Essa é uma realidade pouco falada no Brasil, eu sou filha de mãe solo e meu pai poucas vezes esteve presente ou fez a mínima questão de estar, acredito de é um fator social e de caráter tbm!! Esses dias ele me questionou sobre eu não falar mais com ele e aí foi uma lavação de roupa total, falei que não havia motivo de eu ter contato por telefone a cada 15 dias com uma pessoa que sequer fazia parte da minha vida e que falar por telefone não ajuda em nada e que não faz diferença na minha vida ele tentou argumentar e dizer que ligaria mais eu disse "Vc acha que eu vou ficar tendo uma relação só por telefone? Que tipo de relação é essa virtual?? Eu preciso de alguém que esteja aqui cmg q me ajude que cumpra seu papel!!" ele falou que o pai dele tbm foi assim e que tentaria ser mais presente... Eu disse que não tinha culpa do passado dele, ninguém tem e que ele deveria fazer diferente já que passou pelo sofrimento e sabe como é mas não continua a perpetuar isso... Eu nunca tive o desejo de ser mãe e ter filhos e mesmo se tivesse não o faria pq os homens não sabem o que é ser pai e mt menos a sociedade cobra e ensina o que é e aí só nasce gente traumatizada sem o devido apoio financeiro e emocional, e entendo que se engravidasse principalmente no Brasil estaria me expondo a diversos fatores sócias de gênero como ficar fora do mercado de trabalho pq a primeira coisa q perguntam ah uma mulher é se ela tem filhos e se sim com quem vai deixar eles, a lidar com o descompromisso da paternidade pq se o pai abandonar, não quiser cuidar e nem pagar pensão ok não acontece nada com ele assim como não aconteceu com o meu... Enfim a paternidade e um fracasso na grande maioria do mundo!! Conto nos dedos as pessoas que conheço que tiveram o pai presente, solicito, empenhado em ajudar no crescimento dos filhos... Ao contrário que conheço várias pessoas de diversas CLASSES SOCIAIS que tem o pai ausente, omisso e descompromissado!! É triste, revoltante e normalizado!! Minha prima teve pai ausente, eu, uma amiga de infância, uma amiga do trabalho, meu primo que o pai nunca fez questão de fazer uma vídeo chamada pq ele mora em outro país... O Brasil tem mais de 11 MILHÕES de mães solo e mais de 5 MILHÕES de filhos sem registro do pai, e só em 2020 foram mais de 300 mil sem o registro do pai na certidão de nascimento... Eu digo e repito mulher ter filho com homem é latada!! Eu mesma já percebi e não vou repetir o mesmo erro da minha mãe.
@ednafernandes82182 жыл бұрын
Seu comentário me chamou atenção Solange Compactuo da mesma indignação e revolta Eu sou mãe solo, tive minha filha aos 21 anos de idade em 1995 ,hoje ela está com 27 anos de idade , o pai pagou pensão e lavou as mãos para todo o resto, até dias de hoje ele não procura ter contato com ela. Você esta certa em não querer ter filhos , nos dias de hoje a mulher que tem filho nesmo estando casada ,as chances dessa mulher se ver obrigada a criar/educar esse filho sozinha é muito grande Eu também aconselho minha filha a não cair nessa armadilha da maternidade Eu digo e mostro para ela todo o lado negativo da maternidade sem romantizar nada Eu tive somente ela e nunca mais quiz isso para minha vida outra vez . Misericórdia! Criar um filho sozinha é uma das piores coisas que pode acontecer na vida de uma mulher e também na vida desse filho Meu conselho para mulheres que não tem filhos que pense um milhão de vezes antes de querer se tornar mãe
@biancamachado92772 жыл бұрын
Que texto em realidade de vida ,👏🏾👏🏾
@sassaki12622 ай бұрын
cara nem todo homem faz issso sabe? tem homem que tem noção da responsabilidade e a cumpre já outros não é de caso em caso como o seu caso que foi abandono paterno, mas isso não significa que todo homem é igual.
@alessandroporto83172 жыл бұрын
Fala, papai! Outro repertório sociocultural é a música do Chico César "MamaÁfrica", basicamente, diz sobre o peso materno carregado, quando a mãe é a única responsável no papel cuidador das crianças. Fica a dica! Bons estudos, galera!!!
@maximussaldanha77192 жыл бұрын
Ajudou mttt 🥰
@mariaeduardasilveira8273 Жыл бұрын
muuito obrigada! meu pai ama essa música e eu nem me toquei hahah
@duoeitamo69083 жыл бұрын
Outra coisa, amo quando o Sr. traz músicas e personagens cinematográficos para os temas, parabéns pelo trabalho!!!!
@andrezasantana65203 жыл бұрын
Gostaria de ver um vídeo sobre esse tema: "IMPACTOS DA COVID-19 NA DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL".
@nataliadrielly88783 жыл бұрын
Misericórdia dificílimo kkkkkk
@EmilySilva-kw4wr2 жыл бұрын
complexo dms
@duoeitamo69083 жыл бұрын
Professor, é errado pensar que a melhor resolução para amenizar realmente esse problema, seria criminalizar o abandono paterno no pais? Criando delegacias especializadas e medidas de denúncias eficientes, e maior proteção a mulher? Porque se o aborto é crime, abandono paterno também poderia ser não?
@queziamendes7933 Жыл бұрын
O abandono afetivo é sim um ato ilícito passível de indenização por danos morais
@DanielJones208 Жыл бұрын
Eu acho terrível isso,mas não é comparado a um aborto. Um aborto mata uma criança,um abandono paterno não vai matar a criança,alguém vai cuidar dela,a vó,a mãe,o vô,o tio,a tia e etc. Então a tua comparação não faz sentido!
@ClaraSilva-tj1cm Жыл бұрын
@@DanielJones208 é comparado sim. pais abotam todos os dias, mas se a mãe vai lá e aborta a criança, ela é julgada só porque está dentro dela. mas e o pai? ele abortou a partir do momento que foi embora e largou a responsabilidade nas costas da mãe que não tinha condições de criar o filho sozinha.
@DanielJones208 Жыл бұрын
@@ClaraSilva-tj1cm a tua comparação é ridícula,matar é diferente de abandonar! Meu pai me abandonou e eu tô vivo até hoje,com muita dificuldade minha mãe me sustentou,e no final o meu pai não me abortou,pq eu tô vivo,ele só me abandonou mesmo. Vocês doentes estão falando para justificar esses atos que várias monstras cometem! Critiquem o abandono paterno,mas não justifique o aborto com o abandono paterno,uma coisa não justifica a outra e não tem nada haver com a outra.
@CarlosEduardo-vg4fe6 ай бұрын
Isso daria problema, a maioria das mães solos que eu conheço não sabem nem quem é o pai, imagina acusa uma pessoa inocente que nem é o pai da criança?
@Rosa202453 жыл бұрын
A raiz da maioria dos problemas socias
@gusttavorodriguess4994 Жыл бұрын
Protesto se a pessoa não tem amor e ver a criança pode acabar piorando
@luisatorres2302 жыл бұрын
vídeo muito bom!!
@sidneirodrigues669629 күн бұрын
Abandono paterno é mais quando o homem casado e com filho A B A N D O N A o lar para se alinhar com outra mulher. Quando se trata de gravidez irresponsável, o buraco é mais embaixo. Ou será que entre os milhões de mães solteiras no Brasil, a maioria é constituída de moças ingênuas que foram enganadas pelos namorados com falsas promessas ?
@Titwqxgalqra123 жыл бұрын
Muito bom, obrigada
@hellenbeatriz.f3 жыл бұрын
Muito bom! Valeu professor!
@AnaJulia-nq6jr3 жыл бұрын
Gostei muito do canal!Sua forma de explicar
@IngridMonari2 жыл бұрын
Uma outra sugestão de repertório sociocultural é a música do rapper Emicida, que se chama "Levanta e Anda". Em um dos trechos da canção ele diz: "No fundo é tipo David Blaine A mãe assume, o pai some de costume No máximo é um sobrenome". E no decorrer da letra ainda tem muitos outras partes que podem ser utilizadas, vale a pena a pesquisa. Parabéns, Professor Lindo trabalho e ótimo vídeo.
@aprendicomopapai2 жыл бұрын
Excelente repertório. Essa música é incrível. Obrigado❤️
@estefanesousa61203 жыл бұрын
Esse canal é showw♥️👏🏻👏🏻
@felipeoliveira8570 Жыл бұрын
Oq devo usar de tese 1 e 2 ?
@naylab.silvademorais98063 жыл бұрын
Prof, tenho uma dúvida: falar sobre evitar a gravidez indesejada não seria impertinente, já que estamos falando de pessoas que já nasceram// é como quando falam de aborto, mas dizem sobre evitar a gravidez, isso seria uma medida boa já que aborto é justamente quando JÁ se tem o feto???
@thales76282 жыл бұрын
Tem gente que diz que a culpa é do Estado, estão certos, porque o Estado é contra o homem, em tirar seus direitos, e fazer ele ficar como negligente, não é atoa que a taxa de natalidade cada vez mais diminuiu por causa do Estado
@domingoszatti3 жыл бұрын
Abandono afetivo, não? Pai, mãe, avós, tios, enfim, qualquer um pode abandonar sua prole ou parente, penso.
@Titwqxgalqra123 жыл бұрын
Sim, mas quem mais abandona são os pais.
@ericareginadejesussilvasil54253 жыл бұрын
Quem mais abandona são os pais, o resto não interessa. Primeiro: pai ou mãe.