartilhada?. Você teve que esperar 61 anos para ter oportunidades iguais ... enquanto outros nascem com isso. As pessoas na hora de iniciar uma carreira (a carreira da vida) devem fazê-lo da mesma linha de partida; Mas não é assim porque há algumas pessoas que nascem em berço de ouro e já cruzaram a meta antes de nascer e não aos 61 anos.
@wilketeixeira23913 жыл бұрын
@@oscar6660 Análise perfeita, exceto pelo fato no nosso amigo ainda precisar ultrapassar uma muralha da China pra chegar em algum lugar. O mais comum em quem não é privilegiado é justamente ficar no caminho, morrer na praia. Tão perto e tão longe, essa é a vida.
@THETRUTH-BR3 жыл бұрын
61 com essa cara ai? parece ter uns 30
@wos_gomes81423 жыл бұрын
eu tenho 21 anos é nunca trabalhei eu entrego currículos é a mesma frase "precisa de experiência" eu estou vivo graças a minha avó que me dá comida apenas isso. meus pais não liga pra mim deste de criança, apensar não entrei no mundo do crime, enfim eu moro no nordeste, eu já fiz Enem quatro vezes eu quero fazer t.i mas eu sou mto burro pra passar em algo
@RafaelScapella3 жыл бұрын
Fixei seu comentário. Espero que alguém possa te ajudar de alguma forma.
@rodssantoss3 жыл бұрын
Boa tarde, amigo procure algum curso técnico, senai, senac, etc. Depois disso você peocuta um emprego na área do curso, procure um curso que você se identifique, facilitará, curso superior será uma consequência.
@dev.antunes3 жыл бұрын
1° : Mude essa sua mentalidade. 2°: Você fez o ENEM 4 vezes já, mas não se perguntou "o que fiz errado? "Como estudar? Como aprender? Como revisar?", indagações nesse sentido. Feedback no estudo-aprendizado é muito importante. 3°: Para atuar em TI, você não necessariamente precisa de um diploma de ensino superior, mas ajuda bastante. Um diploma técnico é um bom começo. Digo isso porque fiz meu ensino médio integrado ao técnico em informática no IF da minha cidade, uma escola pública federal de boa qualidade. No momento presente, curso o bacharelado em Ciência da Computação no IF de outro estado e posso afirmar com certeza que o técnico de 3 anos me ajudou a tomar essa decisão acadêmica e de carreira profissional. 4°: Seja autodidata. Recomendo bastante que assista o vídeo do Rafael disponível no Canal do Mundo, onde ele fala sobre deep learning, prática deliberada, mindset, recursos online (sites, livros, etc). Procure por "Seja um Autodidata de Sucesso" que você encontrará o vídeo dele.
@rodssantoss3 жыл бұрын
@@dev.antunes Up
@dev.antunes3 жыл бұрын
@@alexandresc404 O site da freeCodeCamp e os cursos deles 100% gratuitos com certificação e projetos para praticar são 11/10. Bem lembrado! O canal deles aqui no KZbin também é de uma qualidade singular.
@theinnertraveler3 жыл бұрын
Achei o vídeo muito interessante, nunca ouvi ninguém falar sobre desigualdade cognitiva, ansiosa pelos próximos vídeos. Vim de uma família humilde mas, atualmente estou na minha última semana do mestrado, a defesa vai ser sexta-feira. E, sim a educação é a 'saída', tem aspas pq ela só é parte da saída. Concordo com muito do que disse. E, claro que há diferenças biológicas entre homens e mulheres, nonsense falar que não. Já sobre ideologias, há tanto entre esquerda e direita que dá preguiça de dividirem o espectro político só assim.
@gustavozambuzzi13453 жыл бұрын
Impunidade com desigualdade é uma combinação explosiva , veja o Brasil.
@tiffanyfanny3 жыл бұрын
Na Europa tem muita violência na França tem muito, mais não é por conta da pobreza e por conta do espírito da pessoa, eu tbm era pobre terminei a escola , arrumeu trabalho juntei dinheiro e fui embora.
@tiffanyfanny3 жыл бұрын
@Antenado 123 a brasileira que mataram lá na França, foi por conta de religião, isso ninguém fala.
@tiffanyfanny3 жыл бұрын
@Antenado 123 do candomblé e católica, gente só notícias de mortes por conta da religião , hoje mesmo na russia teve mais uma ataque , em Israel.
@ziulazuos47283 жыл бұрын
A 21ª letra do aram/heb é SHIN = Chama de fogo/Fogo consumidor.....2021 Vacina no consumidor....Logo comprar e vender só quem tiver o certificado de imunização/Passaporte verde. Apoc 13;16 A marca da besta ?
@tiffanyfanny3 жыл бұрын
@@ziulazuos4728 isso é uma maneira de obrigar as pessoas de tomar a vacina , mas até agora só vejo o teste de PCR funcionando
@ziulazuos47283 жыл бұрын
@@tiffanyfanny Foi só uma pergunta .
@andrezzacomdoisz3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!! Exatamente como vc comentou, temos que combater a POBREZA e nao a DESIGUALDADE 😓👏🏽
@williamdavidlk3 жыл бұрын
Linda
@alexandre30823 жыл бұрын
Até aqui tem gado. Putz
@leandrodepaulabarbosa84943 жыл бұрын
No minuto 07:30 você mostrou um assalto na avenida Assis Ribeiro em São Paulo eu lembrei exatamente do local, infelizmente os assaltos são muito comuns por aqui. Mais um vídeo excelente.
@liaternurinha3 жыл бұрын
Sempre trazendo reflexões lúcidas e racionais.
@williamdavidlk3 жыл бұрын
Linda
@isacsalustinonascimentonas2933 Жыл бұрын
Boa noite
@kathelinepessoa3 жыл бұрын
Vídeo excelente, Rafa! O tema realmente é muito mais complexo do que a maioria acredita e aborda. Adoraria ver um vídeo sobre desigualdade cognitiva. Parabéns pelo excelente trabalho 🙂
@edumalvado3 жыл бұрын
O pior cenário é ver a sociedade usar isso como uma nova forma de preconceito. Nós humanos queremos/tendemos a criar "panelinhas" para nos distinguir, proteger e se auto beneficiar dos outros.
@claudio60563 жыл бұрын
Gostei de vc ter tocado no assunto desigualdade cognitiva. Se puder fale mais sobre isto. No que em grande parte dos brasileiros há uma culto a ignorância e a esperteza.
@arcanjosanthiago3 жыл бұрын
Eu também era bem pobre, mas corri atrás e fiz minha vida.... Estudei na melhor escola de negócios do país, com bolsa, e passei por outras duas grandes universidades do país. Você é responsável pelo seu caminho.
3 жыл бұрын
Que bom que você teve a oportunidade de estudar
@arcanjosanthiago3 жыл бұрын
@ todos podemos estudar ou fazer a diferença de alguma forma.... Uns enfrentam mais dificuldades que outros, porém cada um é responsável pelo seu caminho.... Eu tenho colegas que seguiram o caminho do crime, outros que também estudaram e outros que simplesmente ficaram no mesmo lugar..... E eu percebo que a diferença somos nós quem fazemos. Nós somos os responsáveis pelo nosso caminho... Obrigado por suas palavras e um ótimo fim d domingo meu caro
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
Arcanjo Santhiago: A pobreza é derivada da educação uma é a causa e a outra efeito. Muitas pessoas q n tiveram bons pais e com educação pra ensinar eles sobre ética, moral o q é certo e errado cresceram desde de criança com influências ruins de pessoas, amigos e ambiente, tiveram experiências péssimas de todos os tipos sociais, relacionais, culturais e econômicas e quando se tornam jovens/adulto se tornam pessoas ruins. Alguns q passam por isso conseguem de alguma forma sobreviver e se tornam pessoas boas, mas são poucos q conseguem uma parcela acaba pegando o caminho errado por uma porcentagem de culpa dele mais a maior parte foi influências. A educação de qualidade vai além de matérias escolas o mais importante é ensinar uma criança/adolescente como ser um ser humano como resolver seus problemas sem ferir ninguém como estudar e alcançar o que vc quer de forma certa entender de filosofia, pscologia para conseguir suportar dificuldades.
@marcelomartins643 жыл бұрын
Nasci pobre também e consegui crescer e me estabelecer no mercado, por outro lado, conheço muita gente que estudou conseguiu bolsa, conseguiu se formar, mas não consegue emprego. Para algumas situações por mais que a pessoa faça sua parte a oportunidade não aparece. Então você tem uma parcela de responsabilidade pelo seu caminho, mas sempre oportunidade não é para todos, ela é seletiva e excludente.
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
@@marcelomartins64 As pessoas nunca vão conseguir entender esse conceito de formação/emprego/ganhar dinheiro. Alguns empregos são saturados e mais dificil de ganhar dinheiro e tem poucas oportunidades ex: Quem tem mais chance de ganhar mais dinheiro um PROGRAMADOR ou um VENDEDOR de uma lojinha de esquina qualquer ? Agora é só GENERALIXAR. Não existe essa frase: Eu sou médico, eu sou advogado, eu sou engenheiro nnn!!!!!!!!!!! Vc está médico, vc está advogado, vc está engenheiro. Porra, se vc quer ganhar mais dinheiro e seu trabalho n te dá e nem tem possibilidade de crescer e evoluir nessa área nada te impede de procurar alternativas como DIVERSIFICAR em coisas mais simples como INVSTIR, fazer trade, empreender, etc. A maioria das pessoas n conseguem entender.
@albsena3 жыл бұрын
Pois é Rafael, o Brasil se polarizou muito em extremos.... muito triste isso....ou vc é de um lado ou de outro, e quem não é de nenhum deles é xingado.....acho que precisaremos de mais psicólogos daqui alguns anos...rrss
@ThomasNotJefferson3 жыл бұрын
mas os manicômios são proibidos no brasil...tem um monopólio do CAPS kkkk O Brasil precisa de menos impostos.
@AuroraNobreVasc2 жыл бұрын
Ou se é de direita e cristão ou se é de esquerda e comunista. Em cima do muro não existe, em cima do muro faz parte do mal, é de esquerda .
@Malckorn3 жыл бұрын
Bah que analise fantástica meu amigo, vc tem toda razão, essa desigualdade cognitiva divide muitas aguas em relação a decisões de nossas vidas e seu rumo... Isso existe e não pode ser ignorado.. mas para o Brasil quanto mais gente com deficiências cognitivas melhor para a máfia do Estado(políticos), que é mais fácil de governar uma população com deficiências cognitivas do que uma população inteligente...
@rodssantoss3 жыл бұрын
Rafael, eu hoje me considero uma pessoa de direita, se for analisar pelo aspecto ideológico. Sou seu fã, e concordo sempre com você, e se um dia não concordar, mesmo assim ainda continuarei aqui no seu canal assistindo seus vídeos, são muito tops. Parabéns pelos excelentes conteúdos.
@Dohko3943 жыл бұрын
Concordo com o vídeo! E tb, o Brasil nem de longe é pobre, o que torna o Brasil pobre é a baixa moral, e não só em meio a política! Tem escândalos gigantescos de lavagem de dinheiro, roubos, corrupção e etc…
@aquino774773 жыл бұрын
O problema do Brasil não é só pobreza, há também a questão da legislação que é um INCENTIVO para a criminalidade, muito garantista
@Mimikyushinybr3 жыл бұрын
Comentário do ano
@lucaskiwi26353 жыл бұрын
Concordo plenamente
@fabiotv83463 жыл бұрын
Há também a questão da liberdade, Educação e umildade,pq é impossível todos sermos iguais ou ter tudo
@olivercabral67823 жыл бұрын
Mas a questão o que leva as pessoas ao crime ? Um deles a sedução dos traficantes que promete muito dinheiro fácil.
@Ignatius19723 жыл бұрын
@@olivercabral6782 dinheiro fácil e a consciência de que a lei não faz nem cócegas. É o melhor dos mundos: dinheiro fácil do crime e impunidade. Como dizem os bandidos: "não dá nada". E não dá mesmo
@mauricioribas56773 жыл бұрын
Rafael Scapela eu admiro sua Pessoa, e claro as vezes discordo de você. Mas não deixo de ter admira e de seguir seu exemplo como ser humano, alias e por discorda das pessoas em pontos que evoluímos e muitas vezes no pensamento, vídeo maravilhoso otimo te desejo excelente dia.
@claytonpereira13 жыл бұрын
Causa para alto índice de violência? Minha visão: sistema político e das forças armadas com altos índices de corrupção, e um sistema jurídico com um conjunto de leis que blindam estes desvios. Consequentemente cria-se uma atmosfera, onde é transmitida as pessoas a ideia de que o crime (seja qual for) compensa. A sensação de impunidade alimenta o crime. Isto é um fato. Especialmente aqui no Brasil.
@narciso57093 жыл бұрын
Forças armadas? Pq comprou picanha virou corrupção nível política?
@narciso57093 жыл бұрын
Se investisse nas forças armadas poderia ser que nem os EUA, que 10% da população tem emprego pelas forças armadas
@fontesdados77573 жыл бұрын
Pra mim, o principal fator é pouca mobilidade social atrelado a impunidade. Ja tentei abrir tres negocios mas aqui no Brasil parece que é crime. É tanto imposto e tanta burocracia que a gente desiste.
@iqmtananan3 жыл бұрын
Por favor Rafael, faz um vídeo explorando um pouco mais o assunto Desigualdade Cognitiva, me parece algo interessante e um tanto novo para mim. Gratidão e parabéns belos ótimos vídeos, como sempre.
@Lcstst3 жыл бұрын
Veja o exemplo de Jaraguá do Sul a cidade mais segura do Brasil(entre 100 mil habitantes) onde o índice de desemprego, trafico de drogas, analfabetismo, desigualdade social são baixos, mas não existe "receita de bolo" da violência, o que existe são fatores que contribuem para violência.
@siqueira7973 жыл бұрын
@Jair Bolsonaro Não é o povo teve uma cultura, foram educados por pessoas diferentes e milhares de brasileiros de outros estados está indo para destruí-la. EUA tbm tem violência é país rico e com legislação assiste uma favela dos EUA m.kzbin.info/www/bejne/eqG6f4iwaLVjf5I vê se não é um rio 2.0.
@Lcstst3 жыл бұрын
@@siqueira797 o fator Cultura tbm influencia na violência e no desenvolvimento da região, acho que é um dos maiores influenciadores.
@TheMengalvio3 жыл бұрын
A violência é diretamente proporcional a impunidade. Quanto mais impunidade, mais violência.
@rianmsilva3 жыл бұрын
Que vídeo necessário, cara!!!! Esse é um assunto que é um tabu (em alguns casos e em alguns círculos sociais), que vocÊ mostrou com dados e com argumentos!! Tá excelente!!! Agora, sei que não tem nada a ver com o tema do vídeo, mas assistindo seus vídeos, percebi que eu tinha que valorizar mais meu trabalho, quem eu sou (personalidade) e percebi que eu tenho que parar de viver em função do que os outros "pensam que acham" sobre mim... e também a começar a fazer as coisas por merecer, e não pra ter reconhecimento ou visibilidade... por isso não paro de assistir seu canal! Sempre mostrando a verdade e a realidade como ela é, fora da caixa! Muito obrigado!!!
@Painel_RioVerde Жыл бұрын
Do mesmo modo que a pobreza não pode explicar sozinha a questão da violência (mas sim, como você acertadamente aborda no vídeo, em função da falta de perspectiva de melhora de vida através do trabalho), não vejo a impunidade como outro fator determinante da violência, mas sim, a reincidência -justamente por estar ligada à falta de perspectiva e o reforço dessa ausência de perspectiva, pelo fato de a pessoa ser pobre, anônima (um "joão ninguém") e ainda ter passagem pela polícia; por isso, sugiro a você um outro vídeo sobre a realidade carcerária do Brasil onde o país registra a terceira maior população presidiária do mundo com cerca de 840 mil presos; com cadeias e presídios lotados e mesmo assim, haver a sensação de impunidade permeando o horizonte da sociedade nacional.
@GameplaysZIKA3 жыл бұрын
Uhul primeiro a comentar Video fantastico como sempre, continue assim, tu eh foda!
@licansummoner15143 жыл бұрын
Valeu por despor seu tempo, e tudo mais !!
@shirleyss3 жыл бұрын
Exatamente Rafael , desigualdade cognitiva, Merece um vídeo, Aliás uma série, E um problema não só no Brasil fora também, como o caso dos jovens que resolvem matar e chocar a sociedade Aconteceu em Saudades SC muitos casos nós Estados Unidos, seriam Psicopatías ? Precisamos falar mais sobre psicologia positiva 🌻
@donaldisuorsi89763 жыл бұрын
Toda vez que eu vou ver o vídeos desse cara sinto vontade fazer uma faculdade .super inteligente e educado e verdadeiro usando da lógica e da ética e estudos científico para explicar as cousas
@dinoedsonmclean40773 жыл бұрын
Nossa, até os países africanos estão saindo da pobreza, que bom 👏👏👏👏
@brunoweb3 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, feito de forma clara e objetiva. Parabéns. Não é um vídeo político e sim um vídeo que mostram dados e quem assiste fica mais informado e decide o que fazer com isso. Eu vim de uma família nem pobre nem rica, classe média raiz e posso viver os dois extremos. Quando falava com pessoas ricas eu me sentia pobre. E quando falava com pessoas mais pobres me sentia rico. Esta luta de realidades, embora possam ser muitas vezes narrativas, é difícil de escapar delas quando por exemplo alguém, não é o meu caso, vai para uma faculdade e adquire conhecimento e experimenta um mundo mais desenvolvido no seu próprio país mas volta para casa aonde o ônibus não passa, e o esgoto está aberto, onde a família (e aderentes dela) possuem suas dificuldades das mais distintas até mesmo com a polícia. E manter a fé (sem ser no sentido religioso) é desafiador para uma grande parte pra sociedade. Então eu diria que são vários desafios, mas eu diria que a falta de perpectiva no fim da desigualdade é ainda pior que a própia desigualdade pois quem fica um pouco informado, fica apenas pouco informado e passa a tomar decisões erradas por acreditar que o mundo é injusto. E na verdade é, mas não pode ser o fim da linha pois é possível avançar no seu próprio progresso. Então eu diria que no Brasil ainda falta ao menos a dignidade humana que é ter o mínimo que seria uma infraestrutura (diversos tipos). Assim não haverá aquele balde de água fria ao voltar pra "casa". Mais uma vez parabéns, desculpa o texto longo.
@larbak6663 жыл бұрын
Sim. É realmente isso. Quem nasceu em lugares muito pobres aqui no Brasil sabe que o problema não é a pobreza, mas sim a educação e o carácter. Fora a questão biológica referente àqueles que já nascem com pré-disposição ao crime e a violência, a coisa é mais cultural do que econômica. Andei muito pelo Brasil e conheci a pobreza em vários estados. Todavia, em alguns estados o pobre apenas não tem recurso, mas tem educação e princípios. Em outros, toda comunidade vive em função do crime organizado e faz do crime uma referência de vida, criando estados paralelos, com valores distorcidos.
@oneawaymule3 жыл бұрын
RAFAEL, que excelente video! Por favor faça mais videos explorando os temas. Se puder, iria sugerir um video mais aprofundado sobre 'Mobilidade social'. De Fato, esse foi na minha opinião, um dos melhores vídeos que ja assisti.
@bmssantana3 жыл бұрын
de fato temos muitos professores extraordinários, porém o governo limita o trabalho deles, que com certeza conseguiriam incentivar seus alunos a serem pessoas produtivas que farão algo de útil pra humanidade no futuro e isso já seria um passo significativo.
@gladsonmarques47573 жыл бұрын
Bom dia Rafael, obrigado pelo seu canal, em breve serei seu assinante. Quanto ao tema, sou especialista no assunto em questão, e não podemos falar de forma matemática apenas sobre violência nem focar apenas em questões sociais. Na primeira análise matematizamos a complexidade da sociedade, na segunda tornamos horizontal nossa análise. Questões geográficas do território analisado, concentração populacional, corrupção, confiança nas instituições, heterogeneidade ou não da população, liberdade econômica, tudo isso precisa ser analisado para criar uma árvore de decisão capaz de analisar cenários de Violência urbana.
@thaispaim94813 жыл бұрын
Milhares de anos de processo civilizatório, quando finalmente acabamos com a barbárie através de leis e educação, para vir um iluminado dizer que o homem é bom por natureza, quem o estraga é a sociedade...qual é a lógica? Muito boa a sua abordagem, Rafael.
@humbertohenriqueoliveira63683 жыл бұрын
Muito esclarecedor seu vídeo, eu queria ter uma aula assim na escola!
@renatoaparecidoferreiradea22673 жыл бұрын
Boa Rafael. Ficou legal essa nova maneira de apresentar o conteúdo! 👏👏
@ontheroad49513 жыл бұрын
Rafael, vídeo excelente!. Muito instrutivo, bem feito e embasado. É muito plausível(e penso que seja exatamente isso) que a verdadeira causa da violência não seja a pobreza e nem mesmo a desigualdade social, mas sim a percepção ou sensação de que seja impossível escapar delas por meios honestos. Você conseguiu elucidar(ou pelo menos está nesse caminho) o relevante questionamento a respeito das causas da violência por meio das suas pesquisas pessoais. Parabéns e obrigado pelas informações.
@jarbasamaralamaral90193 жыл бұрын
VC É O CARA PARABENS E QUE DEUS TE ACOMPANHE SEMPRE
@carlosspadetto9793 жыл бұрын
Eu fui pobre mas minha família investiu em educação e nunca fomos violentos. Vivemos uma vida confortável hoje
@fillipemontebelo15523 жыл бұрын
Obrigado por esse conteúdo objetivo e imparcial, Rafael. Seu trabalho me motiva muito!
@lucimarynascimento18693 жыл бұрын
@rafaelscapella, você está totalmente certo. Existem estudos há mais de 20 anos, feito nos EUA que avaliaram o perfil carcerário de lá. Foi evidenciado o déficit de aprendizagem como um dos fatores que maximiza a opção para a marginalidade. Quem estuda sobre Neuroaprendizagem já sabe dessa questão sim. A pesquisa foi feita por Helen Irlen há muitos anos. Parabéns por seu trabalho.
@lucianokn743 жыл бұрын
Mal comecei a ver e já vou xingar ......kkkkkkk, brincadeirinha! Teus vídeos são muito bons, instrutivos e bastante coerentes!! Nem sempre concordo com tudo, mas continuo gostando muito dos conteúdos! Parabéns!!
@joaohenriquecaldasalbuquer86783 жыл бұрын
Olá Rafael faz um vídeo sobre Suiça
@sonhosabertos0.6343 жыл бұрын
A tua análogia se encaixa bem a realidade de violência e pobreza que se vive em Angola, onde as pessoas chegam a fazer quase tudo para obter o breakthrough na vida mais depois percebe que esse breakthrough essa conquista essa saída na vida está restrito ao um grupo político.
@joaodepaula3 жыл бұрын
Primeiramente seus vídeos são simplesmente espetaculares e de uma honestidade intelectual impressionante! E falando sobre cultura e violência, o Brasil é um país em que podemos generalizar sem pudor algum o nosso problema em relação a violência e cultura. Uma vez ouvi de um americano: brasileiro é rude e agressivo, e ele tem 100% de razão no que disse. Infelizmente isso possa ser algo instintivo e de um aspecto de auto defesa, uma vez que o brasileiro já nasce se sentindo ameaçado.
@luisamaria30683 жыл бұрын
Rafael, você poderia fazer um vídeo ou uma análise mostrando a violência no brasil antes e depois do crescimento relacionado ao tráfico de drogas ? Porque realmente, me lembro de já ter visto vários dados sobre isso em relação a america latina.
@dianats102 жыл бұрын
Oi Rafael! Este é o terceiro vídeo que assisto seu desde ontem e estou apaixonada pela sua percepção de ver as coisas e da maneira como vc expõem as coisas. Sua edição e maravilhosa também. Assisti o vídeo sobre a cidade de Maringá e sobre os brasileiros que querem ir embora do Brasil enquanto muitos estrangeiros querem morar no Brasil. Acredito também que umas das coisas que podem gerar a violência, e a falta de uma religião ou de uma consciência de que tudo que se faz se paga. Foi a religião para eu, que me acalmou muito e me direcionou também. Obrigada.
@soniareginalanzoni16263 жыл бұрын
Olá Rafael, gosto muito dos seus vídeos, excelentes, moramos na Itália, eu e meu marido, mas para trabalhar, nossos projetos para daqui uns 5 anos é viajar, conhecer um pouco do mundo.
@ionesantos90083 жыл бұрын
Rafael gosto muito dos seus Vídeos, é muito esclarecedor! Você merece patrocínio pela boa qualidade do conteúdo. Eu estou sugerindo patrocinador para vc por merecimento e a qualidade de informação. Parabéns pelo seu trabalho!
@jaicobyalucard3 жыл бұрын
Fala da influência politica e a impunidade que serve de exemplo pra sociedade ajudando aumentar a criminalidade.
@adrianomoraes43932 жыл бұрын
Eu ja refleti algumas vezes procurando explicações das diferenças absurdas de taxas de homicídios de muitos países da América Latina em comparação com outro países pobres do resto do mundo, acredito que as causas que você abordou no vídeo são de fato as respostas pra entender essa discrepância.
@olavonogueira89443 жыл бұрын
Vídeo bem interessante. Dá para começar um bom debate a partir dele.
@Otiobenagringa3 жыл бұрын
Rafael , ao ver o avô pobre , o pai ou mãe pobre , a mãe solteira trabalhar a vida inteira e não sair da pobreza , familiares que estudam a permanecem pobres , o jovem acreditar que sairá dessa realidade trabalhando é muito difícil , o Brasil gera pobreza , quando digo o Brasil falo dos estados , sou do Rio de janeiro e a qualidade de vida aqui faz o pobre ser cada vez mais pobre .
@esiomacedoribeiro20783 жыл бұрын
Muito bom, Rafael, parabéns!
@ailtondesouzaalmeida5502 жыл бұрын
Se a muito tempo atrás , se fizesse dentro das comunidades ou favelas , programas de incentivo a educação, leva-se os cursos técnicos que a décadas o Brasil necessita de trabalhadores . Tipo levar SENAC e SENAI para esses lugares . Mas com preços dos cursos de forma simbólica como era a 40 anos atrás , quando a criminalidade ainda era baixa aqui no Brasil . As coisas seriam muito diferentes do que a gente vê hoje em dia ! Dar Bolsa Família e achar que dando acesso as pessoas que moram em favelas e comunidades ao acesso as faculdades. Não vai diminuir a pobreza e a violência !!!! Uma boa escola no nível fundamental e cursos técnicos de relevância no mercado a preços simbólicos ou gratuitos , é um grande passo na mudança desse quadro !
@amanciosowza34343 жыл бұрын
Vídeo esclarecedor. Abordou muitos aspectos da violência urbana. gostei!
@leandronoronhadebarros20142 жыл бұрын
Parabéns Rafael continue sempre trazendo boas informações com sabedoria 👏
@gustavoaffonso48993 жыл бұрын
Um adendo além de educação o Brasil precisa de geração de emprego e portanto uma reforma tributária completa.
@marcelosoares84583 жыл бұрын
Cara sensacional seus vídeos, quando tenho tempo livre passo mais tempo vendo videos de seu canal do que netflix parabéns!
@darklibertario50013 жыл бұрын
teus vídeos são fodas irmão, é um orgulho ter um canal libertário tão bom por aí.
@andreaquino9433 жыл бұрын
Parabéns Rafael pelo seu trabalho, o mundo precisa de mais homens como você, que pesquisa e realmente apresenta fatos e dados e não esses oportunistas que ficam de mimimi! Concordo plenamente contigo! Abraço, André. PS: comprei seu curso e estou adorando.
@marcelsilva82643 жыл бұрын
O problema é que o que determina a violência urbana não é um fator único, uma relação direta. Pobreza e desigualdade exercem influência na violência, mas existem muitos outros fatores que compõem essa equação, como bem mostrado no vídeo. Enfim, essa complexidade de influências torna difícil estabelecer uma relação direta entre uma variável em particular com a violência.
@aSome13 жыл бұрын
eu gosto de analisar casos de violência individualmente pela pirâmide de Maslow, tipo, vc pega por exemplo, um assalto... o cara saiu de casa, empunhou-se de um revólver, chamou mais 1 ou 2 comparsas também empunhados de revólveres e decidiu abordar uma pessoa aleatória para lhe extorquir (a vida "em troca" de bens materiais - um veículo, celular e eletrônicos em geral ou grandes quantias em dinheiro), daí faço a seguinte observação: - O cara - supostamente saudável (eu pelo menos nunca vi bandido esquálido e raquítico em filmagens de assaltos - e todos sabemos que pra empreender um assalto, é necessário estar com a saúde em dia, seja para embate corporal contra a vítima caso reaja - e eles vencem em quase todos os casos, seja para trocar tiros com a polícia - revólveres são objetos pesados ou empreender fuga - o que exige um bom físico) empenha-se numa ação criminosa, mas só nesse parênteses que eu fiz, já podemos concluir que a base da hierarquia de Maslow está atendida para o marginal, portanto, ele vai atrás de um bem material - não essencial para sua existência, itens estes que o mesmo poderia, mesmo com dificuldade, obter licitamente através de trabalho honesto, uma vez que suas necessidades essenciais estão atendidas pelo observado...pois bem, ele está disposto a retirar de outra pessoa o "bem" mais essencial para sua existência - a vida para obter bens não essenciais...dai a pergunta: onde "igualdade" ou "educação" entra na equação de uma pessoa humilde, porém saudável e pronta para trabalhos braçais estar disposta a subtrair a vida de outra pessoa por um bem material? O fato do marginal não ter tido educação supostamente lhe dá um status de "excluído", mas mesmo nesse cenário extremo, se vê que sua sobrevivência está garantida (ele possui bom físico - sinal de boa alimentação) e que seu objetivo é meramente material...
@luigiluigi75343 жыл бұрын
@@aSome1 o bglh msm é o seguinte pra evitar assaltos, ficar em locais movimentados, evitar sair sozinho, não levar celular e quantias grandes de dinheiro, não andar que nem um molanbento todo encolhido e com medo, ter uma postura de confiança, e ficar muito atento, caso vc se sentir em perigo, tentar ir em uma padaria, ou loja e esperar passar, eu geralmente quando me sinto ameaçado, vou em uma rua bem movimentada mas n corro, esses dia eu comprei um tazer, e to fazendo uma aulas de auto defesa, mas n que eu va reagir, mas caso tenha algum doido que queira me atacar sem motivo, pelo menos posso me defender um pouco.
@iukyanabuki75203 жыл бұрын
@@aSome1 Acho que os maiores fatores no Brasil são impunidade e proibição de armas e drogas. Impunidade tanto em número dos que não são pegos quanto no tempo de pena, por estarmos na rota do tráfico e ser proibido drogas e armas favorece as instituições criminosas. Aumentar as penas e liberar pelo menos a maconha e as armas seria uma grande mudança.
@grishnackh1943 жыл бұрын
Adoraria ver um vídeo mais profundo sobre a desigualdade cognitiva. Este foi um excelente vídeo em todos os aspectos, tenho orgulho de acompanhar este canal. Recomendação para você Rafael e para todos: um documentário norueguês chamado "Lavagem Cerebral", tem completo no youtube, e mostra perfeitamente aspectos sobre diferenças biológicas entre pessoas.
@cintyahein3843 жыл бұрын
Concordo com tudo que você disse! 👏🏻👊🏻
@doloresm.cruzpieraccini49623 жыл бұрын
Parabéns você é sempre brilhante! A questão da violência está na desigualdade social, educação e política.
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
0:33 100% de certeza, só n podemos GENERALIZAR para todos os casos.
@MOISES2000br3 жыл бұрын
Olha quem fala o laranja mecânica.
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
@@MOISES2000br Só estou usando a foto do ALex em homenagem ao Anthony Burgess e ao Behaviorismo.
@MOISES2000br3 жыл бұрын
@@Eduardo_BP só estava a brincar kk
@Eduardo_BP3 жыл бұрын
@@MOISES2000br Vc é português ?
@MOISES2000br3 жыл бұрын
@@Eduardo_BP sou, brasileiro mesmo
@breakmovetbc3 жыл бұрын
Um dos youtubers mais relevantes da plataforma . Continue com o ótimo trabalho. Em breve estarei comprando um notebook e adquirindo seu curso . Dividir em até 10 x é cheque (muito bom) . O investimento vale muito .
@samueloliveira33303 жыл бұрын
Sim, seus vídeos são maravilhosos, muito obrigado. 🙏
@tiberiodamascenocarneiro60113 жыл бұрын
Bom vídeo e que levanta mais esclarecimento sobre o tema complexo do que causa a violência, na faculdade tínhamos muita discussão, mas um características foi predominante, a estrutura familiar e educação moral, isso é era mais predominante do que pobreza, diferença social, falta de oportunidades, educação e nível de inteligência. Quem tem uma boa educação moral e estrutura familiar não tem muita probabilidade de cair no crime, já foi observado que 70% dos presos não conhece ou convive com o pai, e que muito são educados pelas ruas, TV e internet, tbm tem aqueles de classe média de famílias muito permissivas, sem impor limites e por aí vai. Combinado isso com outros fatores, já conhecidos, a gente tem o Brasil.
@ivanildo3283 жыл бұрын
Qualidade de vídeo e informação é aqui. Patrocínios virão com certeza.
@AdrianaOliveira-kw4me3 жыл бұрын
Parabéns pela pesquisa
@Thinkabout13 жыл бұрын
👉Rafael, você poderia gravar um vídeo falando das melhores profissões para iniciantes começarem a prestar serviços de forma remota de acordo com os seus conhecimentos e experiências? #SugestãodeVídeo
@eduardomatsu3 жыл бұрын
Sensacional esse vídeo. Talvez um dos melhores que você já fez!
@VumitoDiGato3 жыл бұрын
Opa ótimo vídeo como sempre um abraço Scapella Rafael
@dircefiorentini77153 жыл бұрын
Porque alguém xingaria você, ou o seu canal?certamente essas pessoas não estão em seu juízo perfeito, eu adorei o seu canal e você pela maneira clara e objetiva de apresentar o vídeo, desde o primeiro que eu vi, portanto não ligue para essa minoria,continue apresentando para nós que amamos tudo que você apresenta.que Deus o Abençoe.
@mohammedawad78413 жыл бұрын
O culpado pela violência é o desespero que a vida trás
@lndpereira29673 жыл бұрын
Já chego dando o like!
@wanymariah6033 жыл бұрын
Para mim, a violência não tem nada a ver com pobreza, mas sim com pessoas safadas de coração ruim. Nasci em uma família muito pobre, tenho 8 irmãos e nenhum de nós nunca cometemos nenhum tipo de violência contra ninguém. Hoje somos todos adultos, pais e mães de família, trabalhadores. Temos uma vida melhor fruto de nosso trabalho. Graças a Deus.
@raffaelaraujo33752 жыл бұрын
Tem sim
@msandrade19723 жыл бұрын
Parabéns pela excelente explanação.
@GurgeLucas223 жыл бұрын
É interessante comparar o Brasil com a Indonésia. Ambos são países grandes, possuem uma população equivalente. Os IDHs são praticamente iguais. Mesmo assim o índice de homicídio e violência na Indonésia é absurdamente menor. As pessoas lá eventualmente deixam as suas casas destrancadas. Como no Japão ou Canadá.
@Ignatius19723 жыл бұрын
Leis duríssimas contra o crime na Indonésia. Já explica muita coisa
@FlavioFerreiraAbrao3 жыл бұрын
Conheço Indonésia. Já estive lá várias vezes e nunca me senti inseguro.
@jalexsilva81623 жыл бұрын
É cultural. Mães asiáticas são muito rígidas em questão a modos de como agir em sociedade. E As leis do país não dá brechas pra criminosos.
@fabricionews47703 жыл бұрын
Idh Brasileiro e maior do que a Indonésia então Africa do Sul tem idh parecido.
@LB-fg2hk3 жыл бұрын
Muito bom mesmo o conteúdo aqui do canal, excelente aula , sucesso para você. Toda vez que vejo um vídeo seu a minha vontade é mostrar para todas as pessoas que Gosto!
@MrJustinadelara3 жыл бұрын
Excelente análise. Eu, quando professora de escola pública da periferia, cansei de ver a morte dos melhores alunos, na guerra do tráfico. Esses adolescentes e jovens querem dinheiro e sucesso e não veem em atividades legais qualquer possibilidade de sucesso. Eles dizem que, no tráfico, podem ser reis e não vão levantar de madrugada, tomar vários ônibus, para trabalhar em subempregos. E estão sendo racionais, o país não dá oportunidade para pessoas da periferia e, pior, os trata como bandidos que merecem ser mortos.
@rcastroj3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Certamente deu muito trabalho para colher dados e analisa--los. Gosto quando tenho que parar tudo para pensar no que adquiri de informação. Parabéns meRRmo.
@raquelreis7843 жыл бұрын
Seus conceitos estao muito certos. A questao da cognitividade eh parametro para a selecao natural. Voce explicou com muita propriedade.Parabens por sua aula de psicologia explicando a psicopatia dos jovens que sonham com dinheiro facil. 09-05-21
@danuza363 жыл бұрын
Parabéns ótimo documentário, vc é muito inteligente e tem ótima dicção.
@santosalmeidajoaoherberthe23183 жыл бұрын
Exelente reportagem, obrigado por me tornar uma pessoa melhor
@vanessamaciel20563 жыл бұрын
Exatamente, há a interação de vários fatores.... Não é à toa que há tanta gente pesquisando o tema e tantos estudiosos debatendo o assunto ao longo dos tempos, pq ele é complexo, complexo como a realidade o é. O que exige de cada um de nós, depois de assistir a um vídeo, um estudo mais aprofundado e reflexivo do tema. O vídeo trouxe pontos válidos para o debate público em torno da violência. 👍
@rjanuari19783 жыл бұрын
A questão de sair da pobreza também não explica na minha opinião. Na India é muito mais difícil de sair da pobreza, por exemplo, do que no Brasil. E esse é apenas 1 exemplo.
@Ignatius19723 жыл бұрын
Quase impossível sair da pobreza extrema na Índia. Apesar de todos os problemas, o Brasil tem muito mais mobilidade social. A pobreza nunca é uma boa explicação para índices de violência
@samandrielgarrison70152 жыл бұрын
Pra você né porque na Índia acredito que seja é mais fácil porque são melhores em tecnologia que os brasileiros e tem uma economia mais livre .
@brauliopinto50503 жыл бұрын
Muito obrigado por ter feito esse vídeo. Aprecio muitos dos seus conteúdos, sou fã do seu português e da maneira como você se expressa. Vc é muito intelectual e tem o meu respeito. Um abraço do angolano residente no Brasil 🙌.
@isabellabybella4603 жыл бұрын
O maior problema do Brasil é a educação. Na escola não aprendemos coisas básicas como economia, primeiros socorros e defesa pessoal.