Рет қаралды 102,967
Citações e trechos do livro “Talks”, de Ramana Maharshi.
Ramana Maharshi (1879-1950), nascido Venkataraman Iyer, foi um dos mais venerados sábios da Índia. Nascido em Tiruchuli, Tamil Nadu, viveu uma infância comum até, aos 16 anos, experimentar uma profunda transformação espiritual ao confrontar a ideia de morte. Essa experiência o levou à realização do verdadeiro Eu e à renúncia de sua vida mundana. A partir disso ele se estabeleceu na montanha sagrada de Arunachala, onde passou o resto de sua vida em meditação e transmitindo ensinamentos, atraindo discípulos de todo o mundo.
Ramana ensinava a prática do “Atma-Vichara”, “Self-enquiry” (auto-inquirição ou auto-investigação), baseada na pergunta “Quem sou eu?”. Ātmā Vicāra (विचार), é um termo sânscrito que significa o processo de investigar quem realmente somos, a investigação sobre a Natureza do Ser. Esta técnica é a que melhor exemplifica o Jñāna Yoga, o Yoga do conhecimento sobre Si Mesmo.
Seus ensinamentos transcendem fronteiras culturais e religiosas, inspirando buscadores espirituais em todo o mundo. Seu Ashram de Arunachala continua sendo um centro de aprendizado e prática, e suas ideias sobre introspecção e paz interior permanecem profundamente influentes.
🙏 Adquira os livros de Ramana Maharshi através do nosso link na Amazon:
Perolas de Sabedoria:
amzn.to/3DF7DZo
Ensinamentos Espirituais:
amzn.to/4a7MVgX
📚 Conheça nossa lista de recomendações:
www.amazon.com...
“Enquanto a pessoa se identificar com o corpo e pensar ser o corpo, ela é aconselhada a ver no corpo onde o pensamento “eu” surge e volta a se dissolver. Deve ser no Coração, no lado direito do peito.
Todo homem de qualquer raça, língua ou religião, quando diz “eu”, aponta para o lado direito do peito para referir-se a si mesmo. Isso é verdadeiro em todo o mundo. Portanto, esse deve ser o lugar.
Peço que veja onde o “eu” surge em seu corpo; mas realmente não é muito correto dizer que o ‘eu’ surge e dissolve-se no Coração no lado direito do peito. O Coração é outro nome para a Realidade e não está nem dentro nem fora do corpo. Não pode haver nenhum dentro e fora para Ela, já que a Realidade apenas é”.
Ramana Maharshi.
“O Ser é o Coração, auto-luminoso.
A iluminação surge a partir do Coração e atinge o cérebro, que é a sede da mente.
O mundo é visto com a mente; de modo que você vê o mundo pela luz refletida do Ser.
O mundo é percebido por um ato da mente. Quando a mente recebe a luz do Ser, ela está ciente do mundo; quando não recebe essa luz, não está ciente do mundo. Se a mente está voltada para a fonte de iluminação, o conhecimento objetivo cessa, e somente o Ser brilha como o Coração.
A lua brilha refletindo a luz do sol. Quando o sol se põe, a lua é útil para que os objetos sejam vistos. Quando o sol nasce, ninguém precisa da lua, embora seu disco seja visível no céu. Assim é com a mente e o Coração. A mente se torna útil por sua luz refletida. Ela é utilizada para que se veja os objetos. Quando se volta a mente para dentro, ela mergulha na fonte da iluminação que brilha por si mesma e a mente é então como a lua durante o dia.
Quando está escuro, uma lâmpada é necessária para iluminar. Mas quando o sol nasceu, não há necessidade da lâmpada; os objetos se tornam visíveis. E para ver o sol, não é necessária nenhuma lâmpada; é suficiente se você voltar seus olhos para o sol auto-luminoso. Da mesma forma, com a mente; para ver os objetos a luz refletida da mente é necessário.
Para ver o Coração, basta que a mente esteja voltada para ele.
Então, a mente é irrelevante e o Coração é Auto-refulgente”.
Ramana Maharshi.
“Coração como pura consciência está além do espaço e do tempo.
O verdadeiro Coração não está localizado em qualquer lugar. É onipresente.
Verdadeiramente falando, a consciência pura é indivisível, sem partes. Não tem forma ou não-forma, nem 'dentro' e 'fora'. Não há 'direita' ou 'esquerda' para isso.
A consciência pura, que é o Coração, inclui tudo, e nada está fora ou separado dele. Essa é a verdade suprema.
Deste ponto de vista absoluto, o Coração, o Ser ou a Consciência não podem ter um lugar particular atribuído a ele no corpo físico. Qual é a razão?
O próprio corpo é uma mera projeção da mente, e a mente é apenas um pobre reflexo do radiante Coração. Como pode aquilo, no qual tudo está contido, ser confinado como uma pequena parte dentro do corpo físico, que é apenas uma manifestação infinitesimal e fenomenal da realidade única?”
Ramana Maharshi.
Música: CO.AG Music - Darkness Awaits
( • Darkness Awaits - Haun... )
=======================================
🎯 Corvo Seco é um grupo de estudos sobre a não-dualidade.
🙏 Ajude a manter nosso canal:
PIX: pixcorvoseco@gmail.com
📷 Instagram: / corvoseco
💻 Facebook: / corvoseco
📩 Entre em contato: contato@corvoseco.com.br
#RamanaMaharshi #AutoInvestigação